sexta-feira, outubro 05, 2012

O tempo do homem

        “Disse também: O reino de Deus é comparável a um homem que lança a semente à terra; quer esteja ele dormindo à noite, quer acordado de dia, a semente acaba brotando e crescendo, sem ele saber como. A terra produz o grão por si mesma, primeiro a planta, depois a espiga, e por último o grão que enche a espiga. Mas, assim que o grão amadurece, o homem logo lhe passa a foice, porque chegou a colheita.” Marcos 4.26-29

A Bíblia é para ser entendida como um todo, interpretações de partes aleatórias podem conduzir a supostas incoerências, supostas porque a Bíblia não é incoerente, mas nós, humanos, podemos interpretá-la como tal. Sim, a pessoa mais apropriada para interpretar a Bíblia é a pessoa que a escreveu, o Espírito Santo. Debaixo de sua orientação, sempre conseguiremos entender o que Deus quer nos dizer através dos textos bíblicos, seja num estudo mais abrangente ou de somente alguns versículos.
Visto essa nota introdutória, gostaria de fazer uma reflexão simples e direta sobre o texto acima. Ele diz que o semeador, depois de semear a terra, pode se ausentar dela que a semente seguirá seu curso naturalmente. A semente produzirá a planta, que dará espigas, os grãos encherão as espigas e por fim amadurecerão. Só então o semeador aparecerá para fazer a colheita.
É certo que Deus nos acompanha sempre, desde o momento em que ele planta em nosso coração a semente de seu reino, até o momento de colher os frutos, passando por todo o processo do crescimento dentro de nós. Contudo, podemos concluir algumas coisas do texto: primeiro que a semente é a essência de Deus em nós, se ela foi realmente plantada e em terra boa, naturalmente dará bons frutos. Segundo, o homem tem um tempo para lidar com essa essência, para fazer com que ela evolua, cresça e cumpra seu objetivo.
O tempo do homem, não somente os filhos de Deus o têm, também aqueles que não se decidiram pelo caminho de Jesus, esses também têm o seu tempo. É claro que para o filho de Deus, seu caminho o conduzirá à eternidade, enquanto que para o que não é filho de Deus, seu caminho poderá, no máximo, conduzi-lo à prosperidade material, a uma proeminência nesse mundo, que nenhum valor terá na eternidade.
Mas todos, de uma forma ou de outra, têm o seu tempo, um tempo em que Deus confia na essência, na semente, um tempo de misericórdia, de graça, de paciência, onde o homem pode trabalhar e se esforçar para que sua semente dê frutos. A impressão que o texto nos dá é que Deus nos deixa à vontade nesse tempo, também nos passa a impressão que a responsabilidade de construir alguma coisa nesse tempo é do homem. Deus não descerá do céu para fazer a parte que é nossa.
Bem, esse é um texto da Bíblia, um texto especial, já que é uma das várias parábolas que Jesus contou, e suas parábolas são as metáforas mais perfeitas que esse mundo já conheceu, de sabedoria profunda e multiforme, atemporais e totalmente eficazes no discernimento das intenções humanas. Bem, na dúvida leia e tire suas conclusões, a mim me chamou a atenção a coisa de que nós homens temos o nosso tempo.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário