segunda-feira, outubro 31, 2011

"O Senhor está aqui"

Objetos de valor, metais preciosos, pedras raras, não são encontrados assim, facilmente, não estão à vista de todos. Trabalho árduo, insistente, deve ser executado para que esses objetos sejam achados. Tempo, esforço e acima de tudo uma fé fervorosa, uma esperança certeira, de que o trabalho será recompensado, de que na hora e no lugar certo o objeto de valor, único, precioso, raro, será alcançado.
Que bem mais precioso do que a ação de Deus? Que amor mais raro que o do Senhor? Que bênção mais satisfatória e plena que a vitória de Jesus? Não, a bênção de Deus, aquela esperada, buscada, com lágrimas, não será encontrada sem que nenhum preço seja pago. Mesmo que Jesus já tenha feito todo o trabalho na cruz, Deus compartilha conosco a obra que ele quer fazer em nossas vidas, ele permite que o nosso trabalho também tenha importância no alcance do precioso bem.
Procure, busque, ore, se quebrante, regue com lágrimas, faça o trabalho de garimpeiro, revolvendo as areias do fundo do lago, quebrando as pedras da mais escura mina, mas tenha certeza de que o seu esforço terá recompensa, a benção preciosa de Deus, que tanto você busca, será achada, “E daquele momento em diante, o nome da cidade será: O Senhor está aqui” (Ezequiel 48:35b).

domingo, outubro 30, 2011

Alegria é direito dos justos

O que o justo almeja redunda em alegria, 
mas as esperanças dos ímpios dão em nada. 

Provérbios 10:28 

Escondido na intimidade de cada um

        De novo a palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: "Filho do homem, diga a esta terra: ‘Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros no dia da ira’.
        Há nela uma conspiração de seus príncipes como um leão que ruge ao despedaçar sua presa, devoram pessoas, apanham tesouros e coisas preciosas e fazem muitas viúvas.
        Seus sacerdotes cometem violência contra a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas, não fazem distinção entre o sagrado e o comum, ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles.
        Seus oficiais são como lobos que despedaçam suas presas, derramam sangue e matam gente para obter ganhos injustos.
        Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: ‘Assim diz o Soberano Senhor’, quando o Senhor não falou.
        O povo da terra pratica extorsão e comete roubos, oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça.
        "Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor da terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nem um só.
        Por isso derramarei a minha ira sobre eles e os consumirei com o meu grande furor, sofrerão as consequências de tudo o que eles fizeram, palavra do Soberano Senhor".
Ezequiel 22:23-31

        Deus não estava punindo a nação de Israel por causa de um pecado coletivo, vendo o povo como um grupo, sem rostos e individualidades. O pecado era pessoal, de cada homem e mulher, sacerdote e príncipe, profeta e soldado. São nas pequenas coisas, muitas vezes camufladas, disfarçadas, escondidas na intimidade do ser humano, no dia a dia, dentro do lar, nas relações com as pessoas, com o dinheiro, onde se encontram os pecados que realmente desagradam a Deus.
        Não adianta dizer que está acertando nos assuntos que considera maiores, prioritários, enquanto na privacidade das coisas miúdas existe tanta sujeira moral e espiritual que desagrada a Deus. Que Deus encontre em cada um de nós o homem que fique na brecha, intercedendo junto a ele por misericórdia, não somente pela própria vida, mas pelas vidas de todos os próximos. 

sábado, outubro 29, 2011

Força para fazer o bem em atos e palavras

Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, 
que nos amou e nos deu eterna consolação 
e boa esperança pela graça,
dê ânimo aos seus corações 
e os fortaleça para fazerem sempre o bem, 
tanto em atos como em palavras. 

II Tessalonicenses 2:16-17

Apenas diga o que Deus está mandando

        “Então eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Estão dizendo a meu respeito: ‘Acaso ele não está apenas contando parábolas?’” Ezequiel 20:49

        Apenas diga o que Deus está mandando você dizer, nada a mais e nem a menos. Não seja indiferente e covarde, mas também não tente explicar demais, além da palavra que deus pôs em sua boca. O profeta Ezequiel falou ao povo de Israel por parábolas, uma linguagem artística. Mas era o que bastava para Deus naquele momento. Na verdade, se o Senhor não quebrantar o coração, toda a ciência do mundo não será suficiente para explicar ao homem a vontade de Deus, fazendo com que esse entenda o que o Senhor deseja. Portanto, fale apenas o que Deus está orientando, nada mais e nada a menos.  

sexta-feira, outubro 28, 2011

O simples fato de orarmos já é benção

        “Filho do homem, fale com os líderes de Israel e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Vocês vieram consultar-me? Juro pela minha vida que não deixarei que vocês me consultem, palavra do Soberano Senhor’.” Ezequiel 20:3

        A questão não é se Deus vai ou não responder às nossas indagações. Quando buscamos a ele, no Espírito e com todo o coração, ele sempre nos responde. A questão é se Deus vai permitir que nós o busquemos.
        Podemos achar que recebemos de Deus uma resposta certa, uma grande benção, porque a nossa busca foi sincera, cheia de fé, com toda a nossa força. Contudo o simples fato de buscar a Deus, antes que qualquer resposta seja dada por ele, já é a benção. É Deus quem inclina o nosso coração para que nós o consultemos, nunca me canso de repetir isso.
        Portanto, agradeça a Deus, do fundo de sua alma, caso você esteja podendo buscá-lo. Sem a misericórdia do Senhor o nosso coração se quer consultaria a Deus. Toda a honra, seja pela resposta da oração ou pelo simples fato de se poder orar a Deus, é do Senhor, e somente dele. Orar é usar a chave, o que haverá atrás da porta aberta pertence ao Senhor.
        Que Deus sempre nos dê um coração quebrantado, que o busca e que o louva, seja qual for a resposta que a nossa oração dele recebe.  

quinta-feira, outubro 27, 2011

De Deus vem o levantar-se e o cair

Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, 
faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. 
Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca.
‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’. 

Ezequiel 17:24 

quarta-feira, outubro 26, 2011

Ore com todo o coração

       Então temos que orar, sim, é esse o termo, “temos”, pois me refiro a quando fazemos isso sem nenhuma vontade, nem nenhuma convicção, o fazemos apenas por obrigação. Temos, ou arrumamos, vontade para fazer tantas coisas na vida, para trabalhar, para nos relacionarmos com as pessoas, para assistir uma sessão de cinema mesmo depois de um dia cansativo de trabalho. Contudo para falar com Deus, ah, faltam forças, falta emoção, podemos até orar, mas friamente, uma oração que sai da boca e não chega nem no teto da sala.
        É claro que a falta de vontade pode ser porque você está com um monte de pendências em seu coração, um monte de coisas erradas, que estão acusando você, e que você ainda não colocou diante de Deus como pecado, que deve ser confessado e deixado. Pode ser também que a pouca vontade de orar seja porque você está querendo por na presença de Deus algo totalmente ilegítimo, que nada tem a ver com o plano de Deus para a sua vida e muito menos com você, com aquilo que você é e faz.
        Eu procuro ler a Bíblia antes de orar, deixar Deus falar comigo antes que eu fale com ele. Quando eu digo ler não são apenas alguns versículos, mas uma leitura sistemática, pegar um livro e ler até o final, não necessariamente todo de uma vez. Isso põe nossas ideias em ordem, e com certeza Deus já nos fala, nos dá uma pista daquilo que ele quer nos revelar durante o período que separamos para bater um papo com o ele.
        Quando finalmente formos orar, sejamos objetivos, o Espírito Santo sempre nos mostrará qual é a oração que Deus quer ouvir de nossa boca. Essa sairá do fundo do nosso coração, pois ela veio de Deus e para ele retorna. Não precisa ser uma oração comprida, mas ore com sentimento, com certeza, com fé, como se fosse a última oração que você fosse fazer em sua vida, como se fosse a oração mais importante que você já fez.
        Mas na verdade toda oração é importante. Não sabemos o que nos reserva a vida, o mundo, as armadilhas que o inimigo de nossas almas pode armar, os confrontos que as pessoas podem fazer conosco, Deus sabe. Então peça dele a proteção, a ação, que ele vá à frente, que abra as portas, que prepare o caminho, e que acima de tudo a vontade dele seja feita. Finalmente louve a Deus, agradeça a ele por tudo, pelo que ele fez e vai fazer, e deixe claro que seja qual for a resposta que ele dará para a oração, a honra será somente dele.

terça-feira, outubro 25, 2011

Ofício de profeta

E ele me disse: "Filho do homem, coma este rolo,
depois vá falar à nação de Israel".
Eu abri a boca, e ele me deu o rolo para eu comer.
E acrescentou: "Filho do homem, coma este rolo que estou lhe dando 
e encha o seu estômago com ele". 
Então eu o comi, e em minha boca era doce como mel.

Depois ele me disse: "Filho do homem, vá agora à nação de Israel 
e diga-lhe as minhas palavras.
Você não está sendo enviado a um povo de fala obscura 
e de língua difícil, mas à nação de Israel,
não irá a muitos povos de fala obscura e de língua difícil, 
cujas palavras você não conseguiria entender. 

Certamente, se eu lhes enviasse você, eles o ouviriam.
Mas a nação de Israel não vai querer ouvi-lo 
porque não quer me ouvir, 
pois toda a nação de Israel está endurecida e obstinada.

Mas eu tornarei você tão inflexível e endurecido quanto eles.
Tornarei a sua testa como a mais dura das pedras, 
mais dura que a pederneira. 
Não tenha medo deles, nem fique apavorado ao vê-los, 
embora sejam uma nação rebelde". 

Ezequiel 3:1-9

segunda-feira, outubro 24, 2011

Antes de clamarem, eu responderei

Já não construirão casas para outros ocuparem,
nem plantarão para outros comerem.
Pois o meu povo terá vida longa como as árvores,
os meus escolhidos esbanjarão o fruto do seu trabalho.
Não labutarão inutilmente, 
nem gerarão filhos para a infelicidade, 
pois serão um povo abençoado pelo Senhor, 
eles e os seus descendentes. 
Antes de clamarem, eu responderei, 
ainda não estarão falando, e eu os ouvirei. 

Isaías 65:22-24

domingo, outubro 23, 2011

Há benção na falta?

     Se não houver necessidade, falta, constatação de insatisfação com a realidade, não haverá busca de Deus e consequente gratidão pela dádiva alcançada. Os que se sentem satisfeitos, curados, completos, prontos, tranquilo, não buscam a Deus. Esses não conhecem o consolo do Espírito Santo, não descobrem os mistérios da palavra de Deus, não buscam ao Senhor no seu limite. Portanto, felizes os que passam por necessidade, ou mais, os que reconhecem que têm necessidades. Esses provam do amor e do poder de seu Senhor e dão a ele o melhor dos louvores, fruto da gratidão que tem somente aquele que é pobre e necessitado, mas depende de seu Deus. Preocupam-me os cristãos que estão sempre angustiados com problemas insolúveis tanto quanto aqueles que estão sempre bem, sem nenhum problema.
        Mas “vocês que clamam pelo Senhor, não se entreguem ao repouso, e não lhe concedam descanso até que ele estabeleça Jerusalém e faça dela o louvor da terra.” Isaías 62:6b-7

sábado, outubro 22, 2011

Qual será o seu memorial?

Pois assim diz o Senhor: "Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança, a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.”, Isaías 56:4-5.

         Como eu quero ser lembrado? O que as pessoas dizem de mim, quando eu me aproximo delas? Qual será o meu memorial, depois que eu partir deste mundo?
         “Lá vem aquele cara, o mal humorado”, ou, “esse sujeito era legal, estava sempre de bom humor”, ou, “eu me lembro dele, estava sempre com alguma doença”. Confesso que durante um tempo, quando já tinha uma certa idade e estava frustrado com algumas coisas, eu preferia ser identificado como o cara doente. Isso me punha numa posição de vítima, explicava o porquê das coisas não terem dado certo pra mim. Na verdade era uma atitude covarde e sem fé, eu me escondia atrás de uma doença. Não, não é assim que devo ser lembrado, e tenho certeza que não é esse o memorial que Deus quer fazer para mim.
         Levantemo-nos e tomemos uma posição de vitória, de força, de colocar Deus à frente, com o semblante reto, com a mente em paz e com o coração limpo. Essa é a maneira de construirmos um caráter que será lembrando como o de um filho de Deus, vencedor, que perseverou até o fim em fazer a vontade de seu Senhor.

        “Assim diz o Senhor: "Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão. Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado, para não profaná-lo, e vigiando sua mão, para não cometer nenhum mal".”, Isaías 56:1-2.

sexta-feira, outubro 21, 2011

A Igreja de Deus não será envergonhada

"Não tenha medo, você não sofrerá vergonha. 
Não tema o constrangimento, você não será humilhada. 
Você esquecerá a vergonha de sua juventude e 
não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.
Pois o seu Criador é o seu marido, 
o Senhor dos Exércitos é o seu nome, 
o Santo de Israel é seu Redentor, 
ele é chamado o Deus de toda a terra. 
Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, 
e você refutará toda língua que a acusar. 
Esta é a herança dos servos do Senhor, 
e esta é a defesa que faço do nome deles", 
declara o Senhor. 

Isaías 54:4-5 e 17

quinta-feira, outubro 20, 2011

Herança do povo de Deus

Em lugar da vergonha que sofreu, 
o meu povo receberá porção dupla, 
e ao invés da humilhação, 
ele se regozijará em sua herança,
pois herdará porção dupla em sua terra, 
e terá alegria eterna. 

Isaías 61:7 

Por que tanto medo do futuro?

        “Escute-me, ó casa de Jacó, todos vocês que restam da nação de Israel, vocês a quem tenho sustentado desde que foram concebidos, e que tenho carregado desde o seu nascimento. Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou eu aquele, aquele que os susterá. Eu os fiz e eu os levarei, eu os susterei e eu os salvarei.” Isaías 46:3-4

        Por que tanto medo do futuro? Por que tanta preocupação em trabalhar e guardar para o tempo desconhecido? O mesmo Deus que tem nos sustentado desde a nossa infância, nos sustentará até o fim de nossas vidas. Isso não vai mudar, graças a Deus, não coloquemos nossa confiança no ajuntar de tesouros neste mundo, em nosso esforço. Se fazemos isso, criamos e adoramos a ídolos, iguais aos do falso cristianismo, que tanto reprovamos. É importante que façamos a nossa parte, mas antes de tudo, confiemos em Deus, e somente nele, hoje e sempre.  

quarta-feira, outubro 19, 2011

Na hora certa

O mais pequenino se tornará mil,
o menor será uma nação poderosa.
Eu sou o Senhor,
na hora certa farei que isso aconteça depressa.

Isaías 60:22  

Não podemos imaginar o que Deus tem pra nós

Darei a você os tesouros das trevas, 
riquezas armazenadas em locais secretos, 
para que você saiba que eu sou o Senhor, 
o Deus de Israel, que o convoca pelo nome. 

Isaías 45:3  

terça-feira, outubro 18, 2011

"Estou fazendo uma coisa nova"

Esqueçam o que se foi,
não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova!
Ela já está surgindo! Vocês não o percebem?
Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

Isaías 43:18-19 

segunda-feira, outubro 17, 2011

Jesus se calou por nós

Ele foi oprimido e afligido,
contudo não abriu a sua boca,
como um cordeiro foi levado para o matadouro,
e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, 
ele não abriu a sua boca. 

Isaías 53:7

Não posso me calar

        “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimosAtos 4:20

        Não, não depois de tudo que passei, da luta que tive, da dor, da solidão, das injustiças que provei, de todo perdão que recebi de Deus, assim como depois de experimentar a paz que tem a mente que encontrou as respostas, mesmo que não saiba ainda quais perguntas fazer, depois de tudo isso eu não posso me calar. Preciso, tenho a necessidade, meu coração deseja ardentemente, testemunhar de Deus, falar de tudo o que ele é e faz por mim.
        Não posso deixar de falar pois tenho a convicção que depois de tudo, da morte do corpo, terei a companhia de Deus sem restrições, já que estarei transformado, limpo, não só do pecado do cotidiano, mas da minha essência, rebelde e ingrata. Depois de tudo, poderei experimentar um coração realmente grato, onde o louvor será fácil, a paz, simples e o amor, tudo.
        Então, meu amigo, desculpe-me se insisto em compartilhar com você minha intimidade, o meu orar constante, as minhas ansiedades e temores, assim como a minha esperança e a minha certeza. Faço isso porque sei da seriedade que é o posicionamento do homem diante do evangelho, que isso define a única maneira de se achar sentido nesta existência natural, assim como a única forma de se viver uma eternidade de comunhão com o universo.
        Desculpe-me por insistir, mas é que a tua alma, a tua identidade eterna, que nunca será destruída, é muito importante, para mim e para Deus.

domingo, outubro 16, 2011

Testemunhas de Deus, a missão

        “"Vocês são minhas testemunhas", declara o Senhor, "e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum. Eu revelei, salvei e anunciei; eu, e não um deus estrangeiro entre vocês. Vocês são testemunhas de que eu sou Deus", declara o Senhor. "Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer?"” Isaías 43:10-13

        A principal missão daquele que é chamado por Deus para ser seu filho é testemunhar de seu Senhor. Amar, se casar, comprar uma casa, um carro, um computador mais moderno, ter um filho, outro filho, melhorar o emprego, sair de férias, enfim, tantas prioridades que a vida nos dita, insiste em que compramos, fazendo parecer que não podemos viver sem tudo isso. Mas o principal, o que é? Qual a razão maior de nossa existência? É testemunhar de Deus, é dizer ao mundo, através de palavras e ações, que Deus existe, age, reage, nos ouve e nos ama. É deixar claro que se somos o que somos e temos o que temos é porque o Senhor assim quis, através de seu filho e salvador Jesus Cristo. O resto é resto, não podemos perder esse foco.

sábado, outubro 15, 2011

Enquanto leio a Bíblia

        ...e eu vou lendo a Bíblia, nestas últimas semanas estou estudando o livro do profeta Isaías. O profeta lembra e relembra Israel, que eles estão sob o senhorio de Babilônia, longe de sua terra e das promessas que Deus lhes fez, de prosperidade e de liberdade, porque eles se esqueceram de seu Senhor, adoraram a ídolos, agiram obstinadamente com injustiça e crueldade, confiaram na criatura e não no criador.
        Eu vou comparando minha vida com a nação de Israel, com o Jacó escolhido do Senhor. Quanta coisa em comum, quanta rebeldia de minha parte, quantos anos perdidos. “Mas eu disse: "Tenho me afadigado sem qualquer propósito, tenho gasto minha força em vão e para nada."”, Isaías 49:4a.
        Realmente a palavra de Deus é fornalha. A leitura da Bíblia confronta a alma, revela as impurezas mais sutis e escondidas, expõe-nos às temperaturas mais altas, aos nossos limites, de modo a exterminar o mal, a mentira, a injustiça. O que sobra no cadinho de Deus é a verdade, a sinceridade, o que pode existir de mais puro e bom no coração do homem. Mas é preciso persistir, se esforçar na leitura, com o coração aberto e humilde.
        Vou lendo, recordo-me do passado, dos meus momentos, das estações da minha alma. Não, não ponho a culpa dos meus erros nos outros, ou mesmo em Deus, a maior das injustiças, o maior dos pecados, não mais. Eu assumo, de verdade, não tenho mais tempo para fugir, me apresento como o filho rebelde que fui, que sou, mas agora eu quero mudar, quero ser outro, enfim. Quanta coisa teve que acontecer para que eu me rendesse assim. Todavia eu sei, que se estou com o coração inclinado dessa maneira, é por causa do grande amor que meu Deus tem por mim, que me permite reconhecer os erros e rogar por perdão.
        Leio a Bíblia, entendo textos que nunca tinha entendido, vejo revelada pra mim, como se uma porta fosse escancarada e a luz entrasse com toda a sua plenitude, uma palavra maravilhosa, espetacular, que me dá o conhecimento que procurei por tanto tempo. A vida parece que vai se abrindo, à medida que como os versículos bíblicos, e eu tenho muita fome, fome de justiça, de verdade.
        Vou pedindo a Deus que nunca termine para mim este momento de descoberta, de ser saciado, de me ver decifrado, diante da palavra registrada do Senhor. Agradeço a Deus por estar vivenciando este momento, peço que ele nunca termine, digo que é melhor estar no meio de uma aflição, juntinho de Deus, do que em tempos de abastança material, mas frio com o Senhor. Percebo que o momento que vivo é único, um êxtase, o melhor da minha vida.
        Talvez você, que está lendo esta postagem, esteja entendendo o que estou vivendo, contudo, pode ser que você não tenha tido ainda esta experiência gostosa com a palavra de Deus. Neste caso, gostaria muito que você a tivesse, que pena que eu não posso entrar na tua cabeça, fazer-te entender a preciosidade da experiência que estou tendo, que pena. Só posso pedir ao Senhor que ele te abençoe, com quebrantamento, quebrantamento a tempo, a tempo de você se achar em Deus e ainda sobrar muito tempo, para ser feliz nesta vida.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Em Jesus está escondida toda a ciência

Nele estão escondidos
todos os tesouros
da sabedoria
e do conhecimento.
Eu lhes digo isso
para que ninguém os engane
com argumentos aparentemente convincentes.

Colossenses 2:3-4

"Você é meu", diz o Senhor

        Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: "Não tema, pois eu o resgatei, eu o chamei pelo nome, você é meu.
        Quando você atravessar as águas, eu estarei com você, e quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará, as chamas não o deixarão em brasas.
        Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador, dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.
        Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida.
        Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.
        Direi ao norte ‘Entregue-os! ’ e ao sul ‘Não os retenha’. De longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas, todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz".
Isaías 43:1-7

        Não tem jeito, aquele que é chamado por Deus, aquele que Deus começou a ensinar, a revelar os mistérios desta vida e da eternidade, aquele que é filho de Deus, ele não abandona, nunca. O tempo pode passar, o tempo pode mudar, assim como o espaço, a terra, as cidades, as igrejas, as nações, mas Deus continua fiel. O Senhor continua guardando, continua seguindo com seus olhos, apanhando com suas mãos cuidadosas, continua amando.
        Aquele que teve uma experiência verdadeira com Deus, por sua vez, não o deixa nunca. Pode até se afastar do convívio mais direto com a Igreja, pode mudar de opinião com relação a muitas coisas, mas terá a presença de Deus para sempre dentro de si, a guardará como ao bem mais precioso, não perderá o temor de seu Senhor. Quem verdadeiramente é de Deus não se desvia dele, se desvia-se é porque nunca foi de fato dele.
        Permita-se ser amado por Deus, se aproxime dele, escolha isso, antes que Deus tenha que usar outros modos para poder te abençoar, modos que não representam o ideal de Deus, modos doloridos, mas que às vezes são a única maneira de fazer com que descansemos nos braços do Senhor.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Jesus trata a todos com respeito

        "Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça, não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça sobre a terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança." Isaías 42:1-4

        Deus não exige demais daquele que já está com a vida fragilizada, esta é uma interpretação da frase grifada. A nossa pouca força, mas sincera, é o suficiente para nos aproximarmos de Deus e recebermos dele a dádiva que precisamos. Pode significar também que não se pode usar como desculpa, para não caminhar com Deus, a fraqueza e a dor, por maiores que nos pareçam ser. Deus nos aceita do jeito que estamos, nos toma, e vai conosco, ajudando-nos em nossas angústias e limitações. Jesus trata a todos com respeito, individualmente.

quarta-feira, outubro 12, 2011

Palavra de vitória

        Somente quem passa por uma luta bem significativa e que faz do Senhor seu único refúgio, dá importância às palavras proféticas de vitória do antigo testamento.
        Os que estão acomodados numa posição mais segura na vida, desconhecendo que estão assim pela misericórdia de Deus, ou aqueles que perderam o gosto pela leitura da Bíblia, já que pensam que por terem lido as escrituras vezes demais não existem mais novidades, ou mesmo os que nunca viram tais textos como merecedores de tanta importância assim, esses podem achar a experiência um exagero, um lugar comum, com nada de especial para oferecer.
        Mas se você está no seu limite, se sentindo só, e entendendo que a saída para a sua vida é somente e exclusivamente a intervenção milagrosa de Deus, leia o texto abaixo, ele é bem conhecido. Leia-o com o coração aberto, beba-o, conforte-se e siga em paz.

        "Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo, eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: "Você é meu servo", eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você, não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei. Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. "Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos, aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão. Embora procure os seus inimigos, você não os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a nada. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema, eu o ajudarei. Não tenha medo, ó verme Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei", declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel. - Isaías 41:8-14
 .

terça-feira, outubro 11, 2011

Espera no Senhor, ainda mais um pouco

Por que você reclama, ó Jacó, 
e por que se queixa, ó Israel: 
"O Senhor não se interessa pela minha situação,
o meu Deus não considera a minha causa"?
Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? 
O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. 
Ele não se cansa nem fica exausto, 
sua sabedoria é insondável.
Ele fortalece ao cansado e 
dá grande vigor ao que está sem forças.
Até os jovens se cansam e ficam exaustos, 
e os moços tropeçam e caem,
mas aqueles que esperam no Senhor 
renovam as suas forças. 
Voam bem alto como águias, 
correm e não ficam exaustos, 
andam e não se cansam. 

Isaías 40:27-31

segunda-feira, outubro 10, 2011

Só adicione Deus

Não precisa negar todo o resto, pegar tudo e jogar fora, tudo o que você ajuntou na bacia de tua alma, suas experiências, seus sonhos, suas mágoas. Só adicione Deus, mesmo que a princípio seja apenas um bocado dele. Talvez os que rotulam a si mesmos cristãos de carteirinha, os religiosos que frequentam regularmente reuniões de instituições, sócios de “clubes evangélicos”, possam achar que com isso eu estou subtraindo de Deus a sua relevância, ou mesmo que eu esteja blasfemando, vendendo-o barato, dizendo que ele pode coexistir com o mundanismo, com as ilusões, com as pequenas mentiras que todos inventamos para conseguir sobreviver. Não, não é isso, acredite em mim, quem está escrevendo este texto é um cara realista, o tanto quanto eu consigo ser, que já viu sendo colocado à prova, a si mesmo assim como a sua relação com Deus, em muitos confrontos, pontos e desencontros desta existência única e estranha.
        Mas tenha um cuidado, adicione em sua vida a Deus, a pessoa dele, não tente trazê-lo acompanhado de facilidades, de racionalizações, de conceitos espiritualistas que possam te ajudar a aceitar aquilo que você acha que é o cristianismo. Venha sem reservas, sem muletas, tenha coragem, encare a Deus e somente a ele. Comece a se relacionar com a pessoa dele, diretamente, sem intermediários, a não ser Jesus, e sem qualquer outro fundamento pré-estabelecido, a não ser o conhecimento de que Deus o ama e pode mudar a sua vida. Na verdade a nossa vida só pode ser construída, de forma suportar tempo e dor, que é consequência do tempo, sobre o fundamento genuíno da pessoa de Deus. Qualquer outro chão trinca, racha, se quebra, deixando cair no abismo tudo o que foi colocado sobre ele.
        Não prometo a você privilégios, excepcionalidades, acontecimentos mágicos, se você tiver a coragem de caminhar com Deus. Ele não é um remédio que tomado em uma noite de insônia te fará dormir imediatamente, na verdade nenhum remédio honesto faz isso. Todavia você começará a pensar no apesar, apesar de tudo, mesmo com tudo, existe sim um motivo. Sabe aquela razão de vida que você tanto procura? Aquela explicação para a sua dor interminável? O porquê da sua presença repetitiva em uma encruzilhada, onde você nunca sabe qual a melhor opção tomar? Tudo isso continuará existindo, mas Deus estará com você.
        Sua alma ainda desejará ousar, correr, ainda que para lugar nenhum. Mas você começará a ver coerência, mesmo nas coisas mais loucas e erradas que já viveu. Isso porque você terá alguém para compartilhar tudo isso, alguém que realmente o entende. Contudo o melhor é que Deus não é somente um ouvinte passivo, ele também interage conosco e, sob nossa autorização, age em nós. Com o tempo você verá mudança em sua vida, não uma mudança fácil, insana, irresponsável, frágil. Você experimentará a afinação da alma, algo que somente Deus, aquele que criou todas as almas, pode fazer.
        Quantos já tentaram tocar sua alma? Homens, mulheres, entidades, espíritos, corporações, legiões? Mas somente Deus pode realmente tocá-la. Só ele pode tirar de sua alma uma canção, que pode não ser uma sofisticada sinfonia "beethoviana", e sim uma melodia popular, simples. Porém será uma melodia ímpar, única, original, que realizará o seu homem interior em toda a sua plenitude. Ah meu amigo, você experimentará uma alegria única, mesmo com tudo e apesar de tudo que a vida nos mostra que é.
        Em Deus você achará descanso, poderá se sentar embaixo de uma sombra e respirar, profundamente, sentindo-se realmente vivo. Que aventura maravilhosa é caminhar com Deus, dia após dia, ter a amizade do criador de todas as coisas. Busque a Deus, com sinceridade, faça isso através da pessoa de Jesus. O que é cristianismo? É a verdade revelada de Deus ensinando ao homem que existe aproximação do criador apenas através da obra de vida, morte e ressurreição de Cristo. Não, você não precisará viver várias vidas para evoluir e nem precisará fazer os maiores sacrifícios e despender dos maiores esforços para purificar-se, Jesus já fez tudo isso na cruz. Através dele você tem acesso a Deus, pode caminhar com o seu criador em paz, recebendo dele tudo o que o homem pode ter de bom nesta vida e na eternidade.

domingo, outubro 09, 2011

Não se sobrecarregue desnecessariamente

        “Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram. Vocês disseram: ‘Não, nós vamos fugir a cavalo’. E fugirão! Vocês disseram: ‘Cavalgaremos cavalos velozes’. Velozes serão os seus perseguidores! Mil fugirão diante da ameaça de um; diante da ameaça de cinco todos vocês fugirão, até que vocês sejam deixados como um mastro no alto de um monte, como uma bandeira numa colina". Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!Isaías 30:15-18

        Você se esforça, inventa, trabalha, faz mil telefonemas, manda e-mails pra tudo quanto é lado, enfim, o possível e o impossível, faz, tentando solucionar os problemas de sua vida. Mas qual é exatamente a orientação que Deus está te dando? É essa? Tem certeza?
        Para Israel, a orientação era simples: arrepender-se e descansar em Deus, contudo a nação não se arrependeu e ainda se pôs num esforço inútil, para escapar do império assírio, buscando a ajuda do Egito. O Egito funciona na Bíblia, na maioria das vezes, como uma metáfora do nosso passado, de uma escravidão que vivemos e que não devemos viver mais. Não contar com o Egito é como dizer "não olhe para trás, siga em frente".
        Parece que quando não queremos fazer a vontade de Deus, que é sempre a mais simples e que sempre envolve uma disposição humilde do nosso coração, inventamos de nos esforçar bastante, mas para fazer a coisa errada. Muito menos seria necessário para obedecer ao Senhor e aguardar pela sua intercessão.
        Se Deus quer "parar" você ele o fará, de um jeito ou de outro, não é bom medir forças com o todo-poderoso. Contudo, mesmo com a nossa teimosia, Deus aguarda o momento de nos abençoar, na verdade ele espera com amor que nós descasemos nele, totalmente.

        (Se você leu as últimas postagens, deve estar entendendo que estou falando insistentemente de um mesmo assunto. Bem, isso é o que o Espírito Santo está me dizendo nestes últimos dias. Espero que sirva pra você também.)

sábado, outubro 08, 2011

Não force a barra

        “O seu Deus o instrui e lhe ensina o caminho. Não se debulha o endro com trilhadeira, e sobre o cominho não se faz passar roda de carro, tira-se o endro com vara, e o cominho com um pedaço de pau. É preciso moer o cereal para fazer pão, por isso ninguém o fica trilhando para sempre. Fazem passar as rodas da trilhadeira sobre o trigo, mas os seus cavalos não o trituram. Isso tudo vem da parte do Senhor dos Exércitos, maravilhoso em conselhos e magnífico em sabedoria.” Isaías 28:26-29

        Acuidade para saber a força e o tempo certos para se usar em cada fase da vida, em cada processo, e com cada pessoa, só o Espírito Santo pode dar.
        Não agir com displicência e incredulidade, deixando de tratar com diligência e esforço algo que tem urgência para ser feito. Por outro lado, não tratar com estupidez e indelicadeza algo que precisa ser cuidado com temor e sensibilidade, esperando pacientemente que os dias passem e a vontade do Senhor se cumpra.
        Os maiores prejudicados com a falta de acuidade somos nós mesmos, os nossos corações, que são tão complicados em sensos e sentimentos. 

sexta-feira, outubro 07, 2011

Não inventa moda, espera em Deus

        "Ai dos filhos obstinados", declara o Senhor, "que executam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado, que descem ao Egito sem consultar-me, para buscar proteção no poder do faraó, e refúgio na sombra do Egito. " Isaías 30:1-2

        Está ruim? Está difícil? Contudo, não inventa moda, tentando criar soluções que não são de Deus, não se enfade fazendo alianças e acordos com gente e negócios que Deus não aprova. Também não se desespera, aguenta mais um pouco, confia no Senhor e somente na salvação que vem dele. Está próxima a tua vitória, logo ele virá libertá-lo, fazendo justiça, e você glorificará a Deus, e somente a Deus.

quinta-feira, outubro 06, 2011

Menina dos olhos de Deus

Numa terra deserta ele o encontrou,
numa região árida e de ventos uivantes.
Ele o protegeu e dele cuidou,
guardou-o como a menina dos seus olhos.

Deuteronômio 32:10

quarta-feira, outubro 05, 2011

Guarda-me em paz

Tu guardarás em perfeita paz 
aquele cujo propósito está firme,
porque em ti confia.

Isaías 26:3

terça-feira, outubro 04, 2011

Deus a todos vê

Embora esteja nas alturas, 
o Senhor olha para os humildes, 
e de longe reconhece os arrogantes. 

Salmos 138:6


segunda-feira, outubro 03, 2011

Lixo debaixo do tapete

Então o problema se torna grande demais, bem, nem precisa ser um problema diretamente nosso, pode ser de outra pessoa. É um problema difícil de ser resolvido, difícil mesmo de ser entendido, de ser aceito, é algo que, francamente, preferíamos que nem existisse.
        Que problema é esse? Pense, existem muitos problemas para os quais a gente não vê solução, então simplesmente o escondemos debaixo do tapete. Não temos forças para pegá-lo com a pá e jogá-lo para fora de casa, então escolhemos o jeito mais fácil, mais rápido, levantamos o tapete e o empurramos, como um dejeto indesejável.
        O importante é se livrar dele bem depressa, escondê-lo dos olhos. Do coração não, por mais que tentemos nos convencer, deixemos de falar dele, fingindo ignorá-lo totalmente, nós sentimos, está lá presente em nosso interior, alojado em uma salinha escura e fechada.
        Não escrevi este texto pensando em formular uma solução, não que ela não exista. Escrevi para verbalizar a questão, já que essa é justamente a principal dificuldade que temos com lixo debaixo do tapete. Verbalizando poderemos tomar consciência de que lixo debaixo do tapete ainda é lixo, problema ignorado ainda é problema, e não solucionado.
        Cada um de nós tem seu lixo escondido, às vezes nós mesmos nos sentimos assim, um lixo escondido debaixo do tapete. É preciso coragem para deixar que a luz de Cristo seja lançada sobre nossas vidas, sobre todos os vãos, de forma que Deus possa dar a maneira certa de se conviver com todos os problemas, limpando a nossa alma por completo. Só assim teremos paz completa.
        Comece verbalizando o problema, friamente e com convicção, sem meios termos, tanto quanto você for capaz de fazê-lo, faça isso diante do Senhor. Acredite, assumir a questão, defini-la com palavras, é uma parte muito grande da solução. Desculpe-me, mas essa é a realidade, sei que ela pode ser bem dolorida, mas um dia você vai ter que lidar com ela. Se não fizer isso, o lixo pode aumentar, não existe tapete grande o suficiente para esconder todo o lixo de nossas vidas.

domingo, outubro 02, 2011

A vida não é filme

A vida não é filme, não é um romance com um fácil final feliz, contudo e apesar de tudo, vale a pena confiar em Deus, vale a pena esperar um milagre, vale a pena crer nas promessas do evangelho.
        Confesso que ainda não entendi as coisas, e parece que quanto mais vivo menos entendo. Luta-se para se chegar num momento, aquele que visualizávamos como o ideal. Quando se chega, ele dura pouco, também não nos parece tão ideal assim ao ser alcançado.
        Mas o mais surpreendente é que o tal momento rapidamente passa. De repente a mesa vira e uma situação totalmente nova se realiza. Então nos vemos num momento que não prevíamos, todas as nossas referências são abaladas, mesmo dissolvidas.
        Nós nos vemos fragmentados, aos pedaços e percebemos que temos que começar tudo novamente, plantando, regando, lançando de novo os fundamentos de nossa vida.
        Então nos reconstruímos, desta vez diferentes, Deus aparece em nós melhor, melhor que da última vez. Mas pensamos, precisava de tudo isso? Já não estava bom do jeito que estava?
        Não, não é para entender, mas para crer, continuar a aventura maravilhosa que é caminhar com Deus, expandindo o coração, afinando a alma, para caber mais da excelência do Espírito Santo em nós.
        Realmente a vida não é filme, daqueles que o protagonista passa por todo o tipo de peripécia, mas que no final tudo se resolve e ocorre um final extraordinário. Mas pode ser que achamos que o final não é bom simplesmente porque o final ainda não chegou.
         Em nossa ansiedade ficamos fantasiando nosso fim, antecipando um tempo que não pertence a nós, somente a Deus. Queremos fazer o resumo antes da hora. Na verdade, o resumo quem deve fazer é o Senhor, não nós.
        Vivamos um dia de cada vez, sem ficarmos contabilizando tudo, assim, obsessivamente. Todavia é conveniente que amadureçamos, deixando as ilusões de lado, e nos colocando de maneira mais madura ao lado do Senhor. Isso para que possamos descobrir a alegria, que é bem simples e viável, espalhada nas várias fases da vida que nos tem, como uma chuva leve de verão, em final de tarde.

sábado, outubro 01, 2011

Decifra-me Senhor

Em alta voz clamo ao Senhor,
elevo a minha voz ao Senhor, 
suplicando misericórdia. 
Derramo diante dele o meu lamento,
a ele apresento a minha angústia.
Quando o meu espírito se desanima,
és tu quem conhece o caminho que devo seguir. 
Na vereda por onde ando 
esconderam uma armadilha contra mim.
Olha para a minha direita e vê, 
ninguém se preocupa comigo.
Não tenho abrigo seguro, 
ninguém se importa com a minha vida.
Clamo a ti, Senhor, e digo: "Tu és o meu refúgio,
és tudo o que tenho na terra dos viventes.
Dá atenção ao meu clamor, 
pois estou muito abatido,
livra-me dos que me perseguem, 
pois são mais fortes do que eu.
Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome.
Então os justos se reunirão à minha volta 
por causa da tua bondade para comigo".
Salmos 142

        Na Bíblia NVI este salmo tem o seguinte subtítulo: "Poema de Davi quando ele estava na caverna, uma oração". A oração de Davi me cabe muito bem, neste momento.