quinta-feira, setembro 13, 2012

Quem é o louco?

        “Quando não há uma direção sábia, o povo cai, mas na multidão de conselheiros há segurança.”, Provérbios 11.14.

Referências, todos precisamos de referências, sem elas estamos sozinhos e só, podemos perder a noção de realidade. O louco é aquele que por algum motivo se distanciou das pessoas, isolou-se da realidade, usa somente a si mesmo como referência. Não, o insano não é necessariamente alguém que foi diagnosticado por um especialista como doente.
Muitos loucos caminham em nosso meio, trabalham, possuem família, têm cargos na igreja. Mas esses são pessoas sozinhas, não aceitam conselhos, não ouvem ninguém, se bastam. Sem referências confundem a noção daquilo que são, daquilo que Deus é, daquilo que Deus fala, daquilo que Deus quer. Os loucos não possuem equilíbrio, ou se acham os donos da verdade ou se consideram as maiores vítimas do mundo.
Existem loucuras que necessitam de tratamento médico, de medicação, de terapia, contudo outros tipos podem ser tratados através de uma mudança de atitude da própria pessoa. Isso, se a loucura for detectada a tempo, pois qualquer tipo de alienação pode ficar crônica, caso não haja consciência de sua existência a tempo.
O que distancia os loucos da cura, aqueles que poderiam ser curados por uma atitude, é o orgulho, a dureza de coração, a falta de humildade para aceitar seus limites, os limites das pessoas e a vontade de Deus. Para que a loucura seja evitada, aquela que pode ser curada através de uma atitude, são necessárias referências.
As melhores referências, depois do próprio Deus e de sua palavra, são os conselhos de pessoas realmente sábias e que nos amam. Esses falarão a verdade com cuidado, poderão ajudar-nos a ver as coisas como elas realmente são. O orgulhoso, contudo, quando procura, procura profetas que falam somente aquilo que ele quer ouvir, deseja palavras doces aos ouvidos e que de nenhuma maneira o obrigará a deixar seus caminhos. Amigo dos falsos, ele se fará inimigos dos verdadeiros.
Muitos que se dizem amigos são falsos profetas, que ou por não quererem ficar em situação social desconfortável, ou por não amarem tanto assim a pessoa, não fornecem uma referência, não dizem a verdade. Os arrogantes são assim enganados, primeiramente por seus próprios corações que longe da verdade também procuram se aliar a pessoas que também estão longe da verdade.
É prudente que procuremos amizades e alianças com gente verdadeira, com gente que nos ama. Nossos pais são, via de regra, sempre pessoas que nos amam, que nos dirão a verdade com carinho, que por desejarem o nosso bem, nos darão conselhos prudentes.
É importante que ouçamos aquela verdade que dói pois é essa a única que pode nos curar, é essa que estabelece referências de certo e errado. Alcançamos conselheiros sábios, estando em comunhão com pessoas que nos amam de verdade, mas também estando em comunhão com um pastor e uma igreja séria, que prega a verdade, esses terão, mais que discernimento emocional, sabedoria espiritual.
Contudo, nosso principal conselheiro é Deus, sabemos que estamos dando ouvidos a ele quando vemos que sua palavra, toda ela ensinada em todo o escopo bíblico, está sendo abraçada pelo nosso coração, não estamos dando ouvidos somente a cortes convenientes, mas a todos os ensinamentos.
Não fique só, não fuja de igrejas verdadeiras, não pare de ler a Bíblia, não negue os ensinamentos de seus pais e de amigos verdadeiros, não busque falsos profetas, não seja um louco, mas ouça a mansa voz de Deus, com essas referências você terá sempre um coração, uma mente e um espírito sadios.

Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos sofrerá aflição.”, Provérbios 13.20.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário