segunda-feira, setembro 30, 2013

Peça perdão e cresça com isso

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda maldade. Pelo contrário, sede bondosos e tende compaixão uns para com os outros, perdoando uns aos outros, assim como Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4.30-32).
Prega-se tanto perdão na igreja, mas muitos de nós, depois de convertidos e achando-nos amadurecidos simplesmente paramos de pedir perdão. Achamos que não precisamos mais, que não pecamos mais, principalmente contra as pessoas, acreditamos que pedir perdão é sinal de fraqueza quando é justamente o oposto, processo de limpeza e de crescimento que leva à fortaleza da alma.
Pensemos bem, qual foi a última vez que pedimos perdão para alguém? Ou já nos acostumamos a pensar que não temos nada contra ninguém, como desculpa para não termos que pedir perdão? Essa disposição coloca sempre os outros como errados e nós como certos. Peça perdão, os humildes serão exaltados, tome a iniciativa, mude você e não cobre isso dos outros, cada um de nós prestará contas pelas próprias vidas.

 .

domingo, setembro 29, 2013

Teu milagre chegou: santifica-te


"Estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, olhou e diante dele estava em pé um homem com uma espada desembainhada na mão. Josué aproximou-se dele e perguntou-lhe: Estás a nosso favor, ou a favor de nossos adversários?
Ele respondeu: Nenhum dos dois. Venho agora como chefe do exército do SENHOR. Então, prostrando-se com o rosto em terra em reverência, Josué lhe perguntou: Que diz o meu senhor ao seu servo?
Então o chefe do exército do SENHOR respondeu a Josué: Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez."
Josué 5.13-15

Com tirar as sandálias Deus está dizendo limpar os pés, podemos nos guardar de todas as coisas, nos mantermos santos de tudo, numa atitude de consagração e santidade, contudo nossos calçados sempre se sujam, já que é com eles que entramos nos lugares.
Mesmo que nossos ouvidos, bocas, olhos e mãos estejam guardados, ainda assim tocaremos com os nossos pés em muitas sujeiras desse mundo, simplesmente porque temos que viver nesse mundo em nosso dia a dia, trabalhando, estudando, comprando, vendendo, sobrevivendo.
Então o tirar das sandálias não é a primeira disposição do santo, mas a última, depois de já ter sido feito todas as outras coisas devemos limpar também os pés da alma que se sujam mesmo inconscientemente .
Tal santidade, extrema, era necessária para Josué naquele momento crucial da história de Israel, quando venceriam a última barreira para conquistar Canaã: Jericó.
Santidade é viver diário do cristão, mas consagração extrema é condição de suma importância quando vivendo um momento especial de Deus.
Se você buscou até aqui um grande milagre de seu Senhor, creia, chegou o momento, ele faz fazer o milagre, mas santifique-se porque o lugar no qual você está entrando é terra santa.
.


sábado, setembro 28, 2013

Hoje, deixa que Deus te surpreenda

Jesus lhe respondeu: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” (João 11.40).

Faça diferente hoje, peça que Deus te surpreenda, de verdade, peça algo novo, algo que você desconheça, algo que possa mudar a maneira como você tem vivido até aqui.
Aventure-se e creia num Deus que tem algo surpreendentemente excelente para tua vida, algo que mudará teu coração e depois fará diferença na sociedade que você vive.
Hoje pode ser o começo de uma nova vida pra você, só depende de você buscar a Deus, um Deus pessoal e não uma religião, e crer.

 .

sexta-feira, setembro 27, 2013

Cuide-se bem

É preciso humildade para admitir limites e impotência, é preciso coragem não para sair fazendo tudo o que aparece, numa obsessão doentia causada pela busca de elogio e autoaceitação, e não por alguma orientação real de Deus, só através dessa humildade teremos equilíbrio, só equilibrados temos saúde, tanto física quanto emocional, somente saudáveis seremos úteis a Deus, às pessoas e a nós mesmos.
Saiba parar, dê-se ao direito de descansar ou de diminuir o ritmo, valorize-se pelo pouco que faz com o coração, tenha referências ouvindo o conselho das pessoas que te amam, você não tem que ser um paladino solitário lutando contra tudo, não adianta nada construir com uma mão e destruir com a outra, querer ganhar o mundo e acabar perdendo os entes queridos mais próximos, marido, esposa, filhos, familiares e amigos verdadeiros.
Vá com calma, cuide-se melhor.
.

quinta-feira, setembro 26, 2013

As duas moedas das faces

Você precisa de uma igreja onde se sinta bem, compreendido, respeitado, onde o seu melhor é usado de maneira mais efetiva, num receber e dar equilibrado de bênçãos.
Contudo, se a igreja não te incomodar no sentido de te motivar a mudar para melhor, se o que for ensinado não criar em você o desejo de ser uma pessoa mais madura, e te der condições viáveis para aplicar essa evolução na prática, então essa igreja não estará sendo um agente atuante de Deus em você.
Busque respeito, mas busque melhoras, consciente de que mudar às vezes dói, é um processo que tem um preço. Busque uma igreja de Deus pra você, não tenha medo de romper com tradições e religiosidades, Deus tem coisas novas pra você se você quiser mudanças reais.

 .

quarta-feira, setembro 25, 2013

Eu gosto de ser elogiado, e você?

Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios” (Provérbios 27:2).

Gosto de receber elogios, e como músico, me sinto satisfeito quando sei que minha música está agradando, trazendo bons sentimentos, deixando as pessoas um pouco mais felizes, como cristão não acho que isso vá desequilibrar-me, fazer minha vaidade ser maior que a glória de meu Deus.
Contudo, vejo que uma espiritualidade equivocada anda sendo vivida e ensinada no meio da Igreja, muitos não dão e não querem receber elogios porque acham que isso é coisa do diabo, poxa, se minha espiritualidade é tão fraca a ponto de ser abalada por um elogio, não é o elogio que deve ser retirado, mas a espiritualidade que deve ser aumentada.
Foi pela morte do Espírito Santo no meio de uma igreja que a instituição dita cristã mais poderosa deste mundo nasceu e criou monastérios, seminários e conventos onde a abnegação dos instintos carnais e das vaidades tentam ser controlados e neutralizados através da clausura e da força humana e não da presença do Deus vivo.
Trabalhe e seja digno de elogio, mas ore muito mais para que a unção de Deus seja grande em sua vida de maneira que o Senhor seja sempre glorificado através de tudo quando você fizer. Elogie sempre, alegre o coração de quem trabalha e dá o seu melhor, e que Deus esteja sempre acima de tudo e de todos, que a ele e somente a ele seja dado o melhor e maior dos louvores.
.

terça-feira, setembro 24, 2013

Menos palco e mais salvação

Seria muito melhor ver muita dessa gente que quer formar banda e gravar CD e que realmente não tem chamada pra isso servindo a Deus debaixo de igreja local, fazendo evangelismo e ganhando como levita, direitos e deveres certos no lugar de uma independência que só divide a igreja, glorifica a vaidade humana e colhe poucos frutos de vidas realmente salvas.
Desce do palco, povo de Deus, vamos parar com esta obsessão de querer ser artista, basta cantar um pouquinho, tocar quatro acordes no violão que já quer ser celebridade, essa é uma onda do diabo que está varrendo o mundo e a igreja não está percebendo que também está entrando nessa.
Sem hierarquia não existe sistema que resista, a igreja é um sistema criado por Deus com Jesus como a cabeça, os pastores como líderes e todos nós como corpo e ovelhas, a prioridade do Senhor é dar visão de igrejas a pastores, é só debaixo deles que teremos ministérios legítimos.
Salvação de vidas é a primeira missão de uma igreja, adoração será nosso único objetivo no céu, aqui vidas precisam ser resgatadas do pecado e do mundo, arrancadas da mão de Satanás, falar para não convertidos, e não somente oferecer música excelente dentro de templos e em cima de palcos, esse é o foco.
É claro que um ministério assim deve ser remunerado para que levitas tenham mais tempo para fazê-lo, mas sempre debaixo da visão de uma igreja local, agora se alguém tem uma visão independente que funde uma igreja e seja pastor, faça então o negócio por inteiro, essa pelo menos é a minha visão das coisas.
.

segunda-feira, setembro 23, 2013

Entrega pra Deus a mágoa

Digo a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Meus ossos se esmigalham quando meus adversários dizem sem cessar: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma; por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, minha salvação e meu Deus.” (Salmos 42.9-11).

...e quando alguém te magoar, não saia por aí, contando pra todo mundo, fala pra Deus e espera, o consolo dele é certo, a justiça dele é maior, e a lição que aprendemos agindo assim trará a cura que não deixará nosso coração ser magoado novamente.

 .

domingo, setembro 22, 2013

Não desista de amar

"Não é um inimigo que me afronta; isso eu poderia suportar. Nem é um adversário que me menospreza, porque dele eu poderia me esconder. Mas és tu, meu colega, meu companheiro e amigo chegado." (Salmos 55.12-13).
Não desista de amar, mesmo que não seja correspondido, mesmo que não seja entendido, mesmo injustiçado e esquecido. Não me refiro aqui ao amor entre marido e mulher, esse precisa, pode e deve ser de igual para igual, mas falo do amor entre próximos, entre você e aquela pessoa que por algum motivo, profissional, ministerial ou familiar, Deus colocou perto de você para que você construa com ela alguma coisa.
Não que você possa desprezar ou odiar os distantes, mas como seres humanos limitados que somos, Deus nos põem em situações onde possamos compartilhar amor, aprender a dá-lo e a recebê-lo de próximos. A esses próximos, ame, sem exigir nada em troca, com paciência, esperando em amor que suas vidas sejam abençoados e abençoando-as com um coração misericordioso que sabe conviver sempre numa atitude de servo.
Se você quer ter um amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (I Coríntios 13.7) então Deus colocará ao seu lado alguém que não acredita em seu amor, que não é paciente com você e que não te suporta, para que você tenha um coração que ame mesmo sofrendo injustiça, desconfiança e impaciência.

É assim que funciona a vida cristã de gente madura, ou então você simplesmente pode dizer que não tem a obrigação de gostar de todo mundo e seguir do jeito que você sempre foi.

sábado, setembro 21, 2013

Esteja na regra

Deus sempre fala? Sim, Deus fala em todas as ocasiões, em todos os cultos, onde seu nome é invocado e um coração crente e humilde busca sua presença, contudo, há limites para exceções, ocasiões onde tudo colabora para que Deus não atue e mesmo assim ele atua.
Devemos ser sábios e saber discernir regra de exceção, nossa vida deve estar, na maior parte do tempo pelo menos, na regra de Deus, na obediência, no temor, já que a exceção por ser isso têm fim e um dia Deus tira a mão do lugar errado e das pessoas fazendo a coisa errada ou na hora errada, pense nisso.
.

sexta-feira, setembro 20, 2013

Menos oratória e mais unção

Quando a maior parte da pregação é oratória, é cultura, é efeito cenográfico e exposição vaidosa de conhecimento, a palavra pode ter a beleza estética que tiver, impressionar até, mas não alimentará a alma.
Quando isso ocorrer a palavra não revelará aquele ensinamento simples e poderoso que cura o coração, não será levada para casa, vivida durante a semana e nem lembrada dias depois.
Senhor, nos dê mais do teu Espírito Santo nos púlpitos e que os pregadores paguem o preço de oração e consagração antes de abrirem suas bocas, quando a palavra realmente é tua, ela operou na vida do pregador antes de ser pregada e operar em nossas vidas.
E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai. Por causa disso, muitos de seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo. Então Jesus perguntou aos Doze: Vós também quereis retirar-vos? Simão Pedro respondeu-lhe: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós cremos e sabemos que tu és o Santo de Deus.” (João 6.65-69).
.

quinta-feira, setembro 19, 2013

É preciso acordar

Um dia alguém tem que dizer em voz alta aquilo que nossas consciências até pensam, mas têm medo de admitir mesmo para nós, um dia, se a nossa ficha não cair, talvez seja preciso um puxão de orelha, um grito que nos tire de um estado de sonolência afetiva.
Isso é necessário para que nos libertemos de uma covardia e de uma displicência que amarram nossas vidas a uma infantilidade glacial, que nos deixam insensíveis aos verdadeiros valores da vida, ao amor, à misericórdia, isso se quisermos crescer e achar o verdadeiro sentido da existência.
Ou é isso ou é sermos deixados de lado educadamente por aqueles que simplesmente desistiram de gostar da gente. Não de nos amar, pois quem ama, ama sempre, mas amando podemos nos manter à distância, orando e torcendo, sem se aproximar por já não achar nada em comum para se gostar.
Bom é ser amado, mas melhor ainda é ser gostado, de perto, com cumplicidade, mas isso é para os que se mantêm despertos espiritualmente, que não têm como objetivo de vida coisas, mas pessoas, trabalhos, mas almas, alianças profissionais e ministeriais, mas amizades, obrigações da mente, mas escolhas do coração.
É preciso acordar e se posicionar, pagar preços por isso, e se mostrar, de verdade, com os defeitos e com as qualidades, porque quem quer e esconder defeitos acaba sendo todo errado, mas quem se mostra por inteiro, terá mesmo os defeitos gostados e respeitados por amigos de verdade.
.

quarta-feira, setembro 18, 2013

Carregando piano

Trabalhar para Deus é sempre recompensador, e quem se prontifica a trabalhar no ministério deve ter essa visão, fazer através de Deus, para Deus e esperando em Deus, e somente nele, a recompensa, no momento que ele achar que é melhor. Na verdade acredito que tudo na vida deve ser feito assim, mesmo trabalho secular, e isso não é motivo para que não lutemos pelo melhor, vendendo bem o produto que temos para oferecer e procurando sempre um salário melhor pelo reconhecimento do nosso trabalho.
Contudo, no ministério, muitas vezes as coisas não são tão objetivas, já que podemos trabalhar por anos na obra sem receber um centavo e sem ter reconhecimento das pessoas. O trabalho do pastor líder e fundador de um ministério, é bastante duro, mas esse recebe um retorno financeiro que a maioria dos levitas não recebe, visto que trabalham sem salário.
É por isso que trabalhar para Deus servindo a amigos e com amigos torna o trabalho mais leve, essa relação mais estreita, de cumplicidade, que vai além da obrigação, deveria ser buscada por todos os levitas, ela facilita o ministério. Mas mesmo que muitas vezes sirvamos a pessoas e com pessoas que não se colocam dessa maneira, pessoas que por vários motivos mantêm uma certa distância da gente, devemos trabalhar com temor, com respeito, confiantes de que Deus, a quem servimos em primeiro lugar, nos honrará no momento certo. Deus sabe de tudo e sempre faz justiça, e ele, mais que ninguém, quer ter conosco uma relação que vai além da de senhor e sevo, mas a de amigos.

 .

terça-feira, setembro 17, 2013

O verdadeiro e o falso

O cristianismo é uma religião copiada e falsificada justamente porque é uma religião verdadeira, ninguém falsifica o que já é falso e de pouco valor. Real falsificado só tem valor pra brasileiro, dólar falso pode ser usado no mundo todo.
Mas não confunda o falso com o verdadeiro, mesmo que o falso tenha uma tradição milenar, pareça nobre, ostente poder e riqueza neste mundo e tenha muita influência na sociedade, às vezes o verdadeiro é mais simples que o falso.
Um vinho envelhecido 50 anos, feito com as melhores uvas produzidas no melhor terreno e clima, é mais caro que um copo de água que acabou de ser cheio numa fonte fresca e limpa, mas não tem a mesma eficiência para matar a sede que a água pura tem.
 “Jesus respondeu: Quem beber desta água voltará a ter sede; mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4.13-14).

 .

segunda-feira, setembro 16, 2013

Igreja católica, só mais uma religião?

É interessante como as pessoas facilmente criticam e promovem os erros das igrejas evangélicas, todavia, como as mesmas pessoas, indiferentemente se são ou não católicas, ainda têm um receio de levantar a boca contra a igreja católica. No fundo todos, ateus, humanistas, esotéricos e mesmo muitos ditos evangélicos, são um bando de católicos enrustidos com medo de ser excomungados.
Respeitando a todos, tantos católicos quanto evangélicos ou outros, assim como deixando claro que só Deus conhece a sinceridade de cada coração, e a despeito da igreja católica ser uma instituição milenar, poderosa nesse mundo que promove a venera ícones e princípios do verdadeiro cristianismo, apesar disso tudo o catolicismo ainda é uma religião como outra qualquer.
Ela é assim à medida que se coloca dessa maneira, isso fica claro quando sua palavra de ordem é a pregação dela mesma, e não da obra redentora de Jesus. Mas isso não a faz exclusivista, infelizmente, já que num antagonismo hipócrita respeita outras religiões como outros caminhos que conduzem ao mesmo Deus. O catolicismo se exime convenientemente quando tem que fazer a pregação de que Jesus é o único caminho, já que prefere estar sempre bem com todos e arrebanhar o máximo de ovelhas possíveis, mesmo que sem identidade.
Nesse respeito insano pelo catolicismo muitos não aceitam quando chamamos a igreja romanista de seita, vejamos a definição de seita no dicionário Michaelis online:
"seita sei.ta sf (lat secta) 1 ant Qualquer escola filosófica, cujas doutrinas ou métodos divergiam dos seguidos geralmente. 2 Ramo dissidente de uma igreja estabelecida, e portanto considerado herético. 3 Rel Grupo dentro de uma comunhão religiosa principal, cujos aderentes seguem certos ensinamentos ou práticas especiais. 4 Grupo de pessoas que seguem determinados princípios ou doutrinas, diversas dos geralmente aceitos no respectivo meio. 5 Teoria de algum professor célebre, seguida por muitos prosélitos. 6 pop Bando, facção, partido." 
Quando queremos definir o que é seita o mais importante é estabelecer uma referência, se tomarmos em consideração o cristianismo primitivo de Jesus e dos apóstolos, descrito nos evangelhos e nas cartas do novo testamento, a igreja romanista pode, sim, ser considerada uma seita, visto que nestes quase 1.700 anos de sua existência oficial mixou a doutrina pura de Cristo com paganismo, esoterismo, filosofias, etc. Assim as igrejas evangélicas, na sua maioria (não todas), são as oficiais e não são seitas, bem, isso era o que Lutero e os reformadores já haviam proposto no século XVI.
Contudo, fazendo o que os covardes e hipócritas fazem, achando-se intelectuais, mas desprezando convenientemente os métodos científicos, se colocarmos a igreja romanista como referência, tudo, incluindo o próprio cristianismo primitivo de Cristo, pode ser considerado seita. A verdade é que tanto faz, talvez exista até vantagens em sermos nós evangélicos considerados seita, isso nos coloca numa posição corajosa e definida, e não é isto que Jesus pediu de nós?

Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante de meu Pai, que está no céu. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai, que está no céu.
Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque vim causar hostilidade entre o homem e seu pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e a sogra; assim, os inimigos do homem serão os de sua própria família.
Mateus 10.32-36

 .

domingo, setembro 15, 2013

Admita o erro e assuma responsabilidade por ele

O que nos impede de parar de errar é o fato de não admitirmos a existência do erro, o que nós usamos para nos isentar da responsabilidade pelo erro é a invenção de justificativas que tivemos para cometer o erro e continuar cometendo-o.
Admitir o erro simplesmente pelo fato de errar é a sinceridade que pode nos conduzir a parar de errar, contudo, nós somos doutores no que se refere a inventar justificativas, e é claro que a maioria dessas justificativas coloca a culpa dos nossos erros em outras pessoas, em situações que nós somos vítimas passivas, e nunca agressores ativos.
Vidas inteiras são construídas em cima dessa mentira, casamentos são feitos e desfeitos, famílias são destruídas, ministérios são desprezados, amizades reais são menosprezadas, oportunidades financeiras e profissionais únicas são perdidas, relacionamentos de todas as espécies são quebrados.
Quanto sacrifício, quanta religiosidade legalista se vive simplesmente para não se dizer o óbvio e mais simples: “desculpe-me, eu errei, fiz porque quis e a culpa não é de ninguém a não ser minha, agora eu não quero errar de novo”. Não, a perfeição não está em não errar, mas em admitir o erro, o perfeito é o que mais pede perdão, e é claro, o que se prontifica a não mais errar depois de assumir a responsabilidade pelo erro que fez.

 .

sábado, setembro 14, 2013

Sinto muito, mas o evangelho é diferente

"como está escrito: Não há justo, nem um sequer. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se desviaram; juntos se tornaram inúteis. Não há quem faça o bem, nem um sequer." (Romanos 3.10-12).

Realmente o evangelho não é uma religião, não é mais uma proposta de religação do homem com Deus, que vê no homem qualidades, que preza a fé individual e o esforço espiritual de cada ser humano como meios de evolução, crescimento e libertação.
Não, se você quer isso, saiba que existem muitas religiões que te ajudarão nessa intenção, religiões que só falam de paz, de amor, de positividade.
Sinto muito, a verdade que o evangelho prega é diferente, dura, num certo ponto, decisiva, radical, pois ela revela que não existe qualquer capacidade no homem para manter e usar uma religião, seja ela qual.
O evangelho ensina que o homem é um sistema falido, desabilitado para funcionamento espiritual, mas isso pode ser mudado, e só pode ser, através de Jesus. O evangelho prega que a única religião possível é aquela que o próprio Deus vive no homem, é Deus vindo, resgatando e habitando no coração do ser humano.
É só depois dessa experiência que é possível paz, amor, liberdade, esperança, uma vida realmente satisfatória, seja na esfera que for, neste mundo e no outro, a decisão é sua, queira Jesus, ou então queira uma religião...
.

sexta-feira, setembro 13, 2013

Preciosa palavra de Deus

"Eu tinha muitas coisas para te dizer, mas não quero fazer isso com tinta e pena. Espero, porém, ver-te em breve, e falaremos face a face. Paz seja contigo. Os amigos te cumprimentam. Cumprimenta os amigos daí um a um." (III João 1.13-15)

Se o que foi escrito nas cartas do Novo Testamento é valioso, imagina o que seria uma conversa ao vivo com um apóstolo como João? Mas nós temos o Espírito Santo, que habita-nos e fala-nos aquilo que Jesus tem pra nos dizer hoje, graças a Deus.
.

quinta-feira, setembro 12, 2013

Resposta certa para a verdadeira fé

Fala-se muito em fé, é senso comum dizer que não importa no que se creia, desde que se creia, e crendo-se somos respondidos, por qualquer coisa já que de acordo com esse senso, Deus está em qualquer coisa. Esse senso comum, todavia, não representa a verdade do evangelho e das escrituras sagradas, e nem estou pondo em dúvida aqui se uma fé assim, genérica, é ou não ouvida, ela até pode ser. Não só uma fé genérica assim adquire o que busca como gera no crente uma “energia positiva” benéfica às saúdes física, emocional e espiritual.
Mas essa fé pode nada ter a ver com o único e verdadeiro Deus, na verdade esse “deus” genérico que muitos invocam através dessa falsa fé, que tem mais a ver com obstinação e crendice, representa muito mais a pessoa de Lúcifer, o anjo caído, do que Deus. Quantos estão hipnotizados com os olhos fitos em imagens com ares singelos e santos não sabendo que por trás dessas estátuas residem demônios enganadores.
A fé em Deus, a fé que realmente move o criador do universo a favor do homem, é aquela que pede através de Jesus, e só através dele, e que conhece a vontade revelada de Deus pai através do Espírito Santo. Este conhecimento é o que faz com que peçamos do jeito certo, à pessoa certa, e a coisa certa, é ele que aciona Deus e não outra "força" qualquer do universo seja espiritual ou humana. Através dessa ação existe bênção real para o homem e glorificação do nome de Deus, essa experiência só vive quem realmente é filho de Deus, nasceu de novo, tem a presença do Espírito Santo no coração e o nome escrito no livro da vida.
Talvez a questão principal não seja, como muitos convenientemente acham, adquirir algo pela fé, mas a genuína experiência com Deus busca dar a Deus a glória pelo que se adquire, e mais ainda, dar a ele a glória mesmo que sua resposta seja não, portanto não obtendo-se o objetivo que se levou a ter fé. Deus é mais importante que a fé, e não o contrário, ter fé não basta, não para encontrar-se com Deus, a fé verdadeira não é força espiritual do homem, mas revelação de misericórdia de Deus, que mostra o que o homem pode receber e como pode, para que a glória dessa interação seja somente do Deus verdadeiro, que tem em Jesus, o único mediador.

 .

quarta-feira, setembro 11, 2013

Transparência já!

Infelizmente, nas igrejas locais, querendo parecer espiritual e não sendo de verdade, as pessoas querem mostrar que estão o tempo todo numa atitude de autocontrole, em plena serenidade e total santidade, assim o pecado, principalmente aquele que existe em relação interpessoal, não é admitido, não sendo admitido não é perdoado, não sendo perdoado não é curado, e sem cura não existe crescimento.
Todo mundo que ser gente grande sem passar pelo crescimento necessário, como resultado muitos ficam parecendo anões espirituais, legalistas que dizem que tudo está bem quando não está. Apesar da igreja local poder funcionar como um corpo perfeito, ela não é uma empresa, onde se é preciso ser politicamente correto, mantendo aparências, buscando transferência para outra igreja local, caso a constatação fria de não estar sendo produtivo for feita.
A melhor comparação feita à igreja é de um hospital onde todos somos, ao mesmo tempo, pacientes e enfermeiros, e médico só existe um, Jesus. Nessa relação entre doentes e enfermeiros é preciso transparência, humildade e fé. Transparência para assumir o óbvio, todos precisamos de tratamento, humildade para declarar mesmo os maiores pecados e fraquezas, e fé para crer que Jesus, o médico dos médicos, tem cura para tudo através do perdão.
Ou então é fingir que está tudo bem dando “a paz do Senhor” com hipocrisia e superficialidade.... mas é claro que isso não ocorre com todos.
.

terça-feira, setembro 10, 2013

Preços à pagar

Algumas pessoas querem seguir na vida sem pagar preços, erram e erram, fazem o que bem entendem, negam-se a seguir conselhos, a ouvir os mais velhos e espirituais, não mudam facilmente, e quando enfim, cansados, humilhados, resolvem fazer as coisas da maneira mais certa, querem que tudo aconteça rapidamente.
Antes de continuar esta reflexão eu preciso dizer duas coisas: a primeira é que eu me considero qualificado para compartilhar isso justamente porque fui um rebelde durante muito tempo. Teimei em errar e em colocar a culpa por isso nos outros, não assumindo o erro e nem buscando mudança perdi tempo e pago até hoje o preço por tanta rebeldia. Glória a Deus por seu amor, que me resgatou a tempo de poder acertar as coisas para ainda poder viver muitos anos de vitória.
A segunda coisa é sobre o fundamento do evangelho: uma vez convertido a Deus, tendo feito acesso ao perdão que há em nome de Jesus, o homem não precisa pagar mais preço nenhum a Deus para poder ser uma nova criatura, limpa e remida. Ele pode a partir daí seguir em paz sem que seus pecados lhe roubem direito às bênçãos espirituais, sejam neste mundo ou no outro.
Mas se é assim, por que então temos que pagar preços? Preços pelo quê? Que preços são esses? O preço é simples, uma única coisa, sob dois pontos de vista diferentes, o preço é o tempo.
Primeiro é o tempo necessário para que nosso caráter mude, entenda e seja convencido de que a maneira de Deus é a melhor maneira, a maneira de vida verdadeira.
Por que essa mudança precisa de tempo? Porque o posicionamento espiritual se faz de uma vez, de forma imediata, contudo nosso emocional, a disposição psicológica, pode demorar anos para mudar. O ser humano adquire vícios, de todas as espécies, esses podem precisar de tempo, muito tempo, mas serem expelidos de nossos corpos e almas.
O segundo preço é o tempo, não o nosso tempo, mas o tempo dos outros, do sistema desse mundo, daqueles que sofreram por causa de nossa rebeldia. Deus é justo, mas é justo com todos, e sendo assim ele não pode fazer justiça a um, sendo injusto com o outro. Deus tem tudo em suas mãos, ele sincroniza tudo, as vidas, os poderes, de modo que tudo aconteça de forma perfeitamente justa. Isso fica claro quando um condenado pela justiça desse mundo se converte, diante de Deus ele não deve mais nada, mas perante o mundo ele poderá ter que passar anos na cadeia para pagar o preço de seu erro com a sociedade.
Na verdade Deus não cobra nada, não nesse mundo, é a vida que cobra, é ela quem dá o troco, a vida tem regras, estabelecidas por Deus, mas que nem ele pode mudar. Contudo, Deus não é juiz cego e duro, sua misericórdia e sua graça podem ser convencidas por um coração humilde que se esforça em mudar e mostrar para seu pai que já está pronto para receber as bênçãos, que está pronto para administrar aquilo que de melhor o Senhor tem para dar para um filho amado.

É como diz Lucas 11.5-8, “Disse-lhes também: Se alguém tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem, e não tenho o que lhe oferecer; e se ele, de dentro, responder: Não me incomodes; a porta já está fechada, eu e os meus filhos já nos acomodamos para dormir; não posso levantar-me para te atender; eu vos digo que, mesmo que não se levante para dar os pães por causa da amizade, ele se levantará por causa do incômodo e dará quantos pães o outro precisar.”.
Portando, ”Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e a porta vos será aberta; pois todo o que pede, recebe; quem busca, acha; e ao que bate, a porta será aberta.” (Lucas 11.9b-10).

 .

segunda-feira, setembro 09, 2013

O segredo de uma felicidade contínua

Existem casamentos que não eram nem para ser começados, de tão destrutivos e equivocados que são, contudo, esperar que uma relação seja perfeita sempre é criancice. A vida humana é essencialmente insatisfatória, isso por causa do pecado, só andando com Jesus é que as coisas se tornam viáveis, enquanto aguardamos o céu, onde tudo será completo. Maduro não é o que acha uma relação perfeita, mas uma relação que evolui e que vai descobrindo em cada fase suas alegrias.
A última novidade sempre parece a melhor das novidades, até que ela envelheça, então seguimos em frente e vivenciamos novas novidades. No flerte analisamos à distância o objeto de afeto, no namoro começamos a andar, ainda encantados com o ser amado, no namoro define-se o desejo pelo futuro, já que o presente maravilhoso do namoro quer perpetuar-se, no casamento regozija-se com os direitos de uma relação assumida e responsável, com os filhos colhem-se os frutos de amor real eternizando em outros seres humanos aquilo que de melhor temos, e aí vêm a vida profissional e conjugal desses filhos, os netos, e seguimos.
Dê o próximo passo, não se satisfaça com a infelicidade, mas não se iluda com essa vida, como foi dito no início, maduro não é o que acha uma relação perfeita, mas uma relação que evolui e que vai descobrindo em cada fase suas alegrias, se não for assim sempre arranjaremos motivos para testar um próximo parceiro, perdendo tempo, sendo infeliz, fazendo outros infelizes, divorciando-se e nunca realmente se casando.
.

domingo, setembro 08, 2013

Perdoar

Perdoar e olhar diretamente para uma pessoa, sem ver, entre essa pessoa e nós, o erro que ela cometeu,
perdoar é libertar a pessoa do erro independentemente se ela assumiu ou não aquilo que ela fez e nos magoou, se ela pediu ou não perdão pra nós ou pra Deus,
perdoar é mudar o que a gente sente por uma pessoa e não necessariamente a pessoa, já que isso é opção dela, e não nossa,
mesmo porque não podemos saber, a princípio, quando e se a pessoa já se consertou ou não em segredo, diante de Deus.

 .

sábado, setembro 07, 2013

E você, por onde segue?

Sigam os volúveis sendo levados para lá e cá por qualquer vento de paixão,
sigam os legalistas fazendo uma obra que Deus nunca os mandou que fizessem,
sigam os loucos como escravos da volúpia e do ódio,
sigam os amargos buscando em Deus a vitória sobre inimigos que só existe de verdade dentro de seus corações,
o simples, porém, arrepende-se, se humilha e vê cada vez mais estreito o caminho que o leva à salvação.
E você, por onde segue?

 .

sexta-feira, setembro 06, 2013

Pianos e seres humanos

Fiz no último sábado, dia 31 de agosto de 2013, uma visita a uma loja de pianos, bem, como representante dos pianos mais caros e famosos do planeta lá pude fazer a degustação de pianos de qualidade, tradicionais em produzir o melhor timbre daquele que é considerado o príncipe dos instrumentos musicais. Auxiliaram-me na degustação, profissionais gabaritados, experientes e versados no assunto. Tenho 53 anos, toco piano desde os nove anos, atuo como pianista no Grande Hotel São Pedro, dentre outros lugares. Fiz boa parte do currículo do chamado piano erudito (clássico) que nos permite uma visão séria e respeitosa da música erudita e do piano, contudo, saí da visita da loja com uma conclusão: sei muito pouco sobre pianos.
É preciso dizer que a culpa não é totalmente minha, devido a algum tipo de displicência com o instrumento, sempre procurei me informar sobre ele, assim como estudá-lo. No Brasil, contudo, é difícil o acesso a bons pianos e isso se deve tanto à política de preços e impostos do comércio quanto ao descaso dos locais que contratam pianistas que possuem pianos ruins e mal conservados. É preciso dizer também que passei bom tempo de minha vida tocando como profissional da música chamada popular, aquela executada na noite, nas casas noturnas, clubes e bares, assim como em cerimônias de casamento, formatura, etc, e isso me manteve distante de bons pianos. Aqueles que se dedicam à música de concerto, são mais privilegiados, tem acesso a instrumentos melhores, mesmo que seu campo de atuação seja mais restrito no Brasil.
Contudo, como cristão praticante, entendo que nossa vida está sempre em transformação, e precisamos estar abertos para isso. Caminhamos para evoluir para pessoas melhores, tanto na vida social e afetiva, quanto na vida profissional, assim estamos sempre aprendendo alguma coisa. Aprendi na última visita, por exemplo, que pianos morrem, sim, os materiais com os quais eles são feitos podem se desgastar com o tempo fazendo com que os mesmos percam sua habilidade inicial de compor, cada um com sua função, martelos, feltros, cordas, ferro, madeira, e tudo o mais, um som ideal de piano, ou pelo menos aquele que produziam quando o instrumento saiu da fábrica.
Resumindo, pianos são como seres humanos, pelos menos como seus corpos, já que nós temos uma vantagem sobre qualquer instrumento, máquina ou ferramenta: temos alma. Essa nunca morre, mesmo que o corpo perca a capacidade de demonstrar as nuanças sentidas pelo coração, a alma continua sentindo, e com mais sofisticação ainda, pelo menos pode ser assim para aqueles que amadurecem e conseguem tirar o melhor dessa existência.
Comparações são sempre imperfeitas, só Jesus, em suas parábolas, conseguiu produzir metáforas precisas da existência do homem através da natureza e de outros elementos, mas eu me arriscaria a comparar Deus com um pianista, e nós, homens, com, pianos. Fazendo a degustação no sábado percebi a variação de instrumentos que existem. Alguns produzem timbres mais abertos, outros mais fechados, as teclas respondem de maneira diferente para atacar as cordas e produzir os sons, o mesmo ocorre com a sensibilidade do pedal de sustain, responde com menos pressão ou com mais, com menos ou mais velocidade.
Mas não é só isso, som fechado ou som aberto, a variação de frequências que soam simultaneamente é incrível, grave, média grave, média, média aguda, aguda. Sem falar dos harmônicos, uma das características mais luxuosas de um piano, quando uma simples tecla é acionada uma grande variedade de frequências soam, além da principal que define o tom da nota. Isso também varia bastante de piano para piano.
Não somos nós, homens e mulheres, assim? Tão diferentes, tão sofisticados? Mesmo que a vida nos trate mal, rudemente, estupidamente, ainda seremos a imagem do criador, pequenos deuses que se acham no direito de sonhar, de fazer, de construir, superando limites a cada dia produzindo, cada um de nós, um timbre original, único, como um piano. Quem nos criou, através da engenharia da natureza, procurou fazer o melhor em nós, não nos fez com materiais de segunda e nem para uso vulgar, mesmo que nós mesmos e os outros homens tratem-nos como material de segunda ou nos use de qualquer jeito. Somos todos instrumentos elegantes e nobres, se os pianos merecem nosso respeito, quanto mais o ser humano, cada um com suas peculiaridades.
Com jeito, com o toque certo, no ambiente adequado, cada um de nós pode produzir o melhor som, compor a melhor música, como o Mason & Hamlin, o Samick, o Seiler, o Boston e o Steinway & Sons que toquei na loja.

(Obrigado Paulo Cavalcanti e Luiz Carlos Uhlik pela experiência maravilhosa que me concederam na Gluck Pianos.)
 .

quinta-feira, setembro 05, 2013

Você sabe realmente o que é CURA INTERIOR?

O termo “cura interior” ficou mais conhecido no meio evangélico brasileiro nos anos 1990, é refere-se a uma ótica cristã de ferramentas de cura psicológicas. A cura interior tem como objetivo a cura da relação que temos com a gente e com as pessoas. Ela atua na relação de nossa personalidade com o grupo social. Questões como autoestima, complexo de inferioridade, perdão, fobias e ansiedades, são tratadas à luz da Bíblia, através da atuação do Espírito Santo.
É claro que tudo está ligado, tanto na área espiritual quanto na área psicológica, existem relações de causas e feitos em ambas as áreas, o diabo se aproveita das fraquezas e fracos, nós damos ouvidos ao diabo. Contudo, cura interior vai além do expulsar do demônio pela fé no nome de Jesus. O inimigo sai com a palavra de autoridade e mantêm-se distante com uma vida de fidelidade, mas a alma, a psique precisa de um processo de cura que pode demorar muito mais.
O fundamento da cura interior é o perdão, que se manifesta em três esferas: perdão que se recebe de Deus pelos pecados cometidos contra Deus, contra si mesmo e contra os outros, perdão que se dá a si mesmo, também pelos pecados cometidos contra todos, e perdão que se dá aos outros, pelos pecados que os outros cometeram contra nós. Assumir as culpas é a base madura e humilde para a cura, já que são as culpas que distorcem a visão que temos de nós e dos outros, e como consequência cria complexo de inferioridade em nossos corações.
Já refletimos sobre isso aqui no blog uma vez, mas repedindo, não existe complexo de superioridade, existe apenas complexo de inferioridade. O que muda é a maneira como se reage ao complexo: intimidando-se, e portanto se colocando como inferior, ou agredindo, tentando se colocar como superior, as duas maneiras são formas de se vencer, equivocadamente, um complexo de inferioridade, uma agride a si mesmo e a outra ao outro.
Outro fundamento da cura interior é a autoaceitação, que leva a uma visão honesta de si mesmo, aceitando os limites e satisfazendo-se com os pontos fortes. Essa visão faz com que nos sintamos felizes com o que somos e com o que podemos alcançar com o que somos. Felizes, respeitaremos as características diferentes dos outros, tantos os limites como pontos fortes, não nos achando arrogantemente melhor e nem humilhantemente inferior. A visão honesta de si e dos outros leva a uma vida equilibrada e satisfatória.
Apesar de usar ferramentas psicológicas, o processo da cura interior só é possível através da atuação do Espírito Santo, feita não somente com inteligência e autoconhecimento, mas com muita oração e fé, já que a cura é da alma e do espírito. Bem, essa reflexão foi apenas uma introdução ao assunto, cura interior precisa ser uma prioridade das igrejas, mas é desprezada por muitos porque é um processo e como tal custa tempo e trabalho. Cura interior é um milagre de Deus, mas que leva mais tempo que uma disposição de fé feita durante um culto especial, sem amor e paciência ela não pode ser operada.
 .

quarta-feira, setembro 04, 2013

Repensando santidade

Portanto, com o entendimento pronto para entrar em ação, tende autocontrole e esperai inteiramente na graça que vos é oferecida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos amoldeis aos desejos que tínheis em tempos passados na vossa ignorância.
Mas sede vós também santos em todo vosso procedimento, assim como é santo aquele que vos chamou, pois está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.
E andai com temor, durante o tempo da vossa peregrinação, se chamais de Pai aquele que julga segundo as obras de cada um, sem discriminação de pessoas; sabendo que não foi com coisas perecíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa maneira fútil de viver, recebida por tradição dos vossos pais.
Mas fostes resgatados pelo precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, conhecido já antes da fundação do mundo, mas manifestado no fim dos tempos em vosso favor.”
I Pedro 1.13-20

Se santidade fosse não fazer sexo errado, não beber bebidas alcoólicas, ajudar o próximo e viver uma vida totalmente desligada de valores materiais, monges e outros celibatários religiosos seriam as pessoas mais santas do mundo, bem, na verdade eles até podem ser. Contudo, essas atitudes às vezes representam mais desajustes sociais que consagração espiritual, isso porque é muito mais difícil ser santo, vivendo uma vida absolutamente comum, estudando, trabalhando, casando e criando filhos, e é também muito mais útil nas mãos de Deus, já que damos testemunhos convivendo com a maior parte das pessoas.
Nós, evangélicos, que pensamos que nos rebelamos contra o catolicismo durante a reforma protestante, ainda permanecemos muito mais católicos do que achamos. Ainda mantemos a religiosidade, a vida de aparência, a santidade feita de sacrifícios humanos, de nãos, de obediência a leis, características de religião morta, mas que ainda quer parecer viva. A santidade é algo que ocorre de dentro para fora, ensinada e executada pelo Espírito Santo, de forma a agradar e louvar a Deus, não aos homens. Em última instância a santidade do cristão deve servir a Deus, vem dele e volta para ele, dando testemunho dele aos homens.
Repense sua santidade, não deixe de fazer certas coisas, mas saiba o que é mais importante, a santidade representa um estilo de vida diferente do estilo dos que não têm uma real experiência de novo nascimento com Deus através de Jesus, mas por outro lado pode representar muito menos do que os legalistas e religiosos dizem que é, pode ser algo bem mais simples, que purifica algo que ninguém vê, somente Deus. Isso é para os que querem viver uma vida realmente para Deus, e não para si mesmos ou para os homens, isso é para os que realmente buscam espiritualidade.

 .

terça-feira, setembro 03, 2013

Nem mais, nem menos, o suficiente

Jesus observava os ricos que colocavam suas contribuições no cofre de ofertas; viu também uma pobre viúva colocar ali duas moedas pequenas; e disse: Em verdade vos digo que esta viúva pobre contribuiu mais do que todos; pois todos aqueles deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.” (Lucas 21.1-4).

O diabo às vezes usa, não a ociosidade, para derrubar um crente, mas a superatividade, quando sabe que o cristão não tem sabedoria para assumir responsabilidades no corpo de Cristo, então o inimigo joga atividade e mais atividade até que o crente tolo acaba se estourando sozinho de tanto trabalhar.
Como é frequente ver mais ministros e levitas se afastando da igreja, parando na fé, se desviando, do que crentes frios, que não se envolvem com a obra. Os frios ficam anos na mesma igreja, sentados nas mesmas cadeiras, parecendo, aparentemente, os cristãos mais felizes do mundo.
Na igreja, você não tem que fazer tudo, frequentar todos os cultos, isso às vezes é mais obsessão para compensar um ego carente de elogio que só se sente útil trabalhando demais do que realmente obedecer a Deus.
Tenha coragem de fazer o suficiente, que não exponha desnecessariamente seus limites, que lhe permita amar as pessoas sem passar por cima delas enquanto trabalha, e que seja realmente o seu melhor, como a oferta da viúva.

 .

segunda-feira, setembro 02, 2013

Inimigos ou aliados?

O que faz com que vejamos alguém como um inimigo e como um aliado, é uma simples mudança de visão, não da outra pessoa, mas de nós mesmos. Quando admitimos que não sabemos de tudo e que precisamos de aliança para sermos fortalecidos, encontramos aliados. Contudo, egoístas e vaidosos, seguiremos solitários e vendo inimigos, onde não existe.

domingo, setembro 01, 2013

Chame o problema pelo nome

Não existem grandes fraquezas ou dificuldades intransponíveis, existem situações permitidas por Deus para que provemos a sua graça. Quanto maior for o problema, maior será a atuação de Deus, maior será a experiência com ele, e mais maravilhoso será o testemunho de sua atuação.
Agora, se dermos ao problema outro nome, se dissermos que não é um problema, mas apenas uma característica, com a qual precisamos conviver, e como tal será mantida e não resolvida, se agirmos assim a vida ficará amarrada à fraqueza e à dificuldade.
Tenha coragem, seja humilde, seja crente, chame o problema pelo nome e creia que Deus pode resolvê-lo, isso é vida cristã, isso é vida de vitória.

 .