terça-feira, fevereiro 28, 2017

Cale-se, se nada de bom tem a dizer

      "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." Efésios 4.29-30

     As redes sociais têm sido usadas como ferramentas de agressão e vingança, promovendo amarguras e inutilidades, mesmo por cristãos. O mais triste é ver crente usando textos bíblicos para agredir e se vingar das pessoas. 
      Tomemos mais cuidado, muitas vezes fazemos de nós mesmos uma imagem de homens e mulheres sábios e espirituais, enquanto que na verdade, a imagem que os outros têm de nós, baseados no que postamos nas redes sociais, é de pessoas rancorosas, inseguras, carentes e carnais. 
      Não, ninguém é perfeito, nem tem que ser, mesmo que como cristãos devemos perseguir esse objetivo. Contudo, se não tivermos nada realmente de construtivo a compartilhar, é melhor ficarmos quietos, não postarmos nada em redes sociais, e evitarmos indiretas maldosas que para nada servem.

segunda-feira, fevereiro 27, 2017

Quando Deus age!

      "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
      Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. 
      Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

Isaías 43.10-13

      Pode parecer que demora, pode ser difícil, mas quando Deus age, ninguém pode impedir, e a bênção que vem é completa, Deus responde com todos os detalhes, e nós nos sentimos totalmente satisfeitos, nada nos falta, é assim o nosso Deus, maravilhoso!

domingo, fevereiro 26, 2017

Deus é por seus filhos

      "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." Romanos 8.31

     Nada há a ser complementado ao texto acima, ele é poderosamente completo, define o amor de Deus e a eficiência de sua redenção, feliz é o homem que pode tomar posse desse texto e seguir seu caminho com humildade, mas protegido de todo o mal.

sábado, fevereiro 25, 2017

Em Deus, o choro terá consolo

      "Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria." Salmo 126.5

      Não é toda dor que terá recompensa, Deus precisa fazer parte do assunto. Deus só faz parte de nossa vida, de nossa dor, quando nós o autorizamos. A autorização é dada através de uma vida aos pés de Deus. Não, isso não tem a ver com religiosidade, com tradições de família, com assiduidade em cultos e desempenho de funções eclesiásticas. 
      Tem a ver com orações solitárias nas madrugadas, com arrependimentos sinceros e profundos, com adoração no espírito e com o Espírito, com humildade de fato. Se tua dor foi experimentada assim, enquanto você semeava na dura realidade da vida, fique em paz, colherá com alegria.

sexta-feira, fevereiro 24, 2017

O surpreendente amor de Deus

      Não sabemos amar e não sabemos receber amor, por isso a nossa dificuldade em entender todas as iniciativas de amor que Deus faz por nós. Mas creia, Deus te ama muito, e se você permitir, Ele manifestará todo esse amor em tua vida de uma maneira surpreendente.

      "Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí." Jeremias 31.3

quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Seja grato com o Deus fiel

      "Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.

E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.

Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.

Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.

E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão. "

Gênesis 35.2-7

     A gratidão de Jacó ao reconhecer tudo que Deus fez em sua vida, desde o início de sua caminhada, até o final. Um homem sozinho, com uma índole ruim, fugindo, enganando e depois enganado, tornou-se uma grande, próspera e honrada família. (Leia todo o capítulo 35 para melhor entendimento).

quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Deus cumpre o que promete

      "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" Números 23.19

      Espere mais um pouco, não seja ingrato, nem se desgaste em amarga desesperança, Deus cumprirá o que prometeu, de maneira perfeitamente completa, sem excesso, nem falta.

terça-feira, fevereiro 21, 2017

Com todo o coração e no Espírito

      Existe um ponto em que chegamos, onde podemos dizer que já buscamos de todas as maneiras e com todas as forças e ainda assim Deus não nos respondeu? Bem, você quer uma resposta honesta? Não! Deus sempre responde, o que pode acontecer é nós não aceitarmos a resposta. Filho de Deus genuíno, contudo, sempre aceita e acha paz na resposta, seja ela qual for.
      Mas pra que isso ocorra temos que buscar a Deus com todo o coração, com todo o sentimento, com toda a mente. E depois disso, se falarmos em línguas estranhas e deixarmos o Espírito Santo interagir diretamente com o nisso espírito, teremos a experiência de uma oração ainda mais plena.
      Infelizmente, muitos cristãos incrédulos e orgulhosos, esses que só veem as críticas feitas sobre o dom de línguas, e que não experimentam a bênção que esse dom proporciona, não provam a libertação que o Espírito Santo oferece gratuitamente, depois que nossa emoção e nossa razão já estão esgotadas.
      Muitos adoecem psicologicamente por só buscarem Deus com a carne. Busque a Deus com todo o coração, mas nunca se esqueça que só o Espírito Santo pode nos ajudar a achar uma oração que tem resposta certa de Deus.

      "Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei. "
Jeremias 29.12-14

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Filhos de Abraão

      "Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
      Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão. Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?
      Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão."
Gálatas 3.2-7

      Se você faz leituras regulares da Bíblia, se mantém uma vida saudável de oração, se frequenta uma igreja equilibrada e viva, Deus pode usar tudo isso pra ter comunhão com você, aliás, essas são as maneiras ideais para Deus te ouvir e falar com você. 
      Contudo, e essa é a maior parte da realidade, se essas condições ideais não existirem, por um motivo ou por outro, Deus pode te orientar e te ajudar com a mesma graça, graça tão maravilhosa que não pode ser definida em palavras humanas. 
      Assim, que não se apodere qualquer jactância de nós, fazendo com que nos achemos melhores que outros por ter esse ou aquele acesso à vontade do Senhor. Filhos de Deus são só os que se convertem a Ele através de Jesus, não de religiosidade ou de obras, mas independentemente disso, Deus ama a todos neste planeta, a todos ouve e a todos quer abençoar. Quem põem limites são os homens, não Deus.
      Cristãos assíduos em igrejas locais, não julguem tantos cristãos, que também, por um motivo ou por outro, não são tão assíduos, ou pelo menos, não são mais. Quantos, não em pecado, nem em qualquer espécie de rebeldia, são taxados de desviados ou "parados", por muitos que só permanecem em igrejas por motivos errados.
      Deus, em sua inefável graça, sustenta sua Igreja invisível, e zela por todos que chamou, de modos que muitos desconhecem, não julguemos, a eternidade e só ela, revelará quem é quem, quem de fato é filho de Abraão.

domingo, fevereiro 19, 2017

Celular e redes sociais: vícios modernos

      "Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum." João 4.46

      "Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância" I Timóteo 3.8

      Leis, é mais fácil para o ser humano viver debaixo delas, mesmo que nunca as consiga cumprir totalmente. Uma regra nos livra de pensar, de ter que usar bom senso, "isso não deve ser feito", pronto, alguém manda e a gente obedece. 
      Uma das leis que ajudam líderes ociosos e ovelhas preguiçosas, é a que diz que cristão não deve beber bebida alcoólica. Isso é pregado, na maioria dos púlpitos, mas é secretamente desobedecido pela maioria dos crentes, mesmo que neguem de todas as maneiras. 
      Essa regra extrema não é bíblica, não é evangelho, pelo menos nas situações normais da vida, salvo alguma situação especial de consagração. A Bíblia só diz que deve haver equilíbrio. Contudo, enquanto legalizamos bebida alcoólica e tabagismo, deixamos tantos outros vícios nocivos livres para o mal. 
      Um vício que tem escravizado muita gente nesta vida moderna é o uso de celular e redes sociais. Como sempre, não viso textos longos aqui no blog, são reflexões rápidas para nos fazer pensar. 
      Quando sentir de Deus de fazer um período de consagração especial, tente oferecer a Deus um jejum, por exemplo, de redes sociais, de Facebook, de Whatsapp, de Instagram. Não me refiro ao uso profissional dessas redes, mas ao uso somente social. Você verá como aparecerá em sua vida tempo para tantas coisas úteis. 
      Vício do álcool? Acho que o vício do celular está fazendo tanto mal para a cabeça e o coração, quanto faz o álcool para o fígado, pense a respeito.

sábado, fevereiro 18, 2017

Quem somos na maior parte do tempo?

      O que penso na maior parte do tempo? O que sinto na maior parte do tempo? O que sou na maior parte do tempo? Há quanto tempo espero algo acontecer? Há quanto tempo quero ser algo? Há quanto tempo quero ter algo? O que sou de fato e o que eu queria ser? O que tenho e o que queria ter? 
      É preciso parar, de vez em quando, e avaliar nosso grau de insatisfação, como estamos, na maior parte do tempo, satisfeitos ou insatisfeitos? Sim, Deus pode e quer fazer muito em nossas vidas. Sim, temos o direito de quere algo de melhor para nós. 
      Contudo, quanto tempo isso está custando a acontecer? Estamos realmente vivendo por fé, caminhando na direção do centro da vontade de Deus pras nossas vidas? Ou estamos enganados com relação a tudo que podemos ser e ter, andando, na verdade, no sentido oposto da vontade de Deus pras nossas vidas? 
      Às vezes é necessário parar e raciocinar, pensar com a cabeça, e não só com a emoção, ouvir a verdadeira voz do Espírito Santo, numa busca a sós. Às vezes é preciso avaliar o que ouvimos nos púlpitos, que muitas vezes é só aquilo que queremos ouvir, que nos fala de uma vida que gostaríamos de ter, mas que é coisa de homens e não de Deus. 
      Esteja certo de uma coisa, Deus nunca nos engana ou nos enrola, se o buscarmos de fato, entenderemos o que Ele realmente tem para as nossas vidas, na maior parte do tempo.

sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Ainda assim, Deus nos atende

      Colocar Deus no assunto não torna qualquer fé, eficiente, qualquer finalidade, legítima, qualquer emoção, unção, qualquer sonho, possível, qualquer impossível, milagre. 
    Profunda é a ilusão humana, enganosa é a alma, elaborada a mente humana para inventar motivos, desculpas, mesmo para conferir sinceridade e merecimento às vontades mais imaturas, egoístas e carnais, e ainda assim nos acharmos espirituais.
   Mas Deus é misericordioso, amoroso, paciente, e mesmo que os homens, filhos seus ou não, não saibam pedir, ele atende, muitas vezes pela simples insistência desses. O que seria de nós, seres equivocados, ingratos e teimosos, se não fosse o amor de Deus.

quinta-feira, fevereiro 16, 2017

Sem perdão, haverá vingança

      Se não perdoarmos quem nos magoou, fatalmente persistirá em nós um desejo de vingança. Isso é algo natural no homem, é causa e efeito, já que a mágoa não deixa de existir sozinha. Podemos esconder esse desejo por anos, assim como podemos manifestar vingança de várias maneiras. 
      Pode ser uma agressão direta, seja em palavras, seja em ação. Podemos nos vingar também de forma mais sútil, procurando e promovendo os erros daquele nos magoou. Em última instância, mentiremos, inventaremos um mal e usaremos a fofoca para tentar destruir sorrateiramente a pessoa que nos magoou. 
      Então, o remédio é o perdão, e o perdão mais difícil de dar é para alguém que simplesmente nos despreza. Aliás, esse o pior tipo de afronta, a que mais nos magoa, não uma guerra declarada, mas o simples desprezo. Temos que perdoar, aceitar que alguém não quer se relacionar conosco, mais ainda, dar a alguém o direito de não nos querer. 
      Contudo, o orgulho de não querermos admitir que alguém não nos quer em sua vida, a insegurança de acharmos que isso pode nos faltar de alguma maneira, a dependência de um amor não correspondido, pode nos impedir de perdoar. Sem perdão, o desejo de vingança continuará vivo. 
      Perdoe, libere a pessoa, mas acima de tudo, acredite no valor que Deus e seus amigos e relacionamentos verdadeiros dão a você. Você não precisa de quem não te quer. Não faça isso com orgulho, mas com humildade, assim você terá paz e todo sentimento de vingança desaparecerá, anulado pelo perdão.

quarta-feira, fevereiro 15, 2017

Que Deus seja maior

      Que a humildade torne nossa generosidade maior que a ingratidão de outros, que nossa paz proteja nosso coração da injustiça alheia, que nosso temor a Deus nos livre de qualquer desejo de vingança, que a esperança seja mais forte que a mágoa, que Deus seja maior em nós.

terça-feira, fevereiro 14, 2017

O mundo precisa de cristãos, mais nada

      O que o mundo precisa atualmente, é de menos artistas cristãos, de menos cantores cristãos, de menos pregadores cristãos, de menos mestres cristãos. O mundo precisa simplesmente de cristãos, que não pensem que títulos ou posições podem conferir a eles alguma legitimidade, como diáconos, presbíteros, missionários, ministros, pastores ou apóstolos. O mundo precisa do Cristo original, e isso basta para que sejamos cristãos genuínos.

segunda-feira, fevereiro 13, 2017

Você não estâ só, Deus está contigo

      A pior tristeza é aquela que não pode ser falada, chorada ou mesmo sentida, é a tristeza de não se ter direito mesmo de se ser triste, ela mata a alma antes do corpo, condenando o espírito a um silêncio solitário e infinito.

      "Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.

Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.

Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.

Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu."
Salmo 43

domingo, fevereiro 12, 2017

Trabalhe e Deus agirá

      "Deus vai fazer um milagre em sua vida!", como ouvimos isso atualmente, principalmente em púlpitos pentecostais. Sim, em situações absolutamente excepcionais, Deus pode agir de maneira milagrosa, fazendo o impossível.
      Contudo, por amor e para amadurecer seus filhos, Deus sempre faz milagres DEPOIS que você fizer a sua parte e se esforçar. Como? Estudando muito, trabalhando bastante, administrado sua vida educacional e profissional com inteligência e sabedoria. Se agir assim, o milagre é certo.
      Mas sabe qual é o maior milagre? É depois de você se esforçar bastante, poder dar graças a Deus por tudo, e não fazer como incrédulos, achar que Deus é coisa de gente ignorante e ociosa que não quer trabalhar mas depender de "deuses". É muito mais difícil adorar a Deus na fortaleza, na abastança, que na falta e na fraqueza, o maior milagre de Deus é dar a um homem trabalhador e esforçado, um coração grato e temente a Ele.

sábado, fevereiro 11, 2017

Enfrente a dor

      "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." I Pedro 5.6-7

      Só schamos paz na humildade, contudo, às vezes podemos passar um bom tempo, iludidos que estamos sendo humildes, mas não estamos. Então Deus permite uma tribulação, dessas que nos pega de jeito, meio que de surpresa, e que deixa-nos numa agonia sem tamanho. Tentamos fugir da dor, negar os motivos, colocar a culpa nos outros, mas não adianta, a paz simplesmente não volta. 
      A solução está no quebrantamento que é experimentado quando nivelamos nosso emocional e nos humilhamos. Humilhar-se é assumir o pecador que somos, que não temos mais direito que ninguém, que não somos perfeitos e que precisamos aprender a conviver com as consequências de nossos erros tanto quanto com as críticas e injustiças dos outros. 
      Enfrentar a dor é entender que nem Deus nos livra de certas aflições, nem Cristo foi livrado, mas que mesmo assim podemos seguir em paz fiados naquilo que Deus pensa e quer para nós. Precisamos nos humilhar para sermos exaltados, e exaltados não pelas nossas forças ou méritos, mas pela mão de Deus e para a glória dEle, só assim teremos uma paz inabalável.

sexta-feira, fevereiro 10, 2017

O amigo e o tempo

      Amigo sempre tem tempo pra você, com ele, pouco tempo já é muito tempo, com amigo nunca se perde tempo, pra ele, até o tempo se rende e para, para que recebamos do amigo forças para continuarmos neste tempo tão difícil de viver, encarnados e limitados ao tempo.

quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Metamorfose diabólica

      O diabo é violento com os violentos, alcoólatra com os alcoólatras, adúltero com os adúlteros, homicida, com os homicidas, ladrão com os ladrões. 
      Mas ele também é intelectual com os intelectuais, passional com os passionais, sensível com os sensíveis e mesmo espiritual com os espirituais.
      É claro que no final, ele é sujo com todos, mesmo com os escolhidos a dedo que ele prepara e capacita para finalidades mais importantes. 
      Portanto, não nos fiemos em certas crenças que dizem que sinceros e crédulos são protegidos do mal. Também não creiamos que simplesmente fazer o bem, será suficiente para nos darmos bem, pode até valer pra esse mundo. 
      Contudo, na eternidade, só o nome de Jesus será meio de comunhão com Deus, e a esse têm acesso os realmente humildes e simples, que de nenhuma maneira venderam suas almas ao diabo.

quarta-feira, fevereiro 08, 2017

O melhor lugar do universo

      O centro da vontade de Deus é o melhor lugar do universo para se estar. Contudo, não pense que você precisa estar sempre nesse lugar. Espere, não entenda errado, não estar no centro, não significa estar em pecado ou em qualquer espécie de rebeldia. Às vezes Deus mesmo nos conduz para uma periferia agradável à sua vontade.
      Para quê? Para descansarmos, sim, um filho de Deus precisa disso. Por quê? Mais que nós mesmos, Deus nos conhece e nos respeita, sabe quando estamos esgotados. Nesse ponto não seremos bênção pra ninguém. Muito servo fiel, mas sem essa sabedoria, insiste até que "se arrebenta".
      Ministérios, empregos e casamentos correm um risco sério quando queremos ir além dos nossos limites e não obedecemos a ordem de Deus de parar e dar um tempo. O tempo é para que possamos dar às maiores prioridades de nossas vidas a atenção devida. Quais são essas prioridades? Em primeiro lugar nossa sanidade, nossa integridade, espiritual, emocional e física. Depois cônjuge e filhos.
      Por último vem ministérios, e não se iluda achando que é mais espiritual, ou que vai ganhar algum mérito a mais de Deus por colocar ministério acima de sua saúde e de sua família. O centro da vontade de Deus não é um espaço pequeno e fechado, mas um círculo de paz e vida, onde temos águas frescas e campos verdejantes. Dê-se o direito de parar e descansar de vez em quando, Deus te dá esse direito. 

terça-feira, fevereiro 07, 2017

Somos o sonho de Deus

      Passamos boa parte de nossas vidas tentando ser sonhadores, assim queremos realizar um sonho como algo fora de nós, distante, mesmo como algo que não nos partence. Mas a verdade é que não somos sonhadores, somos o próprio sonho, e ninguém pode nos manipular ou usar, nem nós mesmos. Somos, cada um de nós, um especial, exclusivo e completo sonho de Deus, se somos dEle, só Ele pode nos realizar.

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Paz

      Paz é o copo de água fresca e limpa ao qual temos direito de tomar, depois de andar por desertos e penhascos sociais, enfrentando os violentos e os falsos, mas sem se perder, com integridade e equilíbrio.

domingo, fevereiro 05, 2017

Siga diferente

      Nossa vida só vai mudar de verdade, se nós mudarmos, se fizermos coisas diferentes, se agirmos e não só falarmos. Dê o primeiro passo, foque-se, não olhe para trás e siga, diferente. 
      Deus não é religião, não é tradição, não é um grupo de regras frias. Deus é Espírito e só Ele pode renovar, transformar e dar um sentido realmente diferente a nossas vidas.

sábado, fevereiro 04, 2017

Aja no Espírito

      "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4.24

      Não encontrará a palavra de direcionamento e de consolo de Deus para a tua vida, só raciocinando, pensando, mesmo lendo a Bíblia. Deus a revelará a você se você buscá-lo em Espírito. Assim busque os dons espirituais e os use, fale em línguas estranhas, mas peça interpretação, ou então palavra profética, visão ou sonho espiritual. 
      Mas aqui vai um mistério, algumas revelações devemos guardar no coração, só para nós. Não devemos sequer verbalizá-las, nem pra nós, nem pra cônjuge ou amigo mais próximo. Dessa forma guardaremos o plano de Deus de todos, até dos demônios. Às vezes Deus nos direciona a agir assim, em assuntos mais importantes da nossa vida.

sexta-feira, fevereiro 03, 2017

A soberba precede a ruína

      "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda." Provérbios 16.18

      A soberba precede a ruína, e sabe o que precede a soberba? A aquisição de bens e conhecimento sem Deus.
      Enganam-se instituições, empresas, intelectuais e cientistas, se acham que saúde, educação, segurança e trabalho para todos, simplesmente, poderão levar a humanidade a uma evolução. Equivocam-se os que acham que respeito ao planeta, à natureza e saúde física e emocional equilibradas, são suficientes para que o homem viva uma vida satisfatória e justa na terra.
      Em outros tempos, civilizações e estados chegaram ao apogeu e depois despecaram precipício abaixo, porque não buscaram a Deus. Foi assim com o Egito, com Babilônia, com a Grécia, com Roma, com Portugal, com a Inglaterra, com a Alemanha, e porque não dizer com a USSR e mesmo com os EUA.
      É assim também com nossas vidas pessoais. Dessa forma, na falta, busque muito a Deus, mas na abastança, busque ainda mais. Ao humilde, nunca falta nada, principalmente, a presença de Deus.

quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Ser simples não é ser simplório

      O arrogante chama a verdadeira sabedoria de tautologia, só porque ela está disponível a pessoas com formação intelectual inferior a dele, por isso muitos inimigos de Deus dizem que o cristianismo é para os tolos simplórios. 
      Mostre ao arrogante, contudo, uma grande bobagem, definida com palavras eruditas, e que não responde nada, só aumenta a dúvida, e eles a chamarão de a "quintessência" dos mistérios universais. 
      Na arrogância pedimos para ser enganados, mesmo na arrogância de nos acharmos mais dignos de Cristo por sermos mais pobres, mais "burros" e mais coitadinhos. 
      Na humildade, contudo, mesmo o PHD com muitas graduações e pós-graduações, achará na simplicidade do evangelho a pura verdade de Deus.

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Apresente suas armas

      Todos, se acoados, mostramos as armas. Os sábios igualmente, mostram armas de sabedoria, mas mostram. Assim, o que difere sábios de tolos não é a neutralidade, mas a sofisticação das armas. Qual é a tua arma, uma faca ou uma citação de Santo Agostinho? 

      Os pontos são insegurança e vaidade, assim todos nos sentimos inferores aos outros, e todos queremos nos autoafirmar. Como reagimos? Com as armas que temos na mão e de acordo com o grupo cultural em que vivemos. Em alguns grupos, o embate se resolve só com uma faca, em outros, basta uma citação de um filósofo alemão do século XIX.

      Jesus encarnado era diferente, o único ser humano que não reagiu para se defender, aliás Jesus nunca se defendia. Quando respondia a uma agressão, o fazia para abençoar o outro, não a si mesmo, o fazia de fato para mostrar o melhor caminho de paz e verdade de Deus, não suas qualidades intelectuais e espirituais.