terça-feira, março 31, 2015

Não tema, Deus está no controle (III)

        "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, pois a vossa recompensa no céu é grande; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós." Mateus 5.10-12

segunda-feira, março 30, 2015

Não tema, Deus está no controle (II)

        "E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, a aprovação, e a aprovação, a esperança; e a esperança não causa decepção, visto que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado." Romanos 5.3-5


domingo, março 29, 2015

Não tema, Deus está no controle

        "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração". Jeremias 29:13

        Seja qual for a profundidade da dor, o tamanho da luta, a extensão da surpresa que tenhamos com algo que não contávamos, com uma injustiça que não merecíamos, com a instabilidade externa que deixa nosso coração sem chão, Deus tem sempre uma resposta, um consolo, uma cura, uma palavra que saciará nossa alma, nivelará nosso espírito, tirará de nós toda a angústia, e nos dará uma visão clara, em esperança, do futuro. 
        Basta que busquemos ao Senhor, com todas as forças que temos, que nos restam, depois da oração ter sido feita, de Deus ter se manifestado, de termos recebido a paz, sigamos então, obedientes, confiantes de que a causa entregue no seu altar será tomada por ele, e ele, fará o melhor, no tempo e da maneira que lhe aprouver. Não tema, ore e confie, Deus está no controle.

sábado, março 28, 2015

Cuidado ao chamar algum grupo de seita

        É preciso cuidado ao denominarmos esse ou aquele grupo cristão de seita, lembro que para os católicos, os protestantes, de maneira geral, são seitas. Tecnicamente, o que define uma seita, é um desvio bem significativo da doutrina de um grupo, em relação à doutrina tida como consenso pela maioria das igrejas protestantes e evangélicas, não tem a ver necessariamente com o tamanho do grupo (número de frequentadores). Usos e costumes, assim como algumas interpretações morais ou sociais, são difíceis de serem usados como critério para nominar uma denominação como seita.
        Lembro também, que nos dias de hoje, Deus tem salvo pessoas de várias maneiras, muitas das denominações que arrogam a posse da melhor doutrina protestante, estão morrendo e pouco têm feito para cumprir a chamada do ide de Jesus, assim Deus tem permitido ênfases distintas, todas bíblicas, em grupos distintos, com a finalidade de salvar a muitos. Seja como for, julgar no púlpito que um grupo é ou não seita, é inconveniente, assim como deselegante, usemos de mais cautela, podemos estar aliando ao inimigo, algo que é de Deus, e vice-e-versa.

        "Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo. Como o seu reino sobreviverá?
        E, se expulso os demônios por meio de Belzebu, por quem os vossos seguidores os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então o reino de Deus chegou a vós.
        Como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, sem que primeiro o amarre? Só depois lhe saqueará a casa. Quem não está comigo, está contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." Mateus 12.25-30

sexta-feira, março 27, 2015

É preciso pagar o preço

         ...o que às vezes nos desanima, na música, é ver que muitos admiram a qualidade, mas não querem pagar o preço para que a música fique boa, principalmente na igreja, onde tantos acham que entendem do assunto e pensam que Deus aceita qualquer coisa, desde que seja sincera. Realmente, Deus aceita nossa sinceridade, mas como ministros, liderando o coletivo para Deus, e não como devoção individual, Deus requer o melhor, assim, é preciso pagar os preços de estudo, trabalho, e acima de tudo, de muita oração, para que o sacrifício seja perfeito e suba aos céus em aroma suave a Deus. 

quinta-feira, março 26, 2015

Igreja: casa de oração

        Igreja: escola, casa de espetáculos ou lugar de oração? Os Três?
       A palava deve ser ensinada, estudada e aprendida, mas não basta conhecimento intelectual para que haja comunhão com Deus. Por outro lado, eventos entre quatro paredes onde o emocionalismo é liberado tão facilmente quanto é esquecido, manipulando as pessoas para que se possa tirar delas alguma coisa, mas que não mudam de fato suas vidas, também não leva às pessoas a uma vida madura com Deus. 
       Casa de oração? Na oração se encontra com Deus, se é confrontado com sua santidade, se muda de vida e pode-se seguir em real comunhão com o Senhor. Na oração aprende-se diretamente com Deus, se experimenta interação não só racional, como emocional e espiritual. Na oração achamos consolo, cura, libertação, paz e alegria. Na oração se entra na presença de Deus e se aprende a adorá-lo. 
      Creio, que no momento que as igrejas evangélicas e protestantes brasileiras estão vivendo, a igreja deve ser casa de oração, já que muitos estão embriagados de conhecimento e outros de emoção, mas caminhando distantes de Deus, despreparados para o arrebatamento e o fim dos tempos, que estão próximo. 
        Oremos mais.

        "E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." Mateus 21:13

quarta-feira, março 25, 2015

Prioridade: a igreja precisa atingir e segurar os jovens

        Nós, mais velhos, pais e avós, precisamos nos desprender da disposição egoísta de querer uma igreja só pra nossa geração, impondo-nos de forma insensível sobre a geração de nossos filhos e netos. Precisamos querer, buscar e deixar que o Espírito Santo renove a igreja, para atingir a geração contemporânea, mesmo que seja de uma forma diferente daquela que o Espírito Santo atingiu a nossa geração. Caso contrário, nós, velhos, ficaremos sozinhos numa igreja fria, enquanto os mais jovens se perdem, senão no mundo, na heresia das igrejas que se distanciam da Bíblia, mas oferecem um "cultura cristã" mais sedutora.

terça-feira, março 24, 2015

Casamento: submissão em amor de ambos

        "Exorta os mais velhos para que sejam equilibrados, respeitáveis, sóbrios, sadios na fé, no amor e na constância; as mulheres mais velhas, de igual modo, sejam reverentes no viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem o marido e os filhos, a serem equilibradas, puras, eficientes no cuidado do lar, bondosas, submissas ao marido, para que não se fale mal da palavra de Deus." Tito 2.2-5

        O princípio de submissão da esposa ao marido é algo que deve ser contextualizado, como foi a escravidão e outros costumes culturais que existiam no século I, que foram citados na Bíblia pelos homens daquele tempo, sob aquele ponto de vista, mas que mudaram nos dias atuais. Na verdade, atualmente, a submissão existe nos dois lados e em amor, já que mudaram papéis de ambos na sociedade, e isso respeitando não hierarquia, mas funções biológicas distintas, entre homem e mulher, enquanto que ambos submetem-se a Deus em temor.
        Nesse respeito bilateral, que a mulher deve dar ao homem, mas que também o homem deve dar à mulher, o lar pode ser dirigido com equilíbrio e justiça. Desnivelar esse equilíbrio, é tornar um dos lados escravo, e o outro proprietário. Servos, somos todos de Deus, e Senhor, só existe um, o altíssimo. Nessa humildade, mesmo as distinções físicas entre homem e mulher, principalmente com relação à maternidade, podem funcionar e abençoar, não explorando a fragilidade desse ou daquele em determinada função, mas sendo beneficiados pelas diferenças, criadas por Deus. São essas diferenças que fazem do casamento a aliança mais completa e abençoadora que homem e mulher podem ter, depois de suas alianças com o próprio Deus.
        Não agir assim, é ver a palavra de Deus como lei fria e morta, e não entender o princípio vivo existente no mesmo Espírito Santo que falou no 1º século, e que continua falando a homens e mulheres de todos os tempos.

segunda-feira, março 23, 2015

Obedeça e siga em frente, o resto é com Deus

        Não se preocupe com quantidade, não ligue para aplausos, não se incomode (tanto) com a opinião dos homens, não valorize o que pode ser visto e medido fisicamente. Busque a vontade de Deus, conheça-a e faça-a, depois descanse e alegre seu homem interior no Senhor. Parece difícil? Mas isso é vida cristã, é disposição de servo, é pra onde devemos caminhar, quando nos convertemos. Virão recompensas, mesmo neste mundo? Sim, virão, e elas te surpreenderão, poderão te levar às lágrimas, de tão maravilhosas que serão, mas elas virão no tempo de Deus, nem antes e nem depois.

domingo, março 22, 2015

Uso de playback e outras considerações sobre música na igreja

Para que a adoração através da música seja feita de forma mais viva, algumas considerações:

- devemos usar o menos possível playbacks, dando prioridade para acompanhamento ao vivo, dessa forma a unção pode ser fresca, atual, contextualizada com a igreja local, penso que um acompanhamento simples ao vivo é mais útil nas mãos de Deus que gravações sofisticadas, mas é claro que em algumas situações especiais os playbacks podem ser usados; 

- cuidado: o uso de playbacks tem maquiado a adoração, levado uma impressão enganoso de louvor, já que o que se ouve muitas vezes é a gravação, não o louvor ao vivo, gravações são úteis em muitas situação, mas na igreja, o corpo de Cristo, vivo e ativo, está reunido, dele deve vir o louvor; por outro lado o uso excessivo de playbacks têm transformado cultos em shows, interessante para líderes errados que desejam manipular as pessoas;

- seguindo o mesmo princípio, nós, músicos adoradores, devemos procurar diretamente aos pés da cruz, diante do trono de Deus, uma experiência de louvor através da oração, preletores e "especialistas", mutas vezes mais profissionais do que ungidos, podem ser usados somente em caso excepcionais, lembro, que um coração quebrantado e o Espírito Santo, norteados pela palavra revelada e registrada na Bíblia, bastam para que uma experiência real com Deus exista;

- oração tem que ter o mesmo peso de estudo técnico musical, excelência técnica não é louvor perfeito, mas técnica ungida por momentos sérios e profundos de encontro com Deus, creio que é importante que isso seja sempre repetido e repetido;

 - senão for uma palavra realmente relevante, mandada pelo Espírito Santo, que os músicos limitem-se a cantar, essa é sua prioridade, mas que também não se calem, quando o Espírito Santo compungir seus corações a entregar uma revelação á congregação, desde que essa esteja baseada na revelação registrada na Bíblia, aquela que deve nortear todas as outras; 

- os pastores precisam ter a humildade e a sensibilidade para saber quando os músicos estão sendo usados não somente na música, mas também na palavra, isso é meio óbvio, já que a probabilidade maior de se receber de Deus uma palavra está com aqueles que estão orando e adorando, então é difícil adorar a Deus em verdade e não receber dele uma palavra de bênção para se compartilhar com os outros.

sábado, março 21, 2015

Não nos enganemos

        Na eternidade, os cristãos não serão honrados por serem pentecostais ou tradicionais, por serem batizados no Espírito ou estarem na plenitude do Espírito, por serem dessa ou daquela denominação, por comerem isso, beberem isso, se vestirem desse jeito, ou por beberem aquilo, comerem aquilo outro, ou se vestirem daquela outra maneira. Eles simplesmente serão honrados, e não julgados ou salvos, por terem dado frutos de misericórdia, de amor, de justiça, com o único objetivo de adorar a Deus e somente a Deus, por, em e para Jesus.

sexta-feira, março 20, 2015

Família

        Ainda acredito que conseguir e manter uma família, companheira e filhos, é a maior conquista que um homem pode fazer. Respeito os solteiros, que por um motivo ou por outro, estão sós, mas saber olhar e viver com outras pessoas, assim de maneira tão próxima, íntima e interdependente, como acontece em família, nos faz melhores, nos faz amadurecer, nos purifica moral e espiritualmente, nos dá motivos legítimos para viver. Isso completa o homem como nada mais o faz, o revela plural, marido, amante, amigo e pai, liberta-o da solidão e do egoísmo, eleva-o ao pódio da existência humana. Orgulhe-se de sua família e não troque esse lugar por nada, dê a ela prioridade e trabalhe para que a luz de Deus ilumine-a e proteja-a sempre.

quinta-feira, março 19, 2015

Contabilidade espiritual

        Não seremos honrados, se não honrarmos, não seremos perdoados, se não perdoarmos, não seremos amados, se não amarmos. Isso não significa que não recebemos quando não damos, mas significa que quando abrimos nosso coração para tomarmos uma iniciativa boa, desinteressada, recebendo ou não algo em troca, torna-se desnecessário nos sentirmos recompensados, pelo menos pelos homens, isso pelo simples fato de estarmos nos colocando numa posição espiritual. Nessa posição, os valores são outros, a contabilidade é outra, o raciocínio é outro, nela, honra, perdão e amor, são dados primeiramente por Deus, o que nos satisfaz plenamente, nos enche e gera em nós um desejo de fazer a mesma coisa pelos outros, só por gratidão e louvor ao Senhor.  

quarta-feira, março 18, 2015

Qual é realmente o cristianismo que vivemos?

        De verdade, qual o cristianismo que você vive? Não o que você ouve nas pregações, não o que você quer viver, não o que os outros dizem e querem viver, e querem que você viva, mas a realidade, o que realmente você pratica? Seja porque é o que você consegue viver ou o que você acha realmente que importa viver como cristão? Essa autocrítica é importante ser feita, nos livra da loucura, já que podemos passar anos, ouvindo, falando, até querendo, mas de fato, vivendo outra coisa.
        Agora a segunda pergunta: se existe diferença entre querer e fazer, e eu penso que existe isso em todo cristão, por que existe? Será que não é porque nos acostumamos com um cristianismo intelectual, e aí eu não me refiro à inteligência, mas à área mental, será que por ouvirmos tanto sobre a Bíblia nos púlpitos, de forma religiosa, algo que nós mesmos nos submetemos ritualmente, não faz com que achamos que isso, racionalizar a palavra de Deus, basta para que sejamos cristãos?
        Então nos vem outro questionamento: até que ponto interpretamos a Bíblia de maneira correta? Até que ponto o que cobramos de nós mesmos, e não vivemos, é realmente a vontade de Deus? Sim, a Bíblia estabelece referências máximas e absolutas, bem distantes de nossa humanidade, como perfeição moral, amor incondicional a todos, caridade, abnegação, altruísmo, mas será que nossa interpretação de tudo isso é realmente algo que Deus exige de nós?
        Será que no fundo não continuamos fazendo barganhas com Deus, trocas, negócio, oferecendo obras como pagamento da comunhão com o Senhor, e de proteção e provisão que advêm disso? Não obras como frutos dessa comunhão, como sacrifício de louvor a Deus, sem nenhum outro interesse.
        Como faço aqui no blog na maioria das vezes, não compartilho um estudo exaustivo sobre um tema, querendo esgotar o assunto e respondendo a todas as perguntas. Essa reflexão foi apenas um início de conversa, algumas perguntas, que eu penso que devemos fazer a nós mesmos, dia a dia, buscando em oração uma resposta de Deus através do Espírito Santo.  

terça-feira, março 17, 2015

Que nosso trabalho fale mais alto

        Democracia e liberdade de crítica, feita com temor a Deus, biblicidade e respeito mútuo, são fundamentais numa igreja viva e que pretende crescer em quantidade e qualidade, contudo, sejamos lúcidos, que não gastemos a maior parte de nosso tempo discutindo o sistema, argumentando e contra-argumentando, perdendo-nos em palavras e mais palavras, ao invés de dar frutos. Dialoguemos e estejamos abertos ao diálogo, mas que nosso trabalho na obra, nossa produtividade real, nossos frutos, de salvação, de cura e de adoração, falem mais alto que tudo.

segunda-feira, março 16, 2015

Perdoar para seguir em frente

        Às vezes complicamos tanto a vida cristã que nos esquecemos do básico: dar e receber perdão. Sem essa estrada de duas mãos, é impossível seguir, primeiramente com Deus, e depois, em comunhão com as pessoas. Sem comunhão não se faz alianças, não se constrói a obra de Deus, não se vive um evangelho eficiente para receber, salvar e curar vidas. Então, quando uma dificuldade aparecer num relacionamento, que as pessoas sejam reunidas para diálogo, sem receio e a tempo, para que o perdão seja exercido, irrestrito e democrático, caso contrário a estrada espiritual terá seu trânsito impedido pelos destroços de confrontos não resolvidos.

domingo, março 15, 2015

O Espírito Santo é livre!

        Enganam-se os que acham que é o ambiente que forja as pessoas, em se tratando de igrejas, o Espírito Santo tem a palavra final. Já vi pessoas frias, amarradas, distantes, dentro de cultos inundados de uma presença de Deus que tocava a todos, e os que se deixavam tocar, expressavam com palavras e gestos a alegria de estarem tendo essa experiência. Contudo, também já vi gente avivada, renovada, experimentando os dons espirituais de uma forma sobrenatural, dentro de ambientes onde as emoções e a liberdade emocional são restritas e controladas. Deus é vivo, não pode ser preso ou limitado, quando ele acha um coração humilde e contrito ele age e se revela, não nos enganemos. 

sábado, março 14, 2015

Que sejam doces os frutos

        A obra de Deus é trabalhosa, havemos de nos esforçar, buscando em Deus forças para que ele e somente ele seja exaltado, contudo, ela não é impossível de ser feita. Colhemos doces frutos na obediência, mas se a obra está ficando muito amarga, algo tem que ser revisto, pessoas devem mudar ou serem mudadas, lugares podem ser trocados ou modificados. É preciso discernimento para saber quando entrar, quando continuar e quando sair, para que o consolo e a provisão de Deus sejam sempre justos e prontos.  

sexta-feira, março 13, 2015

Honra a quem honra merece

        Na área espiritual, quem perde, não é o que não é honrado quando merecia ser, mas o que nega honrar, já que Deus sempre honra quem merece de uma forma ou de outra e reconhecendo isso ou não os homens. Mas quem nega honrar, seja ao trabalhador da seara ou a Deus, verá tirado de si mesmo, a honra que roubou e que manteve encoberta em seu coração. Não sejamos tímidos para elogiar os homens, assim como para adorar ao único Deus, o Senhor, o rei da glória, é o único merecedor de toda honra, mas é justo para recompensar aqueles que agem de forma correta.

quinta-feira, março 12, 2015

Que Deus apareça como quer

        Muito pregador gosta de cantar, e quando o faz, achamos bonito ele ter tantos talentos e dons, contudo, quando um músico quer pregar, geralmente é chamado de vaidoso, alguns dizem que ele quer aparecer. É claro que tem pregador que devia se limitar à palavra, já que não tem talento pra música, e quando canta alto em seu microfone principal, acaba atrapalhando a ministração, assim como tem músico que fala demais, quase que faz um culto dentro do culto, durante a ministração dos cânticos. Todavia, quem pode dizer quantos talentos e quantos dons um pregador ou um músico tem, é o Espírito Santo, não o homem. Que nossas inseguranças não impeçam Deus de agir, da maneira como ele quer, seja quando um pregador quer adorar, ou quando um músico é usado na palavra, a igreja é do Senhor, não nossa, e que todos tenhamos humildade para reconhecer nossos limites.

quarta-feira, março 11, 2015

Técnica e unção + espírito de servo

        O músico que desempenha ministério de cânticos e de canto coral, precisa, ao mesmo tempo que estudar e se esforçar para executar a música da melhor maneira possível, abrir mão da vaidade e da insegurança de tentar usar sua técnica como auto-afirmação e jogo de poder sobre os outros. É bonito demais quando a técnica aparece na hora certa, como sacrifício de louvor a Deus, e não como exposição desnecessária, num culto, do ego humano. Somente o entendimento e a prática de um legítimo espirito de servo é que permite ao bom músico diminuir, para que a glória de Deus apareça.
Caminhemos todos para esse propósito.

terça-feira, março 10, 2015

Só Deus nos entende totalmente

Esperei com paciência pelo Senhor, ele se inclinou para mim e ouviu meu clamor. Tirou-me de um poço de destruição, de um lamaçal; colocou meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos. Pôs na minha boca um cântico novo, um hino ao nosso Deus. Muitos verão isso, temerão e confiarão no Senhor.” (Salmos 40.1-3).

Por mais amigo que alguém seja, por mais espiritual que alguém esteja, mais amor que alguém tenha, dificilmente conseguirá entender toda a profundidade de certas aflições que passamos, de certas provações que experimentamos, de certas lutas que vivemos.
Em alguns momentos, só Deus para nos entender total e realmente, mesmo porque as maiores batalhas que vivemos são permitidas por Deus para que aprendamos uma lição especial, marcante, decisiva na formação de nosso caráter.
Portanto, o mais sábio, e algo que conseguimos com dificuldade, é controlar nossa ansiedade e esperarmos em Deus, poupando-nos mesmo de expor nossa dor aos homens, algumas vezes além de não sermos entendidos, somos mal entendidos, e aí nossa dor ao invés de diminuir, aumenta.
Mas o processo de amadurecimento em Deus nos leva a um momento assim, onde só Deus pode nos auxiliar, mais ninguém, só a graça dele deve nos bastar, mais nada, só o consolo dele deve nos trazer paz, e nenhuma forma de escapismo seja do espírito, da alma ou da carne.
Nesses momentos de extrema solidão, faça uma oração convicta e sincera, deixe no altar tua aflição e confie, Deus  te dará a resposta certa e completa, fará justiça a tua causa, honrará o trabalho que você fez nele, e glorificará o seu nome na tua vida de maneira extraordinária.

segunda-feira, março 09, 2015

Apaixone-se por Deus

        Uma das prisões mais eficientes que o diabo usa para amarrar o cristão, é a mente humana. Acumulando informação, principalmente a bíblica, tentando entender as coisas racionalmente, as pessoas têm uma falsa impressão de controle, de poder, mesmo que na prática elas não vivam o que sabem. Assim não sentem, e acham até que sentir é coisa de gente imatura, sem cultura, sem educação. 
        O que moveu Deus a mandar seu filho Jesus para morrer na cruz em nosso lugar, não foi uma ideia, uma razão, se fosse só isso ele teria achado outro jeito, e Jesus não teria sofrido tanto. A razão de Deus foi a emoção, por isso chamamos a obra redentora de Cristo de Paixão de Cristo. Deus é apaixonado pelo homem, sua criação mais sofisticada e rara, e Jesus se entregou e suportou tanta dor porque estava, como encarnado, apaixonado por nós, mesmo sendo nós tão maus e ingratos. 
        Mas Deus continua assim, apaixonado por nós, nos dando a cada dia uma nova chance de perdão e de vitória, e assim será até o final de nossas existências nesse mundo. Portanto, saia de si mesmo, liberte-se e se apaixone por alguém que realmente vale a pena, Deus, viva então uma vida apaixonante com Jesus, sentindo a presença consoladora e incentivadora do Espírito Santo. 
        Isso não se entende, as coisas espirituais mais profundas não podem ser entendidas, mas através da fé podemos senti-las. 

domingo, março 08, 2015

A doutrina precisa descer da mente para o coração, para que haja cura

        "Cura-me, Senhor, e sararei, salva-me, e serei salvo, porque tu és o meu louvor." Jeremias 17:14

        Muitos, do povo de Deus, estão precisando de palavra de cura, não de palavra de doutrina, esses já estão gordos de tanto conhecimento bíblico, mas definham por não levarem para o coração aquilo que a mente sabe de cor. Encarcerados assim, no próprio conhecimento bíblico que nunca se torna prática real, as pessoas seguem iludidas que são cristãs, contudo, nunca são realmente curadas, livres de culpas e de mágoas, vivem pelas próprias forças, mas não provam o poder de Deus através do Espírito Santo agindo em suas vidas. 
        Esse tipo de disposição é porta aberta para doenças mentais e psicológicas, já que sobrecarrega o lado racional e reprime o lado emocional. É preciso confiança em Deus, para se abrir totalmente com ele, é necessário coragem, para se apropriar de tudo o que se é e se pensa, sem liberdade emocional, não existe realmente amadurecimento. Temos que provar a palavra de Deus em todo o nosso ser, mente, coração e espírito, isso é um direito conquistado pra nós na cruz, por Jesus, só assim seremos realmente e integralmente seres humanos, e não robôs controlados por nossas próprias mentes.

        "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo, e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne." Ezequiel 36:26

sábado, março 07, 2015

Coerência e integridade

        Coerência e integridade, como cristão, você tem essas virtudes? O que isso significa? Significa que você vive o que prega e sente, e é uma só pessoa em todos os lugares e situações, não precisando manter em segredo, às vezes, a maior verdade sobre você. Mas para ter essas virtudes, é preciso pagar os preços, não viver para agradar os outros, não fazer parte de igreja que só quer parte daquilo que você consegue ser. Contudo, e acima de tudo, é ter uma vida independente, onde damos satisfação somente a Deus pelo que somos e fazemos, sem nos colocarmos, mesmo assim, como rebeldes. Para ser coerente e íntegro é preciso buscar e conviver com um grupo social onde se possa ser feliz e fazer feliz, porque mesmo nas exceções dessa vida, e todos somos exceções de alguma maneira, especiais, Deus pode e quer nos fazer produtivos, bênçãos para os outros e abençoados pelos outros. Pense nisso, com certeza não vai ser fácil, mas vai valer a pena. 

sexta-feira, março 06, 2015

Sem oração não há música como louvor a Deus

      Adoração não é o início, mas o fim. O começo é a verdadeira oração, que nos coloca na presença de Deus, que nos confronta com sua santidade, que nos leva ao arrependimento e que enfim nos rende para adorar ao Senhor. Portanto, músicos dos átrios do altíssimo, é preciso orar muito para poder adorar em verdade e oferecer a Deus a melhor música. 

quinta-feira, março 05, 2015

Ecumenismo satânico: perigo para os cristãos frios

     Analisando a realidade das igrejas evangélicas/protestantes brasileiras atuais, quando alguém está descontente em uma igreja avivada, ou porque quer outro "tipo" de avivamento ou porque não quer avivamento, ainda tem algumas, poucas, mas tem. Contudo, se alguém está numa igreja tradicionalmente não avivada, não necessariamente de acordo com o que a maioria chama de avivamento, mas se esse está descontente com um culto que está se tornando avivado, para onde essa pessoa vai correr? Pelo menos na maioria das cidades do nosso pais nesse tempo? 
        Lembro que algumas igrejas protestantes mais tradicionais, estão bem próximas da Católica, algumas até estão se decidindo por submeter-se ao Papa como líder. Isso é claro que é bem interessante para o líder da igreja romanista (ver matéria no link Papa afirma: "Deus vai concluir unificação igrejas cristãs"), que vê sua congregação diminuindo em todo o mundo, mas é ainda mais interessante para o diabo e para um panorama de fim de mundo e do aparecimento dos líderes satânicos mundiais, como está bem descrito no livro de Apocalipse. Portanto, cuidado povo de Deus que já tem se desviado há muito tempo do centro da vontade do Senhor, que tem frequentado igrejas protestantes e criado seus filhos, mas com frieza, muitos equivocadamente convertidos. 
        Chegará o tempo, e ele já está bem próximo, quando as pessoas terão que se decidir realmente de que lado estão, e para se decidir é preciso estar apaixonado por Deus, com um coração avivado, não de acordo com o falso pentecostalismo herege que tem doutrinado a tantos, mas de acordo com a Bíblia, com os princípios da verdadeira igreja, a cristã primitiva de Atos e das cartas os apóstolos. Para quem já está na beira, na margem, ou volta para o centro, ou pula fora para o abismo, decidamo-nos. 

quarta-feira, março 04, 2015

Sem timidez: buscai e adorai a Deus!

"Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite." Números 14:1

"E os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz, e dirão: Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém." Deuteronômio 27:14-15

"E juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas. E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o Senhor lhes deu repouso ao redor." II Crônicas 15:14-15

"E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta." II Crônicas 20:19

"E pôs-se em pé, e abençoou a toda a congregação de Israel em alta voz, dizendo: Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo." I Reis 8:55-56

"Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Isaías 58:1

        Uma fala que claramente vem do diabo é dizer que louvar a Deus sem timidez, com paixão, em alto e bom som, é fazer aparecer a vaidade humana e não a glória de Deus. 
      Em primeiro lugar, quem conhece os corações é Deus, em segundo lugar, assim como um pregador anuncia a palavra com ênfase e com autoridade, assim deve o músico que adora, fazê-lo com firmeza, por último, nessa firmeza, há fé, há certeza, e portanto, há cura para o adorador, que só está fazendo aquilo que fará por toda a eternidade: adorar ao único Deus com todas as suas forças. 
        Contudo, estejamos todos em paz, Deus aceita o louvor silencioso, resumido, que tantas vezes vem de um coração contrito, em lutas, mas que confia da mesma forma em seu Senhor, quem já não adorou a Deus assim? Portanto não julgue o quieto ao enfático e nem o enfático ao quieto, mas não sejamos nós, de forma alguma, tímidos para louvar aquele que é a razão de nossa existência.

terça-feira, março 03, 2015

Ou nos apaixonamos por Cristo ou nos desviamos

        Se não fizermos a obra de Deus com convicção de que a obra é de Deus, de que nossa chamada é de Deus, de que nossas forças vêm de Deus e de que é a ele e só a ele que devemos satisfação, então é melhor permanecermos como simples ovelhas, ouvindo palavras burocráticas, não se envolvendo emocionalmente com o louvor, e permanecendo como  plateia de cultos, não como participantes de uma igreja viva e orientada pelo Espírito Santo de Deus. Essa posição, contudo, é perigosa, não se consegue ficar em cima do muro, já que na vida espiritual, se não nos apaixonarmos por Cristo e nos deixarmos ser usados por ele, acabaremos frios, desviados, servindo não a Deus, mas ao homem, mundo e a seu senhor, o diabo.

segunda-feira, março 02, 2015

Dom de línguas estranhas: ninguém se vanglorie

        A igreja de Corinto não foi exortada pelo apóstolo Paulo porque falava em línguas estranhas, todas as igrejas falavam e muitas ainda falam, os coríntios foram exortados porque não usavam o dom de forma correta, portanto a orientação de Paulo, que ficou pra nós, foi para que usássemos esse dom, e outros, de forma correta, não para que o parássemos usar. Contudo, para muitos preguiçosos e tímidos na fé, é melhor proibir de vez, do que aprender a usar de forma correta. Mas não se glorie ninguém, nem o que usa, nem o que não usa, Deus abençoa a todos, conhece a sinceridade de todos, e vai muito além das regras, ritualismos, liturgias e religiosidades que nós homem criamos.

domingo, março 01, 2015

Ateísmo: isso é realmente possível?

        O ateísmo tem várias caras, vários argumentos, várias desculpas, vários disfarces, às vezes até de teísmo ou de politeísmo. Dificilmente o ateu tem a coragem e a honestidade de assumir sua convicção, se bem que eu acredito que é impossível à natureza humana ser absolutamente ateu. O cristão, todavia, tem só uma fé, num único Deus e através de um único caminho: Jesus Cristo. Essa exclusividade só o evangelho permite, entrega e consegue viabilizar com coerência.