segunda-feira, outubro 31, 2016

A mulher bonita

      O que deixa uma mulher feia é ela achar que sua beleza é sua melhor qualidade. O que você mostra na vitrine é o que você quer vender. Quem se diz espiritual ou intelectual, mas expõe o próprio corpo mais que qualquer outra coisa, na verdade é carnal. A mulher inteligente e sensível será naturalmente e elegantemente feminina, ela atrairá para si um homem igualmente inteligente e sensível.

      "Boaz lhe respondeu: "O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa." Rute 3.10-11

domingo, outubro 30, 2016

A igreja que funciona

         Jesus morreu perto do ano 33, João evangelista, o último apóstolo vivo, perto do ano 103. No século IV, a igreja já estava completamente desviada e virou a seita pagã Católica, não durou 300 anos a igreja primitiva original. 
   Até o século XVI, quando começou o protestantismo, a igreja Católica era o cristianismo oficial e não melhorou muito com Lutero. Também não melhorou com os movimentos carismáticos do final do século XIX e início do XX.
      Sabe por que nunca funcionou? Porque nunca foi pra funcionar, somos nós que precisamos rever a imprescindibilidade de estarmos ligado a isso tudo que se denomina igreja cristã. 
      Sim, é bom e importante comungarmos nossa fé com pares, se possível, não abra mão disso. Tem igreja pra tudo quanto é gosto e desgosto, escolha uma que mais se aproxima de seu entendimento espiritual, doutrinário, cultural e social, sim a parte social é muito importante, às vezes mais que as outras, escolha e partícipe. 
      Mas não se iluda, encontrará incoerências, hipocrisias, falsidades, desvios doutrinários, exageros e friezas, se tiver estômago, persevere, se não der, procure outra e continue. Contudo, saiba: igreja não salva, não é dona da verdade e muito menos de nossas vidas.
      Infelizmente, a maioria das chamadas igrejas cristãs, funciona há quase dois mil anos porque na verdade as pessoas não estão procurando por Deus, participando delas. As pessoas procuram, como já disse tantas vezes aqui, por apoio social, por aprovação humana, por um líderança carismática e patriarcal que lhes dê colo, que passe a mão em suas cabeças e lhes diga palavras que elas querem ouvir.
    Todavia, os que amadurecem, leem a Bíblia, buscam a Deus com sinceridade e não têm medo de ouvir a verdade, pois querem agradar a Deus, não a si mesmos ou aos homens, que não se escondem nas tradições e nem se embreagam com experiências emocionais coletivas, não se sentirão em paz na grande maioria das chamadas igrejas cristãs.
      A maioria de nós cristãos, que queremos ser como Davi, como José, como Moisés, como Elias, como Paulo, não queremos ser como Jesus. Não confiamos e aprendemos diretamente com o Espírito Santo, não seguimos a Deus, custe o que custar. E eu não estou aqui falando de chamadas proféticas insanas ou de missões romantizadas. Falo de uma vida comum pra gente comum, como era Jesus encarnado, um homem comum. Quem era a igreja de Jesus? Os pequenos, pobres e excluídos. Onde era? Nas ruas, campos e lares, não nas instituições.

      "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." Jeremias 33.34-34

      "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." Ezequiel 36.26-27       

      "E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."  Marcos 16.15-16

sábado, outubro 29, 2016

Coerência: objetivo a ser alcançado

      Bem próximo aos sessenta anos, tenho conseguido chegar bem perto de um objetivo de vida que só vislumbrei como atitude aos trinta anos: coerência. O que é isso? É o contrário de hipocrisia, é viver o que se fala, é praticar as teorias que se acredita e prega. Bem, coerência plena é uma utopia, nos seres humanos vivemos de ilusões, acreditamos em coisas que nunca poderão existir. Uma solução para se ter coerência na vida é abrir mão de teorias malucas de perfeição, outra é fazer menos bobagens, adquirir caráter e parar de perder tempo com prazeres egoístas e mesquinhos.
      Me converti ao cristianismo aos dezesseis anos, em setembro de 1976, neste ano, 2016, fiz quarenta anos de caminho cristão. É claro que a visão cristã equivocada da grande maioria das igrejas, mais a minha interpretação pessoal, carregada de culpas e de cobranças, dificultou (e ainda dificulta) bastante a conquista de coerência. Mas, para o que se aproxima do Deus verdadeiro, sem "rabo preso" com religião ou tradições humanas, o tempo pode ser bom professor. Ele esgota as forças das intenções erradas, e fortalece a vontade sincera de conhecer a vontade do Senhor. Pela graça de Deus, os que têm fome e sede de justiça sempre encontram motivos para parar de machucar os outros e a si mesmos e serem homens de bem.
      Coerência, é o que tenho buscado, e não tem sido fácil, paguei preços, desisti de muitas alianças humanas que até hoje limitam minha prosperidade neste mundo, seja no meio ministerial, seja no meio profissional, seja no meio afetivo. Contudo, vejo frutos, frutos verdadeiros, que ficam mais fortes e belos com o tempo. Um casamento de vinte anos, duas filhas criadas com minha proximidade sadia, e minha missão como músico tendo nas mãos uma ferramenta coesa, íntegra e que realmente abençoa as pessoas que Deus chama para serem abençoadas por ela.
      A literatura também tem aberto as portas para mim, as letras de canções pop, viraram MPB, as peças de música brasileira de mais qualidade se transformaram em contos, e os contos geraram romances. Nos blogs e páginas da net tenho ganhado espaço para meus textos, mas ainda tenho muitos sonhos para se realizarem nessa área, sonhos que têm sido construídos com realidade. Tenho lido bons livros, me aperfeiçoado na língua portuguesa e sido instrumento de criação de reflexões, estórias e personagens que têm algo a dizer para o mundo.
      Este texto foi meu relatório do aniversário de cinquenta e sete anos, sim, é pessoal, como sempre sou aqui, que sirva como elemento construidor do bem para aqueles preparados para isso. Nunca tive a intenção de agradar a todos, mas os mais de 110 mil acessos que este blog alcançou neste mês, revelam que tem sido útil para alguns. Glórias a Deus por isso, obrigado a todos pela atenção.

José Osório de Souza

sexta-feira, outubro 28, 2016

Escolha ser um bom homem sempre

      Ser acessível e afável quando se está por baixo, não é mais que obrigação, mas ser humilde e generoso quando se está por cima, é escolha de homem realmente de bom caráter.

      "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." Filipenses 4.12

quinta-feira, outubro 27, 2016

Tenha coragem e se posicione

      Não, você não precisa ser estúpido ou injusto para incomodar as pessoas, seus amigos te respeitarão mesmo se estiver errado, e ninguém está sempre certo. Os inseguros e mal intencionados, contudo, se oporão a você pelo simples fato de você ser original e não ter medo de mostrar isso. Assim, ou fique escondido e nunca saiba quem é verdadeiro, ou se mostre e aprenda a conviver com os falsos.

      "Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem" João 2.24-25

quarta-feira, outubro 26, 2016

Altos e baixos

      Nada nos ensina mais sobre prioridades dessa vida que pisarmos o topo e depois despencarmos precipício abaixo. Poucos, muito poucos, têm a humildade de chegar ao cume e permanecer lá, a maioria tem que cair e se levantar, às vezes mais de uma vez, para aprender que posições são passageiras. É em nosso coração, não nas empresas, instituições, no mundo ou no homem, onde residem nossas mais profundas e legítimas intenções, o único status que levaremos para a eternidade. O nosso coração é que deve ser guardado, antes de tudo o mais.

terça-feira, outubro 25, 2016

"Está sempre se reinventando", mentira da mídia

      Segue reflexão que fiz na net sobre perenidade da criatividade artística, no final faço o link com uma ótica mais espiritual, caso você tenha paciência de ler tudo.
__________#__________

      A mídia vive de vender produtos, isso não são os anúncios publicitários, esses são pagos se a mídia aparece e ela aparece quando seus produtos são desejados. Que produtos são esses? São heróis, vítimas e monstros, é isso que o povo quer ver, ler e ouvir. Mas antes de vender, a mídia cria esses produtos, baseados em arquétipos universais e atemporais, que funcionam sempre, em todo lugar. 

      Apesar de basear-se em esboços reais, é preciso retoques e reforços para que um produto seja inventado e comercializado, esse trabalho, depois de feito, a mídia não joga fora. É aí que chego ao título do texto, em se falando de artistas, talvez o melhor produto trabalhado pela mídia, o argumento reinventa-se é usado para dar longevidade ao mesmo. 
      Artista de eterna relevância é título para poucos, eles existem, são os pioneiros e geniais em suas praias. A maioria, porém, não é assim, tem importância para a sua geração, permanecem produtivos e inovadores por cinco, no máximo dez anos, depois envelhecem. Beatles são para sempre? Nunca mais existirá outro Miles Davis? Beethoven é único? Noel e Jobim são eternos? Gershwin é exclusivo? Sim, e nunca nos cansaremos de apreciá-los, eles não precisaram se "reinventar" para isso. 
      Mídia, não me venha com esse papo que tal músico dos anos 1960 está ativo há 50 anos, que está sempre se renovando, quando na verdade há 40 anos ele não mostra nada de realmente novo. Depois de dez anos de carreira já começa a se repetir, depois de vinte lança álbuns comemorativos, depois de trinta faz shows de encerramento de carreira, pra depois de quarenta receber tributos de outras bandas. 
      Não, o cara não se reinventou, isso é conversa fiada da mídia manipuladora para continuar vendendo seus produtos a essas novas gerações mal educadas, que acham que só é relevante o que é novo. Que diferença de outras gerações que ouviam erudita, jazz e música brasileira já amadurecidas, com cuidado e respeito, sabendo que o que é bom não fica velho e não precisa ser reinventando.

__________#__________

     Isso também serve pra cantores evangélicos, mesmo pra pregadores. 
      Vou dizer algo que talvez você não concorde, não a princípio: unção envelhece. Como assim, mas unção não é algo espiritual, eterno? Não, unção é convicção e sensação de presença de Deus, mas na alma e na carne. Na eternidade não precisaremos de unção, teremos acesso livre e direto à presença de Deus sem os limites e filtros da carne. 
      Assim, artistas e ministros cristãos precisam ter a humildade de saber quando parar, não de ser fiel a Deus, mas de se expor tanto à obra e ao mundo. É triste ver, principalmente na área musical gospel, gente que Deus já disse, para, e ainda assim continuam, vazios da aprovação de Deus, simulando na carne uma unção que não possuem mais. 
      A esses só resta o desvio doutrinário, a heresia, que infelizmente ainda é consumida por outros equivocados que substituíram a adoração de Deus, pela adoração a ídolos humanos, os "produtos que se reinventam", vendidos por uma mídia "evangélica". 

segunda-feira, outubro 24, 2016

Nunca desisto de Deus, Ele nunca desiste de mim

      Se meus sonhos se frustrarem, continuarei com Deus, se a resposta demorar, continuarei com Deus, se ela não vier, continuarei com Deus, se as igrejas e os homens me decepcionarem de forma irremediável, continuarei com Deus.
      Se a ciência fizer descobertas que confrontem de maneira contundente a Bíblia e o senso comum da tradição cristã, continuarei com Deus, se meu fim neste mundo vier com poucos recursos materiais e só com amigos que realmente entendam a minha experiência de vida, continuarei com Deus.
      Não dependo de receber para dar a Deus minha amizade, que entregou seu filho para morrer por mim na cruz e me dar uma eternidade em paz, isso já foi o suficiente, continuarei com Deus, não desisto dEle, Ele não desiste de mim, amo-o incondicionalmente.

domingo, outubro 23, 2016

A força de um afeto sincero

      Quando você cativa uma pessoa com afeto, algo bom de você fica nela, isso é irrevogável e a tendência natural é que isso volte pra você, assim, mesmo que passe um dia, seis meses, dez anos, a pessoa te procurá, em busca do resto de afeto que você tem, e mesmo que coisas ruins tenham ocorrido entre vocês, elas serão vencidas, pela força do afeto sincero.

sábado, outubro 22, 2016

Quanto custa tua alma?

      Muitas pessoas não fazem ideia do tamanho e da importância daquilo que têm nas mãos, seja talento, inteligência, oportunidade ou outro tipo de habilidade, que lhes conferem a possibilidade de fazer algo único, pioneiro, que se tornará mais perene e famoso que elas próprias. Muitas essas, que invejamos, que são idolatradas por tantos, ganharão fama e dinheiro, mas nunca serão felizes, nunca se sentirão satisfeitas, e mesmo que nos palcos nos pareçam seguras e poderosas, nos bastidores são frágeis e solitárias. Ninguém tem culpa de ser especial, mas do que vale ganhar o mundo e perder a própria alma? A clandestinidade pode ser uma bênção, uma opção melhor.

sexta-feira, outubro 21, 2016

Como estamos criando nossos filhos?

      Gente sem noção é gente criada por gente também sem noção, que passou a vida ouvindo que eles tinham noção. Dessa forma, convencidos, mimados e mal educados, não aceitam correção, ensino ou liderança, não sabem lidar com a realidade.
      É difícil dizer pra gente que sempre ouviu que estava certa e que não devia se importar com a opinião dos outros, que ela está errada, precisa mudar e ouvir as pessoas certas. É mais fácil dizer que o problema são os outros, que elas estão certas e são vítimas.
      Assim, ideologias de instituições, corporações e outros "ismos" mal intencionadas, controlam as últimas gerações, seja na política, na religião, nas artes, no consumo, nas mídias, etc. Fazendo o quê? Dizendo a elas o que elas gostam de ouvir. Para quê? Pra manter o poder e vender produtos.

quinta-feira, outubro 20, 2016

Deus de longe

      "Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe?" Jeremias 23.23

      Deus se afasta? Não, Deus ocupa todos os espaços em todo o tempo. Nós também, somos limitados demais para nos afastarmos de Deus, estamos presos à carne, Deus é espírito. Então a que dimensões se refere Jeremias? O profeta fala das medidas dimensionadas pelo emocional humano. 
      Em nosso coração, nos nossos sentimentos, nos achamos assim, às vezes próximos a Deus e às vezes distantes, muito distantes. Por quê? Porque é assim que somos, todos nós, e muitas vezes de uma forma que parece irremediável, mesmo que estejamos vivendo uma vida temente ao Senhor, fiéis às alianças, dando testemunho de justiça e misericórdia. 
      Mas a palavra de Deus como sempre é certeira, objetiva e eficiente, mesmo que simples e curta. Sim, você tem direito de se sentir longe, em certos momentos é até necessário para que aprendamos algumas coisas. Contudo, o que você precisa saber, é que nunca, nunca estará longe o suficiente para que o Senhor não esteja te acompanhando com os olhos de amor de pai.
      Você não está bem? Tudo bem, mas Deus ainda está cuidando de ti, esteja certo disso, pra Ele não existe perto ou longe.


quarta-feira, outubro 19, 2016

Cuidado com o mal

      O mal pode ser interessante, belo, sedutor, elaborado, mesmo sábio e profundo? Pode, às vezes mais até que o bem, e a curto prazo, eficiente para responder às indagações mais perenes das existências. Contudo, ainda assim será mal, e quem se deixar enredar por ele, um dia colherá frutos amargos, alguns, irrevogavelmente fatais. Cuidado.

terça-feira, outubro 18, 2016

A natureza humana

      Por que as pessoas se surpreendem conosco? Porque elas sempre esperam o pior de nós, na melhor das circunstâncias, a mesma coisa. Já notaram que quando alguém erra, geralmente dizemos, "essa pessoa nunca me enganou, sabia que tinha algo de ruim escondido". Já quando acerta, nós nos surpreendemos, como se fosse algo totalmente improvável de ocorrer. Bem, todos somos assim, eu, você, todo mundo.
      Jesus não era assim e nós o temos como exemplo de homens e mulheres que devemos ser. Esforcemo-nos para esperar sempre o melhor dos outros, e nos entristecermos com o erro deles, orando por eles quando errarem, sabendo que nós também somos humanos sujeitos à queda.

      "E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." João 8:10,11

segunda-feira, outubro 17, 2016

Quem é você nas redes sociais?

      Você entra na linha de tempo da "pessoa" e só tem promessa ""bíblica"" de vitória financeira e derrota de inimigos, aí você dá uma olhada nas fotos. Se for mulher, cheias de caras e bocas, com poses e roupas que mostram tudo, menos coerência com a religião que diz que tem. Os homens desse "perfil" se delatam pelas fotos das amigas que possuem e pelo tipo de posts que curtem.
      Falemos menos de Deus, versículos bíblicos? Não precisamos postar o tempo todo, nem precisamos dizer que somos evangélicos. Mostremos pela prática de justiça, fidelidade com cônjuges e atitude misericordiosa e sadia que vivemos de fato o que dizemos que cremos.

domingo, outubro 16, 2016

Você depende de Deus

      O que te faz sábio não são as tuas forças, os teus méritos, mas são as tuas fraquezas, são elas que te ensinaram, às vezes depois de muito sofrer, de insistir que você era forte, que você depende de outros, da vida, dos amigos, e principalmente de Deus, para ser um ser humano bom, produtivo e vitorioso, foi essa consciência que te conferiu sabedoria.

sábado, outubro 15, 2016

Ame e deixe o resto com Deus

      Esta palavra pode ser útil mais ao povo pentecostal, visto que os tradicionais, mesmo inconscientemente, podem ser mais bíblicos. Atualmente, estamos mais interessados em repreender "o" inimigo que em amar "os" inimigos. Por quê? Porque é mais fácil, é mais fácil dizer não, afaste-se de mim porque você é mal, que tentar te entender, te perdoar, te amar e ser teu amigo. 
      Veja por exemplo, quando temos um vizinho que nos incomoda, o povo mais pentecostal, incentivado por pastores e ex-satanistas, que revelam segredos e mistérios sobre batalha espiritual, já se põem a expulsar demônios e a amarrar obras do mal. Isso não foi o centro do ensinamento de Jesus nos evangelhos, sim, existem no novo testamento orientações sobre batalha espiritual, mas a ênfase não é essa. 
      Ocorre que tem muito cristão, de maneira mesmo insana, querendo fazer o papel de Deus, dando ordens pra anjos, orientando estratégias para batalhas que são competência do Senhor, não dos homens. Quero deixar claro que não estou dizendo aqui que não podemos usar a autoridade espiritual sobre enfermidades, demônios e outros males, autoridade concedida biblicamente por Jesus. 
      Mas as coisas têm limites e prioridades, ame, perdoe, viva neste mundo como Jesus viveu, e não como viveu Abraão, Jacó, José, Samuel, Davi, Daniel ou Ezequiel, só pra citar alguns. Aprendenos muito com esses homens de Deus, mas Jesus é mais importante, nosso exemplo melhor, acima de qualquer outro. Ame e deixe o resto com Deus.

sexta-feira, outubro 14, 2016

Amigos, oásis no deserto

      Você não precisa de um caminho com água pura e com árvores frutíferas durante todo o percurso, se fosse assim você talvez se acomodasse, sentava-se debaixo de uma árvore e não caminhava mais. 
      Contudo, caminhando num deserto, onde você encontra em momentos oportunos um pequeno oásis, com água e alimento suficientes para você se restabelecer e seguir em frente, faz com que você não desista e continue sempre. 
      Amigos verdadeiros, poucos no meio de maus, falsos e displicentes, que só querem te usar, são oásis no deserto que é a existência de todos nós, agradeça sempre a Deus por eles pois o Senhor nunca te deixará sem o consolo certo desse queridos.

quinta-feira, outubro 13, 2016

Não desista

      Sabe por que a vida parece injusta? Porque ela não é, somos nós que plantamos ventos e não queremos colher tempestades. A solução é plantar o bem no presente, mesmo enquanto colhemos o mal do passado, uma hora o mal acaba e o bem começa, só não jogue tudo fora só porque começou errado.

quarta-feira, outubro 12, 2016

Denominações, espelho de uma nação

      Nada reflete com mais clareza a situação social (econômica ou de escolaridade) do Brasil num determinado momento, que a informação de qual é a igreja protestante/evangélica com mais membros no país nesse momento.
      A Igreja romana não pode dar essa evidência, visto que sua adequação aos momentos culturais de um país é mais lenta, assim como via de regra segue orientações de um bairro italiano de Roma, e aqui não existe juízo de valor. O afroespiristismo também permite essa avaliação.
      Tenho saudades de quando a CBB  (Convenção Batista Brasileira) era uma denominação importante no país, uma igreja que valoriza ensino da palavra e evangelismo, e não esse "neo-neo-neo pentecostalismo" que de novo nada tem e que deixou o povo evangélico sem identidade e herege.

terça-feira, outubro 11, 2016

Saiba apreciar arte secular

      Cristão que pensa que só pode ouvir ou tocar música cristã, nega sua humanidade, suas dúvidas com a existência, sua dor assim como seu amor a seres humanos, a amigos, namorados, companheiros. Nessa atitude ele também se coloca numa disposição impossível enquanto neste plano, de vivenciar apenas relações e afetos espirituais.
      Cristão que só se permite músicas religiosas se coloca numa posição psicologicamente perigosa, próxima à insanidade, usando sua fé como escapismo do mundo e não solução para ele. Saiba o que ouvir, conheça e selecione, mas se identificar com arte humana é se conhecer e oferecer a Deus realmente um sacrifício racional.

segunda-feira, outubro 10, 2016

Poder do perdão

      Perdão não é meramente um conceito religioso, que muitos, por terem ojeriza ao cristianismo desconsideram e adotam o princípio contrário de "não me arrependo de nada, assim não preciso de perdão".
      Contudo, perdão é instrumento poderoso para a psique humana, principalmente aquele que concedemos a nós mesmos. Verbalizar de forma clara e convicta "eu me perdoo por isso..." funciona eficientemente para liberar a alma de culpas que se não forem neutralizadas causarão enfermidades psicológicas e físicas.
      Ninguém se iluda, o tempo não cura todos os males, mas o perdão cura, e que perdão é mais eficaz que aquele solicitado e dado em o nome de Jesus?

      "Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento." Efésios 1.7-8

domingo, outubro 09, 2016

O que são milagres

      Deus fez o "big bang", o resto, a partir daí, foi tudo consequência, e o será até o final dos tempos.
      O que é milagre? É estar em sincronicidade com tudo isso e receber algo que já era pra acontecer desde o início dos tempos por motivos que a ciência um dia explicará, se tiver tempo. Todos podem receber milagres, mas os que aliarem isso a Deus serão bem-aventurados.
      Mas o "misterio" é que esse entendimento não nos dá o direito de nos acomodarmos, já que o que é pra acontecer, a vontade de Deus que sempre está em sincronia com leis do universo criadas por Deus antes do "big bang", só conhecemos, muitas vezes, depois de muita luta, muito trabalho e muita oração.
      O que religiões de maneira geral, filosofias e ocultismos ensinam? Ensinam a obediência a essas leis, por isso tantos recebem milagres e são bem sucedidos mesmo não vendo o único e verdadeiro Deus como criador e mantenedor dessas leis. Os que obedecem às leis e não a Deus, terão milagres, mas não o criador dos milagres, terão bênçãos neste mundo, mas não na eternidade.

sábado, outubro 08, 2016

Pare de sofrer, sinta-se perdoado

      Você tem direito à dor das dificuldades que teve na vida, mas não use-a como elemento de barganha pra justificar limites ou adquirir direitos. O marketing de coitadinho afasta as pessoas e mantém em você uma arrogância disfarçada de vítima que só te amarrará ao pior do seu passado. Perdoe, perdoe-se, receba perdão de Deus e sinta-se perdoado.

sexta-feira, outubro 07, 2016

Sobre o momento político brasileiro atual

      Quando o ódio de um lado contra o outro lado se torna a força motriz da disputa, já não é mais disputa para conquista de bem comum, mas guerra, sem sentido, que apenas destrói e nada constroi, disso, ninguém terá nenhum proveito.

      A diferença entre o malandro e o louco é que o malandro só mente para os outros, já o louco acredita na mentira que conta, às vezes eu tenho dificuldade para discernir um do outro...

      Só teve um homem que pôde basear seus ensinamentos, sua ideologia, sua doutrina, sua proposta de vida equilibrada, em sua própria vida, em sua experiência prática de existência, e esse homem não recebeu reconhecimento público, não acabou como líder político, mas teve seu fim terrivelmente açoitado, humilhado e morto, portanto, não tome a nenhum outro homem como um messias salvador, nenhum!

quinta-feira, outubro 06, 2016

Só um teste

      Tática milenar para desmoralizar a verdade: exagere-a, tire dela o bom senso, adicione outras coisas, até verdadeiras, mas fora de contexto. "Não comereis de toda a árvore do jardim...Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais", mentira, foi dito só para não comer de uma determinada árvore.
      Mas a tática do mentiroso tornou a verdade cruelmente extrema e o verdadeiro friamente austero, e o ser humano, tolo, curioso e insatisfeito, mesmo que tivesse direito a todo o "jardim", achou que ainda não era suficiente e desobedeceu a única e pequena regra que era pra ser obedecida.
      Simbologia? Não é literal? Que seja, mas quanta profundidade e atemporalidade há nessa "estória", sobre nada mais, nada menos que um teste. Não serve pra você? Ou você nem vai considerar porque não foi dita por um filósofo alemão do século XIX ou um mito grego ou hindu? Para mim serve...

quarta-feira, outubro 05, 2016

O desvio dos que estão dentro

      Chegamos num ponto onde a prioridade não é mais ímpio ser salvo, mas salvo ser corrigido de seu desvio, e não é desvio por ter saído de igreja, mas estar desviado dentro da igreja, participando assiduamente de cultos em igrejas heréticas ou frias.

terça-feira, outubro 04, 2016

Arragôncia, guarde-se dela...

              A arrogância se revela de formas diferentes nas pessoas. Nos estúpidos, os mais sinceros, ela se manifesta de forma agressiva, praguejam o tempo todo, não acreditam em nada, duvidam do amor e só querem prazer imediato e egoísta.
      Nos mais reservados, contudo, ela é discreta, disfarça-se mesmo de sabedoria, mas está lá no fundo, bem guardada, levando o arrogante a se achar sinceramente superior aos outros, mais inteligente e mesmo mais espiritual.
      A arrogância só tem uma amante, a solidão, os que se esconderem nela nunca acharão alguém bom o suficiente para eles. Serão semideuses solitários, que depois de terem usado a tantos se recolherão a seus quartos espelhados, onde passarão a eternidade dos poucos anos finais de suas vidas adorando a si mesmos.

segunda-feira, outubro 03, 2016

Papai Noel não existe

      O problema dos cristãos é que eles acreditam em papai Noel, não em Deus, o problema dos não cristãos é que eles criticam Deus por ele não ser papai Noel, enfim, digo a todos, papai Noel não existe, são vocês que não aceitam o que Deus é.

domingo, outubro 02, 2016

Caia fora, o problema não é com você

      Opositores são inimigos de si mesmos que projetam nos outros o ódio que têm por si próprios. Quer anulá-los? Saia da presença deles, deixe-os brigando sozinhos, resista às suas provocações. Sem terem com quem se opor, perderão o sentido de existir, e talvez se repensem e parem de odiar os outros injustamente. Seja como for, fique em paz, a oposição deles nada tem a ver com você.

      "Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra." Mateus 5.39

sábado, outubro 01, 2016

Músico gospel, até que ponto?

      Até que ponto tanta música é preciso dentro de igrejas cristãs?
      E eu digo isso como músico, até que ponto nossa classe não tem sido usada por líderes inescrupulosos para encherem templos e iludir as pessoas?
      Até que ponto uma música hipnotizante tem aprisionado as pessoas a um falso cristianismo, ocupando lugar que o ensino da verdadeira palavra deveria ocupar?
      Músicos, não podemos continuar sendo coniventes com esse grande desvio do cristianismo, a cobrança dos que pisam altares com fogo estranho e se calam será muito severa.
      Agora, se queremos ser músicos profissionais e ganharmos por isso, que o sejamos na vida secular, nas escolas e em ambientes coerentes com a fé de cada um, levando lazer e terapia e não brincando com o reino de Deus.


José Osório de Souza