domingo, janeiro 31, 2016

Seja o agente da mudança dando o exemplo

      "E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor." Jeremias 15:20

     Dificilmente, pra não dizer nunca, achamos neste mundo uma igreja local com a qual concordamos integralmente, e nos dias atuais, muitas vezes, nem na maior parte das vezes concordamos com a visão e com o levar da obra pela liderança. Em vista disso, fatalmente, e infelizmente, podemos ter três tipos de atitudes: ou ficamos, criticando tudo, ou saímos, para não criticar ninguém, ou ficamos e nos tornamos o agente modificador da mudança, não criticando, mas dando o exemplo da mudança que achamos necessária através de nossas atitudes. 
        Eu já vivi as três situações, já permaneci, e por mais de dez anos, em uma igreja com a qual eu concordava com a maioria das coisas, mas isso foi há algum tempo, num outro momento da igreja no mundo. Também já fiquei, por um curto espaço de tempo, depois que a paixão passou e que a lucidez me acometeu, criticando, essa é a pior situação, onde somos infelizes, fazemos os outros infelizes e não chegamos a lugar nenhum. Eu já pulei fora também, caindo na ilusão de que acharia, e repito, nos dias atuais, uma igreja local melhor. 
        Contudo, tenho entendido que a atitude realmente mais madura é ficar e dar o exemplo. Essa atitude depende de vida real com Deus para ser experimentada, depende de amarmos as pessoas, mesmo não concordando com elas, depende de controlar atitudes humanas que parecem ser justas e espirituais, para dar lugar ao Espírito de Deus. Então, vai um conselho: não fale para os outros que eles precisam mudar, ou pelo menos, não faça só isso, antes, viva a diferença e deixe que as pessoas vejam em suas atitudes aquilo que elas precisam ser e que o Espírito Santo está mostrando a você que deve ser vivido. Seja você o agente da mudança dando o exemplo.
        Não digo que é fácil permanecer num lugar onde tantos e apoiados pelo púlpito caminham para as muitas heresias e vaidades para as quais a Igreja mundial está se dirigindo nestes últimos dias, não, não é fácil, muitas vezes seremos vistos como os inimigos, como sem fé, como não espirituais, mesmo como rebeldes. Mas permaneça em Deus, respeite as autoridades, como Davi respeitou a Saul, contudo, viva a vida de profeta, em santidade, na unção, na obediência, proclamando a genuína, pura e cortante palavra de Deus, é ela quem importa, por ela seremos todos pesados. E se tudo isso ainda não for o suficiente, simplesmente deixe Deus te mover, afinal, ele é o único Senhor de nossas vidas.

sábado, janeiro 30, 2016

Graças aos "loucos", estou são

      "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes" I Coríntios 1:25-27

     Um dia, na minha imaturidade e falta de sabedoria, eu critiquei os exagerados, aqueles que só pensam na obra, e que não têm tempo nem para si mesmos, contudo, eu percebi, que é graças as esses "loucos" que a obra na maioria das vezes anda, já que os que se acham lúcidos, como eu, muitas vezes, não têm tempo. Foi graças a muitos malucos pelo evangelho que eu recebi um convite que me levou a uma reunião onde me converti a Cristo, foi graças a eles que minhas filhas receberam lições bíblicas nos cultos, foi graças a eles que aprendi a ser fiel e constante na presença do Senhor, foi graças ao Espírito Santo usando vidas que nos parecem tão extremas, que estou me preparando para subir no arrebatamento, com a lâmpada cheia de azeite, em oração e em vigilância.

sexta-feira, janeiro 29, 2016

O espírito por trás das palavras

        "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." II Coríntios 3:6

      Por que preconceitos, intolerância e violências existem? Porque as pessoas são preguiçosas, amam obedecer cegamente a leis, gostam de se colocar como parte de um coletivo e não como indivíduos exclusivos, isso para obter proteção e conforto, contra os perigos de ser livre, contra a aventura de pensar por si  só e tomar decisões. 
        Nem tentem aliar isso a religiões, isso é algo humano, um extremo da bipolaridade da alma que tem como outro extremo o relativismo absoluto, a libertinagem sem responsabilidade, os direitos ilimitados sem deveres. Equilíbrio exige trabalho emocional e intelectual, exige separar as coisas, exige experimentar, conhecer e decidir, isso se refere a tudo, a nós mesmos, aos outros e a Deus
        Só isso libertará as pessoas de lerem suas doutrinas, sejam elas quais forem, e entenderem tudo errado, muitos, fazendo exatamente o oposto daquilo que está nas entre-linhas, que vai além da palavra, mas que é o espírito por trás de quem realmente escreveu aquilo que tantos consideram dogmas absolutos.

quinta-feira, janeiro 28, 2016

Lutas que valem a pena serem lutadas

        O segredo da vitória não é adquirir força ilimitada, mas ter consciência da fraqueza que nos limita, dessa forma evita-se embates inadequados; no final, não é melhor quem mais luta, mas quem menos perde, já que se não há confronto, não há derrota, assim é importante que escolhamos as nossas guerras e não sejamos levados a lutar em batalhas que não nos pertencem.
        Uma batalha que deve ser prioridade na vida de todo cristão, depois de seu relacionamento pessoal com Deus, é a sua família, a começar do cônjuge. Um casamento feliz, realizado, em todas as áreas, é fonte de força, é vitória contra muitas armadilhas do mundo e do inimigo, é garantia de santidade nas áreas mais íntimas do ser humano. Então, lute para ter alguém, quando conquistar esse alguém, lute para se manter sempre em comunhão e cumplicidade com esse alguém, não permitindo que orgulho crie separação que passe de um dia para o outro. Conflitos sempre existem, mas que sejam resolvidos o mais rapidamente possível.
        Depois do cônjuge, lute pelos filhos, seja sempre presente e benigno para com eles, com zelo, mas com amor, com paciência, mas com disciplina, caso seja necessária. Já ouvi crente usando uma frase que a princípio parece certa, mas que pode não ser, é a seguinte: "cuide dos negócios de Deus, que Deus cuida de seus filhos". Sim, precisamos de Deus sempre, principalmente quando não estamos fisicamente próximos aos nossos filhos, também precisamos de Deus em situações de exceções, quando o tempo é curto e a obra urge. Contudo, pais e mães, são e sempre serão o plano ideal e perfeito de Deus para cuidar de filhos, nada pode substituir isso, e quando me refiro a pais, me refiro àqueles que se colocam nessa posição com responsabilidade, não necessariamente aqueles que conceberam fisicamente as crianças.
       Quer uma guerra legítima para lutar? Primeiro, lute por Deus em sua vida pessoal, mas depois, antes de igreja ou trabalho, lute por sua esposa ou esposo, e por seus filhos, não abra mão disso por nada. Como é triste ver gente assídua nos cultos, mesmo líderes de ministérios ou até de igrejas, mas com os filhos perdidos, algo está errado nisso, e não adianta dizer que é culpa de má companhia ou de escolhas erradas dos filhos. Um fruto nunca cai longe da árvore, os filhos são sim a mostra daquilo que os pais realmente são, na intimidade, de verdade, e finalmente, do que nos adianta ganhar o mundo se perdemos quem mais importa, nossa família? 

quarta-feira, janeiro 27, 2016

Alegre por ser cristão, triste em ser evangélico

        
        Está sobrando dinheiro para manter um local com o mínimo de conforto para os cultos e para uma condição de vida digna, mas simples dos líderes? Então, pastores e igrejas evangélicas, olhem para fora, cumpram seus papeis de ajuda aos que realmente precisam, ao invés de desejarem igrejas luxuosas e enormes para enriquecimento e vaidade de líderes e para engordar cristãos ociosos que só sabem olhar para o próprio umbigo. Faço essa crítica estando no lado de dentro do povo chamado evangélico, que numa parte significativa, tanto tem envergonhado a Cristo nos últimos dias. 

terça-feira, janeiro 26, 2016

"Senhor, dá-nos corações de carne!"

      ...infelizmente, a única coisa que muda radicalmente nossa opinião, que nos liberta de preconceitos, de legalismos burros, preguiçosos e rasos, é uma faca fria bem cravada em nossa carne, só quando dói em nós é que paramos de fazer doer nos outros... contudo, muitos andam entre nós com várias facas cravadas no peito, mas ainda assim, frios, como se nada estivesse acontecendo, cravando outras facas nos outros, esses não são mais homens, mas monstros.

      "E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne" Ezequiel 11:19

segunda-feira, janeiro 25, 2016

A unção está em você!

      Nos enganamos quando achamos que capacidades e facilidades estão nos lugares, nos relacionamentos, nas empresas, nas instituições, assim nos acomodamos; na verdade elas estão em nós, se tivermos coragem de nos mover, elas irão junto com a gente, e poderão se tornar ainda maiores e melhores, mas é claro que para isso acontecer teremos que vencer o maior de todos os medos: aquilo que ainda não conhecemos.

domingo, janeiro 24, 2016

Com servos humanos aprendemos muito

          Com servos de Deus humanos, que acertam, que erram, e que sabem pedir perdão, podemos aprender muita coisa, contudo, com aqueles que nunca erram e que nunca pedem perdão, é preciso cautela, ou estão próximos a um arrebatamento a exemplo de Enoque (Gênesis 5.24), ou estão vivendo uma grande mentira.

      A todos nós que arrogamos ser espirituais, que conhecemos a Bíblia ou que temos experiências emocionas e sobrenaturais com Deus, uma pergunta: quando foi a última vez que pedimos perdão a alguém, não a Deus, em segredo, mas publicamente a alguém, de carne e osso como nós? Repetindo a conclusão, ou somos realmente espirituais ou grandessíssimos hipócritas orgulhosos. 

sábado, janeiro 23, 2016

Por que fingimos tanto?


      Isso não significa andar em pecado, mas andar com aquela disposição que temos segundos depois de sermos perdoados, humildes, quando entendemos nossa condição limitada e o poder da misericórdia de Deus. Contudo, quando nos achamos perfeitos, quando paramos de pedir perdão, não só pra Deus, mas para as pessoas, adquirimos o complexo de Lúcifer, nos tornamos arrogantes, numa falsa espiritualidade doentia, que nos torna pesados. Infelizmente, os mais tentados a agirem assim são líderes, pastores, pregadores e músicos, aqueles às vezes que mais experimentaram a unção e a intimidade de Deus, montam cabanas no monte da transfiguração e querem ficar lá para sempre. Essa condição é impossível de ser vivida na carne, na carne a vida é um subir e descer do monte, escondendo-nos debaixo da rocha para ver Deus passar, mas sem nunca pode mirar sua face.

sexta-feira, janeiro 22, 2016

Livre-se da culpa

      A culpa nos leva a vários desvios e erros, nossa vida espiritual pode ficar paralisada por não nos livrarmos da culpa da maneira correta, através do nome de Jesus Cristo. Culpados caminhamos, mas pesados, acusados, fáceis de sermos presas do diabo, dos maus e de nós mesmos. Somente sem culpas, com todos os pecados confessados, deixados, esquecidos, através do sangue do cordeiro:

- trabalhamos na obra, não por obsessão, mas do jeito e na quantidade certa;

- servimos a Deus e não à religião, não buscando reconhecimento dos homens;

- fazemos o que sabemos e não o que gostaríamos de saber, não por vaidade;

- somos quem somos de verdade, somos felizes por isso, aceitamos quem somos;

- mas nos esforçamos para sermos ferramentas melhores para o Espírito Santo.

quinta-feira, janeiro 21, 2016

DEle, por Ele e para Ele são todas as coisas

      Achamos que uma oração respondida nasce do nosso coração, pensamos que após procurar, nós achamos dentro de nós aquilo que mais queremos, então colocamos isso em oração diante de Deus e ele nos responde. Podemos até legitimar jejuns e outros sacrifícios dizendo que nosso pedido deve ser respondido porque corresponde à nossa necessidade mais verdadeira e profunda. Bem, além de ser um erro espiritual, que veremos depois e que é o ponto desta reflexão, isso é um equívoco da alma humana, especialista em criar e armazenar sonhos errados, desejos enganosos e necessidades desnecessárias. 
      Mas o ponto é que pensar assim é espiritualmente errado: a oração respondida é aquela que nasce no coração de Deus. É Deus quem procura no nosso coração aquilo que ele realmente precisa, coração esse que na maioria das vezes nem sabe o que precisa, ciente disso o Senhor nos inclina a orar, para que possamos receber o que ele quer nos dar. Por que ele nos leva a orar, já que sabe o que é melhor pra nós? Deus faz isso para que possamos dar a ele a honra da oração respondida, para que possamos reconhecer que é o Senhor e somente ele quem pode nos sustentar e proteger. Por que isso é importante? Porque não dar a honra a Deus por ele ser quem ele é e por nos dar tudo o que precisamos, é o maior dos pecados. 
      O diabo não foi expulso da presença de Deus por ter adulterado, por ter se tornado dependente de drogas ou de prazeres carnais, nem, a princípio, por ter tido algum desvio de caráter carnal. O pecado principal do diabo foi querer para si a glória de Deus, e é exatamente para não cometermos esse erro que o Espírito Santo nos leva a orar, antes de receber alguma coisa. Portanto, dê glórias a Deus por tudo o que você é, tem e receberá, isso é agradável ao Senhor, é o primeiro princípio espiritual a ser seguido pelos filhos perdoados de Deus através de Cristo Jesus.

quarta-feira, janeiro 20, 2016

Orai sem cessar

      "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Marcos 14:38

      Quando a oração constante e de real clamor for hábito diário, e não apenas momentos em situações de exceção, então provaremos a vida que Jesus tem pra nós, então, nossos pedidos serão respondidos, então teremos ministérios eficientes e vidas pessoais realmente vitoriosas.

        "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.Jeremias 29:13

terça-feira, janeiro 19, 2016

Olhar pra Jesus, o que realmente significa isso?

      Olhar para Jesus não é fechar os olhos para tudo o mais e muito menos estar num lugar desconfortável e infeliz, olhar para Jesus é segui-lo de perto e estar onde seu Espírito Santo está, mesmo que haja pontos que divergem dos nossos ou que não nos satisfaçam totalmente, contudo, se estivermos no lugar onde o Espírito Santo quer que estejamos para que sejamos úteis, certamente teremos forças para não olhar para o resto, e com certeza o lugar não será assim tão desconfortável e infeliz.

segunda-feira, janeiro 18, 2016

Para ser um cristão realmente espiritual

      Chega um momento na vida de todo o cristão em que ele é levado a fazer uma escolha: continuará sendo um bom crente, um adorador, uma pessoa de fé, sincera e consagrada, ou então será alguém realmente espiritual, um cristão de fato, um verdadeiro discípulo de Jesus? Qual a diferença?
      A diferença é que um bom crente tem a proteção de Deus como criança, como inocente, será livrado de muitas coisas, contudo, o cristão espiritual irá além, esse conhece a intimidade do Senhor. Esse poderá ser deixado sozinho muitas vezes, sofrerá injustiças que não serão retratadas, não nessa vida, ele padecerá e não terá recompensa neste mundo, não terá apoio de homens e mesmo de lideranças, ele será conduzido pelo Espírito Santo a viver o cristianismo de Cristo, como Paulo e outros mártires viveram. 
      O caminho para essa vida realmente espiritual está numa vida secreta com Deus, sem vaidades, sem holofotes, contudo, provando na vida pública uma presença de Deus sem igual, uma glória divina que ofusca todo ego, todas as vontades, interesses e prazeres pessoais. O cristão verdadeiramente espiritual não terá o luxo do mundo, e muito menos de ministérios, mas ele entregará aos homens, uma palavra vinda diretamente do trono de Deus, que salva, que cura e que transforma o homem à imagem de Cristo.

domingo, janeiro 17, 2016

Não caminhe sozinho

      "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." João 14.16-17

     As pessoas não precisam saber da assiduidade e qualidade de sua oração e de sua consagração, mas elas certamente verão os resultados, nos teus relacionamentos, com Deus, com teu ministério, com você mesmo e com o semelhante. Então, não caminhe sozinho, coloque Deus na tua causa, faça-o sabedor de suas necessidades, ore, clame ao Senhor, várias vezes por semana, não desista de pedir e insista em se consagrar, o resto acontecerá naturalmente, para a glória de Deus.

sábado, janeiro 16, 2016

Faça a sua parte e fique em paz

      "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes." Mateus 5:39-42

     Não fique triste quando alguém, não querendo fazer a sua parte, deixar a tua parte mais pesada, quando alguém, querendo agradar a homens, deixar pra você, a decisão de obedecer a Deus, mesmo que não agrade aos homens, não fique triste e nem se sinta injustiçado ou desrespeitado. Em primeiro lugar, Deus está vendo tudo e administrado tudo, e ele sabe o que você pode ou não fazer.
      Ore e na ordem de Deus, aceite a carga que te foi imposta, poderá ser difícil no início, mas você crescerá, experimentará uma superação que nem sabia que tinha. Quanto a aquele que se acovardou, procrastinando uma responsabilidade que era dele, continuará reprovado, empacado no caminhada do crescimento espiritual, perdendo um tempo precioso de provar a Deus e de ver a si mesmo melhor e amadurecido.
       É claro que isso também tem limites, mas o Espírito Santo lhe dirá até onde ir, o importante é você fazer o que Deus pede de você, totalmente, isso nos dá uma alegria sem preço, uma realização sem igual, um crédito que nos dá o privilégio de ser protegido e honrado pelo Senhor, o direito de no momento certo dizer não, basta, isso eu não vou fazer, já fiz tudo o que Deus queria de mim neste lugar e com essas pessoas, posso partir em paz.

sexta-feira, janeiro 15, 2016

"Mea culpa"

      "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." II Crônicas 7:14

      ...aí Deus põe a mão, disciplina, tira a força do equivocado, e consequentemente a obra padece, mas nós insistimos em dizer que é coisa do diabo, já que nos acostumamos com uma zona de conforto onde tudo aparentemente funciona bem, mesmo que com as pessoas erradas.
      Acorda povo de Deus, até quando jogarão no diabo, por ser mais fácil e politicamente não comprometer ninguém, uma culpa que é nossa, dos homens? Não adiantam armas espirituais contra o livre arbítrio humano, não funcionam, o diabo vai embora, mas as pessoas, com corações duros, vaidosos, magoados, continuam, sem a cura que só a palavra pode dar.
      Até quando colocaremos no diabo que está fora, a culpa que é dos "demônios" que estão dentro, mesmo no coração de convertidos? Até quando escolheremos o caminho mais fácil de jogar a culpa nos outros, mesmo que seja no diabo, para não assumirmos a nossa parte na culpa e a nossa responsabilidade na cura? Até quando, Senhor, até quando?

quinta-feira, janeiro 14, 2016

Seja seletivo

      "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." Mateus 5:29

      Algumas coisas, que são certas a princípio, nos seriam por direito, contudo, por causa de nossa fraqueza, pode ser que tenhamos que nos privar delas, ou pelo menos manter uma certa distância. É melhor abrir mão de um direito passageiro e terrestre que comprometer todo o homem espiritual que viverá eternamente. Então, saiba fazer escolhas, seja seletivo, você não tem que ser um super crente, que pode enfrentar tudo e sair vitorioso, nem precisa ser, mas seja humilde, admita sua humanidade, ande no seu limite, honre a Deus, mantenha-se lúcido e respeite os outros, mesmo que seja a uma certa distância.

     Vou compartilhar uma aplicação prática do texto acima, uma experiência minha com a rede social Facebook: não saia aceitando todo mundo como seu amigo, e mesmo alguns amigos, é melhor não seguir. Muitos falam demais e sobre tudo, e muitas coisas simplesmente nos incomodam, de uma forma ou de outra, então, para não ficar sendo tentado o tempo todo pra depois dar indiretas nos posts, é preferível nem ler certas postagens. É melhor não ver, do que ver e pecar.

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." I Coríntios 10:23

quarta-feira, janeiro 13, 2016

Sobre os últimos tempos

      "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:9-14

      O Espírito Santo tem me levado a escrever reflexões bastante críticas nos últimos tempos, não ao mundo, mas às igrejas e seus líderes, isso é consequência de um momento que vivemos no meio evangélico-protestante, momento onde, principalmente, a adoração tem levado as igrejas a provarem certo avivamento e consequente aumento de templos e membros, contudo, o desvio de muitos líderes, seja pela heresia, seja pela ganância, tem impedido novos convertidos de terem um amadurecimento espiritual e doutrinário, já que tais líderes têm achado mais conveniente dizer o que as pessoas querem ouvir, não o que precisam, questionamentos sobre isso têm sido ênfase das últimas postagens, digo isso com temor e amor, oremos para que essa situação mude urgentemente, o arrebatamento se aproxima.

Sobre a disciplina nas igrejas

     Até que ponto em nome de um amor sem sabedoria ou de uma conveniência política, não estamos tentando segurar a mão de Deus que quer pesar sobre os homens? Sugiro leitura de I Coríntios 6, a reflexão a seguir não é um estudo detalhado sobre a passagem, mas creio que o texto ajudará nos questionamentos levantados a seguir.

      Cuidado, se você se colocar entre Deus e aquele que ele quer disciplinar, a mão do Senhor pode pesar sobre você, enquanto o errado, permanece sem disciplina. Não estou querendo dizer que devemos exercer qualquer tipo de punição ou de ação vingativa sobre o errado, não, mas que devemos deixar Deus agir, nos distanciarmos e permitirmos que o Senhor execute sua disciplina do seu jeito. Alguns, querendo mostrar uma espiritualidade que não têm ou escondendo uma carnalidade condescendente, protegem o errado que não devidamente disciplinado acaba não aprendendo com seu erro e errando novamente, escandalizando ainda mais o evangelho.
       Às vezes, não fazer, é a melhor coisa a se fazer, e não fazer nada mesmo, permanecermos em silêncio e em oração, se queremos agradar a Deus e não aos homens. Pode ter certeza, Deus não pesa a mão sobre inocentes, sobre novos convertidos, sobre fragilizados, mas sim sobre aqueles que pelo tempo na fé já deveriam estar amadurecidos, mas continuam dando lugar ao ego e não ao Senhor.
      Contudo, chegamos num ponto, no mundo atual, que gente disciplinada por igreja, excluída, etc, está entrando em processo judicial contra igreja e pastor, e já ouvi falar de caso de gente que ganhou a causa. Em primeiro lugar isso é um equívoco da legislação, fazer parte de um grupo social como de uma igreja, é algo feito por livre arbítrio da pessoa, e quando ela entra no grupo sabe as regras que devem seguir seus participantes. Excluir da igreja não impede qualquer outra ação da pessoa na sociedade secular, a não ser fazer parte de ministérios de igreja e tomar a ceia, e é claro, se houver conserto e arrependimento, é algo que pode ser revogado.
      Mas isso é consequência da superficialidade com que as pessoas são ensinadas nas igrejas, não têm temor a Deus, querem apenas aprovação dos outros e receber milagres físicos, ninguém quer mudança de caráter, transformação de vida interior. Se houvesse pelo menos um pouco disso, mesmo o que cai em pecado sério e é disciplinado, se resignaria com a disciplina, que não é de homens, mas de Deus. Contudo, gente mal ensinada e mal intencionada é orientada por gente igualmente sem intimidade real com Deus e com intenções erradas com relação ao reino, a consequência é essa verdadeira baixaria de cristão processando cristão na justiça desse mundo.
      Com relação, todavia, a leis externas interferindo na Igreja, é só mais uma arma do inimigo contra os cristãos, numa perseguição que existe nos dias atuais, e nos países ditos mais civilizados, não física, mas legal e moral. Infelizmente vivemos um  momento quando não se pode dizer o que pensa sobre alguns assuntos, como homossexualidade, criação de filhos e referências para casamento, sem sofrer o risco de até ir preso.
      Mais triste ainda é ver pastores, que juram nos púlpitos e gritam na adoração que dariam a vida pelo evangelho, deixando de disciplinar adúlteros e ladrões (e nem me refiro aos que usam armas para assaltar, mas os que deixam de pagar impostos e usam serviços piratas de TV, internet e telefonia em suas privacidades), com medo de ações judiciais. Os mesmos pastores que satanizam, generalizam e odeiam, na prática, os homoafetivos (mesmo que jurem nas palavras que os amam), não têm coragem de confrontar a promiscuidade e a ganância, muitas vezes em cima no altar, em meio à liderança da igreja.
       Quem deve teme, e quem cobra dízimos e ofertas na carne, usando a Bíblia de forma equivocada e apelos emocionais constrangedores, para fins pessoais e vaidosos, fica sem moral para exortar ovelhas dissolutas e mentirosas, é triste ver para onde caminha o evangelho em tantas igrejas brasileiras. Para encerrar volto a uma fala já dita aqui no blog: os verdadeiros profetas de Deus precisam se levantar, em amor, sim, sempre, sem temor, para preparar a Igreja que vai ser arrebatada, muitos desses profetas, intimidados e desprezados, que não conseguem se encaixar nesse sistema pútrido que comanda a maior parte das denominações evangélicas e protestantes atuais. 

terça-feira, janeiro 12, 2016

Líder humilde que faz alianças

       "Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
      Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós."
I Coríntios 12:14-21

        Segue uma reflexão sobre a administração do corpo de Cristo, aqui não está um julgamento de valor, de colocar pessoas como melhores ou piores do que outras, é apenas uma visão da hierarquia da igreja local, hierarquia necessária e existente em qualquer sistema social que precisa funcionar bem.

   Grandes ministérios se constroem com grandes alianças, um grande reino se gerencia com compartilhamento de administrações, um exército só tem eficiência quando um general compartilha e sincroniza suas ordens com um segundo escalão de líderes que comandarão o vigente de subordinados mais inferiores. É preciso coronéis, capitães, tenentes, sargentos e cabos, entre o general e os soldados rasos, um único general comandando diretamente os saldados terá dificuldade de atingir suas metas, concretizar sua missão com eficiência.
     Na igreja, nos ministérios, um líder precisa ser amigo de seus iguais, ou pessoas mais capacitadas e específicas, precisa dividir com eles sua visão, seu sonho, precisa ganhá-los e encantá-los, para que o ajudem a realizar a obra. Se tratá-los como soldados rasos, e não como segundo escalão, não conseguirá usar suas capacidades, capacidades essa que o líder não possui (e nem precisa possuir), e que são de suma importância para que uma grande visão se torne realidade. Por outro lado, os de terceiro escalão, na igreja, não podem ser tratados simplesmente como empregados, para os quais uma ordem é dada e deve ser obedecida, prontamente, sem muitas explicações. O terceiro escalão, dentro da igreja, são as ovelhas, a noiva de Cristo, que deve ser tratado com amor, com respeito, com cuidado.
       Seja como for e com quem for, segundo ou terceiro escalão, um líder é o que tem a visão da obra, sim, e que tem urgência em fazê-la, mas precisa ter humildade para tratar a todos, paciência, administrando com inteligência a obra, atraindo pessoas com capacidades específicas para comandar com ele, e mantendo a grei, que na verdade é o objetivo principal de todo ministério, não apenas meios, mas fins, já que o evangelho se propõe a salvar vidas, e não apenas a construir sistemas funcionais para manter o corpo de Cristo.

      A questão é que segundo escalão pensa, questiona, não engole qualquer coisa de qualquer jeito, por muitos fatores, desde uma maturidade espiritual maior até um nível intelectual mais apurado. Esse segundo escalão não é interessante para maus líderes, que querem quantidade e não qualidade, que querem fazer as coisas do seu jeito, sem dar satisfação a ninguém, e principalmente a líderes inescrupulosos que querem lucros pessoais, sejam financeiros ou vaidosos com a obra.
      Esse tipo de líder simplesmente ignora a necessidade e a existência de um segundo escalão, existência sim, porque mesmo ignorado, o Espírito Santo chama algumas pessoas para serem segundo escalão, para debaixo do líder, serem sub-líderes na congregação. Assim algumas igrejas até começam a crescer, mas se tornam inviáveis com o tempo e então param de crescer, já que o sub-líderes, não encontrando apoio e nem oportunidade para desempenharem seus ministérios, são lançados fora.
       Muitos assim estão hoje frustrados e largados, talentos e dons preciosos sem uso, enquanto muitas igrejas seguem, não como corpos de Cristo perfeitos, mas como monstros, cabeças com troncos, mas sem pés e mãos, com um líder vaidoso querendo mover sozinho um corpo dilacerado e ineficiente, desobedecendo a Deus, tentando anular a obra do Espírito Santo, mesmo que se proclamem líderes pentecostais avivados e cheios do Espírito.

segunda-feira, janeiro 11, 2016

Tenha coragem e obedeça

      "E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação." Gênesis 46:2,3

      Vejo o povo de Deus brigando com a vida, consigo mesmo, com as pessoas, simplesmente porque insistem em desobedecer ao Senhor. Muitos, buscando desesperadamente uma saída, uma solução, não entendem que estão na situação que estão porque Deus já lhes deu a ordem, que os poderia levar a uma situação de vitória, mas eles, desobedeceram. Então, não adianta orar, jejuar, subir monte, descer monte, basta sair da zona de conforto, que pode até estar disfarçada de ministério, de obra de Deus, mas que não é a vontade de Deus. Novamente digo, é preciso coragem, para obedecer, mesmo que aparentemente seja deixar Canaã para ir ao Egito, como aconteceu com Israel, contudo, foi no Egito onde o povo de Deus deixou de ser uma família para ser uma nação, com capacidade de testemunhar o nome do Senhor no mundo. 

domingo, janeiro 10, 2016

Amor e justiça: equilíbrio divino


      Que tenhamos coragem de ser fieis mesmo quando muitos acharem que não estamos sendo assim tão benignos, já que muitos querem ser benignos, não por ingenuidade ou falta de experiências, mas por conveniência e meio político de agradar à maioria. Nem sempre fidelidade anda junto com benignidade, não aos olhos dos homens, amor com justiça só encontram coerência e equilíbrio aos olhos de Deus. Quanto à popularidade, ela sempre é enganosa, muitos dos que aplaudiram Jesus, depois aprovaram sua crucificação e o trocaram por um bandido, mas na verdade todos os que vendem o evangelho, são bandidos, seus lucros, no final, serão suas próprias ruínas. É preciso coragem para realmente seguir a Jesus, coragem e desprendimento, coisas que muitos pregadores que visam riqueza e poder não têm.

sexta-feira, janeiro 08, 2016

Vozes convenientes para os ouvidos certos

        Definitivamente, odeio política, e aqui não me refiro à classe que administra o país em Brasília, mas a todo o tipo de gente que procura ganhar a aprovação de todos, passando por cima da clareza de mente, da justiça de coração e da verdade de espírito, pousando de homens caridosos, pacificadores e altruístas, enquanto são apenas meninos vaidosos, mentirosos e covardes. Todavia, uma geração mimada e ociosa procura homens que digam a ela o que ela quer ouvir, e não o que precisa ouvir, por isso cresce tanto o número de políticos.

quinta-feira, janeiro 07, 2016

Quando mudamos, tudo muda

      O ponto é que as pessoas procuram milagres para mudar o mundo exterior, e quando isso não acontece, elas acham que suas orações não foram ouvidas. Contudo, e essa é a proposta central do evangelho, se a oração mudar a nossa cabeça, o nosso coração, o nosso espírito, algo muito poderoso já terá sido realizado, algo que mudará nosso ponto de vista sobre a vida, e portanto, de todo o mundo exterior ao nosso redor.
      Portanto, mudar o mundo exterior, é só um bônus, ou consequência, da mudança do nosso mundo interior, já que o que se aproxima realmente de Deus considera menos importante tudo o que se realiza neste mundo. Agora se você quer somete mudança do mundo exterior, pode procurar isso nas muitas opções de religiões, seitas e cultos, que o inimigo oferece, e mesmo que o diabo proponha mudança do homem, é para glorificar ao homem, e nunca a Deus.
    Esse equívoco, que muitos dentro de igrejas acreditam, e que muitos prega, não é evangelho, não é cristianismo, e em algum momento deixará o homem sozinho, vazio e sem paz, contudo o que busca mudança de seu homem interior, que busca os valores de uma eternidade com Deus, conhecerá paz e vitórias sem fim. E tempo do chamado povo de Deus acordar e discernir as heresias e mentiras que estão sendo creditadas nas igrejas, antes que o arrebatamento aconteça e surpreenda, de maneira dramaticamente infeliz, a muitos. 

quarta-feira, janeiro 06, 2016

Somos realmente casados? Em Deus?

         "Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne." Marcos 10:7-8

      Infelizmente, muitos, no meio evangélico, se casam para oficializar relação sexual, muitos, principalmente neste tempo de crise, nem deixam pai e mãe. Assim fazem uniões de conveniências para todos: pais super protetores, que não querem deixar seus filhos amadurecerem sozinhos, e filhos mimados, que querem continuar com as regalias de solteiros, mas se satisfazer com os privilégios de casados. Isso não é casamento, apenas conveniência e legalismo, casamento é amor, responsabilidade e independência econômica.
        Sim, cada caso é um caso, e Deus, só Deus sabe de todos, mas nós cristãos, principalmente nós, pais, já que essas uniões equivocadas são feitas com apoio de pais, devemos pensar em como e para onde estamos orientando nossos filhos. No mundo contemporâneo, casamento não é único objetivo de todo jovem, não só ele. Só construiremos igrejas maduras e que podem realmente fazer diferença na sociedade, criando nossos filhos, primeiramente na palavra de Deus, sim, mas depois fisicamente e intelectualmente íntegros, estudando muito e tendo ofícios de qualidade.
        Depois disso, é que se deve pensar em casamento e casamento de verdade.

      (Podemos refletir sobre casamento sob diversos pontos de vista, essa reflexão é sobre casamento dentro do meio evangélico, onde pai e mãe são convertidos e membros de igreja.)

terça-feira, janeiro 05, 2016

Não compre problemas dos outros

        Quem não dá o devido valor a Deus, não dará a si mesmo o valor correto, e muito menos tratará com o respeito e esforço que merecem, seu próprio ministério e as alianças necessárias para desempenhar o ministério. Então, não fique achando que o problema é você, na verdade você é o problema só do seu problema, o problema das pessoas é delas. Quanto a Deus, os ministérios dos outros e você, só recebem os valores equivocados de acordo com as prioridades erradas das outras pessoas. Deu pra entender ou complicou?

segunda-feira, janeiro 04, 2016

O último avivamento

        Vivemos o fim de um avivamento que teve sua relevância na igreja evangélica brasileira (pra não dizer mundial...), onde a liberdade de adoração levou muitos a provarem os dons espirituais, contudo, o avivamento que preparará a Igreja para o arrebatamento será aquele que dará condições ao trigo de realmente se diferenciar do joio, provando cura emocional.
      Essa cura é necessária para que haja amadurecimento verdadeiro, provisão de alimento para crentes adultos, e não mais o leite espiritual da salvação, primeiros milagres e recebimento de dons.
         Infelizmente, muitos estão presos a meninices por considerarem o que recebem em mamadeiras, comida de gente grande, muitos acham que espiritualidade é liberdade emocional para falar em línguas estranhas, experimentar êxtases e buscar milagres físicos, todavia, ninguém pode tomar leite para sempre, enjoa e deixa o adulto desnutrido, e o trigo, estéril tanto quando o joio.

domingo, janeiro 03, 2016

Admitir nossa excepcionalidade com temor a Deus

        Não, não cometerei a injustiça de ser legalista me colocando como cego para não ver certas realidades, assim como não abrirei mão de crer num Deus santo, imutável e que faz milagres, também não descartarei a consciência de que o cânone bíblico foi depurado ao longo de milhares de anos por processos nem sempre imparciais, divinos e perfeitos, os quais muitos românticos e idealistas negam. Contudo, com relação aos homoafetivos e o cristianismo, eles, assim como todos nós em alguma instância, devemos nos dar conta de nossos comportamos excepcionais, e digo isso correndo o risco de ser insano me propondo a definir alguma referência como normal e regra. Conscientes disso, precisamos ter no mínimo, a humildade de permanecermos discretos, com temor a Deus, cientes de que muitos não nos aceitam, amam ou mesmo veem Jesus em nós, a despeito de toda a nossa sinceridade e esforço. Isso tudo sem nunca perder a referência absoluta para tudo no universo, visível e invisível, Jesus Cristo.

sábado, janeiro 02, 2016

Só a Bíblia pode limitar a Bíblia

      "Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares." Mateus 10:34-36

      O diabo é o que mais usa o amor como marketing de suas religiões, assim como o usa para atacar um Deus que condena ao inferno quem não é salvo. Nós como cristãos, devemos ter cuidado ao usar amor como álibi para não confrontar o erro, ou como desculpa para manter mentirosos e hipócritas dentro da obra, mormente os que sustentam ministérios com cargos e dinheiro. A Bíblia, como sempre, é a única que pode limitar a própria Bíblia: amor e justiça, misericórdia e temor a Deus, paciência e obediência.

sexta-feira, janeiro 01, 2016

Move-nos, Senhor!

        "De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo.
Salmos 78:14
        "Estendeu uma nuvem por coberta, e um fogo para iluminar de noite.
Salmos 105:39
        "Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.
Números 9:16
        "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto"
    Lucas 4:1
     "E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre."
Atos 13:4
       "E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia."
Atos 16:6

      O que é ser feliz? É andar com Jesus, seguir o Espírito Santo, se mover em Deus. O modo mais eficiente não é sair correndo quando descobrimos que para nós, o Espírito Santo já não está no local. Eu disse, para nós, porque um emprego, um relacionamento, um ministério, pode ser bênção para outras pessoas, mas se Deus não estiver presente em nosso coração quando estivermos nesses lugares, para nós não será bênção. Então, são necessárias sensibilidade e obediência para perceber e agir. Quando somos imaturos ou estamos conformados com algum zona de conforto, podemos demorar para entender que Deus se foi de um lugar, para nós (repito, para nós, e não necessariamente para os outros). 
      O ser humano tem tendência à religiosidade porque é mais confortável obedecer cegamente a ritos e leis, que manter uma relação viva e dinâmica com um Deus vivo e dinâmico. Portanto, se sentir necessidade de mudança, não se mova, mas busque a Deus, se ele se mover, mova-se junto, pelo fé. Lembre-se, no que concerne à chamada individual, a unção não está nos lugares, nas empresas, nas igrejas, mas em nós, se o Senhor nos mandar ir, seremos bênção em outros lugares da mesmas maneira que já fomos em outros.

      "Move-nos, Senhor! Move-nos, Senhor! Move-nos, Senhor, para fazermos a sua vontade integralmente, de maneira que possamos ser felizes, satisfeitos, e encontremos forças para sermos o melhor que somos para ti, e depois, para as pessoas, primeiramente, para as mais próximas, e então para as outras. Move-nos, Senhor, eis a minha oração neste primeiro dia de ano!!".