domingo, julho 31, 2016

Teoria e prática: verifique sempre o equilíbrio

      "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:22-25

      Qual o segredo da sabedoria? É checar teoria com prática, sempre, o tempo todo, se faltar coerência é porque alguma coisa está errada. Ou é a teoria que é precária, incapaz, ou até exagerada, utópica, ou é a prática que é indolente ou não realmente interessada em exercer a teoria, sim, porque tem gente que é profissional em se apaixonar por teorias, e às vezes nem pela profundidade dela, só por seus ensinamentos introdutórios. O problema, é que frequentando muitos cultos, não perdendo eventos, aulas e encontros, podemos acumular teorias demais na cabeça e nos acostumarmos a mantê-las só no pensamento, sem realmente praticá-las no dia a dia.
      Vou dizer algo que pode parecer estanho: às vezes pode ser melhor não ir a tantos cultos, como diz o velho ditado, onde há mais conhecimento, haverá mais cobrança. Não, não digo isso como incentivo a não saber, para não fazer, mas respeitando o limite do homem. Sempre que aprender algo novo, dê a isso o devido valor, reflita profundamente a respeito, medite. Para meditar, o ideal, é estar sozinho, num ambiente mais tranquilo, por isso às vezes ficar em casa, numa noite, com televisor desligado, pode ser mais eficiente para por em prática o que se aprende. Senão nos tornaremos obesos intelectuais, que sabem um monte de coisa, mas que realizam espiritualmente muito pouco desse conhecimento.
      Cheque sempre, compare, teoria e prática, o que você sabe, ouve, diz, e o que realmente vive, isso sim, mais que ser religioso e frequentador de cultos, é agradável a Deus, no final das contas, as pessoas sabem o que você realmente é, que é aquilo que você pratica, não podemos enganar os outros, não o tempo todo.

sábado, julho 30, 2016

Aprenda com a dor

      Se a dor que passamos não for suficiente para retirar de nós a intenção de infligir nos outros a mesma dor, então, seremos privados da honra de aprender com o sofrimento, sofrimento que foi necessário por causa da dureza de nossos corações, seremos apenas seres rancorosos e vingativos, iguais aos que nos infligiram inicialmente dor.

sexta-feira, julho 29, 2016

Gratidão, atitude dos humildes

      O ingrato sofre duas vezes, uma vez por ter feito outro fazer a parte que era dele, e a segunda vez por não agradecer ao que fez algo por ele; a gratidão, contudo, anula dívidas e faz amigos, amigos não cobram favores. Quando você não puder fazer, quando não souber como fazer, Deus coloca alguém em sua vida para fazer por você, o Senhor faz isso por amor e de graça, então não roube a honra que não é tua, nem diga que podia resolver o assunto sozinho, que não precisava de ninguém. Agradeça, de coração, você não precisa ser tudo, fazer tudo, saber de tudo, mas pode ser grato.

quinta-feira, julho 28, 2016

Perdemos a vergonha na cara?

      Sei que os dias são outros, sei por experiência própria, minha geração em especial teve dificuldades para achar a felicidade, e alguns ainda não acharam até hoje. Contudo, e isso é muito ruim, celebramos exceção como se fosse regra, a mais feliz e maravilhosa das regras. As pessoas casam e descasam, têm filho pra tudo quanto é lado, gozam de todos os direitos de uma relação, principalmente as núpcias, mas não querem assumir nenhum dever.
      Moram em casa com  os pais, que pagam muitas de suas despesas, mas aos finais de semana passam nos motéis, isso até que filhos surjam, então, se casam? Não, continuam assim, solteiros, alguns arrumando novos namorados-casos e tendo mais filhos, vários com pais e mães diferentes. Isso tudo até que um dia, sei lá porque razão, resolvem, quando resolvem, oficializar a relação no civil, pra quê?
      Se fosse num posicionamento de assunção de tudo o que se fez de errado, irresponsavelmente, diante de Deus e dos homens, sim, isso teria alguma razão, senão, é só mais uma mentira. A pior é ver pais, da minha geração, que erraram, erraram e continuam errando, apoiando filhos nessa vida sem sentido, achando bonito suas más liberdades, ensinando que isso é normal, é o melhor.
      O mais terrível de tudo, é ver gente que um dia teve uma experiência com Deus, que até foi ministro dentro da casa do Senhor, mas desviando-se e fazendo desviar toda a família do melhor de Deus para as vidas, da regra, aquela que deve ser celebrada, ensinada, honrada. Infelizmente, muitos de nós, perderam a vergonha na cara, retornam às igrejas, as mulheres cheias de filhos e de tatuagens, os homens, repletos de vícios e sem liderança social e espiritual, mas continuam do mesmo jeito, mesmo que disfarçados de "crentes", mudam por fora, mas não por dentro.
      Isso ocorre porque muitos voltam a frequentar igrejas, que em grande parte, não ensinam que tudo tem seu preço, que o perdão de Jesus dá paz e herança espiritual, mas que as consequências neste mundo de tantas irresponsabilidades têm que ser pagas, precisam ser pagas, para que haja amadurecimento. Mas quem quer amadurecer? Todos querem seguir como filhos mimados, mesmo que pobres materialmente, achando que pela fé Deus pode lhes dar aquilo que a vida não deu.

quarta-feira, julho 27, 2016

Quem você pensa que é Deus?

      Você pode estar fazendo uma interpretação totalmente equivocada de Deus, vendo-o como um pai rico, sim, mas mais interessado em dar coisas que em se relacionar com você. Essa ótica pode ser porque você confunde e teima em confundir Deus com uma visão humana e terrena de um pai, talvez o pai que você tem ou gostaria de ter. Você se aproxima com fé de Deus? Sim, isso é verdade, não duvido disso, mas sem qualquer disposição para dialogar, assim se ele não dá, como crianças mimadas, você fica de mal, pior que isso, acha que a culpa por toda a injustiça que ocorre no planeta e em sua vida é de um Deus ausente.
      Não é assim que as coisas funcionam, quer saber como é? Dê-se ao trabalho, em primeiro lugar de fazer a parte que Deus não fará por você, isso implica em estudar, trabalhar, escolher boa alianças nas amizades e no casamento. Isso implica também em ajudar os menos favorecidos, aqueles que sofrem na terra por causa de um homem egoísta e avarento que pensa em si mesmo e não nos outros. Sim, a culpa de tanta gente sofrer no mundo, tantos passarem fome, tantas crianças serem violentadas de uma forma ou de outra, e do homem, que inclui eu e você.
      Depois, de fazer a sua parte, dê um tempo para Deus falar com você, já ouvi pessoas dizendo que buscam a Deus, mas não o encontram. Isso é mentira, na verdade elas encontram, só que não aceitam aquilo que Deus lhes fala, não obedecem, não querem mudar, escolhem sempre a sua verdade e não a de Deus, optam por fazer as coisas, novamente e novamente, do seu jeito. Então, Deus não fala? Não responde? Sim, fala e responde, mas não adianta gritar para aquele que fala e questiona, mas coloca as mãos nos ouvidos para não ouvir as respostas.
      Faça as cosias certas e coisas boas acontecerão a você, caso contrário, seguirá amargo e solitário ou presa de falsos emissários de Deus, que podem vender a você aquilo que você acha que seja Deus, mas não é.

terça-feira, julho 26, 2016

Não se ache por algo que é sua obrigação

      Não se ache superior aos outros por fazer aquilo que é sua obrigação, contudo, feliz é o que faz a obrigação por escolha e com amor, não somente como imposição do destino, isso deixa mais limpo o espelho de cristal da alma para que reflita melhor a luz dos outros no universo. Repito o que já disse aqui tantas vezes: elogie o próximo, promova o outro, incentive o talento e o trabalho, distribua e dê, e depois, descanse. A vida, o mundo, as leis do universo que Deus criou para todos e que valem para todos nesta existência farão com que tuas obras de justiça e luz voltem pra você, em proporção dobrada.

segunda-feira, julho 25, 2016

Saia da trincheira

      Às vezes passamos tanto tempo dentro de trincheiras que ao sair podemos ser surpreendidos com o fato de estarmos sozinhos. O que nos mantinha no buraco era o medo que tínhamos de nós mesmos, na verdade nunca houve inimigos lá fora, estavam todos dentro de nós. 
      O problema principal é que nossos corações acabam se tornando gaiolas onde criamos medos, e criamos como passarinhos de estimação, os matemos vivos, os alimentamos, até cantamos pra eles. Essa atitude psicótica não nos deixa ver a realidade, trocamos as coisas, invertemos valores, vemos amigos como inimigos, desconhecidos como ardilosos projetando planos do mal para nos destruir. 
     Tanta fantasia  assim, só faz nos afastar da vida, das pessoas, das coisas boas e simples. Saiamos das trincheiras, podemos até nos acostumar com elas, achar mesmo que elas são nossos mundos, nossos lares, nossos únicos direitos no universo. Isso é mentira, a vida tem muito pra nos dar, existem tantas pessoas, tantos lugares, tantas possibilidades de sermos felizes a espera que demos o primeiro paço, saindo das trincheiras.
      Pra isso é preciso deixar pra lá o medo, a maior das fantasias, uma mentira que nos faz ver todos como inimigos, e na verdade, como maiores que nós, a razão principal que nos leva a buscar proteção dentro das trincheiras. Se outra realidade for mantida por muito tempo, em nossas mentes, poderemos criar sérias enfermidades psiquiátricas, prejudicando não só a nós mesmos, como àqueles que nos amam e definitivamente não são e nunca foram motivos para nos entrincheirarmos. 

domingo, julho 24, 2016

Só Deus toca o meu coração

      Só uma coisa faz com que eu traia meu orgulho e minha vaidade, o meu coração, quando ele é tocado eu me rendo e me esqueço. Creio em Deus não pelas argumentações filosóficas da Bíblia, o que já seria suficiente, creio em Deus porque ouço a sua voz, falando à parte mais íntima e protegida do meu ser, meu coração. Por mais que os homens me machuquem, que as igrejas me decepcionem, que eu mesmo me canse por ser só homem, Deus me toca, de um jeito especial, e me convence. Nunca o deixarei.

sábado, julho 23, 2016

Profecia: sal na quantia certa

      "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei." Salmos 81.10

      "Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação." I Coríntios 14:1-3

      Profetizar é algo que envolve várias faculdades, espiritual, emocional e física, mas é algo difícil de se definir racionalmente, visto que é intuitivo. Comparo à ação da mulher colocando a mão dentro do saleiro e pegando a quantidade de sal adequada para a quantidade de alimento que está na panela. As cozinheiras realmente experientes, não usam contadores, como uma colher ou duas de café de sal, apenas olhando a quantidade de alimento elas conseguem dosar com olhos e dedos a quantia correta. Se pegar demais, estraga algo que já estava pronto, se pegar de menos deixa sem graça, não incentivará as pessoas a comerem a comida. 
      Profecia é assim, em primeiro lugar tem que ter fê, o "abre a boca" do texto acima, depois conhecer exatamente o que Deus está colocando, "ta encherei", que deve ser profetizado. Se deixar de falar, não cumprirá o objetivo profético, não revelará, exortará ou consolará as pessoas. Se falar demais estragará com coisa de homem aquilo que Deus já tinha entregado e que era perfeito, sem necessidade de subtração ou adição. 
      Outra coisa é a limpeza, a mão da cozinheira precisa estar limpa, se não estiver, mesmo que acerte na quantidade, usará um sal sujo que não dará ao alimento o sabor desejado, assim o profeta precisa estar com a vida em ordem, com santidade de ações e sinceridade de intenções. Palavra entregue por motivo que não seja agradar a Deus, será entregue sem amor, com rancor ou mesmo com frieza, mesmo que tenha o conteúdo de Deus, pela forma ruim, será desprezada pelo que recebe.
      Contudo, é importante estar sempre avaliando profecias, casando palavras com fatos, sejam as que recebemos, sejam as que falamos, seja de maneira mais "clichesada", "imitando" as posturas do novo testamento, seja como estudo bíblico, de forma mais intelectual e contemporânea, sim, porque não achem os pentecostais que os tradicionais não profetizam, profetizam sim, mas sem tanto estardalhaço emocional. Eles não tem em seus corações o mesmo Espírito Santo ensinador que vocês têm? Portanto, sem arrogar exclusividade, Deus é bom para todos.  

sexta-feira, julho 22, 2016

Qual o seu preço?

      “Todo homem tem seu preço, diz a frase. Não é verdade. Mas para cada homem existe uma isca que ele não consegue deixar de morder.”
― Friedrich Nietzsche

      O tamanho da tentação é relativo ao tamanho do valor do cristão, cristãos fracos se vendem por pouco, contudo, os mais valorosos serão confrontados por setas especiais e competentes do reino das trevas. Não pense que os diabos tentarão comprá-lo com algo fácil pra você dizer não, com tentações conhecidas e já vencidas por você, eles aumentarão seu preço, tocando em algo que realmente tem valor pra você, ou por necessidade física, ou por argumentação ideológica, ou por honra afetiva para suas carências emocionais. Para Jesus, que encarnado foi o homem perfeito, segundo o plano de Deus, Satanás veio em pessoa tentá-lo, e não pense que foi fácil para Jesus dizer não, se fosse não seria tentação.
      Assim não se surpreenda, se alguém muito especial, que você gosta, com as qualidades que você admira e gostaria de ter, com os seus valores mais íntimos e legítimos, te procurar, entrar em sua casa, e vier até você com uma proposta de vida. Quem é essa pessoa (ou ser) e o que ela proporá? Não sei, varia de pessoa para pessoa. Pode ser uma mulher bonita, elegante e inteligente, um homem atencioso, rico e lindo? Sim, se esse for seu preço. Pode ser uma proposta de ganho financeiro alta e perfeitamente compatível com suas habilidades? Sim, se dinheiro for seu preço. Pode ser um status dentro de uma igreja? Sim, também se esse for seu preço para não seguir a Jesus. Pode ser físico, ideológico, emocional, dinheiro, argumentação ou honra, mas esteja ciente, os diabos sabem o seu preço e acompanham de perto a reavaliação diária que você faz dele, estarão sempre prontos para te comprar.
      Nem preciso dizer o óbvio, que um filho de Deus não tem preço, que Jesus já pagou um alto preço na cruz, que nada que o mundo ou os diabos dizem poder nos dar é melhor ou maior que a aquilo que Deus nos dá. Contudo, essa obviedade na prática, não é tão certa assim, o tempo todo os cristãos estão se vendendo, pelos prazeres carnais, pelas vaidades, pelo conhecimento, ou mesmo pelo carisma de um falso profeta e pelo poder de um ministério, tome cuidado e fique esperto.

      "E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Mateus 4:9,10

quinta-feira, julho 21, 2016

Quem está preparado para a verdade?

      Poucos, muito poucos, a verdade espiritual universal podem dizer que encontraram, enquanto conhecem só uma versão manipulada, filtrada e parcial dela. Essa verdade de fato nunca será conhecida por ninguém integralmente, mas só entendem isso os que a vislumbram de longe. A diferença não está na verdade, ela é imutável, mas no coração do que a vê: o sábio conhece que só vê parte do todo e que precisará caminhar mais para ver os outros pontos de vista. O tolo acha que seu ponto de vista é o todo e ficará lá, estacionado, ocioso, adquirindo gordura emocional, cada vez mais pesado para seguir em frente e saber mais sobre a verdade.
      A verdade pessoal de cada um de nós, têm direito os que carregam as pedras conosco no caminho, não aqueles que só chegam para o final e batem em nossas costas para aparecerem no selfie e mostrarem para outros, seus amigos reais, que são pessoas verdadeiras. A verdade privada, a mais íntima, ganham direito os que leem os longos textos de nossas vidas, não só resenhas e sumários. Aqueles que se dão ao trabalho de olhar para nós tanto quanto olhar para si mesmos, esses têm direito às nossas lágrimas mais amargas, mas também às nossas risadas de satisfação profunda pelas conquistas que tivemos.
      O texto acima é uma introdução, é o que eu posto geralmente no Facebook para que não cristãos possam ler, já que esses, apesar de resistirem ao evangelho, costumam filosofar, pensar, questionar mais que os cristãos. O ideal seria que filosofando se chagasse a Deus e os que o encontram, continuassem questionando e conhecendo a verdade. Deus deu inteligência e sensibilidade ao homem, e isso é indiferente se o homem possui ou não o selo do Espírito Santo. Essa inteligência e essa sensibilidade, se forem sinceras, podem conduzir o ser humano até a porta da verdade, mas para entrar, tem que ter a fé que é dom de Deus, através do Espírito Santo.
      Muitos de nós cristãos, contudo, entram e se acomodam, isso é até normal, visto que em Deus achamos paz, consolo, libertações, mas não podemos estacionar, senão, o estado de contemplação acabará sendo cela, como qualquer outra coisa, ao invés de impulso para seguir em frente. "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12:2-2.

quarta-feira, julho 20, 2016

Você realmente quer ser livre?

      "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31,32

      Encarcerados patológicos sempre buscarão como amantes e amigos, não quem lhes abra portas para serem livres, mas carcereiros, que tenham com eles relações sado-masoquistas. Prisioneiros de si mesmos, não admitem mundo maior que suas celas e passam a odiar quem lhes oferece liberdade. A liberdade nos confronta com coisas desconhecidas, sobre nós, sobre tudo, o desconhecido sempre causa medo. Mas quem não quiser ter medo, não saia de casa, na saia da igreja ou empresa que se relaciona há anos, não deixe a cidade, e nem busque a felicidade. Só tem uma coisa que pode nos fortalecer para enfrentarmos o medo que a liberdade causa, a fé, tão grande e misteriosa quanto as bênçãos que advêm dela. 

      "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido." João 11:40,41

terça-feira, julho 19, 2016

A verdadeira espiritualidade

      "Mas ele calou-se, e nada respondeu. O sumo sacerdote lhe tornou a perguntar, e disse-lhe: És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?" Marcos 14.61

      E quando você se acha o esperto, retórico, buscando ser admirado, entende que aquele que está quietinho e diz que te admira, é na verdade quem mais tem pra te ensinar, ser admirado e ouvido por você. Nunca saberemos quem são os homens realmente sábios, pertencem a uma ordem secreta que é secreta não por esconder segredos antigos ou poderes ocultos, mas por anular egos em benefício dos outros. A verdadeira espiritualidade é discreta sempre, não só quando é conveniente, a verdadeira espiritualidade não é objetivo a se alcançar num futuro, mas escolha de renúncia que se faz agora, neste exato momento.

segunda-feira, julho 18, 2016

Deus está em nós porque estamos nele

      Deus está dentro de você, no seu coração e você o leva consigo. Acostumamos a ouvir isso nos púlpitos, e na verdade sentimos isso, seja lá em que local físico localizamos o centro de nossas emoções em nossos corpos. Hoje se diz coração, mas se pensarmos bem, o centro de nossas emoções esta no meio do nosso corpo, nas vísceras, nos intestinos. Não, não se assuste, isso não é uma análise biológica, científica, mas não dizemos assim, quando estamos com medo de algo, que estamos sentindo um frio na barriga?
      Agora pense comigo, essa coisa de dizer que Deus está dentro da gente, não é um pouco limitador para Deus? Como Deus, criador e sustentador do universo pode caber dentro de nós, reles seres humanos em um planeta dentre outros milhões de seres humanos como nós? Não seria mais correto dizer que somos nós que estamos dentro de Deus? Assim, não limitamos Deus a nós, nem nos fazemos proprietários exclusivos dele, o que estabelece em si só um conflito já que muitos outros dizem que também têm Deus dentro de si. Só se Deus for divisível, então terá uma parte dele em cada um daqueles que são seus filhos. Mas então não teríamos Deus inteiro dentro de nós, não o conheceríamos no seu todo, mas só na parte que nos pertence.
      Mas se considerarmos que somos nós que estamos dentro de Deus, então damos a muitos outros o mesmo direito, já que em Deus, infinito, todos cabem, mesmo aqueles que não são seus filhos por opção. E não é isso mesmo, se tudo colabora para o bem daqueles que amam a Deus, se ele tem tudo em suas mãos, se Deus controla o sistema que organiza e ativa tudo, o planeta, os ecossistemas, os reinos animal e vegetal, terra, águas e ar, nós também fazemos parte desse sistema.
      Somos partes importantes, mas tanto quanto as outros, e assim como outros seres, espaços e tempos interagem conosco, nos beneficiam, nos disciplinam, nos cobram, nos abençoam, nós também somos partes proativas para interferir nas vidas de outras pessoas. Mesmo que não façamos nada e mesmo aqueles que fazem o mal, estão dentro desse sistema, estão em Deus, e assim, sob suas mãos, suas ordens, seu conhecimento, e nada acontece sem que Deus permita. Deus está dentro de nós, sim, mas porque nós estamos dentro dele.

domingo, julho 17, 2016

Aos professores de música

      Todo profissional completo, maduro, realmente com sensibilidade, terá vitória sobre vaidades e egoísmos, pelo menos para compartilhar sua experiência artística como professor. Estude, toque, ganhe seu dinheiro honestamente, mas passe seu conhecimento, e muitas vezes sem receber um tostão por isso.
      Isso elevará você a outro nível, passará do homem que desempenha ofício para sobrevivência e que se diverte com sua arte, para alguém ocupado em deixar um legado, uma herança, não só para si, mas para os outros, para a humanidade, para o universo, isso é mais que material, é espiritual, é fazer discípulos. 
      Se não vivermos aqui e entendermos isso, não terá valido a pena tudo o que passamos. Tenha certeza, se tiver essa humildade, essa generosidade, essa evolução, essa espiritualidade, o retorno financeiro digno e o respeito baterão à tua porta naturalmente, e talvez no momento em que você mais precise.
      Seja paciente com admiradores, professor dos iniciantes, amigo dos pares e atento aos mestres, esteja longe dos inimigos, perto da família, esperto com o mal não duvidando de suas artimanhas, confronte o hipócrita na cara, mas saiba quando silenciar a alma, chorar com o coração e se entregar sem proteções.

sábado, julho 16, 2016

Ciência: um milagre de Deus

      No mundo atual, pouco é preciso de ação sobrenatural de Deus, a ciência, um milagre dos céus, conquistada pela inteligência que o homem possui e que foi dada pelo Senhor, é suficiente para cuidar da maioria dos aspectos da sobrevivência humana, principalmente os cuidados médicos. Infelizmente muitos cristãos, equivocadamente, desprezam a ciência, e os não cristãos, idolatram a ciência, poucos usufruem de forma equilibrada de tudo. Não que Deus não continue podendo fazer o impossível, mas o homem do século XXI é bem diferente daquele do primeiro século, ou daquele do antigo testamento, além do mais, que milagre sobrenatural é maior que a salvação e o perdão que temos gratuitamente por Cristo? Mas ainda assim muitos evangélicos modernos teimam em deixar para Deus algo que é trabalho deles.

sexta-feira, julho 15, 2016

Rápidos para o bem

      Pense melhor, ao dificultar ajuda a alguém, você pode ser o único que pode ajudar no momento, se não fizer, ninguém mais o fará, podemos ser a única chance de alguém, colocados num lugar certo para fazer a coisa certa com uma pessoa específica, tudo o mais se tornará secundário, esteja esperto. Sejamos sempre ligeiros e voluntariosos para fazer o bem, mas ausentes mesmo da intenção do mal.

quinta-feira, julho 14, 2016

É proibido proibir, tem certeza disso?

      Os tais relativistas atuais, chamam os cristãos de extremistas, mas têm a ideia extrema de que todo mundo tem direito a tudo, assim, hipócritas que se acham mais livres que os outros, para pousarem de "pós-pós-pós-modernistas", nunca dizem não. 
     Eles acovardam-se e parecem ter medo de falar em alto e bom som: isso está errado; se tornaram tão absurdamente críticos que acabaram achando errado mesmo o direito de criticar. 
      Tenho pena dos filhos de pais assim, se é que tais pais tiveram coragem de criar filhos e assumir famílias, certas coisas, contudo, só parecem legais aos vinte e poucos anos, com álcool e maconha na cabeça, numa roda de amigos, ouvindo rock&roll, a realidade é bem outra.

      "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Gálatas 5.1

quarta-feira, julho 13, 2016

Quando é melhor desistir

     Uma grande derrota numa batalha pode ser a vida gritando pra você que você está lutando na guerra errada; acredite, na guerra certa, você terá batalhas difíceis, mas será vitorioso, porque é a sua guerra, não do outro, e só você pode vencê-la.
       Repetindo algo que já disse aqui, e em primeiro lugar, para mim mesmo: quando Deus nos manda lutar, a vitória é certa, se estamos fazendo tudo certo e ainda assim perdendo a guerra, depois de já ter tentando de todas as formas, é porque estamos lutando uma guerra que Deus não nos mandou lutar.
      Assim, muitas vezes, Deus precisa deixar acontecer uma derrota humilhante, para que nós acordemos e nos coloquemos na direção certa, obedecendo a ele e entrando na guerra que ele realmente tem pra nós. Nessa, pode ter certeza, a vitória é certa.

terça-feira, julho 12, 2016

Filosofia na prática só em Cristo

      Só em Jesus, para colocarmos em prática todas as verdades que aprendemos.


"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Gálatas 2:20

segunda-feira, julho 11, 2016

As igrejas são carros, Jesus é a estrada

      A igreja, e me refiro à igreja com letra minúscula, portanto à igreja local, ligada a uma denominação, a uma instituição, não a Igreja com letra maiúscula, o corpo espiritual e mundial de Cristo, bem, essa igreja, é um carro, não é a estrada. Ela, quando nas mãos de Deus, pode nos conduzir pelo caminho, o caminho é Cristo, contudo, como carro, pode parar, quebrar o motor, até se desviar da rota. Nesse caso, devemos descer do carro e pegar outro, para seguir pela estrada, pelo caminho, que á a vontade maior de Deus para as nossas, vidas, Jesus Cristo através do Espírito Santo.
      Muitos idolatram o carro, e se esquecem da estrada, muitos acham que seu carro é o melhor, e mais, o único legítimo de conduzir o cristão, isso existe principalmente nas igrejas mais antigas, nas denominações mais tradicionais, e muito na igreja cristã mais antiga do mundo, a Católica. Nessa última, vemos a salvação e a comunhão com Deus ensinada como presente na ligação com a igreja, com a instituição, com o carro, sendo, que o caminho, Jesus, é relegado, na prática doutrinária, a segundo plano.
      Cuidado, o carro, por mais confortável e estável que pareça, por mais tradicional e legítimo que se venda, é só um carro, o mais importante é a estrada. Jesus, o único caminho, não pertence a carro nenhum, não á propriedade exclusiva de um objeto de condução, ele é muito mais que isso, é independente, livre. Jesus é o caminho, é pra ele que você deve olhar, não para o carro, não para o interior aparentemente protegido, confortável e fechado de uma denominação, de uma igreja local. O caminho pertence a Deus, não aos homens, e é nele que você deve fitar os olhos e seguir. 

domingo, julho 10, 2016

Gananciosos, hereges e manipuladores

      "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 
      Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. 
      Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."
      "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. 
      Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vô-lo tenho predito. 
      Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus 24:4-13,21-27

      Pastores gananciosos, hereges e manipuladores! Tenho repetido essas três características do que eu entendo que sejam dos falsos profetas dos últimos tempos.
      Quem tenta em primeira lugar é a carne, e ela tenta basicamente em duas áreas: área sexual e área financeira. Quando o líder começa achar que ganha pouco e que tem direto a ter mais confortos e luxos materiais, assim como quando ele acha que pode ter mais que a relação única, exclusiva e santa de uma mulher, na aliança madura e duradoura do casamento, ele começa a olha para fora, para o mundo, para o diabo, do que para Deus e para os valores espirituais e interiores. Essa é a porta que o diabo usa para entrar, sempre foi assim e sempre será, e um homem entrará por ela quando perder o foco, parar de olhar para o Senhor, se esquecer de se humilhar diante da presença de Deus, achar-se suficiente para caminhar sozinho.
      Sem a presença de Deus, o Espírito da verdade, depois de ser ferido e rejeitado muitas vezes, se afasta, sensível e sábio que é, sem a sabedoria de Deus, o homem recorrerá à heresia, ao engano, para continuar liderando, para não perder o status de pastor, para não deixar de ter direito a todo o poder político, social e econômico que ele pode até ter conquistado, mas pelo Deus que ele agora se esquece. Na carne, longe de Deus, o Senhor entrega o homem nessa condição à mentira, mas como o homem sabe que foi através da palavra que ele chegou onde chegou, ele continuará usando a palavra, só que agora de maneira errada. Texto fora de contexto, metáforas espirituais como promessas ao pé da letra, mas sempre exigindo das pessoas sacrifícios humanos, força de homem, já que herege o pastor perde a noção da graça e da sabedoria de Deus.
      Assim, de uma entregador das promessas recebidas diretamente das mãos de Deus em oração, com um coração quebrantado, o herege passa a ter que manipular emocionalmente as pessoas tentando fazer na carne a persuasão que antes o Espírito Santo fazia. Agora, ao invés de Deus convencer as pessoas, é a oratória humana, o carisma do homem, os dons carnais, emocionais e até espirituais, mas do mal, é que têm liberdade para agir num culto. Vencido pela ganância, dominado pela heresia, de pastor, o líder vira um bruxo, seduzindo e enganando, criando ritos e feitiços, mesmo que maquiados com textos bíblicos, para dar aos enganados algum artifício para obter seus pedidos. Então, um povo que não quer ouvir a voz de Deus, ajunta-se ao falso profeta, que fala as coisas que esse povo quer ouvir.
      Triste, sério, perigoso, mas esse é o caminho que leva muitos originalmente com chamada de Deus a se tornarem falsos profetas, pastores gananciosos, hereges e manipuladores. O diabo fica satisfeito, não precisa mais tirar da igreja, afastar da igreja, ele conseguiu, subverteu a igreja e as pessoas podem ficar confortavelmente dentro dela, desviadas e condenadas. Quanto aos justos, ao protestante que protestam, aos que seguem fieis no Espírito de Elias e de João Batista, se encontram sozinhos, abandonados? Por homens, mas não pode Deus, desses o Senhor continua cuidando, com carinho, esses são os que serão arrebatados, que serão separados na primeira e mais bem-aventurada leva, são os que serão poupados da pior era que esse mundo enfrentará.

      "E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus." Apocalipse 19:6-9

sábado, julho 09, 2016

Protestante, proteste! (II)

      Enquanto a maioria dos evangélicos divide o mundo entre os que vão para o céu e os que vão para o inferno, pastores hereges, gananciosos e manipuladores dentro das igrejas mandam evangélicos para o mundo. A última estratégia do inimigo é manter o homem em igreja errada, e não, impedi-lo de entrar na igreja. 


sexta-feira, julho 08, 2016

Protestante, proteste!

      Cristão Protestante, proteste ! A reforma só acaba no céu. Contra falsos profetas, ministérios-empresas, pastores gananciosos, pregadores e cantores manipuladores emocionais. Até quando? João Batista só parou quando cortaram-lhe a cabeça, e nós? 


quinta-feira, julho 07, 2016

Idade mínima para exercer certos cargos

      Valorizo estudo, mas penso que para certos cargos a pessoa tinha que ter também maturidade humana; obviamente maturidade é algo subjetivo, alguns amadurecem cedo, outros nunca, mas ajudaria para certas funções, um limite mínimo de idade, como para juízes e psicólogos.
      Será que uma garota de 20 e poucos anos tem maturidade suficiente para administrar terapia ou decidir como juiz, funções que exigem mais que acumulação de conhecimento intelectual, mas discernimento moral, vivência social, experiências que conferem ao homem um respeito realmente sábio para com o ser humano?
      O critério de conhecimento intelectual não deve ser exclusivo, tem "enciclopédicos" doutores que não tem qualquer inteligência para tratar o ser humano, dariam certo em outras carreiras, envolvidas com tecnologia e máquinas, não para cuidarem de almas, auxiliar em suas curas ou decidir sobre seus destinos.
      Para os cristãos, reflitam até que ponto é sábio, pastores de vinte e poucos anos se formarem em seminários e já irem para o campo. Jesus não começou seu ministério antes dos trinta anos, que diríamos nós. A pessoa diz que tem chamada? Muito bem, pode até fazer seminário, mas esperem seus lideres até darem para ela o título de pastor. Que sirva numa igreja, até administre missões e congregações, mas sob supervisão de alguém mais maduro.
      Eu tenho um posicionamento ainda mais sério, penso que um pastor deveria fazer um curso superior secular, antes do seminário, sim, podem haver exceções, de acordo com a pessoa, suas condições financeiras e mesmo urgências da obra. Mas um homem e uma mulher aprendem muito convivendo com a realidade do munto, com hierarquias, remuneração, responsabilidades. Muitos pastores administram errado porque de fato nunca tiveram experiências com a realidade.

__________#__________

      Eu poderia estender mais o assunto, mas aí falaria do meu posicionamento ainda mais extremo, que pensa que pastor deve sempre, salvo exceções, ter trabalho secular e não depender financeiramente de igrejas, você que me acompanha no blog sabe o que eu penso sobre a igreja evangélica brasileira atual, já falei sobre isso outras vezes. A não ser que seja missionário mandado lá pro meio da África, mas isso muitos pastores não querem, querem é ficar em centros urbanos, ganhando bem e trabalhando pouco.
      Uma vez ouvi uma irmã dizendo, em defesa de um líder, "mas esse pastor sofreu pra caramba no início de sua carreira, merece ter algo algum conforto". Bem, o tal pastor ainda não tinha 50 anos e já estava construindo casa própria em condomínio de classe média, estava colhendo os frutos cedo, e por outro lado, quem, que em início de carreira, casado e com filhos, também não passa maus bocados? Não precisa ser pastor, que é um ofício tão honrado como qualquer outro.

quarta-feira, julho 06, 2016

Sistema de cotas, educação e poderes ocultos

        Cota em instituição de ensino, uma das coisas mais preconceituosas que existem, disfarçada justamente do oposto, que valoriza a diferença de cor de pele e descendência e não capacidade e esforço individuais. É algo tão insano que se for obedecido à risca fica ridiculamente inviável, principalmente num país como o Brasil com tamanha diversidade imigratória. Não iguala, separa, abaixa o nível de ensino e acirra ainda mais as "diferenças". Cota para estudantes de escola pública também abaixa o nível das universidades, não porque os estudantes não recebem ensino de qualidade nas escolas públicas, mas porque não são cobrados. A falta de cobrança segue orientação que as escolas recebem do estado para que reprovem o menos possível, assim saem formados, mas com um nível baixo e entrarão nas universidades, pelas cotas e sem preparo.
         A Unicamp, órgão de ensino reconhecido em todo mundo pela qualidade, anunciou que nesse ano bateu o recorde de aprovação para alunos de escolas públicas, isso é bom? Case isso com as estatísticas do nível dos alunos de escola pública, está cada vez mais baixo. Quer dizer, vai na contramão da exigência de quem tem que entrar pelo esforço e estudo em estaduais ou federais, incentiva o ocioso, desmotiva o esforçado. Mas por que isso é interessante? Porque dá pra uma grande maioria a sensação de conquista de direitos na sociedade, maioria que vota e elege a corja de corruptos já conhecidos. O "pão e circo" dos romanos mudou de cara, mas continua sendo objeto de manipulação de poderosos sobre a massa, mesmo que disfarçado de diplomas de cursos universitários, vejam só o números de faculdades "meia-bocas" que surgiram ultimamente.
      Contudo, nós elegemos, criticamos, depomos políticos, achando que estamos tendo acesso a quem governa, ingênuos que somos, quem realmente manda e mantêm políticos são donos de corporações, que ficam escondidos, aos quais não temos acesso. Governos mudam, mas essas empresas estão há séculos comandando o mundo, impondo-nos gostos, escravizando-nos. Muitos nem sabem, mas políticos criam leis e executam políticas para acatarem normas ditadas por ONU, Unicef, Unesco e OMS, etc, só para terem acesso a verbas vultuosas, que não serão obviamente usadas para o bem do povo, povo que é obrigado a obedecer tais políticas mesmo não concordando com elas. Esse sistema de cota é arquitetado por esses tais poderes, assim como outras coisas como cartilha de educação sexual, valorização de folclores e mesmo campanhas de vacinação.  

__________#__________

          Segue parte do texto "Os 10 mitos sobre as cotas", leia-o na íntegra no link:

1- as cotas ferem o princípio da igualdade, são inconstitucionais.

2- as cotas subvertem o princípio do mérito acadêmico, único requisito que deve ser contemplado para o acesso à universidade.

3- as cotas constituem uma medida inócua, porque o verdadeiro problema é a péssima qualidade do ensino público no país.

4- as cotas baixam o nível acadêmico das nossas universidades.

5- a sociedade brasileira é contra as cotas.

6- as cotas não podem incluir critérios raciais ou étnicos devido ao alto grau de miscigenação da sociedade brasileira, que impossibilita distinguir quem é negro ou branco no país.

7- as cotas vão favorecer aos negros e discriminar ainda mais aos brancos pobres.

8- as cotas vão fazer da nossa, uma sociedade racista.

9- as cotas são inúteis porque o problema não é o acesso, senão a permanência.

10- as cotas são prejudiciais para os próprios negros, já que os estigmatizam como sendo incompetentes e não merecedores do lugar que ocupam nas universidades.

terça-feira, julho 05, 2016

Se pediu perdão, fique em paz

      Toda vez que você procura alguém para tentar uma aproximação, principalmente quando o motivo da separação foi um erro seu, você está caminhando para a luz e jogando luz sobre a vida da outra pessoa. Se ela não aceitar a reunião, fique tranquilo, você fez a sua parte, a luz continuará sobre você e Deus no momento certo usará sua iniciativa de luz para tratar com a pessoa.
      Assim siga na paz do que obedeceu a Deus e está debaixo do perdão de Deus, para esse nenhuma acusação pesa. Isso é imensuravelmente maior que o que pensa e faz qualquer homem contra você, seja quem for, em que posição estiver ou que poder tiver neste mundo ou no mundo espiritual. O sangue de Jesus sempre nos perdoa de todo pecado.

segunda-feira, julho 04, 2016

A Bíblia nunca aprovou violência contra outras religiões

      "Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para vos dar a terra de Canaã, para ser vosso Deus." Levítico 25:38

      "E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus. Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento." II Crônicas 14:2-4

      "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões." Mateus 21:12,13

      Entrei em meu Facebook hoje (7/04/16) e encontrei dois links de uma pessoa ligada, pelo que eu entendi pelo Facebook dela, ao tal pastor Tupirani (confiram o Facebook dele no link que aliás já declara suas atenção no nome "A Grande Prisão - Pr. Tupirani"). Esse é o líder que conforme o site Extra do globo.com (confira matéria no link) promoveu violência verbal e mesmo material contra outras religiões e outros grupos sociais. Segue a resposta que deixei para esse líder e seu grupo na página da tal ""igreja"":
__________#__________

      "Os meios não justificam os fins, mesmo fins ditos cristãos e bíblicos; agir com estupidez e violência, nas palavras ou em atos vai contra tudo o que Jesus pregou, esse marketing de vítima e de perseguido é falso, é manipulador, glorifica o homem, não a Deus, aliás nessa página do Face vejo o nome de um líder repetidas vezes, mas não vejo o nome de Jesus; 

pobres dos que seguem um líder assim, coitado de você, será responsável por essas almas, dito "pastor"; mudem de vida enquanto as consequências de seus atos ainda não chegaram a extremos sem volta, senão se transformaram em monstros tão horrorosos quanto os monstros de outras religiões extremistas que vocês dizem combater como "justiceiros"; 

nos extremos há semelhança, mesmo que achem lutar por coisas distintas, a diferença, contudo, está no equilíbrio; o mais trágico, porém, e que vocês não entendem, ou entendem (se forem mais manipuladores que já parecem ser), é que esse tipo de atitude só prejudica mais o evangelho, coloca os não cristãos como vítimas e os cristãos como agressores, isso motivará políticos e outras ordens a perseguirem ainda mais o evangelho".
__________#__________

      Na Bíblia não existe uma citação incitando povo de Deus a destruir povos de outros deuses. Somente em três situações vemos violência contra povos de outros deuses, no meu entender:

1ª quando Deus dava uma nação para Israel e permitia que seu povo conquistasse as terras dessa nação, o que basicamente ocorreu com Moisés e Josué, no início, quando o Senhor ainda estava formando a nação de Israel;

2ª quando o próprio Israel se desviava e construía templos a outros deuses em sua própria terra, portanto, um Israel desviado estava sendo disciplinado para voltar a aliança original com Deus;

3ª quando Jesus expulsou os comerciantes do templo de Jerusalém, portanto, um lugar de culto de sua própria religião, não de outras, que se desviava e que Deus autorizava Jesus a executar disciplina.

      Veja que em princípio a disciplina, que no caso do Antigo Testamento podia ser violenta, como característica de toda a cultura da sociedade da época, bem diferente de hoje em dia, é permitida para ser feita pelo povo de Deus dentro de seu território, quer dizer, Israel disciplinando a Israel, não a outras nações ou religiões, a não ser no início quando Deus ainda construía a nação hebráica. Mas isso só acontecia quando o povo de Deus se desviava, já que em tempos de comunhão com o Senhor e com sua religião, o povo seguia em paz e prosperidade dando testemunho aos de outras religiões através de sua prática de vida, não com qualquer tipo de combate externo contra aqueles que não eram povo de Deus e nem tinham a religião autorizada pelo Senhor.
      A guerra do povo de Deus nunca foi e nunca será por imposição, mas por testemunho de vida, uma guerra silenciosa e espiritual. Contudo, muitos, ao meu ver por sérios problemas psiquiátricos ainda não resolvidos, se acham no direito de violentarem os que pensam diferentemente, equivocadamente no papel de vingadores, isso nunca foi evangelho. Quer fazer batalha contra o diabo? Ore, jejue e caminhe no mundo em santidade e humildade, quebrar imagens de gesso ou destruir centros espíritas, isso sim, colocará supostos soldados da luz guerreando com armas das trevas, o que deixará o único e verdadeiro Deus da luz fora desse embate.
      Ande na luz, combata a guerra da luz e com as armas da luz, qualquer desvio desses três pontos, será trevas. 

domingo, julho 03, 2016

Enquanto houver egoísmo, vaidade e arrogância, haverá dor

      Se dói é porque ainda não morreu, quando morrer, a dor acaba, então, não resista, deixe ir, mas que morra o egoísmo, a vaidade, a arrogância, para que viva o amor, a generosidade e a paciência. Enquanto resistimos, Deus permite injustiças, maldizeres, violências, mesmo acidentes e faltas. Por que Deus nos quer fazer sofrer? Não, ao contrário, Deus quer que sejamos felizes, sem dores, mas isso só acontece quando o ego morre, assim a vida nos manda seus revezes para que revele aquilo que existe em nós e que ainda precisa morrer.
      E quer saber? Quando morrer a vida continuará enviando revezes, mas não farão mais diferença, não doerão mais, simplesmente porque não acharão em nós moradia, caixas construídas de egoísmo, vaidade e arrogância. Sem elas a dor não terá lugar pra ficar e irá embora, passará por nós que já aprendemos a ser amorosos, generosos e pacientes.
      Se a dor desaparecer, é sinal que você parou de lutar, então verá Deus lutando por você. Você abriu mão do egoísmo, então o Senhor lhe dará abundância, você abriu mão da vaidade, então o Senhor lhe dará honra, você abriu mão da arrogância, então o Senhor lhe dará paz sem fim, que não precisa se defender, se justificar, se explicar, mas que deixa Deus aparecer e ser glorificado.

sábado, julho 02, 2016

Santidade, amor e fé

      Santidade é fidelidade, amor é paciência e fé é descanso, três reflexões que já fiz aqui, mas sinto de repetir, salientando alguns pontos. Como virtudes importantes que são, que refletem a essência da vida espiritual que agrada a Deus, são justamente as mais simuladas pela carne. Se forem realmente espirituais, glorificarão a Deus ao mesmo tempo que Deus habilitará o homem para experimentá-las em verdade. Se forem imitações humanas, honrarão o homem e não resistirão ao tempo, visto que o homem não tem forças para mantê-las.
      Santidade é fidelidade, isso implica em alianças, com Deus, com as pessoas com o trabalho, isso move o homem a se relacionar e a tratar pessoas e coisas com justiça, isso é santidade que glorifica a Deus, é virtude espiritual. A simulação da carne faz justamente o contrário, ao invés de aproximar, distancia, os que tentam ser santos com as foras humanas recorrem a mosteiros, conventos, lugares de reclusão e isolamento. Cometem o equívoco de achar que o pecado está nas pessoas, no mundo, fora do homem, o pecado está no coração, mesmo no alto do Tibete, enclausurado, a carne lutará contra o espírito levando o homem a pecar impedindo qualquer possibilidade de santidade.
      Amor é paciência, isso implica em tempo, e novamente nas alianças. Por que em tempo? Amar é resistir ao egoísmo, as necessidades de pessoais de vaidade, a dominar e elevar-se. Não é algo que se executa num ato de paixão carnal, a paixão sempre acaba, mesmo a mais sincera e genuína delas. O amor resiste ao tempo, transforma o homem de maneira que seu ego fique em segundo plano, para que o outro seja considerado, honrado, cuidado, perdoado, amado. Quem diz que ama, mas não sabe dar tempo para as pessoas, para Deus, quem diz que ama, mas não tem paciência, mesmo consigo próprio, não ama, nem aos outros, nem a Deus, nem a si mesmo.
      Fé é descanso, não é força, e de novo aliança. Quando se acredite em alguém, se descansa na palavra que alguém disse, quando se crê em Deus, a mente se aquieta, o coração se acalma, as próprias forças cessam, para que a força do objeto em que se crê realize sua vontade, mesmo que seja só uma promessa. Por não ser força, não é melhor por ser grande, mas é efetiva, por ser certa, segura. Quem crê em Deus confia que ele vai fazer, indiferente da força que o crente tem, dos créditos que o crédulo possui, já que o que Deus pode fazer pelo homem não tem preço, qualquer sacrifício que o homem fizer será inútil como pagamento para que deus aja, basta-se apenas crer e descansar.
      Ainda há muito a se aprender sobre santidade, amor e fé, vamos caminhando e conversando com Deus, através de Jesus o Espírito Santo é suficiente para nos ensinar a sabedoria que os sábios, filósofos, cientistas e artistas desse mundo, não sabem, e que Deus nos revela aos poucos, porque ele é fiel, tem paciência e acredita em nós, muito mais do que pensamos ou imaginamos. 

sexta-feira, julho 01, 2016

Ateísmo: mais sobre

      Não vejo homens sendo ateus por concluírem, após lerem, conhecerem e argumentarem, que essa é a visão mais sensata para eles, vejo, principalmente entre os jovens, gente se dizendo ateu só por estar revoltada contra religiões, na maior parte das vezes, filhos de cristãos hipócritas e legalistas que nunca viveram de fato o cristianismo e que não criaram seus filhos realmente no caminho do evangelho. Seja como for, optar por uma coisa por ódio a outra coisa, não leva a nada, o ódio nunca leva a nada, e nivela quem odeia a outros, que parecem pensar diferentemente dele, mas que também têm o ódio em comum.
      Mas na verdade ateísmo é algo impossível, não para quem vive de fato, pode ser uma utopia para jovens que querem um álibi para fazerem o que querem sem sentirem culpa, sem sentirem que serão cobrados por alguém. Na maior parte das vezes, ateus são satanistas disfarçados, que enganam muitos jovens que nem sabem disso. Revoltados com as religiões? Bem, toda pessoa sensata se revolta com o estado das religiões no mundo atual, principalmente das religiões cristãs, mas isso sempre foi assim.
      O cristianismo original como instituição não durou dois séculos, corrompeu-se como qualquer outra coisa que o homem tenta controlar, contudo, Deus não se corrompe. Mesmo que todas as religiões cristãs se desviem, Deus permanece o mesmo, ainda podemos ler os evangelhos e entender o caminho original, primitivo e puro que Deus deseja para o homem, o caminho que Jesus encarnado ensinou. Quem conhece a Deus, não o deixa, segue com ele, aprende com ele, é transformado por ele, no dia a dia, na prática de uma religião que só Deus de verdade pode dar, melhor, mais profunda, mais sábia que qualquer crença ou ausência dessa, por ódio ou mesmo por um suposto amor. Amor de fato só existe em Deus, através de Cristo, pelo Espírito Santo.