sábado, março 31, 2012

Sabe por que Deus não faz milagre?

        Porque nós não pedimos. Nos tornamos tão racionais e ao mesmo tempo tão abnegados com a nossa dor que não buscamos mais em Deus um feito extraordinário. Se pedirmos, e isso em nome de Jesus Cristo, pois Deus não deu a nenhum outro nome autoridade e nenhum outro nome pode ser intermediário entre o homem e ele, se assim agirmos, com fé e com a vida em comunhão com ele, ele nos ouve e se for de sua vontade faz o impossível. Qual foi a última vez que você provou um milagre de Deus?  

sexta-feira, março 30, 2012

Fragilidade humana

Deste aos meus dias o comprimento de um palmo, a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro.”, Salmos 39:5.

Frágeis, frágeis criaturas somos, mais que os animais e toda a natureza. Tão confiantes, achamo-nos capazes de qualquer coisa, mas basta um imprevisto, uma enfermidade ou um acidente, e toda a nossa ousadia cai por terra. Sábio é o camponês quando diz que o importante é ter saúde, ele sabe que se tem temor a Deus, só um leito pode impedi-lo de tocar sua vida como um homem de bem. Quantas vezes Deus livra-nos de violências e de doenças, e a gente nem fica sabendo, por isso ore, sempre. De manhã, à tarde, à noite, ore antes de sair para o trabalho, para os estudos, ore antes de viajar, de férias ou a serviço. Ore antes de fazer qualquer negócio, ore pedindo proteção, para si e para seus próximos. Ore pedindo e ore agradecendo, porque como diz o matuto, se Deus quiser faremos isso ou aquilo.

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".”, Tiago 4:13-15.
 .

quinta-feira, março 29, 2012

Lutando por amor

        “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.”, 1 Pedro 1:22.

Somos seres que não sabem amar, decididamente é isso. Isso não é natural em nós, o amor. Gostamos de quem nos adora e isso por pouco tempo. Logo nossa predileção já se mostra frágil como flor ao vento frio de inverno. Não dura, não prevalece às fraquezas e imperfeições que todos nós temos. Amamos por conveniência, baseados em valores externos, materiais.
Faz-se necessário buscar em Deus o amor, pedir a ele, clamar mesmo, a ação de amor de Deus em nossas vidas é um milagre, e só pode existir depois que o perdão, a humildade e a ausência de qualquer interesse egoísta sejam habitantes do nosso coração. Amar dá trabalho, requer algum esforço, uma insistência, e tempo, o verdadeiro amor resiste ao tempo.
Mas apesar de tudo isso, é um mandamento fundamental do evangelho amar ao próximo, e quando se diz próximo não significa amar ao pobre e injustiçado de um país africano, muitas vezes esse tipo de amor é mais fácil, já que é direcionado para alguém distante e que pensamos ser inferior (pensamos). Difícil é amar quem está perto, quem é igual e muitas vezes nos parece superior, eu disse nos parece. Quem é mais próximo que um parente? Mais ainda, que o esposo, a esposa?
Busquemos em Deus esse amor, o que adianta-nos sermos bons cidadãos, bons chefes e empregados, bons filhos e pais, se negamos amor àquele que mais precisa, que está ao nosso lado? Quem é ele? É um pequenino de Deus, muitas vezes lutando sozinho e em silêncio. Não tem jeito, é preciso amar, caso contrário não nos cabe a denominação de cristãos. Muitas vezes não achamos nenhum motivo para nos aproximar de certa pessoa, mas existe um motivo sim, o amor, ele já basta, faz valer à pena qualquer batalha.

Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.”, Hebreus 13:1-3.
 .

quarta-feira, março 28, 2012

Salmo 23 (Bíblia Viva)

O Senhor é o meu pastor. 
Ele me dá tudo de que eu preciso!
Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. 
Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas. 
Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. 
Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é.
Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranqüilo e não sinto medo. 
Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente!
Preparas uma refeição deliciosa para mim, na presença dos meus inimigos. 
Tu me recebes como um convidado de honra; e a minha vida fica cheia das tuas bênçãos!
Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!

terça-feira, março 27, 2012

Todos os dias são importantes

        “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.”, Salmos 90:12.

Dias bons, dias maus, dias de expectativa, dias de tédio, dias de agonia, dias de alegria, dias onde algo importante acontece, dias nos quais parece que nada acontece, primeiros dias, últimos dias, de que? De tudo e de nada, dias do homem, dias nesse mundo. E Deus? Está presente em todos os dias, ensinando-nos alguma coisa, desde que nossos olhos não vejam somente, mas olhem, que nossos ouvidos não escutem somente, mas entendam. Todos os dias têm sua importância, se não entendemos isso no dia de hoje, entenderemos no dia de amanhã.
 .

segunda-feira, março 26, 2012

Deus vê a nossa luta e age

Então clamamos ao Senhor, 
ao Deus dos nossos antepassados, 
e o Senhor ouviu a nossa voz 
e viu o nosso sofrimento, 
a nossa fadiga e a opressão que sofríamos. 

Deuteronômio 26:7

domingo, março 25, 2012

Bom é estar perto de Deus


Os que te abandonam sem dúvida perecerão,
tu destróis todos os infiéis.
Mas, para mim, bom é estar perto de Deus,
fiz do Soberano Senhor o meu refúgio, 
proclamarei todos os teus feitos. 

Salmos 73:27-28

sábado, março 24, 2012

John Lennon ou João Batista?

          Com os Beatles, John Lennon vendeu quase dois bilhões de discos e fitas (K7) até hoje. Ele fez a polêmica declaração de que sua banda era mais famosa que Jesus, naquele momento (anos 1960). Com a banda John foi pioneiro na utilização de técnicas de gravação assim como na criação de sonoridades e mistura de ritmos. O primeiro vídeo clipe foi gravado pelos Beatles de John Lennon. A música de sua banda influenciou e influencia músicos de todo o mundo, podemos sim, dividir o mundo musical em antes e pós Beatles.
João Batista viveu no deserto, com vestes primitivas, sem nenhum cuidado com vaidade, alimentava-se de gafanhotos e mel. Mesmo depois de cumprir sua missão que foi a de anunciar a vinda do Messias e de batizar o próprio Jesus, ele foi perseguido, e morto com a cabeça decapitada. Em sua humildade disse que não era digno de levar as sandálias de Jesus. Ele sabia que tinha nascido para ser o segundo, o menor, o menos importante, mas isso não o impediu de obedecer as ordens que tinha recebido de Deus até o fim.
Não busque celebridade, não persiga o sucesso, não queira a fama, não como fins em si mesmos. Isso tudo até pode acontecer, como consequência de uma vida de trabalho bem feito. Contudo, não se utilize desses parâmetros para avaliar seu esforço, sua sinceridade e principalmente sua obediência a Deus.
Abraão só viu cumprida a promessa de um filho com a idade já bem avançada, Jacó precisou roubar e enganar para ter a posse de sua herança, Moisés, que realizou tantos e espetaculares milagres, não entrou em Canaã, o apóstolo Paulo, depois de ter evangelizado boa parte do mundo de sua época, acabou sua vida na prisão, e Jesus, Deus encarnado, para salvar a humanidade acabou humilhado, crucificado, esquecido por muitos daqueles que receberam dele tantas bênçãos.
Que João você é?
Que João você quer ser?
Que João você precisa ser?
Refugie-se em Deus, deite-se em seu colo, descanse, a parte maior e mais significativa de nossa glória está reservada pra nós no céu. Não se iluda com esse mundo, com o reconhecimento desse mundo, nós, os verdadeiros filhos de Deus, não somos dele mesmo, nossa terra é outra, aqui somos apenas estrangeiros, vagando ao mover do Espírito Santo.

É impossível não se lembrar de Michael Jackson quando se fala sobre viver exclusivamente para se obter notoriedade. Que grande engodo é essa busca, esse artista maravilhoso perseguiu algo que já tinha, mas que estava fora dele. Seu coração nos parece que sempre se sentiu insatisfeito, talvez porque buscasse a fama como substituta de algo mais importante em sua vida, a paz.
 .

sexta-feira, março 23, 2012

Belezas de Deus

       “E continuou: "Filho do homem, ouça atentamente e guarde no coração todas as palavras que eu lhe disser.” Ezequiel 3:10

      Tolos, somos tão tolos, quando manifestamos algo de bom e nos inchamos, nos achando criadores da excelência. Reflexões de sabedoria, insights que relampejam em nosso cérebro, conhecimento que nos encanta, isso não vêm de nós. Arte? Música, poesia, estética? Não somos nós quem as criamos. Aparelhos de rádio, isso é que somos, se sintonizados de maneira correta captamos a frequência de Deus. Deus, ele e só ele pode criar a beleza, nós podemos só refleti-la, como espelhos. Que nossos espelhos estejam sempre limpos para que possamos mostrar com clareza e integridade as belezas de Deus.

      “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.Tiago 1:17

quinta-feira, março 22, 2012

"Ele me olha e eu me sinto muito mal"

        A pessoa me lança um olhar acusador e eu me sinto acusado. A pessoa sonega de mim uma virtude e eu me sinto um ladrão. A pessoa me calunia e diz mentiras ao meu respeito, acusando-me injustamente, e eu me sinto alguém ruim, que fez coisas erradas, que não sabe amar. Isso tudo sendo eu, na realidade, em minhas ações mais que em minhas palavras, alguém que se esforça para ser bom, para tratar bem as pessoas, para viver de modo correto e justo.
Muita gente toma uma atitude, diante dessa situação, dizem eles que ligam o “dane-se” (bem, não é exatamente essa palavra que é usada, mas você entendeu o que eu quis dizer). Contudo, quando a angústia pega de verdade, e tem gente que consegue nos pegar de jeito, não há atitude de indiferença ou de desprezo que funcione.
Bem, essa reflexão, originalmente, não é minha, é do pastor filósofo Caio Fábio, eu mesmo já a mencionei em outra oportunidade. Conforme o filósofo, não é a pessoa que nos irrita, mas somos nós que somos irritáveis. Não é a pessoa que faz com que nos sintamos mal, somos nós que estamos inseguros com relação a nossa paz, as nossas atitudes e posicionamentos. Veja que isso se passa no campo da subjetividade, na verdade não estamos fazendo nada de errado, mas em nosso coração nos sentimos acusados.
O bem maior que podemos ter na vida, e que Deus quer nos dar, é a paz. Podemos ter muitas coisas, mas paz de verdade é só Deus quem disponibiliza. Ter esse sentimento, essa virtude, vai além de se esforçar para fazer a coisa certa, se é só Deus que dá é a ele que devemos pedir. A paz é resultado, em primeiro lugar, de um perdão, pleno e coeso, funcionar em nossa existência. Sem perdão não há paz, é só o perdão que desinstala de nosso ser a angústia de se estar acusável. Já falei de todos os tipos de perdão na postagem Viva o perdão, se puder confira.
Contudo, é muito importante que aceitemos que Deus, através do perdão, muda nosso ser. É de suma importância que tomemos posse da certeza de que em Jesus somos novas criaturas e que nada e nem ninguém pode nos acusar do contrário. Precisamos entender e se apropriar do fato que Deus e a obra que ele faz em nós é maior que qualquer pessoa, qualquer acusação, qualquer passado ou qualquer fraqueza. ”Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” (Romanos 8:33).
.

quarta-feira, março 21, 2012

"Ele me odeia", como viver com isso?

        “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:44

Não se desgaste à toa, se alguém está se colocando como seu inimigo, sim, porque o filho de Deus não faz e nem mantém inimigos, não por iniciativa dele, são os outros que se colocam nessa posição, então, se isso estiver acontecendo com você, não lute, deixe que ele lute sozinho, não precisamos destruir ninguém para construir a nós mesmos. Também não feche a porta para quem se coloca contra você, ore por ele e espere, o mundo dá voltas e a misericórdia do Senhor está disponível a todos. Veja que isso é condição para que possamos ser chamados de filhos de Deus, conforme o texto acima.
Essa atitude, contudo, não é opcional, ela é a única saída para quem quer paz. Não se pode substituir ódio por indiferença, a única coisa que anula o ódio é o amor. Você não pode simplesmente ignorar alguém que machuca você, se fizer isso a dor voltará e você se verá numa angústia, fruto da contradição em que você se acha por sentir algo ruim por quem não merece nada de você. A libertação está no amor, isso converte a “energia” negativa que seu coração sente em “positiva” (desculpe-me por usar o termo “energia”). Amar, nesse caso, não significa viver junto, mas significa abençoar o inimigo, mesmo que ele amaldiçoe você, esse é o único jeito de se conviver com a rejeição (já refleti sobre esse assunto em outra oportunidade, mas ele é sempre relevante).
.

terça-feira, março 20, 2012

Implicação lógica

   Cuidado, se você pedir a Deus por humildade, a única forma de aprender a ser humilde é sendo humilhado. Cuidado, se pedir a Deus por generosidade, a única forma de aprender a ser generoso é sendo injustiçado. Só existe humildade na aceitação de forma correta da humilhação. Só existe generosidade de verdade na aceitação da injustiça. Somente o que damos na falta é o que sai de nós de verdade, pois sai do que não temos e não do que sobra. O que não temos, Deus tem, é ele quem nos dá e se ele dá nunca fará falta.
.

segunda-feira, março 19, 2012

Cuidado com a falsa espiritualidade

        “Disse Pedro: "Não, nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".” João 13:8

A falsa espiritualidade é aquela que tira do evangelho a simplicidade que ele tem, que tenta fazer melhoras em algo que já é perfeito, que quer ser mais real que o rei, que por não conseguir aceitar o caminho de Deus como ele é, cria margens e atalhos.
Não complique as coisas, Deus está acessível aos que o buscam simplesmente e somente através do nome de seu filho Jesus Cristo.
Também não se escandalize do evangelho, se Jesus levantou como profeta quem ele levantou, é porque aprouve a ele assim. Não é por méritos nem por competência, mas por humildade e obediência.
 .

domingo, março 18, 2012

Você só tem uma saída

        Não adianta, se você acha que já cometeu todos os erros que podia, se está vendo que perdeu muito tempo de vida fazendo a coisa errada, que não se arriscou ou que não creu o suficiente, só resta a você uma saída. Não fique murmurando, dizendo pra si mesmo que não tem mais forças, que já tentou de tudo, que sua vida não tem jeito ou que de agora em diante você vai vive-la do seu jeito. Você só tem uma saída, repito, arrependa-se, de todo o coração, quebrante-se diante de seu Deus, busque-o de um jeito que nunca buscou antes, molhe os pés de seu Senhor com suas lágrimas. Acredite, ainda há tempo e Deus pode e faz milagres, apenas, não desista!

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.
Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.
Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.“

Salmos 126:1-6
 .

sábado, março 17, 2012

Não desista!

    Não desista, insista, continue orando, pedindo por aquilo que seu coração mais precisa, Deus já decretou a sua vitória, espera somente que você ore para que o louvor por ela seja somente dele.

      “Pois todo o que pede, recebe, o que busca, encontra, e àquele que bate, a porta será aberta.” Lucas 11:10.  

sexta-feira, março 16, 2012

Onde está o refúgio de Deus para sua vida?

        “Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.”, Salmos 91:4.

Onde é o refúgio do Senhor? Os Salmos nos dizem, repetidamente, que no refúgio de Deus há proteção, há consolo. Esse refúgio é coberto, por todos os lados, pela presença do Senhor, usando a metáfora da Bíblia, pelas penas, como a galinha protege seus pintainhos. Por essa metáfora também entendemos que o refúgio de Deus é a parte mais íntima dele, reservada para aqueles que nele confiam.
Contudo, o refúgio é diferente para cada pessoa. Ele não é propriamente um lugar, mas uma posição, alcançada por uma atitude, uma atitude de devoção e humildade diante do Senhor.
Por que às vezes estamos fazendo tantas coisas, trabalhando, buscando nos relacionar bem com as pessoas, esforçando-nos para ser bons cidadãos, bons filhos, bons maridos, bons profissionais, mas ainda assim estarmos nos sentindo tão frágeis, desprotegidos, insatisfeitos? A resposta está no refúgio de Deus, podemos estar fazendo muitas coisas, coisas boas, mas ainda assim estarmos fora do refúgio.
O refúgio só se conhece com uma busca sincera, o coração quebrantado e rendido, esse descobre o refúgio de Deus. Não, não é uma igreja, não necessariamente, não é uma atividade ou a falta dela, o refúgio é algo que só se descobre na intimidade de Deus. Ele pode ser simplesmente uma disposição diferente da nossa alma, uma vigilância maior em determinado assunto, uma ótica nova sobre a vida. O principal, porém, é que o refúgio de Deus só experimenta quem obedece e obedecer muitas vezes está no menos e não no mais.
O melhor, contudo, é que no refúgio de Deus temos vitória, temos satisfação, temos paz. Refugiados debaixo das asas de Deus, não precisaremos mais de qualquer tipo de fuga, vício, paixão ou prazer errado, para vivenciarmos felicidade. O refúgio de Deus é, por ele próprio, além de proteção, alimento para a alma.
Onde está o refúgio de Deus para sua vida? Ache-o e cuide de permanecer nele.
 .

quinta-feira, março 15, 2012

Onze coisas que você já sabe

    Busque para que Deus encontre você.
Morra para que Deus viva em você.
Humilhe-se para que Deus exalte você.
Cale-se para que Deus fale com você.
Chore para que Deus console você.
Pare para que Deus mostre o caminho a você.
Abra mão para que Deus dê o céu e a terra a você.
Espere para que Deus faça o melhor por você.
Creia para que Deus opere um milagre em você.
Louve para que Deus se agrade com você.
 Obedeça para que Deus lute por você.

quarta-feira, março 14, 2012

Aguardo justiça de Deus

        “Quebra os dentes deles, ó Deus; arranca, Senhor, as presas desses leões!
Desapareçam como a água que escorre! Quando empunharem o arco, caiam sem força as suas flechas!
Sejam como a lesma que se derrete pelo caminho; como feto abortado, não vejam eles o sol!
Os ímpios serão varridos antes que as suas panelas sintam o calor da lenha, esteja ela verde ou seca.
Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.
Então os homens comentarão: "De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra".”
Salmos 58:6-11

Existe uma falsa espiritualidade no homem contemporâneo, consequência do “cristianismo” católico e mesmo protestante que ensinou durante muito tempo que ser espiritual era castigar a carne e sofrer privações carnais, entenda-se como carne os instintos e desejos do corpo, da parte material do ser humano, como, e principalmente, a gula e o sexo. Mas não é sobre gula e sexo que quero falar, existem outras reações que o homem tem, como consequência de faltas ou agressões que sofre, que também são reprimidas, com a desculpa de que são erradas, são pecado.
Essas tendências escravizam muitos cristãos à culpa, pois eles as sentem com todas as suas intensidades, mas acreditam que não são legítimas de serem experimentadas por aqueles que são espirituais. A consequência é uma angústia, vinda de uma disposição que não pode ser solucionada. Não existe solução justamente porque não é um problema, o cristão tem, sim, o direito de sentir certos impulsos, o fato de senti-los não é pecado.
Podemos nos irar, mas não pecar por causa disso, podemos não gostar de certas pessoas e por isso não ter um convívio mais íntimo com elas, sem deixar de amá-las e querer o bem pra elas, podemos desejar vingança contra pessoas que foram injustas contra nós, sem que façamos justiça com as próprias mãos ou vivamos incomodados com essas pessoas.
Acredito que a resposta seja justamente essa, temos direito de sentir disposições negativas, mas isso não pode ser a engrenagem que mova nossa alma, não podemos passar os dias esperando que essas disposições aconteçam, não podemos atrelar incondicionalmente a nossa paz às respostas para essas disposições. Elas devem ser entregues nas mãos de Deus e então, em paz, devemos aguardar que Deus aja.
Negar o desejo de vingança, a dificuldade para gostar de certas pessoas, a ira implacável que toma conta do nosso coração, reprimir esses sentimentos, tentar vencê-los com as nossas forças, só nos fará mal, poderá causar até doenças. Temos o direito, sim, de sentir tudo isso, como temos o direito de pedir a Deus que aja em nosso favor. Depois disso, contudo, devemos aguardar em paz, com a alma repleta de consolo e de amor, já que agora o problema não é mais nosso, mas de Deus, e Deus sempre luta pelos seus filhos.
 .

terça-feira, março 13, 2012

Paciência

        Saber esperar, descansar as emoções, não permitir que elas tenham controle sobre as ações, acalmar o mar revolto de expectativas e desejos que agitam a alma, não ser impulsivo, não buscar uma solução rápida para a angústia acumulada no coração, eis aí um grande desafio, principalmente para o homem moderno. Sim, porque numa época em que a comunicação é feita e a informação é acessada em tempo real, através da internet e da telefonia celular, ninguém quer esperar, ninguém precisa esperar. Mas calma, mesmo com essas ferramentas disponíveis, não é exatamente assim que funciona o ser humano.
Nós precisamos de tempo, é só assim que a alma humana pode ser eficazmente aperfeiçoada, uma resposta rápida pode fazer mais mal do que bem, mas quem quer esperar? Até um evangelho falso é vendido por aí, dizendo oferecer respostas mágicas e rápidas para crentes superficiais e preguiçosos, usando como desculpa uma prosperidade total e milagres sem limites, que o contexto total da Bíblia nunca prometeu. Ansiosos, saímos comprando tudo que há pela frente, roupas, sapados, carros e toda a sorte de badulaques eletrônicos, tão sedutores no mundo contemporâneo. O resultado é que gastamos o que não temos e nunca ficamos satisfeitos. Falamos sem pensar, agimos sem raciocinar, sentimos e logo queremos fazer, buscando resolver nossa tenção, mesmo que seja com o acorde errado, usando uma linguagem musical. O resultado é que nossa vida se torna uma canção feia, pobre, sem harmonia, que machuca os ouvidos de quem ouve.
Não, aprender a executar paciência não é coisa fácil, podemos passar anos trocando os pés pelas mãos até que consigamos esperar. Quando esperamos, achamos o acorde certo, a música fica bela, original, quando se espera encontramos o melhor, o ideal, que faz-nos sentir realmente especial. O encontro, após a espera pacienciosa, é completo, satisfatório, diferente de quando agimos sem paciência que termina rápido, assim como começou, atropelando nossa vida e deixando-nos ainda mais agoniados. O que se obtêm com a paciência permanece para sempre, mais ainda, fica melhor com os anos.
Mas o mais importante de tudo o que acontece quando se é paciencioso, é que podemos experimentar uma autêntica ação de Deus, e Deus agindo, ah, é sempre maravilhoso, perfeito. Sim, porque conseguir esperar, só é possível com a ajuda do Espírito Santo, através de oração e de luta, de novo entendemos a ação cíclica de Deus, a benção começa e se encerra nele. Cuidado, não tente começar algo sozinho e depois jogar o processo em cima de Deus, também não comece com Deus e depois tente finalizar sozinho. Conheça, pela fé, o que Deus quer pra você, então espere com a ajuda da força dele, se assim proceder no final a benção virá de Deus e será esplêndida.
 .

segunda-feira, março 12, 2012

Guarde o coração

        “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23

Dentro de nós existe um lugar, chamamos de coração, ele fica no centro de nossa alma. Esse é o lugar que mais devemos guardar, pois ele influencia todo o resto de nós.
Não adianta uma roupa nova, um bom jantar, maquiagem e nem cabelo arrumado, isso pras mulheres, também não resolve boa música e nem uma atitude “zen”, quando o coração está machucado. Contudo, se o coração estiver bem, qualquer roupa fica bonita e qualquer alimento vira um banquete.
O coração, porém, tem uma característica, existem várias portas para se entrar nele, mas somente uma para sair. Deus, quando invocado, quando fervorosamente buscado, pode entrar no coração, ele não usa nenhuma porta, simplesmente e miraculosamente aparece dentro dele. É ele e só ele, o Senhor, que pode abrir a porta de saída e expulsar todo o mal que entrou.
Vazio e limpo, Deus toma conta do coração, adorna-o, acende a luz, perfuma-o e faz soa uma música única. Esse é o ambiente que traz a verdadeira paz, aquela que poderá influenciar todo o resto de nosso ser, de nosso espírito, de nossa alma e de nosso corpo. Se o coração está bem, todo o resto está.
Para que o coração seja restaurado é necessária uma oração séria, convicta e isso todos os dias, ele é o bem maior do nosso ser, pois é onde Deus habita e é glorificado.
 .

domingo, março 11, 2012

Mesmo longe, não perca o foco

        Tenho visto vidas terminarem depressa, muitas no auge da mocidade, ainda cheias de ilusões, outras, porém, na maturidade, quando se está mais pronto para se viver de forma equilibrada. Contudo, na maioria das vezes a vida é longa. Nesse trajeto muitas coisas acontecem. Incrédulos, epicuristas e agnósticos convertem-se ao Evangelho. Por outro lado, seguidores radicais do Evangelho, mesmo líderes, negam tudo o que acreditavam, saem da luz de Deus e passam e vaguear pela noite do mundo. Gente que antes citava Jesus e a Bíblia em todos os seus momentos se esquecem de Deus, apossam-se dos valores da cultura secular.
Bem, o que está no coração, escondido por lá, calado, represado, só Deus sabe. A sinceridade de cada um só pode ser medida por Deus. Eu já tive minhas fases, algumas e bem distintas umas das outras. Quem não queria se dar ao trabalho de me conhecer, poderia me achar incoerente, quando numa fase, com respeito àquilo que eu tinha exteriorizado em outra. Eu sabia muito bem da minha dor, da minha busca por lucidez e estabilidade. Sei que você também pode ter vivido assim, ou está vivendo ou viverá, quem somos realmente só poderá ser revelado no resumo, e resumo só se faz no final, quando tudo já foi escrito.
Conselho, essa palavra, mais humildade, são pra mim os conceitos mais difíceis de serem usados, mesmo a simples menção deles já faz com que pareçamos hipócritas ou presunçosos. Contudo, gostaria de compartilhar a minha experiência, se servir pra você, que bom. Seja qual for a fase que você esteja vivendo, sejam quais forem as opiniões, acusações e injustiças que os outros estejam derramando, sem misericórdia, sobre seu momento atual, não desista de Deus. Talvez você já tenha desistido de tudo e de todos, esteja desapontado principalmente com aqueles que você mais esperava compreensão e paciência, mas não deixe de olhar pra Jesus.
Nesse momento de vida que está vivendo, pode parecer que Deus esteja longe, mas não perca o foco, a luz pode estar distante, mas ainda está acesa. Arrume forças, não precisa correr, ande um paço de cada vez, mas siga na direção de Deus. Calma, Deus sabe exatamente o que se passa no seu coração, sabe e entende. Deus ainda ama você, até o final de seus dias aqui nesse mundo uma oportunidade ainda haverá, para que você encontre respostas para suas dúvidas, alimento para suas insatisfações e força para superar suas fraquezas. Mas acima de tudo creia, milagres ainda podem acontecer, em sua vida.
 .

sábado, março 10, 2012

Estamos aqui a trabalho

        Palavra do Espírito Santo de Deus, quem tiver ouvidos que ouça:
“Meus filhos, meus escolhidos, os predestinados antes do início dos séculos, vocês não vieram a esse mundo de férias. Sim, existem momentos de alegria, de divertimento, mas meus filhos não devem se deitar o tempo todo nos leitos dos prazeres, na comida, na bebida, nos brinquedos e lazeres desse mundo, como fazem os iníquos, aqueles que não me conhecem e nem querem me conhecer.
A vida nesse mundo, para meus filhos, é de luta, dura e sempre. É necessário que orem mais, que me busquem mais, que perdoem mais, de forma que nenhum empecilho exista entre vocês e seu Senhor. Assim eu darei vitória sobre o pecado, sobre as liberalidades, sobre o homem forte e cruel que quer dominar sobre vocês.
Não os fiz para serem humilhados pelo mundo, mesmo que o mundo acredite que os estão humilhando, nos seus corações meu Espírito Santo deve estar entronizado, de forma que mesmo calados vocês tenham toda a convicção de serem mais que vencedores.
Não foi assim que agiu Jesus quando encarnado? Muitas vezes e principalmente na hora derradeira, ele ficou quieto, mas prosseguiu, obediente, cumprindo a missão para a qual eu o enviei. Portanto ajam como ele, em silêncio e em obediência darei a vocês a vitória e a felicidade sem tamanho, de estarem fazendo a minha vontade nesse mundo”.  

        É, a coisa é séria, ou talvez você não ache que seja assim tão dramático. Se esse for o caso, faça um teste com a sua vida, considere, até que ponto está tendo vitórias reais? Ou então está tendo derrotas silenciosas, distanciamento discreto do coração do evangelho, desvio político do corpo de Cristo. Sim, porque o pior engano é o "light", aquele que não escandaliza ninguém, aquele que nos deixa em cima do muro, amigo dos cristãos e companheiro dos incrédulos. Mas não tem jeito, vida séria com Deus tem seus preços, muitas vezes é necessária uma tomada de posição que mostre o que nós somos realmente e para que viemos a esse mundo. Pense!  

.

sexta-feira, março 09, 2012

Meu maior desejo

O que eu queria? Agir como Jesus ensinou e agiu, quando viveu aqui na terra entre nós.
Tomar a iniciativa de amar, sem esperar amor ou qualquer outro ganho dos outros.
Perdoar realmente, esquecendo o mal que fizeram a mim, mesmo que esses ainda continuem com a intenção de magoar-me.
Oferecer a outra face e andar mais um quilômetro, sim, viver o coração do evangelho, sendo servo e não aguardar que os outros me sirvam.
Eu queria fazer tudo isso calado, mas não o calar oprimido e revoltado, o calar tranquilo de quem realmente não tem nada a dizer, só a fazer, e fazer coisas boas.
Queria viver o centro da vontade de Deus pra minha vida e descansar, não fazer mais nada além disso, não jogando sobre meus ombros carga desnecessária.
Queria depender somente da aprovação de Deus, para ser feliz, sem me importar com que os outros falam, sejam os outros quem sejam.
Queria tomar sobre mim o jugo de Jesus, ser manso e humilde de coração, para encontrar, enfim, descanso para minha alma (parafraseando Mateus 11:29).
Queria entender que eu sou o salvo, eu sou o filho de Deus, eu estou na luz, portanto eu posso ser forte em Deus, e sou eu, e não os outros, quem deve dar um testemunho de discípulo.
Então e somente então, eu poderei possuir a paz que excede todo o entendimento, então e somente então poderei ter a vitória que a tanto busco, isso porque não estarei vivendo mais a minha vida, mas a vida de Deus, e a vida dele é de plena vitória.

quinta-feira, março 08, 2012

Que poético isso...

"Com o coração vibrando de boas palavras 
recito os meus versos em honra ao rei, 
seja a minha língua como a pena de um hábil escritor."
Salmos 45:1 

Desculpem-me pela caixa alta

        Às vezes tenho saudade do começo de minha caminhada no evangelho, tanta ingenuidade havia, tanto imediatismo, tanta magia, na minha infância espiritual. Sei que cresci, que vivi, que hoje sou diferente, obtive conhecimento e experiência da vida e do mundo, com isso adquiri responsabilidade e lucidez. Essa claridade me faz não achar mais graça nas brincadeiras de criança, na alegria fácil, nas interpretações menos profundas, para não dizer superficiais, da existência, não, não é mais qualquer “corinho” que me emociona e faz com que eu me sinta nas nuvens.
Mas vou abrir uma exceção e dizer exatamente o que estou sentindo, depois de acabar de ver Deus agindo de forma explícita em minha vida:
“Que me desprezem, que me desconheçam, que me desconstruam, que me construam novamente, mas com as partes trocadas, invertendo meus valores, subvertendo minha verdade, que se esqueçam de me abençoar e que se lembrem de amaldiçoar-me, não importa, NÃO IMPORTA! Deus é mais, é fiel, é vida, é real, nele, tudo cabe em mim, sem ele nada me contém. “Ninguém pode provar que Deus existe”? Ah, não digam isso pra mim, Deus já me deu provas irrefutáveis de sua existência, e mais, de seu amor que age e transforma o meu destino, porque com Deus o destino pode ser mudado, sempre, para melhor”.
 .

quarta-feira, março 07, 2012

A oração que resolve

        Já falei desse assunto algumas vezes, mas sinto de falar novamente, isso porque nós provamos um cura poderosa de Deus, mas sempre acabamos nos esquecendo disso. Então acredito que é preciso que lembremos sempre, Deus responde oração, todas, mas precisamos fazê-las mesmo que muitas vezes seja muito difícil começa-las.
Não pense você que a oração de poder, que vai mudar sua vida, que vai trazer a solução de um problema antigo, a libertação de uma opressão que há tantos anos escraviza sua alma, será algo fácil, não, ela é bem difícil de ser feita. Mas isso não ocorre porque Deus não quer abençoá-lo, por Deus está num lugar de difícil acesso, não, a dificuldade não se encontra em Deus.
Ocorre que nós podemos passar tantos anos acumulando dentro da gente rancores, ingratidões, incredulidades, tentando resolver a questão do jeito errado, que nosso coração fica uma bagunça. Nossa mente fica inundada de dores, nossa alma perde o chão, dilui-se entre tantas incertezas e males. Não é Deus que não vem em nosso socorro somos nós que enchemos de entulhos o canal por onde Deus deve entrar.
A libertação vem com o agir de Deus e o agir de Deus se manifesta através de uma oração, mas essa oração deve partir de nossa boca, pra que possa ser gerada pelo Espírito Santo em nosso espírito. Portanto a benção começa e termina em Deus, para que dele e somente dele seja a honra pela reposta de cura que experimentaremos, mas a iniciativa deve ser nossa.
Não, quando o coração está assim, atolado em falsas respostas e inundado por verdadeiros sofrimentos, para que a oração saia de nós é necessário algum esforço. Não pense que vai precisar sentir alguma coisa, alguma coisa de bom, para fazer essa oração, não pense que essa oração sairá de você assim fácil.
Busque dentro de você o temor a Deus, isso é condição básica para se aproximar dele. Aquele que não confia em Deus como um pai amoroso e poderoso, não tem condição nem de começar a conversar com o Senhor. Contudo essa condição existe naturalmente no coração daquele que é filho de Deus e tem em seu coração o penhor do Espírito Santo.
Com temor de Deus comece, então, a conversar com ele. Sim, as frases serão curtas, às vezes sem ligação uma com a outra, mas diga-as. Elas também não serão positivas ou cheias de fé e esperança, não a princípio. Mas confie, Deus quer ouvir de você palavras sinceras e honestas. Fale sobre sua dor, sinta-a até as últimas consequências de seu ser. Esse processo inicial de acalmar a alma, as emoções e os pensamentos, pode durar algum tempo, tenha paciência consigo e siga em frente.
Quando seu homem interior estiver descansado então o Espírito Santo poderá falar ao seu espírito. Você falou, agora é Deus quem falará. Nessa condição a voz de Jesus será calma, baixa, mas certa. Cada frase que ele disser, por mais simples que pareça, falará fundo em você.
Agora seu coração começará a se encher de fé, de esperança, não, não serão grandes coisas, mudanças radicais, que trarão a você o consolo. Um simples “espere mais um pouco” será recebido pelo seu coração, agora quebrado e pronto para aprender, de maneira diferente. Você achará nessas palavras refrigério, um sentido diferente, porque agora são ditas pela pessoa certa à pessoa certa, Deus para alguém que realmente quer ouvi-lo.
A voz mansa e calma de Deus é a maior benção que um homem pode ter, melhor que qualquer emoção, seja do corpo ou da alma. Acredite, as palavras ouvidas nessa condição não serão esquecidas por você nunca mais e operarão um milagre em sua vida. Para isso acontecer basta que você dê o “start”, comece a conversar com Deus.
 .

terça-feira, março 06, 2012

Como será o céu pra mim

        Lá estaremos nós, que realmente vivemos tendo Jesus como intermediário entre nós e a vida, que sabemos que não somos condenados porque Jesus morreu e ressuscitou por nós, estaremos nós que tivemos nossos pecados perdoados pelo poder do nome de Jesus.
Contudo, seremos nós sem o mal, sem o orgulho, sem os medos, sem a inveja, sem os complexos psicológicos, sem vaidades ou qualquer necessidade de fazer jogos de poder, seremos aquilo de melhor que podemos ser, satisfeitos totalmente e unicamente por causa da comunhão que temos com Deus.
Estaremos encantados pelo simples fato de reencontrarmos semelhantes, iguais, irmãos e irmãs, a amizade finalmente será sincera, a empatia plena e o amor eterno, na verdade seremos somente amor, desinteressados de qualquer ganho ou conveniência pessoal.
Sem a dor não haverá tempo, pois é o sofrimento que estabelece referência de passado e de futuro, que nos envelhece, que nos gasta, será tudo presente e sempre, então poderemos ter a posse de conhecimentos eternos e altíssimos que foram escondidos de nós, por causa da nossa antiga natureza pecaminosa, todas as perguntas serão respondidas, ou não, talvez lá não precisaremos mais nem de respostas.
No céu Jesus estará conosco, santo como ele é, pois nós estaremos transformados com a dignidade que nos completará como legítimos filhos de Deus, no céu não haverá nenhuma barreira entre nós e Deus, andaremos com Jesus, conversaremos com Jesus, num universo infinito e transbordante de paz.
Mas isso é o que eu acho, “Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”, 1ª. Carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 2, versículo 9.
 .

segunda-feira, março 05, 2012

O contrário de tudo o que sei

      Preciso desproteger-me, lançar as armas ao chão, ficar exposto, translúcido como um bebê, simples como um ancião, para então receber o abraço de Deus.

Preciso confessar-me fraco, me deixar ser quebrado, moído, apresentar-me como barro, para ser novamente concebido pelo braço forte de Deus.

Preciso escancarar minhas portas, deixar entrar a aurora, não ter dentro e nem fora, clarear toda a alma, para ser visto por Deus.

Preciso me calar de todo, descansar meu desgosto, estender minhas ansiedades até que elas estejam tão tênues que sejam apenas a superfície de minha alma, não oferecendo nenhuma resistência para ser sondado por Deus até o mais profundo do meu ser.

Preciso me cansar de mim mesmo, desistir de todo o mundo, desprender-me do passado e ignorar qualquer expectativa futura, para então estar no presente eterno de Deus, para quem não existe tempo.

Preciso negar a razão, superar a paixão, conhecer o que sinto e sentir o que conheço, então me largar, me deixar, para poder caminhar ao lado de meu Deus.
 .

domingo, março 04, 2012

Me rendo

        Me rendo, desisto de lutar contra aqueles que nunca me amaram, aqueles que nunca convencerei que sou um bom homem, de bem, um homem que tem consciência de seus defeitos e fraquezas, e que deseja acertar, deseja ser feliz e fazer feliz.
Me rendo, desisto de sofrer por um mal que me fizeram ou que eu fiz, a tanto tempo já, desisto de colecionar remorsos e mágoas, dentro de mim, envelhecendo e fazendo sofrer meu corpo, que precisa estar bem para levar uma porção da graça de Deus.
Me rendo, desisto de achar desculpas, de inventar desculpas, para não mudar, para não ser outro, quero ser um homem melhor, melhor para meus amigos, minha família, meus filhos, minha mulher, quero ser o que de melhor posso ser, em Deus.
Me rendo, largo mão da pedra que me prende ao fundo de um abismo sem fim, que me faz cair em queda livre, achando sofrimento maior, mesmo que sem motivo, quero voar, com asas como águia, ser leve e limpo, lavado pelo sangue de Cristo.
Me rendo, não sou forte, não sou sábio, não posso me levar sozinho, mas posso crer e confiar em Deus, com todas as minhas forças e então achar fortaleza, em Jesus.
Me rendo, me deito, lanço-me aos pés do Senhor, nesse lugar há proteção, defesa, dele não poderei ser derrubado, por ninguém, nem pelo inimigo de nossas almas, muito menos por mim, pois terei a humildade que ganha o coração de Deus, então serei um com ele.
"Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra." (Salmo 46:10).
.

sábado, março 03, 2012

Pensar é preciso

        (Evangelho X Filósofos de Plantão)

        Tenho aprendido a respeitar a visão de vida de todas as pessoas, isso porque Deus tem me ensinado que ele depositou porções de sua graça em todos. Quando digo todos estou querendo dizer todo mundo, mesmo aqueles que não são cristãos e que até se colocam como inimigos do cristianismo. Com certeza esses não oferecerão através de suas palavras uma porta direta para a eternidade com Deus, mas podem nos ensinar muitas coisas com respeito à sabedoria deste mundo, com todas as suas imperfeições e injustiças. O que ocorre é que mesmo os que não acreditam em Deus, podem ser usados por ele, inconscientemente, é claro. Assim é com muitos filósofos e cientistas, esses perdem, em suas arrogâncias, a benção de serem abençoados por suas próprias palavras, já que são cegos, mas como podem revelar sinceridade em suas reflexões sobre as trevas da alma sem Deus.
        Por isso, debaixo do temor de Deus, posso ler Platão, Dostoievski, Nietzsche, Darwin, Freud ou Sartre, entre outros, e aprender muita coisa sobre a natureza humana. No mínimo saberei a que profundidade chega o vazio do coração do homem sem Deus. Isso só me faz valorizar ainda mais o Evangelho, enxergar ainda mais sabedoria nos livros bíblicos. Isso também me ensina a ter misericórdia das pessoas, a respeitá-las, a ser paciente com elas. Foi o tempo que eu achava que uma palavra rápida e resumida seria suficiente para converter um homem a Deus, não que isso não seja possível, mas não tenho visto isso na maioria dos casos, não conversões genuínas, que duram para sempre. Isso me leva a ter dois cuidados, primeiro é com relação a como devemos abordar as pessoas que não caminham com Deus, por exemplo e para ser moderno, através das redes sociais da internet.
        "O Evangelho deve ser pregado, a tempo e fora de tempo", mas o Evangelho que deve ser pregado aos incrédulos é alimento que se dá para bebê espiritual, é o início da doutrina de Jesus. Penso que podemos ter mais cuidado com aquilo que postamos nas redes sociais para o público em geral. Muitas vezes, postando versículos bíblicos e pregações, estamos oferecendo churrasco de picanha para recém-nascidos que nem dentes têm. Mesmo o leite espiritual deve ser dosado, se não o bebê devolve. A Bíblia sempre dá os dois extremos de um princípio, no caso de "O Evangelho deve ser pregado, a tempo e fora de tempo" é "Não jogueis pérolas aos porcos". Os cristãos mais maduros podem, ou deveriam poder, entender a intimidade do andar com Deus.
        O segundo cuidado trata exatamente do outro extremo, quando começamos a ver mais sabedoria nos textos de pensadores seculares do que em Deus. Postamos Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Érico Veríssimo, Fernando Pessoa e todos aqueles alemães e russos acordados mundialmente, citei alguns no início desse texto. Sim, como eu disse no início, aprendi a ver relevância em todo mundo, mesmo nos filósofos amadores, aquelas velhas senhoras, os homens do campo, gente humilde e de vida simples, com as mãos calejadas de trabalho pesado que tanto sabem sobre a vida nesse mundo. Mas o perigo desse extremo é quando começamos ater vergonha da Bíblia, de dizer que somos crentes, bem, só essa palavra já representa um grande estigma no mundo atual, digna de todo quanto é tipo de preconceito.
        É claro que não é todo mundo, principalmente todo cristão, que tem acesso à filosofia e à ciência, mas alguém tem que ter, já que para dialogar com incrédulos eruditos pode ser necessário tal conhecimento, veja Paulo, era doutor e como tal foi usado por Deus para fazer uma grande obra de evangelismo, tanto para cultos como para leigos. Quem é o que se acha espiritual? Quem que se diz humilde? O incrédulo ou o crente? Bem, o incrédulo lê Platão e Nietzsche e não lê a Bíblia, não com o respeito que ela merece. Nós cristãos lemos a Bíblia e podemos ler Platão e Nietzsche, podendo aprender sobre a sabedoria com todas as leituras.  
        O que importa de tudo isso? É o que diz Paulo:
        Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
        Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, (embora eu mesmo não esteja debaixo da lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.
        Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a lei.
        Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
        Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser coparticipante dele.
        1ª. Carta de Paulo aos Coríntios 9:19-23
        Tenhamos sabedoria, é precisa orar e ler a Bíblia, muito, mas é precisa pensar, estudar, e acima de tudo respeitar o homem, não foi por ele que Jesus se deu?

sexta-feira, março 02, 2012

Direito à dor e à cura dessa dor


Senhor, diante de ti estão todos os meus anseios,
o meu suspiro não te é oculto.
Meu coração palpita, as forças me faltam
até a luz dos meus olhos se foi.
Meus amigos e companheiros me evitam
por causa da doença que me aflige,
ficam longe de mim os meus vizinhos.
Os que desejam matar-me preparam armadilhas,
os que me querem prejudicar
anunciam a minha ruína,
passam o dia planejando traição.
Como um surdo, não ouço,
como um mudo, não abro a boca.
Fiz-me como quem não ouve,
e em cuja boca não há resposta.
Senhor, em ti espero,
Tu me responderás, ó Senhor meu Deus
!”

Salmos 38:9-15

Só a palavra de Deus para definir com tanta acuidade os sentimentos do nosso coração. Pode ser real ou só alguma mania persecutória, não importa, importa que saibamos que temos direito de sofrer nossa dor, não devemos sufoca-la ou negá-la. Deus por sua vez entende nosso sofrimento, quer nos ouvir e mais, pode curar nossa dor, desde que nos aproximemos dele com a mesma honestidade que Davi se aproximava. 
.

quinta-feira, março 01, 2012

Na tua luz vemos a luz

      "Pois em ti está a fonte da vida, graças à tua luz, vemos a luz." Salmos 36:9