quinta-feira, maio 31, 2012

Cumpre teu ministério

"Eu te exorto 
diante de Deus e de Cristo Jesus, 
que há de julgar os vivos e os mortos,
pela sua vinda e pelo seu reino,
prega a palavra,
insiste a tempo e fora de tempo, 
aconselha, repreende e exorta
com toda paciência e ensino. 
Porque chegará o tempo 
em que não suportarão a sã doutrina, 
mas, desejando muito ouvir coisas agradáveis, 
ajuntarão para si mestres
segundo seus próprios desejos, 
e não só desviarão os ouvidos da verdade, 
mas se voltarão para as fábulas. 
Tu, porém, sê equilibrado em tudo, 
sofre as aflições, faze a obra de um evangelista 
e cumpre teu ministério." 

II Timóteo 4:1-5

quarta-feira, maio 30, 2012

Nada é maior que seu Deus

            Sabe aquele problema antigo, que parece insolúvel? Ele não é maior que Deus.
Sabe aquele vício difícil, que te envergonha? Ele não é maior que Deus.
Sabe aquela enfermidade insistente, que sempre volta? Ela não é maior que Deus.
Sabe aquele trabalho duro, necessário para que você viva com honra? Ele não é maior que Deus.
Sabe aquele chefe injusto, que não vê o seu esforço? Ele não é maior que Deus.
Sabe aquela pessoa que zomba de você, que despreza você? Ela não é maior que Deus.
Sabe aquele parente que não quer saber de Jesus, que blasfema, que não acredita em seu testemunho? Ele não é maior que Deus,
Sabe o acusador, que está sempre jogando em sua cara o seu passado? Ele não é maior que Deus.
Sabe aquele pecado que você voltou a cometer hoje mesmo? Ele não é maior que Deus.
Sabe a sua tristeza, a sua angústia, a sua aparente sina, a sua depressão? Eles não são maiores que Deus.

Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois tenho certeza de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem autoridades celestiais, nem coisas do presente nem do futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”, Romanos 8:37-39.
.

terça-feira, maio 29, 2012

Deus nada nega a um filho amado

        “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será concedido.” João 15:7

O filho amado conhece seu Senhor, sabe o que o agrada, o que o glorifica, se pedir algo a Deus, Deus lhe dará.
 .

segunda-feira, maio 28, 2012

Senhor me dá os seus olhos

        Obrigado Senhor!
O Senhor me entende mais do que eu mesmo me entendo.
O Senhor me ama mais do que eu mesmo me amo.
O Senhor tem paciência comigo mais do que eu mesmo tenho.
O Senhor me perdoa mais do que eu mesmo me perdoo.
O Senhor acredita em mim mais do que eu mesmo acredito.
O Senhor me consola, quando eu ainda estou me angustiando.
O Senhor vê o problema resolvido quando eu ainda me perco na falta de fé.
O Senhor acredita em novos tempos quando eu ainda estou vivendo de passado.
O Senhor abre a porta enquanto eu ainda estou indeciso para entrar por ela.
O Senhor me chama de um novo nome mesmo que esse mundo esteja envelhecendo meu corpo.
O Senhor vê coerência em minhas incoerências, vê sentido em minhas angústias, 
            vê fortaleza em minhas fraquezas, vê lucidez em minha loucura, 
            vê um coração de menino em minha alma cansada.
Senhor ajuda-me a ver a mim mesmo e a vida como o Senhor vê, com esperança e com fé.

domingo, maio 27, 2012

Há quanto tempo não pedimos perdão?

        Não, não estou dizendo pedir perdão ao Senhor, a Deus nós até que pedimos, mas há quanto tempo não pedimos perdão para uma pessoa? Nem estou dizendo que temos que estar pedindo perdão o tempo todo, isso pode ser necessário, mas não é um bom sinal. Quem pede perdão o tempo todo é porque erra o tempo todo, é de se esperar daquele que está crescendo em Deus que seu caminho seja a cada dia mais limpo.
Contudo, podemos chegar a tal ponto de racionalismo na vida cristã (e de orgulho), que acabamos achando desculpa e razão pra tudo de forma que não vemos mais a necessidade de pedir perdão às pessoas. Isso nada mais é que uma atitude de muita arrogância.
Para isso nós até vestimos o personagem de super-espiritual, dizendo: “ele não me magoou não, estão acima disso, comigo está tudo certo”. E quando somos nós que machucamos alguém, dizemos: “não foi nada assim tão sério, exagero dele, tempestade em copo d´água”. Enfim, sempre achamos um motivo para não reconhecer nosso erro e, de acordo com esse pensamento equivocado, ficar num nível abaixo. Isso como se reconhecer pecado fosse se rebaixar, é bem ao contrário.
Cuidado, não chegue a esse ponto e se chegou, recomece, peça perdão, acerte-se mesmo que a outra pessoa não queira se acertar. Que possamos ter o coração do salmista que pedia perdão até pelos pecados que ele não tinha consciência que tinha cometido. “Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que me são ocultos.”, Salmos 19:12.
.

sábado, maio 26, 2012

Foco: mantenha-se nele

        “Ouve, meu filho, sê sábio e conduze teu coração pelo caminho.”, Provérbios 23:19. Quem está conduzindo seu coração? Com essa pergunta novamente torno a questionar o que “O que há no seu coração?”, o assunto da reflexão de ontem. Quer saber o que realmente conduz seu coração então se atente àquilo que sai dele quando você reage a alguma coisa, mudo então a questão: o que age em sua reação? Muitas vezes na ação, quando podemos pensar e considerar, agimos de acordo com sensatez, mas na reação, quando somos pegos de surpresa, quando reagimos por impulsividade, exteriorizamos alguém bem diferente daquela pessoa que teme a Deus.
        É na reação que sabemos quem conduz nosso coração, já que na ação podemos manifestar um personagem e não a verdade. Na reação nossa ferida pode ter sido tocada, nosso defeito pode ter sido apontado, aquilo que não está resolvido em nós, aquilo que mais nos atormenta pode ter sido declarado. O mais inconveniente é que quando reagimos de forma errada, mesmo que estejamos com a intenção certa, perdemos a razão: “Então um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe uma das orelhas. Mas Jesus lhe disse: Guarda a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”, Mateus 26:51-52.
        Lucidez é ter controle sobre o próprio coração, e isso sempre, no silêncio, na ação e na reação. Quem não vive com lucidez, e isso, acreditem, eu digo em primeiro lugar a mim mesmo (minha natureza é de homem de “sangue quente”), está sempre perdendo o controle, está sempre se incomodando, está sempre olhando para os lados, para as pessoas, e não para seu Senhor, que vai a frente, abrindo o caminho, derrubando as muralhas, destruindo as armadilhas, iluminando e destruindo toda violência e falsidade humana: “Eu envio um anjo à tua frente para guardar-te pelo caminho e conduzir-te ao lugar que preparei para ti.”, Êxodo 23:20.
        Mantenha o foco, olhe pra Deus, e então terá o controle de sua vida porque o Senhor será seu ajudador nessa tarefa. Se estiver com o semblante reto, focado em Deus, você estará fazendo a vontade do Senhor e o resto, ele te acrescentará, seja honra, reconhecimento, prosperidade material, emprego, família, saúde: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”, Mateus 6:33.
        Mas não pense que vai conseguir fazer isso no momento da reação, não adianta passar a maior parte do tempo, em casa, no trânsito, no serviço, na escola, com o coração entupido de confusão, de ira, de todo o tipo de sujeira, e então querer ter o controle na hora de ser tentado a reagir. O que nos fortalece no momento da reação é aquilo que somos no momento de silêncio, aquilo que somente nós sabemos, que toma nossa mente e nosso coração na maior parte do tempo: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para isso mesmo, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”, Efésios 6:18.    

sexta-feira, maio 25, 2012

A coisa é muito séria!!

        “por isso queríamos visitar-vos. Eu, Paulo, quis visitar-vos não somente uma vez, mas duas, contudo, Satanás nos impediu.” I Tessalonicenses 2:18

Queridos, se o inimigo de nossas almas impediu o próprio apóstolo Paulo de realizar seu intento, e Paulo deixou isso confessado na Bíblia, para que todos soubessem, como ele não pode impedir nós, cristãos de ânimos tão inconstantes? Como combater isso? Santificando-se e orando. É preciso orar, muito e sempre, clamar ao Senhor, aos brados, se necessário, mas acima de tudo no Espírito Santo, em harmonia e sincronia com Deus, através do nome poderosíssimo de Jesus.
Repetindo: somente uma oração genuína é que desencadeia um grande milagre. Não espere sentir para orar, abra sua boca e ore, com todas as suas forças. Creia no Deus do impossível e espere a bênção. É irmãos, a coisa é séria, muito séria, é tempo de pararmos de brincar de ser cristãos e ingressarmos no exército de Deus com a armadura e as armas espirituais. 
Mas não se preocupe com o versículo acima não, Deus teve seu propósito para permitir que o inimigo alcançasse seu intento na vida de Paulo naquela oportunidade. Nada está fora da vontade de Deus e a vontade suprema do Senhor já decretou vitória pra você, seja sobre o mundo, seja sobre as hostes espirituais do mal, através de Jesus. "pois não é contra pessoas de carne e sangue que temos de lutar, mas sim contra principados e poderios, contra os príncipes deste mundo de trevas, contra os exércitos espirituais da maldade nas regiões celestiais", Efésios 6:12.
.

quinta-feira, maio 24, 2012

Para que estou na igreja?

        Deus pode nos ensinar mais coisas nos momentos que antecedem e que sucedem os cultos e atividades da igreja, do que durante uma ministração da palavra ou da adoração. Por quê? Porque nesses momentos nós somos confrontados com as pessoas, saímos daquele possível personagem que encenamos quando sentados nos bancos, prestando atenção ao culto, nesses momentos parecemos tão espirituais, isso pode acontecer somente na fachada, não no interior.
Confrontados com as pessoas nós somos confrontados com nós mesmos, com as nossas implicações, com os nossos complexos, com o nosso orgulho, com a nossa falta de amor. Se você acha que está trabalhando bem, ensinando a palavra, cantando e tocando, mas que está com dificuldades em apenas um “pequeno detalhe”, a relação com os irmãos, saiba que você está invertendo os valores.
As atividades que desempenhamos na igreja, por mais relevantes que pareçam, são meras desculpas que Deus utiliza para nos manter ligados ao corpo, parte de uma comunidade. Nosso carácter é moldado não com os ministérios que temos (não necessariamente com isso), mas com as relações fraternas e familiares que mantemos. Portanto não considere o relacionamento social coisa de menor importância na igreja, afinal de contas para o céu não irão os cargos, as posições hierárquicas, a destreza em desempenhar determinada atividade, mas as pessoas.
 .

quarta-feira, maio 23, 2012

Abra os olhos e veja

Não é o milagre que encontra a pessoa de fé, 
são as pessoas de fé que enxergam milagres de Deus em tudo. 

.

...pode ser a única solução

        “E se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o e joga-o fora, para ti é melhor entrar na vida com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.”, Mateus 18:9.

Muitas vezes a melhor solução é a única.
Depois de termos orado, muitas vezes, insistido diante de Deus e mesmo assim ver em nós uma constante volta ao erro, um retorno a uma disposição que nos magoa, que nos controla, e que machuca também as outras pessoas, podemos enfim reconhecer que não conseguiremos viver a melhor solução.
Não no que depende de Deus, mas no que depende de nós, de nossa fé. Nesse caso o melhor, ao invés de enfrentar e vencer a batalha, é se desviar dela, ir na direção oposta. Sim, essa com certeza não é a solução ideal que Deus podia dar, mas ele pode permitir que seja a viável, a última instância para que consigamos um mínimo de vitória, para que não causemos prejuízo maior aos outros e a nós mesmos.
Entenda, porém, que essa é a última instância mesmo, qualquer pessoa em juízo perfeito não vai se mutilar por qualquer coisa, esse não é o melhor jeito de ser resolver as coisas. Mas se você não teve fé suficiente para ver seu olho curado? Então não há outra saída, é melhor arrancá-lo fora. Não é a melhor solução, mas pode ser a única.
Isso pode ser aplicado de diversas maneiras em nossas vidas. Às vezes é melhor trocarmos um bom emprego, que vai nos render um bom salário, por um mais modesto, mas que não nos impede de caminhar mais perto de Deus. Às vezes é melhor assumir de vez que uma amizade ou um namoro não está dando certo, do que continuar sofrendo e fazendo sofrer, e no caso do namoro, acabar num casamento errado. Às vezes é melhor ser menos com Deus do que tudo o que podemos longe dele.
 .

terça-feira, maio 22, 2012

Ore agora!

Somente uma oração genuína é que desencadeia um grande milagre.
Não espere sentir para orar, abra sua boca e ore, com todas as suas forças.
Creia no Deus do impossível e espere a bênção.

Siga em frente, não olhe pra trás

      "Não que eu já a tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas vou prosseguindo, procurando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:12-14         

segunda-feira, maio 21, 2012

O Espírito Santo nos move

"porque é Deus quem produz em vós 
tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." 
Filipenses 2:13
.

domingo, maio 20, 2012

O que há no seu coração?

        ‎“O homem bom tira o bem do bom tesouro do seu coração; e o homem mau tira o mal do seu mau tesouro; pois a boca fala do que o coração tem em grande quantidade.”
Lucas 6:45

Não há segredo, dificilmente consegue-se esconder aquilo que existe no coração, nossa fala revela isso, mas mesmo assim podemos nos enganar com relação a nós mesmos. O pior é que todo mundo está vendo, ou melhor ouvindo (ou lendo), eles já têm uma imagem daquilo que somos baseados não no que queremos ser, no que achamos que somos, mas naquilo que demonstramos ser na maior parte do tempo, revelado principalmente pelas nossas palavras.
Nas redes sociais da net isso fica muito claro, tem gente que só fala de futebol e política, outros só de moda, outros só da balada, outros expressam sua visão da realidade através do humor, de piadas, de casos e imagens engraçadas, outros estão sempre amargurados, jogando indiretamente pedras nos outros, outros ainda ficam em cima do muro, observam tudo e pouco falam, mas isso também é se identificar. Mas todos esses, enquanto não cristãos, podem ser coerentes.

pois não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.”
Atos 4:20

Contudo observo aqueles que se dizem cristãos, que aqui ou acolá deixam escapar uma relação com Deus, mas que na maior parte das vezes falam apaixonadamente de outras coisas. Muitos dificilmente confessam sua fé, dificilmente testemunham de maneira explícita a palavra de Deus, bênçãos diárias que Deus está fazendo em suas vidas, ênfases da vida cristã. Eles ficam como que camuflados na cultura do mundo, disfarçados, já que o que mais falam realmente não deixa claro que eles são cristãos, evangélicos, crentes, membros de igrejas (falo isso me referindo ao lado melhor de se identificar assim).
Essa reflexão não é para criticar ninguém, mas é um alerta para que tomemos conhecimento daquilo que somos de verdade, para que assumamos nossa verdadeira identidade.  Só após essa assunção é que se pode chegar diante de Deus com sinceridade e pedir (ou não) uma mudança de carácter, uma mudança de prioridade. Pense a respeito.

Pois, quando o Filho do homem vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos, ele se envergonhará de quem se envergonhar de mim e das minhas palavras.”
Lucas 9:26
.

sábado, maio 19, 2012

Bíblia: volte-se pra ela

        Ah a modernidade, o pensamento científico, as ciências humanas, as psicologias, as filosofias, o existencialismo, o relativismo, e por outro lado, os pensamentos de que a Bíblia é escrita quase que toda com metáforas, de que muitos dos preceitos bíblicos são temporais, para a cultura da época em que eles foram escritos, que existem incoerências nos textos.
Nem vou me dar ao trabalho de dizer o que, em tudo o que disse no parágrafo anterior, procede ou não, desculpe-me a franqueza, mas cada um que ore e aprenda direto do Espírito Santo. Contudo, a cada dia do meu caminhar com Jesus, e de longe ou mais próximo já caminho com ele há algum tempo, tenho amado mais ainda a Bíblia, a palavra registrada de Deus, o Antigo e o Novo Testamento.
Importa, que nesses tempos, que podem ser os últimos, voltemos à Bíblia, a estuda-la com simplicidade. Sim, não podemos desprezar toda a evolução social e científica que o homem provou até aqui, devemos sim confrontar, com os joelhos no chão, Bíblia, ou o que se pensa dela, com todas as informações irrefutáveis que a ciência tem disponibilizado.
Mas não complique demais as coisas, não voe demais, longe demais da sabedoria única e atemporal dos ensinamentos bíblicos. Jesus ainda é o caminho, a verdade e a vida, Deus ainda faz milagres, o Senhor julgará a todos e no final dos tempos os homens serão enviados para um de dois lugares, céu e inferno. Volte para a Bíblia, não sinta vergonha dela, faça dela seu livro de cabeceira, todos os dias e até o fim.
.

sexta-feira, maio 18, 2012

Bênção na diferença

‎            Tenho experimentado a benção de fazer parte de uma igreja heterogênea. Confesso que em outros tempos, cansado de lutar, preferi uma igreja pequena com pessoas que fossem mais parecidas comigo, não somente espiritualmente, mas também culturalmente, etc. Contudo, cheguei à conclusão de que esse pensamento é de comodismo, mesmo de desistência, além de ser, na verdade, uma grande ilusão.
Mesmo uma igreja pequena, formada aparentemente por semelhantes, revelará, em médio prazo, opiniões contrárias, objetivos distintos. Acreditar que existe uma igreja que não nos dê a “canseira” de ter que conviver com gente diferente é desacreditar da grandiosidade de Deus em criar indivíduos com essências diversas. É nessa diversidade que está a riqueza e a graça da vida, quem não quer isso que fique sozinho, mas mesmo assim ainda terá que lutar com seus fantasmas interiores.
Para quem quer continuar vivendo uma vida cristã séria, para quem quer agradar ao seu Deus, e isso até o final de sua caminhada nesse mundo, é imprescindível confrontar-se com as diferenças. É na diferença que há crescimento, que se é transformado, que as arestas são polidas, que a engrenagem que é a nossa vida se adequa para servir melhor ao sistema que é o corpo de Cristo.
Que vantagem existe em conviver com gente que diz aquilo que gostamos de ouvir? Muitas “igrejas” (sei lá se realmente são igrejas) estão se formando com apenas partes do corpo. São igrejas somente de pés, ou de mãos, ou de pescoços, não são corpos, são monstros. Por outro lado, essas “igrejas” de “iguais”, deixam as igrejas reais sem pés, sem mãos, sem pescoços. O que sobra em uma, falta na outra, e todo o corpo de Cristo é prejudicado.
É tempo de amadurecer povo de Deus, e não de desistir, acomodando-se a uma ilusória ausência de luta, agradando a si mesmo. Não, na vida cristã não tem jeito de ficar em cima do muro, de permanecer indiferente, ou se é soldado, numa batalha que terminará somente no final da vida terrena, ou se é escravo do mundo e do senhor desse mundo. Não tem jeito, enquanto vivos a vida é de trabalho árduo, cansativo, mas temos nossa recompensa, e ela não é pequena não.

Mas alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória.”, I Pedro 4:13.
 .

quinta-feira, maio 17, 2012

O preço da verdade

"Será que me tornei vosso inimigo 
por vos falar a verdade? 
Aqueles que mostram 
interesse pessoal por vós 
não agem com boas intenções, 
mas sim para vos excluir, 
para que mostreis 
interesse pessoal por eles." 

Gálatas 4:16-17

quarta-feira, maio 16, 2012

Semelhança com os que se autodenominam apóstolos na atualidade?

      "Porque me parece que Deus colocou a nós, os apóstolos, como últimos, como condenados à morte; pois nos tornamos um espetáculo para o mundo, tanto para anjos como para homens. Somos um absurdo por causa de Cristo, mas vós, sábios em Cristo; somos fracos, mas vós, fortes; sois estimados, mas nós, desprezados. Até o presente passamos fome e sede; vestimos-nos de trapos e somos esbofeteados, e não temos pousada certa. Cansamo-nos, trabalhando com as próprias mãos. Quando somos ofendidos, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando difamados, respondemos amigavelmente. Até o momento, somos o lixo do mundo e a escória de todos." I Coríntios 4:9-13   

terça-feira, maio 15, 2012

Sobre julgar e ser julgado

"No entanto, 
pouco me importa se sou julgado 
por vós, ou por qualquer tribunal humano; 
de fato, nem eu julgo a mim mesmo. 
Pois, embora eu esteja consciente 
de que não há nada contra mim, 
nem por isso me justifico, 
pois quem me julga é o Senhor. 
Portanto, nada julgueis antes do tempo, 
até que venha o Senhor, 
o qual não só trará à luz 
as coisas ocultas das trevas, 
mas também manifestará 
os motivos dos corações. 
Então cada um receberá
seu reconhecimento da parte de Deus." 

I Coríntios 4:3-5 


.

segunda-feira, maio 14, 2012

Espinho na carne

‎“Portanto, para que eu não me tornasse arrogante, foi-me posto um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar, para que eu não me tornasse arrogante.”, II Coríntios 12:7b.

Espinho na carne, cada um tem o seu, é necessário, infelizmente. Por espinho na carne não adianta orar, Deus não nos livra dele. Chamar o espinho na carne de espinho na carne, aceita-lo como tal, como humilhação permitida por Deus, é livrar-se da arrogância que todos nós somos tentados a ter. Junto com o espinho Deus dá o consolo, não aceita-lo é viver sem esse consolo.
Negar esse espinho, possuí-lo como característica, até como fortaleza, e não como fraqueza, é desviar-se de Deus, é endurecer o coração, é negar o princípio básico do Evangelho que é morrer para si mesmo. É a negativa de conviver com esse espinho que leva muitas pessoas a criar heresias, a distorcerem os ensinos bíblicos. Só existe um remédio que cura a dor desse espinho: humildade.
 .

domingo, maio 13, 2012

Oração genuína

        Não existe jeito de acontecer milagre sem que antes aconteça uma oração genuína.
Às vezes por anos nosso coração tem um desejo, uma necessidade. Queremos e queremos, sabemos que aquilo é a vontade de Deus pra nossas vidas, sabemos que ele aprova, mas mesmo assim nada de recebermos a benção.
Falamos com as pessoas, com o pastor, na reunião de oração, na vigília, até oramos, mas nada. Mas será que oramos mesmo?
Uma oração real, que move os poderes espirituais, que pode liberar de Deus os anjos, que destrói as barreiras do inimigo, que muda o coração dos poderosos, que podem estar retendo a nossa benção, essa oração precisa ser mais que palavras.
A oração genuína coloca-nos diante de Deus num momento derradeiro, é a nossa última instância, todo o nosso sentimento é usado, nossa mente está plenamente convencida de sua importância e nossa fé é colocada em ação em toda a sua plenitude.
Infelizmente, muitas vezes, só nos dispomos assim quando a água já está nos nossos narizes, quando a questão se torna insustentável, quando parece que tudo está se desfazendo. Isso pode ser permitido por Deus já que é a única maneira que existe para que nós acordemos do sono, peçamos de verdade para então receber a benção tão necessária.
Já fiz oração assim aos gritos, em prantos, sentindo que se isso não fosse pedido e se minha situação não fosse mudada eu não poderia mesmo continuar vivendo. Está achando isso um exagero? E é, mas não é também a situação terrível em que muitos cristãos se encontram, levando consigo problemas insolúveis, vícios de anos, males e amarguras provenientes da ausência da atuação de Deus que poderia acontecer se esses cristãos fizessem uma oração genuína?
Não tem jeito, uma grande benção só pode vir após uma oração verdadeira, se a sua benção ainda não aconteceu é porque você ainda não orou de verdade. 
Por que é necessária uma oração tão enfática assim? Porque só uma oração assim é capaz de realizar duas coisas: primeiro, colocar nas mãos de Deus o problema, segundo, dar a ele e somente a ele a honra, a glória e o louvor pela resposta.
Por que é tão importante assim que Deus tenha lugar mais importante nesse processo da oração, de ouvi-la e de respondê-la? Porque é somente o reconhecimento de Deus em nossas vidas é que pode mudar as nossas vidas, o nosso caráter, o nosso duro coração.
Se quisermos viver uma vida em que o homem seja o mais importante, que dele venha a força para lutar e obter as vitórias, então é melhor deixar Jesus e o Evangelho pra lá. Mas saiba de uma coisa, uma vida assim não prova mudanças reais e que permanecem na dura natureza humana. Somente o reconhecimento de Deus em tudo e sobre tudo é que transforma o coração do homem.
Quer solução? Ore, mas de verdade, a glória será de Deus e a vitória será sua!!
.

sábado, maio 12, 2012

Às vezes, pra ganhar, é melhor perder

        A vitória não vem? Você está exausto de tanto lutar e nada muda? Pode acontecer de você estar com dificuldades para vencer determinada batalha simplesmente pelo fato de que Deus não mandou que você entrasse nessa batalha. Nesse caso, para fazer a vontade de Deus e sair vencedor, é melhor sair do campo de batalha, parar de confrontar o inimigo, tomar outra direção na vida.
Se Deus nos manda entrar em um conflito, com certeza sairemos dele vencedores, mas se ele não mandou é melhor que nem comecemos a lutar, o confronto será pura perda de tempo. Já vi muito cristão sentindo-se culpado, achando que não está fazendo a parte dele, já que algo que ele tanto deseja não vem. Um emprego, a aquisição de um bem, já testemunhei isso principalmente na área profissional e financeira. Mas quem disse que Deus está querendo dar tal coisa a ele?
O que leva o cristão a lutar em uma batalha inútil? Pode ser orgulho, o cristão não quer “sair por baixo” de determinada situação, ou então imaturidade, ele age como criança mimada que quer uma coisa mesmo que não seja pra ele.
Mas vou além, se insistirmos demais a coisa pode até nos ser dada, podemos até experimentar uma sensação de vitória. Contudo essa falsa vitória terá um fim amargo, se não começou com a aprovação de Deus não terminará com a honra dele.
É preciso saber o momento de parar, de assumir a impotência e deixar de ser criança espiritual, Deus sabe o que é melhor pra nós. Não insista em bater em uma porta errada, ela pode até abrir, mas lá dentro você só encontrará tristeza e desapontamento. A porta que Deus abre sempre leva à prosperidade e ao crescimento espiritual.
.

sexta-feira, maio 11, 2012

Pare de sofrer à toa

        Podemos reter dentro de nós tanto dor, tanta culpa, por insistirmos em caminhar levando conosco nosso pecado, por acharmos que ele não pode ser perdoado, não mais, “não depois dele ter sido cometido tantas vezes, por tanto tempo”, dizemos. Então, incapacitados de nos perdoar, também não buscamos mais o perdão de Deus.
Para conviver com esse peso dentro de nós damos aos erros e derrotas outros nomes. Dizemos, “a vida é mesmo assim, tem coisas que não tem jeito, esse é o meu jeito e não pode ser mudado”. A sofisticação dessas desculpas varia de pessoa pra pessoa, mas são sempre álibis que criamos para continuar a caminhar com a dor e com a culpa.
Não, Jesus não mudou, o perdão que ele dá ainda é suficiente, completo, há poder no nome de Jesus, há poder no sangue de Cristo que foi derramado na cruz. Você não precisa caminhar assim, deixa que Deus o perdoe, perdoe também a si mesmo, tome posse da paz que é direito daquele que realmente caminha com Jesus e que prova da obra redentora que ele faz.
Pare de complicar as coisas, confesse o erro, deixe-o, e siga em frente, com o desejo firme de não mais cometer o erro, Deus vai te ajudar, vai te fazer novo, de novo, e a vida voltará a ter sabor pra você.
 .

quinta-feira, maio 10, 2012

Testados com fogo

      "Porque ninguém pode lançar outro alicerce, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se o que alguém constrói sobre esse alicerce é ouro, prata, pedra preciosa, madeira, feno ou palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada pelo fogo, e o fogo testará a obra de cada um. Se a obra que alguém construiu permanecer, este receberá recompensa. Se a obra de alguém se queimar, este sofrerá prejuízo, mas será salvo, como alguém que passa pelo fogo." I Coríntios 3:11-15

quarta-feira, maio 09, 2012

Seja Deus o juiz

Que não tenhamos medo da oposição de ideias que confronta a nossa sinceridade, 
que possamos enfrenta-la com sabedoria e depois levá-la à presença de Deus, 
para receber do Senhor o entendimento e o consolo.

A absurda sabedoria de Deus

"‎Porque o absurdo de Deus é mais lógico que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens. Irmãos, observai o vosso chamado. Não foram chamados muitos sábios, segundo critérios humanos, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas absurdas do mundo para envergonhar os sábios; e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que são nada para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus."
I Coríntios 1:25-29

Num mundo onde a baixa autoestima é considerada coisa de perdedor, onde a positividade é a religião por trás das religiões, assumir-se fraco é coisa de fracos, está mesmo fora de moda. Por isso, tem gente que tem pavor de se assumir imperfeito, de concordar, consigo mesmo, que não é bom, que não gosta de algumas pessoas, que vive tristezas enormes e problemas de solução impossível. Estão sempre representado o personagem de “sempre alegre”, sempre pra cima.
Ninguém é assim, ninguém precisa ser assim, é bom estar triste de vez em quando, fazer uma autocrítica de baixo, com a adrenalina ausente. Esse talvez seja o único jeito de se entregar a Deus com honestidade. Mas a Bíblia diz que os fracos é que são fortes e vencedores em Cristo Jesus, essa lógica invertida e absurda é a sabedoria de Deus.
.

terça-feira, maio 08, 2012

Faça a coisa certa!

A coisa errada não é a coisa errada, não somente isso, mas é desobedecer a Deus.
Você pode estar fazendo tudo certinho, mas se não for a vontade de Deus para sua vida, será errado. Sendo errado Deus não pode abençoá-lo, em algum momento as coisas vão dar erradas.
Pare de fazer a coisa errada, pare mesmo de fazer as coisas aparentemente “certas”, descubra qual é o centro da vontade de Deus para sua vida e simplesmente obedeça. Pode ser que você tenha que fazer muito menos do que está fazendo, mas você será bem mais feliz, fazendo felizes também as pessoas ao seu redor.   
 .

segunda-feira, maio 07, 2012

Dons espirituais: uma realidade

        Hoje, esse blog completa um ano de existência. Dou glórias a Deus porque apesar de minha fragilidade e incompetência tenho recebido dEle inspiração para poder compartilhar, com aqueles que Ele deseja, reflexões sobre o caminhar com Jesus. Nesse dia gostaria de refletir com vocês sobre uma palavra pentecostal:

        ”Pois em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós, de modo que não vos falta nenhum dom, enquanto aguardais a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo." I Coríntios 1:5-7

        Sei que existe muito preconceito em relação ao termo pentecostal e também que os cristãos contemporâneos podem dar interpretações distintas ao texto acima. Mas será que a interpretação dos chamados pentecostais não está correta? Dons não são, não os ministérios ou outras faculdades, mas os dons sobrenaturais que começaram a ser provados no início do cristianismo?
        Sinto que apesar da passagem dos anos muitos ainda não desfrutam o privilégio do "batismo" (pode chamar de outros nomes...) do Espírito Santo, do recebimento e uso desses dons para se viver uma vida cristã plena. Muitos ainda combatem as fraquezas da carne e da alma com a força da carne e da alma, e não com a fortaleza do espírito cheio do Espírito Santo de Deus. Lembre-se que os coríntios foram exortados pelo apóstolo Paulo, não por terem os dons, mas por os usarem de forma inadequada (saiba mais sobre os dons em I Coríntios 12).
        Desculpem-me os que pensam diferentemente, mas pessoalmente ainda prefiro uma igreja imatura com dons que uma igreja aparentemente “controlada” sem os dons. Quando desprezamos os dons espirituais começamos por racionalizar a vida, depois esfriamos na fé e perdemos o discernimento das coisas espirituais, seguimos nos tornando presas de pecados e de vícios, finalmente nos tornamos heréticos, inventando “cristianismos” misturados com filosofias, artes e ciências.
        Por que é difícil para muitos de nós receber os dons? Porque para isso temos que abrir mão do controle que temos sobre nós mesmos, e isso no campo das ideias e não no físico, já que a total interação com o Espírito Santo não nos deixa descontrolados. A Bíblia mesmo nos diz, em I Coríntios 14:21, que “O espírito dos profetas está sujeito ao controle dos profetas;”. Mas é necessária uma autorização consciente e mesmo racional do cristão para que o Espírito Santo tenha um domínio maior e compartilhe com ele os dons, como em outras situações, Deus só opera mediante consentimento.
        Veja que Paulo nos diz que “o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós de modo que não vos falta nenhum dom”, então o recebimento dos dons é a continuidade, a confirmação da conversão. Quem não recebe os dons está experimentando somente um pedaço da experiência, como se tivesse começado um tratamento médico, mas o interrompesse no meio. Essa interrupção pode trazer, ao invés de satisfação, frustração, pois os dons do Espírito Santo são justamente o meio que Deus nos dá para por em prática aquilo que conhecemos através da conversão.
        Lanço aqui novamente uma palavra profética: você está vivenciando uma vida sem vitórias? Tudo está ficando humano, intelectual demais? Você só enxerga o homem e parou de ver Deus? Meu irmão e minha irmã deixem o orgulho pra lá e visitem um culto pentecostal, não usem como desculpa o fato de muitas igrejas estarem desviadas da sã doutrina, ainda restam profetas de Deus nessa terra, ainda restam!
        Mesmo assim, se não quiser ir a uma igreja, busque na privacidade de seu quarto o enchimento do Espírito Santo, peça por dons. Sim, seus talentos e habilidades intelectuais e artísticas podem ser ungidos por Deus de forma que sua vida possa ser usada de maneira mais eficaz, mas não é só isso que estou dizendo. Peça por dons sobrenaturais, algo novo e diferente em sua comunhão com Deus. Não, também não me refiro a qualquer tipo de solução “mágica” para vencer o pecado, isso não existe, mas acredite, a vida cristã pode ser renovada a cada manhã, você ainda pode provar milagres, paz e alegria como jamais provou.
        Busque, receba e use os dons espirituais, para o seu crescimento e da Igreja. Deus só deixou um meio legítimo para ligar os convertidos de maneira que constituam uma Igreja, não é o rol de membros e nem a ligação formal com qualquer instituição ou templo, mas o Espírito Santo de Deus, que une e capacita esses membros através da realidade dos dons espirituais.     

domingo, maio 06, 2012

Senhor, tenha misericórdia de nós e nos abençoe

”Pai, seja louvado para todo o sempre. 

Que nossa boca fale do que existe em nosso coração, e que preencham todos os espaços de nosso coração o temor ao seu nome e a misericórdia, não havendo lugar para nenhum esboço de vingança ou sombra de rancor.

Seja sincero nosso afeto, de acordo com a nossa fé.

Vai a nossa frente e abre as portas, visto que esperamos na sua graça.

Seja o seu poder a nossa força, a sua vontade o nosso querer mais profundo, de modo que o Senhor seja engrandecido em nossas vidas.

Não considere nossa limitação, nossa dificuldade de amar, nossa ingratidão, nossa vaidade, mas usa-nos para levar a sua palavra àqueles que o Senhor mesmo tem colocado em nosso caminho, aqueles pelos quais o Senhor morreu e ressuscitou.

Faz o nosso pouco ser suficiente, Senhor, pois só um pedacinho de ti basta para que estejamos completos”.

sábado, maio 05, 2012

"Pede o que queres que eu te dê"

        “Ali, o Senhor apareceu a Salomão de noite, em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. Dá a teu servo entendimento para julgar o teu povo, para discernir com sabedoria entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar este teu povo tão numeroso? Então, Deus lhe disse: Porque pediste isso e não pediste vida longa, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, eu atenderei o teu pedido e te darei sabedoria e entendimento, como nunca houve antes de ti e depois de ti nunca haverá. Também te dou o que não pediste: riquezas e glória, de modo que durante tua vida não haverá rei igual a ti.” I Reis 3, 5, 9, 11, 12 e 13

        O que você pediria se Deus desse a você essa liberdade? De verdade, pense bem antes de responder. Pediria sabedoria ou riqueza? Vou parar a reflexão por aqui, eu também estou pensando seriamente em qual seria a minha resposta.    

sexta-feira, maio 04, 2012

A palavra de Deus não volta vazia

‎‎        “Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para lá, mas regam a terra e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me agrada e cumprirá com êxito o propósito da sua missão.” Isaías 55:10-11

A palavra de Deus nunca volta vazia, aqueles que a ouvem são abençoados, aqueles que não dão ouvidos a ela, são entregues por Deus aos seus caminhos rebeldes. Não, não se pode simplesmente desprezar o que Deus diz e ficar impune, em cima do muro. Ouvindo ou não, seremos julgados pela palavra que Deus envia pelos seus pastores e profetas.
 .

quinta-feira, maio 03, 2012

Pela renovação da mente

        ”E não vos amoldeis ao esquema deste mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”, Romanos 12:2. 

Eis aí um versículo muito visitado, desta vez o que me chamou a atenção nele foi a palavra mente.
Paulo não disse que somos transformados pela renovação de nossa alma ou do nosso coração, tidos como o centro das emoções do ser humano. Também não usou a palavra espírito, o sopro de Deus, a parte de nossa existência eterna que pode se comunicar diretamente com o Pai através do Espírito Santo. Paulo usou a palavra mente, a cabeça, o cérebro, o centro de nossa racionalidade.
A mente é quem deve dar a palavra final, quando agimos com lucidez, afinal de conta somos seres humanos e não animais. Entendo, então, que aquilo que realmente move uma transformação relevante em nosso ser é a escolha que fazemos em nossa mente, racionalmente, não basta sentir, querer, imaginar, temos que decidir e fazer, e de uma forma racional, entendendo o que estamos fazendo. Esse tipo de atitude promove mudanças que permanecem.
Não, ações motivadas por impulso emocional é semelhante àquilo que se faz quando se está embriagado, ou com o estado de consciência alterado, de alguma maneira. Até parece bom no momento em que se faz, mas depois se mostrará uma grande bobagem, que faz com que nos perguntemos: “como é que eu fui fazer isso?”.
Portanto, pense, muito, antes de fazer e então aja, com a maior consciência possível das causas e das consequências daquilo que você pretende fazer. Deus não nos deu um cérebro tão capacitado simplesmente para decidir o que comer, com quem namorar e como ganhar algum dinheiro para sobreviver, somos capazes de coisas mais sofisticadas. Mesmo que nossa inteligência não deva ser usada como usam aqueles que não conhecem a Deus, substituindo a comunicação com o Senhor pela razão descrente, ela deve ser utilizada, sim, no seu máximo.
Enganados por uma falsa espiritualidade, aleijamos o ser, dando importância somente a capacidades que achamos que são espirituais, esquecendo-nos da inteligência (e mesmo da saúde física), que será responsável por materializar a vontade de Deus em um mundo que é material. A mente cresce com informação e com instrução, com leitura, com estudo, da Bíblia e das ciências. Quanto mais preparada ela estiver, mais possibilidades tem Deus de nos usar.
Sempre uso o exemplo do apóstolo Paulo, quando cito a obra que Deus faz através do homem usando não somente a unção e a autoridade espiritual, mas também o preparo intelectual. Deus usou para evangelizar boa parte do mundo de seu tempo um homem com formação acadêmica, e com acesso político e social, bem abrangentes. Será que aquilo que você tanto pede a Deus ele já não te concedeu? Será que seu coração já não está capacitado e ungido o suficiente? Talvez agora seja o momento de por em prática, de fazer acontecer, para isso use sua mente, seu conhecimento, sua inteligência.
.

quarta-feira, maio 02, 2012

Cala sua alma

        ‎‎”Mas o Senhor está no seu santo templo, cale-se diante dele toda a terra.” Habacuque 2:20

Deite-se no colo do pai, se já orou entregando a ele sua aflição, agora descanse, sossega a mente, aplaina as emoções. Você já falou o que era necessário, agora fique em silêncio, cala sua alma. Daí, da espera incondicional, da fé que cresce em um espírito manso, da alma que prossegue nova apesar do tempo, que não envelhece e nem amarga, mas que segue doce, como o olhar confiante de uma criança para o pai, enquanto lhe segura a mão, virá a sua força, a força para seguir em vitória enquanto Deus luta por você.

terça-feira, maio 01, 2012

Se justificado por Deus ninguém pode acusá-lo

      "Portanto, que poderemos dizer diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou nem o próprio Filho, mas, pelo contrário, o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Quem trará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? Deus quem os justifica" Romanos 8:31-33
.