quarta-feira, outubro 17, 2012

Antes de falar, purifique seu coração

Então os fariseus e os escribas lhe perguntaram: Por que os teus discípulos não vivem segundo a tradição dos anciãos, mas comem pão sem lavar as mãos? Jesus lhes respondeu: Hipócritas, bem profetizou Isaías acerca de vós, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim; em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Abandonais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.” (Marcos 7.5-8).

“Hipócritas!”, você teria coragem de dizer isso na cara de alguém e em sã consciência ainda se sentir espiritual, em paz? Evitamos dizer a verdade, muitas vezes, porque não sabemos dizê-la com amor e com autoridade do Espírito Santo. Pior ainda, muitos acham que verdades assim não devem ser ditas, que não é “espiritual” fazer esse tipo de confronto, que isso é coisa da “carne”.
Pois bem, Jesus dizia essas verdades na cara de seus opositores, sem medo, sem indiretas, mas ele sabia e podia dizer isso, pois o fazia cheio de temor a Deus, munido de autoridade espiritual, e acima de tudo abundando em amor. Por que ele conseguia dizer coisas assim do jeito certo? Porque ele não dizia com o coração cheio de ira, de ódio, de revolta humana, por se sentir desprezado ou ofendido.
O mesmo texto de Marcos 7 nos mostra porque era legítima a autoridade de Jesus, nos versículos 21 ao 23: “Pois é de dentro do coração dos homens que procedem maus pensamentos, imoralidade sexual, furtos, homicídios, adultérios, cobiça, maldade, engano, libertinagem, inveja, blasfêmia, arrogância e insensatez. Todas essas coisas más procedem de dentro do homem e o tornam impuro.”.
Dentro do coração de Jesus não havia motivações erradas, justiças equivocados, rancores encobertos, mas a genuína vontade de Deus que lhe permitia ter sabedoria para ficar calado, quando era necessário, e repreender na cara, sem meias palavras, quando era preciso.
Quer ter essa coragem? Antes de colocar palavras na boca, purifique seu coração, com perdão, oração e adoração, autoridade espiritual não é pra qualquer um, se não a tiver, é melhor que fique calado. Jesus não lutava por interesses pessoais, egoístas, mas lutava pelo cumprimento da vontade de Deus, por isso podia dizer o que era preciso.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário