sexta-feira, julho 31, 2015

Vencendo os medos do passado

        Avançamos na vida, pisamos o futuro, mudamos e melhoramos, só para conquistarmos aquilo que sempre fomos, o maior bem que o tempo nos dá é podermos conviver com o nosso passado de forma tranquila. No final, não existe tempo, tudo é a mesma coisa, é o medo que separa as coisas, que cria fronteiras, que nos parte em pedaços e nos limita, o medo de nós mesmos, que insistimos em projetar nos outros. Quando ele é vencido tudo fica igual, fácil, nivelado, vertical e horizontal se transformam em referências únicas, então, não envelhecemos mais, nem retrocedemos, nos libertamos da carne e viramos espíritos, leves, simples e eternos, sem vaidades, sem reservas, sem morte.

        (É claro que isso só é possível com Cristo, em Cristo e para Cristo).

quinta-feira, julho 30, 2015

Faça a escolha certa a tempo

        A vida nos mostra o melhor caminho, a princípio junto de várias opções, com o tempo, as opções vão diminuindo, mas o melhor caminho continua lá, para que nós o escolhamos, até que um dia, se não fizermos a escolha certa antes, só o melhor caminho passa a existir, contudo, aí já não é mais escolha, torna-se obrigação, então, ou fazemos a coisa certa ou nos perdemos num loop infinito de erros iguais, esse loop é a melhor definição de inferno nesta existência.

quarta-feira, julho 29, 2015

Deus procura os verdadeiros adoradores

        "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4:23

        Vivemos um momento na Igreja onde música é muito importante, bem, pelo menos nas igrejas locais que estão ligadas com o mover do Espírito Santo, essa relevância tem sido vivida. Contudo, em meio a tanta musicalidade, no meio de tantos cantores e instrumentistas de qualidade, com tantas músicas e letras boas, legítimas, que têm sido ferramentas para entregar a Deus uma adoração verdadeira e bela, ainda existe muito engano, muita vaidade, muita imaturidade.
        Sonho com o dia em que os adoradores, e aqui não me refiro aos cristãos de maneira geral, aos filhos de Deus, mas àqueles com chamada específica para ministração da adoração, aqueles com talento e com unção, sonho com um dia onde todo equívoco, medo e mesmo, preguiça, serão deixados de lado, e a adoração acontecerá livremente, em todas as situações, e com o todo coração. Não somente no culto de domingo à noite, com a igreja está cheia, com a banda inteira, com as músicas ensaiadas com perfeição, mas também nos lares, nos cultos menos frequentados, eu sonho ver nessas ocasiões e lugares uma adoração avivada, renovada, cheia do Espírito Santo.
        Como é triste ver que muitos que se expressam com tanta eloquência nos cultos chamados de mais importantes, mais cheios e com a presença dos líderes, se anulam num culto de terça-fera com a presença de trinta irmãos, sem o auxílio do melhor instrumental. Eu sigo, pela misericórdia de Deus, levando minha filha também a esses chamados cultos menores, mas junto dela, minha companheira de ministério musical, adorando a Deus com o nosso melhor, não para aparecermos, nem porque somos melhores, mas como sacrifício de louvor ao único que é digno de toda a adoração.


terça-feira, julho 28, 2015

Que paguemos o preço para tirar o pecado do altar

        Que Deus tenha misericórdia de sua Igreja, principalmente a do Brasil. Quantas promessas são feitas, cantadas, mas tudo só palavras, a prática é outra. Tantos gritando que dariam a vida pelo evangelho, que não aceitam o pecado, que estão prontos a lutar contra os inimigos de Deus, mas só de boca pra fora. Muitos líderes, pregadores e cantores, colaboram com isso, inventando inimigos, mentiras que disfarçam preconceitos e imaturidade, e a Igreja bate no peito que é contra esses falsos inimigos, impede a pulga, mas deixa passar livremente o elefante. 
        Enquanto a Igreja preocupa-se em exigir dos homoafetivos algo que ela não tem a menor ideia do que se trata, e eu repito esse assunto porque é a bola da vez da mídia movida pela nova era, o pecado corre solto nas congregações locais, no altar, no meio de héteros hipócritas. Tantos dizendo que fariam qualquer sacrifício pelo que acreditam, mas toleram, convivem com o adúltero que lidera e ministra, com o ladrão que ensina e canta, com o viciado que toca, rindo na cara da verdade. O Senhor abençoa um povo assim? Claro que abençoa, Deus é pai e sua misericórdia não tem fim, mas tudo tem um limite, um tempo. 
        Que paguemos o preço para confrontar o pecado que sobe aos altares das igrejas para ministrar, mesmo que se perca politicamente o apoio de importantes, financeiramente o dízimo de ricos, socialmente a desaprovação e a inimizade de muitos, mesmo que para isso as congregações diminuam, que paguemos o preço, o tempo urge e sim, Jesus está voltando!

segunda-feira, julho 27, 2015

Custo-benefício

           Custo-benefício, como músico e promotor de instrumentos musicais, falo disso o tempo todo, orientando sobre qual instrumento é melhor para cada pessoa e para cada necessidade. Contudo, esse princípio é válido também em outras coisas da vida, em relacionamentos, em tarefas, em ministérios, que às vezes nos tiram, mais do que nos dão, e mais que isso, nos usam, mais do que realmente produzem algo de positivo para as pessoas e para o Senhor.
      É preciso analisar o custo-benefício da vida com cuidado, é claro, não julgando nada por resultados imediatos ou por créditos visíveis, muitos benefícios se colhem no futuro e alguns de maneira subjetiva, os valores espirituais e eternos é que devem ser referências para o cristão maduro. Contudo, às vezes, algo que promovem como importante, na verdade não tem tanta relevância assim, talvez tenha para a vaidade e ego de homens, mas não pra Deus. Coisas assim, podem exigir de nós um preço alto, doído, e que na verdade não darão em nada.
        Precisamos ter coragem para dizer não, não vale a pena, abro mão disso, tenho coisas melhores pra fazer, precisamos ter lucidez para discernir a vontade de Deus, uma orientação que o Espírito Santo pode estar nos dando há tempos, e nós, confundidos com tantas coisas, muitas vezes até bem intencionados, não estamos percebendo, e assim estamos numa disposição de fazer algo que não é pra ser feito ou de algo que não é pra ser feito por nós, mas por outros.
        Algumas coisas eu já aprendi, Deus é inteligente, o maior administrador e economista que existe, ele sabe usar o mínimo de esforço dos homens, para produzir coisas gigantescas, assim como ele não precisa de uma pessoa específica pra nada, ele usa quem ele quer, justamente para que a glória seja dele, e de mais ninguém.

domingo, julho 26, 2015

A maneira maravilhosa e misteriosa como Deus trabalha em nós

        "Mas, graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em triunfo e por meio de nós manifesta em todo lugar o aroma do seu conhecimento; porque para Deus somos o bom aroma de Cristo, tanto entre os que estão sendo salvos como entre os que estão perecendo. Para estes, somos cheiro de morte para morte, mas para aqueles, aroma de vida para vida. E quem está preparado para essas coisas Porque não somos mercenários da palavra de Deus, como tantos outros; mas falamos em Cristo com sinceridade, da parte de Deus e na sua presença." II Coríntios 2.14-17

          Vou compartilhar uma coisa bem pessoal, não sei se isso acontece com mais pessoas, mas eu tenho percebido que é assim que eu funciono. Deus me dá vitória, não tirando o problema, fazendo-o desaparecer, na verdade percebo que muitas dificuldades minhas só cresceram, com o tempo. Mas parece que quando chega a um nível insuportável, que quando alcança todos os meus limites, minha alma simplesmente transcende, supera a dor, e consegue vencer o problema. 
        Deus é muito sábio, misterioso às vezes, ilógico, para minha mente tão humana, mas é maravilhoso como ele sabe como me fazer crescer, como sabe como, quando e onde me empurrar, não para o abismo, não para a perdição, mas para abrir mão de tudo e confiar nele. Assim, numa experiência extrema, consigo parar de olhar para as periferias, para mim mesmo e para os homens, e focar o que importa, Jesus e seu plano maior para mim.
        Amo a meu Deus pela maneira maravilhosa e misteriosa, como Ele trabalha e sempre me me conduz em vitória no caminho melhor, para ser o meu melhor, para agradá-lo.

sábado, julho 25, 2015

O Senhor salva o seu ungido

        "Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu, com a força salvadora da sua destra. Uns confiam em carros, outros, em cavalos, mas nós invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus. Uns tropeçam e caem, mas nós nos erguemos e ficamos de pé." Salmos 20.6-8

sexta-feira, julho 24, 2015

Teu Deus vê o teu choro

        "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." Mateus 5.4

        Não, se a injustiça bater forte em seu coração, gritando por vingança, não corra para os homens, dobre-se diante do Altíssimo, quebrante-se, chore, chore muito, deixe toda dor no altar do Senhor, então, espere, teu consolo virá, de uma maneira como você nem imaginou que viria, teu Deus te ama, conhece teu sofrimento, e te ajudará. Não troque teu momento de choro por nada, ele é necessário e precisa ser vivido, não queira tomar outra atitude ao invés de experimentá-lo, como irar-se ou fazer justiça com as próprias mãos. Depois de prová-lo, você entenderá melhor a vida, a Deus e a si mesmo, a paz que recebe o que se humilhou na presença de Deus, é sem fim, e melhor que qualquer outra coisa.

quinta-feira, julho 23, 2015

Não cause dissenção entre irmãos

        "Seis coisas o Senhor detesta, sim, sete ele abomina: olhos arrogantes, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente; coração que faz planos perversos, pés que se apressam a praticar o mal; testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia inimizade entre irmãos." Provérbios 6.16-19

        Os laços que o diabo pode usar pra nos amarrar, como a própria palavra diz, são laços, armadilhas, e como tais, ficam escondidas, vêm disfarçadas, às vezes através de pessoas que estimamos e que demonstram até uma espiritualidade, mas que por darem brechas, acabam sendo usadas pelo mal para nos fazer mal.
        Um laço comum é a fofoca, principalmente aquela de um terceiro dizendo que um segundo falou mal de nós, esse tipo de armadilha usa uma pessoa para nos lançar contra outra. A pessoa que é usada pra isso, muitas vezes, usa o mal para conseguir o nosso apoio, e enfraquecer a outra pessoa. Podemos ser tentados querendo não quebrar com a terceira pessoa, quebrar com a segunda, e assim somos manipulados por gente maldadosa e pelo diabo.
        O mais indicado numa situação como essa, é confrontar todas as pessoas juntas, na presença de uma autoridade superior e espiritual, como o pastor. Contudo, o Espírito Santo pode nos levar a simplesmente não dar continuidade ao mal criado, orientando que permaneçamos quietos, simplesmente ignorando o clima desconfortável que foi criado, às vezes isso pode ser mais conveniente.
        Seja como for, o cristão realmente espiritual, precisa pagar o preço pela espiritualidade madura, não dar valor a conveniências políticas e sociais, discernir o que é seta do diabo, anular em oração, mas principalmente, resistir ao pecador, ao falso, ao maligno, ao fraco, que tenta nos envolver numa fraqueza dele.
        Se um terceiro falar algo de um segundo contra você, o mais provável é que o problema que existe seja entre esse terceiro e o segundo, e portanto nada tem a ver com você. Todavia, se for preciso, vá até o terceiro e peça confirmação, que haja perdão, se for verdade, e esquecimento, se a boca do terceiro disser que não procede a fofoca, então, acredite e fique em paz, cada um dará satisfação pelo que faz diante de todos, e no oculto.

quarta-feira, julho 22, 2015

Nossa aliança é com Deus!

        "Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem." Salmos 56:11

        Faça aliança com Deus, e não fique procurando apoio dos homens. Os homens, ame-os e abençoe-os, mas não espere justiça e aprovação deles, se foi Deus quem te chamou, se Ele é teu Senhor, Ele cuidará te ti, te fortalecerá para fazer a sua vontade, não te deixará sozinho.

terça-feira, julho 21, 2015

Só vale a pena sofrer, se for por Cristo!

        "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o reino do céu. Bem-aventurados sois, quando vos insultarem, perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, pois a vossa recompensa no céu é grande; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós." Mateus 5.9-12

        Em primeiro lugar, é preciso entender, sobre o texto acima, que só é bem-aventurado o que sofre por Cristo. Tem muita gente sofrendo por caminho errado que andou, por falta de amor e de perdão, e querendo se colocar como vítima inocente, dizendo que sofre pelo evangelho. Muitos mesmo achando que estão pregando e se sacrificando pela Igreja, fazem e dizem coisas sem sabedoria, pagam o preço por isso, mas querem se justificar, dizendo que sofrem por Cristo.
        A texto diz "perseguidos por causa da justiça", e o justo é aquele que é justificado por Deus, não por justiça própria, mesmo sendo justiça sincera e bem intencionada. Esse, que fazendo a vontade de Deus, for perseguido, é bem-aventurado. Contudo, mesmo ele, não tem direito à vingança ou a dar o troco, veja que essa bem-aventurança é colocada por último, na relação ensinada por Jesus. É preciso cumprir todo o resto, para ser um digno sofredor por Cristo, e esse sempre age como pacificador.
        Mas quanto a você, que realmente está na obediência de Deus, e ainda assim sendo caluniado, injustiçado, incomodado por homens que dão brecha a demônios acusadores e mentirosos, quanto a você, fique em paz, Deus é por ti, ele te defenderá, te honrará, calará a boca dos que se colocam como teus inimigos e te exaltará, no tempo e do jeito que ao Senhor aprouver, diante de todos, não temas.

segunda-feira, julho 20, 2015

Somos fortes no centro da vontade de Deus

        A desobediência nos enfraquece, e aqui não me refiro ao pecado diário e comum com que todos nós somos confrontados, no dia a dia de nossos cotidianos, as chamadas aflições deste mundo. Me refiro, porém, à chamada principal que cada um de nós tem em sua vida, desobedecê-la nos tornará frágeis mesmo para pecados, considerados por nós e não por Deus, mais pequenos. Não adianta querermos vencer o mundo, ter uma postura moral e religiosa, desobedecendo nossa chamada principal.
        Em outras palavras, na periferia da vontade do Senhor, não há vitória, não para aqueles que já se conscientizaram que é periferia. Para os imaturos, para as crianças espirituais, a periferia ainda recebe certo cuidado de Deus, contudo, aqueles que já obtiveram conhecimento do que Deus quer pra eles, aqueles que já provaram as águas que sobem e levam o profeta (Ezequiel 47.1-5), esses precisam estar em absoluta obediência, senão submergirão e se afogarão, tem que aprender a nadar. Na obediência há vitória, então deixe-se levar pelo Espírito Santo e esteja no centro da vontade de Deus para sua vida.

domingo, julho 19, 2015

Levemos mais a sério a vida

        Levemos mais a sério Deus, levemos mais a sério a chamada que ele nos fez, levemos mais a sério as vidas das pessoas, levemos mais a sério as nossas próprias vidas. Sim, na vida há lugar e momento para alegria, para diversões sadias, para arte, contudo, a ótica espiritual da existência precisa ser prioridade, e essa ótica nos diz que essa vida é, com tudo o que possa ter e mostrar, com tantas possibilidades, prazeres, sonhos, realizações, apenas um segundo na eternidade, quando Deus nos pede que façamos a escolha certa. A escolha é ele, não é religião, moralidade, trabalho, prosperidade, isso tudo até pode existir, mas o principal é respondermos de maneira certa à pergunta: Jesus faria assim? Ou conforme diz aquele velho livro, "em seus passos, o que faria Jesus"?

        Escrevo esta reflexão com certa tristeza, soube da morte de um amigo, alguém que conhecia há muito tempo, um músico, como eu, um excelente músico, com quem convivi por dois períodos em momentos diferentes, mas sempre no serviço musical dentro do reino de Deus. Alguém que eu sabia viver uma vida dupla, pelo menos durante um tempo, alguém que foi criado na igreja, mas que tinha um pé no mundo, alguém que me levou a confrontar líder para que esse confrontasse a vida dupla que eu sabia que ele vivia. Não, não posso julgar de maneira algum, nem quero, não sei como estava o coração dele na partida, contudo, o que acontece, da maneira como aconteceu, com quem aconteceu, não pode me deixar de tentar fazer uma séria reflexão sobre a vida.

        Não podemos brincar com o pecado, e isso agora digo para mim mesmo, principalmente nós, que servimos no "altar" de Deus, e ponho a palavra altar entre aspas porque no novo testamento o altar não é a frente de um templo, onde se colocam pastores e ministros, mas o altar é o nosso coração, é nele que o Espírito Santo habita. Mas voltando ao ponto, temos que levar a vida mais a sério, a morte é real, na verdade a única a maior certeza de todos nós, temos que nos preparar para ela. Por outro lado, a morte não vem antes do tempo de Deus, e a vontade de Deus que todos vivamos muito, bem, e sendo bênçãos, essa é a regra. Santidade ao Senhor, santidade ao Senhor, essa é a vontade de Deus, e cuidado para aqueles que conseguem enganar a tantos, não enganam a Deus, e se querem saber, nem a si mesmos. Algumas enfermidades, se não todas, são males escondidos, pecados não confessados, maldades disfarçadas de todos, às vezes com um sorriso bonito, com uma vida social simpática, mas que não engana o próprio corpo.

        Quanto aos profetas, o Espírito Santo diz, se Deus mandar, fale, não se cale, nem tenha medo de violência, de cara feia, nem de cara bonita, nem se intimide com o que se faz de coitado, nem com o que sobe às alturas, ostentando poder, status, obedeça a Deus, pois breve é esta vida, e cada um dará satisfação de seu caminho, diante do Senhor.

sábado, julho 18, 2015

Como agradecer?


A Deus seja a glória! 

"Como agradecer a Jesus o que fez por mim?
Sem eu merecer vem provar o Seu amor sem fim.
As vozes de um milhão de anjos não poderiam expressar
A gratidão que vibra em meu ser, por tudo devo a Ti.

A Deus seja a glória, a Deus seja a glória
A Deus seja a glória, pelo que fez por mim!
Com Seu sangue lavou-me, Seu poder transformou-me
A Deus seja a glória pelo que fez por mim!

Quero entregar, Senhor, a minha vida em Tuas mãos
E quero dar meu louvor pela Tua eterna salvação.
Com Seu sangue lavou-me, Seu poder transformou-me
A Deus seja a glória pelo que fez por mim!"

Andraé Crouch ("To God be the glory")

sexta-feira, julho 17, 2015

Música: o que é mais conveniente para a adoração

        "Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder!
Louvai-o por seus atos poderosos; louvai-o segundo a excelência da sua grandeza!
Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltérios e harpas!
Louvai-o com danças e tamborins; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas!
Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes!
Todo ser que respira louve o Senhor. Aleluia!" Samos 150

        A Bíblia diz que todo instrumento pode louvar ao Senhor, mas não diz que toda música pode. 

        Graças a Deus vivemos tempos em que a Igreja tem se libertado de preconceitos, e mesmo estilos musicais diferentes podem ser usados dentro do escopo de atuações do povo de Deus. Com certeza músicas com ênfase rítmica e com estilos mais modernos e regionais, são úteis, principalmente para evangelismo. Contudo, para adoração, para levar a congregação à presença de Deus, com equilíbrio para que atinja a maior parte possível de crentes, com culturas e gostos diferenciados, certos estilos são mais adequados que outros. 
        Se mesmo um cavaquinho, usado originalmente na música portuguesa e em rodas de pagode, pode ser usado para adoração, com a aprovação do Salmo 150, o estilo fado português ou o samba afro-brasileiro, podem não ser os mais convenientes. Lembremos que a música secular, especialmente a latina e a de procedência africana, é extremamente dançável, o balanço natural dessas músicas mexem com o corpo, principalmente com as cinturas, é algo quase que natural e bem sensual. Essa disposição com certeza não é a mais espiritual, os hebreus dançavam, mas era (e é, já que pode se verificar isso ainda hoje nas festas folclóricos e religiosas de Israel) diferente, pois o ritmo usado era outro. 
        O músico por sua vez, precisa ter esse discernimento, já que uma qualidade necessária a um bom músico é saber o que fazer na hora certa, é que estilo tocar para que a linguagem seja beneficiada de maneira que a proposta do momento seja mais eficiente. Como músico, já tive a oportunidade de tocar, tanto profissionalmente, em bailes, cerimônias e bares, quanto ministerialmente, em igrejas evangélicas, cada lugar pede um tipo de música, e apesar de podermos misturar as coisas às vezes, de maneira interessante, algumas coisas não são convenentes que serem feitas em certos momentos. 
        Mas para usar certo, é preciso conhecer, se conhece ouvindo coisas diferentes e de boa qualidade, mas principalmente estudando. 

quinta-feira, julho 16, 2015

Tu és fiel


-I-
Tu és fiel senhor, meu pai celeste,
pleno poder aos teus filhos darás,
nunca mudaste, tu nunca faltaste,
tal como eras tu sempre seras.

-coro-
Tu és fiel senhor, tu és fiel senhor,
dia apos dia com bençãos sem fim,
tua merce me sustenta e me guarda,
tu és fiel senhor, fiel a mim.

-II-
Flores e frutos, montanhas e mares,
sol, lua, estrela no céu a brilhar,
tudo criaste na terra e no ares,
todo o universo vem pois te louvar.

-III-
Pleno perdão tu dás, paz, segurança,
cada momento me guias Senhor,
e no porvir oh que doce esperança,
desfrutarei do teu rico favor.

José Osório de Souza ao piano Roland HP-107 
Templo da igreja A.D. Fonte de Esperança, Itu/SP em 14/07/2015

quarta-feira, julho 15, 2015

Ame quem não te ama...

        Já postei uma reflexão a respeito na última 2ª feira (Amor, ódio e medo), mas sinto que preciso falar novamente sobre isso, insistir, talvez nem com você que está lendo agora, mas comigo mesmo. 
        Só o amor pode nos libertar do ódio e nos curar do medo, é preciso segurar essa lição bem forte no coração, não deixar que ela se perca, orar com convicção abençoando a quem tememos e que podemos odiar, para nos mantermos protegidos, equivocadamente. 
        Ame, meu amigo, ame, minha irmã, se a pessoa te olha torto, ame-a, se ela fala de você pelas costas, ame-a, se ela é injusta contigo, ingrata, se ela não entende e não vê tua sinceridade, tua vontade de acertar, de ser um bom crente e uma boa cristã, ainda assim, ame-a. 
        Encha-se de amor no Espírito Santo, fortaleça-se com ele, só ele poderá guardar teu coração da ira, da mágoa, só ele poderá livrar tua mente de acusações e setas do diabo, ame e entregue quem não te ama nas mãos de Deus, mas faça isso com amor, não com vingança, aja assim e terá paz e cura.

        "Antes de tudo, tende profundo amor uns para com os outros, porque o amor cobre um grande número de pecados." I Pedro 4.8

terça-feira, julho 14, 2015

Glória a Deus, um novo dia nasceu

        "Porque sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas o cântico de júbilo vem de manhã." Salmo 30.5

        "A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." Lamentações 3.22-23

segunda-feira, julho 13, 2015

Amor, ódio e medo

        O medo é algo potencialmente forte nas pessoas, temos medo daquilo que nos tira de nossas zonas de conforto, daqueles que destabilizam nossos centros, portanto temos dificuldades de lidar com críticas, com diferenças e muitas vezes com semelhantes, já que refletem tanto nossas qualidades, quanto nossos defeitos.
        Por uma questão de sobrevivência, as pessoas em média, as adequadamente "normais", precisam tomar uma atitude, quando intimidadas, quando amedrontadas, uma disposição que as tire da posição de inferioridade e as coloque no ataque. Infelizmente, sem Deus no centro das vidas, o ódio parece ser uma saída para que o medo seja vencido, um ódio muitas vezes inconsciente e não admitido. Um ódio que se verifica pelas palavras que ouvimos em nossas mentes, falamos a nós mesmos e falamos aos outros, tentando diminuir aquela pessoa que nos causou medo, portanto, o pai do ódio é o medo. O ódio, mesmo que de forma negativa, fortalece o medroso, mas ele é um grande engano, já que tem uma relação simbiótica com o medo, ele alimenta o medo, à medida que cresce, então quanto mais ódio sentimos, mais medrosos ficamos.
        Como lidar com o medo sem criar ódio? Simples, Jesus deu a resposta, através do amor. Quando amamos, aqueles que se colocam ou que nós vemos como inimigos, mesmo que na realidade não sejam, nós conseguimos as duas coisas: anular o medo e matar o ódio. Então é preciso que aprendamos uma lição, quando alguém nos incomodar de alguma maneira, ao invés de alimentar o medo e de usar o ódio, através de calúnias, fofocas e outros tipos negativos de confrontos, devemos amar essa pessoa.
        Uma maneira prática e objetiva, e que deve ser a inicial, a básica, para mostrarmos amor por alguém, é orar por tal pessoa, fazer uma oração com todo o coração pedindo que esse alguém seja abençoado, seja bem sucedido em tudo. Mas é importante orarmos do jeito certo, podemos fazer uma intercessão pedindo que todo o mal seja lançado para longe de alguém, contudo, se isso não for feito em amor, não funciona, o medo pode enganar, fazer mesmo que oremos por uma pessoa, mas vendo a pessoa do jeito errado, como inimiga, como um mal. É preciso amor, para que a fé seja respondida e o poder de Deus seja movido.
        Então, concluindo, e mais um vez lembrado o que já ouvimos tantas vezes: ame seus inimigos, é vitória pra você e pra ele, é agradar a Deus e realmente viver o evangelho.

domingo, julho 12, 2015

Olhe pra Jesus

        Não permita que a injustiça dos homens, a falta de amor mesmo de alguns pregadores, a insensibilidade de líderes, ou a simples covardia de certos irmãos, que tudo isso crie em você uma dor que permaneça, e que te impeça de servir a Deus com o seu melhor, com alegria e com fé. Não podemos proteger totalmente nossos corações de certos ataques, nem precisamos, mas que a dor venha e vá, não fique. 
        Por isso é de suma importância entendermos porque estamos numa igreja local, porque temos que conviver com irmãos, muitos tão diferentes e distantes de nós. Precisamos de alimento espiritual das palavras de pregadores e pastores, do Espírito Santo que habita neles, mas não podemos depender de suas aprovações humanas para tudo que somos e fazemos, Deus deve ser a nossa rocha, a confiança maior que nos fortalece e consola. 
        Os homens erram e se enganam, e isso sempre acontecerá mesmo com os mais importantes, inteligentes, ungidos e famosos ministros, Deus porém, nunca erra e nem se engana, confiemos nele, se agirmos assim, Deus nos arrebatará das mãos dos malignos e nos livrará das mãos dos fortes (Jeremias 16.21).

sábado, julho 11, 2015

Meu Jesus é diferente...

        Com certeza, na sua misericórdia com muitos pregadores, e no seu infinito amor, por tantos pecadores, Deus usa quem ele quer, e em muitas ocasiões, não na condição que Deus gostaria que certos pregadores estivessem, e nem falando a pecadores da maneira mais madura, mas Deus em nossos dias tem usado equivocados para falar com equivocados. Bem, se durante 1.300 anos a única igreja cristã oficial, que levava o evangelho à humanidade, era a igreja romanista, idólatra e profana, na sua base, em sua doutrina, por que Deus não usaria tantos pregadores equivocados nos dias de hoje? 
        Contudo, eu sei de duas coisas, a primeira é que tudo que é feito na alma, por mais que fale de Deus, que use a palavra e a fé, que faça milagre e abençoe a muitos, isso não dura, cansa, não dá fruto que permanece. Creio que uma palavra que realmente parta do coração do Senhor, terá que ser pregada para a Igreja do momento do arrebatamento, Deus fará um último mover poderoso e legítimo do seu Espírito Santo, antes de arrebatar a Igreja. Quando digo um mover legítimo, me refiro a algo que não tem como finalidade manipulara a emoção e o dinheiro das pessoas, algo tão santo e verdadeiro que fará sim, as pessoas se emocionarem e darem tudo o que têm na área material, se Deus pedisse isso e precisasse disso.
        A segunda coisa, é que mesmo maquiados de autoridade e de uma unção encandecedora, muitos pregadores andam e falam falsidade, e nessa falsidade eles perdem o amor, o temor a Deus, o cuidado em tratar a Noiva do Cordeiro. O "deus" desses pregadores não é Deus, e não é o Jesus manso e tranquilo que tem transformado a minha vida, cuidado de mim e de minha família, perdoado o meu pecado e me usado, mesmo sendo eu tão injusto e ingrato. Meu Jesus é diferente, e sinto que devo tratar esses equivocados diferente de como eles tratam a todos, colocando muitos como vítimas, e outros como inimigos, desdenhando do ímpio e do diabo. O ímpio é para ser amado até o último momento, aguardando que ele seja salvo, e o diabo não é para ser temido e nem menosprezado, mas como toda criatura de Deus e mais ainda, como todo ser espiritual, precisa ser respeitado.
        Sinto que Deus precisa levantar pregadores realmente maduros, que preguem mais que somente uma passagem bíblica de milagre, durante todo o tempo, e repito, não que Deus não os esteja usando, mas até quando isso acontecerá? Os que entenderam essa palavra, e tenho certeza que muitos não entendem e nem querem entender, a esses o Espírito Santo fala através dessa reflexão, a esses eu digo, vamos orar mais pela Igreja, e pelos ímpios? Também, mas muito por igrejas inchadas de cristãos itinerantes, que não param em suas congregações, mas que sempre estão atrás de espetáculos, aqueles que os pregadores equivocados são profissionais para criar. Oremos, porque na verdade a seleção de Deus tem muitas etapas, mas bem-aventurados aqueles que forem escolhidos na primeira, esses serão poupados de grande dor e sofrimento.

sexta-feira, julho 10, 2015

Ore agora

        Deus é a única confiança que temos para seguirmos protegidos, sadios e fazendo as escolhas certas nesta vida. Mas a melhor confiança que podemos ter é na última oração que fizemos, feita no temor do nome do Senhor, com fé e com humildade, a última oração melhor é aquela feita no dia, a mais fresca e renovada. 
        Não, Deus não fica velho, não se entedia, nem muda de opinião, nós porém, somos volúveis e frágeis, envelhecemos, nos entediamos e mudamos de opinião. Então não perca tempo, faça agora a oração certa, curta, mas focada, simples, mas profunda, comum, mas sincera, e confie em Deus com todo o seu coração. 
        Não faça nada, sem essa convicção, não tome decisões, não se mova e muito menos preste culto a Deus sem ter feito a oração certa. Mas se você é levita, ministro ou pastor, não vá à frente da congregação, não pegue microfone, não toque nos instrumentos, não sirva na e à igreja, sem o gosto agradável e forte de uma última e próxima oração onde seu coração foi derramado no altar do Senhor.

quinta-feira, julho 09, 2015

Seja doce

        Não permita que a falta de açúcar dos outros amargue teu coração, nem leve lixo alheio para tua casa, antes "em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." (Eclesiastes 9:8).

quarta-feira, julho 08, 2015

Não perca tempo com aboboreira morta

        "Então Deus perguntou a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É justo que eu me ire a ponto de desejar a morte. O Senhor disse: Tens compaixão da planta, que não cultivaste nem fizeste crescer; que numa noite nasceu e na outra noite morreu. E não teria eu compaixão da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem discernir entre a mão direita e a esquerda, e também muito gado?" Jonas 4.9-11

        Qual é a sua aboboreira? Para Jonas foi um lugar onde ele achou descanso, enquanto fugia, um descanso permitido por Deus, criado por Deus, mas com início e fim para existir. Não era algo para Jonas amar, idolatrar, e dar importância exagerada. Para nós pode ser um conforto desse mundo, mesmo que disfarçado de algo dentro do reino de Deus. Estar na igreja errada, mesmo que achando que se está servindo a Deus, pode ser uma aboboreira à moda de Jonas.
        É preciso ter vontade para se buscar a vontade de Deus, ter lucidez para conhecê-la, mas acima de tudo ter coragem para fazê-la, caso contrário poderemos estar debaixo de alguma aboboreira que nem mais existe, ressentidos com Deus, rancorosos, nos achando até espirituais e sensíveis por estarmos com dó de algo ou de alguém, enquanto Nínive espera, espera que voltemos ao caminho de Jesus, ao plano original de Deus.
      Só em Nínive, Jonas pode obedecer ao Senhor. Qual é a rua Nínive? Descubra e obedeça e não fique embaixo de aboboreira morta. 

terça-feira, julho 07, 2015

A dor da humildade tem fim, a da exaltação não

            Damos um "up" em nosso amadurecimento espiritual e emocional, quando entendemos que se defender, se mostrar, mesmo lutar por direitos, causam mais inconvenientes, do que ficar quieto e deixar Deus aparecer e nos defender. Quando conseguimos pesar na balança as vantagens que temos tomando certas iniciativas, para tentar remediar certas dores, e as vantagens que essa equivocada busca de cura confere, quando comparamos isso com a perda de "deixar pra lá", de não mostrar o nosso lado nos confrontos, que também causa dor, quando comparamos os dois tipos de dores e concluímos que a segunda dor é mais positiva, então nós crescemos espiritualmente. 
        A dor que nos leva a nos colocarmos na frente, causa uma dor ainda maior depois, enquanto que a dor suportada, quando nos acalmamos e esperamos, causa depois uma paz sem limites, um consolo, nos dá posse a uma força, que vence todas as enfermidades emocionais da alma. Acho que estou chegando a esse ponto, tenho entendido que é melhor suportar a dor de um coração humilde, do que tentar curar a dor da exaltação, que na verdade não se cura com mais exaltação, mas somente com humildade.

segunda-feira, julho 06, 2015

Como convém aos santos

        De uma vez por todas: os evangélicos não são um grupo só, como acontece com os católicos, e aqui não existe crítica a essa unidade, portanto muita gente que se diz representante de evangélico, não é, pode ser talvez de alguma facção, às vezes pequena, mas que grita mais alto e que pode comprar espaço na mídia em troca de favores e conveniências pessoais. Na verdade, os evangélicos genuínos estão calados, preocupados em viver um cristianismo verdadeiro, orando, restaurando vidas, sendo na prática o que Cristo viveu quando entre nós encarnado, e de forma alguma estão se metendo com a política desse mundo corrupto e corrompido, como convém aos santos.

domingo, julho 05, 2015

Os papéis corretos no drama

        Israel, Judá e Nabucodonosor: quem é quem nos dramas?
       Nabucodonosor é a mão opressora, é do mal, mas é permitida pelo Senhor, e terá sua função na história, enquanto Deus permitir, para disciplinar seu povo. Não queira ser Nabucodonosor, esse pode até achar que está exercendo um direito legítimo, enquanto oprime o povo de Deus, mesmo um povo merecedor de opressão, contudo, a disciplina do povo do Senhor acaba, a mão forte contra "nabucodonozores", contudo, quando usada, não tem mais fim. O diabo pode ser usado por Deus, sua ação tem fim, mas seu castigo será eterno.
        Israel e Judá, não era pra ser assim, era pra ser um povo só, mas a nação se dividiu, em sua rebeldia, em sua fraqueza, em sua idolatria e em seu pecado. Essas duas partes se opuseram muitas vezes, se fizeram de inimigas, sem realmente ser, sem que precisassem ser, travaram batalha desnecessária, gastaram-se em luta inútil, enquanto deveriam estar servindo a Deus juntas, dando testemunho para as outras nações.
      Que papel cada um de nós desempenha no drama da vida, da igreja, da família, no mundo ou nos ministérios do reino de Deus?

sábado, julho 04, 2015

Olhe-se

        Se com a idade os ossos ficam mais fracos, os músculos ficam mais fracos e os olhos ficam mais fracos, a única coisa que tem que ficar melhor é nossa auto-crítica, a visão emocional e espiritual de nós mesmos, essa precisa ficar mais aguçada, ou então nos transformaremos, como acontece com o corpo, em crianças emocionais e espirituais, procurando e achando defeitos nos outros, e esquecendo-nos de nossos próprios rostos. 

        "Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens uma trave no teu Hipócrita! Tira primeiro a trave do olho; e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho de teu irmão." Mateus 7.4-5

sexta-feira, julho 03, 2015

My famous last words... part III

        E o que fazer com tudo o que não concordo dentro da igreja? Deve ser motivo para que eu deixe o exército do Senhor, para que eu seja rebelde com o líder que Deus colocou sobre mim, para que eu siva menos a Deus? Não, eu farei a minha parte, e que cada um responda por aquilo que faz. Quem mal dirigi uma congregação, dará satisfações a Deus por isso, quem trata a noiva de Cristo com dureza exagerada e com insensibilidade, responderá a Deus por sua falta de respeito, quem deixa o pecador continuar em sua condição, para não perder algum tipo de apoio ou deixar de ter algum lucro com isso, prestará contas ao Pastor dos pastores por sua negligência. Quanto a mim, farei a minha parte, não menos, e nem mais, temerei a Deus, pois não têm falta alguma, aqueles que o temem.

quinta-feira, julho 02, 2015

My famous last words... part II

        Sei que é vontade de Deu que eu esteja dentro de uma igreja, sob a liderança de um pastor, sendo produtivo em um ministério, mas não abro mão do entendimento que tenho de Deus. O Deus que conheço e com quem tenho andado, é um Deus de amor, de paciência, que não me fala como tantos pregadores que existem por aí, cheios de vaidade, de insegurança, de falsa moralidade e de superficialidade espiritual.
        O Deus que conheço tem a atitude de Jesus, quando encarnado, humilde, diante da mulher adúltera, calado, diante dos fariseus hipócritas, generoso, diante de apóstolos imaturos que o iriam abandonar em seu momento mais terrível. O Deus que conheço sabe que minha adoração é sincera, que não desejo fama, honra ou dinheiro, mas que quero fazer o melhor pra ele, com destreza, com estudo, com trabalho, mas com consagração e dedicação. O Deus que conheço sabe que não desejo o mal de ninguém, mesmo que eu não aceite o pecado escondido e o arrogante, eu trato com carinho os pequeninos do Senhor, com respeito os sinceros e com honra, os realmente ungidos.
        O Deus que eu conheço é o Deus do Salmo 23, é o meu pastor, me faz deitar em pastos verdejantes, guia-me às águas tranquilas, quando eu tiver de andar pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque ele está comigo e sua bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.

quarta-feira, julho 01, 2015

My famous last words... part I

        Estas são minhas últimas conclusões sobre o reino de Deus, últimas, não as finais, a não ser é claro que Jesus volte já. É vontade de Deus que sirvamos a ele e isso engajados num exército e sob a direção de um líder, portanto, não se engane, o Senhor quer você dentro de uma igreja, obedecendo a uma pastor e trabalhando em prol do seu reino. 
        Isso não significa que você vá gostar e concordar com tudo que se passa em seu exército, e quer saber, isso não é preciso, a talvez, nem possível. Mas não deve ser motivo, de forma, alguma para que você se torne um lobo solitário, tentando ser cristão sozinho, como produção independente. Sozinho ou você é mercenário, ou se torna franco atirador, servindo a qualquer um e de qualquer jeito só por motivos pessoais, ou lutando por motivos banais ou insanos. É preciso estar engajado, e isso com todo o coração. 
        Contudo, sua experiência pessoal, íntima e na maioria das vezes, solitária com Deus, muito mais em seu quarto, do que no meio da congregação, é que deve ser a rocha fundamental que te sustenta. Você pode ouvir muita gente pregando, testemunhando, profetizando, mas tudo deve ser levado diante de Deus, e colocado à prova, mediante oração e estudo da palavra. 
       Talvez essa palavra pareça dura, mas um cristão maduro entende que é preciso ter uma experiência pessoal com Deus, e isso deve estar acima de tudo, já que muitas vezes o diabo e as pessoas confrontarão nossa coerência, nossa sinceridade, nossa verdade, e nesses momentos, só o Deus da nossa solidão é que poderá nos livrar e nos consolar, isso não é ser rebelde, mas ser lúcido.