terça-feira, setembro 30, 2014

A principal missão de um pastor

E o Senhor me disse: A rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a infiel Judá. Vai e proclama estas palavras para a região do norte: Volta, ó rebelde Israel, diz o Senhor. Não te tratarei com ira, porque sou fiel, diz o Senhor, e não guardarei para sempre o rancor.
Apenas reconhece que foste rebelde contra o Senhor, teu Deus, e que te prostituíste com deuses estrangeiros debaixo de toda árvore frondosa e não deste ouvidos à minha voz, diz o Senhor.
Voltai, ó filhos rebeldes, diz o Senhor, pois sou como o vosso mestre. Tomarei um de cada cidade e dois de cada família, e vos levarei a Sião, e vos darei pastores segundo o meu coração, que vos guiarão com conhecimento e discernimento.”
Jeremias 3.11-15

Qual é? É claro que é cuidar de ovelhas.
Não, um pastor não precisa necessariamente ser o melhor dos pregadores, um profeta contundente ou um cantor carismático, os que têm essas características como ênfases de seus ministérios são pessoas para púlpitos, para falarem às multidões. Mesmo os evangelistas possuem ministérios que abrem as portas, contudo, a principal característica de um pastor deve ser manter as portas do reino de Deus abertas.
Se através da pregação de um evangelista nós nos convertemos, através da palavra de um pregador competente recebemos um alimento especial e marcante, o pastor é aquele que alimenta, dia a dia, suas ovelhas, com um alimento que não precisa ser um banquete, especial de dias festivos, mas o arroz com feijão e bife suficientes para a vida diária.
Contudo, num momento como o que vivemos hoje, onde a mídia, a televisão e a internet são ferramentas tão fortes para arrebatar com facilidade e rapidamente milhares de pessoas, muitos que são apenas pregadores encontram no talento artístico um meio de construir ministérios ricos e grandes.
Deus usa esses ministérios para salvar vidas? Claro que usa, a função de pastor, função humilde e simples, daquele que acompanha, visita, orienta, importa-se com o indivíduo, e não somente com o coletivo, tem sido relegada por muitos.
Assim vemos tantas ovelhas sem pastor, sem alimento, dessa forma não crescem, não amadurecem. Que Deus ache pastores de coração, que fazem o que fazem por amor à ovelha, não por vaidade ou conveniência, pastores que abrem as portas, mas as mantêm abertas, e jamais as fecham.

segunda-feira, setembro 29, 2014

Falso profeta não profetiza finais ruins

E eles vêm a ti, como o povo costuma fazer, e se assentam diante de ti para ouvir as tuas palavras, mas não as praticam; pois professam muito amor com a boca, mas o seu coração busca o lucro.
Mas tu és como uma canção romântica para eles, canção de quem tem voz suave e canta bem; pois ouvem as tuas palavras, mas não as praticam. Quando isso acontecer, como de fato acontecerá, saberão que havia um profeta no meio deles.”
Ezequiel 33.31-33

Falso profeta não profetiza que as coisas vão dar errado, pois é preciso ter aprovação de Deus para ir contra os homens e dizer que aquilo que eles estão fazendo está errado. Falso profeta sempre aprova o que o rei e o povo faz, e diz que o futuro lhes reserva prosperidade.
Profeta verdadeiro tem coragem para dizer o que ninguém quer ouvir, bem, pelo menos é isso que vemos na Bíblia, de Elias a João Batista, passando por Isaías, Jeremias, Ezequiel e tantos outros. Contudo, aqueles que não querem se consertar, chamam de falso o verdadeiro, para que a palavra de Deus, entregue por esse, seja desprezada.
Seja como for, palavra de profeta de Deus se cumpre, em algum momento, pois ela é de Deus, não do homem e nem para agradar a homem algum, mas somente a Deus.

domingo, setembro 28, 2014

Palavra de fé ou palavra de quebrantamento?

      Se um pregador não vive, não experimenta quebrantamento, não sente e entende o tamanho, não só do poder de Deus para fazer milagres, mas da graça de Deus para perdoar pecados, os seus pecados, se isso não acontece, sua mensagem será fria e distante, impessoal, até aparentemente cheia de fé, mas não de quebrantamento. Sendo assim sua palavra também não levará outras pessoas ao quebrantamento, mas somente a achar que precisam ter fé suficiente para fazer milagres físicos e materiais, que no máximo abalam as emoções, mas não mudam seus corações, fé que glorifica a fé do homem, não o objeto de fé, Jesus. Contudo, o quebrantado sempre terá uma palavra verdadeira de fé, já o que prega só fé não será necessariamente um quebrantado. Acorda Igreja, volte-se para a Bíblia!

sábado, setembro 27, 2014

Inimigos de Deus ou dos homens?

       Atualmente o povo de Deus está precisando menos de salmos que falam de derrota sobre inimigos e mais de bem-aventuranças que ensinam que é perdendo que se ganha. Contudo, na verdade, não é o uso menor desses salmos que vai dar maturidade ao povo de Deus, mas entender que Deus derrota aqueles que se colocam como seus inimigos, na vida dos homens, e não necessariamente aqueles que os homens têm como inimigos, que muitos vezes não são inimigos de Deus. 
          Muitos jogam em Deus uma responsabilidade que é sua, colocam Deus numa guerra que Ele nunca entrou, nem autorizou, na verdade inventam guerras, espiritualizando conflitos humanos, e depois ficam orando pedindo que Deus tome o lado deles e lhes dê a vitória. Haverá menos rigor para aqueles que se deixam ser usados pelo pecado do que para aqueles que acham que podem usar a Deus.

sexta-feira, setembro 26, 2014

Viva e deixe viver (1)

A prosperidade na vida não depende somente do conhecimento que temos, mas da maneira como compartilhamos esse conhecimento com as pessoas, a prosperidade não é algo que se consegue na solidão, mas é preciso interação social para alcança-la e segurá-la. Nisso implica não somente se colocar numa posição de liderança, quando a experiência que temos é a maior de um grupo, mas de respeito, respeito aos outros e a nós mesmos, não super avaliando o que sabemos e nem subavaliando o que os outros sabem. Nisso adquirimos a consciência de que todos têm chances iguais e que a vida e o tempo podem a qualquer momento, sem nos darem aviso, elevar alguém que estavam embaixo, e rebaixar alguém que estava em cima.
Para concluir, gostaria de dar um testemunho, as coisas mais importantes e perenes que conquistei na vida, nasceram de iniciativas que tomei por amor, com sinceridade e que me deram muito prazer. Foram coisas que fizeram brotar em mim aquilo que eu tenho de melhor, de mais produtivo, isso na área afetiva e muito na área profissional, de onde resulta diretamente nossa prosperidade material neste mundo. Não fiz para me autoafirmar, para me impor, por insegurança, mas com alegria, mesmo sem esperar um reconhecimento humano. 
        A inveja é um buraco cheio de espelhos, que pode deixar mesmo o mais inteligente, experiente e sábio, amarrado e solitário, contemplando a si mesmo. Viva e deixe viver, faça, à medida do possível, aliados e não opositores, construa alianças, para conquistar, manter e crescer, reconheça o melhor do outro e não despreze ninguém.

quinta-feira, setembro 25, 2014

"Outros nomes" para casamento e divórcio?

Só percebemos a gravidade de um divórcio quando entendemos a seriedade do casamento, e a pergunta que eu gostaria de fazer é: quando, nesse mundo moderno e repleto de permissividades, uma relação se transforma em casamento?
Casamento é somente aquela relação que é legitimada por uma cerimônia religiosa ou por um documento obtido num cartório? Uma relação mais duradoura, que compartilha intimidade, mesmo sem a coragem de compartilhar bens, já não pode ser considerada aliança de casamento? E se for assim, a saída desse tipo de aliança já não se constituiria num divórcio?
Se pensarmos dessa maneira, existem muitos divorciados que não admitem que são, eles dizem, foi só um "namoro" que não deu certo. Talvez deva se haver menos rigor para aqueles que pelo menos tem a coragem, confiados que a relação será duradoura, que pagam o preço para ter a independência de criar um lar longe dos pais, e que depois também têm a coragem de oficializar e assumir, diante de todos, algo que não deu certo, do que para aqueles que simplesmente “juntam os trapos” e passam a morar juntos.
Não, essa reflexão não é para dizer se divórcio é correto ou não, se as pessoas casam por motivos errados e se separam por qualquer motivo, ou se existe vítima e agressor numa separação, só pretendi mostrar que muitos se escondem na ausência de uma cerimônia ou de um documento para poderem viver de forma irresponsável, querendo a parte boa de uma relação, os direitos, mas sendo covardes para assumir as responsabilidades da mesma.
Contudo, cada um sabe de si, Deus, sabe de todos.

quarta-feira, setembro 24, 2014

Dízimo, prática da velha aliança

Quanto à coleta para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós separe o que puder, de acordo com o seu ganho, e o guarde, para que não se façam coletas quando eu chegar. Quando eu chegar, enviarei, com carta de recomendação, os que aprovardes para levarem a vossa contribuição para Jerusalém.” (I Coríntios 16.1-3).
Dízimo não é um costume do novo testamento, era fundamental no antigo testamento, onde uma tribo inteira de israelitas, os levitas, mais o templo e todo o trabalho religioso, eram sustentados pelo dízimo das outras onze tribos. Na antiga aliança a adoração e perdão de pecados eram feitos num templo físico, por isso a relevância, respeito, qualidade e necessidade da manutenção da religião.
No novo testamento o perdão é espiritual, o altar é o coração do cristão, contudo, o cordeiro já foi oferecido, Cristo, na cruz. As igrejas podem solicitar ajuda financeira para auxiliar os pobres assim como para manter missionários, mas tratar pastores como eram tratados os sacerdotes da antiga aliança é uma costume que não é bíblico. Esse é o conceito de dinheiro do povo de Deus da nova aliança.
Agora compare essa simplicidade com o enfoque super aumentado que muitos líderes fazem da coleta de dinheiro dos membros de igreja, compare isso com o luxo e conforto das igrejas e das vidas pessoais de muitos líderes, compare isso com o jogo de manipulação emocional que pastores fazem com as ovelhas para obter delas dízimos e ofertas. Além de ser carnal, material, ostensivo e equivocado, é uma heresia, mais uma criada por homens para favorecer homens, nada tem a ver com Jesus, seu evangelho e sua nova, a verdadeira igreja.

Depois disso, Paulo partiu de Atenas e chegou a Corinto. Lá encontrou um judeu natural do Ponto chamado Áquila, que havia chegado da Itália fazia pouco tempo, e sua mulher Priscila, porque Cláudio havia decretado que todos os judeus saíssem de Roma. E Paulo foi ao encontro deles. E, por exercerem o mesmo ofício, passou a morar e a trabalhar com eles, pois eram fabricantes de tendas.” (Atos 18.1-3).
Paulo, com tudo o que fez, ainda arrumava tempo para fazer tendas, que pelo que entendemos, era uma profissão sua, para não ser pesado pra ninguém.

Será que pequei, humilhando-me para que fôsseis exaltados, pois vos anunciei de graça o evangelho de Deus? Para vos servir, despojei outras igrejas, recebendo delas sustento financeiro. E, quando estava presente convosco e passei necessidade financeira, não fui um peso para ninguém; pois, quando os irmãos vieram da Macedônia, supriram a minha necessidade. Em tudo evitei ser um peso para vós e continuarei a agir assim.” (II Coríntios 11.7-9).
Que humildade vemos na vida desse verdadeiro apóstolo de Jesus, humildade que falta tanto a donos de igreja, interessados em promover a si mesmos e não a Cristo. Se dízimo é uma prática da velha aliança, humildade e simplicidade são virtudes de qualquer um que faça aliança com Deus, em qualquer tempo.

terça-feira, setembro 23, 2014

Causas e consequências

        Medir causas pelas consequências emocionais de êxtase que elas provocam, é como valorizar bebidas ou drogas pelo bem estar, relaxamento ou ânimo, que elas permitem, e não pelo mal ao fígado e outros órgãos do corpo humano, que elas causam. 
      Na verdade, unção de Deus se mede pelos frutos de um coração humilde e sábio que vive a santidade, o amor e a simplicidade do evangelho em seu dia a dia. É importante que se reflita em até que ponto que chamamos de avivamento é pentecostalismo ou até que ponto o que chamamos de pentecostalismo é realmente do Espírito Santo.
          Acorda Igreja, volte-se para a Bíblia.

segunda-feira, setembro 22, 2014

Andai na luz!

      "Ninguém vos engane com palavras sem sentido; pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os desobedientes. Portanto, evitai a companhia deles; pois no passado éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Assim, andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda bondade, justiça e verdade), procurando saber o que é agradável ao Senhor." (Efésio 5.6-10).

        Deixa brilhar sua luz, sem medo, os que se acostumaram com as trevas, que se incomodem e fujam, mas fique em paz, os que realmente são da luz, se aproximarão e adorarão com você ao Deus de toda luz.

domingo, setembro 21, 2014

Cuidado com a sutileza das heresias

Cometemos um grande engano quando achamos que desvio doutrinário, a heresia, é igual ao desvio moral que leva alguns que parecem já ter provado a graça a irem para o mundo e voltar para as práticas da carne. Enquanto o desviado moral sai da igreja, o desviado doutrinário continua dentro da igreja.
É claro que o pecado confrontado pelo Espírito Santo e não deixado pelo rebeldes existe nos dois casos, contudo, no caso do herege, para continuar dentro da igreja, não só assistindo cultos, pois esse não é o que causa os maiores estragos, mas liderando, ministrando e mesmo pastoreando igrejas, a doutrina bíblica é alterada. Líder herege causa um estrago muito maior porque desvirtuando a palavra de Deus pode levar ao desvio ovelhas, igrejas inteiras.
Por que as heresias são criadas? Para apoiar uma atitude de pecado de pastores que desejam continuar no poder de ministérios, manipulando as pessoas, agradando as suas vaidades e acumulando riquezas materiais. Todavia, precisamos entender também que heresia não são somente alterações extremas da Bíblia, pode ser somente uma mudança de foco, a ênfase de algo que até está na Bíblia, mas que não representa o mais importante.
A obediência às leis do antigo testamento, por exemplo, pode ser um desvio, o respeito com os sábados, tudo isso está na Bíblia, foi ênfase de Deus para um tempo, mas já não é mais. Fé que tudo pode ser conseguido pela determinismo, pela manifestação de uma palavra de poder, também pode ser um desvio, que centraliza a experimentação de um milagre no homem, na fé, e não em Deus. Levar as pessoas somente a adoração, usando todo tempo ou a maior parte do tempo de um culto para a música, deixando o ensino da palavra em segundo plano, também pode ser um desvio.
Mesmo jejuns, subidas a montes, correntes de oração, podem ser desvios à medida que são entendidos como preços que se pagam para se obter algo, as bênçãos de Deus não podem ser compradas, contudo, Deus se agrada do humilde que se consagra, não para ganhar alguma coisa, mas para louvar ao seu Senhor.
Por isso tudo, povo de Deus, cuidado, não fiquem debaixo de ministérios hereges, e eles estão se multiplicando sobremaneira, como a própria palavra diz que ocorrerá no final dos tempos, com a multiplicação de falsos profetas.
Acorda Igreja, volte-se para a Bíblia.

sábado, setembro 20, 2014

Igreja, volte-se para a Bíblia (III)

Quando agimos com discernimento espiritual, e isso possui os que buscam, parece que vemos escrito na testa da pessoa aquilo que está em seu coração. Se é sinceridade e quebrantamento, ou se é falsidade e arrogância. Contudo, antes mesmo de olharmos para a "testa" das pessoas, o rebelde se revela pelas palavras, e acima de tudo, pelos frutos. O discernimento, todavia, está disponível a todos na palavra de Deus. Igreja, volte-se para a Bíblia!!

sexta-feira, setembro 19, 2014

Igreja, volte-se para a Bíblia (II)

O profeta é pessimista ou é o povo que é rebelde? Seja como for, para o rebelde, o profeta é falso, e para o humilde, o profeta é boca de Deus. Mas o profeta é só mensageiro, não tem mais importância que a mensagem que entrega, essa mensagem é de Deus.
Deus é Senhor do profeta e pai do povo, esse Deus de amor quer que o povo rebelde se arrependa e volte pra Ele, por isso Ele usa profetas. Todavia, profetas não seriam necessários se as pessoas lessem a Bíblia, em sua integridade e contextos, e a pusessem em prática.
Igreja, volte-se para a Bíblia!

quinta-feira, setembro 18, 2014

Igreja, volte-se para a Bíblia (I)

Quando vemos poder de Deus somente em milagres externos e materiais, corremos o risco de esquecer que o maior milagre que Deus faz é mudar o coração do homem, o maior poder que Deus tem não é mover terra e céus, mas perdoar o coração humano, só isso dará direito ao homem à eternidade, céus e terra movidos, não darão. Igreja, volte-se para a Bíblia.

quarta-feira, setembro 17, 2014

Qual o caminho melhor?

Porque parcialmente conhecemos e parcialmente profetizamos; mas, quando vier o que é completo, então o que é parcial será extinto. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; mas, assim que cheguei à idade adulta, acabei com as coisas de criança.” (I Coríntios 13.9-11).

Vemos, e se você souber um pouco da história da igreja evangélica no século XX no Brasil e no mundo concordará com isso, que quando as igrejas se fundamentam na palavra de Deus registrada na Bíblia, há muito mais facilidade para união, igualdade, humildade, e consequente fortalecimento.
Quando, contudo, têm os dons espirituais como base, uma palavra subjetiva, existem muito mais divisões e conflitos, notando-se nas pessoas uma disposição de fé na fé que leva muitos à arrogância de se achar dono exclusivo da verdade, isso não é regra, mas acontece bastante.
Sobre a Bíblia, Jesus é sempre glorificado, contudo, quando há liberdade para os dons espirituais, frequentemente se vê homens sendo celebrados, como mais espirituais ou poderosos que os outros. Isso não é uma crítica aos dons espirituais, visto que são uma experiência com base bíblica, mas a constatação de fatos, quem tiver olhos para ver, verá.
Seja como for, o filho de Deus obediente pode fazer a escolha do caminho da sabedoria, que leva à santidade, à humildade, e acima de tudo, a engrandecer o nome de Deus, nesse caminho maturidade emocional é experimentada, alguns sinais exteriores podem ser deixados de lado para que o homem interior cresça e dê frutos. 

terça-feira, setembro 16, 2014

"Culto dos milagres" ou culto de Jesus?

Uma geração má e adúltera pede um sinal, mas sinal algum lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. E, deixando-os, retirou-se.” (Mateus 16.4).

Não que não precisamos de milagres, não que Deus não possa fazer milagres, mas até que ponto milagres têm sido usados pelos homens para manipular as pessoas, dar a elas algo rápido e superficial para prendê-las, não a Deus, mas a igrejas?
Até que ponto fé não tem sido incentivada e idolatrada, acima do objeto único de nossa fé, Deus? Acho que está na hora de termos menos "cultos dos milagres" e mais cultos de Jesus, atrair as pessoas não para lhes darem coisas, mas comunhão com Deus.
Por isso muitos têm fé para conseguir carros, casas e casamentos, mas não têm para vencer o orgulho, os vícios, o ódio, para vencer o pecado e ter uma vida santa, semelhante não às riquezas que desejam, aos ricos que invejam, mas ao Deus que pode dar tudo o que precisamos quando entendemos e vivemos os valores corretos da existência.
Que milagre é maior do que termos um coração humilde? Mas poucos buscam esse milagre.

segunda-feira, setembro 15, 2014

O estreito caminho para o último deserto

Hoje ouvi de um amigo e irmão em Cristo, um cara que nem sabe falar o português direito, mas com uma inteligência espiritual bem aguçada, um cara que estuda a Bíblia de verdade, livre de clichês e sensacionalismos:

"João Batista era de linhagem sacerdotal, mas quando entendeu sua chamada profética não foi para o templo, a religião judáica estava corrompida, Deus não estava nela, João foi para o deserto. A mesma coisa aconteceu com Jesus, quando começou seu ministério não buscou apoio da classe sacerdotal judáica, ela estava corrompida, ele foi ao deserto para ser batizado por João Batista.

Vivemos tempos difíceis, as igrejas evangélicas têm se corrompido cada vez mais, e ficará pior, até o fim. Para fazer a vontade de Deus não é mais tempo de buscar apoio e reconhecimento das igrejas da moda, poderosas em nosso país, aquelas cheias de gente e com festas a todo o momento.
É tempo de buscar a igreja do deserto, humilde, pequena, mas de qualidade, que tem a palavra de Deus como centro de sua doutrina e que quer servir a Deus com simplicidade e santidade. Talvez o último deserto, antes do arrebatamento, um deserto que os fiéis, os santos, aqueles que realmente estão preparados para o fim, não devam sair, já que só existe um Canaã para se esperar, a Canaã celestial, junto com Jesus, na eternidade.

Não, a sabedoria não está na intelectualidade, nem na falta dela, está no coração que ora, estuda a palavra, não se ocupa em agradar a homens, mas quer, de todo o coração, adorar e obedecer a Deus.

domingo, setembro 14, 2014

Alguns querem saber a vontade de Deus, mas não querem fazê-la

        Uma das coisas mais certas que existe na vida espiritual, é que aquele que busca acha, portanto só não achou, quem não buscou, sendo assim, ninguém poderá usar a desculpa que não sabia porque ninguém lhe disse. Ocorre, contudo, que muitos buscam e ficam sabendo a vontade de Deus, mas depois não têm coragem para fazê-la, aí retrocedem e permanecem num loop que os levará a nada, senão ao desânimo, e na insistência, ao pecado ou à heresia, que nada mais é que uma tentativa de espiritualizar o desvio.

sábado, setembro 13, 2014

Equívocos com a interpretação da palavra de Deus

Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo.” (João 16.33).

Não confundamos aflições desse mundo, que todos nós temos que suportar, com uma situação que não se resolve porque estamos fazendo alguma coisa errada ou estamos no lugar ou no tempo errado. O Espírito Santo não dará forças e não consolará na desobediência, e desobediência pode não ser algo explicitamente ruim, mesmo a boa intenção e as boas obras, se feitas sem a aprovação de Deus, não trará paz e não glorificará o nome do Senhor, portanto será errado. O ponto nessa reflexão é o fato de que algumas vezes nos acostumamos com uma situação de desconforto, achando que estamos fazendo tudo certo e que só devemos suportar a situação, quando na verdade a situação é que está errada, ela tem que ser deixada e não suportada.

E aquele que sonda os corações sabe qual é a intenção do Espírito; ele intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus. Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.27-28).

É necessário fé para buscar a vontade de Deus e coragem para fazê-la, já que o Espírito Santo conhece tanto a vontade de Deus para a nossa vida quanto sabe aquilo que é melhor para nós, e portanto, nos dará força para fazer essa vontade. Se muitas coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, o pecado nunca contribui para isso, já que quem está em pecado não está amando a Deus, mesmo que por um curto momento. É preciso estar na condição de amar a Deus e ao seu propósito acima de todas as coisas, para estarmos na situação privilegiada de sermos protegidos e abençoados por Deus em todas as circunstâncias.

sexta-feira, setembro 12, 2014

O povo peca porque lhe falta conhecimento

Ai dos que se levantam cedo para se embebedar e continuam até a noite bebendo vinho para se aquecer! Em suas festas há harpas e liras, e tamboris, flautas e vinho; mas não reconhecem os feitos do Senhor, nem olham para as obras de suas mãos. Portanto, o meu povo já está no cativeiro, por falta de entendimento; e os seus nobres morrem de fome, e a sua multidão, de sede.” (Isaías 5..11-13).

Infelizmente muitos se embebedam não de vinho, mas de palavras que agradam os ouvidos, todavia, não corrigem o coração, entorpecem e perdem o controle com oratórias e clichês que levam ao êxtase emocional, mas não produzem frutos de justiça e de amor, embriagam-se de heresias, porque deixaram a água pura e fresca da palavra de Deus.
Infelizmente muitos adoram a ídolos, dentro de igrejas evangélicas, ídolos que se parecem com Deus, falam partes da palavra de Deus, mas são engano, criados por líderes manipuladores e em pecado que só querem construir impérios pessoais para satisfazerem suas vaidades e terem poder entre homens. 

        Por que o profeta tanto repreende e fala de coisas ruins? Porque o povo de Deus e seus líderes se fizeram repreensíveis, estão rindo e cantando, quando deveriam estar em prantos, arrependendo-se e implorando por perdão. Mas mesmo assim, Deus é misericordioso e amoroso, se o povo ser converter e deixar seus maus caminhos, Deus aceitará a adoração e suas festas.   

quinta-feira, setembro 11, 2014

Na dúvida ou na certeza, siga a Bíblia

Então, como se fosse um só homem, todo o povo se reuniu na praça, diante da porta das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel.
E assim, no primeiro dia do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei perante a comunidade, que era constituída de homens, de mulheres e de todos os que podiam entender.
E a leu em voz alta de frente para a praça diante da porta das Águas desde o alvorecer até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo estava atento à leitura do Livro da Lei.”
Neemias 8.1-3

O risco de se basear a vida cristã numa palavra que alguém diz que sentiu do Espírito Santo é que isso é algo abstrato, subjetivo, e como tal não se pode julgar se tal palavra é mesmo do Espírito de Deus ou da alma humana, infelizmente, em nome do Espírito, muitos desvios podem ser feitos.
A Bíblia, contudo, é a palavra revelada do Espírito Santo, registrada e aprovada pela Igreja, ela é objetiva, é claro que precisamos do Espírito Santo para entendê-la, mas o risco de se desviar da verdade ou de se manipular sua interpretação é menor, a Bíblia se basta.
Por isso, baseie-se na Bíblia, seja ela a palavra final, ou a inicial, confronte profecias, revelações, visões e sonhos, seja do homem que for, com ela, esse é um direito de todo cristão, a Bíblia é a luz de Deus para o caminho do homem, na dúvida ou na certeza, siga a Bíblia.
Lembro que o diabo sempre quis afastar o homem da palavra escrita e registrada de Deus, seja antes de Cristo, quando a palavra era a Lei e os Profetas, seja depois de Cristo, com os Evangelhos e as Epístolas. Isso aconteceu quando a igreja romana limitava o estudo das escrituras sagradas ao clero, e mesmo quando ministrava as missas em latim.
Todavia, os avivamentos de Israel foram iniciados com a releitura da Lei e dos Profetas, então o culto era restabelecido e o povo voltava-se pra Deus. Avivamentos modernos da Igreja também aconteceram com a volta do estudo e da obediência às sagradas escrituras.
Contudo, em nome de um “pentecostalismo”, falso e não bíblico, que se enfatiza “emocionalismo” e subjetividade, a Bíblia também tem sido afastada do povo de Deus, sua interpretação manipulada, limitada, desfocada, heresias têm sido criadas, para tornar a verdade menos interessante e a mentira, mais fácil, e lembro que a mentira não é necessariamente algo ruim, mas é errada por não ser a vontade de Deus.
Se alguns buscam avivamento ou reavivamento da Igreja, o início disso é um só: volta à Bíblia, estudo sério e profundo dela, estudo que convence não só a mente, o intelecto, mas o coração, a alma e o espírito. O verdadeiro avivamento só começa com uma ordem de Deus, essa ordem não precisa ser descoberta, ela já foi revelada e escrita, na Bíblia, remédio para nossas almas e poder para nossos espíritos.

quarta-feira, setembro 10, 2014

Só seja você e melhore pra Deus

Você não precisa ser intelectual para experimentar o evangelho, nem precisa ter pouca cultura ou nenhuma formação acadêmica, para ser querido de Deus, você só precisa ser você.
Seja você um intelectual ou um iletrado, seja o que você for, Deus te usará, contudo, não queira intelectualidade por vaidade, nem se ache mais espiritual, por ser iletrado.
Como intelectual busque a sabedoria dos simples, e como iletrado, estude e melhore, para a glória única de Deus.

terça-feira, setembro 09, 2014

Idolatria dentro das igrejas evangélicas

Não digo isso com respeito só a adoração de pregadores e cantores, mas a de um falso deus mesmo, um deus feito não de pedra, madeira ou gesso, mas de ideologias. Que ideologias? Não, não me refiro a filosofias e humanismos dentro da igreja, isso não representam as ideologias mais relevantes visto que a maior parte dos evangélicos brasileiros nem tem ideia de quem seja Platão, Aristóteles, Nietzsche ou Sartre.
Eu falo daquelas que usam trechos da Bíblia, fora do contexto e com importância desfocada, que criam clichês pentecostais de partes de profecias do antigo testamento, e que colam tudo isso com tradição e rituais humanos para montar o falso deus. Essas ideologias criam um ídolo que se parece com Deus, mas não é Deus, visto que partes de algo que faz sentido coladas de maneira errada, podem criar algo totalmente sem sentido, mesmo que parcialmente representem algo.
Mas esses ídolos feitos de ideias erradas e não de matéria física, têm nomes: heresias, e aqueles que os adoram são hereges. Por que tais ídolos são criados? Porque quando se afastam de Deus porque não querem obedecê-lo, o pecado se acumula, com pecado, o Espírito Santo se entristece, com o esfriamento, gente que quer continuar dentro do cristianismo, por motivos errados, monta então ídolos que se parecem com Deus, que têm características dos costumes cristão e bíblicos, mas que nada têm a ver com o Senhor.
Infelizmente o mesmo que aconteceu com a igreja romanista, está acontecendo com muitas igrejas evangélicas.

segunda-feira, setembro 08, 2014

Teologia da prosperidade: contra ou a favor?

O que eu acho mais "engraçado" em alguns pastores que pregam teologia da prosperidade é que antes de pregarem, para posarem de modernos e entendidos, dizem que são contra a tal teologia, mas logo em seguida a defendem com palavras trocadas, mas com o mesmo objetivo:
falar para as pessoas aquilo que elas querem ouvir, oferecer um falso evangelho que só promete milagres e vitória contra inimigos, e que não leva ninguém a confrontar o segundo maior inimigo que temos, já que o primeiro é o diabo, nosso próprio "eu".
Nunca vemos apelos conclamando as pessoas para vencerem a inveja, o orgulho, o ódio, mas sempre para colocar no altar alguém que os está prejudicando, ou para receber um bem que se está querendo. Santidade é mencionado apenas como libertação dos vícios de tabagismo e álcool, pecados morais dificilmente são citados, a injustiça do outro contra alguém, isso sim, mas a própria injustiça, dificilmente.
Por que eu falo tanto nisso? Porque estamos no final dos tempos e a Bíblia diz que nesse tempo falsos profetas se multiplicariam e essa tal teologia é a fala principal desses profetas, seja de maneira mais explícita ou de forma disfarçada, como alguns falam.

domingo, setembro 07, 2014

Novamente: é preciso crescer em Cristo

As igrejas não podem estar fadadas a serem somente berçários espirituais, precisam fornecer ensino bíblico para todas as fachas etárias de cristãos, de creche às pós-graduações, passando pelo ensino fundamental e o médio, isso significa que cristãos têm que amadurecer, deixar as coisas de meninos, a conversão, as primeiras e grandes curas e libertações, mesmo as primeiras e mais emocionantes experiências de enchimento do Espírito Santo.
Não que novas experiências de enchimento do Espírito não devam acontecer, mas o cristão maduro quer colher frutos dessas experiências, frutos que abençoem outras pessoas, e não apenas experiências individuais e egocêntricas, bebês são egocêntricos, adultos, não, bebês se acham centro do universo, adultos pensam nos outros, no ponto de vista dos outros, nas necessidades dos outros.
As igrejas por suas vez devem incentivar o crescimento, é claro que para isso pastores e líderes também devem ser maduros e crescidos, já que criança não pode cuidar de criança. É claro que o número de crianças espirituais precisa ser grande nas igrejas, isso é sintoma de que o evangelho está sendo pregado e de que pessoas estão sendo salvas, contudo, não podem permanecer crianças por muito tempo, isso não é o normal, isso não é o plano de Deus.
Ensino bíblico realmente bíblico, e não apenas textos extraídos aleatoriamente e convenientemente por pregadores imaturos e muitas vezes mal intencionados, é o que leva as pessoas ao crescimento. Ensino que vai muito além de curas e milagres, principalmente físicos e materiais, que são direitos dos novos convertidos, mas principalmente ensino que leva as pessoas a curas emocionais, que muda caráter, que transforma de verdade, levando bebês e meninos a serem homens espirituais em Cristo.

sábado, setembro 06, 2014

Sobre adultério

O maior engano que comete, o homem que trai a aliança que fez com uma mulher, é se sentir mais homem por causa disso, essa disposição não engrandece ninguém, de maneira alguma, apenas degrada, além de machucar seriamente a mulher da aliança, a fiel, que muitas vezes está em casa solitária, cuidando dos filhos e do lar, confiando num homem que já não é mais homem, mais um adúltero.
O mais grave é que havia tempos em que parecia legítimo e mesmo coisa de "macho" homem ser casado e ter casos ou frequentar prostíbulos, isso nunca foi a vontade de Deus, isso colocará o adúltero, e mesmo depois que ele se arrepender do pecado que cometeu, num longo período de disciplina, no qual ele poderá perder muita coisa que conquistou, bens, profissão, amigos, e o pior de tudo, o amor puro de uma mulher que foi traída.
Falei sobre o homem adúltero, mas atualmente muitas mulheres também se colocam na mesma liberação e com a mesma irresponsabilidade, usando homens, não buscando amor sincero, mas vaidades, para provar a si mesmas que podem ter quem elas quiserem. Uma mentira, um buraco sem fim, só Jesus pode preencher o maior de todos os vazios da alma, e só resolvidos com ele é que poderemos buscar, escolher, experimentar e permanecer, em outras alianças, sejam profissionais ou efetivas.

Quer se casar certo e para sempre? Case-se antes com Jesus.

sexta-feira, setembro 05, 2014

Só Deus sabe tudo

        O maior engano que cometemos quando achamos que sabemos tudo, está justamente no outro extremo, achar que o outro não sabe nada, agora se reconhecemos o nosso pouco, damos espaço para que ele seja completado com o pouco dos outros, assim, todos juntos, sem arrogância ou inveja, sabemos bastante, porque na verdade só Deus sabe tudo.

quinta-feira, setembro 04, 2014

Aluno sempre

        Ninguém sabe tudo, ninguém precisa saber tudo e todos aprendemos com todos, faça por amor, aprenda com prazer, compartilhe com humildade e seja sempre, sempre, aluno de todos. Essa disposição traz paz e segurança, já que o que se coloca como aprendiz é acolhido por todos, aquieta-se para ouvir. Professores, porém, estão solitários e preocupados em preparar a próxima aula para impressionar. Só Cristo conseguiu ser o mestre verdadeiro, ensinava sem vaidade e em absoluta serenidade, não para se promover. Mas ele pode fazer isso e pagou um preço caro para fazê-lo, colocou em prática suas palavras, deixou a posição de Deus, poderoso e sábio, e morreu como homem, para depois ressuscitar como único salvador.

quarta-feira, setembro 03, 2014

Tempos da vida

Não vos enganeis: Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá. Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo.” (Gálatas 6.7-9).

A vida pode ser dividida em quatro tempos, tempos pelos quais a grande maioria de nós passamos:

1º tempo em que se planta sementes ruins, sementes de pecado, de erros, de distanciamento de Deus;

2º tempo de colher os frutos ruins dessas sementes ruins, desse ninguém pode se livrar, mesmo que o sangue de Cristo nos poupe das consequências espirituais de nossos pecados, muitas consequências materiais e emocionais, neste mundo, não podem ser anuladas;

3º tempo de plantar boas sementes, aquelas que Deus coloca em nossos corações, que são concebidas pelo Espírito Santo, mas que gerarão frutos bons de todas as espécies, tanto materiais, quanto afetivos e principalmente, espirituais;

4º por último, temos o tempo de colher os bons frutos, tempo que começa neste mundo, mas que continuará até a eternidade, visto que em Deus somos abençoados por toda sorte de bênção.

Contudo, é preciso entender algumas coisas sobre esses tempos, alguns deles se sobrepõem, podem acontecer ao mesmo tempo, principalmente o tempo em que já está se plantando boas sementes, mas que ainda se está colhendo frutos ruins de uma passado longe de Deus. Seja como for, o tempo de se plantar boas sementes, pode ser um tempo que parece nada acontecer, principalmente quando esse é o nosso primeiro plantio, após um tempo longe de Deus.
Algumas pessoas nunca colhem, porque simplesmente nunca plantam, até acham que plantam em Deus, mas estão plantando na religião, em tradição de homens e para homens, acham que estão servindo a Deus com seus ministérios, mas estão servindo a si mesmas, as suas vaidades, para serem aprovadas por outros homens e para aplacarem a culpa que sentem por viver uma vida, apesar de religiosa, sem provar transformação e perdão de Deus.
Mas se você estiver plantando, humildemente no Senhor Jesus, tenha paciência e a consciência de que o nada aparente que ocorre é apenas temporário, não é disciplina do Senhor, mas momento de se esforçar, trabalhar e aguardar. Sim, o melhor de todos os tempos logo chegará, o de se colher os frutos maravilhosos de um tempo que se passou plantando no Espírito, sob ordem de Deus. Se for o seu caso, saiba que o tempo de colher já está chegando, e ele valerá a pena, compensará todo o trabalho sincero que você fez no Senhor. 

Por isso não nos desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. Pois nossa tribulação leve e passageira produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno, pois não fixamos o olhar nas coisas visíveis, mas naquelas que não se veem; pois as visíveis são temporárias, ao passo que as que não se veem são eternas.” (II Coríntios 4.16-18).

terça-feira, setembro 02, 2014

Servo que não serve, não serve pra nada

Não adianta ter uma sala cheia de coisas boas se a porta esta trancada com a chave da vaidade, a sala continuará cheia, mas sem ninguém, seu dono estará lá, sentado sozinho, contemplando tudo, mas inútil, agradando apenas a sua vaidade.
É preciso ter consciência de servo sempre, se temos algo de especial, nos foi dado por Deus para servir ao próximo, glorificando somente a Deus, não a nós mesmos ou a algum outro homem. Servo que não serve, não serve pra nada, sirva.

segunda-feira, setembro 01, 2014

Avivamento: palavra final

        Avivamento é santidade e estudo realmente bíblico que resulta em evangelização: só isso. Pentecostalismo, mesmo batismo do Espírito Santo e dons espirituais, só terão utilidade se gerarem santidade e amor, caso contrário, serão inúteis, até mesmo, impossíveis de serem legítimos, já que o que Deus dá, Ele dá com um objetivo, o objetivo de Deus é receber adoração santa e salvar as vidas dos homens.