sexta-feira, janeiro 31, 2014

Não desista de clamar

Não desista de clamar a Deus por sua vida, de pedir que ele abra as portas certas, sim porque às vezes é mais difícil não entrar em portas erradas que se abrem enganosamente, do que aceitar que as portas certas permanecem fechadas.
Não pare de orar, e faça isso no Espírito, já que o verdadeiro clamor não nasce da alma humana, mas é revelado pelo Espírito Santo de Deus. É Deus quem coloca em nossos corações o desejo de buscá-lo, percebemos isso quando nosso coração se enche de desejo pela presença de Deus, algo forte que não vem de nós mesmos.
Espere a revelação de Deus, contudo, não deixe que tempo demais passe antes de você buscá-lo. Ore a Deus com um coração humilde, não fazendo exigências, não mandando, acalme seu espírito, quebrante-se e então busque. Entenda que mesmo diante da possibilidade de Deus não responder a sua oração, pelo menos num momento próximo, mesmo assim você irá adorá-lo, não pelo que ele dá, mas pelo que ele é.
Então, depois de clamar, louve, adore, glorifique o Senhor com todas as tuas forças. É nesse momento final do clamor, quando desistimos de tudo para adorar a Deus, que ele revela a nós a solução, que nos consola, que nos dá forças para continuar vivendo com temor a ele.

quinta-feira, janeiro 30, 2014

Liderança inteligente: agregando outros líderes

Uma das principais características de um bom líder é agregar talentos. O bom líder não precisa fazer tudo e saber de tudo com profundidade, mas ele pode fazer alianças com pessoas de qualidade que podem suprir suas deficiências para formar uma equipe eficiente.
O bom líder deixará seus comandados à vontade para desempenhar suas especialidades de modo a somar com o objetivo principal que ele tem. Para isso um líder deve ter a segurança de quem tem uma meta a cumprir, nessa segurança ele não inveja seus comandados. Se isso acontecer, o líder nunca segurará sobre sua liderança pessoas de qualidade, e sendo assim seu trabalho também nunca será de qualidade. Ministérios especiais são executados por pessoas especiais e pessoas especiais precisam de tratamento especial.
O bom líder, e agora falo especificamente do líder de uma igreja, de um pastor, tem a todos os liderados como ovelhas, mas ele sabe diferenciar ovelhas que estão debaixo de seu ministério para serem alimentadas, daquelas que tem uma função diferenciada, semelhante a dele, para não somente serem alimentadas, mas também para alimentarem o rebanho. Se o líder não tiver essa visão, a de tratar, agregar e manter outros líderes, ele nunca terá um ministério diferenciado.

quarta-feira, janeiro 29, 2014

A vontade de Deus vai além da igreja

A igreja está incluída na obra de Deus, mas a igreja não define os limites da vontade de Deus.
Uma igreja cristã local, que pode ser qualquer uma dentro do escopo cristão, seja evangélica, protestante ou católica, pode ser usada por Deus, com seus líderes e ministérios, para que sua obra seja feita na terra. Essa obra tem como prioridade a pregação de que só Cristo salva, só em Jesus há comunhão com Deus e isso através da fé. Contudo, a vontade de Deus não é limitada por uma igreja local ou por um líder.
Engana-se quem pensa que fazer a vontade de Deus é ser fiel com os ritos e trabalhos de uma igreja local. Esse será um bom religioso, ma não necessariamente um servo fiel do Deus vivo. Portanto, faça parte de uma igreja local, seja fiel com seus trabalhos e com sua liderança, mas ache sempre em Deus a última palavra, a essência de sua chamada. Nunca perca esse foco!
Agindo assim nunca nos desapontaremos, nunca ficaremos frustrados ou perdidos, seja com o glamour de ministérios grandiosos nesse mundo ou com escândalos de seja lá quem for, escândalos que infelizmente sempre acontecem.

terça-feira, janeiro 28, 2014

Abrigo na tempestade

        Aprendi no último culto de domingo: uma loja pode não ter o produto que queremos comprar, mas entramos rapidinho em uma durante uma tempestade, usando-a como abrigo da chuva. Bem, isso serve também para outras coisas, além de lojas e chuva. O que é uma igreja senão um abrigo durante a tempestade que é a vida neste mundo? Às vezes pode não ser exatamente como queremos que ela seja, mas a igreja cristã sempre será o abrigo oficial de Deus neste mundo, para a nossa proteção e de nossa família, por isso nunca podemos ficar fora de uma.

segunda-feira, janeiro 27, 2014

Enquanto é tempo...

Enquanto é tempo, ame, enquanto há tempo, tome dê o primeiro passo e se aproxime, enquanto pode, converse, faça uma ligação telefônica, mande um e-mail, deixe uma mensagem no facebook. Esforce-se para isso, não ache que a situação deva estar perfeita para que você faça algo de bom para o próximo. Não espere ter seus próprios problemas resolvidos, a saúde em perfeita ordem, as contas pagas, o corpo estar mais descansado, a casa estar limpa, o carro estar consertado, não espere a situação ideal.  
Faça algo de bom para o próximo, para aquele que acabou de viver uma fatalidade, uma tragédia, uma dessas surpresas da vida que nos deixam sem direção. Mas também faça algo por aquele que vinha andando próximo a você e de repente se calou, por aquele que não perdia um culto na igreja e sumiu, por aquele que não veio ao trabalho e ninguém ficou sabendo o porquê, por aquele que faltou à aula, sem avisar ninguém.
Tome a iniciativa, saia da zona de conforto e aja, mostre que é cristão através de uma ação. Não, você não precisa ter uma palavra com uma solução milagrosa, você nem precisa falar demais. Entre em contato apenas para ouvir, saiba, às vezes o milagre está simplesmente em se calar e receber com paciência o desabafo de alguém que pode nem estar tão doente, tão mal, mas somente cansado, cansado com a vida, a vida de todos nós. O Espírito Santo pode fazer algo excepcional através dessa sua ação, o sobrenatural do amor daquele que abre mão, por um pouco de tempo que seja, de si mesmo em prol do outro.

domingo, janeiro 26, 2014

Ore, mas faça também a sua parte

Quem ora e crê pode até experimentar um milagre extraordinário e momentâneo, já que Deus sempre faz a parte dele. Contudo, quem obedece e age, que além de orar faz sua parte em trabalho, prova uma vida de consolo e provisão de Deus, uma bênção que permanece. 
        Não que Deus não possa e não queira fazer milagres, mas se as pessoas fossem mais obedientes e tementes a ele, elas deixariam de ser tratadas como crianças espirituais, numa condição de exceção de Deus, que é para ser temporária, e seriam trazidas à condição de homens maduros, provando a intimidade do Senhor. 
       Lembre-se que as ações mais extraordinárias de Deus foram experimentadas no deserto, numa condição especial de Israel, que era para ser temporária, não em Canaã, a vida normal que Deus tinha para seu povo para sempre. Em Canaã bastaria ser fiel a Deus, obedecer seus mandamentos, trabalhar e viver honradamente colhendo os frutos desse trabalho.

sábado, janeiro 25, 2014

Confidente de confiança

Esperei com paciência pelo SENHOR, ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal; colocou meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus. Muitos verão isso, temerão e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que coloca sua confiança no SENHOR e não se volta aos arrogantes nem aos que seguem a mentira.” (Salmos 40.1-4).

Pessoas normais precisam compartilhar a vida, dizer o que pensam, o que sentem, o que sonham, com o que sofrem. Solitários, tímidos, orgulhosos, reprimidos por alguma razão, permanecem trancados. Mesmo entre colegas e familiares, não se abrem, mesmo casados ou comprometidos seriamente com alguém, permanecem fechados. Esses guardam para si mesmos sua vida, não como ato de sabedoria, já que nem tudo se fala com qualquer um, mas por medo, por desconfiança.
        Gente assim nunca encontra amigos, mesmo que lhe jurem amor, gente assim fica casada por anos, mas nunca revela seu coração a seus parceiros, gente assim se condena a uma solidão desnecessária. Como eu já disse, é claro que é preciso sabedoria, algumas coisas é melhor que fiquem secretas mesmo, ou que pouquíssimas pessoas saibam. Contudo se privar de amigos, se esconder da pessoa que compartilha tantas outras intimidades dentro do laço conjugal, e pior ainda, não se abrir com Deus, é não desfrutar de um dos maiores prazeres do homem, e uma necessidade básica do ser humano: a vida social, a referência da opinião do outro, a crítica, sim, mas muito mais, a aprovação, o carinho de quem nos ama de forma diferenciada.
Se esconder do Senhor então é algo muito ruim, além de impossível, é não confiar naquele que nos ama como somos, que está interessado em nos ajudar e que pode nos auxiliar de maneira especial e milagrosa. Sim, você pode ter confidentes, poucos, é certo, mas eles existem, gente em que você pode e deve confiar. Mas acima de tudo está Deus, o melhor amigo, o amigo verdadeiro e fiel, um confidente de confiança.
        Contudo, muitos, não se abrindo com as pessoas certas, acabam confiando em pessoas erradas. Homens e mulheres que falam e falam no ambiente de trabalho, na escola ou na igreja, na internet, com qualquer um, sempre buscando apoio e compreensão, permanecem numa condição de carentes eternos, porque não confiam nas pessoas certas. Quem nunca teve um pai que o aconselhasse e não resolveu essa carência na maturidade, acaba procurando pais em todo mundo, chefe, professor, pastor e colegas. Quem nunca se resolveu com casamento, procura esposas e esposas, e nem digo física ou sexualmente, mas psicologicamente mesmo, em todo o mundo. 
         Então voltamos à resposta que foi dada acima, ache o confidente certo, que seja um amigo, um cônjuge ou um líder, mas que seja de confiança. Abra-se com quem merece te conhecer, com quem te respeita, com quem realmente te ama e pode te ajudar. 

sexta-feira, janeiro 24, 2014

Mudando de dentro para fora

O homem bondoso faz bem à sua vida, mas o cruel faz mal a si mesmo. O ímpio recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça recebe recompensa verdadeira. Quem é fiel viverá em retidão, mas quem procura o mal encontra a morte.” (Provérbios 11.17-19).

Então um dia, quando o tempo faz sua cobrança natural do corpo e da alma, quando as paixões e as ilusões não são mais fortes suficientes para manter de pé o ânimo, para motivar a vivência, adoecemos. Nem é preciso estar velho demais, já que com os idosos é de se esperar que a saúde fique debilitada mesmo, coisas dessa vida que nenhum de nós pode ser eximido. Muitos porém, ainda fortes, caem enfermos, e muitas enfermidades são falsas, ou melhor, nem atingem o corpo, somente a mente. Mas o corpo sofre com uma dor do lado esquerdo do peito que na verdade nem tem a ver com problemas cardíacos, ou com fortes dores de cabeça, que não significam necessariamente que exista um tumor no cérebro. Por que isso acontece?
Bem, podemos passar a vida nos dispondo, sentindo, agindo e reagindo do jeito errado. Fugindo da responsabilidade espiritual que cada indivíduo tem de se assumir, como ser humano, como cidadão, como família, como criatura de Deus, deixamos de pedir perdão, de perdoar, assim matamos nosso espírito aos poucos. Essa é a pior das mortes, essa viciará nossa alma e nossa mente em interpretações enganosas sobre a vida, sobre as pessoas. Assim nos tornamos desconfiados, descrentes, amargos, egoístas, solitários. Então você pode me dizer: eu sou crente, não sou isso, não vivo assim. Muitos talvez se enganem, mintam para si mesmos e para os outros, dizendo que são cristãos, que são espirituais, que têm até cargos e ministérios nas igrejas, mas mesmo assim passam toda uma vida com corações errados.
Se isso acontece, por maior que seja o status dentro de um grupo religioso, por mais idônea que seja a pessoa numa sociedade, por mais que a aparência mostre uma coisa, o interior é outra, e um dia, o corpo e a alma começarão a manifestar isso. Eu tenho uma experiência pessoal para contar, algo que tenho vivido. Já fui mais moço, no corpo, mas era tão velho no espírito. Cheio de rancores, de dores, de incredulidade, que levaram meu corpo e minha mente a adoecer, e isso gravemente. Fui curado, sim, precisei da ajuda de médico e de medicação, mas Deus me deu a graça de curar meu espírito. Hoje, mais velho e mais cansado, me sinto muito melhor do que quando era jovem na carne. A mudança foi feita pelo Espírito Santo de Deus, através de opções que comecei a fazer por uma vida de qualidade.
Hoje procuro, à medida do possível, não armazenar lixo dentro de mim, isso ainda é uma luta, às vezes eu perco a batalha, mas tenho tido vitórias bem maiores do que as que eu tinha há anos atrás. Com isso me sinto mais leve, e quer saber, até mais bonito, não troco o que sou hoje pelo que fui. Com isso meu corpo e minha mente têm-se mantido longe de doenças. Não, não viverei para sempre, não na carne, mas viverei bem mais e melhor porque Deus me transformou de dentro para fora, mas para experimentar isso eu tive que querer e buscar, com todas as minhas forças, já que mudar nunca é fácil pra ninguém.
Gostaria de repetir uma exortação que já fiz outras vezes: saia da zona de conforto, da mentira, assuma sua vida como ela é, não como gostaria que fosse, não como os outros pensam que é. Então peça mudanças a Deus, busque isso, pague os preços por isso. Sua vida não está no fim, em Deus sempre é possível um recomeço, você ficará surpreso com o que vai acontecer, em como se sentirá uma pessoa mais jovem, mais bonita, curada, em paz. Isso nada mais é que a vida eterna sendo gerada em você, isso é Jesus vivendo em você, isso é a real felicidade que só Deus pode produzir no coração do homem.

quinta-feira, janeiro 23, 2014

Obedeça a Deus e pronto

Alguns insistem em fazer algo quando Deus mandou há muito tempo que eles parecem de fazer. Outros pensam em desistir quando Deus está mandando que eles continuem fazendo.
Alguns fazem na força humana, por religiosidade, por medo de perder posição, status ou poder. Outros querem desistir porque se sentem sozinhos, injustiçados, desacreditados, caluniados.
O que realmente importa é o que Deus pensa e quer, não faça o que pode e nem pare de fazer o que não pode, busque ao Senhor e obedeça-o. A força genuína de Deus capacita o que deve fazer pra Ele, mas o que faz na força humana só achará o vazio e a solidão, mesmo que a princípio pareça ter a companhia e apoio dos homens.
O que insiste em fazer na carne será envergonhado, já que o que faz não glorifica a Deus, mas ao homem. O que pensa em desistir, se fizê-lo, será cobrado por Deus um dia, já que pode ter deixado de ser a única luz real e límpida da presença de Deus no meio de um povo rebelde.
Quanto a mim seguirei obedecendo a Deus, deixando que ele me use, não me importando com a opinião dos homens, mas com a paz que tem aquele que obedece a seu Senhor.

quarta-feira, janeiro 22, 2014

"Vitimização" nos púlpitos

Até quando na igreja evangélica pentecostal brasileira, eu especifico assim porque no momento faço parte dessa igreja, até quando alguns pastores usarão os púlpitos para “vitimizar” irresponsavelmente as pessoas?
(Em primeiro lugar gostaria de dizer que o verbo “vitimizar” não existe, por isso o estou usando entre aspas, mas estou tomando a liberdade de usá-lo para definir a atitude de tornar as pessoas vítimas, principalmente quando elas não são. Em segundo lugar lembro que já refleti várias vezes sobre esse tema, contudo, sinto necessidade de falar dele novamente, à medida que percebo o quanto esse equívoco domina alguns púlpitos.)
É claro que interessa a pastores mal intencionados esse discurso, ele diz aquilo que as pessoas gostam de ouvir. Quem não quer se sentir vítima? Isso nos exime de qualquer responsabilidade de culpa e joga a condição de agressor nos outros. Como vítimas podemos nos sentir feridos, inocentes e livres de culpa.
Isso é uma afronta ao evangelho, a posição de Jesus como a única vítima dos pecados de todos os homens. O que se sente vítima não precisa de perdão e como tal não depende de Cristo, somente de sua condição. O “vitimizado” se afasta de Deus, não depende da graça e da misericórdia do Senhor para receber as coisas, mas se acha não condição de poder exigir seus direitos, como vítima inocente que é. A “vitimização” afasta as pessoas do sangue de Cristo.
Outra mentira da doutrina da “vitimização” é que ela acha que tem direito à vingança, como coitado, como desprezado, como injustiçado. Isso nega de forma estúpida o novo testamento do perdão, da misericórdia, do dar a outra face.
Mas a “vitimização” interessa muito a pastores desviados e hereges já que a palavra que agrada aos ouvidos enche templos, satisfaz aos duros de coração, motiva-os a participar dos cultos assim como a financiar ministérios de líderes vaidosos e megalomaníacos.
Eu oro para que se levantem os profetas do final dos tempos, aqueles que não terão medo de dizer a palavra de Deus, mesmo que desagradando aos homens. Oro para que as pessoas sejam ensinadas de forma responsável que elas precisam assumir que coisas ruins acontecem por conta de erros delas mesmas, e não dos outros, e que a única saída e assumir com humildade suas condições de agressores, agressores de quem? Dos outros, delas mesmas, mas acima de tudo de Cristo. Sim, foi a condição de agressor, de pecador, que crucificou Jesus, e essa condição é a de todos nós.
Não que em algum momento não sejamos vítimas, não que em alguma circunstância Deus não faça justiça e nos vingue, mas isso é com Deus, não temos o direito, dentro do novo testamento de exigir vingança. Temos é a obrigação de confessar os nossos pecados, já que  santidade nada mais é que se sentir mais e mais pecador, só assim pedimos perdão e mudança.
Pastores caiam em si, caiam de joelhos diante de Deus, e preguem a palavra verdadeira, mesmo que doa, mesmo que afaste alguns, essa responsabilidade pertence aos verdadeiros profetas de Deus que não se renderam à vaidade de dizer o que o errado quer ouvir apenas para ter igrejas grandes, poderosas e famosas, e grandes e poderosas e famosas neste mundo, não no reino de Deus.

terça-feira, janeiro 21, 2014

Filho, servo e amigo, em que estágio você está?

É preciso crescer como cristão, crescimento só ocorre com decisões certas que acontecem depois de sermos confrontados com a intimidade de Deus. Se aproximar de Deus, se aproximar da pessoa de Deus, e isso nada tem a ver com frequência em cultos de igreja, com assiduidade ministerial, com anos de religiosidade fiel, chegar mais perto do Senhor, quando isso acontece, somos confrontados com nossa verdadeira intimidade, com nosso eu, com nossas fraquezas e intenções mais verdadeiras. A proximidade de Deus revela ao homem ele mesmo, já que Deus é o mais limpo e puro dos espelhos. É claro que decisões certas têm que ser tomadas após essa aproximação, decisões que nos levam a mudar, e mudar, não é fácil pra ninguém, nunca.
Mudar dói e ninguém quer a dor, mas se isso for experimentado, passamos a experimentar Deus de maneira diferente, madura, passamos do estágio de filho protegido, para o de servo, e do estágio de servo para o de amigo, talvez a vida cristã se divida nesses três estágios: o de filho protegido, o de servo fiel e finalmente o de amigo íntimo. O amigo se torna um profeta, porque conhece a intimidade de Deus de forma diferenciada. A esse são reveladas coisas sobre a vida, sobre a eternidade e sobre os homens não de forma superficial, mas profunda. É claro que o conhecimento sempre traz responsabilidade, e muito conhecimento traz muita responsabilidade, mas vale à pena.
E você, em qual estágio está? Quer permanecer assim para sempre? A mudança depende das decisões que você vai tomar quando for confrontado com Deus e consigo mesmo, a dor será forte, mas a experiência será maravilhosa, uma experimentação da eternidade ainda encarnado, pense nisso.

segunda-feira, janeiro 20, 2014

Ore pelos seus líderes

Ore pelos seus líderes, com carinho, com unção, com muita fé, para que suas decisões sejam sempre sensatas, justas, mas também corajosas, que eles possam sempre pagar o preço para agradar em primeiro lugar a Deus, mesmo que isso desagrade algumas pessoas.
O cristão maduro, contudo, tem um cuidado, ele pede, encarecidamente, que se o líder precisar ser confrontado, disciplinado, que isso aconteça em segredo, na intimidade, para que não haja vergonha e nem escândalo.
O líder é um homem especial, de sua vida, de seu testemunho, muitas outras vidas dependem, muitos se espelham nele, e é assim que tem que ser. Dizer olhe para Deus e não para mim, é uma atitude errada e não bíblica, Paulo dizia, sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Ore pelos seus líderes, faça isso agora, e saiba que debaixo daquele personagem que veste o púlpito com autoridade, com otimismo, com fé, existe um ser humano, como você, necessitando sempre do favor de Deus e de sua oração.

domingo, janeiro 19, 2014

Se respeite para respeitar os outros

Às vezes reclamamos, e com razão, que não somos valorizados, é claro que não podemos depender demais das opiniões humanas, não da maioria delas. Isso que acabei de dizer é uma verdade muito difícil de ser vivida, sabemos que as pessoas nos oferecem referências equivocadas, desfocadas pelas suas carências e necessidades iguais de aceitação, mas como precisamos delas. O cristão aprende com luta e dor que deve depender somente de Deus, que em Deus existe consolo para seguir com o coração em paz, que a presença de Deus deve bastar para que caminhemos seguros.
Contudo, quem não respeita os outros é alguém que em primeiro lugar não respeita a si mesmo. Quem cobra demais de si, cobra demais dos outros, quem não se perdoa, tem dificuldade em perdoar. Em termos ministeriais e profissionais, quem não dá valor para o trabalho de alguém é porque também não leva assim tão a sério o próprio trabalho, faz o que faz de qualquer jeito, e acha que o esforço do que quer fazer com mais eficiência é desnecessário, esse não confere qualidade ao trabalho.
Que façamos o melhor, não só com sinceridade, oração e santidade, mas com aperfeiçoamento físico e intelectual, com estudo, com formação e informação, isso nos aperfeiçoa como homens agradáveis a Deus em toda a sua plenitude, homens mais parecidos com Jesus. Que tenhamos a humildade para reconhecer a qualidade do trabalho dos outros, para então podermos aprender com os mais preparados, e crescer.

sábado, janeiro 18, 2014

Idolatria moderna

Cuidado com quem ama demais a igreja que frequenta, com quem valoriza demais o líder espiritual que possui, com quem depende demais de tradições, esse terá uma grande chance de amar mais aos homens, à instituição e à religiosidade do que o próprio Deus, esse reconhecerá na obediência dos dogmas e ritos de sua religião uma caminho para a vida eterna, talvez mais importante e eficiente do que o próprio Cristo.
Firme-se em Deus e somente através de Jesus, todo o resto, qualquer outro meio, qualquer outra verdade, é idolatria, e lembre-se, ídolos não são feitos somente de gesso, pedra, madeira e bronze, e não estão apenas pintados em gravuras, eles podem ser construídos de ideias, guardados com muito zelo no andor das mentes e das almas de homens que querem religiões, mas não o verdadeiro Deus.

sexta-feira, janeiro 17, 2014

Diferencie atitudes e posicionamentos de ideologia

Decorridos alguns dias, Paulo disse a Barnabé: Vamos visitar os irmãos em todas as cidades onde anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé queria levar também João, chamado Marcos. Mas para Paulo parecia não fazer sentido levar consigo quem desde a Panfília havia se afastado deles e não os acompanhara no trabalho.
E a divergência entre eles foi tão grave que se separaram um do outro. E Barnabé, levando Marcos consigo, navegou para Chipre. Mas Paulo, tendo escolhido Silas, partiu, confiado pelos irmãos à graça do Senhor. E passou pela Síria e Cilícia, fortalecendo as igrejas.
Atos 15.36-41

Barnabé aparentemente mostrava uma atenção que Paulo achava inútil naquela situação. Barnabé queria dar mais uma chance à João Marcos, Paulo não. Paulo deve ter sido acusado por muitos, mesmo que silenciosamente, de duro demais, Barnabé parecia mais misericordioso, abraçando mesmo ao rebelde. Bem, a história registrou a obra de Paulo, sua grandeza e relevância, ele devia saber o que estava fazendo.

        Não são atitudes erradas ou posicionamentos equivocados que devem nos incomodar mais, o que pode mudar nossa atitude e posicionamento de apoiar alguém é uma ideologia diferente da nossa. Novamente preciso dizer que não estou me referindo aqui a amor e respeito, esses, como cristãos, podemos e precisamos ter, pela capacitação do Espírito Santo, por todos.
Contudo, não somos obrigados a fazer uma aliança de ministério com líder ou igreja que tenham uma ideologia diferente da nossa. É claro que como seres humanos que somos, toda oposição, principalmente aquela que nos surpreende, que é mostrada por alguém que até então parecia concordar conosco, pode nos desestabilizar. Sim, nos entristece, mas uma atitude ou posicionamento errados podem ser corrigidos, mediante arrependimento, pedido e entrega de perdão.
Uma ideologia, contudo, é algo mais sério, mais profundo, às vezes construído por anos e anos na mente e na alma de alguém. Sendo ideologia, não precisa necessariamente ser mudada, portanto, se a de alguém não bate com a nossa, pode ficar impossível caminhar junto, lutar pelos mesmos interesses, defender a mesma bandeira, nesse caso uma separação em paz é uma escolha sábia e madura.

quinta-feira, janeiro 16, 2014

Obedecer é melhor que sacrificar

Por que não obedeceste ao SENHOR, mas te lançaste sobre o despojo e fizeste o que era mau diante do SENHOR?
Então Saul respondeu a Samuel: Pelo contrário, eu obedeci ao SENHOR e cumpri a tarefa para a qual ele me enviou. Eu trouxe Agague, rei dos amalequitas, e destruí por completo os amalequitas; mas o exército tomou ovelhas e bois do despojo, o melhor do anátema, para sacrificá-lo ao SENHOR, teu Deus, em Gilgal.
Mas Samuel disse: Por acaso o SENHOR tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua voz? Obedecer é melhor que oferecer sacrifícios, e o atender, melhor que a gordura de carneiros.
Pois a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação, como a maldade da idolatria. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou como rei.”
I Samuel 15.19-23

Não seja rebelde, não faça na carne aquilo que Deus não está mandando você fazer e, portanto, não está te capacitando com unção para fazê-lo. Na obediência, o nada fazer, o esperar, o se calar, o se afastar, são bênçãos, e mesmo que os outros não saibam, não concordem, não entendam, há a graça, a proteção, o consolo e a paz do Senhor. Obedeça e pare de se sacrificar à toa.

quarta-feira, janeiro 15, 2014

Respeite o Espírito Santo

Onde não há profecia, o povo se corrompe, mas quem obedece à lei é bem-aventurado. O servo não se corrigirá apenas com palavras, porque, ainda que as entenda, não atenderá.” (Provérbios 29.18-19).

Respeitar o Espírito Santo é algo que todo crente deseja fazer, e todos sempre dirão que fazem. Contudo, o Espírito Santo é influência, manifestação, virtude e a própria pessoa de Deus que age não somente em nossas vidas como também nas vidas dos outros.
É aí que muitos de nós desrespeitamos o Espírito Santo, quando ele atua em outra pessoa e nos revela algo que não queremos aceitar, não queremos ouvir, não queremos obedecer. Então é mais fácil dizer que a pessoa está na carne, que fala pelo próprio ego, do que admitir que é Deus quem a está usando. É mais fácil dizer que alguém nos magoou que admitir que não queremos viver aquilo que o Espírito Santo está nos ensinando através desse alguém.
Que não falte profetas no meio do povo de Deus, que eles não fujam por causa das pedras atiradas por aqueles que simplesmente não querem ouvir a Deus, mas apenas aos falsos profetas, que falam somente aquilo que os de dura cerviz gostam de ouvir.

terça-feira, janeiro 14, 2014

Amar a todos

Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós. Não sejais orgulhosos, mas prontos a acompanhar os humildes. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. A ninguém devolvei mal por mal. Procurai fazer o que é certo diante de todos. Se possível, no que depender de vós, vivei em paz com todos os homens.” (Romanos 12.14-18).

Se devemos amar nossos inimigos significa que existem pessoas que se colocam na posição de nossas inimigas. Amá-las é respeitá-las e desejar o melhor para elas, mas como inimigas, nunca serão nossas amigas, e sendo assim, não temos nenhuma obrigação de estar próximos a elas. Aceitar isso com humildade é viver livre do legalismo que aprisiona os hipócritas e insanos, e dentro da paz que protege os sábios e lúcidos.

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Liberdade com amor

          "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis novamente a um jugo de escravidão. Irmãos, fostes chamados para a liberdade. Mas não useis da liberdade como pretexto para a carne; antes, sede servos uns dos outros pelo amor. Pois toda a lei se resume numa só ordenança, a saber: Amarás ao próximo como a ti mesmo. Mas se mordeis e devorais uns aos outros, cuidado para não vos destruirdes mutuamente." (Gálatas 5.1,13-15)

domingo, janeiro 12, 2014

Mudança e independência

Mudança é experiência ligada à independência, quem passa a vida dependente dos outros, que seja dependência emocional, não necessariamente material, nunca verá necessidade real de mudança e, portanto, nunca amadurecerá. Existem velhos que ainda são crianças porque sempre tiveram alguém que os sustentasse em suas criancices. Certas dependências são oferecidas gratuitamente e sem cobranças, essas são as mais difíceis de serem quebradas.
Contudo podemos ser independentes para simplesmente podermos nos dar ao luxo mesmo de não mudar. Mas isso na realidade não é possível, tudo tem seu preço. Ser independente significa sobreviver no sistema injusto e materialista desse mundo e para isso é necessário suportar oposições e revezes daqueles que não querem que sejamos livres já que nesse sistema a liberdade de uns pode cercear a liberdade de outros. Nos confrontos desse mundo mudamos de uma maneira ou de outra, para melhor ou para pior.
Com Deus tudo muda, já que muda a referência, não é mais o mundo que nos atrai, mas o Espírito Santo. Ser maduro é ser parecido com Cristo, ser vitorioso e conviver em harmonia com a sabedoria de Deus, ser independente é se deixar levar cativo pelo amor de Jesus, crescer é conhecer mais e mais o caminho do Senhor para a eternidade. Nessa experiência há a maior e mais efetiva das mudanças e adquirimos a libertação do pecado, do mal, do diabo, das vaidades, das ilusões, só existem mudança e independência verdadeiras em Deus e através de Jesus. 

sábado, janeiro 11, 2014

Não somos perfeitos, mas perseguimos a perfeição

        "Não que eu já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, procurando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.
        Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado; mas faço o seguinte: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
        Por isso, todos os que somos aperfeiçoados tenhamos esse mesmo modo de pensar; e, se em alguma coisa pensais de outro modo, Deus também vos revelará isso. Mas prossigamos na medida da perfeição que já atingimos."
Filipenses 3.12-16

sexta-feira, janeiro 10, 2014

O que é ser espiritual?

As pessoas em geral não entendem o que é ter espiritualidade, elas acham que ser espiritual é ter poderes especiais, como um super-herói, com poderes mágicos. Mesmo muitos crentes acham que espirituais são aqueles cheios de dons, que profetizam, que curam, que fazem milagres, isso é um engano, um sério engano.
Espiritualidade é responsabilidade, responsabilidade que é consequência de experiência profunda e íntima com Deus. Por que o espiritual busca santidade? (E santidade é característica fundamental de gente espiritual.) Bem, o espiritual busca santidade porque sentiu que isso era uma necessidade que ele sentiu quando se aproximou de Deus, sim, que seja para receber palavras proféticas e de autoridade, mas esse poder é consequência da espiritualidade, não causa.
O espiritual é aquele que se aproxima de Deus e o conhece muito mais do que como servo dele, mas como amigo dele. Nessa aproximação a santidade é requerida, porque Deus é santo. Quem tem essa experiência se sente na responsabilidade de ter uma vida diferente, uma vida mais parecida com Deus. É por isso que o espiritual se afasta dos vícios, das bebidas alcoólicas ou de qualquer outro meio artificial de alteração de consciência, porque ele sabe que isso o afasta da realidade maravilhosa e maior de Deus.
Obviamente o que se aproxima de Deus recebe dele confidências, revelações e palavras que outros não recebem, e isso pode ser considerado pelos que não possuem essa experiência como virtudes especiais. Mas o verdadeiramente espiritual o é para que o nome de Deus seja louvado, para que Deus apareça, e não ele, o espiritual, além de santo, é humilde.
Contudo, o espiritual não é e nem precisa ser um super-herói, ele não é perfeito, tem suas fraquezas e sabe conviver com elas. O falso espiritual além de parecer um super-herói, além de ter a necessidade vaidosa e humana de se mostrar perfeito, se cobra demais, mais até do que Deus o cobra. Nessa obsessão ele acha que pode agradar a todos, isso é impossível. O espiritual conhece seus limites e se acalma, aceita que não pode agradar todo mundo, é tranquilamente um homem comum e nessa simplicidade ele depende mais ainda de Deus.
Bem, esta reflexão não pretende esgotar o assunto, dei apenas algumas pinceladas nele, mas acho que consegui fazer com que a ideia fosse entendida, espero que isso o abençoe e mostre a você o caminho para ser uma pessoa realmente espiritual.

quinta-feira, janeiro 09, 2014

Palavra profética no novo testamento

Muitas vezes tenho visto o uso errado da palavra profética nos púlpitos, quando ela é entregue quase de forma literal semelhante à interpretação que se faz dos textos do antigo testamento. As experiências vividas por muitos personagens da história de Israel narradas no antigo testamento são fatais e muitas vezes trágicas, consequentes de escolhas erradas que esses personagens fizeram. Não que Deus não tenha estado com eles, não os tenha consolado ou honrado, mas Deus não os livrou dos finais infelizes que ocorreram como consequência de desobediências e pecados.
Quer exemplos? Moisés feriu a rocha, ao invés de tocá-la, mostrando um coração irado, por isso não entrou em Canaã, Josué foi quem entrou em seu lugar como líder da nação de Israel. Saul perdeu o reinado de Israel quando usurpou funções sacerdotais que somente Samuel tinha, passou o resto da vida perseguindo a Davi, o rei conforme o coração de Deus. Davi, por sua vez, não construiu o templo porque era homem de guerra, mesmo que desejasse muito isso, essa honra foi dada a Salomão seu filho.  
Não, Jesus veio mudar histórias, modificar destinos, transformar vidas, essa é a mensagem do novo testamento. O que era impossível para a lei e a religião judaica é possível através de Cristo. O novo testamento permite que Moisés irado se transforme em Josué e entre em Canaã. Jesus muda o coração arrogante e invejoso de Saul e o transforma num Davi conforme o coração de Deus. O sangue de Cristo tira o guerreiro do coração de Davi e o faz Salomão, com a honra de poder construir um templo a Deus. Enfim, enquanto há vida e se há arrependimento, quase tudo é possível, e o que não é, não o é por causa do coração duro do homem e não pela ausência da graça e do amor de Deus.
Você crê assim? Eu creio, a Bíblia, e principalmente, o novo testamento da promessa cumprida, me autoriza a crer assim.

Dias virão, diz o Senhor, em que farei uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Ela não será como a aliança que fiz com seus pais, quando os peguei pela mão para tirá-los da terra do Egito, pois eles quebraram a minha aliança, mesmo sendo eu o senhor deles, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei na sua mente e a escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei o Senhor; porque todos me conhecerão, do mais pobre ao mais rico, diz o Senhor. Porque perdoarei a sua maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Jeremias 31.31-34

quarta-feira, janeiro 08, 2014

Minha confissão

Confesso, sou pessimista, não acredito na força do homem, na sabedoria do homem, na sensatez do homem, nas boas intenções do homem, e quando digo homem cito a mim em primeiro lugar.
Contudo, confesso, sou crédulo, acredito no Deus invisível e poderoso, paterno e sábio, um Deus já tão mal falado principalmente pelos chamados cristãos, que compartilham com a boca aquilo que não testemunham com suas ações, que querem sentir, mas não querem pensar, que querem pensar, mas não querem viver, que querem viver, mas que não estão prontos para morrer, morrer ainda vivos, morte do ego.
Confesso também que sou exagerado, choro por pouco, viajo na inocência das crianças e dos verdadeiramente humildes, olho o que está por trás do sorriso, vejo o que está atrás do otimismo, entendo o que a boca não fala, mas o coração sente, se me irrito fácil, perdoo mais fácil ainda, se há sinceridade.
Confesso, sou fraco, queria amar mais, esperar mais, me calar mais, tomar a iniciativa de ser afetuoso com aquele que me despreza e me julga mal, contar até dez para responder ao tolo, até mil para calar a boca do louco, até um milhão para não agradar a mim mesmo.
Mas acima de tudo eu confesso, Deus é meu amigo, meu companheiro, meu pai, meu mestre, e tem feito tanta coisa boa através de minha vida tão falha, tem abençoado tantas pessoas através de meu dom tão impreciso, tem feito morada em meu coração, enchido-o com seu Santo Espírito e alimentado minha alma com sua presença maravilhosa.

terça-feira, janeiro 07, 2014

Crente, é tempo de crescer

Por misericórdia, na ignorância de uma primeira vez, na ingenuidade, Deus até pode ajudar o ocioso e o displicente, e haja fé para Deus agir assim, mas o povo chamado de evangélico precisa orar, sim, e bastante, mas também se dar ao trabalho de estudar, ler bons livros, cursar boas escolas, confrontar-se com pessoas lúcidas que pensam de maneira diferente deles e conseguir dialogar.
O crente precisa crescer, deixar a criancice espiritual e tornar-se gente grande, ser gente grande inclui estar capacitado em todas as áreas da vida, espiritual, intelectual e física. Sei que muito não gostam desse tipo de reflexão, mas é tempo de usarmos a nossa fé para coisas importantes e legítimas como a salvação de vidas, e parar de jogar nas mãos de Deus aquilo que é responsabilidade nossa.
Senão for assim continuaremos num loop eterno, como o povo rebelde de Israel que provou milagres de Deus, de um Deus de amor que sustenta e suporta mesmo o filho ruim, mas um povo que morreu no deserto e nunca conheceu a terra prometida.

segunda-feira, janeiro 06, 2014

A carne não ajudará você numa tragédia, e nem nunca...

Amo os que me amam, e os que me buscam com persistência me acharão. Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duradouras e justiça. Meu fruto é melhor que o ouro, sim, melhor que o ouro refinado; e minha retribuição, melhor que a prata escolhida. Ando pelo caminho da retidão, em meio às veredas da justiça, concedendo bens permanentes aos que me amam e enchendo seus tesouros.” (Provérbios 8.17-21).

Neste mundo estamos encarnados, existimos dentro de um corpo de matéria. Esta matéria é finita, corruptível, volúvel e ilusória, sendo assim ela não pode ser usada como referência, não para o espírito que a habita, esse, um ser eterno. A vida é isso, uma luta entre a carne e o espírito, num casamento que nunca é feliz, já que cada um deseja coisas diferentes.
É importante entender que a carne é mais que a matéria, carne é a essência do homem que não tem a presença do Espírito Santo em seu espírito, sendo assim, sem Deus o espírito também é carne, também é enganoso, mesmo que professe uma religião, mesmo que queira e busque o bem.
Contudo, mesmo o convertido, precisa buscar uma vida espiritual, ela não vem por si mesma, mesmo que ele, como filho de Deus através de Jesus, tenha em seu interior o Espírito de Deus para ajudá-lo.
Neste momento chego ao ponto desta reflexão: nossas verdadeiras lutas estão no plano espiritual, e como tais só podem ser vencidas com armas espirituais. Infelizmente vejo pessoas, religiosas até, “do bem”, como muitos dizem, mas que passam a maior parte de seu tempo “na carne”. Fazendo um mal explícito? Praticando violência? Sendo adúlteros e viciados? Não ao extremo, não explicitamente, mas existem muitos que se consideram espirituais achando, em última instância, seu prazer maior de viver na carne, e não no espírito transformado pelo Espírito de Deus.
Então quando uma luta realmente séria aparece, quando todo o mundo que se construiu é colocado à prova, quando os valores e forças são confrontados, a derrota, o desespero e a morte acontecem como consequências naturais da vida na carne que se experimentou. Na verdade vida espiritual não é para ser vivida somente durante as grandes lutas, mas sim para todo o mundo. Não, não é fácil, mas aquele que teve uma real experiência de conversão, que se tornou, diferente de muitos, um filho de Deus, esse, tem o criador e Senhor do universo como salvador e ajudador.
Não espere que uma tragédia ocorra com você para que você mude de vida, e nem ache que religiosidade e civilidade podem te ajudar numa tragédia. Achegue-se a Deus, fale com ele, mude de vida, ouça o que o Senhor quer de você, e faça isso numa igreja cristã de verdade, lendo a Bíblia com outros olhos, pagando o preço para ser alguém diferente, com prazeres diferentes, com objetivos diferentes.
Faça isso e a tragédia, a violência, a injustiça nunca serão maiores que sua paz, por que essa paz não estará baseada em você, em suas boas ações, mesmo em sua fé, mas em Deus, e somente através de Jesus, o Cristo.

domingo, janeiro 05, 2014

O Senhor cura as feridas

          "O Senhor edifica Jerusalém e reúne os dispersos de Israel; sara os quebrantados de coração e cura suas feridas. O Senhor ampara os humildes e rebaixa os perversos ao nível do chão. Não se agrada da força do cavalo, nem dos músculos do homem. O Senhor se agrada dos que o temem, dos que esperam no seu amor. Pois ele reforça as trancas das tuas portas; abençoa os habitantes que se encontram dentro de tuas muralhas. Ele é quem estabelece a paz para as tuas fronteiras, quem te farta com o mais fino trigo; quem envia pela terra o seu mandamento; a sua palavra corre com grande velocidade!"
Salmos 147.2-3,6,10-11,13-15

sábado, janeiro 04, 2014

O melhor no pior

Jacó trabalhando para um enganador, José injustamente na prisão, Moisés com um povo rebelde no deserto, Davi com bandidos na caverna, Elias dependendo de uma viúva pobre, Daniel num exílio idólatra, João Batista como um sem-teto pregando sozinho, Paulo com o espinho na carne, João o evangelista em Patmos, sim, os textos mais importantes da Bíblia foram produzidos por homens em situações excepcionais, terríveis, longe de serem zonas de conforto, do ideal de Deus. Eles não esperaram que suas situações melhorassem, apenas fizeram o que tinha que ser feito.
Foram esses homens que transformaram o mundo em que viviam, que fizeram seu melhor na pior situação, foram esses homens que tiraram de si mesmos a maior força confiando num Deus e obedecendo a um Deus que faz milagres para realizar o impossível. Então por que você acha que com você será diferente? Os homens mudam, os tempos mudam, mas Deus é o mesmo, se ele operou com Jacó, com José, com Moisés, com Davi, com Elias, com Daniel, com João Batista, com Paulo e com João o evangelista, também operará com você, apenas creia e obedeça.

sexta-feira, janeiro 03, 2014

É melhor amar de longe que odiar de perto

Não podemos ganhar todas as batalhas, não conseguimos gostar de todos os homens, não sabemos respeitar limites, nossos e dos outros, enfim, somos seres totalmente despreparados para amar. Só o evangelho, a presença do Espírito Santo, para expandir nosso coração e dar discernimento das coisas. Naturalmente muitos, de nós, não sabem derramar uma lágrima, outros são impossíveis de pedir perdão, alguns nunca tomam posse do perdão, por isso se sentem sempre culpados. Se somos inviáveis para tantas coisas, a primeira coisa que precisamos fazer é admitir isso.
Não culpe o outro por não dizer aquilo que você quer ouvir, fazer aquilo que te agrada, aceite que é você que é intolerável muitas vezes, difícil de agradar, eu estou fazendo isso neste momento em que estou escrevendo esta reflexão. No ponto da vida que me encontro sei que sou difícil de conviver com certas pessoas, que tenho dificuldades para aceitar certas coisas, que tenho lutas terríveis para ser o mesmo, o melhor de mim, com todos. Mas quem disse que isso é necessário?
Não, não odeie, não perca tempo com isso, mas não se sinta obrigado, seja por sua consciência, seja pela religião, seja pela igreja, seja por seus líderes, seja pela Bíblia, a gostar de todos. Sim, você precisa amar, querer o melhor para todos, mesmo ter no coração a liberdade para orar por todos. Neste mundo, todavia, não conseguiremos ter um relacionamento próximo de todos, de alguns precisaremos mesmo nos afastar, não para odiar, para desprezar, mas para poder amar, amar a distância. É melhor amar a distância do que odiar de perto.
Infelizmente às vezes, na imaturidade, na inexperiência, nos apressamos em nos aproximar de pessoas que não querem nossa aproximação, podem até dizer que querem com palavras, jurarem de pés juntos que não têm nada contra nós. Mas descobrimos com o tempo que uma proximidade com essas pessoas é impossível, nunca parecerá sincera, cheirará a falsidade sempre. Então precisamos fazer uma correção no percurso, correção que muitos podem não entender, achar que nós mudamos, éramos de um jeito e depois ficamos de outro. Os errados na maior parte das vezes não são os que exteriorizam agressão, mas que mantém uma atitude política a aparentemente simpática.
Esse é o risco que corremos quando achamos que todos estão preparados para serem nossos amigos, então, numa próxima vez, o mais sábio é irmos com calma, antes de jurarmos amor eterno, devemos gostar com cuidado, analisando, conhecendo, não nos entregando mais do que o necessário. Se entendermos que é melhor ficar longe, amemos de longe, contudo, se pudermos nos aproximar, amemos bem pertinho. Nessa experiência podemos provar amizade verdadeira, uma experiência mais rara, mas que vale a pena, a melhor aliança que se pode fazer neste mundo com semelhantes. 
       Não, você não tem que odiar ninguém, mas não precisa gostar de todo mundo, e quando digo isso me refiro a viver próximo, concordando e apoiando o que certas pessoas fazem. Amar a todos, todavia, é uma capacidade que o Espírito Santo pode nos dar, se agirmos com sabedoria.

quinta-feira, janeiro 02, 2014

Menos rancor em 2014

"O seu falar era macio como manteiga, mas havia rancor em seu coração; suas palavras eram mais brandas do que azeite, mas eram como espadas desembainhadas. Entrega tuas ansiedades ao SENHOR, e ele te dará sustentação; nunca permitirá que o justo seja abalado. Mas tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; criminosos e traiçoeiros não viverão a metade dos seus dias; mas eu confiarei em ti." (Salmos 55.21-23). 

        Não tem jeito, são movidos pelos confrontos, as pessoas, com críticas ou elogios, estabelecem referências para que ajamos, falemos, pensemos. Por mais espirituais que queiramos ser, tentando ser absolutos, indiferentes às humanidades e vaidades, por mais que tentemos focar nossa atenção em Deus e naquilo que ele pensa de nós, e em mais nada, não conseguimos nos manter assim tão neutros, não por muito tempo.
Não conseguimos e nem precisamos, crescemos assim, às vezes sendo generosos e misericordiosos, outras vezes sendo injustos e egoístas, bem, que atire a primeira pedra quem for diferente. O que importa é que Deus é muito gracioso com a gente, nem leva tão a sério certas coisas, se levasse todos seríamos consumidos. Porém, é cristão, é sensato perseguirmos as virtudes, o exemplo de caráter que Jesus demonstrou quando encarnado. O melhor caminho para isso é a honestidade em nos colocarmos como pecadores, admitindo o pecado, pedindo perdão por ele e buscando deixa-lo.
Já foi dito que toda comparação é do diabo, se colocar como juiz talvez seja o pecado mais comum do homem, justamente porque procurando, promovendo e aumentando o erro dos outros faz com que os nossos erros pareçam menores. Que este blog seja canal de compartilhamento não de amargura e de cobrança, mas de misericórdia e amor, os mesmos que Deus tem por todos nós, tem por mim, que eu use um microscópio em mim antes de usar um binóculo nos outros, esse é meu desejo para 2014.

        "Porque antes também éramos insensatos, desobedientes, desencaminhados, servíamos a várias paixões e prazeres, vivíamos na maldade e na inveja, éramos rancorosos e odiávamos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por méritos de atos de justiça que houvéssemos praticado, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar da regeneração e da renovação realizadas pelo Espírito Santo, que ele derramou amplamente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3.3-7).

quarta-feira, janeiro 01, 2014

Bom demais é obedecer a Deus

Mas Samuel disse: Por acaso o Senhor tem tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua voz? Obedecer é melhor que oferecer sacrifícios, e o atender, melhor que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15.22).

Nada mais importa, ninguém mais importa, e ao mesmo tempo tudo está sincronizado, harmonizado, em paz, quando obedecemos a Deus. Essa paz está presente dentro da gente, em nosso coração, uma paz inoxidável, impenetrável, límpida e resistente como um diamante, a paz que vem da segurança de quem está obedecendo ao Senhor, está no centro de sua vontade, e por isso tem a proteção do altíssimo, está debaixo de suas asas.
Obedecer é melhor que sacrificar, que sair fazendo tudo, com todos e em todo o tempo. Isso faz o legalista, e esse é escravo de sua obsessão por querer agradar os outros, os líderes, os poderosos, que podem estar tanto no mundo quanto dentro de uma igreja. Mas o legalista não tem paz, por mais que tente provar que tenha, por mais que tente convencer a todos que tenha. O obediente tem, tem paz e tem vigor, pois voa com as asas do onipotente, não se cansa e nem se fadiga.

mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão.” (Isaías 40.31).