quarta-feira, outubro 31, 2012

Línguas estranhas: cura aos cansados

Não consegue orar? Senti-se sem forças? Parece que tudo já foi dito e nada muda? Fale em línguas estranhas, você não sabe o que dizer, não pode dizer, mas o Espírito Santo sabe, Ele intercede por você com gemidos inexprimíveis.
Verá que depois de alguns momentos dando liberdade ao Espírito Santo de Deus, seu coração se sentirá cheio de vigor, as palavras certas sairão de sua boca como incenso suave diante de Deus. Você verá solução para o impossível, chuva no deserto, vitória sobre o tempo, as pessoas e o Diabo.
Fale em línguas estranhas!
Se ainda não tem o dom, peça-o e Deus te dará.
 .

Não ao Halloween!

        Então me deixa ver se entendi: bruxas, vampiros, lobisomens, múmias e toda a sorte de coisas feias, ruins e assustadoras, mesmo saci, cuca e mula-sem-cabeça, para os mais nacionalistas, são folclore, é sadio para as crianças, considerado patrimônio cultural, mesmo que mundial e não regional. Aí as pessoas vêm e negam que o mundo é dominado pelo mal, dizem que o Diabo não existe, bem, eu realmente não entendi!
Sabemos que na prática o “Halloween” é somente outro dia que o comércio está querendo oficializar, também no Brasil, para vender mais, mas mesmo o comércio é manipulado, as pessoas são manipuladas pela ganância que possuem. Quem manipula é a “nova era”, pra quem não sabe é uma visão espiritualista que diz que o cristianismo deve morrer para que uma nova ordem oriente a visão religiosa e política do mundo, resumindo o assunto, isso é entendido pelos cristãos como a principal a última estratégia do Inimigo para dominar o planeta. A nova era é quem usa essa festa e tudo o que ela representa como uma porta para doutrinar nossas crianças, para que essas deem à magia e aos demônios um poder que somente Deus tem.
Nós, cristãos, comemoremos no dia 31 de outubro o dia de Jesus, assim como são os demais dias do ano. Ensinemos isso às crianças, não devemos nos preocupar com o fato delas serem diferentes das outras. Mas precisamos fazer isso com amor e com sabedoria, essa parte compete a nós, pais e adultos cristãos.
A origem dessa festividade, também chamada “Dia das bruxas”, é explicada de maneiras diversas, alguns dizem que é pagã, outros que é católica, seja como for, não dá pra negar que é uma tentativa do Inimigo de fazer o feio parecer bonito, o mal parecer bem, embelezando o Diabo e refutando Deus, a mesma estratégia usada na popularização de livros e filmes como os da série “Harry Potter” e em todas as criações das indústrias Disney.
Se quiser saber mais sobre essa festividade, sua origem, sua ligação com satanismo, jogue no Google a frase "A verdade sobre o Halloween", tem vários artigos a respeito. Para aqueles que acham que eu e os cristãos estamos exagerando, que é só uma brincadeira inocente, então me respondam, por que não brincam assim com coisas boas, com coisas de Deus, com personagens bíblicos? Por que tem que ser com o mal, a quem interessa isso senão ao próprio mal?
.

terça-feira, outubro 30, 2012

Ore pelo seu pastor

        Deus faz sua obra com ordem, com hierarquia, através de um grupo de pessoas, de pastores e ministros, cada um em sua área. Mas a visão da missão da igreja, e cada igreja local tem sua missão de Deus, é revelada ao pastor líder. Portanto ore sempre pelo seu pastor e pela família dele, para que ele caminhe em santidade e com a sensibilidade espiritual perfeitamente ajustada para entender qual a perfeita vontade de Deus. A vontade de Deus em cada missão, é que as ovelhas sejam achadas, curadas e alimentadas.

Você acredita em pecado?

        A obra redentora de Jesus só pode ser recebida por aqueles que acreditam em três coisas: em Deus, em pecado e em eternidade.
Acreditar em Deus é experimentá-lo de forma pessoal, relacionar-se com ele. Acreditar em pecado é entender que nos sentimos culpados porque fazemos algo errado, que não deixa somente nossa alma desconfortável, mas nos separa da atuação positiva de Deus em nossas vidas. Crer na eternidade é esperar que após a vida encarnada teremos direito a um tempo sem fim na presença de Deus, direito esse que se tem única e exclusivamente aceitando Jesus como salvador, reconhecendo nele a única forma do nosso pecado ser perdoado, o único meio de termos comunhão com Deus.
Sinto que muitos, mesmo os que começaram a caminhar com Jesus algum dia, têm diminuído a relevância do pecado, o pecado parece que está distante, menos nocivo. Esses voltaram para o mundo, o mundo faz de tudo para anular o conceito do pecado, para dissolver a culpa, sem que seja pela obra redentora de Jesus. Assim, as pessoas tornam-se insensíveis, empanturram-se obsessivamente dos prazeres da carne tentando esquecer a dor que a vergonha do pecado traz.
Culpa que sobra mesmo depois que se pediu perdão a Deus e aos homens, não deve existir, contudo sentir-se culpado antes do perdão é algo positivo, sinal que o coração ainda está sensível à voz do Espírito Santo, que nosso coração nunca perca essa sensibilidade.
.

segunda-feira, outubro 29, 2012

Amadureça certo, envelheça bem

        Chega um momento em nossa vida, quando fazer a vontade de Deus nem é mais opção, é a única saída. Já não nos resta qualquer ilusão, qualquer vaidade, sabemos que obedecer ao Senhor é melhor. Amadureça certo, envelheça bem, chegue às conclusões certas que farão sua vida aquilo que Deus sempre sonhou pra você.

domingo, outubro 28, 2012

Jovens: cultura bandida, internet e educação

        Em minha adolescência, que se passou biologicamente durante os anos 1970 (emocionalmente sei lá até quando foi...), eu também usava gírias do momento (e algumas uso até hoje), como “fala aí bicho”, “cara e careta”, “quadrado”, etc. Contudo, gírias, apesar de serem maneiras resumidas de se dizer muita coisa, às vezes coisas que não se pode exprimir usando uma linguagem mais formal, a maioria delas vêm do submundo marginal, do meio dos bandisos e principalmente de traficantes e usuários de droga, é assim com gírias mais modernas como “tá ligado”, “bagulho”, “nóia”, etc.
É de conhecimento geral que uma grande deficiência da educação atual está na falta de conhecimento da língua portuguesa, se não for a maior deficiência. O jovem atual não sabe falar e escrever, e muito menos ler textos de conteúdo, escritos com uma linguagem de mais qualidade. Quando se diz qualidade nem é preciso ser uma literatura alta, de intelectuais, palavras comuns, usadas no dia a dia, os jovens não sabem o significado delas e nem como escrevê-las.
A velocidade como as coisas são compartilhadas através da internet e da telefonia celular conspirou para que essa deficiência se propagasse. O tal do “internetiques” (ou internetês) é uma nova linguagem que diminui as palavras e cria novos termos para permitir que as pessoas escrevam mais rapidamente.
Mas deixe-me ir ao ponto relevante ao mundo dos cristãos: nós, como pais cristãos, temos consciência de que em nome da modernidade nossos filhos estão falando como bandidos, como drogados, estão ouvindo músicas (se é que esse outro funk (que não é o funk verdadeiro) pode ser chamado de música) de bandidos e de viciados, e que dessa forma estão divulgando esse submundo marginal como um padrão, como normal, e não o Evangelho?
Não, a psicologia e a prática, já nos ensinaram que castigo físico e qualquer tipo de violência não educam, e entenda-se como violência aquilo que é feito motivado por ira, por descontrole, contudo uma palavra de autoridade, devidamente embebida em amor, e mesmo privações, para não usar o termo castigo, podem ensinar e direcionar as crianças e os jovens. As últimas gerações de pais, todavia, talvez traumatizadas pelo fato de terem sido violentadas em suas juventudes, parecem ter medo de educar, de dizer não, de exercer autoridade. Com isso, os jovens atualmente fazem o que bem entendem e não obedecem a nenhuma tipo de autoridade, a deficiência na língua portuguesa é apenas mais uma consequência da cultura dessa geração indisciplinada e sem referência. Não adianta jogar essa responsabilidade para a escola e para a Igreja, isso é responsabilidade do lar, e um lar com pais presentes e atuantes.
Nós, como pais cristãos, devemos tomar a frente das coisas, não com ira, não sem amor, mas com firmeza, com direcionamento de Deus. Devemos interferir, sim, no quanto os jovens estão ficando na frente dos computadores, usando a internet, usando os celulares, passando mensagens, e propagando uma cultura bandida. Muitos dos jovens atuais, que não veem mais no estudo e no trabalho os meios de se obter independência econômica na vida, passam a valorizar a maneira fácil e criminosa como os bandidos obtêm as coisas. Mesmo que não diretamente, o uso de uma linguagem de escrita e de fala repleta de gírias, incentiva essa cultura marginal, engrandece o bandido, celebra os traficantes e viciados.
Acho que só usei o assunto da língua portuguesa pra falar da falta de educação que os jovens atuais têm em todas as áreas, mais ainda, dos jovens filhos de cristãos, que deveriam dar um testemunho de vida diferente. Mas muito me entristece quando vejo a incoerência nas vidas dos jovens das igrejas, no domingo cantam louvores, nas segundas feiras em suas escolas, no Facebook, comportam-se, falam e vivem como drogados, mesmo que efetivamente não o sejam. Sem falar na postura que muitas meninas têm nas fotos que tiram e postam, postura de erotismo exagerado, bocas e bicos, sapatos e roupas de uma vulgaridade mundana, que não combina com filhos de cristãos. Isso revela a hipocrisia de muitos crentes, a distância entre aquilo que os pais vivem pra eles (se é que essa separação é possível) e aquilo que seus filhos vivem, ou são ensinados realmente a viver.
No Facebook, a rede social mais usada no momento, é onde podemos ver quem as pessoas realmente são, já que aquilo que o coração está cheio é do que a boca fala (ou escreve, ou tenta escrever...). Vejo os jovens falando como bandidos, postando temas e assuntos de bandidos. Sim, é importante, culturalmente falando, que todas as linguagens, que todos os guetos, que todas as pessoas tenham suas oportunidades para compartilhar aquilo que são. Dessa forma música gospel usando o estilo funk pode ser necessária, mas até que ponto? Se a pessoa se converteu, se sua vida foi mudada, deveriam mudar também seu estilo de vida, sua linguagem, sua roupa, sua cultura e sua música. Não, isso não se faz assim, de um dia para o outro, mas deve ser o objetivo, ensinado pelos adultos e convertidos mais maduros, e desejado pelos novos convertidos e jovens.
Pouco depois, os que estavam ali aproximaram-se e disseram a Pedro: Certamente, tu também és um deles, pois o teu falar te denuncia.” (Mateus 26.73). Pedro tentou, mas não conseguiu esconder o fato que era um discípulo de Jesus, seu jeito de falar o denunciou. Confesso que isso já aconteceu diversas vezes comigo, estando entre as pessoas, às vezes mesmo calado, alguém me disse: “você é crente, não é?”, “por quê?”, eu perguntei, “você tem jeito”, elas me respondiam. Se Deus age em nossas vidas, nós somos marcados, selados pelo Espírito Santo, e isso nos torna pessoas diferentes, desejosas de ser diferentes, não iguais ao mundo, mas habitantes do reino de Deus, preparando-se para habitar a eternidade do céu, junto com Jesus.
Pais cristãos, acordem, sejam coerentes, vivam pra si, mas vivam também com seus filhos, depois não reclamem (e venham pedir oração) dizendo que seus filhos estão agindo de forma diferente da maneira como vocês os ensinaram. Isso não é verdade, eles serão os que vocês fazem deles, colocar a culpa da incoerência nos filhos, nos jovens, é uma covardia. Se forem educados da maneira certa, podem ter certeza, eles viverão no mundo a mesma coisa que vivem nas igrejas, namorarão pessoas íntegras, bons cidadãos, terão os mesmos valores que vocês, pais cristãos.
.

sábado, outubro 27, 2012

Veja a chuva caindo...

"Você não precisa ser mais profundo que o mar, precisa só ser você, os que abraçam os grandes montes acabam perdidos, às vezes o que importa é debruçar-se na janela, num dia de chuva, e simplesmente ver a água cair e escorrer pela rua."

Às vezes é bom parar um pouco de olhar para cima, para o horizonte, para as referências, para os ideais, e contemplar o chão, nossa humanidade, nossa incapacidade, nossa impotência. Deus não está no céu que vemos com nossos olhos naturais, nem embaixo, no mundo, mas está no meio, no equilíbrio, na sensatez, em nosso coração. A palavra de Deus é chuva que cai e que limpa nosso coração, levando a culpa para longe.
.

De verdade, somos íntimos de Deus?

E ele dizia isso abertamente. Mas Pedro, chamando-o em particular, começou a repreendê-lo.Marcos 8.32

          (Leia todo o texto de Marcos 8.27-33 para conhecer a passagem por inteira).

Antes de ir ao ponto dessa reflexão, vou fazer algumas considerações. Em primeiro lugar percebe-se que as pessoas acreditavam em reencarnação, já que muitas diziam que Jesus era um profeta antigo, já falecido. O Diabo sempre inventa um jeito de diminuir a missão real de Jesus, o ungido de Deus, mesmo que seja dando a Cristo uma posição de suposta honra. Metade da verdade é uma mentira inteira, Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, Ele não foi mais um sábio, mais um profeta, mais um “espírito iluminado”, mais um fundador de religião. Mesmo os discípulos achavam que estavam entendendo a missão de Jesus, mas não estavam, não ainda.
Contudo, o que mais me chamou a atenção no texto, foi o fato de Pedro ter chamado Jesus em particular para repreendê-lo. Uma inocente arrogância, por trás de um coração ainda endurecido, quem era ele para repreender Jesus? O que o fazia pensar que tinha um cuidado pela obra de Deus, maior que o próprio Deus? Pedro se achava íntimo de Jesus, mas não era, não ainda. A dor imposta por uma atitude covarde, que ele tomou quando negou Jesus por três vezes, teria que rasgar o coração de Pedro para que ele finalmente entendesse as coisas.
E quanto a nós, será que somos realmente íntimos de Deus, que conseguimos entender como as coisas espirituais funcionam? Como Deus trabalha na existência humana? De verdade? Às vezes somos convertidos velhos, temos cargos e ministérios na igreja, mas mesmo assim somos crianças espirituais, não conseguimos entender, de verdade, o modo como Deus trabalha na vida das pessoas. Vemos apenas a superfície, sem profundidade, a casca, continuamos tomando “leite espiritual” e ainda não estamos preparados para alimento mais sólido.
Crescimento se obtém com sensibilidade, com lucidez, para ver os frutos que estamos dando. Precisamos olhar ao nosso redor, primeiro para os mais próximos, os parentes, e depois para os amigos, colegas e irmãos da igreja, e então fazermos uma autocrítica sincera. Precisamos averiguar até que ponto estamos fazendo diferença, até que ponto estamos dando um testemunho, não somente do Evangelho inicial, mas de ensinamentos mais profundos de Jesus, que conduzam as pessoas realmente para uma libertação, para uma vida de intimidade com Deus.
Intimidade gera intimidade, quem tem, ensina-a, exercemos isso fazendo discípulos, essa é a maior prova que somos realmente íntimos de Jesus. Só adultos podem fazer crianças, só maduros criam filhos, só crentes íntimos de Deus podem executar um discipulado que conduz as pessoas para a intimidade do Senhor, reflita sobre isso.
 .

sexta-feira, outubro 26, 2012

Tempo para tristeza

        Mesmo que o homem busque, com sinceridade e empenho, viver em ênfase espiritual durante todo o tempo, a alma e o corpo humanos são incapazes de reter essa espiritualidade, essa se esvai de nós como areia entre os dedos.
Precisamos de momentos de melancolia "boa", de reflexão, de humanidade, mesmo de tristeza, só assim desocupamos em nós, espaço para conter mais de Deus, quem não sabe conviver com a tristeza, nunca estará vazio o suficiente para conter Deus, se dê o direito a esses momentos.

Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas, se morrer, dará muito fruto.” João 12.24

quinta-feira, outubro 25, 2012

O Espírito Santo põe as coisas no lugar

        O enchimento do Espírito Santo nunca deixa o ego inflamado, nunca traz arrogância, nunca semeia desunião, a verdadeira unção sempre nos deixa mais tementes a Deus, desejosos de mais santidade, quebrados e humildes, conscientes de que é quando o homem diminui que Deus cresce, aparece e faz milagres. Se algo diferente acontece é porque é outra coisa, não ação de Deus.
.

Não se contente com meio milagre

        “Então chegaram a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus tomou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado e cuspiu-lhe nos olhos. Depois, impondo-lhe as mãos, perguntou: Vês alguma coisa? E, levantando os olhos, ele disse: Vejo os homens andando, como se fossem árvores.
Então Jesus voltou a colocar as mãos sobre os olhos dele, e ele começou a ver claramente e ficou restabelecido, pois enxergava todas as coisas com nitidez. Em seguida, Jesus mandou-o para casa, dizendo: Não entres no povoado.” Marcos 8.22-26

Deus age de maneiras diferentes, em tempos, lugares, com pessoas diferentes, não devemos limitar a atuação de Deus a uma maneira, Deus tem seus propósitos agindo assim. No caso do cego de Betsaida, Jesus fez o milagre em duas partes, após realizar a primeira parte o homem teve que ser questionado, e após sua resposta, ele foi curado por inteiro.
Por que Jesus age dessa maneira, em partes? Para testar nossa persistência, nossa fé, mas também para curar em nós, não diretamente o problema que motivou nossa oração, não só isso, mas a nossa disposição às vezes masoquista, uma resignação desnecessária, em aceitar aquilo que não está tão bom por medo de pedirmos algo melhor, porque achamos que não merecemos algo melhor, porque achamos que a vida é mesmo assim, quase boa.
Não a vida com Jesus, Jesus pode fazer as coisas por inteiro em nossa existência, pode nos fazer completamente felizes, sim. Não se contente com meio milagre, não se desespere, não desista, continue na presença de Deus e seja honesto, se a cura não foi realizada de forma plena, diga isso a Jesus, espere o melhor, espere por inteiro, e receba o resto da bênção.
 .

quarta-feira, outubro 24, 2012

Ore antes

      A vitória sobre o pecado, sobre a fraqueza, sobre aquilo que nos envergonha, que nos enche de culpa, não é obtida, muitas vezes, com luta no momento em que somos tentados, nesse momento, a luta pode ser tardia. Algumas batalhas têm que ser travadas antes, num clamor cheio de fé diante de Deus, externando nosso desejo de não tornar a errar com toda a veemência emocional e racional de nosso ser.

Insustentável leveza do ser em Deus

Quando o homem é quebrantado, quando sua alma se torna barro mole nas mãos de seu Senhor,
quando o coração deserto é molhado com a água espiritual, quando os argumentos humanos se calam,
quando a humanidade é reconhecida em sua totalidade, sem máscaras, sem vaidades, e o ego é diminuído ao máximo,
quando os legalismos e tradições dão lugar ao pão da vida, quando Deus é eleito Rei dos Reis da existência, declarado único salvador e Senhor,
quando todo pecado e confessado e perdoado, quando todo perdão é concedido, toda mágoa dissipada, todo rancor lançado pra longe,
quando todas as incapacidade e impotências são assumidas, quando Deus é amado e adorado acima de tudo e de todos,
então a paz é abundante, a alegria é fácil, a santificação é possível, a liberdade é verdadeira, a solidão é encerrada, a vontade de Deus é reconhecida com tranquilidade,
o Senhor não precisa mais usar de disciplina, chamar a atenção de seu filho com sinais exagerados para que esse o obedeça, como se faz com uma criança, a maturidade se realiza com simplicidade,
o homem passa a entender as pequenas nuanças do mover de seu Deus, fazer a vontade do Senhor passa a ser para o homem algo natural, assim como respirar, “então eu passo a provar a Deus como o ar que respiro”.

(Gostaria de aproveitar essa oportunidade e compartilhar uma coisa com você. Numa manhã de maio de 2011, a campainha de casa tocou, eu atendi e era um evangelista. Eu resumi o atendimento, dizendo que já era evangélico, contudo ao se despedir o evangelista me deu uma passagem bíblica e pediu para que eu a lesse quando pudesse. A passagem era João 17.3, “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.”.
Bem, nesse mesmo dia em abri o blog “Como o ar que respiro”, João 17.3 é o texto princípio do blog, ele me fala bastante porque ensina que vida eterna não é frequentar uma igreja, ter uma religião, não é obedecer um conjunto de normas morais, ser sábio ou caridoso, mas é conhecimento, conhecimento de Deus.
Deus se conhece relacionando-se com Ele, caminhando com Ele, conversando, ouvindo e principalmente obedecendo-o. Esse é um processo que dura toda a existência encarnada. Durante a vida, podemos passar por tantas fases, desde aquelas que somos membros oficiais de igrejas, até aquelas que estamos mais distantes do povo de Deus. Contudo, acredito que o filho de Deus nunca se desvia realmente de seu pai, não o convertido genuíno.
O evangelista que bateu na porta de minha casa era Testemunha de Jeová, só pra constar, eu não sou e nunca fui dessa religião, fui batista tradicional durante um bom tempo e atualmente, graças a Deus, frequento uma Assembleia de Deus. Mas é maravilhoso como Deus pode usar qualquer coisa, pessoa ou situação, para cumprir seu propósito na vida de seu filho. Foi essa a experiência que tive na abertura desse blog.)
.

terça-feira, outubro 23, 2012

"Quero Deus, seja pelo preço que for"

        Você já tentou e não conseguiu, você já pediu e não recebeu, você já lutou e se cansou, você já amou e se decepcionou, você já perdoou e tornou a se magoar, você já se levantou e tornou a cair, você já desistiu,
pois tente novamente, peça outra vez, continue lutando, ame mais, torne a perdoar, levante-se e não desista,
Deus pode te dar forças para continuar sua caminhada, nEle você pode entender os nãos e injustiças que sofreu, nEle há consolo e cura para toda a angústia do coração do homem,
humilhe-se mais uma vez, abra mão de uma posição altiva, de querer dar a última palavra, veja o que está atrás de tudo, das caras feias, dos julgamentos humanos, da incredulidade e da impossibilidade, diga:

“Senhor eu quero aquilo que o Senhor tem pra mim, custe o que custar, mesmo que tenha que voltar atrás, que pedir perdão pra muita gente, que perder muitos que considero amigos, na verdade eu largo mão de tudo e de todos para poder ficar bem com o Senhor, pois importa muito mais o que o Senhor pensa de mim”,

Diga isso e provará um milagre em sua vida, talvez não nas coisas aparentes, mas em seu homem interior, quando o seu coração mudar, tudo mudará, mas somente Jesus pode operar essa mudança!
 .

segunda-feira, outubro 22, 2012

Quem sabe de mim é Deus

        Quem pode julgar o coração alheio? Quem sabe o que há por trás da face fria, distante, cansada, das palavras duras, resumidas. Quem sabe quantas dores, quantas repressões, quantos nãos injustos, quanto silêncio estúpido, quanta incompreensão a pessoa recebeu para que se tornasse o que é? Mas Deus é bom e pode fazer novas todas as coisas!

Ore sempre

        O cristão não precisa ver seu inimigo, muito menos estar fisicamente na frente dele para travar uma batalha, seja o inimigo um demônio ou um homem. O cristão não precisa conhecer minuciosamente as armas de seus inimigos, as ações, os argumentos deles. A batalha, que o cristão trava, não é com a boca, com as mãos, mesmo com a mente, mas é com o coração, e isso em oração.
O confronto que vai acontecer amanhã, o cristão ora hoje por ele, o acidente que pode acontecer daqui a pouco, o cristão se livra dele agora, a armadilha que armaram contra sua vida, o cristão safa-se dela antes, tudo isso em oração.
Portanto, antes de fazer algo importante, ore, antes de fazer algo menos importante, ore também, na verdade ore sempre. Grande poder de atuação tem a oração de fé do cristão diante de seu Deus, poderosa para desfazer planos malignos, intenções de destruição, ações maléficas contra a sua vida e de seus queridos.
 .

domingo, outubro 21, 2012

Segue a vida

        E a vida segue, todos seguem, cada um planta a semente que tem nas mãos, rega essa semente, a vê brotar e crescer. Vai nascer uma planta, com certeza dará frutos, todas as plantas dão frutos, que frutos? Depende de cada um, frutos que alimentam o corpo, frutos desse mundo, frutos efêmeros, que dão força para começar um novo dia.
Outros, contudo, colherão frutos mais valorosos, que alimentam uma vida mais duradoura, frutos não tão belos, ao olhar, não tão doces, no paladar, mas que levam a existência para além das manhãs de trabalho, das tardes de caminhada, das noites de festa, das madrugadas de busca. E a vida segue, e todos procuram nas ruas e nas luas aquilo que está dentro deles mesmos, o toque de Deus.
 .

Sobre palavra profética

      “Assim, temos ainda mais firme a palavra profética. E fazeis bem em estar atentos a ela, como a uma candeia que ilumina um lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vosso coração. Saibam antes de tudo que nenhuma profecia das Escrituras é de interpretação particular. Pois a profecia nunca foi produzida por vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, conduzidos pelo Espírito Santo.II Pedro 1.19-2

        (Leia todo o capítulo para entender todo o contexto do assunto.)

Já vi gente, sem nenhum temor a Deus, zombando dos termos usados nas palavras proféticas ditas pelo Espírito Santo, tanto nas profecias do antigo testamento como nos tempos atuais. É certo que a ministração profética do antigo testamento podia ser um pouco distinta da ministração verificada no livro de Atos e nas cartas. No antigo testamento, em sua maioria, eram profecias relativas a uma nação, Israel, com o cumprimento, muitas delas, em anos ou em centenas de anos. Esse tipo de ministração profética ficou estereotipada e muitos a entendem como o único tipo de profecia.
No tempo do antigo testamento o Espírito Santo não ficava permanente na vida das pessoas, ele visitava os tementes a Deus, fazia sua manifestação, depois os deixava. Davi, excepcionalmente, foi um homem que teve uma presença mais frequente de Deus em sua vida. Nos Salmos existem palavras proféticas semelhantes às palavras ministradas pelo Espírito Santo depois da obra de Jesus no calvário, palavras de consolo. O próprio Espírito Santo é chamado, no Evangelho, de consolador, nos tempos atuais as profecias que recebemos são mais pessoais e cumpridas em curto prazo.
Sem fazer qualquer espécie de legalização, ou tentativa de engessar a atuação do Espírito Santo, já que em Apocalipse a palavra profética dada no tempo do novo testamento é semelhante às palavras dos profetas do antigo testamento, existe em todas essas manifestações uma linguagem comum na maneira como fala o Espírito Santo.
“Assim diz o Senhor” e outras promessas como “farei novas coisas em sua vida”, “eis que a nova casa será maior que a antiga”, “vai na tua força pois eu estou contigo”, a maioria, palavras de motivação dadas a reis e profetas quando em batalha contra exércitos inimigos, são mistérios de Deus (mesmo esse termo também é bastante usado no meio pentecostal).
Obviamente toda palavra profética pode e deve ser julgada, baseando-se na palavra de Deus escrita na Bíblia, na sabedoria que o próprio Espírito Santo dá principalmente através das vidas dos líderes, mas acima de tudo através do temor a Deus, que todos devem ter. Mas não podemos negar que Deus usa, sim, com frequência termos e frases, que são citados originalmente na Bíblia, para falar com seu povo.
Muitos da linha do “gospel-pop-intelectual-contemporâneo” (essa denominação é minha), que estando desviados não admitem, tentam tornar ultrapassada, vulgar, fora de moda e mesmo ilegítima, a atuação do Espírito Santo. Essa, porém, é a maneira como Deus trabalha, é uma maneira antiga, e é antiga porque funciona (e sempre funcionará). Quem está realmente ligado em Deus, que tem intimidade com o Senhor, quem vive no falar em línguas estranhas uma realidade diária do andar com Deus, vê novidade e eficácia na maneira como Deus fala as coisas.

(É preciso discernimento, mas devemos tomar cuidado para não pecarmos contra o Espírito Santo, tomando como do inimigo uma palavra que é de Deus, leia a respeito na reflexão “Espírito de confusão: identifique-o e expulse-o”).
 .

sábado, outubro 20, 2012

Palavra de vitória: é essa que meu coração quer

        Uma palavra que salva, uma palavra que cura, uma palavra que traz vida nova, que traz paz, que traz alegria,
uma palavra que muda um caminho antes de derrota, de dor, de escravidão, uma palavra de esperança, que transforma a disposição depressiva da mente, a existência rancorosa e rejeitada,
uma palavra que tem poder sobre os demônios e enfermidades, que abre portas, que ressuscita os mortos,
uma palavra de ânimo, de entusiasmo, de motivação, uma palavra que empurra para frente, que levanta, que acorda, que rejuvenesce,
uma palavra de vida realmente abundante, que faz o solitário sentir-se acompanhado, que faz o incrédulo enxergar a possibilidade do milagre, enfim, uma palavra de Jesus,
é essa a palavra que meu coração busca, é essa a palavra que meu coração deseja, é essa a palavra que meu coração precisa, é essa a palavra que Deus tem pra mim e pra você,
não aceite menos que isso pois é isso que Deus tem pra você!
.

sexta-feira, outubro 19, 2012

Medo

        Você tem medo?

Quem tem medo, foge,
quem tem medo, amedronta,
quem tem medo, carrega culpa,
quem tem medo, não ama, não perdoa,
quem tem medo, não confia, desconfia sempre,
quem tem medo, agride, está sempre na defensiva,
quem tem medo, tem o coração nas riquezas do mundo,
quem tem medo, não se conhece, não se assume, encena,
quem tem medo, não pode ter paz, não conhece a Deus, morre.

Humildade: o maior milagre de todos

        “Ela, porém, prosseguiu, dizendo-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas dos filhos. Então ele lhe disse: Por causa dessa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.” (versículos 28 e 29 de Marcos 7.24-30, leia toda a passagem para um entendimento mais completo).

A provação era mais que necessitar de um milagre na vida da filha que tinha possessão demoníaca, a provação era mudar o coração. A mulher mostrou que tinha um coração mudado, que tinha seu orgulho convertido em humildade, quando mesmo sendo rejeitada por Jesus, mesmo sendo chamada de “cachorrinho”, mesmo sendo negada como filha, ela ainda insistiu, crendo que Jesus poderia abençoá-la. Mais que uma cura, que um bem, Jesus quer mudar nosso coração, de arrogante para humilde, o humilde não se faz de vítima, de coitado, de rejeitado, ele assume sua condição, sim, mas continua crendo que Deus pode fazer um grande milagre em sua vida.

(Gosto muito dessa história, já fiz uma reflexão sobre o fato relatado, só que em outra passagem bíblica, Mateus 15.22-28, se quiser confira no link “Você suportaria isso?”).
 .

quinta-feira, outubro 18, 2012

Secularismos

A palavra secular significa mundano, profano, temporal, secularismos são coisas, costumes, disposições mundanas, profanas, relativas ao tempo desse mundo (a esse século, por isso secularismo). Um secularismo não é necessariamente algo ligado aos desejos carnais, aos apetites do corpo, às obras da carne, citadas em Gálatas 5.19-21: 

        “As obras da carne são evidentes, a saber: imoralidade, impureza e indecência; idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, ambição egoísta, discórdias, partidarismo e inveja; bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas, contra as quais vos previno, como já vos preveni antes: Os que as praticam não herdarão o reino de Deus.”.

Podemos encontrar pessoas diluídas em secularismos vivendo uma vida aparentemente “santa”, limpa, livre, mas isso só acontece a princípio, se não tem Deus, certamente perderá o controle, será sujo pelo pecado, se afastará das coisas boas e certas. Isso porque essas obras são consequências de uma disposição pecaminosa para a qual Deus mesmo entrega aqueles que se afastam dele. Secularismos seriam causas, não consequências, como diz-nos Romanos 1.28: “Assim, por haver rejeitado o conhecimento de Deus, foram entregues pelo próprio Deus a uma mentalidade condenável para fazerem coisas que não convêm”.
O grande perigo dos secularismos é que eles vêm disfarçados de valores religiosos, e como tais, invadem de maneira sutil a igreja. Como já foi dito em outra reflexão (“Jesus, o único intercessor”), quando Deus é afastado da comunhão, quando ele morre nos corações dos homens, são enfatizados o culto às coisas, às pessoas e aos lugares. A devoção cega a qualquer princípio, e não à pessoa de Deus, mesmo que esse princípio tenha vindo originalmente de Deus, mesmo que seja religioso, pode ser um secularismo, que se preserva quando é transformado em tradição. Como tal, não traz vida, libertação, transformação, mas apenas esconde a morte. O que é morrer? É afastar-se de Deus, mesmo estando vive o corpo, já que viver é conhecer a Deus: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste.” (João 17.3).
Vida espiritual não é fazer parte de uma igreja, obedecer princípios éticos de uma religião dita cristã (ou outra qualquer), não é ser bom e praticar o bem, não é só isso. Viver espiritualmente é caminhar com Jesus conhecendo-o, tendo comunhão com ele, diálogo, ouvindo-o e falando com ele, numa amizade eterna. Essa comunhão pessoal com Deus tem como consequência uma comunhão, em amor e humildade, com as outras pessoas, e uma ligação santa e frutífera com uma igreja verdadeira de Jesus.
Como também já dissemos na outra reflexão citada acima, os secularismos entram na igreja de maneira sutil porque parecem coisas espirituais. O que é mais próximo das coisas espirituais que as artes e a filosofia? Elas parecem estar num nível mais alto que as coisas tradicionalmente entendidas como carnais. Verbalizar uma reflexão profunda sobre a existência, mesmo que ela pouco tenha a ver com os ensinamentos de Jesus, parece muito mais espiritual que se embriagar com vinho. Apreciar a sofisticação de uma sinfonia, o virtuosismo de um violinista, parece muito mais espiritual que fazer uma orgia. Repetindo, por parecerem espirituais, os secularismos podem invadir a igreja de maneira sutil.
Os secularismos são maneiras enganosamente elevadas e mesmo puras, de afastarem-se de Deus aqueles que arrogantemente se acham superiores, refinados, cultos. Mas na prática levarão o homem para o mesmo lugar, para as obras da carne descritas em Gálatas 5.19-21 já que é Deus quem entrega tais homens a tais obras, como diz Romanos 1.28-32.
Entristeço-me ao ver que muitos, afastados de Deus e sem coragem de assumir isso, tornam reuniões sociais e clubes fechados, em igrejas, fazem de filosofias e literatura, sua Bíblia, e encontram nas bebidas e nos banquetes, “unção” e alegria. Esses nem louvam mais o Senhor, não oram mais pedindo milagres, já que em suas jactâncias, se acham superiores, experientes, melhores, em posição de a tudo julgar e por ninguém serem julgados.
O secularismo não é mal que sofre aquele que nunca conheceu o Evangelho, o não convertido, mas ele aflige o desviado, aquele que experimentou Jesus como salvador, mas se afastou dele porque não quis abrir mão dos valores humanos, da religião do ego. Mas se os secularismos podem se confundir com os valores espirituais, como podemos discerni-los? Bem, nada resiste ao tempo, o que é mal, falso, que não é de Deus, sempre é revelado e revelado mostra a vida perdida que o desviado realmente tem. Contudo, mesmo que a máscara fique sobre a vida do desviado por algum tempo, esse não pode dar frutos, já que sem Deus não existe frutos espirituais. O secularizado pode falar e falar, e falar bem, mesmo conhecer a Bíblia, toda ela, mas ele não pode viver os ensinamentos de Deus, já que seu coração está inchado com o seu próprio orgulho e não cheio do Espírito Santo.
Contudo, mesmo aquele que está longe de Deus e não admite, pode provar uma vida de prosperidade material, de proeminência nesse mundo, e isso por muito tempo. O sol paira sobre justos e injustos, como diz o livro de Eclesiastes, com trabalho, seja ele honesto ou mesmo não tão honesto assim, o homem terá sua honra nessa vida. Mas isso não significa que ele esteja fazendo a vontade de Deus, provando a vida realmente abundante que o Senhor planejou para o homem no calvário. Não nos enganemos com as coisas externas, visíveis, os secularismos fornecem maneiras bem sofisticadas de maquilar a vida das pessoas de maneira que o errado pareça certo, que a perdição pareça vitória.
Prefira o bom e velho Evangelho, que por ser bom, tornou-se velho, mas que ainda pode renovar os homens, lhes dar novidade de vida, nascer de novo todos os dias dentro daqueles que preferem a palavra pura e quente que é a verdade, ao invés dos ensinamentos mornos e fermentados do secularismo, que não trazem nenhum proveito. Mesmo que possamos aprender muito com a literatura desse mundo, com as filosofias, com as artes, elas não podem e não devem substituir a unção que Deus nos dá através do Espírito Santo, quando lavados pelo sangue do cordeiro, nos colocamos totalmente disponíveis aos pés do Senhor.
.

quarta-feira, outubro 17, 2012

Antes de falar, purifique seu coração

Então os fariseus e os escribas lhe perguntaram: Por que os teus discípulos não vivem segundo a tradição dos anciãos, mas comem pão sem lavar as mãos? Jesus lhes respondeu: Hipócritas, bem profetizou Isaías acerca de vós, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim; em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Abandonais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.” (Marcos 7.5-8).

“Hipócritas!”, você teria coragem de dizer isso na cara de alguém e em sã consciência ainda se sentir espiritual, em paz? Evitamos dizer a verdade, muitas vezes, porque não sabemos dizê-la com amor e com autoridade do Espírito Santo. Pior ainda, muitos acham que verdades assim não devem ser ditas, que não é “espiritual” fazer esse tipo de confronto, que isso é coisa da “carne”.
Pois bem, Jesus dizia essas verdades na cara de seus opositores, sem medo, sem indiretas, mas ele sabia e podia dizer isso, pois o fazia cheio de temor a Deus, munido de autoridade espiritual, e acima de tudo abundando em amor. Por que ele conseguia dizer coisas assim do jeito certo? Porque ele não dizia com o coração cheio de ira, de ódio, de revolta humana, por se sentir desprezado ou ofendido.
O mesmo texto de Marcos 7 nos mostra porque era legítima a autoridade de Jesus, nos versículos 21 ao 23: “Pois é de dentro do coração dos homens que procedem maus pensamentos, imoralidade sexual, furtos, homicídios, adultérios, cobiça, maldade, engano, libertinagem, inveja, blasfêmia, arrogância e insensatez. Todas essas coisas más procedem de dentro do homem e o tornam impuro.”.
Dentro do coração de Jesus não havia motivações erradas, justiças equivocados, rancores encobertos, mas a genuína vontade de Deus que lhe permitia ter sabedoria para ficar calado, quando era necessário, e repreender na cara, sem meias palavras, quando era preciso.
Quer ter essa coragem? Antes de colocar palavras na boca, purifique seu coração, com perdão, oração e adoração, autoridade espiritual não é pra qualquer um, se não a tiver, é melhor que fique calado. Jesus não lutava por interesses pessoais, egoístas, mas lutava pelo cumprimento da vontade de Deus, por isso podia dizer o que era preciso.
 .

terça-feira, outubro 16, 2012

"Senhor, livra-nos da ingratidão"

        “Onde quer que Jesus entrasse, nos povoados, nas cidades ou nos campos, levavam os doentes para as praças. E rogavam-lhe que ao menos lhes permitisse tocar a borda do seu manto; e todos os que a tocavam eram curados.” Marcos 6.56

Como temos fé fácil para receber aquilo que nos convém, principalmente se tratando de bênçãos materiais, cura de enfermidades, recebimento de bens. Onde estava todo esse povo que foi curado quando Jesus foi crucificado?
Então Pilatos, querendo agradar a multidão, soltou Barrabás. E, tendo mandado espancar Jesus, entregou-o para ser crucificado.” (Marcos 15.15).
No meio dessa multidão que pediu a crucificação de Jesus, dificilmente não estariam pessoas que sabiam dos milagres que Jesus tinha feito, que ao menos conheciam alguém que tinha sido curado por Jesus, mesmo que tivessem recebido na própria carne uma atuação poderosa de Cristo. Mas se existiam essas pessoas, elas não se lembraram do bem que tinham recebido naquele momento e aprovaram a morte de um inocente.
“Jesus, novamente te peço, livra-me da ingratidão.”

segunda-feira, outubro 15, 2012

Compaixão e gratidão

        O texto de Marcos 6.30-44 relata a primeira multiplicação de pães e peixes, não, eu não farei um estudo detalhado sobre essa passagem dando ênfase ao milagre, contudo, gostaria de salientar duas lições desse texto.
Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão dela, pois eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Marcos 6.34).
A 1ª lição tem a ver com a compaixão de Jesus, Jesus sentia dor pela dor dos outros, ele sofria ao constatar a perdição, a angústia das pessoas. Essa compaixão era maior que seu cansaço físico, que sua fome, que o estresse que seu ministério com certeza lhe causava. Num momento em que ele e os apóstolos deveriam estar descansando, ele teve sensibilidade e forças para sentir a dor das pessoas e ajudá-las. Não há limite para o amor de Jesus, mesmo num tempo em que ele estava encarnado e como carne poderia ter seus limites.
E, tomando os cinco pães e os dois peixes, Jesus ergueu os olhos ao céu, abençoou os pães e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem; e também repartiu os dois peixes para todos.” (Marcos 6.41).
A 2ª lição é que Jesus, diante de um problema insolúvel humanamente falando, não clamou por um milagre, ele só agradeceu e abençoou o que tinha nas mãos, o milagre simplesmente aconteceu, de maneira natural. Que fé. Ajudamos as pessoas, mas elas que não venham nos atrapalhar em nossos momentos de descanso, nossa compaixão tem limites. Pedimos um milagre, mas como é menor nossa intensidade emocional depois que recebemos a bênção e temos que agradecer por ele, como é menor nossa gratidão, muitos vezes negligenciada.
Compaixão e gratidão, que às vezes esquecemos de exercer, eram abundantes naquele que deu a própria vida por milhões de pecadores insensíveis e ingratos como nós, que Deus tenha misericórdia de nós.
  .

domingo, outubro 14, 2012

Eu gosto de você e ponto!

‎"Eu gosto de você, mas...", quando amamos não existe "mas", quando amamos perdoamos, esquecemos, não nos lembramos mais daquilo que nos magoou.

Não damos perdão condicional, "só se for pedido com descrição detalhada do mal que nos fizeram", na verdade arredondamos a dor e magnificamos o carinho facilitando a reaproximação.

Quando amamos não existe "do meu jeito", mas do jeito da pessoa amada, abraçamos o que a pessoa tem de melhor e nos esquecemos, apaixonadamente, do resto.

"Eu gosto de você" e ponto, sem "mas", se não for assim é mais sincero assumirmos que não queremos mesmo é perdoar, que não podemos amar...
 .

sábado, outubro 13, 2012

Sobre coerência

‎"No entanto, pouco me importa se sou julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Pois, embora eu esteja consciente de que não há nada contra mim, nem por isso me justifico, pois quem me julga é o Senhor.
Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os motivos dos corações. Então cada um receberá seu reconhecimento da parte de Deus." (I Coríntios 4.3-5).

Não espere reconhecer coerência em você, aquele que não tem coerência em si mesmo, quem se olha errado, vê tudo errado. Muitos, não cristãos de "carteirinha", que não estão debaixo do padrão que os cristãos acham que sejam cristãos, possuem mais coerência que os próprios cristãos, contudo, ser coerente não é necessariamente seguir a Jesus, mas é sentir, falar e viver a mesma coisa.
Mas quem de nós pode ser assim, humanos como somos, quem pode realmente ser coerente em tudo, sempre? Talvez incoerência seja a maior característica do homem, sintoma da luta interior que ele carrega, a luta entre o que ele é e o que ele pode ser. Mesmo quem acha que pode simplesmente ser, livre de qualquer obrigatoriedade, encontra dificuldades nisso, caso contrário a paz seria possível sem Deus.
Quanto a mim luto para ser o que Deus quer que eu seja, nessa luta não estou só, tenho o Espírito Santo ao meu lado.
 .

sexta-feira, outubro 12, 2012

Jesus: o único intercessor

        “Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: graça e paz sejam convosco, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” (I Coríntios 1.1-3).
Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo. Digo a verdade, não minto, para isso fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade.” (I Timóteo 2.5-7).

O assunto que vou tratar nessa reflexão é um assunto polêmico, você que é um católico sincero, saiba que não estou julgando seu coração, isso compete a Deus. Contudo, você precisa saber que o que será falado está na Bíblia, milhares de cristãos, de todas as épocas, em todo o mundo, acreditam nisso. Peço-te, por favor, tente ler o texto até o fim. Entenda, não insistimos nesse ponto para criar qualquer tipo de rixa, isso não é pessoal, mas o fazemos por sabermos da seriedade do assunto, já que o posicionamento errado divide o poder, que é somente de Jesus, com homens, mulheres, coisas e lugares.

A palavra “kadosh”, que aparece no Antigo Testamento em hebraico, significa santo, sagrado, separado, puro. Ela é utilizada para designar Deus assim como um indivíduo consagrado para uma determinada finalidade religiosa. No Novo Testamento a palavra aparece em grego, “hágios”, e se refere também a aquele que se converte ao caminho de Jesus, logo, todos os que decidem ser filhos de Deus, que optam por Jesus, são santos. Essa é a doutrina bíblica.
Santo sou eu, é você, que é filho de Deus, não temos, seja em vida ou em morte, qualquer poder para interceder pelos homens, e isso ocorre com todos os que viveram, morreram, viverão e morrerão em Cristo. Mesmo tendo escrito textos bíblicos fundamentais para o cristianismo, Paulo, Pedro, João e outros, em nada diferem de mim e de você, que caminhamos com Jesus. Isso também é válido para Francisco de Assis, Maria Madalena ou Maria mãe de Jesus. Repetindo, essa é a doutrina bíblica, se você se der ao trabalho de ler a Bíblia e estudá-la, fará essa constatação. O homem tem duas tendências, elas facilitam a vida daqueles que não querem ter uma experiência espiritual diretamente com Deus através de Jesus. A primeira delas é acreditar naquilo que se pode ver, delegar poder a um deus visível, tocável, controlável. 
A outra tendência nem precisa que esse falso deus seja visível, em uma imagem, etc, basta que seja alguém proeminente, que se torna, após sua morte, um ídolo. Se isso ocorre com Elvis Presley e com John Lennon, ídolos mundanos da área musical, porque não ocorreria com ícones cristãos e principalmente com a própria mãe carnal de Jesus? Seja “são” Elvis, “são” José ou qualquer entidade dita espiritual, esses não têm qualquer capacidade para intercederem, diante de Deus, pelos homens, essa capacidade somente Jesus tem. Mesmo que Deus conheça a sinceridade de cada coração, a intenção, na prática, quando se levanta um clamor a um dito “santo”, se está rezando para uma entidade espiritual do mal, porque a pessoa que o tal santo está ligado, não pode ouvir tal oração. Os vivos não podem se comunicar com os mortos, seja o morto quem for. 
Não, a questão não é nem a figura no papel, que muitos dizem que é apenas uma lembrança de alguém que se ama, assim como uma fotografia que se guarda na carteira da mãe e do pai. A questão é o valor que se dá no coração. Quem lê o antigo testamente, sabe quanto o povo de Israel sofreu por ter colocado deuses pagãos no lugar de Deus. Quem estuda história universal também sabe do sincretismo, de interesse político, que houve quando a religião romanista passou a ser a religião oficial do império, sincretismo entre uma deusa pagã da fertilidade e uma figura feminina importante do cristianismo. O texto abaixo foi retirado da página “A adoração da Mãe e do Filho” (se puder, leia o texto na íntegra no link):

Um dos melhores exemplos de tal transferência do paganismo, pode ser visto na maneira como a igreja professa permitiu que o culto da grande mãe continuasse – somente um pouquinho diferente na forma e com um novo nome. Veja você, muitos pagãos tinham sido trazidos para o cristianismo, mas tão forte era sua adoração pela deusa-mãe, que não a queriam esquecer. Líderes da igreja comprometidos viram que, se pudessem encontrar alguma semelhança no cristianismo com a adoração da deusa-mãe, poderiam aumentar consideravelmente o seu número. Mas, quem substituiria a grande mãe do paganismo? E claro que Maria, a mãe de Jesus, pois era a pessoa mais lógica para eles escolherem. Ora, não podiam eles permitir que as pessoas continuassem suas orações e devoções a uma deusa-mãe, apenas chamando-a pelo nome de Maria, em lugar dos nomes anteriores pelos quais era conhecida? Aparentemente foi este o raciocínio empregado, pois foi exatamente o que aconteceu. Pouco a pouco, a adoração que tinha sido associada à mãe pagã foi transferida para Maria.
Mas a adoração a Maria não fazia parte da fé cristã original. É evidente que Maria, a mãe de Jesus, foi uma mulher excelente, dedicada e piedosa – especialmente escolhida para levar em seu ventre o corpo de nosso Salvador – mesmo assim nenhum dos apóstolos nem mesmo o próprio Jesus jamais insinuaram a ideia da adoração a Maria. Como afirma a Enciclopédia Britânica, durante os primeiros séculos da igreja, nenhuma ênfase, fosse qual fosse, era colocada sobre Maria. Este ponto é admitido pela “The Catholic Encyclopedia” também: “A devoção a Nossa Bendita Senhora, em última análise, deve ser olhada como uma aplicação prática da doutrina da Comunhão dos Santos. Vendo que esta doutrina não está contida, pelo menos explicitamente, nas formas primitivas do Credo dos Apóstolos, não há talvez qualquer campo para surpresa de não descobrirmos quaisquer traços do culto da Bendita Virgem nos primeiros séculos cristãos”, sendo o culto de Maria um desenvolvimento posterior.”

Na verdade, quando se admite a possibilidade de que se pode rezar para um “santo”, autoriza-se as práticas espíritas, kardecistas ou afros, que dizem poder entrar em contato com os mortos através dos médiuns, é tudo a mesma coisa (lembre-se de todo o sincretismo religioso que existe entre os “santos” romanistas e as entidades afro-espíritas, Santa Bárbara e “Inhansã”, por exemplo).
Infelizmente existe um caminho que vai para o abismo espiritual, e que é consequência de quem se afasta do Deus vivo, se afasta e não tem a coragem de negar totalmente os valores da “religião” de Deus. (Qual é a religião de Deus? Jesus é a religião de Deus). Quando deixa de se respeitar, adorar e celebrar a Deus, passa a se respeitar, adorar e celebrar as coisas e os lugares, cria-se ritos e rituais. Que coisa é mais significativa no cristianismo que a cruz? Ela representa todo o sacrifício que o filho de Deus teve que fazer para se tornar o salvador da humanidade.
Mas não somente a cruz é reverenciada como objeto de poder, também o copo que Jesus usou na última ceia, chamado de “santo graal”, o manto que cobriu Cristo em seus últimos momentos, o “santo sudário”, e aí vai. A reaquisição de muitos desses objetos, foi motivo das guerras chamadas “santas” ou cruzadas, que os europeus fizeram contra os turcos muçulmanos que controlavam a Palestina entre os séculos XI e XIII. Mas não somente os objetos, mas os lugares por onde Jesus passou durante sua vida encarnada ganharam alguma capacidade propiciatória de intercessão e de evolução na vida daqueles que não querem se aproximar única e exclusivamente de Deus através de Jesus.
 Quando Deus “morre” para uma religião, não resta outro caminho senão o de delegar poder às coisas, aos objetos e aos lugares, isso também tem acontecido com supostas igrejas evangélicas dos tempos atuais, que chegam ao cúmulo de usar ícones de religiões espíritas africanas, como a vela, o sal grosso, o copo d´água, como símbolos de poder para ser obter algo. Quando o sacrifício de Jesus perde sua capacidade de purificação, novos sacrifícios têm de ser feitos, novos altares têm de ser construídos, seja de supostos “cristos”, de animais, ou de sei lá o que.

Se você não concorda com essa reflexão, por favor, não se sinta ofendido, Deus conhece seu coração, Ele é o único que pode julgar a todos com justiça, contudo, você precisa saber que tudo isso está na Bíblia, isso é a vontade primeira e pura de Deus. Jesus, só ele, mas nada e nem ninguém, nem novas encarnações, nem qualquer outro tipo de intercessão ou evolução, de reza ou de magia, podem fornecer ao homem o perdão dos pecados e o direito de morar com Deus na eternidade.
Mesmo que você tenha consciência de que sua igreja tem suas imperfeições, não use isso como desculpa para ficar por lá para sempre, porque seus pais são assim e você também tem que ser. Não que exista uma igreja perfeita, mas existem muitas igrejas cristãs nesse mundo, e pode ter certeza que existem igrejas bem próximas da real vontade de Deus para sua vida. Sim, o que importa é o seu coração, mas talvez você esteja fraco e desanimado porque está lutando sozinho numa batalha que você pode lutar junto com outras pessoas, que como você, querem servir a Deus em sinceridade e em verdade.
A filosofia tem ganhado algumas batalhas intelectuais contra o cristianismo, justamente porque muitos cristãos insistem num cristianismo equivocado, que interfere nos poderes políticos e financeiros do mundo, assim como despreza, de maneira irracional, as descobertas científicas. A Bíblia nunca se propôs a ser um livro científico, é um texto atemporal para orientar o homem na busca e no conhecimento espiritual de Deus. O cristão precisa ter crítica, não se deixar levar pelos poderes desse mundo, e que poder mundano é pior que aquele que se coloca dentro da igreja, de forma secreta e tendenciosa, tendo como objetivo ter supremacia nesse mundo, nada tendo a ver com o reino dos céus.
Se isso te incomodou de alguma maneira, pense no assunto e fale com Deus a respeito, mas esteja pronto para mudanças reais, acredite, Deus tem o melhor pra você.
 .

quinta-feira, outubro 11, 2012

Ligado em Deus

        Deus pode fazer coisas maravilhosas através de uma pessoa que está ligada o tempo todo nEle, as palavras e as ações dessa pessoa, mesmo que mínimas, podem desencadear milagres grandiosos nas vidas das pessoas, e isso sem que ninguém, além das pessoas abençoadas, saiba, portanto não duvide do silêncio, nem ponha sua confiança no barulho.
.

quarta-feira, outubro 10, 2012

Palavras profundas, quem pode dizê-las?

        Com um microfone na mão, num púlpito, na frente da congregação, todos nós queremos dizer coisas bonitas, coisas que incendeiam os corações, enfim, queremos ser usados por Deus. Bem, a primeira coisa que devemos saber sobre isso, é que Deus usa quem ele quer, não é quem está preparado, não é quem é sincero, muito menos o prolixo ou o carismático. Quando Deus quer, até uma jumenta ele usa, como na história de Balaão. Então a premissa para que exista uma palavra certa, é essa palavra sair da boca de alguém que Deus está usando.
O que existe na boca de uma pessoa usada por Deus, qual a principal característica dessa palavra? Não é necessariamente erudição e nem boa oratória, mas é profundidade, quem ouve sente que a palavra vem do coração, que ela é verdadeira, que testemunha algo que aconteceu e que mudou a pessoa que está falando para melhor. Profundidade não é algo que se inventa, falar devagar e com seriedade não é necessariamente ser profundo, quando se é profundo as pessoas percebem, e todos sabem quando a profundidade é falsificada, teatralizada, fingida.
Como ser profundo, e quando digo profundo, me refiro à profundidade plantada pelo Espírito Santo? A resposta é simples: tendo experiências profundas, reais de vida, e principalmente, de vida com Deus. Quem nunca teve seu coração quebrado, quem nunca teve seus valores confrontados, quem nunca teve seus fundamentos testados e fortalecidos, não pode ter profundidade. É preciso coragem para abrir o coração, entregá-lo a Deus, pedir transformações e por fim deixar que elas sejam instaladas, mas é só assim que se pode adquirir profundidade.
Experiências profundas de vida deixam nosso coração humilde, nivelado, não pode coexistir, num mesmo coração, profundidade de Deus e arrogância, profundidade de Deus e desrespeito. Humildes, sabemos que não somos melhores que ninguém, ao contrário, sentimos a seriedade do nosso pecado, e como pecadores tratamos a todos como sendo servos deles, e não seus senhores.
Jesus, o filho de Deus, criado e crescido sem pecado, só começou seu ministério aos trinta anos. Começou como homem maduro, como homem experiente, como homem humilde, por isso tanta profundidade em seus ensinamentos. Sua profundidade propunha mudanças não somente na aparência do homem, na religiosidade, mas no coração, a parte mais profunda do nosso ser.
Melhor seria que muitos, que ainda não têm experiência o suficiente, ficassem calados, não colocassem suas mãos em microfones, aprendessem antes, para adquirirem profundidade e então serem bênçãos nas vidas de outras pessoas. Repetindo, profundidade é algo que não pode ser fingida, ou ela existe ou não, quando existe, existe também humildade e respeito para com os outros. Essa profundidade gera uma palavra de sabedoria, pronta para disciplinar, orientar, consolar as pessoas, tudo isso embebido em muito amor.
Pense nisso quando tiver que pegar um microfone na mão e dizer alguma coisa na igreja, eu tenho pensado e tenho preferido, muitas vezes, ficar quieto.
 .

terça-feira, outubro 09, 2012

Discrição e fé: às vezes é tudo o que é preciso

        “Tendo ouvido a respeito de Jesus, veio por trás dele, no meio da multidão, e tocou-lhe o manto, pois pensava: Se tão somente tocar-lhe as vestes, serei curada.” Marcos 5.27-28

E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? A menina não está morta, mas dormindo. E começaram a rir dele. Ele, porém, fez com que todos saíssem, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que o haviam acompanhado, e entrou onde a menina estava.” Marcos 5.39-40

Não vou fazer um estudo minucioso de Marcos 5.21-43 (leia todo o trecho para ter um entendimento melhor), resumindo, o texto relata duas histórias: a cura da mulher que sofreu de hemorragia por 12 anos e a ressurreição da filha de Jairo, um dos chefes da sinagoga. O que o Espírito Santo me mostra nessa reflexão é uma lição que envolve as duas histórias: quem crê não precisa de propaganda, de alvoroço, de exageros emocionais, quem crê recebe a bênção de forma discreta, solitariamente (mesmo no meio de uma multidão), recebe com um toque simples, sem que seja necessária nenhuma manifestação espetacular.
É certo que nem sempre é assim que Deus deseja agir, às vezes é preciso sim um testemunho público, em alto e bom som, de sua atuação. Mas a mulher teve a sensibilidade para saber que aquele era um momento de discrição, de segredo, de pouco, que teria como consequência tudo aquilo que ela precisava. Uma manifestação espetacular pode ser pedida por nós, algumas vezes, por pura vaidade.
A atitude de Jairo e das pessoas ao seu redor foi diferente da atitude da mulher, essas pessoas exageraram no problema, desacreditaram da solução, zombaram de Cristo. Não que seja trabalho pra Deus, mas Deus teve que fazer duas coisas, primeira acalmar as pessoas, preparar o ambiente para o milagre e só depois então, executar o milagre. Nessa atitude exagerada as pessoas perderam tempo, podiam ter recebido a bênção antes, com sabedoria, como recebeu a mulher, mas tiveram que passar por um constrangimento desnecessário.
Isso se aplica em sua vida? Será que Deus não está querendo executar em você um milagre como a da mulher? Rápido e secreto, sem exageros? Será que não está faltando pra você somente a fé? Será que o que você está buscando nas pessoas, nos médicos, nos amigos, nos parentes, na igreja, não é algo que Deus deseja fazer apenas diante de seus olhos, de maneira discreta? Será que Deus não está querendo agir assim para evitar constrangimento, constrangimento que você nem sabe que vai passar caso todos venham saber do seu problema?
Ore a respeito, mas seja sábio, nem tudo deve ser falado, nem tudo deve ser tornado público, alguns milagres, e às vezes os mais importantes de nossas vidas, devem ser mantidos em segredo, basta apenas ter fé para dar um toque, um único e certeiro toque naquele que pode todas as coisas, Jesus.
 .

segunda-feira, outubro 08, 2012

Remédio

O Evangelho não veio discutir a doença, filosofar em cima do pecado, acusar culpados, ele veio trazer o remédio, bem, remédio é para os que se consideram enfermos, se você se considera são não precisa dele, simples assim, quanto a mim, preciso tomar o Evangelho todos os dias, e assim será até o fim. À medida que nos limpamos mais, mais nos sentimos sujos, não por carregarmos culpa, já que o perdão do Evangelho tira a culpa, mas por aumentar nosso zelo pela obra e nosso temor a Deus.
 .

domingo, outubro 07, 2012

Coerência é privilégio dos puros

Tudo é puro para os puros, 
mas, para os corrompidos e incrédulos, nada é puro,
pelo contrário, tanto a mente como a consciência deles estão contaminadas.
Eles afirmam que conhecem a Deus, 
mas o negam por suas obras,
são detestáveis, desobedientes 
e incapazes de qualquer boa obra.

Tito 1.15-16
.