quinta-feira, setembro 20, 2012

Poda: tempo de descanso necessário

A alma humana precisa de tempo, aquele tempo quando se tem certeza que a semente foi plantada, mas que não se pode ver ainda a árvore crescida. Nesse tempo a terra parece vazia, contudo em seu interior uma vida cresce, cria raízes, e no tempo certo aparecerá. Um pedacinho se colocará para fora, a primeira folha, pequenina e verde, brotará.
Não se engane quem pensa que mesmo depois da árvore estar crescida, alta, com muitos galhos e folhas, e com flores e frutos dando no tempo certo, que não se viverá novamente um tempo de princípio, onde toda a beleza da árvore será retirada. Às vezes é difícil de entender esse tempo, ao invés de o aproveitarmos para descanso ficamos inúteis, ansiosos e duvidando de Deus. São necessárias podas temporárias para que os galhos antigos sejam retirados, e a árvore, então, possa dar novos frutos.
A lição disso tudo? Respeite seu tempo de poda, não fique exigindo frutos de árvore cansada, espere, novos galhos nascerão, flores lindas surgirão e frutos crescerão e poderão ser colhidos. Não, você não precisa estar envolvido em projetos mirabolantes o tempo todo, se dê ao direito de alguma reclusão, de estar só, em companhia somente dos mais próximos. Também não se compare com os outros, eles podem simplesmente estar numa fase diferente, deixe-os, não queira fazer as coisas somente para mostrar aos homens que você é espiritual.
Deus conhece seus limites e os respeita, Ele quer você inteiro, nãos aos pedaços, exausto, se for preciso pare e descanse, respeite o tempo da poda de Deus e fique em paz.

(Já falei sobre esse assunto numa outra reflexão, se puder leia (no link): Tempo da poda ).
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário