segunda-feira, abril 30, 2012

A palavra de Deus não é pesada para os humildes

        ‎‎”Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”, Mateus 11:28-30, nunca me canso desse texto, um dos meus prediletos da Bíblia.

Deus não pede de você mais do que aquilo que você pode fazer, se seguir no caminho estreito da humildade e da verdade achará refúgio no Senhor.
Não será presa de armadinhas e de confrontos, mas achará proteção nos braços de Jesus.
A sabedoria de Deus achará lugar em seu coração, fará diferença, te será aprazível.
Não andarás como louco ou cego que não sabe para onde está indo.
Encontrará paz com os simples e com os que estão e desejam permanecer no centro da vontade de Deus.
O pecado não terá domínio sobre você, nem a ansiedade por querer ter as materialidades desse mundo.
A oração, a aproximação de seu Deus, será teu bem mais importante.
O jugo de Jesus será suave e leve, veja o versículo do início, a palavra de Deus não será pesada pra você, antes será viável, terá o gosto de mel em sua boca, e a capacidade para obedecê-la será real.
 .

domingo, abril 29, 2012

"Neymar"

‎‎        O jogador de futebol Neymar, do Santos Futebol Clube, tem encantado os olhos de todo o mundo com sua habilidade, seus dribles e finalizações de gol, ele promete ser um dos maiores jogadores de todos os tempos. Contudo, além de suas funções de ataque que são excelentemente executadas, ele tem também a inteligência de se defender bem. Essa capacidade faz com que ele se desvencilhe de entradas maldosas e violentas sem sofrer lesão ou mesmo lesar aquele que o atacou. Concluo dizendo que ele sabe atacar e também se defender com maestria.
Pode ficar à vontade para fazer as comparações com a vida espiritual, ou simplesmente com a disposição social mais conveniente. Nosso ataque não é contra as pessoas, mas contra o inimigo de nossas almas, sim, esse é o princípio do Evangelho. O que as pessoas fazem ou deixam de fazer, deve ser entregue a Deus, a ele cabe qualquer tipo de vingança. Não há a necessidade de se fazer inimigos, mesmo que outros se coloquem nessa posição contra nós. O bom jogador de futebol tem como objetivo marcar o gol e não machucar seus adversários, se ele os neutraliza o faz com habilidade, sem violência.
Mas às vezes é mais fácil atacar do que se defender, defendendo-nos, e por isso sabendo que estamos na condição de vítimas, podemos querer nos dar ao direito de agredir, fazer justiça com as próprias mãos, dessa forma saíamos da condição de vítimas e passamos a agressores. O homem espiritual não faz essa troca, mesmo que tenha motivos justos para tal. Ele prossegue em seu objetivo, livra-se com sabedoria daqueles que se colocam como seus adversários, vence o Diabo, o único inimigo de verdade, e faz o gol, que é a execução da vontade de Deus em sua vida.
Quantas coisas podemos aprender com um bom jogador de futebol assim como com todos que vivem a vida com inteligência. A sabedoria está aí, para ser vista e apreendida, cabe a nós sermos humildes o suficiente para enxergar e aprender.
 .

sábado, abril 28, 2012

Apesar de nós

        ‎‎Apesar de nós, abençoa as pessoas.
Apesar de nós, que saiam de nossas bocas palavras ungidas pelo Espírito Santo.
Apesar de nós, de nossas injustiças e ingratidões, que o seu amor possa ser manifestado em nossas ações.
Apesar de nós, salva aquele amigo e aquele parente que zomba do Evangelho, que nos trata com indiferença, mas que tanto precisa da sua graça.
Apesar de nós, age em nossas vidas, responde-nos, faz um milagre, mesmo que não mereçamos, mas faça pela sua tão grande compaixão.
Apesar de nós, livra-nos do mal oculto, das armadilhas, dos confrontos com os violentos e presunçosos, dá-nos humildade para deixar que o Senhor aja.
Apesar de nós, encurta o tempo de nossa disciplina, não porque não mereçamos sua correção, mas porque somos homens, fracos, e nossas forças já estão chegando ao fim.
Apesar de nós, exalta seu nome para que todos saibam que o Senhor é Deus, digno de todo o louvor.
 .

sexta-feira, abril 27, 2012

O consolo do dom de línguas

    Se a mente está cansada, fale em línguas, você e Deus, no silêncio e na solidão de seu quarto. Dê um tempo para suas racionalidades, deixe seu espírito falar diretamente com Deus através do Espírito Santo. Não despreze esse privilégio que o convertido tem de se fortalecer através do penhor da salvação.
Então experimentará o que experimentou Isaías, "mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão." (Isaías 40:31)
Você não fala em línguas? Pense sobre isso e saiba que se pedir um dom espiritual a Deus ele te dará, isso está na Bíblia. (I Coríntios 12 e 13).
 .

quinta-feira, abril 26, 2012

Recomece, se for preciso

‎        "Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." (Romanos 5:10)

        Não se acomode com uma situação que você acha irreversível, peça perdão e recomece, Deus perdoa, esquece e faz grandes coisas através de seu amor.

quarta-feira, abril 25, 2012

Os idólatras Deus entrega ao pecado

        ‎"É por isso que Deus os entregou à impureza sexual, ao desejo ardente de seus corações, para desonrarem seus corpos entre si" (Romanos 1:24)

        Você já pensou que sua dificuldade em vencer algum tipo de fraqueza pode estar no fato de você, de alguma maneira, estar colocando no lugar de Deus algum outro valor, e portanto estar cometendo o pecado da idolatria? Pense nisso.

terça-feira, abril 24, 2012

Proximidade do Senhor é para os fiéis

      "Meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo, o que anda no caminho da integridade, esse me servirá." Salmos 101:6    

segunda-feira, abril 23, 2012

Salmo 126: hoje só quero agradecer

    Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, ficamos como quem sonha!
    Então nossa boca se encheu de riso, e nossa língua, de cânticos de alegria. 
    E se dizia entre as nações: O Senhor fez grandes coisas por eles.
    Sim, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.
    Senhor, restaura nossos cativos, assim como renovas as correntes no Neguebe.
    Os que semeiam em lágrimas colherão com cânticos de júbilo.
    Aquele que sai chorando a plantar a semente voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo seus feixes.   

domingo, abril 22, 2012

Se for para Deus, será para sempre

        Pare de lutar, não fique arrumando desculpas, dando outros nomes, dizendo foi assim e sempre será assim, assuma sua fraqueza como fraqueza, dê nome ao seu problema e caracterize-o como problema, esse é o primeiro passo para que ele seja resolvido, para que sua fraqueza seja vencida.
Não tenha medo, naquilo onde reside sua fraqueza está também sua maior força. Vencê-la parece exigir de você um esforço muito grande? Mas isso tem uma razão, tem um sentido, um motivo, lembre-se, foi Deus que te fez do jeito que você é. Buscando de todo o seu coração a cura para sua enfermidade, seja ela física, emocional ou espiritual, você se descobrirá um forte.
Contudo, essa fortaleza não é para você usar para um fim próprio, em benefício de causas egoísticas, não, se Deus permitiu a fraqueza e pode dar a você a força para vencê-la, foi porque ele quer usar sua fortaleza para fazer a vontade dele. Se usar a vitória sobre seu problema para glorificar a Deus, para andar em seus passos, para cooperar com o plano dele em prol da salvação dos homens, você verá essa fortaleza estendida, preservada, você obterá a vitória que tanto busca.
Se buscar vencer aquilo que mais te humilha, que mais te enfraquece, em Deus e para Deus, sua vitória será duradoura, e você conhecerá enfim o que você realmente é, um servo escolhido por Deus para desempenhar um plano especial, único. Isso e só isso te dará paz, encerrará suas buscas por aprovação e afeto, te fará completo, satisfeito e plenamente feliz. A libertação só dura quando o libertado usa sua condição para agradar a Deus, se for para Deus será para sempre.

Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”, Mateus 16:24.
 .

sábado, abril 21, 2012

Você está na igreja certa?

Para isso você precisa saber algumas coisas sobre as igrejas cristãs atuais:
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe igreja perfeita (foi usada a palavra igreja com letra minúscula, referindo-se à igreja local, à comunidade, ao grupo de irmãos que fazem parte e que constituem a grande Igreja universal (o termo universal foi usado aqui não se referindo a I.U.R.D., nem ao termo “católica”, que também significa universal, refere-se à reunião dos cristãos de todo o mundo)). A segunda coisa que você precisa saber é que não existe igreja perfeita, sim, bato nessa tecla porque muitos de nós estamos nos esquecendo disso.
Você também precisa saber que existem grupos de pessoas que até oram e estudam a Bíblia, mas que não constituem uma igreja. Como saber se é uma igreja? Igreja de verdade oferece alimento espiritual para o povo de Deus, oferece referência de santidade, segue doutrinas legitimamente bíblicas e cristãs. Pode ser mais fácil explicar quando um grupo não é uma igreja do que quando é, quando não é, o pecado e a heresia sobressaem-se, sem que ninguém os confronte. Mesmo que alguém se levante contra, será lançado pra fora. Falsas igrejas começam com pecado, seguem com rebeldia, continuam com frieza, e enfim ganham sua legitimidade com heresias e mundanismos. “Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu.”, Mateus 7:21. Mas mesmo as igrejas verdadeiras têm parte de seus membros como joio, isso será assim até o final, não podemos julgar uma igreja como falsa só porque tem joio (caso você não saiba, joio é uma erva daninha que pode ser venenosa, muito parecida com o trigo e que cresce junto dele).
No meio chamado cristão (ou evangélico) existem várias vertentes, ortodoxas, tradicionais, pentecostais, neopentecostais, etc, mas entenda que mesmo com algumas diferenças, elas possuem em comum o centro do evangelho e da doutrina bíblica. O que elas têm de diferente não tira o foco daquilo que é considerado pela maioria como centro da vontade de Deus para o homem. Seitas são aquelas que se desviaram de tal maneira da doutrina principal, seja subtraindo coisas ou adicionando coisas, que não podem mais ser consideradas igrejas cristãs, veja o texto a seguir: “Dou testemunho a todo que ouvir as palavras da profecia deste livro; se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas escritas neste livro; e se alguém tirar alguma coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, descritas neste livro.”, Apocalipse 22:18-19. Em minha opinião, a igreja cristã ideal é aquela que segue, com mais fidelidade, os ensinamentos originais da igreja primitiva, aquela fundada por Jesus e pelos apóstolos no primeiro século d.C..
Veja que estou analisando o assunto sob um aspecto “técnico”, digamos assim, Deus, em sua maravilhosa graça, e o homem, em sua sinceridade e às vezes falta de oportunidade para pertencer a uma igreja melhor, podem propiciar a comunhão entre Deus e o homem em qualquer igreja, mesmo em uma que a maioria considere seita. Idade também não dá à igreja crédito para ser melhor ou pior, existem igrejas antigas e poderosas afastadas a muito tempo da sã doutrina, outras, porém, bem novas, estão no centro da vontade de Deus, e vice-e-versa. Disse que às vezes por falta de oportunidade as pessoas frequentam uma igreja fora do ideal de Deus, mas se sabemos, se temos consciência, dos erros e desvios doutrinários, às vezes históricos, é nosso dever procurar uma igreja melhor. Deus não considerará inocente o que sabe e não toma uma posição a favor da verdade.
Tem gente que usa essas imperfeições existentes nas várias facetas do cristianismo como desculpa para permanecer em uma igreja incorreta. Com medo dos homens, da família, da tradição, acomodam-se à heresia. Leia com atenção o texto a seguir: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está no céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está no céu. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque vim causar hostilidade entre o homem e seu pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra; assim, os inimigos do homem serão os de sua própria família. Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim.”, Mateus 10:32-37. Portanto não se acomode, procure até achar, Deus tem um lugar pra você, mas faça isso com sensatez.
“Se não existe igreja perfeita, qual é a melhor igreja pra mim?”. A melhor igreja pra você é aquela que Deus quer que você esteja. Nesse momento chegamos a um ponto onde só entende quem for amadurecido em Deus, sim porque a igreja que Deus quer pra você pode não ser necessariamente, e a princípio, a igreja que você mais gosta ou concorda. Veja que eu disse a princípio já que com oração, amadurecimento e obediência aprendemos que o que Deus quer pra nós é sempre o melhor, no tempo certo nós nos sentiremos bem nesse lugar.
Outra coisa que você precisa saber sobre as igrejas é que a sua participação nelas é prioridade de Deus. Em primeiro lugar porque mesmo com suas imperfeições, comunidades formalizadas de ovelhas e ministros (sacerdotes, pastores, etc), reconhecidas e funcionais, são a voz oficial do Espírito Santo no mundo. Em segundo lugar porque Deus quer usar o seu testemunho não somente no mundo, em meio aos que não são filhos de Deus, mas também dentro das igrejas, entre os filhos do Senhor (falamos sobre isso na postagem “Exponha-se ao confronto”). O texto a seguir fala da missão que o filho de Deus tem de dar seu testemunho para todos, não se escondendo, seja lá onde for, na Igreja ou da Igreja: “Ninguém acende uma candeia e a cobre com uma vasilha, nem a põe debaixo da cama; mas a coloca no velador, para que os que entram vejam a luz.”, Lucas 8:16.
Pensamos tanto nos que estão no mundo que nos esquecemos dos que estão dentro das igrejas. Por isso é importante, sim, que façamos parte de uma igreja oficial. Lá Deus nos usará para abençoar irmãos diferentes da gente, seremos bem mais úteis do que num grupo pequeno com pessoas que pensam iguais a nós. Muitas dessas divisões que ocorrem nas igrejas evangélicas atuais têm a ilusão de poder reunir debaixo de um mesmo teto somente pessoas que pensam da mesma maneira. Em médio prazo será mostrado que isso é impossível. Os cristãos maduros entendem que fazer parte de um grupo heterogêneo traz crescimento, estimula o amor verdadeiro e confronta pecado e egoísmo. Mas isso, repito, é para os cristãos que cresceram e não são mais crianças espirituais buscando receber alimento na boca, mas homens e mulheres de Deus, que sabem que podem dar e não somente receber. Mesmo assim não estou negando que Deus possa formar essa ou aquela igreja com um propósito específico, conheço igrejas assim, pequenas e homogêneas que Deus tem usado com um propósito especial.
Entenda que muita gente, talvez a maioria, faz parte de uma igreja cristã, é abençoada nela, luta por ela e nunca colocou em dúvida a legitimidade das igrejas cristãs atuais, mesmo que muitas sejam instituições já deterioradas. Esse texto foi escrito especialmente para mim e pra você, idealistas, críticos, e veja que nada de errado existe em ser idealista e crítico, contudo gente como nós pode usar isso como desculpa para ficar fora das igrejas, para não dar testemunho para a maioria que está dentro. Por que faltam tantos professores de E.B.D. (escola bíblica dominical)? Por que faltam tantos profetas que exortem o povo de Deus? Por que as igrejas atuais têm pastores que pastoreiem, não ovelhas, mas a si mesmos, priorizando riquezas materiais? A resposta somos nós, que estamos do lado de fora criticando, sonhando com um idealismo que nunca acontecerá.
Tenho chegado a essa conclusão, em minha vida, tenho 36 anos de conversão (52 de idade), já fui professor de E.B.D., líder de célula, fui ministro de música e cheguei até a fazer seminário teológico. Contudo perdi muito tempo com rancores e procurando defeitos nos outros, ao invés de fazer a minha parte com maturidade, pensando no outro e não em mim. Mas Deus tem mudado meu coração, amém, sinto que ainda posso agradá-lo muito, nos muitos anos que ainda tenho de vida, compartilhando o caminho que tenho vivido com Jesus, isso dentro de uma igreja cristã. “não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima.”, Hebreus 10:25.
Na igreja certa você se sentirá em paz, crescerá, dará frutos, será abençoado e também abençoará, nela você não estará só, mas terá companheiros, não só para a vida social, mas para as lutas espirituais, que sempre acontecem, nessa igreja você se aproximará mais e mais de Deus e será vencedor.

sexta-feira, abril 20, 2012

Provei um milagre

        Quem não gosta de portas abertas, de braços estendidos, de sorrisos francos, de luz entrando pelas janelas e portas, de som de crianças brincando, da liberdade do amigo, do beijo da amada, e da aprovação de Deus? Isso tudo é a recompensa para aquele que molhou os pés de Jesus com suas lágrimas e provou dele um grande milagre. "Minha alma te louva, oh Deus, pois tu me saraste".    

quinta-feira, abril 19, 2012

Eu: meu maior inimigo

      Muitos de nós, por termos tido uma educação com muitas reprovações e poucos incentivos, com muitas cobranças e poucos elogios, com muitos nãos e poucos sins, e mesmo que tenhamos tido uma formação equilibrada, tenhamos uma predisposição para guardarmos as coisas ruins, esquecendo-nos das boas, temos um autocrítica acima da necessária.
Quando isso ocorre, a maior causa de vivermos sem paz é nós mesmos. Podemos até projetar essa crítica nos outros, exigindo muito deles assim como nos sentindo cobrados por eles em demasia. Contudo, o problema neste caso está em nós. Por mais que nos amem, por mais que nos digam isso, nós não acreditamos, sempre nos cobramos mais, até do que o próprio Deus. As pessoas e as situações se tornam apenas cenários e figuração, os protagonistas somos nós e nossos egos, nos bastamos para sermos infelizes, de tão duros que somos conosco.
De imediato, para resolver isso, depois de se apossar do perdão de Deus, e antes até de pedirmos perdão aos outros, devemos nos perdoar. Verbalizar isso, em voz alta se possível, tem um efeito curativo. Não adianta ficar implorando aos outros, algo que nós devemos nos dar. Muitas vezes basta que nos perdoemos, os outros nem precisam ficar sabendo.
Contudo, se essa situação for emocionalmente crônica, se estiver ocorrendo com muita frequência, será preciso um tempo maior com Deus, em oração, na leitura da palavra, e mesmo com um profissional, pastor ou psicoterapeuta, de preferência cristão, para que sejamos curados disso. Mas o mais importante é nos perdoar, dizer assim: “eu ME perdoo”. Ditas com convicção, essas palavras têm poder, você perceberá isso logo em seguida.
Muitas vezes parecemos protegidos por frágeis muros de vidro, todas as “pedras” que os outros nos atiram nos acertam, isso acontece por não termos concedido perdão a nós mesmos. Se Deus já nos perdoou e nós já fizemos o mesmo, seremos colocados num refúgio, forte o suficiente para que tenhamos forças para conviver com os outros e mesmo buscar o perdão deles, caso isso seja necessário. Mas sigamos a ordem, primeiro Deus, depois nós mesmos e por último as pessoas (se for necessário), esse é o caminho para a execução de perdão.
Senhor, se atentares para o pecado, quem resistirá, Senhor? Mas o perdão está contigo, para que sejas temido.”, Salmos 130:3-4. O perdão é poderoso, é a única coisa que anula a única coisa que pode separar-nos do poder e do amor de Deus; em nome de Jesus, nós temos livre acesso a ele.
 .

quarta-feira, abril 18, 2012

Limão azedo

        “O limão é um fruto originário do sudoeste do continente asiático. O limoeiro adapta-se facilmente em solos localizados em regiões de climas tropical e temperado. O limão possui um suco com sabor fortemente cítrico e azedo, pois apresenta uma grande quantidade de ácido cítrico. É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro). É um fruto com baixo teor de calorias. Cada 100 gramas de limão apresenta apenas 25 calorias”.
Extraído de suapesquisa.com

O fruto do limoeiro é azedo, é necessário juntar água e açúcar ao seu suco para poder ser bebido, mas ainda assim ele possui muitas qualidades. Nem todos somos sucos de laranjas doces, que podem ser bebidos naturalmente, sem adicionar mais nada. Mas não se entristeça com isso, Deus fez a cada um, cada um tem suas características, assim como sua missão. Descubra qual é a sua, tome posse dela e seja feliz com a missão que Deus te deu. Ela é só sua, exclusiva, ninguém poderá desempenhá-la em seu lugar.
 .

terça-feira, abril 17, 2012

Foque-se em sua chamada e mais nada

        Gosto de refletir sobre proporcionalidades, sobre lógica, não a dos homens, mas a de Deus.
Às vezes nos perguntamos, mesmo nos entristecemos, com o fato de parecermos tão fracos, tão incompetentes, tem gente tão mais inteligente, tão mais articulada que a gente, por que somos nós que temos que fazer determinada coisa? Nos perguntamos isso.
Parece-nos que os frutos não vêm, que os resultados demoram para aparecer, que a vida é só plantar e nunca colher.
A importância da obra que Deus nos dá para fazer é inversamente proporcional ao tamanho de nosso ego. Ego só se diminui com luta, com quebrantamento, com negação de vaidades, com morte de si mesmo e mesmo com limites, enfermidades ou defeitos. Se você não quer desaparecer, Deus não poderá crescer em sua existência.
Mas não pense que isso é escolha, não é não, não nossa. É Deus quem nos escolhe para determinada coisa. Se Deus nos escolheu para sermos vaso daquele quarto que quase ninguém entra, que poucos conhecem, não adianta querermos ser o vaso da sala, aquele que todos veem, e que ficam admirados com sua beleza. Mas a beleza, repito, é a beleza de Deus no vaso, o vaso em si nada é.
Quer tratar das coisas de Deus? Você tem que negar as suas coisas, e nisso está embutida qualquer forma de reconhecimento humano daquilo que você é ou faz. E mais, poderá ser inclusive até mais perseguido e odiado, mas a recompensa é maravilhosa, paz, unção e conhecimento que nenhum outro homem pode ter.
Foque-se, descubra o centro da vontade de Deus para sua vida e descanse nele, não ligue para o que está acontecendo ao redor, não tema caras enfurecidas e incrédulas, obedeça seu Deus e espere, protegido debaixo das asas de seu Senhor. Experimente aquilo que somente os amigos mais íntimos de Deus experimentam, lucidez, libertação e experiências, bem pertinho do Senhor, através do poder do nome de Jesus e da capacitação do Espírito Santo.
Por causa de sua fraqueza e de sua história as pessoas dizem que você não tem “moral” para dizer determinada coisa, para pregar determinada coisa? Perfeito, a glória pelo que você está dizendo não será sua, mas de Deus, já que está bem claro que a capacidade para ter o conhecimento que você tem não é sua, mas de Jesus. Lave-se no sangue de Jesus, esteja com o coração, com o corpo e com o espírito limpos diante de Deus, então foque-se em sua chamada e esqueça-se do resto!
 .

segunda-feira, abril 16, 2012

Não sei se vai concordar com isso...

  Deus é poeta, mas a poesia não é Deus.
    Deus é inteligente, mas o conhecimento não é Deus.
Deus criou o universo, mas a natureza não é Deus.
    Deus é paz, mas a positividade não é Deus.
Deus é único, mas o consenso não é Deus.
    Deus é acessado pela fé, mas a fé não é Deus.
Deus ama a todos, mas não somos todos filhos de Deus.
    Deus é libertação, mas ele não é liberal.
Deus é amor, mas é justiça.
    Deus é justo, mas pode condenar.
Deus está nos céus, mas criou o inferno.
    Deus é pessoal, mas é verdade absoluta.
Deus é Deus, calem-se diante dele todos.

domingo, abril 15, 2012

Minha vida está agradando a Deus?

        Existem algumas formas de você saber se sua vida está agradando a Deus, se seus caminhos são os de Jesus, se sua vida realmente está sendo benção nas vidas das outras pessoas:         
         
        1. “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes; penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é capaz de perceber os pensamentos e intenções do coração.”, Hebreus 4:12.

Prazer em ler a Bíblia é um forte parâmetro para nos dizer se estamos em comunhão com Deus, já que a Bíblia revela os nossos pecados, nos confronta, lança luz sobre nossos caminhos. Quem está fugindo de Deus não gosta de ler ou de escutar a Bíblia e pode substituir essa sabedoria do Senhor por filosofia, poesia ou racionalismos.

2. “Do mesmo modo, o Espírito nos socorre na fraqueza, pois não sabemos como devemos orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não se expressam com palavras.”, Romanos 8:26.

A oração fervorosa, não apenas a repetição de palavras de forma racional ou religiosa, nos põe em contado direto com Deus. A oração verdadeira fala o que realmente está no coração e ouve uma palavra certeira do Espírito Santo, que traz cura irrefutável.

‎3. "O caminho do insensato é correto aos seus próprios olhos, mas quem dá ouvidos ao conselho é sábio. A ira do insensato logo se revela, mas o prudente encobre o insulto.", Provérbios 12:15-16.

Deus sempre envia profetas para nossas vidas, pastores e irmãos levantados por ele para nos exortar, revelar coisas que não estamos conseguindo enxergar, talvez por estarmos muito abatidos ou mesmo por estarmos com os corações endurecidos. Ouça o conselho, não se ire com os conselheiros e nem tome as palavras deles como pessoal. Ore a respeito e busque confirmação de Deus, isso é agir com prudência.

4. “Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima.”, Hebreus 10:24-25.

Manter-se em comunhão com uma igreja séria, que aponta o pecado, que nos dá uma referência alta de vida com Deus, onde possamos aprender e ensinar o evangelho, esse é outro parâmetro para sabermos se estamos realmente caminhando com Jesus.

5. “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude.”, João 10:10. ‎"Quando vem a arrogância, em seguida chega a desonra, mas a sabedoria está com os humildes.", Provérbios 11:2. ‎"Mas quem me der ouvidos viverá seguro e estará tranquilo, sem medo do mal.", Provérbios 1:33.

Tudo o que foi dito até aqui deve estar em coerência com o testemunho e a realidade, sejam no meio familiar, profissional ou social, de maneira geral. Obviamente Deus pode permitir acidentes, imprevistos e mesmo fatalidades para qualquer pessoa, mesmo as que estão no centro da vontade de Deus. Contudo é necessário bom senso, muitas vezes coisas ruins têm ocorrido em nossas vidas como consequência de nossos caminhos errados. Cegos, muitos não veem que seus mundos estão caindo, como resultado de suas rebeldias. Encaram os sinais que Deus está dando com uma positividade insana e mundana.

----------#----------
É isso:

1.   Ler a Bíblia.
2.   Orar de verdade.
3.   Ouvir conselhos.
4.   Frequentar uma igreja
5.   Ser coerente com a realidade e ter bom senso.

(E olha que eu nem falei em dízimos e ofertas nesse estudo que é bem E.B.D.)

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, eu lhe permitirei comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”, Apocalipse 2:7.
 .

sábado, abril 14, 2012

Control C e control V

Control C e control V são atalhos muito utilizados no computador, principalmente pela geração atual que faz trabalhos escolares como quem cria uma colcha costurando retalhos, emendado opiniões de outros. É claro que descobrir algo original, principalmente nos tempos de hoje, é quase impossível, parece-nos que tudo já foi descoberto.
Não faça isso com a sua vida, não só isso, comece pelo que foi estabelecido, sim, pelo que é conhecido, pelo que já disseram, mas depois chegue a opiniões próprias. Faça novas conexões, amplie, questione, reinvente-se e desconstrua-se, sempre, para poder construir algo novo, diferente e melhor.
Se agir assim, umedecido pelo azeite do Espírito Santo e pelas lágrimas de um coração quebrantado, verá a existência com outros olhos, descobrirá qual é o plano de Deus para sua vida, fará diferença no mundo e na Igreja, experimentará uma vida sempre renovada e transformada, sob a graça poderosa de Deus, através do nome de Jesus.
Não copie a história dos outros, deixe que Deus escreva uma história única em sua vida através do nome de Jesus. “E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12:2.
.

sexta-feira, abril 13, 2012

Palavra aos fiéis

        "Visto que me colocaste em primeiro lugar, que te humilhaste diante de mim, que te calaste diante de teus inimigos quando esses te acusaram injustamente, que esperaste em mim e não saíste em tua defesa, visto que temeste o meu nome e tu não respeitaste o soberbo, eu lutarei por ti, te darei a vitória, abrirei a porta, te colocarei em lugar de honra superior a todos os teus inimigos, eles verão isso e saberão que eu não desamparo meus servos e que no tempo certo eu os abençoo, permanece nesse caminho para que possas dizer: 'Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.'"

quinta-feira, abril 12, 2012

Exponha-se ao confronto

O que vou compartilhar aqui não é uma regra, Deus tem um plano especial para cada pessoa, mas leia e veja se esse não é o seu caso.
Em várias oportunidades temos criticado as Instituições Cristãs, acredito, sim, que essa crítica deva haver, não podemos aceitar calados hipocrisia, heresia, manipulação, resumindo, pecado e falta de amor, dentro da Igreja (aqui iniciando com letra maiúscula, significando todo o corpo de Cristo no planeta, indiferente da instituição que se pertença).
Contudo, sinto cada vez mais firme a convicção que precisamos fazer parte, sim, de uma instituição. O grupo de cristãos amigos, com os quais podemos entrar em contato em qualquer momento para orar e desabafar, pode não bastar, eles podem estar dizendo a nós apenas o que queremos ouvir.
É importante a participação de uma instituição, dessas estabelecidas, oficiais, mesmo que repletas de defeitos, isso para que possamos dar o nosso testemunho, não somente aos que estão fora da Igreja, mas também aos que estão dentro, esses precisam de nosso confronto, confronto que, talvez, só terão através de nossas vidas.
Ore a respeito, mas se for o seu caso procure uma igreja e faça parte dela, não escandalize os mais fracos, isso também está incluído no plano de Deus pra você. Acredite em mim, se falo a você é porque Deus falou primeiramente comigo. Só existe crescimento quando há confronto, e confronto não tem jeito, dói. Exponha-se ao confronto, o que vem depois vale à pena.
   
"E quem não toma a sua cruz, e não me segue, não é digno de mim.", (Mateus 10:38).
.

quarta-feira, abril 11, 2012

Tudo do pouco que tenho

        “Jesus sentou-se em frente ao cofre das ofertas e observava como a multidão colocava dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam ali muito dinheiro. Veio, porém, uma viúva pobre e colocou no cofre duas moedinhas, que valiam um quadrante.
Chamando ele os discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos os que colocaram ofertas no cofre, porque todos deram do que lhes sobrava, mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.”
Evangelho de Marcos capítulo 12, versículos 41 ao 44

Com certeza você já conhece esse texto, não há muito que explicar sobre ele, é bem claro. A lição é uma: vale mais o todo de um pouco que a parte, mesmo que grande, de muito.
Tive uma experiência nesse feriado de páscoa que lembrou-me a passagem da viúva. Alguém me ofereceu uma ajuda, alguém que professa uma religião cujos princípios vão contra os princípios da minha experiência com o caminho de Jesus. Se fosse outros tempos, quando eu era jovem, insensível e altivo, eu simplesmente negaria a ajuda, e jogaria na cara da pessoa aquilo que eu acredito, a queima roupa.
Contudo, minha reação foi outra, percebi como o tempo, o caminhar com Deus, os sofrimentos e as situações inconvenientes que eu já me meti, devido à dureza de meu coração, me ensinaram alguma coisa.
Não julguei a pessoa que me estendeu a mão, pela religião, antes pelo seu coração e pela compaixão que mostrou por mim. É necessário que se diga que assim como considerei tal pessoa diferente de mim, pelos princípios religiosos que possui, ela me considera da mesma forma, e isso é justo. Todavia, mesmo assim, ela me ofereceu ajuda.
Mas o que mais me sensibilizou foi que a tal pessoa não me ofereceu simplesmente uma ajuda, ela me ofereceu tudo aquilo que tinha, e não que o que ela tinha fosse pouco. Muitos até nos ajudam, mas com presunção, fazendo parecer que somos nós que temos a honra por sermos ajudados, não que isso não seja verdade, mas essa atitude prepotente nos humilha.
Porém, eu pude notar que ela deixou de lado todo o tipo de preconceito e de diferenças para me dar aquilo que ela tinha de mais precioso. Confesso, não sei, se na fraqueza que ainda vivo, eu faria o mesmo por ela.
Bem, a atitude humilde e sincera da pessoa me quebrou, as lágrimas subiram e molharam meus olhos, percebi que o mesmo aconteceu com ela quando agradeci-lhe pela iniciativa que tomou.
Agora penso, quantos, que têm os mesmos princípios religiosos que eu, não me ajudaram quando eu mais precisei, ou se me ajudaram foi com restos, com migalhas, já que isso representava tudo que eles, em seu orgulho, podiam dispor para me dar.
Sim, lembrei-me da viúva e aprendi muito, com uma atitude real de humildade e de generosidade. Sabe, isso fala muito mais alto que margens religiosas, isso revela o que de melhor pode habitar o coração de um genuíno filho de Deus.
Obrigado meu irmão pelo seu testemunho!
.

terça-feira, abril 10, 2012

Por que não tenho vitória?

        Por que não tenho vitória? Quer saber de um dos motivos? Sim, porque isso pode estar acontecendo em sua vida por vários motivos, mas nessa reflexão vou falar de um deles: você não está no centro da vontade de Deus.
Isso não significa que você esteja vivendo ou querendo viver uma vida de pecados, dando prioridade às inclinações carnais, preso a vícios, sendo desonesto e injusto em seus negócios. Como já disse antes, estar desviado de Deus pode ter nuanças diferentes, algumas tão delicadas que somente um olhar mais cuidadoso pode acha-la.
Mas por mais sincero que você diga que é, por mais esforço que faça, se o que estiver fazendo não for o centro da vontade de Deus para sua vida não tem como você ter vitória em todas as áreas de sua existência.
 O mais interessante disso é que quando estamos nesse tipo de situação simplesmente nos tornamos cegos, não conseguimos achar o motivo de nossa derrota. Aí o pior ocorre, nos desviamos mais ainda, começamos a acreditar em coisa que nada têm a ver com o Evangelho puro, simples e primitivo de Jesus. Fazemos isso porque não admitimos que estamos errados, achamos que estamos fazendo tudo certo e não vemos o óbvio.
Pare, pense, veja se não é esse o seu caso. Talvez você tenha se desviado há muito tempo, em algum momento de sua vida você deixou o centro da vontade de Deus pra você, é por isso que Deus te entregou a lutas sem vitória, a erros que se repetem e se repetem, anos após anos, mantendo-o sempre escravo e envergonhado.
Quer força para vencer algo que te acusa e que a tanto tempo de aprisiona? Comece pelo início, veja se está no centro da vontade de Deus para a sua vida, verifique sua área familiar e sua área profissional. Como você está sendo útil ao mundo, é fazendo realmente aquilo que Deus quer que você faça ou você largou mão disso, em algum momento, e foi viver a vida do jeito que você achava melhor?
Se isso estiver acontecendo, não tem jeito, Deus pode ter entregado você a um mal maior, que te aprisiona e te envergonha, e por mais que você se esforce não terá vitória nessa área. Não tente achar coerência na incoerência, nós podemos nos enganar, fecharmos os ouvidos para os profetas e pastores que Deus nos manda, mas Deus não, ele nunca nos engana simplesmente porque ele nos ama.
 .

segunda-feira, abril 09, 2012

"Israel põe tua esperança no Senhor"

      "Senhor, meu coração não é arrogante, nem meus olhos são altivos, não busco coisas grandiosas e maravilhosas demais para mim. Na verdade, acalmo e sossego minha alma, como uma criança desmamada nos braços da mãe, assim é minha alma, como essa criança. Ó Israel, põe tua esperança no Senhor, desde agora e para sempre." Salmos 131 

domingo, abril 08, 2012

Pedra ou água?

        “Ó terra, estremece na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó, que transformou a rocha em lago de águas, e a pederneira, em manancial.”, Salmos 114:7-8.

        Que rocha mais dura que o nosso coração? Seco e sem vida? Mas Deus o transforma num manancial, de águas frescas e limpas, que pode matar a sede de muita gente.

sábado, abril 07, 2012

Quando o pior é melhor

Se o cristianismo fosse apenas obedecer uma série de leis e mandamentos, como muitos dizem que é e alguns até tentam fazer assim dele, na possibilidade de se poder obedecer todas as leis, a vida seria uma vitória só. Após a obediência teríamos direito a todo tipo de prosperidades materiais e de virtudes espirituais. Mas se fosse assim, nem haveria necessidade de se ter um relacionamento com Deus, de conversar com ele e de ouvir sua voz, poderia ser algo distante, bastando apenas as obediências.
Quando a Bíblia diz, de muitas maneiras, que o reino dos céus pertence aos fracos, aos pobres e aos simples, fala o contrário da possibilidade que foi levantada acima, isso porque esses mais fracos não conseguem obedecer, pelas próprias forças, todas as leis e mandamentos que podem colocar o homem num padrão moral e espiritual que agrade a Deus.
Contudo, os fortes, não os que se rebelam contra Deus, não os que nem acreditam em sua existência, mas aqueles que querem agradar ao Senhor, mas com suas próprias forças, esses conseguem obedecer às leis e aos mandamentos. Quando fazem isso se apostatam da fé, criam um cristianismo que dá glória ao homem, que exalta a capacidade humana de ser semelhante a Deus. Teve alguém que desejou fazer isso, no começo dos tempos, o nome dele é Lúcifer.
Então chegamos ao título dessa reflexão, quando o pior é melhor. Sabendo disso, dessa tendência do homem de querer fazer as coisas do seu jeito, com as próprias forças, e de desejar louvor por isso, Deus às vezes inclina as nossas vidas para caminhos onde as coisas dão errado, mesmo que nós façamos tudo certo. Isso faz com que nós não confiemos em nossas capacidades, nem na lógica de que fazendo certo vai dar certo.
Você quer entender alguma coisa sobre a vida? De por que às vezes fazemos o esforço pra tudo dar certo e mesmo assim acaba dando errado? Sabe aquelas situações que nos levam até a enfraquecer na fé, pois parece que nossa obediência foi em vão? Não, nessas circunstâncias não adianta procurar culpados, a culpa não está nas pessoas ou em nós, já que o objetivo desse tipo de tribulação não é revelar culpados. O objetivo de Deus é um só: fazer com que confiemos nele mesmo sem entender, de modo que a glória pela vitória seja somente dele.
Sim, às vezes o pior é melhor, quando quebra nossos corações, nos leva para mais perto de Deus, destrói qualquer argumentação ou lógica humana e tira do homem a honra. Mas veja que mesmo isso não é a vontade perfeita de Deus, é uma forma de quebrar nosso orgulho, a nossa arrogância, já que se recebêssemos sempre o melhor pelo melhor que fazemos a nossa tendência é nos afastarmos de Deus e ficarmos com a glória pela vitória.
Então agradeça a Deus se está passando por uma luta estranha, sem explicação, se uma tribulação veio justamente quando parecia que você estava fazendo tudo certo. Agradeça, pois Deus está querendo te ensinar algo a mais, algo que só os amigos íntimos de Deus aprendem. Dê glória a Deus e descanse, não procure entender, você verá como crescerá na fé quando essa luta acabar.
Muitos crescem na fé, se tornam homens e mulheres de Deus maduros, contudo param de crescer e mesmo se desviam do Evangelho porque quando são confrontados com esse tipo de luta não se humilham diante de Deus, antes exigem seus direitos, dizendo que fizeram tudo certo, como é que as coisas deram errado? Na verdade essa experiência é um divisor de águas nas vidas dos filhos de Deus. Quem passa por ela se aproxima de Deus como nunca tinha se aproximado, aprende realmente o que é depender do Senhor e o que é dar toda a glória a ele, somente a ele.
Essa experiência só pode provar os fracos, sim porque onde abunda pecado, superabunda graça, e quanto mais vazio o vaso mais ele pode ser cheio. Então tenhamos alegria pela humanidade que temos em nós, super-homens não precisam de Deus, os fracos sim, e são esses os que mais provam de sua graça.
.

sexta-feira, abril 06, 2012

Seja sincero

        Diga a verdade, você pode declarar, de coração, que Deus é, nesse momento de sua vida, seu único refúgio, seu maior prazer, seu Senhor, a rocha que te firma, você pode dizer que se alegra nos mandamentos dele e que reconhece o Senhor em todos os seus caminhos?
Seja sincero, há quanto tempo não prova uma benção poderosa de Deus? Deus tem te protegido por todos os lugares por onde você anda ou você tem sido vítima do inimigo, que só vem pra matar, roubar e destruir?
Você está andando na luz ou está na escuridão? Nem digo naquela escuridão explícita do pecado, notório a todos, mas em uma escuridão mais “diet”, que se disfarça de luz? Até que ponto o seu positivismo e sua alegria vêm realmente do Espírito Santo de Deus?
Cuidado, tem gente que está desviado a muito tempo do caminho de Jesus e não assume, nem para si mesmo, e com isso não me refiro àqueles que têm uma ligação mais distante com instituições cristãs, não é isso não. Pode até haver uma ligação, e forte, e mesmo assim se estar desligado de Deus.
Pense bem, se for o seu caso, é hora de voltar, a vida é coisa séria, não é alegria todos os dias não, mas com Deus é sincera, e mesmo que seja cheia de lutas é repleta de paz. De paz e de outros frutos, tanto espirituais quando materiais, porque aqueles que realmente estão caminhando com Jesus possuem vidas repletas de frutos, doces e genuínos frutos.
 .

quinta-feira, abril 05, 2012

Bíblia

        O que é a Bíblia: religiosidade, álibi, amuleto ou decoração?

Religiosidade: quando se lê a Bíblia como um costume que por si só, sem haver entendimento ou ligação emocional com ela, constitui uma maneira de se obter o favor de Deus, como uma troca, um sacrifício para se aplacar o remorso que se tem quando não se prova o perdão verdadeiro de Deus.
Álibi: ocorre quando se usa a Bíblia, assim como a igreja e a religião, como formas de fugir do inferno, quando isso acontece aliena-se da realidade, se vive um cristianismo egocêntrico, a Bíblia é apenas uma desculpa para ser diferente e ter uma identidade.
Amuleto: nesse caso não há nem necessidade de se ler ou entender a Bíblia, acredita-se que o simples fato de portá-la dá ao portador privilégios e capacidades, pra uns ela pode ser usada mesmo como uma arma física, por exemplo, batendo com o livro na cabeça de possessos, isso não é piada não.
Decoração: também é uma espécie de amuleto, mas nesse caso ela nem é levada, fica aberta em algum lugar, da casa ou do estabelecimento comercial, frequentemente num salmo (o 91 é bastante usado pra isso), exposta para mostrar aos outros que se tem uma religião.

A Bíblia é a palavra de Deus e como tal é o alimento do cristão, esse precisa digeri-la diariamente para manter-se espiritualmente vivo.
Além de alimento ela tem o papel de limpeza espiritual, ela mostra-nos aquilo que precisa ser limpo e consertado em nós.
A Bíblia é proteção, sim, mas não como amuleto físico, como uma magia. A utilização do livro em si (papel, cola, linha e coro) ou mesmo de seu conteúdo de forma decorada como um encantamento, não tem a aprovação de Deus e como tal não ativará a graça de Deus. A proteção ocorre quando os ensinamentos bíblicos digeridos pelo homem, como já dissemos, são convertidos no interior do ser humano, existindo fé, santidade e obediência, em autoridade espiritual, aí sim será uma arma para se vencer o mundo e o maligno.
 .

quarta-feira, abril 04, 2012

Conhecimento com unção!

        Como todos sabem, existem várias versões da Bíblia disponíveis na língua portuguesa, usando como fundamento a versão de João Ferreira de Almeida. Eu tenho várias versões, costumo compará-las, dou prioridade àquela com linguagem mais informal e contemporânea, desde é claro que não deixe a interpretação original menos clara. Mas quem é que pode nos dizer qual é a interpretação mais verdadeira, de acordo com o objetivo original inspirado pelo Espírito Santo aos escritores dos textos sagrados?
Antes de responder a questão acima é preciso que seja dito que os “poderes desse mundo”, os políticos, as instituições e mesmo muitas chamadas “igrejas”, não têm interesse que os cristãos pensem. Quem não pensa precisa de leis rígidas e sacramentadas (dogmas) para que possa margear sua vida. Então para esse é necessário um caminho estreito, mais estreito ainda que aquele que o evangelho genuíno ensina. Por que os poderes mundanos querem pessoas assim? Porque são de fácil manipulação, viram coletivo e deixar de ser indivíduos (veja a reflexão “Especiais? Todos somos!”).
A verdade é uma, quando existe sinceridade, busca autêntica de Deus, o mesmo Deus trata de se revelar, seja qual for a versão da Bíblia ou mesmo a religião. Contudo, “o conhecimento tem seu preço”, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, uma vez que houve crescimento, que houve discernimento, nossa vida será margeada a partir dessa referência, não dá mais para voltar atrás, Deus não nos deixa agir assim.
Então leia a Bíblia, no máximo de versões que puder, reflita seriamente sobre elas, assim como leia também livros científicos, psicologia, antropologia, etc... (já refletimos sobre isso em “Pensar é preciso”). Contudo, em cima de todo esse conhecimento ORE, e muito, a resposta para a pergunta é a unção sobrenatural do Espírito Santo. Se o Espírito escreveu é ele e somente que pode ajudar a entender. Conhecimento com unção, só assim tomaremos posse das revelações de Deus, respeitando a sensibilidade do nosso espírito e a inteligência de nossa mente, Deus, ele é tanto sensível quanto inteligente.
.

terça-feira, abril 03, 2012

Especiais? Todos somos!

        Líderes de forma geral, militares, políticos, religiosos, buscando divulgação para si mesmos, sedentos de poder, vaidosos e egoístas, satisfazem-se com multidões. Salas cheias, palanques frente a aglomerações, filas de homens disciplinados, todos submetidos as suas vontades, líderes adoram ser adorados.
E o indivíduo? A alma que sofre e que tem necessidade de compreensão específica? Isso não é importante, mesmo porque dá muito trabalho. “Liguem o microfone que falarei a todos”. Esse tipo de líder adora microfone.
Mas mesmo as pessoas sentem-se bem em meio à aglomeração. O coletivo fornece proteção, identidade, mesmo que no atacado. Fornece também álibi, “se todos fazem assim, eu também posso fazer”.
Essa nunca foi a intenção de Jesus, o propósito do evangelho. Jesus sozinho, indivíduo, salvou o homem, o indivíduo homem. Vendo assim deduz-se que a experiência de salvação é pessoal, então específica. Sim, é sempre através de Jesus, mas cada um trilha um caminho distinto.
O melhor de tudo é que Deus vai com cada um, satisfazendo cada necessidade de maneira diferente. Deus ama o homem em suas diferenças e ninguém precisa ser igual a ninguém. Para Deus todos nós, eu disse todos, somo especiais, autênticos, únicos!
 .

segunda-feira, abril 02, 2012

Estações da vida?

        Alguém, em algum lugar, em algum momento, dividiu a vida do homem em quatro fases, referindo-se às quatro estações, cada fase teria 20 anos: a primavera iria do nascimento aos 20 anos, o verão dos 21 aos 40, o outono dos 41 aos 60, e o inverno dos 60 em diante. Bem, eu já passei do meio do outono. É claro que isso não tem nenhum fundamento científico ou religioso, nem acontece assim, com tanta exatidão, mas faz a gente pensar...
Tenho minhas dúvidas quando uma pessoa diz que está em comunhão com Deus, que ora, que lê a Bíblia, mas não experimenta absolutamente nenhuma mudança em sua vida. Parece-me o homem que caminha com sede e fome, utilizando todo o esforço que possui, enquanto tem na mochila pão e água, guardados para não sei quando. Não, essa palavra não é pra ser poética, é apenas uma chamada de atenção, busque a Deus enquanto ele pode ser achado, principalmente se o inverno de sua vida estiver próximo.
.

As bem-aventuranças (Bíblia Viva)

"Muito felizes são os humildes!" dizia Ele, "porque o Reino dos Céus é dado a eles”.
“Felizes são os que choram! Porque serão consolados”.
“Felizes são os mansos e simples! Porque o mundo inteiro pertence a eles”.
“Felizes aqueles que aspiram por ser justos e bons, porque terão a justiça com toda a certeza”.
“Felizes são os que são amáveis e têm misericórdia dos outros, porque a eles se mostrará misericórdia”.
“Felizes os que tem coração puro, porque verão a Deus”.
“Felizes aqueles que procuram promover a paz - pois serão chamados Filhos de Deus”.
“Felizes aqueles que são perseguidos por serem justos, pois o Reino dos Céus é deles”.
“Quando vocês forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores - ótimo!”
“Fiquem contentes com isso! Fiquem muito contentes! Porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá em cima no céu. E lembrem-se: Os profetas antigos também foram perseguidos”.

Mateus 5:3-12

domingo, abril 01, 2012

Sabe por que Deus não faz milagre? (II)

        Mesmo que peçamos com fé, tendo a nossa vida no centro da vontade de Deus, ele pode simplesmente não fazer o milagre. Por quê? Porque não quer, porque não é o melhor pra nós, porque não saberemos administrar a vida com esse milagre, porque acabaremos mesmo nos distanciando dele, tendo o problema miraculosamente resolvido.
Novamente a dificuldade não está em Deus, mas em nós. O que devemos fazer diante disso? Sermos humildes, aceitarmos a vontade de Deus com humildade e aprender que não basta pedir para o milagre ser feito. Aí então provaremos um milagre, o milagre operado nas vidas através de uma atitude de quebrantamento, diante de Deus, da vida e do nosso maior problema.
O maior milagre de Deus é o quebrantamento dos corações, já que para corações assim Deus nada nega.
 .