sexta-feira, janeiro 06, 2012

Feliz Natal 2012

      “O ímpio recebe salários enganosos, mas quem semeia a retidão colhe segura recompensa” Provérbios 11:18

Então chega o final do ano, e com ele o natal e o réveillon, você já deve ter lido em algum lugar que nesse período ocorre um número grande de suicídios. Mesmo você, que nunca pensou em algo assim tão trágico, mas que tem lá suas crises e que, como eu e muita gente, tem e admite ter, suas carências, já sentiu-se deprimido, pelo menos um pouco, nessa época do ano, em algum momento da vida.
Por que isso ocorre? Porque esse período é um dos vários momentos de nossa existência em que somos levados a fazer um resumo da vida. Nesse período nós fazemos um balancete de tudo o que fizemos, anotamos o que ganhamos, o que perdemos, tanto em bens quanto em relacionamentos, depois ficamos sabendo se o resultado foi positivo ou negativo.
Bem, desde o início desta postagem, talvez você esteja se perguntando por que estou falando do natal de 2012, quando o natal de 2011 acabou de acontecer? A resposta é simples: não tente pensar no natal de 2012 em dezembro de 2012, mas aquilo que você vai ter de positivo em dezembro deste ano é consequência do tipo de vida que você está vivendo agora, em janeiro, e viverá até dezembro.
Pois é, e eu porei as afirmações seguintes na primeira pessoa: eu passo o ano trancado num buraco, preocupado somente com trabalho, em puxar o saco de gente que pode me beneficiar financeiramente, sendo o que eu realmente não sou e buscando pra mim aquilo que não é o melhor. Então chega o natal e eu quero colher, colherei o que? Colherei o que plantei.
Para que eu não chegue ao final do ano em crise existencial, implorando por amigos sinceros para passar as festas, mendigando afeto, tenho que começar a construir esses relacionamentos já. Amigos de verdade são plantados, depois regados, com trabalho, com esforço, já que gostar não é somente sentir, mas esforçar-se, gastar tempo e mesmo dinheiro (que não é o mais importante, mas que também conta).
Mas tem gente que mesmo tendo deixado tudo para resolver na última hora, ainda assim não trabalha, quer receber, mas não faz o mínimo de esforço para dar, quer colher, mas não planta. Seja honesto consigo mesmo, se não quer dar, não exija depois receber, isso é melhor do que agir com falsidade, achando-se a pessoa mais injustiçada do mundo quando na verdade você não fez nenhum esforço para ser amado. (Na verdade ninguém, ou quase ninguém, tem a obrigação de nos amar, Deus é o único que nos ama de graça, na maioria dos casos o amor é conquistado, com trabalho e sinceridade).
Então, tenha um feliz natal 2012, comece hoje mesmo a plantar a flor mais duradoura e frutífera que existe, que é um relacionamento sincero, aonde? Nos corações das pessoas, talvez você não consiga fazer isso nos corações de todos os que cercam você, é muito difícil gostar e ser gostado por todos. Mas fique consolado, não temos que odiar ninguém, e mesmo que como cristão tenhamos a missão de amar a todos, não é possível conviver com todo mundo, você sabe em quem precisa e pode investir, os outros, deixe-os viver suas vidas, em paz. ("Façam todo o possível para viver em paz com todos", Rom. 12:18).
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário