sábado, setembro 22, 2012

Aparências enganam

        Estereótipos, as pessoas acreditam na espiritualidade estereotipada, isso não é de hoje, a centenas de anos é assim, tem que "parecer" espiritual, mas as aparências enganam.
O espiritual, rezam essas regras hipócritas, tem que falar pouco, suportar tudo com um sorriso na cara, parecer antiquado e sem vaidades, usar jargões e clichês que são tradição dos grupos religiosos, não que isso tudo também não possa ser características de quem é espiritual. Na verdade para muitos ser espirituais é ser litúrgico, não só na cerimônia religiosa, mas na vida, fazer as mesmas coisas sempre.
Contudo, a maior mentira que acreditam esses que pregam estereótipos, é que o cristão não pode errar, se errar cai em descrédito, eles precisam ser perfeitos o tempo todo. Nega-se aí o conceito fundamental do cristianismo que é o perdão.
Jesus chocou o povo da época em que viveu como homem por vários motivos: falava o que ninguém sabia ou esperava, ficava quieto quando todos exigiam dele algum tipo de explicação, andava com gente errada, desprezava os que se achavam os mais certos, ia pouco a cerimônias e locais exclusivos para cultos religiosos, visitava as pessoas em suas casas, nos lugares públicos, se misturava com elas, sem vaidade, sem obedecer a um padrão de espiritualidade. E ele era espiritual, e muito, o Evangelho pelo qual viveu, morreu e ressuscitou, ensinava que o que vale pra Deus é o coração, os valores e atitudes que ninguém vê, mas que estão no interior do homem e influenciam toda a existência humana. Jesus desobedeceu todos os estereótipos de seu tempo.
Não pareça espiritual, seja espiritual, quem quer parecer o faz para homens, seja para Deus, pague o preço disso, já que a sinceridade e a verdade geram inimigos, gente no meio da igreja que se incomoda com atitudes que para eles, hipócritas e mal resolvidos que são, parecem incoerentes.
Para ver espiritualidade em alguém tem que enxergar Jesus na frente dessa pessoa, julgar alguém por um erro é injusto, quem sabe se o que cometeu tal erro já não se arrependeu e está perdoado por Deus? Mas para o falso espiritual, o espiritual não pode errar. Esses vivem uma vida de angústia já que a carga que jogam sobre os ombros dos outros em primeiro lugar jogam sobre eles mesmos. Quem não erra é Deus, e “deuses” não precisam de Deus, tem que ser homem, humano, para se provar a presença de Deus e ser realmente espiritual.

(Já refleti sobre este tema antes, se puder leia no link: Cuidado com a falsa espiritualidade ).
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário