quarta-feira, novembro 30, 2011

O plano do Senhor para seus filhos

Mas agora muitas nações estão reunidas contra você.
Elas dizem: "Que Sião seja profanada, 
e que isso aconteça diante dos nossos olhos! "
Mas elas não conhecem os pensamentos do Senhor,
não compreendem o plano daquele 
que as ajunta como feixes para a eira.
"Levante-se e debulhe, ó cidade de Sião,
pois eu darei a você chifres de ferro,
e cascos de bronze para despedaçar muitas nações".
Você consagrará ao Senhor os ganhos ilícitos delas,
e a riqueza delas ao Soberano de toda a terra. 

Miquéias 4:11-13  

terça-feira, novembro 29, 2011

Andamos em nome do Senhor!

 Pois todas as nações andam,
cada uma em nome dos seus deuses,
mas nós andaremos no nome do Senhor,
o nosso Deus, para todo o sempre.

Miquéias 4:5 

segunda-feira, novembro 28, 2011

Jonas: o profeta que aprendeu a amar

        “Mas Deus disse a Jonas: "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? " Respondeu ele: "Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer".
       Mas o Senhor lhe disse: "Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu.
      Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? "”,
Jonas 4:9-11.


O problema não era a planta, como não eram as pessoas do barco, assim como nem era Nínive. Além de salvar Nínive, o Senhor tinha outro propósito com todas aquelas histórias em que Jonas se meteu, revelar a verdade sobre o coração do profeta.
Ao invés dele ficar contente, com o final feliz de Nínive, ele se revoltou, ficou irado a ponto de desejar a própria morte. Lá estava o coração exagerado e equivocado de Jonas novamente mostrando o que realmente era.
O que faltava para Jonas? Qual era a verdadeira lição que ele tinha que aprender com aquilo tudo? Amor, o profeta não obedecia porque não tinha amor, o mesmo amor que deveria ter revelado nele um coração grato pelo fato de Deus ter tido misericórdia e poupado milhares de pessoas.

domingo, novembro 27, 2011

Não era tão difícil assim

        “E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la. Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída".
Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. “Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.”
Jonas 3:3-5 e 10

O profeta só teve que obedecer, e pronto, a enorme cidade de Nínive acatou a exortação do Senhor, mudou de vida e Deus não a destruiu.
Talvez você esteja complicando muito a coisa, achando-a difícil demais, esperando o pior. Creia, obedeça e Deus fará um milagre, como fez com Jonas e Nínive.
.

sábado, novembro 26, 2011

Se está ruim pode ficar pior?

        “Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.”, Jonas 1:17.

Podemos achar que pelo fato de ter sido chamado como profeta, Jonas estava pronto, que deveria ser, como era a maioria dos profetas, um cara durão, pronto para qualquer coisa, mas sensível e obediente à voz de Deus.
Não era o caso de Jonas, talvez uma exceção entre todos os do seu ofício, registrados na Bíblia. Então Deus chamou o cara errado? Não, Deus sabia que ele mudaria de atitude a tempo para cumprir sua missão e que de quebra ainda aprenderia uma grande lição em sua vida.
Contudo, naquele momento, o profeta fujão sentia na pele que algo ruim pode ficar pior ainda. O fundo do mar não era o limite, havia ainda as entranhas de um animal marinho para escondê-lo. Mas não era isso que ele queria, se esconder de Deus? Pois bem, seu desejo foi realizado, mas foi somente assim que ele acordou, pelo menos em parte.
Não sei se tem algo pior que as entranhas do animal marinho, Jonas não precisou disso. É bom nós não testarmos a Deus, nos arrependendo a tempo, caso contrário o que está ruim, para um rebelde, pode ficar pior ainda. 

(Por favor, leia, começando com a de ontem, as 4 postagens seguidas, para ter um melhor entendimento sobre o livro de Jonas.) 

sexta-feira, novembro 25, 2011

Extremos do homem que foge de Deus

        “Todos os marinheiros ficaram com medo e cada um clamava ao seu próprio deus. E atiraram as cargas ao mar para tornar mais leve o navio. Enquanto isso, Jonas, que tinha descido para o porão e se deitado, dormia profundamente.”, Jonas 1:5.
“Respondeu ele: "Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês".”, Jonas 1:12

Ou dorme profundamente, pensando, “não é comigo a coisa”, ou oferece-se como sacrifício de morte, tomando toda a culpa para si, "que eu morra de vez", contudo obedecer a ordem de Deus, simples e objetivamente, isso ele não queria fazer.
Extremos nunca são a melhor saída, Deus é inteligente, equilibrado, correto, não entrega seu filho à morosidade e nem pede dele um sacrifício descabido. Obedeça, é só isso que você tem que fazer, sem meias voltas, sem dramas, só obedeça.   

quinta-feira, novembro 24, 2011

Prazer na palavra de Deus

        "Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!" Salmos 112:1   

        Não, a Bíblia não é para mim um conjunto de normas, de leis que precisam ser seguidas para que eu não seja penalizado por Deus. Se fosse isso eu já teria desistido de ser cristão a muito tempo, frustrado e revoltado. A palavra de Deus, contida na Bíblia, é fonte de vida pra mim, alegra minha alma descobrir e redescobrir a vontade do Senhor para a minha vida, lendo-a. Mas não é somente emoção, é prazer intelectual também, a Bíblia tem sabedoria que não existe em nenhum outro livro religioso ou científico. Apossar-me da vontade de Deus, revelada na Bíblia, e tornada viável de viver através de Jesus Cristo, me enche de grande e único prazer!
.

quarta-feira, novembro 23, 2011

Arma contra argumentos humanos

Pois, embora vivamos como homens, 
não lutamos segundo os padrões humanos.
As armas com as quais lutamos não são humanas,
pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
Destruímos argumentos e toda pretensão
que se levanta contra o conhecimento de Deus,
e levamos cativo todo pensamento, 
para torná-lo obediente a Cristo. 

II Coríntios 10:3-5 

terça-feira, novembro 22, 2011

A salvação do Senhor é para todos

“Vocês, israelitas, não são para mim 
melhores do que os etíopes”, declara o Senhor.
“Eu tirei Israel do Egito,
os filisteus de Caftor e os arameus de Quir.

Amós 9:7  

segunda-feira, novembro 21, 2011

Fome e sede da palavra de Deus

"“Estão chegando os dias”, declara o Senhor, o Soberano, “em que enviarei fome a toda esta terra, não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor”.", Amós 8:11.

Há quanto tempo você não lê a Bíblia? Se lê, com que assiduidade você faz isso? Eu insisto nesse ponto porque a leitura da palavra escrita de Deus é uma maneira fácil, acessível, para que todos possam ser alimentados, ensinados e consolados pelo Senhor.
Pode começar simplesmente como um trabalho racional, mas não existe jeito mais direto de Deus ter contato com o nosso espírito que não seja pela leitura da Bíblia. Disponha-se a ler, pegue um livro do início e leia-o inteiro. É maravilhoso como que por mais que a gente leia a Bíblia, ouça pregadores falando dela, ela sempre tem novidades pra nós, sempre.
Sempre encontraremos um versículo que nos fala de maneira especial, encaixando-se perfeitamente naquela necessidade que possuímos, naquele espaço de aflição que nosso coração guarda, naquela pergunta que nossa mente faz, naquela sede e fome, que nosso espírito tem.
Leia a Bíblia!

domingo, novembro 20, 2011

Retorne ao seu descanso

Retorne ao seu descanso, ó minha alma, 
porque o Senhor tem sido bom para você! 

Salmos 116:7  

Continue andando

      Tudo já foi entregue, a mesma oração já foi feita dezenas de vezes, contudo Deus insiste em revelar apenas o dia em que você está vivendo, e você que queria saber o que vai acontecer no dia seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte, se não daqui a um ano.
É difícil, pra gente ansiosa como eu e você, não sei quanto aos outros, mas nós queremos saber como será o desenrolar da história, da nossa história. O Senhor, contudo, continua dizendo “um dia de cada vez”, “basta a cada dia o seu mal”, “não andeis ansiosos por coisa alguma”.
O que fazer? “Keep walking”, não é a propaganda da bebida não, é continue andando, não pare, nem se adiante, mas siga, no seu ritmo, sem pressa, sem colocar sobre seus ombros um peso desnecessário. Vá em frente, somente isso, um passo de cada vez, fazendo a sua parte, a que você sabe e pode fazer, pela fé.
.

Ouça seu chamado

Amós respondeu a Amazias:
"Eu não sou profeta 
nem pertenço a nenhum grupo de profetas, 
apenas cuido do gado 
e faço colheita de figos silvestres.
Mas o Senhor me tirou do serviço 
junto ao rebanho e me disse:
‘Vá, profetize a Israel, o meu povo’."

Amós 7:14-15  

sábado, novembro 19, 2011

"Busquem-me e vivam"

Assim diz o Senhor à nação de Israel: 
"Busquem-me e terão vida"”, Amós 5:4.

Não pare de buscar a Deus, insista, ore, e acima de tudo louve-o por tudo que ele tem dado a você, não deixe que a angústia da espera de uma solução de um problema antigo cegue você, e impeça-o de ver todas as coisas boas que você já tem hoje, em sua realidade.

sexta-feira, novembro 18, 2011

Ação e reação

        “Ouçam esta palavra que o Senhor falou contra vocês, ó israelitas; contra toda esta família que tirei do Egito: "Escolhi apenas vocês de todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as suas maldades".
Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo? O leão ruge na floresta se não apanhou presa alguma? O leão novo ruge em sua toca se nada caçou? Cai o pássaro num laço se não há nenhuma armadilha? Será que a armadilha do laço se desarma se nada foi apanhado? Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o Senhor a tenha mandado?
Certamente o Senhor Soberano não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas.” 
Amós 3:1-7

Os termos ação e reação são usados por religiões esotéricas, contudo o conceito existe no cristianismo. Eu não tomarei esses termos de outras religiões, mas creio que eles foram tomados do cristianismo por outras religiões, como são tomados emprestados vários outros conceitos e princípios. Acredito que o cristianismo seja a religião completa. Todo o resto, religiões e mesmo algumas ditas ciências como a psicologia, cabem dentro de toda a cura e relação que Deus pode fazer com o homem através do cristianismo. Mas vamos à reflexão.

“Eu os castigarei por causa”, a situação terrível que a nação de Israel viveria sob as mãos das nações que os levaram cativos era por causa da desobediência. Depois, para reforçar essa constatação, o profeta Amós registrou várias afirmações: “Duas pessoas andarão juntas se...”, “O leão ruge na floresta se...”, “O leão novo ruge em sua toca se...”, “Cai o pássaro num laço se...”, “Será que a armadilha do laço se desarma se...”, “Quando a trombeta toca na cidade...”, “Ocorre alguma desgraça na cidade...”, Certamente o Senhor não faz alguma coisa sem...”?
O texto tem a intenção de deixar bem claro, bem claro, que algo ruim não ocorre sem motivo. Os capítulos anteriores de Amós falam sobre isso, e não somente sobre o castigo que Israel sofreria, mas também sobre o castigo que as outras nações sofreriam. E veja que as outras nações estavam cumprindo a vontade de Deus, sendo usadas como ferramentas de disciplina. Mas mesmo assim, a violência, dureza e injustiça que elas fizeram, enquanto disciplina de Deus, contra Israel, também sofreria consequências.
A conclusão que se chega é que toda a ação errada seja ela pelo motivo que for, e mesmo sendo usada pelo Senhor, recebe castigo. A injustiça com a qual as pessoas nos tratam, mesmo que nós mereçamos essa injustiça, enquanto disciplina de Deus, também será castigada.
Portanto, esperemos em Deus, a disciplina acaba, mas a justiça de Deus não, ela colocará os pingos nos is, ela aplainará os montes e levantará os vales, no tempo certo.
 .

quinta-feira, novembro 17, 2011

O melhor ainda está por vir

        “O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: "Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes". Saindo dali, chorou amargamente.”, Lucas 22:61-62.

Que amargo é o choro de quem percebe que se traiu, que se contradisse, sim, porque a profunda tristeza de Pedro não era com Jesus, mas com ele mesmo.
Ele que tinha jurado que não deixaria Jesus sozinho, naquele momento maior de dor, ele que tinha jurado que até de violência usaria, se fosse preciso para defender seu mestre.
É um choro amargo, mas muitas vezes é necessário que aconteça. Pode ser a única maneira que existe para que nos conheçamos, para que tenhamos uma visão real do que realmente somos.
A ilusão de que existe em nós alguma qualidade, algum merecimento, cai por terra, após essa experiência, fica de pé somente a glória e a graça do Senhor.
Depois desse pranto, que não é um desapontamento com os outros, com Deus, mas consigo mesmo, havendo humildade, existe um crescimento, um amadurecimento, que era o que Pedro precisava para seguir em frente e cumprir o plano maior de Deus.
Deixa o choro doído sair, então arrependa-se, entregue sua vida a Deus e descansa, o melhor ainda está por vir.
 .

quarta-feira, novembro 16, 2011

Confiem somente em Deus

Parem de confiar no homem,
cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. 
Que valor ele tem? 

Isaías 2:22  

Faça a oração certa

        “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”, Mateus 6:33. Este foi um dos primeiros versículos que aprendi, logo que me converti, mesmo assim eu me esqueço dele o tempo todo.

Já aconteceu com você de entrar num quarto, fechar a porta, pronto para fazer uma oração que considera muito importante. Contudo, quando começa a orar as palavras simplesmente somem? Você não consegue pronunciar a oração que tanto queria fazer?
Sabe por que isso acontece? Bem, vários podem ser os motivos, mas vou dar um bem forte. A prioridade que você está colocando não é a prioridade que Deus está dando. A necessidade que você está achando que precisa ser resolvida, não é o que Deus tem de mais urgente para resolver em sua vida.
Em outras palavras, o que você está querendo buscar não é o reino de Deus, mesmo que pareça tão importante, tão urgente, tão prioritário.
Não que a necessidade que você entendeu que tem não importe, mas você verá que se fizer a oração que o Espírito Santo está colocando em sua boca, a tal necessidade será resolvida quase que automaticamente.
Existem assuntos que se resolverão no futuro, coisas que a gente não tem capacidade para administrar ou solucionar no tempo presente. Deus sabe disso, e para que nós não soframos, ele nos dá outra orientação, mais objetiva, que pode e deve ser seguida no presente.
Leve suas urgências para Deus, mas esteja sensível para orar aquilo que Deus está mandando você orar.
Fazendo a intercessão certa, que dá prioridade ao reino de Deus, que pode envolver pessoas e confrontos que nós nem temos ideia que envolvem, nós acharemos unção para orar, a oração fluirá, atingirá em cheio o seu objetivo.
Muitas vezes poderá desencadear guerras espirituais que estão precisando somente do nosso clamor, do clamor de um justo, para que Deus exteriorize a vitória.
Quanto ao resto, deixa que Deus resolva, tem muita coisa que nem precisamos orar, Deus já começou a providenciar no momento em que ele detectou a sua existência, como diz Isaías 64:24: “Antes de clamarem, eu responderei, ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.”.

terça-feira, novembro 15, 2011

Que te importa?

        “Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.”, João 21:22 (leia o capítulo 21 inteiro para melhor entendimento).

Por que nos importamos tanto com a vida dos outros? Por que a benção do outro nos incomoda tanto? Por que nos comparamos tanto com os outros?
Quando são nossos irmãos de caminho com Deus ou parentes, então é que mais a gente quer se intrometer na maneira como Deus os está tratando. Dizemos: “Por que isso acontece com eles? Que direitos eles têm? Isso não deve ser tão bom assim, algo ruim deve estar por trás disso.”.
Quanta inveja em nosso coração, quanta insegurança da nossa parte, quanto ciúmes.
Deus ama a todos, para todos, ele tem boas coisas, todos, basta que o busquem. Ninguém é melhor que ninguém, ninguém é mais merecedor, e o fato do outro ser abençoado não significa que nós não seremos também.
Se teu irmão ou amigo, ou mesmo não tão amigo assim, está recebendo boas coisas? Se a vida dele está prosperando, indo bem? Abençoe-o, agradeço a Deus por isso, diga de todo o coração e com toda a fé, que ele continue assim, abençoado.
Quando a nós, a nossa benção chegará, na hora que Deus quiser. Façamos a nossa parte, descansemos em Deus, e liberemos o outro, para que ele siga em paz e em vitória, Deus ama a todos de maneira igual e para todos, ele tem algo de especial.

segunda-feira, novembro 14, 2011

Não passe por mim sem me ajudar

Disse ele: 
"Meu senhor, se mereço o seu favor, 
não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. 

Gênesis 18:3

A voz do Senhor

        “O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.”, I Reis 19:11-12.

(Já postei esse texto, no dia 15 de julho deste ano, mas gostaria de refletir sobre ele novamente.)

A voz do Senhor, que voz suave, como contrasta com a violência da voz do homem, da minha voz.
Acalme-se minha alma, que todos os sentimentos se nivelem, como as ondas se rebaixam em uma tarde tranquila sobre o mar.
Que todos os meus temores se dissipem, como uma nuvem pequena, em um horizonte tão maior, tão azul.
Calem-se as minhas vozes, todas elas, internas e externas, incrédulas, ingratas, loucas, fique o silêncio do espírito, aquela parte minha que é imortal.
Quero me sentar, num banco, na cama, no quintal de minha casa, enfim, quero o colo do silêncio e da solidão, hoje eu quero solidão, para que? Para ouvir a voz do meu Senhor.
Ela não precisa discursar, complicar-se, repetir-se, ele é única, direta, simples, mas profunda.
Só a voz de meu Deus me dá paz, ah, que paz, só a voz de meu Deus me faz feliz, mesmo sem respostas para as dores mais eminentes e presentes de minha existência.
A voz do Senhor não precisa explicar nada, nada, basta apenas que ela me diga, “aquieta-se, descansa e creia”.
Quando a voz do Senhor fala eu consigo obedecer, mas eu preciso deixa-la falar, e ela só fala num coração quieto.
Eu amo a voz do Senhor, nunca desamparou-me, nunca me deixou, nunca.

domingo, novembro 13, 2011

Que eu cuide...

     Que eu cuide para que minhas ações não sejam o inverso de minhas palavras, para que não aconteça de existir religiosidade apenas em meu falar enquanto ajo de modo malicioso e cruel.
Que eu cuide para que eu não seja um no meio da comunidade religiosa que frequento, enquanto que entre os incrédulos, eu seja outro, pousando de autoridade entre os religiosos, mas distribuindo injustiça entre aqueles que comigo convivem em outros círculos, que são os que mais necessitam do meu testemunho.
Que eu cuide para que minha mente não esteja repleta de doutrinas enquanto que em meu coração exista mágoa e falta de misericórdia.
Que eu cuide para que eu não me ache perfeito, pronto, desprezando com isso o ensinamento que Deus me envia de várias maneiras.
Que eu cuide para que meus olhos não estejam fechados para Deus quando esse se apresenta para me disciplinar através das bocas de estranhos, das condutas de pequenos, das pessoas de desconhecidos.
Que eu cuide para que a humildade não seja somente uma máscara, sendo assim falsa, enquanto esconde uma alma arrogante e de dura cerviz.
Que eu cuide para que eu não esteja endurecendo teimosamente o coração para algo que o Senhor está querendo me mostrar, tomando um caminho na vida oposto ao maravilhoso plano que Deus tem pra mim.
Que eu cuide para que a minha falta de perdão não esteja aprisionando as pessoas, distanciando-as de uma forma que só fará mal a mim mesmo, sentenciando-me à solidão.
Que eu cuide para não estar prestando atenção à vida alheia ao invés de corrigir a minha própria vida, que eu cuide para não estar me escondendo atrás dos erros dos outros.

Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?”, Lucas 6:41.

sábado, novembro 12, 2011

Nossa esperança não é em vão

  "Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel." 

Hebreus 10:23

        Deus nunca deixou de me responder, sempre que eu o busquei, ele falou comigo, através do Espírito em meu coração, através de um texto bíblico, ou mesmo através de um amigo ou mesmo de um desconhecido, o Senhor me deu a orientação, deu o tom, para que minha alma fosse afinada com a dele e então eu pudesse seguir em paz.
.

sexta-feira, novembro 11, 2011

Tu és um Deus que se esconde

Assim diz o Senhor: "Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia,
e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém.
eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado.
Eles se inclinarão diante de vocês e implorarão a você, dizendo:
‘Certamente Deus está com você, e não há outro; não há nenhum outro Deus’ ".
Verdadeiramente tu és um Deus que se esconde, ó Deus e Salvador de Israel.
Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos,
juntos cairão em constrangimento.
Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna,
vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade. 

Isaías 45:14-17  

quinta-feira, novembro 10, 2011

A benção do anonimato

Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.”, Gálatas 6:3.

Como gostamos de ser famosos, mesmo num bairro, numa escola, num emprego, na família ou em uma rede social da internet. O ser humano quer se sentir especial, melhor, sempre. Não há nada de errado nesse desejo, todos têm essa necessidade. Contudo o reconhecimento tem que vir naturalmente, sem mudar o nosso modo de agir ou nos colocar numa posição emocional superior aos outros, fazendo com que a gente destrate as pessoas. Mas a benção está no anonimato, uma benção contida, guardada, conhecida plenamente somente por Deus. Guardemos os nossos tesouros, não os entreguemos assim, totalmente para o conhecimento de todo o público em geral, isso não é sábio. Deus é o que dá a honra, e que também pode reconhecer em verdade e em sua inteireza os nossos esforços e trabalhos.

Contudo, "quem se gloriar, glorie-se no Senhor", pois não é aprovado quem a si mesmo se recomenda, mas aquele a quem o Senhor recomenda.”, II Coríntios 10:17-18.
 .

quarta-feira, novembro 09, 2011

"Para separar o santo do comum"

        “Assim ele mediu a área nos quatro lados. Em torno dela havia um muro de duzentos e cinquenta metros de comprimento e duzentos e cinquenta metros de largura, para separar o santo do comum.”, Ezequiel 42:20.

Será que nós temos consciência do poder e da eficácia que tem a obra redentora de Jesus Cristo? Do privilégio e da graça que essa obra nos concedeu?
Agora não existe mais separação entre o santo e o comum se nos aproximamos de Deus através do nome de Jesus, estamos totalmente limpos e aptos a receber as dádivas do Senhor.
Não, esse direito a nação de Israel do velho testamento e mesmo qualquer outro de qualquer outra nação, que queria se aproximar de Deus, não tinha.
Jesus é algo muito especial, muito importante, não é, como o inimigo apresenta em suas religiões, um filósofo, um grande homem ou um espírito evoluído.
Jesus é Deus encarnado, morto e ressuscitado, santo sem pecado, por mim e por você.

terça-feira, novembro 08, 2011

Eleitos para a felicidade

        "Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores." Tiago 5:13

        A objetividade e simplicidade desse versículo sempre me espantam. Contrasta com a nossa atitude muitas vezes masoquista e de auto-comiseração. “Alguém está sofrendo? Continue sofrendo e mostre isso para todo o mundo? Está alguém feliz? Volte a sofrer e não agradeça por isso.” Achou essa atitude exagerada? Mas é exatamente isso que fazemos, mesmo com alguma sutileza, tentando esconder o fato de nós mesmos.
        “Dá-nos um coração grato, cura-nos, Senhor, ensina-nos a buscar a alegria de viver e permanecer nela, agradecendo a ti por essa benção. Liberta-nos da máscara de sofrimento que muitas vezes preferimos por nos dar uma identidade, uma identidade medonha, mas aparentemente mais fácil. Não foi para isso que o Senhor nos chamou, mas para a luz e para todas as bênçãos que advêm dela, onde está a tua presença, Jesus.” Seja esse o nosso mais profundo desejo.  

segunda-feira, novembro 07, 2011

Deus nos enche de grande alegria!

E naquele dia contentes 
ofereceram grandes sacrifícios, 
pois Deus lhes enchera de grande alegria. 
As mulheres e as crianças também se alegravam, 
e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe. 

Neemias 12:43

domingo, novembro 06, 2011

Um sonho real

        Se dê ao trabalho de ler, se ainda não leu, pelo menos uma vez o livro do profeta Ezequiel, capítulos 40 ao 43, vou deixar aqui minhas impressões sobre o texto:

1º. É um texto duro de ler, destes que a gente fica se perguntando por que está na Bíblia e qual foi o objetivo de Deus registrando-o nas sagradas escrituras.

2º. É claro que apesar de ser um texto cansativo de se ler, nós podemos saber o porquê dele ter sido registrado, e isso logo em seu início. Deus mandou Ezequiel prestar bastante atenção em tudo e falar tudo o que viu para o povo de Israel.

3º. Aí me vem outra questão, como o profeta memorizou todas aquelas dimensões, todos aqueles detalhes? Sim, porque Deus descreve os pormenores das dimensões do templo, que era o centro da religião israelita daquele tempo, todas as salas, portas, paredes e outros cômodos, assim como o que era feito em cada lugar. Será que ele escreveu à medida que Deus ia lhe mostrando? Será que ele tinha um auxiliar nesse serviço? Será que ele decorou e depois escreveu? Bem, essa dúvida podemos levar para o registro de toda a Bíblia, incluindo as várias versões do evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João).

4º. Quando a gente vê a complexidade da religião do antigo testamento a gente tem a obrigação de agradecer a Deus pela simplicidade de como o evangelho pode ser vivido, o perdão acessado, a comunhão com Deus restabelecida.

5º. O pano de fundo histórico do texto é que o povo, por causa de sua rebeldia, adoração de ídolos e total ausência de uma vida justa e temente a Deus, tinha sido levado como escravo para outras nações. Os poderes políticos e religiosos, incluindo o tempo, tinham sido destruídos e saqueados. Bem, a descrição detalhada do templo era uma exortação de que Deus poderia trazer novamente Israel a sua terra e que ele poderia restabelecer a religião e o estado político de Israel. Também era uma lembrança de como as coisas deveriam funcionar em sua normalidade, quando o povo agradava a Deus, isso caso o povo tivesse se esquecido.

6º. Os detalhes me passam também a leitura de que Deus estava dizendo ao povo que um sonho, a expectativa de algo bom, de uma libertação, de uma vitória, não era algo abstrato, indefinido, mas algo sólido, real, com comprimento, altura e largura. Isso serve para nós hoje, busquemos e esperemos de Deus algo objetivo, maior que nós sim, mas real dentro da lucidez que o Espírito Santo nos dá.
 .

sábado, novembro 05, 2011

Deus escolhe os que nada são

        “Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.”, I Coríntios 1:28-29

Para identificarmos como vencedores, como celebridades, comparamos as pessoas e suas vidas com gênios desse mundo, com famosos, com milionários. Deus não nos compara com ninguém e a nossa única referência de qualidade é o Senhor Jesus Cristo.
Nele os valores interiores são exaltados, o carácter, o coração sincero. Deus não precisa de gente nascida genialmente ou de pessoas formadas pelo dinheiro, nas melhores escolas e pelas famílias mais equilibradas.
O Senhor pode usar e colocar em lugar de honra os insignificantes, os desprezados, os que nada são, dessa forma o que será louvado nessas vidas é a presença do próprio Deus e não qualquer esforço ou posição humana.

sexta-feira, novembro 04, 2011

Derramando minha alma diante do Senhor

        “Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada, eu estava derramando minha alma diante do Senhor.” I Samuel 1:15

          Quando o problema ficou sério, quando a angústia falou mais alto, quando a tribulação ficou muito grande, Ana não buscou a nada e nem a ninguém. Não usou dos escapismos de qualquer prazer material, nem recorreu a falsos deuses. Ela também não ficou catatônica, indiferente, paralisada e sem fé, diante de uma dor tão desproporcional. Ana derramou sua alma diante do Senhor, com lágrimas, com toda a sua emoção, com todo o seu coração. Quem é filho de Deus sempre volta para ele, o busca, acha nele a solução final para todos os seus problemas. Quem volta pra Deus não é rejeitado por ele, mas tem sua oração respondida.

        “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.” João 6:37  

quinta-feira, novembro 03, 2011

Ouçam a voz de Deus

"Quanto a você, filho do homem, 
seus compatriotas estão conversando sobre você 
junto aos muros e às portas das casas, dizendo uns aos outros: 
‘Venham ouvir a mensagem que veio da parte do Senhor’.
O meu povo vem a você, como costuma fazer, 
e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, 
mas não as põe em prática. 
Com a boca eles expressam devoção, 
mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.
De fato, para eles você não é nada mais 
do que alguém que entoa cânticos de amor 
com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, 
pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática.
"Quando tudo isso acontecer — e certamente acontecerá — 
eles saberão que um profeta esteve no meio deles". 

Ezequiel 33:30-33

        Ninguém está acreditando? Continue crendo, na hora certa todos irão ver.
.

quarta-feira, novembro 02, 2011

Deus fará justiça

        Não temais povo de Deus, se o Senhor o está disciplinando, com falta, com quebrantamento, Deus disciplina seus filhos para que esses aprendam o caminho da vida, do bem, da justiça, e então andem por ele. Quando a disciplina findar, ficará um povo com um coração de carne, sensível à voz de seu Senhor, generoso e justo para com as outras pessoas. Quando a disciplina acabar, verão que se tornaram um povo muito melhor do que aquele que era antes. Consequentemente vocês serão herdeiros de uma herança também muito maior, de paz, de amor, de prosperidade, espiritual e material.
Aqueles, contudo, que estão sendo usados para que vocês, povo de Deus, sejam aperfeiçoados, mesmo que no momento estejam fazendo aquilo que Deus está permitindo, eles não ficarão impunes, o Senhor os punirá. Portanto, esperem, e bebam o copo de disciplina que Deus está dando a vocês, inteiro, até a última gota. A vingança pertence ao Senhor, os que humilham vocês também serão humilhados, contudo a disciplina deles não será para a vitória, como a de vocês, a não ser que eles se arrependam e também se coloquem na posição de filhos de Deus.
Nenhuma injustiça passa desapercebida diante do Senhor, nenhuma mentira, nenhum engano, nenhuma conveniência humana que usa os homens, manipulando-os para que os rebeldes e iníquos tenham o seu proveito egoísta. Deus conhece o coração, a verdadeira intenção de cada um, e aquilo que o homem plantar ele ceifará. Portanto plantem justiça e a reguem-a com as vossas lágrimas, Deus a tudo vê e na hora certa fará justiça.

terça-feira, novembro 01, 2011

O dia de libertação está chegando

"Naquele dia farei crescer o poder da nação de Israel, 
e abrirei a minha boca no meio deles. 
Então eles saberão que eu sou o Senhor". 

Ezequiel 29:21