sábado, novembro 30, 2013

Não é fantasia

Bailes de fantasia são eventos de entretenimento onde as pessoas vão disfarçadas, escondem suas verdadeiras entidades debaixo de fantasias de outros personagens. Gostaria de dar um testemunho bem pessoal nesta reflexão: a religião, e desculpem se uso esse termo tão genérico para definir a opção de vida que o evangelho proporciona, mas falarei assim para que os não convertidos entendam, bem, a religião que possuo não é fantasia, antes ela é um abrigo.
Crer em Jesus, frequentar uma igreja cristã, estudar a Bíblia, orando e procurar viver aquilo que entendo como sendo a vontade de Deus para minha vida não são fantasias que uso para me esconder, para disfarçar não somente a identidade humana, fraca e limitada que possuo, como para escapar para um mundo de ilusão tentando fechar os olhos para a realidade. Não, minha fé em Deus através de Cristo não é fantasia.
Tenho consciência de todos os erros que já cometi, todos eles, assim como das consequências que tive, tenho e ainda terei de enfrentar em decorrência desses erros, feridas que causei em mim mesmo e em tantas pessoas, assim como o tempo que perdi fazendo coisas que não me levaram a nada. Não uso minha religião como escapismo imaturo e inconsequente, não fecho a mente para os problemas reais, principalmente no que se refere à sobrevivência neste mundo, ao trabalho, à profissão, ao casamento, às relações sociais com amigos e familiares.
Tenho, sim, achado na religião, no evangelho, no cristianismo, na Bíblia, um abrigo, que me dá paz apesar dos problemas, mesmo diante de impossibilidades humanas, e principalmente diante de tantos incrédulos, ingratos e displicentes que não acreditam que Deus me fez uma nova criatura em Cristo, que me transformou, e que o que sou hoje, é bem mais do que fui ontem, no mês passado ou no ano passado. Não, meus problemas não estão resolvidos, tenho muito pra conquistar, muito pra resolver, mas a opção que tenho feito por adorar a Deus em todo o momento, por dar a ele graças por tudo que sou e tenho, e por esperar nele grandes coisas para mim e para as minhas amadas filhas e esposa, me permite experimentar uma paz verdadeira, diferente de qualquer prazer que este mundo, o homem, e os poderes visíveis podem dar.
Portanto, preciso testemunhar, a você, que ainda não teve uma experiência real com Deus ou a você que já teve, mas se desviou, que no momento acredita num Jesus distante, quase que como um filósofo ou líder religioso qualquer, como tantos outros, preciso dizer a você que Deus ainda é o mesmo, que Jesus ainda é e sempre será o único caminho, a única verdade e a única forma de vida abundante. Preciso dizer a você tudo isso, e o principal: eu tenho experimentado isso na prática, dentro de uma igreja evangélica igual a tantas outras, formada por gente comum, pobres, ricos, menos instruídos, acadêmicos, mas todos esses possuem algo especial: a presença poderosa do Espírito Santo de Deus em suas vidas, que faz milagres tanto quanto fazia a dois mil anos atrás.
Não, o que eu tenho não é uma fantasia, mas um abrigo, contra o pecado, contra o diabo, contra o inferno, mas principalmente contra o egoísmo e a arrogância daqueles que não querem se dobrar diante do único Deus, senhor, criador e salvador do universo. Para encerrar deixo o Salmo 91:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso diz ao Senhor: Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio. Pois ele te livra do laço que prende o passarinho e da peste mortal. Ele te cobre com suas penas; tu encontras refúgio debaixo das suas asas; sua verdade é escudo e proteção.
Não temerás os terrores da noite, nem a flecha lançada de dia, nem a peste que se alastra na escuridão, nem a mortandade que arrasa ao meio-dia. Poderão cair mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente contemplarás com teus olhos e verás a recompensa dos ímpios.
Porque fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, para que te protejam em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
Pisarás o leão e a cobra; pisotearás o leão novo e a serpente. Porque tanto me amou, eu o livrarei; eu o colocarei a salvo, pois conhece o meu nome. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; na sua angústia estarei com ele; eu o livrarei e o honrarei. Darei a ele longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.

sexta-feira, novembro 29, 2013

Sobre nossa velhice...

      "Estava lá também a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Ela, já de idade avançada, tinha vivido com o marido sete anos depois do casamento, permanecendo viúva por quase oitenta e quatro anos. Ela não se afastava do templo, cultuando a Deus dia e noite com jejuns e orações. Tendo chegado naquele momento, deu graças a Deus e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém." Lucas 2.36-38

      Qual o nosso sonho de consumo para a nossa velhice? Bens? Uma boa casa, um bom carro? Viajar pelo mundo? Descanso e lazer? A profetisa Ana estava há quase 84 anos viúva e não se afastava do templo em oração e jejum. Mas no final ela teve o que queria, um encontro com o salvador do mundo. Na mesma passagem bíblica está o relato de Simeão, com experiência semelhante de Ana:

      "Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; ele era justo e temente a Deus, e esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E o Espírito Santo lhe havia revelado que ele não morreria antes de ver o Cristo da parte do Senhor. Assim, movido pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais levaram o menino Jesus, para fazer por ele conforme ordena a lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: Senhor, agora podes deixar ir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação" Lucas 2.26-30

      Talvez a pergunta mais certa seja: qual é o nosso maior prazer? Onde está o nosso tesouro? Seja como for, com certeza aquilo que mais desejamos é o que alcançamos nesta vida, mesmo que não assumamos isso de forma consciente, então não vá reclamar depois de desilusão ou de solidão... 

quarta-feira, novembro 27, 2013

Amigos que permanecem

Deus nos julgará pelos frutos, as intenções, por mais sinceras que sejam, são apenas ideias e sentimentos, aquilo que se concretiza de fato é o que nos define como seres. Essas realizações não precisam ser em quantidade, que sejam poucas e boas, e que tenham qualidade.
Quais são os melhores frutos que podemos dar? São mudanças significativas que promovemos nas vidas de outras pessoas, ter boas relações, fazer amigos verdadeiros, isso reflete o nosso caráter real. Mas não somente fazer, manter e manter por um bom tempo.
É claro que mudamos nessa vida, passamos por tantas fases, aquilo que alguém achou em comum com a gente num determinado momento pode não existir mais em outro. Um grande amigo de uma fase, pode ser um completo estranho em outra fase. Caráter, porém, é algo que permanece, é algo que nasce conosco, é a nossa essência, educação e formação apenas evidenciam e aperfeiçoam mais esses valores.
Diz-se que caráter ou se tem ou não se tem. Muitos erram tanto, sofrem tanto, mas num determinado momento estabilizam-se, se encontram, na verdade encontram o caráter, a essência que sempre tiveram. Outros parecem viver algum tempo de uma maneira sensata, mas de repente se perdem, se perdem e não se acham mais, porque nunca tiveram caráter.
Nada somos sem Deus, ele faz milagres, ele endireita o torto, ele encontra o perdido, ele transforma o caráter, poderíamos fazer um paralelo entre o conceito de eleitos que a Bíblia cita e a essência de cada um. Isso mexeria com os brios de alguns intelectuais humanistas, que pregam que o homem é dono de seu caminho, que ele não pode ser movido por forças externas, que não existe predestinação ou mesmo destino, eu não vou filosofar nesse ponto.
Mas caráter tem a ver com frutos, e frutos tem a ver com a influência real e positiva que fazemos primeiramente em nós mesmos e depois nos outros. Portanto ter amigos e mantê-los é sinônimo de caráter, as virtudes que plantamos em amigos são frutos que levaremos para a eternidade.
Muitos religiosos, todavia, mesmo entre os evangélicos e crentes, tem uma aparente vida de moralidade e de trabalho sem que nunca consigam criar relações de afetos duradouras. Entendemos isso quando cruzamos na rua com “irmãos” que conviveram por anos com a gente numa mesma igreja local e mesmo assim eles sequer param para nos olhar e nos cumprimentar. Como existe crente que fala, ora e prega espiritualidade, mas que nunca entende o que é ser amigo, portanto nunca dá frutos reais. Essa constatação também pode ser vista quando fazemos um culto e evangelístico e solicitamos aos irmãos que convidem amigos, principalmente amigos não evangélicos. Bem, se eles têm dificuldades para serem amigos de pares, quanto mais de diferentes.
A característica que eu mais experimentei de Jesus, nesses quase 40 anos de caminhada com ele, foi justamente a de amizade. Mais até do que a de um pai amoroso, que é verdade e que eu provo e preciso, muito mais do que a do Deus julgador e disciplinador, que eu também provo e necessito, mas a do amigo, que me ouve mesmo quando estou errado e com opinião diferente a dele. Foi esse amigo Jesus que me cativou, e eu penso que essa característica era a que mais apareceu quando Jesus caminhou encarnado entre os homens pelas terras de Israel debaixo do poderia político e militar romano e da cultura grega.
E você, sabe ser amigo? Você tem amigos? De verdade? Eles têm permanecido, ou você não consegue manter amizades por mais de alguns poucos anos (ou meses...) ? Sim, isso tudo pode acontecer, por vários motivos, mas não sempre, uma hora você tem que amadurecer, achar seu caráter e com isso fazer e manter amigos, e acima de tudo, influenciá-los de maneira positiva através de sua fé e relacionamento com o maior  de todos os amigos: Jesus.

terça-feira, novembro 26, 2013

Fé irresponsável nos púlpitos

Já por várias vezes eu já refleti aqui a respeito de fé, apesar de ser censo comum dizer que o que importa é fé, e não importa em que seja, a visão bíblica e cristã não concorda com isso. A única fé que Deus ouve é aquela dirigida a ele, e a nenhum outro mais (ou outra), e essa fé executada através de Jesus. Mesmo essa fé Deus ouve, mas não tem que responder, por mais fervorosa e sincera que essa fé seja.
Na verdade o que muitos chamam de fé é uma convicção pessoal, que é inerente aos seres humanos, convicção essa que move o mundo e “abençoa” mesmo ateus e materialistas. A fé verdadeira é dom de Deus, é algo que vem dele e que deve voltar somente para ele. Quem experimenta essa fé tem humildade espiritual e um temor a Deus únicos, pois sabe que não é a sua força que obtêm bênçãos, mas é a graça de Deus que as entrega.
Muitos, contudo, cristãos e mesmo líderes, agem com imaturidade com relação à fé. Por acreditarem acham que Deus pode responder tudo. Bem, na inocência de uma primeira vez, Deus até responde, mas na segunda vez, quando existe consciência, já não é mais inocência, e então Deus pode retornar um grande não como resposta.
Fé irresponsável é aquela que joga em Deus uma responsabilidade que é nossa, humana, o que nós devemos fazer, Deus não fará por nós a nossa parte, mesmo que tenhamos fé que move montanhas. Então, o cristão que deseja amadurecer, precisa rever seus objetivos, analisar os resultados, e entender como as coisas funcionam com Deus.
As coisas com Deus funcionam de maneira ordeira, sensata, inteligente, mesmo que maravilhosamente milagrosas. O crente maduro entende essas coisas e aprende que Deus nos fez corpo, alma e espírito, com força física, intelectual, emocional e espiritual, e que tudo isso deve agir em sintonia e harmonia para que o nome de Deus seja louvado em nossas vidas.
Sendo assim:
- Deus salva as pessoas, mas são os crentes que devem fazer o trabalho evangelístico falando do evangelho e levando as pessoas à igreja;
- Deus cura as enfermidades, mas somos nós que devemos orar com fé através de Jesus, assim como procurar bons médicos e remédios para que Deus possa realizar seu milagre, através de médicos e remédios ou não;
- Deus nos dá bons empregos, mas somos nós que devemos estudar, e muito, ler, aprender, adquirindo uma formação intelectual de qualidade e objetiva para sermos bons profissionais;
- Deus tem o melhor casamento para nós, mas somos nós que devemos esperar, o quanto for necessário, assim como viver uma vida social e afetiva com boas amizades e em bons ambientes para poder conhecer o parceiro ou a parceira que Deus tem para nós.
E aí vai, poderia dar outros exemplos em outras áreas, tudo isso serve para dizer uma coisa: Deus trabalha em sociedade com o homem, talvez essa seja a maior bênção que Deus pode nos dar. Ele faz a sua parte à medida que fazemos a nossa.
Creia, mas obedeça, Deus fará o melhor quando você estiver pronto para receber esse melhor!

         (Leia também Resposta certa para a verdadeira fé.)

segunda-feira, novembro 25, 2013

Ingratidão, afaste-se dela

Fico triste em constatar o quanto o povo que se chama de Deus muitas vezes é ingrato.
Chegamos à igreja arrebentados, desprezados por tantos, falidos, sujos e feridos, então Deus começa a nos tratar. A manifestação de amor inicia-se com pastores, líderes e levitas que nos aceitam como estamos, sem preconceito, sem julgamento. Com paciência Deus começa a nos curar, a nos limpar, a nos erguer, e em algum tempo estamos de novo alegres. Doenças são tratadas, empregos são conquistados, casamentos são restabelecidos. Então, quando estamos bem, começamos a nos afastar, esse afastamento ocorre de várias maneiras, contudo a atitude mais covarde que tomamos é quando não querendo assumir que a deslealdade está em nós começamos a promover, ecoar e amplificar defeitos, limites e dificuldades dos outros. Então achamos um álibi para cair fora, afinal estamos bem e não precisamos de ninguém. Esquecemos-nos do pastor que nos assistiu com carinho, da igreja que abriu as portas para a nossa vida e, principalmente, do Deus que nos levantou.
Ingratidão, fruto do diabo que tira de nós aquilo que é a nossa chamada principal: entronizar a Deus em nossos corações dando a ele e somente a ele toda a nossa adoração. A ingratidão nos deixa solitários e arrogantes convencendo-nos de que somos vítimas, quando na verdade somos os agressores, machucando aos irmãos, à igreja e ao Espírito do pai eterno que tanto nos ama.
Se essa disposição está se aproximando de você, arrependa-se, com todo o coração, a saúde que você tem que te permite trabalhar e conquistar, é Deus quem dá, a paz que te faz forte e corajoso, vem do perdão que Cristo conquistou pra você na cruz, e saiba, você não achará em outro lugar irmãos e amigos sinceros, misericordiosos e generosos, como os que você tem dentro da igreja.

domingo, novembro 24, 2013

O Espírito Santo tem encontrado liberdade em nós?

        "Então o SENHOR disse a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o diante do sacerdote Eleazar e de toda a comunidade, e ordena-o diante deles; e porás da tua glória sobre ele, para que toda a comunidade dos israelitas lhe obedeça."
Números 27.18-20

        Se o Espírito Santo não estiver achando liberdade em nós para agir, poderemos estar sinceramente vivendo neste mundo e servindo na igreja, com uma vida moral, honesta e trabalhadora, mas serão obras na carne, que em última instância honram o homem, mas não glorificam a Deus.
.

sábado, novembro 23, 2013

Deus vê os frutos

Cuidado com os falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em pele de ovelha, mas interiormente são lobos devoradores. Pelos frutos os conhecereis. Por acaso colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos de plantas com espinhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém, a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não produz fruto bom é cortada e lançada no fogo.
Portanto, vós os conhecereis pelos frutos. Nem todo o que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino do céu, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu.
Mateus 7.15-21

Não se fie na frase “Deus conhece meu coração”, Deus conhece todos os corações e muitos sinceramente estão desviados, enganados. Que nossos frutos falem mais alto, que haja resultados de nossas intenções e ações, frutos de salvação, de amor, de paz, de vida.

 .

sexta-feira, novembro 22, 2013

O verdadeiro zelo do Senhor

Números 25.1-13:

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses. Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel. Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel. Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.

O que mais provoca a ira de Deus é a prostituição espiritual, quando o povo adora outras coisas ou outros seres no lugar do Senhor. Algo que é a princípio espiritual degenera o homem por completo, levando-o à imoralidade e vícios. No antigo testamento Deus punia isso de maneira severa, no caso acima, uma praga foi lançada contra Israel levando milhares à morte. Para cessar a praga os que se prostituíram, ou pelo menos os líderes desses, deveriam morrer.

E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.

Quantos devem ter sentido dó do homem? Quanta emoção, quanto choro, que puseram o homem e a mulher como vítimas. Quem teria coragem de executar a vontade de Deus diante de toda a congregação, naqueles que pareciam tão frágeis, tão sinceros?

Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel. E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.”

Finéias teve a coragem! Muitos devem tê-lo chamado, mesmo nas costas dele, mesmo no segredo de seus corações, de homem violento e insensível. Mas Finéias foi zeloso e executou a ira de Deus, debaixo da autoridade de Deus, talvez ele tenha feito muitos inimigos com essa atitude...

“Então o Senhor falou a Moisés, dizendo: Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz; E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.”

A recompensa do fiel, daquele que não teme os homens, mas obedece a Deus, é instrumento de Deus e paga os preços por isso é grande: “Eis que lhe dou a minha aliança de paz”. Para quem executou a ira de Deus sem medo, lhe foi dada a paz do Senhor, e não só a ele, mas aos seus descendentes, honra do sacerdócio perpétuo, “porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel”.

 .

quinta-feira, novembro 21, 2013

Não amaldiçoe quem Deus está abençoando

        "Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou? Como sentenciarei a quem o SENHOR não sentenciou? Pois o vejo do alto dos rochedos e o contemplo das colinas. Este é um povo que habita só e entre as nações não é contado.
        "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Por acaso, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá? Recebi ordem para abençoar; pois ele abençoou, e não posso revogar a bênção. Ele não olha para o pecado de Jacó, nem para a maldade de Israel. O SENHOR seu Deus está com ele; no meio dele se ouve a aclamação de um rei."
        "Foi Deus quem os tirou do Egito. A força deles é como a do boi selvagem. Não há encantamento contra Jacó, nem adivinhação contra Israel. Agora dirão sobre Jacó e Israel: Que coisas Deus tem feito! O povo se levanta como leoa e se ergue como leão; não se deitará até que devore a presa e beba o sangue dos que foram mortos."
Números 23.8-9, 19-24

quarta-feira, novembro 20, 2013

A jumenta de Balaão

Nesse momento, o SENHOR abriu a boca da jumenta, e ela perguntou a Balaão: Que foi que te fiz para que me batesses três vezes? Balaão respondeu à jumenta: Tu zombaste de mim. Se eu tivesse uma espada na mão agora, eu te mataria. Mas a jumenta disse a Balaão: Por acaso não sou a tua jumenta, em que cavalgaste toda a vida até hoje? Será que tenho o costume de fazer isso contigo? E ele respondeu: Não. Então o SENHOR abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR parado no caminho, com a espada desembainhada na mão. Então baixou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra.
Números 22.28-31

Quando o profeta se nega a obedecer a Deus, Deus usa até uma jumenta para mostrar-lhe uma verdade que ele não quer aceitar. Mas Balaão sabia que Deus estava com Israel e que não deveria amaldiçoar um povo escolhido de Deus mesmo tendo que enfrentar o rei Balaque e negar seus presentes.
A pergunta que faço nesta reflexão é: quem somos nessa história? Balaque, que queria guerrear contra os escolhidos de Deus? Balaão, às vezes obedecendo a Deus e outras vezes se apressando e ficando cego às coisas espirituais? Ou a mula, um animal irracional, mas que num ato excepcional de Deus foi usada como boca do Senhor?

Sejamos aquele que se humilha e aceita o plano de Deus, que não se levanta contra os escolhidos e que não fecha os olhos para o óbvio que até uma mula vê.
.

terça-feira, novembro 19, 2013

Não seja usado por ninguém

Não seja usado por ninguém, por homens, igrejas ou instituições religiosas, antes permita que Deus te use. Ele sabe o quanto você tem que fazer, como tem que fazer, onde tem que fazer, quando deve começar a fazer e quando deve parar.

Debaixo das mãos de Deus não somos rebeldes e muito menos manipulados, antes respeitamos os limites dos outros e de nós mesmos, fazendo o nosso melhor, de modo que sejamos felizes, façamos os outros felizes e glorifiquemos o nome de Jesus na unção do Espírito Santo e em santidade.
.

segunda-feira, novembro 18, 2013

Deixa pra lá e siga em frente

"De Cades, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo-lhe: Assim diz teu irmão Israel: Tu sabes de toda a luta que temos enfrentado;
Deixa-nos passar pela tua terra. Não passaremos pelos campos, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços. Iremos pela estrada real, não nos desviando nem para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos atravessado as tuas terras.
Mas Edom respondeu: Não passarás. E saiu contra eles com muita gente bem armada. Assim, Edom não permitiu que Israel passasse por suas terras. Por isso, Israel se desviou dele."
Números 20.14, 17, 20 e 21


Às vezes, em meio a maior de nossas lutas nem os mais próximos nos entendem e nos ajudam, se for assim, devemos deixar para lá essas pessoas, não nos confrontarmos com elas, e seguirmos em frente, Deus é conosco e tem vitória garantida aos fieis e obedientes, quanto aos rebeldes e os que afrontam o povo de Deus, dando ouvidos aos demônios, na hora certa o Senhor terá com eles.
.

domingo, novembro 17, 2013

Por que somos provados?

Por que passamos por problemas difíceis, que nos parecem impossíveis de serem resolvidos? Para aprendermos a confiar em Deus. Infelizmente para mim e para a maioria das pessoas, só aprendemos depois que somos provados. A provação na maioria das vezes é a privação de alguma coisa, algo que temos que pedir a Deus, no clamor e na consagração, para termos.
Sim, Deus nos trata como crianças mimadas, que só recebem o doce e o brinquedo depois que obedecem, Deus nos trata assim porque somos assim. Mas graças ao Senhor por sua imensa paciência e pelo seu imutável amor, que aguarda o tempo certo para que nós cresçamos a aprendamos o que realmente importa nesta vida.
O que importa é aquilo que pode ser levado para a outra vida: caráter, virtudes, perdão, amor, paz. Portanto fiquemos alegres e agradecidos quando passamos por provações, são permitidas por Deus para que cresçamos.
Quando a provação termina? Quando tomamos posse pela fé da vitória, quando trazemos à existência em nosso coração e em nossa mente aquilo que estamos pedindo ao Senhor. Quando cremos sem ver, agradecemos sem ter recebido, aprendemos a confiar em Deus e é aí que Deus materializa a nossa bênção.
O melhor de tudo, porém, é que depois dessa provação a resposta acaba sendo apenas parte da bênção, a outra parte, que é a mais importante, é que nós mudamos, aprendemos, somos novas criaturas, prontas para servimos a Deus com mais qualidade.
.

sábado, novembro 16, 2013

Levita, levitas, sacerdote, só Arão

        "Por acaso é pouco que o Deus de Israel vos tenha separado da comunidade de Israel, para vos aproximar dele, a fim de fazerdes o serviço do tabernáculo do SENHOR e estardes diante da comunidade para ministrar a ela? Ele te trouxe para perto, e contigo todos os teus irmãos, os filhos de Levi. Quereis também o sacerdócio?" (Números 16.9-10).

        Cuidado para não desejarmos mais que aquilo que Deus nos deu, havia muitos levitas, mas somente um Arão, a rebeldia foi corrigida duramente por Deus.

         "No dia seguinte, aconteceu que, quando Moisés entrou na tenda do testemunho, viu que a vara de Arão, que era da casa de Levi, havia brotado; e havia produzido gomos, rebentado em flores e dado amêndoas maduras." "Então o SENHOR disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que seja guardada como sinal aos rebeldes. Assim farás cessar suas murmurações contra mim, para que não morram." (Números 17.8 e 10)

         O que significa a vara de Arão florescer senão que o chamado de Deus faz seu trabalho crescer, nele há a beleza (flores) e os frutos doces de um ministério legítimo. Nesse ministério os levitas auxiliavam, mas não eram líderes supremos dele, o sacerdócio pertencia a Arão.
.

sexta-feira, novembro 15, 2013

A disciplina na hora certa não causa vergonha

          Bem-aventurado o homem que sofre a disciplina do Senhor em segredo, enquanto ora e medita na palavra, esse achará tempo de se corrigir e não será envergonhado diante da congregação. Essa honra é privilégio daquele que vive constantemente com temor a Deus, que vigia e que leva todos os seus passos às presença de Deus clamando ao seu Senhor e mastigando sua palavra em todo o tempo.
.

quinta-feira, novembro 14, 2013

Com Deus acima tudo fica menor

        A visão do homem sempre nos desaponta, a proximidade da vida de alguém nos revela detalhes que muitas vezes não nos fazem bem, que não precisávamos saber, principalmente se essas pessoas são líderes ou influentes. Que nos aproximemos mais de Deus então, essa aproximação sempre nos deixa maravilhados, surpreendidos sim, mas com a profundidade da sabedoria, extensão do amor que o nosso Senhor possui, Deus nunca nos desaponta.
      Se o homem te desapontou talvez seja porque você confiou demais nele, mais do que em Deus, então comece novamente, perdoe e respeite o ser humano, mas dessa vez seja mais sábio e dê prioridade para Deus. Debaixo da glória de Deus tudo fica menor, menos importante, não nos atinge, pois debaixo de Deus estamos acima de tudo, protegidos num alto monte, abrigados debaixo da destra do altíssimo.
.

quarta-feira, novembro 13, 2013

O coração de um verdadeiro líder

      “E o Senhor disse a Moisés: Até quando este povo me desprezará e não crerá em mim, apesar de todos os sinais que tenho feito no meio dele? Eu o ferirei e o rejeitarei com uma praga; e farei de ti uma nação maior e mais forte do que ele.
      Então Moisés respondeu ao Senhor: Os egípcios ficarão sabendo que fizeste sair este povo do meio deles, com a tua força, e contarão isso aos habitantes desta terra. Ó Senhor, eles ouviram que tu estás no meio deste povo, e que tu, ó Senhor, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre este povo, e vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite. Se matares este povo como se fosse um só homem, então as nações que ouviram falar da tua fama dirão: O Senhor matou este povo no deserto porque não pôde levá-lo para a terra que lhe havia prometido com juramento.
      Rogo-te que perdoes o pecado deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como tens perdoado desde o Egito até aqui. E o Senhor lhe disse: Por causa da tua palavra, eu o perdoo.”
Números 14.11-16, 19-20

      Um coração de líder, de intercessor, humilde, cheio de temor e de amor, Moisés não julgou a rebeldia do povo, nem se apossou de um direito que o próprio Deus estava lhe dando, cedendo a uma vaidade, antes pensou na honra de Deus, no testemunho de Deus para os ímpios. Moisés era um líder que tinha Deus entronizado em sua vida e em seu ministério.
.

terça-feira, novembro 12, 2013

Coragem para crer e confrontar o rebelde

      Por favor, apenas leia o texto bíblico até o fim e seja abençoado:
      
      “E todos os israelitas murmuraram contra Moisés e Arão; e toda a comunidade lhes disse: Seria melhor se tivéssemos morrido na terra do Egito. Seria melhor se tivéssemos morrido neste deserto! Por que o Senhor nos trouxe a esta terra para cairmos à espada? Nossas mulheres e nossas crianças serão capturadas. Não seria melhor voltar para o Egito? E diziam uns aos outros: Escolhamos um chefe e voltemos para o Egito.
      Então Moisés e Arão prostraram-se com o rosto em terra diante de toda a assembleia da comunidade dos israelitas. E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que faziam parte dos que haviam sondado a terra, rasgaram suas roupas e falaram a toda a comunidade dos israelitas:
      A terra por onde passamos para conhecê-la é extraordinária. Se o SENHOR se agradar de nós, então nos estabelecerá nessa terra e a dará para nós, terra que dá leite e mel. Apenas não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, pois será comido por nós como pão.       Eles estão sem defesa, e o Senhor está conosco. Não os temais. 
      Mas toda a comunidade disse que fossem apedrejados. Então a glória do Senhor apareceu na tenda da revelação a todos os israelitas.”
Números 14.2-10
.

segunda-feira, novembro 11, 2013

Amador, profissional, adorador e servo

      Músico profissional faz seu trabalho bem feito mesmo que a música não represente seu gosto pessoal, músico amador faz música com amor, isso pode até compensar seus limites técnicos.
      Profissional que ama o que faz produz a melhor música que existe, contudo, amador que faz música sem alegria para nada serve, melhor seria que fizesse outra coisa, não música.
      Adorador é o convertido, que nasceu de novo para adorar a Deus, faz isso em todo o tempo, em todo o lugar e em santidade, não precisa de talento, nem de estudo, não precisa de situação ou de plateia.
      Servo vive para o outro, é ministro de música que tem um talento especial para fazer isso e se empenha em estudar para aperfeiçoar seu talento natural: ele deve ser adorador na essência, amador na simplicidade e voluntariedade e profissional no zelo e na excelência.
.

domingo, novembro 10, 2013

Combate, carreira e fé

Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4:7), me faço três perguntas nesta reflexão: 

1ª Que combate tenho combatido?
2ª Tenho conseguido terminar aquilo que tenho começado?
3ª Desisti da fé?

        Quantas lutas travamos nesta vida, contra as pessoas, contra o sistema, contra o tempo, contra o diabo, contra nós mesmos. Paulo diz no texto acima que ele combateu o bom combate, ele lutou sim, mas por uma causa que não era dele, era de Jesus, que não lhe deu poder ou status, nem agradou as suas vaidades, mas levou o nome salvador de Cristo ao mundo.
        Quantas coisas começamos nesta vida, profissões, estudos, casamentos, amizades, ministérios, quantas temos conseguido levar até o fim, sem desistirmos no meio do caminho? Paulo pode dizer no final de sua vida que tinha terminado sua carreira, o plano que Deus tinha traçado para o seu caminho ele tinha conseguido cumprir.
        Quantas vezes já pensamos em fugas, e algumas vezes já até as realizamos, jogando tudo pro alto e desistindo, perdendo a esperança, abrindo mão de valores e de honra, do bem, dos amigos, da família, daqueles que realmente nos amam? Não, sigamos em frente, até o fim, combatamos a causa de Deus, sigamos pacientes e humildes até ver cumprido o plano que Deus tem para nós, mas acima de tudo, não desistamos de crer que Deus pode realizar o impossível em nossas vidas através de Jesus.
        Tenho certeza que a paz e a realização que Paulo tinha quando escreveu o texto acima era algo que não tinha preço, nenhuma riqueza, fama, prazer carnal ou intelectual, poderiam dar a ele a satisfação que se tem quando se obedece a vontade de Deus até o fim.
.  

sábado, novembro 09, 2013

Fortes em Cristo Jesus

        Não acredito que Deus tenha colocado pessoas fracas no universo, desabilitadas para viver uma vida feliz. O que ocorre é que nós direcionamos a força que nos é dada para coisas erradas. Enquanto deveríamos construir, auxiliar, incentivar e promover, nós odiamos, invejamos, enciumamo-nos, roubamos e matamos. Isso causa feridas, emocionais e físicas, em nós mesmo e nos outros, criando tanta dor e tantas enfermidades.
        Aquilo que os exotéricos chamam de energia e os religiosos chamam de fé é a força que Deus nos deu. Contudo, outro engano que muitos cometem é achar que essa força pode ser usada como um fim em si mesmo. Todo o seu potencial só pode ser transformado em bens reais quando for usado para caminhar com Deus através de Cristo. Então essa força humana tem acesso ao poder do Espírito Santo de Deus, e aí sim, o ser humano pode alcançar toda a força que precisa para viver, neste mundo e no outro, uma vida de vitória, de paz e de amor.
        Não, você não é fraco, na verdade a proporção da fraqueza que existe em nós é diretamente proporcional à fortaleza que podemos vivenciar. Para isso basta que redirecionemos nossa força, que queiramos vencer, que acreditemos que podemos ser felizes e que só Deus, através de Jesus, pode nos dar essa existência realmente de vida abundante.
      “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.II Timóteo 1:7
.

sexta-feira, novembro 08, 2013

A dor da disciplina se passa só

        Consequências amargas de opções feitas porque traziam alguma espécie de prazer em determinado momento da vida não devem ser choradas em público, não por adultos, que sejam sentidas entre quatro paredes e a sós.
        A dor que se passa como disciplina de erros só interessa a quem passa, a mais ninguém, ela não é contada como acréscimo de honra, mas como subtração de desonra.
        Amadurecer é parar de se fazer de vítima, de ver os outros como inimigos e de jogar em Deus uma responsabilidade que é nossa, na maioria das vezes simples assunção de consequências de erros que nós mesmos cometemos, o resto é conversa fiada..
Talvez você tenha achado dura essa reflexão, mas como eu sempre digo aqui, é apenas a minha reflexão, faça a sua e ore a respeito, Deus te abençoe!

quinta-feira, novembro 07, 2013

Volte atrás e cresça

          Agradeça a Deus pelos corações duros que cruzam o teu caminho, são eles que o Senhor usa para amolecer o teu coração, quando o insensato insiste em achar que está certo, o simples volta atrás, se arrepende e muda de atitude, isso é vida espiritual de verdade, o resto é religiosidade, farisaísmo, apenas aparência.
.

quarta-feira, novembro 06, 2013

Criando filhos para fazer diferença (II)

       “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” Provérbios 3:12
      Desculpe-me, mas essa reflexão é sobre uma constatação triste: temos, no momento, uma geração que não valoriza estudo e trabalho e não respeita autoridades porque tivemos outra geração que não teve tempo e atenção para ensinar valores verdadeiros a seus filhos.
Infelizmente, consumindo modernidade, preocupados em ter um carro melhor, em pagar TVs digitais imensas, celulares de última geração e visitas a salões de beleza, não ensinaram aos filhos que bons estudos proporcionam bons empregos, e só bem empregados e que temos independência econômica nesse mundo de forma honesta.
      Consequentemente os jovens atuais querem ter, mas não querem pagar o preço honesto por isso, não querendo trabalhar e nem estudar, cresce a celebração à vida marginal e à classe bandida, o displicente e folgado é incentivado enquanto que o aplicado e responsável é chamado de chato e otário.
       Pais, que nossos filhos ouçam nãos e palavras duras de nós que os amamos e protegidos na privacidade dos lares, caso contrário terão que ouvir nas escolas, nas empresas e nas ruas, sem carinho e com o risco de perderem, por suas atitudes rebeldes, empregos e casamentos, igreja e outras instituições não são responsáveis por uma formação de caráter que só o lar pode dar.
.

terça-feira, novembro 05, 2013

Criando filhos para fazer diferença

          Depois de ter vivido um pouco, errado muito e adquirido consciência de quanto amor Deus tem por mim me perdoando através de Jesus, acredito que tenho a obrigação de ensinar minhas filhas de maneira correta. Claro que cometo o erro de todo pai humano que ama, não quero que minhas filhas sofram, que passem pelo que eu passei, que cometam os mesmos erros que eu cometi. Não, na verdade não creio que elas passarão pelo que eu passei, Deus é justo e promete que existem frutos daquilo que se faz de certo, eu e minha amada temos criado nossas filhas debaixo do temor de Deus, antes de simplesmente como religiosas e civilizadas. Sei também que ainda é cedo para conclusões, e quando é o tempo certo para isso? Talvez só na eternidade, contudo posso compartilhar algumas coisas que têm dado certo até aqui.
      Não incentivo minhas filhas a pensar em namoro tão cedo, meu sonho de consumo para elas não é um casamento depois de formadas no ensino médio. Também prefiro ter carro barato e vê-las estudando em escolas de mais qualidade. Valorizo coisas interiores, intelectuais e artísticas, quero vê-las bem profissionalmente para só depois se preocuparem com casamento. Não tenho controle sobre tudo e também não me acho melhor por ter essas prioridades, mas penso que assim estarei formando seres humanos mais completos, prontos para fazer diferença na sociedade, e não serem somente mais algumas.
      Agora o melhor de tudo é a disposição delas diante do evangelho, nunca as obriguei a ir à igreja e a participar de ministérios e elas fazem isso com alegria. Minha mais velha, com quinze anos, tem ministrado na música comigo, tocando o violão e a guitarra que ela estuda com seriedade. Mesmo sendo uma pessoa mais reservada, na escola ela tem sua turma, amigas fieis e com valores de caráter semelhantes aos dela. Minha mais nova ama cantar e logo estará fazendo seus solos na igreja.
      Como já foi dito, não se pode disfarçar com filhos, eles revelam em público aquilo que é feito na privacidade do lar, não adianta querer que eles se postem como espirituais e morais na igreja e na sociedade se em casa eles não vivem isso com os pais. Acho que temos acertado até aqui, Deus é fiel para manter, a mim e a minha amada, ligados a ele para que possamos continuar orientando nossas queridas filhas no cominho melhor. Agora um conselho, se você não tem visto essa coerência, se acha que é e vive uma coisa enquanto seus filhos são e vivem outra, seja humilde, assuma e confesse seus erros. Deus é bom e poderoso, se houver sinceridade em seu coração, haverá coerência em sua vida e seus filhos refletirão isso.

Bem-aventurado todo aquele que teme o Senhor e anda em seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos; serás feliz, e tudo te irá bem. Em tua casa, tua mulher será como a videira frutífera, e teus filhos, como brotos de oliveira ao redor da tua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida e vejas os filhos de teus filhos. A paz esteja sobre Israel!Salmo 128

domingo, novembro 03, 2013

Experiências pessoais e não meras teorias

        “Por isso, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e vestígio de maldade, recebei de boa vontade a palavra em vós implantada, poderosa para salvar a vossa vida. Sede praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos. Pois, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelhoTiago 1.21-23

      Você acha difícil mudar? É difícil mesmo, mas se deixar Deus operar mudanças em você, pagando todos os preços no tempo, então você poderá dizer que é um cristão de verdade, um filho de Deus, então provará a vida eterna e abundante que o evangelho tanto ensina. Caso contrário você será no máximo um recém-nascido espiritual, uma criança teimosa, um jovem envelhecido e endurecido que nunca prova o evangelho que tanto ouve e fala. Permita-se mudar, comece isso agora.
      Perguntaram-me sobre o que eu escrevo, sobre a frequência e sobre a qualidade, oro sempre sobre as postagens deste blog, peço a Deus que ele não permita que eu poste textos teóricos ou acusações disfarçadas para outros. Talvez não sejam muitos que leem, talvez desse poucos acreditem, mas você pode ter certeza, o que compartilho aqui tem um preço em minha vida, muitas vezes doloroso. O que escrevo são experiências pessoais, vividas e aprendidas, a única coisa que quero é que você pague um preço menor que eu paguei para entender as coisas, a medida que lê estas reflexões.
      Deus te abençoe.

sábado, novembro 02, 2013

Faça o melhor para Deus

        “Então o rei disse a Aspenaz, chefe dos seus oficiais, que trouxesse alguns dos israelitas da família real e dos nobres, jovens sem defeito algum, de boa aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e com capacidade para servir no palácio do rei; e disse-lhe que lhes ensinasse a cultura e a língua dos babilônios.
        O rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos, para que, no fim destes, pudessem servir diante do rei. Entre eles se achavam alguns vindos de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.”
Daniel 1.3-6

      É claro que Deus não precisa de cultura nem de faculdade para usar uma pessoa, para enchê-la com seu Espírito Santo e fazer dê-la uma bênção salvando, curando e consolando almas, mas isso é para quem não tem condição de adquirir cultura e faculdade.
        Se Deus está dando a você condições para aprender, você tem a missão de ser espiritual e de falar e escrever certo o que Deus está colocando em seu coração, isso é ser um homem espiritual em sua plenitude, bem, eu pelo menos vejo as coisas assim.
Foi o apóstolo Paulo formado com os sábios gregos, o Daniel nobre e instruído, o Moisés ensinado na corte egípcia e o Davi talentoso e estratégico que Deus usou para fazer as maiores coisas na Bíblia, ou não?
        Então seja santo e cheio do Espírito Santo, mas estude, leia, aprenda e faça o melhor para Deus da melhor forma, como disse Paulo: “Para os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de todos os meios vir a salvar alguns.” (I Coríntios 9.22).
.

sexta-feira, novembro 01, 2013

Não faça nada sem estar certo de que Deus está mandando


Sabe aquilo que você tem certeza que é algo bom, algo que vai beneficiar a obra, algo que vai ajudar a servir melhor a igreja, algo que vai abençoar as pessoas? Então, mesmo com toda a convicção do mundo que é algo que agrada a Deus não faça sem pedir com fé e do fundo do coração que Deus confirme que você deve fazer.
A sabedoria de Deus está além da nossa, os propósitos de Deus são mais altos, mais abrangentes e mais profundos que os nossos, nós, por mais bem intencionados que estejamos, vemos o que nossos olhos humanos veem, Deus realmente vê tudo e sob todos os pontos de vista.
Acalme sua alma e espere em Deus, mesmo a coisa mais certa do mundo pode ser errada se o Senhor não estiver mandando que você faça.

 .