terça-feira, outubro 09, 2012

Discrição e fé: às vezes é tudo o que é preciso

        “Tendo ouvido a respeito de Jesus, veio por trás dele, no meio da multidão, e tocou-lhe o manto, pois pensava: Se tão somente tocar-lhe as vestes, serei curada.” Marcos 5.27-28

E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? A menina não está morta, mas dormindo. E começaram a rir dele. Ele, porém, fez com que todos saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que o haviam acompanhado, e entrou onde a menina estava.” Marcos 5.39-40

Não vou fazer um estudo minucioso de Marcos 5.21-43 (leia todo o trecho para ter um entendimento melhor), resumindo, o texto relata duas histórias: a cura da mulher que sofreu de hemorragia por 12 anos e a ressurreição da filha de Jairo, um dos chefes da sinagoga. O que o Espírito Santo me mostra nessa reflexão é uma lição que envolve as duas histórias: quem crê não precisa de propaganda, de alvoroço, de exageros emocionais, quem crê recebe a bênção de forma discreta, solitariamente (mesmo no meio de uma multidão), recebe com um toque simples, sem que seja necessária nenhuma manifestação espetacular.
É certo que nem sempre é assim que Deus deseja agir, às vezes é preciso sim um testemunho público, em alto e bom som, de sua atuação. Mas a mulher teve a sensibilidade para saber que aquele era um momento de discrição, de segredo, de pouco, que teria como consequência tudo aquilo que ela precisava. Uma manifestação espetacular pode ser pedida por nós, algumas vezes, por pura vaidade.
A atitude de Jairo e das pessoas ao seu redor foi diferente da atitude da mulher, essas pessoas exageraram no problema, desacreditaram da solução, zombaram de Cristo. Não que seja trabalho pra Deus, mas Deus teve que fazer duas coisas, primeira acalmar as pessoas, preparar o ambiente para o milagre e só depois então, executar o milagre. Nessa atitude exagerada as pessoas perderam tempo, podiam ter recebido a bênção antes, com sabedoria, como recebeu a mulher, mas tiveram que passar por um constrangimento desnecessário.
Isso se aplica em sua vida? Será que Deus não está querendo executar em você um milagre como a da mulher? Rápido e secreto, sem exageros? Será que não está faltando pra você somente a fé? Será que o que você está buscando nas pessoas, nos médicos, nos amigos, nos parentes, na igreja, não é algo que Deus deseja fazer apenas diante de seus olhos, de maneira discreta? Será que Deus não está querendo agir assim para evitar constrangimento, constrangimento que você nem sabe que vai passar caso todos venham saber do seu problema?
Ore a respeito, mas seja sábio, nem tudo deve ser falado, nem tudo deve ser tornado público, alguns milagres, e às vezes os mais importantes de nossas vidas, devem ser mantidos em segredo, basta apenas ter fé para dar um toque, um único e certeiro toque naquele que pode todas as coisas, Jesus.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário