domingo, julho 31, 2011

Senhor, tu me conheces

Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento 
e quando me levanto, de longe 
percebes os meus pensamentos. 
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso, 
todos os meus caminhos te são bem conhecidos. 
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, 
tu já a conheces inteiramente, Senhor. 
Tu me cercas, por trás e pela frente, 
e pões a tua mão sobre mim.

Salmos 139:1-5

sábado, julho 30, 2011

Não escandalizemos uns aos outros

Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.
      Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada. Ora a comida não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais e, se não comemos, nada nos falta.
      Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
      Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.”
I Coríntios 8: 1-3, 7-13

      Na época de Paulo, no início do cristianismo, muitos que se convertiam ao evangelho acreditavam que não havia nenhum problema, se comessem carnes sacrificadas aos ídolos pagãos. Contudo, outros que se convertiam, não tinham esse entendimento e achavam que comer carne sacrificada aos ídolos era errado. Bem, Paulo resume o espírito do evangelho quando orienta os coríntios sobre o assunto.
      Mais importante que a comida era o próximo, se a atitude o feria. Isso porque se o que não comia visse o que comia se alimentando da carne, ele poderia ser induzido a fazer algo que o deixaria se sentindo culpado, ou poderia considerar o que comia menos santo pela sua prática. De um jeito ou de outro isso dividia a Igreja.
      A questão não era comer ou deixar de comer, não era se achar mais sábio por poder comer ou mais santo por não comer. Contudo a questão era se a atitude escandalizava ou não o outro. Se escandalizasse seria melhor que simplesmente não se comesse a carne.
      Podemos colocar outros assuntos nesse tema, para atualizarmos a discussão. Quantas vezes os liberais, que se acham mais experientes com Deus, não fazem coisas que escandalizam os mais simples. Os simples, por sua vez, se escandalizam, pois acham que não devem agir como os liberais porque são mais santos.

      Como é difícil para os liberais deixar a arrogância e simplesmente não fazer algumas práticas simplesmente para não ferir os mais simples. E como é difícil para os mais simples não achar que os liberais são menos santos do que eles porque têm outras práticas.
      Na verdade nessas questões, é difícil de definir quem é o mais santo, o mais sábio. Mas a questão não é fazer isso ou aquilo, ter mais conhecimento e profundidade na doutrina cristã ou ser mais santo. A questão é não escandalizar o outro, não provocar dissenções, manter a unidade do corpo de Cristo que é a Igreja, composta de todo o tipo de gente.
      Existem assuntos delicados que dividem a Igreja cristã atual, seja ela dentro da instituição cristã que for. Bebidas alcoólicas, divórcio, homossexualidade, sexo antes do casamento, envolvimento político, isso são as carnes sacrificadas aos ídolos dos tempos modernos. Sem entrar no mérito de cada assunto, vale a mesma orientação que Paulo deu aos coríntios.
      Se algo escandaliza o irmão, deve-se ter cuidado, não querendo agradar a si mesmo, para se achar mais sábio ou espiritual, mas preocupando-se com o irmão que pensa diferente. Portanto sem “ismos” e bandeiras, para assuntos que são polêmicos e que envolvem exceções deve haver sabedoria e temor a Deus.

      Para o que se acha sábio, cuidado:
- se você está achando que estudar a Bíblia não é assim tão importante, que é melhor ler filosofia e psicologia;
- se orar parece que não te dá mais a paz que enche o coração, que é melhor conversar com amigos num bar;
- se você está acreditando que os ideais morais de Deus são apenas culpas que o teu superego está lançando sobre o teu ego;
- se você está achando mais eficaz uma reunião na casa de amigos do que a comunhão numa igreja institucionalizada, comungando sem regras, sem louvor, apenas com informalidade;
- se você está vivendo na liberdade que Deus te dá, no tratamento individual e especial que ele te permite, porque te ama, mas sem cuidado, usando isso como arma contra os teus acusadores, que são irmãos mais fracos;
- se você se esqueceu de todo o pecado que Deus te perdoou para que você pudesse andar hoje em paz, e esquecendo-se você está andando sem temor.

      Para o que se acha santo, cuidado:
- se você não está querendo fazer justiça com as próprias mãos, achando-se justiceiro da santidade, querendo punir aqueles que têm práticas diferentes das tuas;
- se importando-se tanto em obedecer leis, você não está se esquecendo do amor e da misericórdia;
- se a tua santidade não é somente de fachada, somente na igreja, quem se preocupa muito em vigiar a vida dos outros geralmente se esquece da própria vida.

      Para todos:
- Deus é o único juiz, santíssimo e perfeito, só ele tem poder e idoneidade para julgar os homens;
- enquanto vivos, todos temos chances de mudar de vida, não devemos julgar ninguém pelo passado ou pelo presente;
- todos, absolutamente todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus e todos necessitam igualmente de perdão, portanto ninguém é melhor ou maior que ninguém, todos necessitam de equilíbrio.

          (Leia também o capítulo 10 da 1ª. carta de Paulo aos Coríntios).

sexta-feira, julho 29, 2011

Força do homem interior

      "Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus" Efésios 3:16-19

     Você não consegue controlar o seu corpo? Não consegue seguir regimes ou alcançar metas de condicionamento físico? Não consegue parar de beber ou de fumar? Atualmente, nós nos preocupamos tanto com saúde, com alimentação, com exercícios, contudo esquecemos totalmente do nosso espírito, parece até que ele não existe. Não tem jeito, aceite você ou não, nosso homem interior tem prioridade sobre o exterior. Se ele for descuidado, toda a nossa integridade será abalada.
        Fortaleça o seu homem interior, o seu espírito, então achará forças para controlar sua gula, sua preguiça e tantos outros desejos e vícios do corpo. Mas para isso acontecer, Cristo deve habitar com liberdade em seu coração. Somente a presença de Deus em nosso interior é que consegue equilibrar tudo aquilo que somos. Faça a academia do Céu, se relacionando com Deus, estudando a Bíblia, a palavra registrada dEle, e andando em Espírito, discernindo a palavra revelada dEle. Você vai ver como a sua saúde vai melhorar, o seu casamento, o seu namoro, o seu trabalho, o seu estudo...
.

quinta-feira, julho 28, 2011

A porção necessária para cada dia

Disse, porém, o Senhor a Moisés: "Eu lhes farei chover pão do céu. 
O povo sairá e recolherá diariamente  a porção necessária para aquele dia. 
Com isso os porei à prova para ver  se seguem ou não as minhas instruções".

Êxodos 16:4

quarta-feira, julho 27, 2011

A recompensa de quem espera no Senhor

"Aquele que anda corretamente 
e fala o que é reto, 
que recusa o lucro injusto, 
cuja mão não aceita suborno, 
que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos 
e fecha os olhos para não contemplar o mal, 
é esse o homem que habitará nas alturas; 
seu refúgio será a fortaleza das rochas; 
terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.
  
Seus olhos verão o rei em seu esplendor 
e vislumbrarão o território em toda a sua extensão.
Em seus pensamentos você lembrará terrores passados: 
"Onde está o oficial maior? 
Onde está o que recebia tributos? 
Onde o encarregado das torres?" 
Você não tornará a ver aquele povo arrogante, 
aquele povo de fala obscura, 
com sua língua estranha, incompreensível"

Isaías 33:15-19

terça-feira, julho 26, 2011

Pela manhã...

"Pela manhã ouves a minha voz, ó Senhor,
pela manhã te apresento a minha oração e vigio"

Salmos 5:3

Desculpe-me...

    Desculpe-me, mas no momento estou levando a vida a sério. Não, não deixei de rir de coisas bobas e simples, de ver graça e poesia na vida, mas sinto que devo estar num estado de vigilância. Por quê? Porque eu preciso amadurecer, e depressa, para estar bem e dar frutos. Que frutos? Frutos doces, que alimentam a minha alma e aqueles que estão próximos de mim, principalmente os que amo.
    Não, não tenho mais tempo para perder tempo. Descobri que Deus está certo, que somente na obediência das suas orientações é que existe vida de verdade. Já perdi tempo demais fazendo nada, chegando a lugar nenhum, colocando culpa nos outros pelas minhas derrotas, fugindo de mim mesmo. De mim, porque Deus sempre esteve dentro do meu coração, tentando me ajudar.
    Mas eu não dava ouvidos, me achava tão importante, tão esperto, pobre de mim, estava nu e não sabia, como o rei da fábula. Agora é tarde, mas não para me arrepender e acertar, para isso ainda há tempo, sempre há, enquanto se está vivo.  
   Corro contra o relógio, eu sei, mas Deus está na direção, eu enfim permiti que ele guiasse a minha vida. Com ele na direção o Fusca, que era a minha existência, se transformou numa Ferrari, com combustível que nunca termina. Deus é que faz esse milagre.
    Pareço sério? Mas estou somente concentrado, focado, sei que o Senhor vai realizar grandes coisas na minha vida, que fará com que tudo que passei tenha valido a pena, já está realizando, sabia?
    Portanto se você tiver alguma novidade tecnológica para compartilhar comigo, alguma fofoca quente para me contar, alguma piada nova, muito engraçada, desculpe-me, não é nada pessoal, mas eu estou sem tempo, estou procurando seguir a Deus. Se quiser, você pode segui-lo comigo, vamos?
.

Andar no Espírito

"Se vivemos em Espírito, 
andemos também em Espírito"

Gálatas 5:25

        É mais fácil encontrar a Deus, ouvir a sua voz, no meio de uma comunidade, num domingo à noite. Todos lá, estão com o mesmo objetivo, pelo menos aparentemente. Ninguém se escandalizará de nossa conduta, nos sentiremos à vontade para cultuar a Deus. Ainda mais em casa, a só, como é bom falar com Deus na liberdade de nosso quarto. Na igreja ou em casa nós encontramos forças para viver em Espírito, para saber quais as atitudes e direções que devemos tomar para continuar caminhando com Deus. Buscamos também o perdão por aquilo que a nossa consciência e o Espírito Santo nos acusa, assim como prestamos a Deus sacrifícios de louvor, agradecendo tudo o que Ele faz por nós.
        Todavia nossa atitude de temor pode mudar quando nos pomos a caminhar no mundo. No ambiente de trabalho, na escola, nos meios sociais. Nesses lugares convivemos com gente que não concorda com a gente, gente que nos despreza, mesmo pessoas que nos odeiam, por um motivo ou por outro. Nesses lugares fica difícil andar no Espírito. Podemos até pensar que Deus nos abandona nesses lugares, sentir a presença dEle parece quase impossível. O mais perigoso, é que podemos nos habituar a separar as coisas, somos um na presença de irmãos em Cristo, ou nas igrejas, e outro completamente diferente, no mundo, junto com pessoas que não caminham com Deus. Isso pode ficar tão sério que não achamos mais que é errado. Viramos seres espirituais bipolares, e perdemos todo o discernimento do quão errado isso é. Podemos nos tornar verdadeiros atores, simplesmente interpretando papéis opostos.
        Mas isso não é verdade, Deus está conosco em todos os lugares. Basta que nós procuremos a paz de espírito, que nos acalmemos, que podemos sentir a presença de Deus. Essa presença nos mostrará como devemos agir para não trocar a paz por qualquer briga de trânsito, por qualquer comentário malicioso sobre sexo, por qualquer crítica que parece fácil de ser feita quando nos confrontamos com as fraquezas dos outros. O Deus do púlpito ou do nosso quarto continua com a gente, andando conosco, e melhor, confirmando na prática da vida, todas as orientações e promessas que Ele nos fez lá em nosso momento mais íntimo de oração.
        Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Caminhando entre os homens, mas com o coração no céu, intercedendo, adorando e liberando misericórdia. Vivendo assim, não haverá cordas que prendam nossos pés, armadilhas que nos apanhem, nem tentação, grande demais que não possamos suportar.
.

segunda-feira, julho 25, 2011

Eu não posso, mas Deus pode!

No demais, irmãos meus, 
 fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder

Efésios 6:10
 
        Não tenho forças? Deus tem.
        Não posso suportar isto? Deus pode.
        Não tenho coragem? Deus vai à frente.
        Não sei o que dizer? Deus dá as palavras.
        Estão em maior número? Deus é maior que todos.
        Fui injustiçado? Deus é o meu vingador.
        
        Não tenho paciência? Deus dá paz.
        Sou pobre? Deus é meu pai.

        Não sei o que fazer? Deus me mostrará.
        Errei demais? Deus perd
oa e esquece.
        Não consigo orar? Deus entende o silêncio.
        É o meu fim? Deus ressuscita mortos.
        Não posso controlar isto? Deus tem tudo nas mãos. 

        Isto é impossível? Deus faz milagres.

        Para que a glória seja somente de Deus!

domingo, julho 24, 2011

Força na fraqueza

      “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.”, 1ª. Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 1, versículo 26 ao 31.

      Além da fé para a salvação, que é dom de Deus, o homem também pode optar por caminhar com Deus. A fé e o livre arbítrio se combinam para que Jesus salve uma pessoa. Todos os homens têm essa oportunidade. Contudo, os fortes, aqueles que possuem maior controle sobre as suas fraquezas, sobre os vícios, sobre os males, têm mais dificuldade para escolher a Deus já que na sua arrogância podem achar que não precisam dele.
      Escolher a Deus, é negar toda a possibilidade de salvação e de vitória, neste mundo e na eternidade, através das forças humanas. É negar que o homem possa por si só evoluir, melhorar. É aceitar que tudo, o mundo, o sistema, a raça humana, está em processo desenfreado de decadência, de aniquilação, desde que o primeiro ser identificado como homem, desobedeceu a Deus e pecou.
      Os fracos chegam mais facilmente aos pés de Deus, já que para eles isso não é somente uma opção mas a única escolha. Eles sabem, pois aprenderam com o tempo e com a dor, que não conseguem vitória através das próprias forças.
      Isso não é apologia ao erro, dizer que é preciso pecar para que se conheça a Deus. Contudo é fato que o fraco precisa entender mais rapidamente que deve depender totalmente de Deus para que sua vida fique sob controle. Sendo assim, eu agradeço a Deus por ser fraco, não, isso também não é falta de alta estima não, eu já tentei, teimosamente, de todas as maneiras existir sozinho, sem Deus. Com isso perdi tempo e saúde.
      Parece loucura esse raciocínio? Mas não foi essa exatamente a estratégia que Deus usou para salvar o homem? Não foi essa estratégia que enganou o inimigo? Jesus-Deus, onipotente onipresente, onisciente, não se fez homem fraco, indefeso e solitário, para que morresse na cruz, com direito a muita dor e humilhação? Como um rei forte, politica e belicosamente, a obra de salvação não poderia ser feita.
      Deus mesmo nos ensina, que tem que se fazer de fraco para que se alcance a força. Parece-nos até que para quem é mais difícil mostrar isso, é para Deus, já que ele detêm todas as forças e virtudes absolutas. Nós, na posição dele e com os atributos dele, teríamos uma dificuldade imensa de negar tudo para morrer numa cruz. Mas ele negou a todos os seus direitos e se entregou, e isso sem pecado, pois a vida e morte de Deus encarnado foi em plena santidade.
      Mas aí está o maior atributo de Deus, o amor. Um amor tão grande que deixou de lado todo o poder que tem para viver e morrer pelo homem. A recompensa foi imensa, toda a humanidade foi salva. O tamanho e a eficácia do amor são proporcionais a aquilo que se deixa, que se perde, que se doa, para que alguém seja abençoado por esse amor.
      Deus nos dá o exemplo, de como se deve viver, de como se deve morrer, para que então se possa ressuscitar em grande glória. Aprendamos com ele que com a fraqueza, que não é a execução do pecado, mas a aceitação de que a nossa natureza é errada, impura, podemos alcançar a vitória sobre o pecado. Já dissemos aqui que a santificação é totalmente proporcional à responsabilidade que se assume pelo pecado.

        "Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte", 2ª. Carta de Paulo aos Coríntios,  capitulo 12, versículo 10.

sábado, julho 23, 2011

Dele, por ele e para ele

Ó profundidade da riqueza da sabedoria 
e do conhecimento de Deus! 
Quão insondáveis são os seus juízos, 
e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? 
Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, 
para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. 
A ele seja a glória para sempre! Amém.

Romanos 11:33-36

        Deus faz uma sociedade com o homem: Ele entra com tudo e o homem entra com nada. Qualquer alteração nessas proporções e a sociedade não será bem sucedida. Deus não quer nada de você, só você.

sexta-feira, julho 22, 2011

As orações dos santos

"Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, 
de pé, no centro do trono, 
cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. 
Ele tinha sete chifres e sete olhos, 
que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
Ele se aproximou e recebeu o livro 
da mão direita daquele que estava assentado no trono.
Ao recebê-lo, os quatro seres viventes 
e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. 
Cada um deles tinha uma harpa 
e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos"

Apocalipse 5:6-8

        Dentre visões fabulosas, metáforas vivas cheias de significados perenais, num clima de muita dramaticidade, estão taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. Parecem ser as únicas coisas mortais na visão de João. Mas que importância elas têm, como são preciosas, são elas que dão ao ambiente tão místico um aroma suave, como que tornando tudo mais simples, humano. São os nossos clamores, as nossas dores, muitas vezes expressas em frases minimalistas, quase que murmúrios. Sim, Deus ouve a nossa oração, sabe do nosso sofrimento solitário, dá relevância pra ela, portanto a responderá no tempo certo. Como tem poder a nossa oração, alcança o céu dos céus, a presença de Deus, levando diante da eternidade aquilo que temos de mais íntimo, mais pessoal.
.

quinta-feira, julho 21, 2011

Tempo, Deus usa o tempo!

"Neste monte o Senhor dos Exércitos preparará um farto banquete 
para todos os povos, um banquete de vinho envelhecido, 
com carnes suculentas e o melhor vinho.
Neste monte ele destruirá o véu que envolve todos os povos, 
a cortina que cobre todas as nações,
destruirá a morte para sempre. 
O Soberano Senhor enxugará as lágrimas de todo o rosto 
e retirará de toda a terra a zombaria do seu povo. 
Foi o Senhor quem disse!
Naquele dia dirão: "Esse é o nosso Deus,
nós confiamos nele, e ele nos salvou. 
Esse é o Senhor, nós confiamos nele,
exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou""

Isaías 25:6-9

        Tempo, sim, Deus usa o tempo. Não somente para envelhecer o vinho e torná-lo melhor, mas também para amolecer o coração das pessoas, dos fortes, que têm liderança neste mundo. Na verdade essas lideranças não têm uma consciência clara disso, já que apesar de toda a autoridade que possuem, habitam em trevas. Mas o Senhor inclina o coração do homem, para um lado ou para outro, endurecendo, para que os filhos de Deus sejam disciplinados, ou quebrantando, para que os filhos de Deus sejam abençoados. Os filhos de Deus devem apenas esperar, que Deus use o tempo, que Deus mude o tempo, as situações, as posições. Nisso o coração do filho de Deus é aperfeiçoado, a enfermidade é curada, a alegria é renovada, maturada, com a de um vinho velho.

quarta-feira, julho 20, 2011

Coragem!

"Espere no Senhor. 
Seja forte! Coragem! 
Espere no Senhor"

Para que todos saibam que o Senhor fez isso!

"O pobre e o necessitado buscam água, e não encontram! 
Suas línguas estão ressequidas de sede. 
Mas eu, o Senhor, lhes responderei, 
eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. 
Abrirei rios nas colinas estéreis, e fontes nos vales. 
Transformarei o deserto num lago, 
e o chão ressequido em mananciais. 
Porei no deserto o cedro, a acácia, a murta e a oliveira. 
Colocarei juntos no ermo o cipreste, o abeto e o pinheiro, 
para que o povo veja e saiba, e todos vejam e saibam,  
que a mão do Senhor fez isso, que o Santo de Israel o criou".

Isaías 41:17-20

        Quando realmente entenderemos, que o motivo principal de nossa existência é glorificar a Deus? É revelar a sua atuação, mostrar que é Ele quem nos dá a vitória? Não é o nosso trabalho, a nossa inteligência, a nossa competência, muitos menos as alianças que podemos fazer com outros homens. É Deus e somente Deus quem nos dá paz e prosperidade e portanto é Ele quem deve receber a honra por isso. Isso não significa que não devemos nos esforçar e aprender a lidar com as pessoas. Contudo, se além disso e apesar disso, você não ver nenhuma possibilidade de vitória em sua vida, saiba que Deus vê. Somente Deus pode criar alguma coisa do nada, só Ele. Mesmo assim, nada, você não é para Deus, você é muito importante, a ponto dEle ter dado o próprio filho por você. 
.

terça-feira, julho 19, 2011

Deus é bom

"Retorne ao seu descanso, ó minha alma, 
porque o Senhor tem sido bom para você!"

Salmos 116:7

segunda-feira, julho 18, 2011

Simples: levanta e anda

        "Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: "Você quer ser curado? Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim". Então Jesus lhe disse: "Levante-se! Pegue a sua maca e ande". Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar”, evangelho de João, capítulo 5, versículo 6 ao 9a.

      Até que ponto queremos ver o nosso problema resolvido? Parece insano, mas muitas vezes, quando o nosso problema já dura algum tempo, nós podemos nos acostumar com ele e até a gostar dele. Já não somos mais o cara, mas o cara com o problema. Isso nos dá a tão buscada identidade, nos valoriza. Podemos nos sentir até importantes por suportar o tal problema por tanto tempo.
      A pergunta de Jesus foi direta, você quer ser curado? O paralítico, já a trinta e oito anos, não respondeu com um sim, mas chegou mesmo a colocar a culpa nas outras pessoas, que não o ajudavam, por não ter o seu problema resolvido. Ele não percebeu que o Anjo do Senhor estava lá na sua frente, que ele não precisaria nem entrar na piscina, bastava dizer um sim (leia 1os. versículos do capítulo 5 para melhor entendimento).
      Bem, Jesus o curou, o amor de Deus foi tanto que enviou seu filho pessoalmente para que o paralítico tivesse o seu problema resolvido. Que nossos olhos se abram para ver o milagre de Deus bem a nossa frente, simplesmente esperando que digamos um sim, nos levantemos e andemos, simples assim.

domingo, julho 17, 2011

Você é especial!

"Tu criaste o íntimo do meu ser 
e me teceste no íntimo de minha mãe.
Eu te louvo
porque me fizeste de modo especial e admirável. 
Tuas obras são maravilhosas! 
Disso tenho plena certeza."

Salmos 139:14-15

sábado, julho 16, 2011

Deus dá um lar aos solitários

"Pai de órfãos e juiz de viúvas
é Deus, no seu lugar santo.
Deus faz que o solitário viva em família,
liberta aqueles que estão presos em grilhões,
mas os rebeldes habitam em terra seca"

Salmos 68:5-6

        Você está só? Saiba que Deus pode fazer milagres, Ele é o que luta pelos solitários e desprezados. Contudo você precisa assumir a tua situação. Chegue-se a Ele com quebrantamento e com honestidade, converta-se o falso riso em choro, então Deus transformará a tua solidão em consolo e alegria. Que consolo maior é ter uma família? Um lugar onde exista cumplicidade, carinho, compreensão, proteção? Um lugar que seja um lar, onde o pouco é melhor do que tudo que o mundo, o dinheiro e a posição social podem dar? Deus é pai de órfãos, juiz de viúvas, suporte para todos que se sintam sozinhos, sonegados e desamparados.

sexta-feira, julho 15, 2011

O murmúrio de uma brisa suave

      "O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar".  Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor,  mas o Senhor não estava no vento.  Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave" I Reis 19:11-12

      "O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito" João 3:8

        Há de se ter paciência e cuidado para se ouvir a voz de Deus.

quinta-feira, julho 14, 2011

Um coração grato

"Assim diz o Senhor: 
"Contenha o seu choro e as suas lágrimas, 
pois o seu sofrimento será recompensado", declara o Senhor. 
"Eles voltarão da terra do inimigo.
Por isso há esperança para o seu futuro", declara o Senhor. 
"Seus filhos voltarão para a sua pátria""

Jeremias 31:16-17

        Se eu tivesse que escolher uma única oração para fazer a Deus, um único pedido, que suprisse todas as minhas necessidades, eu pediria que Ele me desse um coração grato, que sabe reconhecer a presença do Senhor em todos os momentos da vida, abençoando e dando tudo o que é preciso para se ser feliz. Desejo nunca me esquecer que se posso orar a Deus, acreditar nEle, me sentir satisfeito, é porque a sua misericórdia me dá um coração sensível, quebrantado e voluntário,  isso não é e nem nunca será um mérito meu. Essa é a maior benção que um homem pode ter.
.

quarta-feira, julho 13, 2011

Limpo

"Quem esconde os seus pecados não prospera,
 mas quem os confessa e os abandona
encontra misericórdia."

Provérbios 28:13

O louvor te aguarda!

"O louvor te aguarda em Sião, ó Deus;
os votos que te fizemos serão cumpridos.
Ó tu que ouves a oração, a ti virão todos os homens.
Quando os nossos pecados pesavam sobre nós,
tu mesmo fizeste propiciação por nossas transgressões.
Como são felizes aqueles que escolhes
e trazes a ti, para viverem nos teus átrios!
Transbordamos de bênçãos da tua casa, 
do teu santo templo!"

Salmos 65:1-4

terça-feira, julho 12, 2011

Experiência de Jó

Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro, e não fortalece as mãos dos que fazem o mal. Mas, quanto a você, ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios. Seus inimigos se vestirão de vergonha, e as tendas dos ímpios não mais existirão”, livro de Jó, capítulo 8, versículo 20 ao 22.

      Jó tinha perdido tudo, bens, filhos, mulher, etc. Agora seus amigos estavam sentados com ele, discutindo sua situação. O texto acima foi dito por Bildade, um de seus amigos. Bildade disse alguma mentira? É errado o que ele falou? É injusto? O texto não bate com outros textos da Bíblia? Não, o que Bildade disse acima é a lei mais básica da vida com Deus, Deus abençoa o que faz as coisas certas, sendo com ele, cuidando dele, e por outro lado Deus deixa o que faz as coisas erradas, entregando esse ao mal e a destruição.
      Qual foi a resposta de Jó?

      “Bem sei que isso é verdade. Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus?”

      “Como então poderei eu discutir com ele? Como achar palavras para com ele argumentar? Embora inocente, eu seria incapaz de responder-lhe; poderia apenas implorar misericórdia ao meu Juiz”

      “Conquanto eu seja íntegro, já não me importo comigo; desprezo a minha própria vida. É tudo a mesma coisa; por isso digo: Ele destrói tanto o íntegro como o ímpio”

      “Se eu disser: Vou esquecer a minha queixa, vou mudar o meu semblante e sorrir, ainda assim me apavoro com todos os meus sofrimentos, pois sei que não me considerarás inocente. Uma vez que já fui considerado culpado, por que deveria eu lutar em vão?

        Livro de Jó, capítulo 9, versículos 2, 14, 15, 21, 22, 27, 28, 29. (Se desejar saber de mais detalhes sobre a honestidade com que a Bíblia trata a relação do homem com Deus, leia também o capítulo 10 de Jó, inteiro. Esse texto só me faz ter ainda mais admiração e espanto pelo cânon bíblico. A amargura de Jó é descrita minuciosamente, terrível foi a provação desse homem).

        A experiência de Jó o tinha levado além dessa troca que a lei e o antigo testamento permitem o homem pecador fazer. A troca que consiste em fazer a coisa certa e receber ajuda de Deus, e ao contrário, ser castigado quando fizer a coisa errada. Jó já tinha ido além disso. Tinha perdido tudo e já estaria meditando a muito tempo sobre isso. Jó tinha alcançado o limite da consciência humana, em suas argumentações para entender o porquê de sua provação. Ele já tinha concluído que toda a sua justiça não era suficiente para adquirir alguma benção de Deus.
      Na verdade Jó, vivendo num tempo que muitos estudiosos consideram um dos mais antigos da cronologia bíblica, estava sendo privilegiado por Deus para entender o que os homens somente entenderiam nos tempos do novo testamento. Jó fez a pergunta que somente seria respondida com a obra redentora de Cristo:

      “Se tão-somente houvesse alguém para servir de árbitro entre nós, para impor as mãos sobre nós dois, alguém que afastasse de mim a vara de Deus, para que o seu terror não mais me assustasse! Então eu falaria sem medo; mas não é esse o caso”, livro de Jó, capítulo 3, versículo 33 ao 35.

      Não, Jó não estava sofrendo por que tinha pecado contra Deus, não foi o cálice de seus erros que havia transbordado, à medida que ele foi vivendo e pecando. Na verdade nada de errado que ele fizesse transbordaria o copo, sabe por quê? Porque o copo já estava cheio desde o princípio. Portanto Jó chegou a uma conclusão parecida com a de Salomão, tudo é vaidade, não existe justiça, tudo é pecado.
      Jó clama por um intercessor, um que estive à altura de sua causa, é que tivesse a legalidade de poder fazer a mediação com Deus. Quem é esse mediador? O próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo. Jó clama pela salvação que somente Jesus poderia dar, pela eficácia que somente a vida, morte e ressurreição do próprio Deus encarnado e santo, poderia executar.
       Não, não estamos mais nos tempos do antigo testamento, Jesus veio e fez a sua obra. Graças a Deus que podemos nos aproximar de Deus através do único mediador, Cristo.
      Seria bom que todos nós chegássemos a mesma conclusão que Jó chegou, que nada e nem ninguém, pode comprar a benção de Deus, que não é possível e nem preciso fazer qualquer tipo de permuta com o criador. Infelizmente, mesmo nos tempos atuais, muitas vezes ainda queremos fazer negócio com Deus, trocar a benção dEle pela nossa justiça. E se fazemos isso é porque achamos que nós podemos ter alguma justiça. Nesse caso Deus tem que fazer conosco o que fez com Jó, tirar tudo para que possamos chegar a ele através de Jesus, para que então, através de Jesus, possamos receber realmente tudo. Esse tudo é aquilo que importa de verdade para que sejamos realmente felizes.
       Não, não precisamos passar pela experiência de Jó, ela é bem dolorida, leva o homem ao seu limite, limite esse que Jesus já chegou por toda a humanidade na cruz.  

segunda-feira, julho 11, 2011

Viver pela fé, o que é?

      Viver pela fé não é achar que está fazendo tudo certo, que está no centro da vontade de Deus, que faz ofertas e é assíduo nos cultos, por isso está no direito de financiar um carro importado em 48 parcelas e então Deus vai aprovar essa compra.
       Em nome da fé as pessoas fazem muitas loucuras e também se acham no direito de acreditar em qualquer coisa para conseguir qualquer coisa. Sim, os ateus e positivistas também exercitam fé, assim como os idólatras e hereges. E eles conseguem muitas posses materiais e posições sociais com essa fé.
      Pode ocorrer também uma ingratidão maior, quando não se consegue o objeto da fé, põe-se a culpa em Deus, ou com rancor ou mesmo com resignação. Pode se por a culpa em Deus por algo que absolutamente Ele nada tem a ver, não mandou que se pedisse e muito menos deixou de dar o que foi pedido.
      Porém isso nada tem a ver com a fé que é dom de Deus, que permite ao homem a salvação eterna e dialogar com a pessoa do seu criador. Mesmo os seguidores autênticos de Jesus, seus filhos verdadeiros, podem tentar usar a fé, ao invés de serem usados por Deus para que através da fé genuína recebida conheçam mais ao seu Senhor, sua vontade e seu reino.
      “Olhando para os seus discípulos, ele disse: "Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus””, evangelho de Lucas, capítulo 6, versículo 20. Jesus começa o sermão das bem-aventuranças com essa frase. No meu entender todas as bem-aventuranças têm a ver com perda, com a falta, e não com a satisfação, com a abundância. Perda de bens materiais, de honra social, de justiça, de reconhecimento humano, tudo tem a ver com essa pobreza.
      Mas essa pobreza, esse sentimento de falta, é algo subjetivo, não está relacionada, necessariamente, com dinheiro e status. A pessoa pode ser rica e bem sucedida, mas se estiver em sintonia com Deus, não deixará que isso controle seu coração, que isso importe. Ela terá a consciência de que nada é diante de Deus e que toda essa riqueza não dará a ela o direito de se sentir melhor e maior que as outras pessoas, ostentando-se e subjugando.
      Infelizmente, devido a nossa fraqueza e a nossa injustiça, muitas vezes temos que experimentar a pobreza na carne mesmo, a falta de bens materiais, para que a nossa dura cerviz seja quebrada. Não precisaria ser assim, mas o nosso coração duro pede por isso. Mantendo-se arrogante, mesmo depois que a falsa fé não obtém resultados, a pessoa pode apostatar, chegar a insanidade ou a uma enfermidades. Toda aquela força que ela colocou no lugar errado, não sendo satisfeita, retorna como males.
      Viver pela fé, deveríamos ter mais cuidado para dizer essas palavras, além do fato de que a fé é pessoal, individual. Não deve ser comparada, desprezada ou idolatrada. Deus conhece cada coração, sabe da força de cada um, da sinceridade, e responde também a cada um de maneira diferente. Novamente chego a mesma conclusão, os tempos modernos pedem, de cada um, uma vida pessoal com Deus, colhendo das instituições o que elas têm de bom, mas dando prioridade sempre ao Deus do quarto escuro e fechado, aquele que buscamos sozinhos, muitas vezes com uma fé pequena, mas verdadeira.
        Mas o interessante é que se viver pela fé tem a ver com aceitar a necessidade, a dependência, por que é que Jesus começa as frases do texto do evangelho de Lucas, capítulo 6, com bem-aventurados, que quer dizer ser feliz de forma extraordinária? Por que esse texto é chamado de bem-aventuranças? Aí está o mistério, que só experimenta, só é muito feliz ou bem-aventurado, aquele que realmente entendeu o que é viver pela fé em Deus.

domingo, julho 10, 2011

Você conhece a Deus? De verdade?

"Os que conhecem o teu nome
confiam em ti, pois tu, Senhor,
jamais abandonas os que te buscam"

Salmo 9, versículo 10

        Os que conhecem o Deus que seguem, confiam nele, em todos os tempos e lugares, pois sabem que Deus nunca, mas nunca mesmo, abandona os que o buscam. Continue confiando, buscando e esperando, Deus vai te ajudar. Na verdade Ele já está ajudando, não manifestando a benção no momento errado, talvez um momento que você ainda não esteja preparado para vivenciar essa benção. Calma, deixa tua alma ser afinada...

sábado, julho 09, 2011

Há descanso na humildade e na mansidão

"Todas as coisas 
me foram entregues por meu Pai, 
e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, 
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim, todos 
os que estais cansados e oprimidos, 
e eu vos aliviarei. 
Tomai sobre vós o meu jugo, 
e aprendei de mim, 
que sou manso e humilde de coração, 
e encontrareis descanso 
para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave 
e o meu fardo é leve"

Mateus 11:27-30

sexta-feira, julho 08, 2011

Chamados para frutificar no mundo

      Vale a pena ver o vídeo Chamados para frutificar no mundo da mensagem ministrada na Estação do Caminho pelo pastor Caio Fábio em 05/06/2011 com base no texto de João 17.

quinta-feira, julho 07, 2011

Deus conhece o nosso limite

"De todos os lados 
somos pressionados, mas não desanimados,
ficamos perplexos, mas não desesperados,
somos perseguidos, mas não abandonados,
abatidos, mas não destruídos"

II Coríntios 4:8-9

quarta-feira, julho 06, 2011

Somente em Deus há salvação

"Voltem, filhos rebeldes! 
Eu os curarei da sua rebeldia. 
"Sim! Nós viremos a ti, 
pois tu és o Senhor, o nosso Deus.
De fato, a agitação idólatra nas colinas 
e o murmúrio nos montes é um engano. 
No Senhor, no nosso Deus, 
está a salvação de Israel""

Jeremias 3:22-23

terça-feira, julho 05, 2011

Sede pacientes pois a promessa se cumprirá

"Sede vós também pacientes 
e fortalecei o vosso coração, 
pois a vinda do Senhor está próxima"

Tiago 5.8

"Multiplicarei os homens e os animais, 
e eles serão frutíferos e se tornarão numerosos. 
Tornarei a povoá-los como no passado, 
e farei vocês prosperarem mais do que antes
Então vocês saberão que eu sou o Senhor"

Ezequiel 36:11

segunda-feira, julho 04, 2011

Uma nova bênção

      "Contudo, vêm dias", declara o Senhor, "quando já não mais se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito’. Antes dirão: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do norte e de todos os países para onde ele os havia expulsado’. Eu os conduzirei de volta para a sua terra, terra que dei aos seus antepassados" Jeremias 16:14-15

        Assim como o maná, bênção envelhece, perde o gosto. Será que é isso mesmo ou é o nosso coração que não tem a função de conservar a bênção, por isso ela "estraga"? Nós podemos conter as maravilhosas e eternas bênçãos de Deus, contudo somos frágeis vasos de barro (2a. Coríntios 4:7). Nós quebramos facilmente. Por isso é que as bênçãos devem ser recriadas. 
        Somos carne, sujeitos às intempéries do tempo e as mudanças de espaço. Assim será até que sejamos transformados para viver eternamente no tempo e no espaço infinito de Deus, sem passado e sem futuro, num presente eterno. Por isso é que devemos estar buscando a Deus constantemente, todos os dias. Buscando e recebendo dEle novas bênçãos, que preencham as nossas almas tão volúveis e instáveis. 
       Qual é a maior bênção que você recebeu ultimamente? A quanto tempo você recebeu essa dádiva? Cuidado, bênção "velha" não alegra o coração. Serve para que saibamos que se Deus nos abençoou uma vez, pode fazer isso novamente. Isso alimenta a nossa fé. Contudo, o Egito, que representa a nossa vida antes da conversão, pode ter ficado lá para trás, a muito tempo já. 
        É tempo de contar uma benção nova, as libertações que recebamos da Babilônia e de outros inimigos que podem ter nos assediado. Não, o problema não está na bênção de Deus, mas no nosso coração, que deteriora facilmente aquilo que nele é contido. Louvado seja Deus, que nos entende em nossa fraqueza e multiplica suas bênçãos, renovando-as a cada manhã. 

domingo, julho 03, 2011

A santidade é diretamente proporcional à consciência que se tem do pecado

"Um santo tem que ser um bom pecador. 
...o caminho para a santidade 
é vereda do reconhecimento do pecado"
 
Do site do pastor Caio Fábio

sábado, julho 02, 2011

Perseverança em guardar a palavra de Deus

      "Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte" João 8:51

        O que temos guardado em nosso coração, a palavra de Deus ou o julgamento pessoal e rancoroso das pessoas, da vida, do próprio Deus? 
     O nosso julgamento só gera malícia e a malícia nos torna amargos (Jeremias 2:19). Um coração cheio de malícia, está cego, não vê as coisas como Deus vê, na verdade cria ilusões, crê em mentiras. Quem anda assim é castigado por si mesmo, pois nunca espera o melhor, não acredita em milagres, interpreta todos como inimigos. 
        Contudo, quem guarda a palavra de Deus nunca verá a morte. Esse enxerga uma luz no fim do túnel, experimenta em sua alma uma expectativa boa de melhora, de vitória, consegue exercer paciência. Esse é misericordioso e benigno, oferece novas oportunidades para os outros e para si mesmo. 
     Depois de entender a palavra de Deus para a nossa vida, devemos segurá-la em nossas mãos, guardando-a com perseverança em nosso coração, assim conseguiremos seguir em paz.

sexta-feira, julho 01, 2011

Deus cumpre o que prometeu

"Esteja, hoje, certo de que o Senhor, o seu Deus, ele mesmo, 
vai adiante de você como fogo consumidor. 
Ele os exterminará e os subjugará diante de você. 
E você os expulsará e os destruirá, 
como o Senhor lhe prometeu"
    
Deuteronômio 9:3

       As igrejas não podem usar a Deus, se usam, algo que chamam de deus, não é o Deus verdadeiro, é outra coisa ou pessoa. Contudo, Deus pode usar as igrejas, mesmo as que tenham o mínimo de compromisso com a verdadeira doutrina dEle e com a sua santidade. Por quê? Por misericórdia, por amar a nós. Se não fosse assim, ficaria bem difícil encontrar nesta terra um instrumento humano para compartilhar a vontade de Deus para com os homens.
     No mundo atual, existem tantas igrejas que se dizem cristãs, evangélicas, tantas, cada uma com ênfases diferentes. Umas na palavra revelada do Espírito Santo, outras na palavra registrada pelo Espírito Santo, a Bíblia. Umas na santidade equivocada, outras na liberalidade arrogante, algumas pregando que os pobres herdarão o reino de Deus, e outras ainda "declarando" que no reino de Deus não existe pobreza nem enfermidade. É tudo muito confuso, e eu acho que a tendência é ficar cada vez mais confuso.
        Onde está Deus? Dentro do nosso coração, na verdade Deus se revela um pouquinho em cada lugar, mas os tempos atuais pedem que aqueles que querem conhecer a Deus tomem uma posição individual, no meio de tantas instituições. É preciso achar a Deus na solidão do quarto escuro e fechado, antes de garimpar o seu conhecimento nos púlpitos. Se for assim saberemos o que comer e o que jogar fora, nessa feira livre universal do reino de...
         O que tudo isso tem a ver com o texto acima? Pouca coisa, mas o texto é uma promessa que eu recebi do Senhor na solidão do meu quarto escuro e fechado.
.