sexta-feira, setembro 14, 2012

Seu coração: um bálsamo raro

        “Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de um bálsamo muito caro. E ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, enquanto ele estava sentado à mesa.
Quando os discípulos viram isso, ficaram indignados e disseram: Para que esse desperdício? Pois esse bálsamo poderia ser vendido por muito dinheiro, que seria dado aos pobres.
Percebendo isso, Jesus lhes disse: Por que incomodais esta mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Pois sempre tendes os pobres convosco; mas, a mim, nem sempre me tendes.
Ao derramar bálsamo sobre o meu corpo, ela o fez como preparação para o meu sepultamento. Em verdade vos digo: Em todo o mundo, onde quer que seja pregado este evangelho, também o que ela fez será contado em sua memória.”
Mateus 26.6-13

A palavra dos discípulos não parecia sábia, econômica, sensata? Pois não era, estava de alguma forma contaminada pelo ensino dos fariseus e dos escribas.
O muito conhecimento da palavra, conhecimento intelectual, sem discernimento e experiência espiritual, pode levar ao engano. Os fariseus eram liderança religiosa dos judeus, os escribas, responsáveis pela cópia das escrituras sagradas, ninguém, mais do que eles, conhecia a vontade de Deus registrada em textos. Mas eles não conheciam a Jesus, não em verdade, não como experiência.
A palavra dos discípulos de Jesus mostra a contaminação desse engano, que os levou a demonstrar uma falsa espiritualidade. A falsa espiritualidade quer ser “mais real que o rei”, quer ir além daquilo que Deus deseja para os homens, a falsa espiritualidade demonstra uma arrogância demoníaca. Ela só faz sofrer, escravizar o homem à culpa e a insatisfação, cobrando dele mais que o necessário.
A maior representante do cristianismo no planeta, e muitos dos outros representantes menores, escravizaram e ainda escravizam o homem com essa ideia. Cobram do homem mais que o necessário, já que distantes do Espírito Santo de Deus criam suas referências de santidade e de espiritualidade. Pra esses, com certeza, a atitude da mulher seria um exagero, um desperdício, um “pecado”.
Contudo, a principal intenção de Deus, salvando o homem e trazendo-o de volta para a comunhão consigo, colocando-o no centro de sua vontade que é amar ao seu Senhor e ao seu semelhante, é fazer com que o ser humano seja feliz. A felicidade é algo simples, não é necessário mais sacrifício do que o de crer em Jesus, mesmo porque qualquer sacrifício não seria suficiente para comprar a bênção de poder viver em comunhão com Deus.
Derrame aos pés de Jesus o seu melhor, não guarde para o mundo não, não espere uma ocasião em que os homens estejam vendo, para receber deles alguma honra. Deixe aos pés de Jesus o seu bocado de bálsamo raro, sabe o que é mais raro e precioso aos olhos de Deus? A sua alma, a sua identidade, ela é única, ela é querida pelo Senhor, sua entrega incondicional de seu coração é perfume para Deus, agradável, mais do que qualquer outra coisa desse universo.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário