sexta-feira, março 31, 2017

Preparado para obedecer?

      "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.
      Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
      Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
      Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
Jeremias 1.4-10

     Na minha jactância, não me sentia despreparado quando era novo demais, contudo, hoje me sinto despreparado por ser velho demais. Muito tempo se passou, eu sofri, fiz sofrer, fui feliz, fiz feliz.
    Acho que enfim estou realmente preparado, pois não confio mais em mim, mas só em Deus. Preparado pra quê? Para obedecer, mesmo que a ordem seja "não faça nada".

quinta-feira, março 30, 2017

Que voz você tem ouvido?

      Muitas vozes falam aos ouvidos dos homens. Em primeiro lugar, existem as vozes físicas objetivas, sejam diretamente das pessoas que nos falam, ou indiretamente de outras pessoas, nas ruas, no escritório, no restaurante, na igreja, que falam a outros, mas que também ouvimos e percebemos. Existem também as vozes mentais, dos nossos pensamentos, raciocínios e lembranças, que às vezes são tão fortes que achamos que são de pessoas de carne e osso ou mesmo espirituais.
      Mas ouvimos também vozes realmente espirituais, demônios e anjos caídos estão constantemente nos acusando, nos tentando, procurando nos enganar. É preciso entender que apesar de reais e maus, essas entidades não têm liberdade completa e nem poder ilimitado para atormentar os homens de forma irrestrita. Todos sofremos com eles, mas sofre muito mais quem dá legalidade a eles, quem os autoriza. A mente do homem não está preparada pra isso, assim, quem interage com demônios, entidades ou espíritos maléficos, conviverá com um estado esquizofrênico. (Nem todo esquizofrênico é endemoniado, mas todo endemoniado, "esquizofreniza-se").
      Por último, Deus fala conosco, aliás, com todos os homens, filhos ou não dEle, mas aos filhos, Deus faz mais que falar, interage e transforma, através do Espírito Santo que reside permanentemente nesses. A pergunta desta reflexão é: que voz temos ouvido e obedecido na maior parte do tempo? Muitos cristãos responderão com toda convicção: eu ouço e obedeço a Deus. Será mesmo?
      Temo que isso não aconteça de fato, em muitos casos. Como existem pessoas jurando que ouvem a Deus, enquanto ouvem outras vozes, e infelizmente, muitos desses auto-proclamados profetas e pregadores. Existem sérios transtornos mentais, doenças psiquiátricas, que conferem às pessoas certezas equivocadas, à medida que elas perdem a lucidez para discernir entre vozes espirituais, mentais e físicas. Por isso tudo tem que ser confrontado com a realidade, com valores morais e éticos equilibrados e justos, com bons conselheiros e com a Bíblia.
      Contudo, o que busca a Deus com humildade inteligente (e essa já é a terceira vez que uso a expressão "Humildade inteligente" aqui no blog), que busca com simplicidade, com justiça, com sabedoria, saberá discernir a voz de Deus falando aos seus ouvidos, e será diligente para obedecer essa voz. Como discernir a voz de Deus? Eis algumas características dela:

- ela é direta: quando oramos pedindo que Deus nos fale sobre uma questão, Ele responde imediatamente, com clareza e concisão, se estivermos em paz, atentos e convictos, ouviremos a voz do Senhor de forma clara;

- ela é mansa: de uma calma sem igual, quem ouve, sabe que é o Pai de Amor, quem fala, pra ouvir essa voz é preciso estar com o coração quebrantado, com a mente aberta e com o espírito temente;

- ela diz a verdade: a voz de Deus nos revelará algo que se realizará, no lugar e no tempo certo, Deus não mente;

- ela é coerente com a Verdade: Deus nunca dirá algo em desacordo com o ensinamento central e mais importante dos textos bíblicos, que vai além de contextos históricos, culturais e sociológicos;

- ela nos deixa em paz: ninguém depois de ouvir a Deus permanece agoniado, não se ouvir e obedecer, mas aos filhos bastará uma palavra do Pai para que seus corações sejam plenamente consolados.

quarta-feira, março 29, 2017

Direitos de filho

      "Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. 
      O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas; protege todos os seus ossos; nenhum deles será quebrado. 
      A desgraça matará os ímpios; os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor redime a vida dos seus servos; ninguém que nele se refugia será condenado." 
Salmos 34.17-22

      O convertido a Deus por Jesus, novo nascido por Cristo, feito filho de Deus por escolher andar no caminho exclusivo e verdadeiro do Evangelho, é especial. Não é melhor que ninguém, aliás um filho de Deus genuíno, tem a humildade inteligente de se assumir fraco e não merecedor da graça do Senhor.
         Essa nova criatura, mesmo em lutas, em fraquezas e aquém do ideal de Deus para um filho, não se rende aos homens, não procura o caminho sedutor da espiritualidade de demônios, não presta culto a ídolos, seja esse qual for.
      Assim, o filho de Deus sabe, que se clamar, o Senhor o ouvirá e o livrará, ele não está só, tem um Deus que zela por ele em amor e com poder. Portanto, meu irmão e minha irmã em Cristo, não nos coloquemos nunca no mesmo nível dos outros, nunca nos achemos confusos ou perdidos, como os que não conhcem de fato a Jesus. 
      Deus nos ama, cuida de nós, de nossa família, de nossa esposa, de nosso esposo, de nossos filhos e de todos aqueles que colocamos dentro de cobertura espiritual por oração. Não temamos, o mundo é mal, os dias atuais mais terríveis que nunca, os diabos, astustos e enganadores, mas o nosso Deus, no nome de Jesus Cristo, pelo seu Santo Espírito, é maior que tudo.

terça-feira, março 28, 2017

Um amor para a eternidade

      "E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição." Lucas 20.34-36

      Uma aliança afetiva, um casamento, uma relação de amor, confiança, fidelidade e monogâmica, dividindo responsabilidades de sobrevivência, interação sexual e filhos, de acordo com o cristianismo, é algo restrito a esse mundo. Na eternidade, os valores e as potências espirituais serão plenas e irrestritas. Todos os convertidos serão irmãos, todos serão especiais para todos, e sexo, seja para procriação ou deleite humano, não será mais necessário. Eu acredito que nossas identidades continuarão existindo, personalidades, mesmos algumas características físicas, como anatomia sexual, homem e mulher, etc, serão preservadas nos novos seres espirituais que seremos.
      Contudo, aqui vai a conclusão de alguém um pouco vivido, próximo aos sessenta anos, aperfeiçoado pelos erros e pelos acertos, pela realidade e pelos sonhos. Num casamento verdadeiro, que é uma aliança que só Deus e os aliançados em verdade e amor conhecem, que independe de aprovacões e padrões humanos, religiosos ou legais, o sentimento que se prova vai para além desta vida. Quando se ama de fato, amor que pode não se achar fácil, nem da primeira vez, se ama para sempre. O mistério, a paixão, a vontade de conhecer e continuar conhecendo, a alegria de estar junto, não têm fim.
      Os anos, o envelhecimento físico, os problemas, as lutas, as tentações e as enfermidades não enfraquecem um casamento de verdade, repito, um casamento, que pode não ser fácil de fazer, que muitas vezes custa caro para achar, que muitos podem não entender, aceitar ou aprovar. Bom seria que todos nós nos apaixonássemos pela primeira vez, nos casássemos, isso ainda jovens, e permanecéssemos casados até a morte, com uma única pessoa, bom seria, mas a vida não funciona assim, infelizmente. Mas se você achar o amor verdadeiro, segure-o, com todas as forças, não desista dele por nada, pague todos os preços, essa aliança definirá o caráter do ser humano que você é. Acredite, um casamento baseado em valores interiores, antes que em estética física e exterior, baseado na alma, não em bens, dinheiro ou status, você viveria toda uma eternidade, se pudesse e fosse necessário.
      Aqui vai uma opinião pessoal, não existe nenhum texto bíblico que diga que isso vai acontecer, é só um palpite. No céu espiritual, na eternidade, com milhões de pessoas para amar, para conhecer, para compartilhar prazeres, experiências e conhecimentos que nós sequer imaginamos, ainda acharemos na mulher ou no homem, com o qual vivemos no corpo carnal um amor verdadeiro, alguém especial, tão diferente e forte como foi no dia em que conhecemos tal pessoa, com uma paixão que nunca sentimos por ninguém.

      "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." I Coríntios 13.13

segunda-feira, março 27, 2017

Perdoe, perdoe e perdoe!

      "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores" Mateus 6.12

      Perdoe, perdoe e perdoe! Não existe outro caminho para por fim no mal. Depois, abençoe, do fundo do coração, aquele que foi injusto com você. Caso isso não resolva uma vez, faça de novo e de novo, até que o seu coração esteja leve, livre de acusar o outro, de prende-lo ao mal que foi cometido. 
      No final verá que cresceu muito mais, amadureceu muito mais, aprendendo a viver com uma injustiça, que se nem tivesse se importado com ela, quando ela aconteceu. A injustiça nos ensina a depender daquilo que Deus e nós mesmos pensamos de nós, e de mais ninguém. Mas isso, não por desprezar ou odiar o injusto, mas por aprender a ama-lo.

domingo, março 26, 2017

Caráter

      Os homens se dividem em dois tipos, os que têm caráter e os que não têm caráter. Não pense você que ter caráter significa não cometer erros, não, não é isso. Ter caráter é ter um lugar seguro pra voltar, uma rocha firme na qual se apoiar, uma referência do que é correto. Isso depois de ter experimentado muitas coisas, ter se testado, ter confrontado os melhores valores que temos dentro de nós com a realidade da vida, com as trocas que a vida profissional exige, com os posicionamentos que solução da solidão pede. 
      Como adquirir caráter? Em primeiro lugar admitindo pra nós mesmos quando agimos com absoluta falta de caráter. Isso acontece quando traímos alianças, machucamos pessoas, comercializamos coisas preciosas, valiosas, melhores, por prazeres egoístas. Um caráter se constrói chamando erro de erro e assumindo responsabilidade individual por ele. Se não for assim, nos faremos de vítimas, inventaremos desculpas e tornaremos a cometer erros. Falta de caráter nada mais é que insistir num erro por anos a fio. 
      Quando nos convertemos a Cristo, quando nascemos de novo, quando entregamos nossa vida a Deus e o Espírito Santo vem morar em nós, ganhamos um caráter, o melhor deles, o caráter de Jesus. Esse verdadeiro milagre possibilita a todo homem ter caráter. Mas essa benção, nada, nem ninguém pode conceder, seja religião, filosofia, ideologia ou qualquer outro princípio ou estilo de vida, só Deus.

sábado, março 25, 2017

Humildade Inteligente

      "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17.3

      O texto acima é o texto-tema principal deste blog, Deus me deu e me inspirou para escolher o nome deste espaço aqui. Vida é conhecer a Deus e isso se faz de maneira simples e natural, dia a dia de nossas vidas, como a respiração. Ninguém se esforça pra respirar, na maior parte das vezes, nem nos damos conta que estamos respirando, mas sem ar, não vivemos.
      Contudo, o viver nesse mundo, tentando por em prática o cristianismo, através do nosso espírito e da nossa alma, presos a um corpo físico, não é algo simples. A nossa existência nos leva a ter certezas do que o viver não é, enquanto que o que é, parece cada vez mais um mistério. Nós cristãos podemos nos enganar sobre isso, andarmos em círculos por anos, perdermos tempo e felicidade, por acharmos que temos certezas. 
      Sim, temos algumas certas, justamente as principais, que temos salvação, eternidade com Deus, paz em pecados perdoados, etc. Mas essas certezas, esses sins, se referem ao mundo espiritual, não ao material. O problema, contudo, é quando teimamos em generalizar as coisas, mesmo que a vida insista em jogar na nossa cara que muitas coisas não funcionam da maneira que dizemos ter convicção que funcionam.
      Agindo assim, muitas vezes baseados numa interpretação equivocada da Bíblia e de suas promessas (assunto tema de minha reflexão aqui no dia de ontem, 24/03/17), alguns se desviam, frustrados com um cristianismo não funcional, e outros, adoecem, com sérios transtornos mentais, negando-se a crer na realidade. Deus existe, é sempre preciso ao revelar sua vontade pra nós, seja no sim, no não ou no espera,  mas não ouvimos sobre Ele só diretamente de sua boca, pelo Espírito Santo em nosso coração.
      Fazemos parte de comunidades, de igrejas locais, ouvimos pastores, pregadores, mestres, profetas, ministros de louvor, também estudamos um cânon de 66 livros com registros humanos da atuação de Deus na história. Seria fácil, se entendêssemos a diferença entre essas coisas, seria mais fácil ainda se nos déssemos ao trabalho de buscar Deus diretamente, e não parássemos até ter dEle uma resposta legítima sobre determinado assunto. Mas não é assim que acontece.
      A maioria das pessoas, ansiosas por respostas e satisfação, compram respostas baratas com facilidade, nem checam direito a procedência delas, e o que mais temos hoje em dia são vendedores inescrupulosos de respostas. Mas temos que ter a humildade inteligente de confrontar essas respostas com fatos. Por que temos dificuldade de fazer isso? Porque as respostas nos são vendidas como sendo de Deus. Assim, quando elas não funcionam não temos coragem de duvidar delas, isso seria duvidar de Deus. Então, ou brigamos com Deus ou adoecemos, achando que o problema somos nós e que isso, nós, não temos solução.
      É claro que antes de brigarmos com Deus ou adoecer, tentamos várias respostas, sempre parecidas, em igrejas locais diferentes e de homens diferentes. E Deus com isso? Continua paciente, cheio de amor e com a resposta certa, esperando que tenhamos a humildade inteligente de buscar diretamente a Ele e termos paz. Aprendi, depois de caminhar uns quinze anos dentro de igreja (o que já faz uns vinte e cinco anos), que quando algo que ouvi ou li, depois de ter tentando por em prática por anos, não funciona, mesmo que homens insistentemente tenha me dito que era de Deus, na verdade não é Deus.
      É claro que também confrontei esse novo posicionamento com fatos, já ocorreu dele estar errado, de eu voltar para o posicionamento anterior ou de ter um terceiro posicionamento, isso sempre debaixo de oração, leitura da Bíblia e de aconselhamento com outros homens com experiências reais com Deus. Concluindo, se humildade tola (ou "burra") é aquela que insiste numa resposta, só porque os outros dizem que ela é de Deus, humildade inteligente é crescer, amadurecer, e mesmo que isso leve a perder a aprovação de homens, receber diretamente do Senhor uma resposta de vida eterna, que nos cura, nos faz pessoas melhores e transborda nosso coração de paz.

sexta-feira, março 24, 2017

Texto no contexto

       "Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. Proclamarei o decreto: o Senhor me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro." Salmos 2.6-9

      Como a Bíblia é usada para divulgar informações erradas sobre Deus, sobre a vida, sobre os homens, sobre seus deveres e sobre seus direitos. Como isso é feito? Compartilhando versículos soltos, fora do texto do qual ele faz parte, ou mesmo compartilhando textos inteiros, mas interpretando-os fora de seus contextos históricos, culturais ou em desacordo com o entendimento de toda a Bíblia, e daquilo que ela diz de mais importante, de central. 
      Assim muitos creditam a Deus algo que Ele nunca disse de fato, fazem isso baseados em pregadores que só ensinam o que lhes é conveniente, mas também motivados por mentes e corações ociosos que desejam que Deus lhes dê de graça, algo que eles deveriam obter por esforço próprio. 
      Muitos ainda usam um argumento que até parece ser espiritual, que Deus lhes deu algo pela graça, pelo seu poder, que eles não podiam alcançar, mas conquistaram pela fé. Sim, muitas e importantes coisas obtemos de Deus pela fé, sem merecimento ou esforço, mas isso não funciona pra tudo. Deus se alegra com filhos salvos e limpos, que amadurecidos ganham a vida com trabalho honesto. 
      Quantas vezes já não lemos ou ouvimos nos púlpitos o versículo oito do texto inicial e interpretamos equivocadamente? Mas eu pergunto, se Deus nos fizesse essa pergunta, de verdade, o que pediríamos a Ele? Não estamos preparados pra essa pergunta, nossa resposta seria egoísta, imatura, e se mesmo assim Ele repondesse, o que ganharíamos não nos faria bem, pelo menos não a médio ou longo prazo.
      Mas aqui vai, como muitos gostam de dizer, um "mistério", no momento certo, no lugar certo e para a pessoa certa, Deus pode perguntar "pede-me e eu te darei o que você quiser", e responder, basta que tenhamos o coração verdadeiramente certo. Você tem? Com relação ao contexto do Salmo 2, Deus está falando com o rei, Davi no contexto histórico, e com Cristo, num contexto profético, esses eram homens com o coração certo.

quinta-feira, março 23, 2017

Onde pomos nossa fé?

      "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12.2

      Todos os cristãos vão responder à pergunta que fiz no título, dizendo que põem a fé em Deus. Então eu torno a perguntar, que Deus é esse que cremos? A princípio, e é correto que seja assim no início de nossas caminhadas no evangelho, aprendemos a crer no Deus que as igrejas nos ensinam que existe. 
      Contudo, e esse é o ponto dessa reflexão, até que ponto caminhamos como crianças espirituais, tendo pastores, professores e profetas como intermediários? Sim, existe um momento que o Deus de nossa busca direta, pessoal, sem atravessadores, mesmo que bem intencionados, precisa ser não só o verdadeiro e único Deus, mas maior e mais importante que o Deus que os homens nos ensinam. Precisamos chegar num ponto em nossas vidas, onde o Deus que fala aos nossos corações na solidão de nossos lares numa madrugada, tem prioridade, fala mais alto e claro que o "deus" dos outros, tenham esses a importância que tenham em seus grupos. 
      A igreja cristã nunca ensinou isso, nunca deixou isso claro, pelo menos a partir do momento que a pura e original Igreja dos apóstolos, de Paulo, deixou de existir como oficial e deu lugar a denominações hereges, começando pela Católica. E não se engane, se algumas mudanças positivas ocorreram, tendo em vista o retorno à Igreja cristã original, o desvio continuou com o protestantismo, com as chamados avivalistas, com o pentecostalismo, com o neo, etc, etc. Como eu já disse aqui, igrejas, com letra minúscula, sempre foi e sempre será coisa de homem, Deus até usa, mas elas não podem "usar" Deus.
      O homem tem sido doutrinado sistematicamente a obedecer e depender de homens, não de Deus. Você acha que isso não é verdade? Preste mais atenção na maneira como são tratados os que saem de uma determinada igreja local. Pode-se também argumentar que os que não participam assiduamente de cultos, se desviam, esfriam. Para evitar isso, muitos não são devidamente disciplinados com a desculpa que se forem, se afastam de vez e se perdem. Mesmo os que estão realmente distantes de igrejas e de Deus, dizem pra si mesmos, "preciso voltar à igreja, lá Deus cuidará de mim".
      Em que "Deus" pequeno temos crido, um deus de homens, um deus preso a templos, a altares, a instituições. Conveniente pra homens que querem dominar sobre homens, tirando deles seus bens materiais. Conveniente para cristãos que insistem em permanecer imaturos e carentes, fracos e ilimitados, que acham mais fácil suportarem igrejas ruins, líderes hereges e hipócritas, que terem uma experiência realmente individual com o Deus Senhor, criador e salvador do universo.
      Repito, não estou fazendo apologia a cristão sem igreja, coisa boa demais é conviver com um grupo, não de "irmãos" que te dão "a paz do Senhor" (ou de Deus...), mas de amigos verdadeiros, que não vendem alianças por status na hierarquia eclesiástica ou por aprovação de homens, que se esquecem de você caso você pare de conviver com eles numa determinada igreja local. 
      Por uma volta real à Igreja primitiva, dos apóstolos, de Paulo, do evangelho, de Jesus, é por isso que oro. Por uma vida com comprometimento com Deus, não com homens. Por pastores que tenham trabalho secular e não vivam sustentados por igrejas. Por igrejas pequenas, onde as pessoas realmente se ajudem, se conheçam. Digamos não a pastores-celebridades e envolvidos com política, não a templos-palcos, ministros musicais-artistas. Coloquemos nossa fé em Deus, de fato, e em mais nada.
      Com relação ao texto bíblico do início, a interpretação não é olhar para Deus e permanecer em igrejas erradas, seguindo orientação equivocada de líderes que para suas conveniências usam o texto como álibi para permanecerem com igrejas erradas e não perderem membros. A interpretação é "sai dela povo meu", digam não a tantas igrejas desviadas, suportem líderes que dizem, não o que vocês querem, mas o que vocês precisam ouvir, e mudem de vida. Voltem-se para Deus e deem as costas para homens, sem medo, e com temor somente do Senhor.

quarta-feira, março 22, 2017

Bom é se aproximar de Deus

      "Quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.
      Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.
Salmos 73.25-28

      O maior bem que temos neste universo, físico e espiritual, é sermos atraídos por Deus para buscá-lo, todo o resto, esperança, cura, vitórias, paz, prosperidade, é consequência disso. Seja grato, de todo o coração, por querer orar, querer adorar, crer, apesar de tudo, esteja feliz por poder se aproximar do Senhor, isso basta.

terça-feira, março 21, 2017

Perdeu-se a vergonha na cara?

      "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarào. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.Mateus 24.9-13

      Antes de começar a reflexão, uma pontuação sobre o texto acima: quando ele fala de cristão perseguido, não se refere à vitimização que tantos pregam, não justifica falta de respeito com as diferenças culturais e religiosas. Ele fala sobre cristãos verdadeiros, vivendo um evangelho legítimo como cidadãos do mundo e preparando-se para a eternidade, e por isso, por haver Deus de fato neles, sofrem uma perseguição desproporcional e injusta. Agora vamos à reflexão.

      Perdemos a vergonha na cara? Conclua comigo, que tempos vivemos, tudo se pode, e quem sensura é taxado de julgador, falso moralista ou preconceituoso, talvez não por estar errado na sensura, mas por ser hipócrita e não viver o que fala. Enganam-se, contudo, os que acham que o homem dos séculos XX e XXI é mais pecador que o de outros tempos. O homem sempre foi mal, volento, amante dos prazeres carnais egoístas, mais do que de qualquer outra coisa melhor, mais espiritual, maus elevada.
      O que acontece é que o mundo contemporâneo é pequeno. Com internet, celulares, TV e mídia em geral, todos sabem de tudo em todo o tempo, isso cria a sensação de que as coisas são maiores do que sempre foram. Mas a verdade é que nunca o ser humano se achou tão dono de diteitos e desobrigado de deveres. Essa liberdade irresponsável e sem culpa, que chamam de pós-modernidade, faz com que o feio fique bonito, o errado seja certo. Mais que fazer o mal, as pessoas se orgulham dele e postam nas redes sociais para que todos saibam, patético isso.
      E o cristão, como vive no meio de tudo isso? Bem, como eu já refleti a respeito em outra postagem, uma parte muito grande de evangélicos e protestantes experimentam um falso evangelho, materialista, imediatista. Esses chamados cristãos não aceitam nãos, não se permitem serem tratados e disciplinados, enchem templos que frequentam com assiduidade, mas tendo vida espiritual rasa e herege.
      Sim, perdeu-se a vergonha na cara! Pastores toleram líderes em adultério para não perderem a mão de obra gratuíta e dízimos significativos, e por recearem serem processados em tribunais do mundo pelos próprios "irmãos", a que ponto chegamos. Por outro lado, assim como todos querem direito à originalidade pessoal, todos querem ser amados, ninguém quer ser perseguido por defender um ponto de vista, vivemos a era do viva e deixe viver, e ninguém tem nada a ver com isso.
      E eu e você, até que ponto nos acostumamos com a prostituição facil que pode ser consumida gratuitamente na internet, sujando nosso corpo, nossa alma e nosso espírito com promiscuidade virtual com a mesma facilidade com que tomamos um banho e fazemos uma oração superficial depois pedindo perdão? Era mais difícil quando pra se prostituir tinha-se que ir fisicamente a um bairro afastado ou uma avenida e arriscar pegar uma DST.
      Mas o pecado é o mesmo, o Espírito Santo, sensível e puro que é, ainda se fere e se afasta. Talvez seja por isso que tantos buscam experiências emocionais cada vez mais fortes nos "cultos de adoração", por terem o espírito congelado, a mente cauterizada e a carne viciada em tantas sujeiras que veem e ouvem na internet.

      "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." Mateus 25.13

segunda-feira, março 20, 2017

Você está preparado?

      "E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." Apocalipse 22.12

      Você está realmente preparado para um encontro definitivo e completo com Deus, seja pelo arrebatamento ou pela morte física? Tem feito tudo o que está ao seu alcance para estar justificado pelo nome de Jesus Cristo?
     Seus pecados estão confessados e deixados? Naquilo que te é possível, está em paz com todos? Pediu perdão e perdoou fisicamente, senão foi possível fisicamente, o fez em seu coração e está em paz? Não está em atitude consciente de sonegação de algum bem, de algum sentimento ou de alguma pessoa, seja por roubo, por mentira ou por adultério?
      Lembre-se que podemos estar sonegando algo de nós mesmos, se submetemos nosso corpo e nossa alma a vícios e disposições negativas e egoístas Se está em débito com vida de oração, comunhão com Deus e respiração espiritual, ore agora, limpe-se, acerte-se, queira mudança e a viva. Esteja preparado sempre!

domingo, março 19, 2017

Solidão, eis a questão

      "Nunca me assentei na assembléia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação.
      Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói, e já não admite cura? Serias tu para mim como coisa mentirosa e como águas inconstantes?
      Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.
Jeremias 15.17-19

      Ouso dizer que o maior problema da vida não é adquirir bens e mantimentos, para a sobrevivência física. A maior dificuldade é administrar a solidão, por causa disso é que fazemos as escolhas mais estranhas, tomamos as decisões mais extremas, e consequentemente, cometemos os erros maiores. 
      Mas não se ache original por causa disso, isso acontece com todos que querem seguir em frente, só os cronicamente presos a um passado de carências, resolvido de forma equivocada, não cometererão esses erros. Família ajuda, pais e irmãos no tempo certo são companhia que basta, mas não pode ser assim pra frente. Família não resolve solidão de gente realmente madura, aliás a sólidão existe justamente para nos movermos pra frente, para deixarmos uma família, deixarmos de ser filhos, e construirmos outra família, sermos cônjuges e pais. 
      Se você é jovem, vá com calma, tenha paciência, e procure conhecer quem te livra de solidão (ou a compartilha a dois) nos melhores lugares. O lugar define as prioridades das pessoas, mostra o que elas mais gostam. No lugar errado, a regra é que acontece coisas erradas, mesmo que muitos de nós experimentem na exceção, a misericórdia de Deus mudando nossas vidas pra melhor. Mas não é sábio contar com a exceção.
      Num bar ou numa danceteria, você conhecerá gente que gosta de beber e de dançar. Nesses lugares, as pessoas gostam só disso? Pode ser que não, o ser humano não é tão descomplicado assim, nem tão monopolar. Mas existe grande probabilidade de que quem esteja em lugares fúteis procurem só gente para ter sexo casual. É só isso que você quer da vida? Se for, isso pode ser interessante, não estou fazendo juízo de valor, cada um sabe de si.
      Contudo, se você escolher a carreira profissional certa pra você e for atrás de fazer um curso que te realiza de verdade, numa área que realmente te faz feliz e produtivo, esse pode ser um caminho mais adequado pra você conhecer pessoas mais parecidas com você, avaliadas com valores mais duradouros e de qualidade. Não, não estou dizendo que um engenheiro só será feliz com outro engenheiro, mas duas pessoas estudando engenharia terão muito mais facilidade de se relacionar por terem assuntos importantes em comum. 
      Livrar-se da solidão, contudo, não é simples, nem fácil, mesmo bem casados e profissionalmente realizados, todos enfrentamos uma solidão não resolvida durante toda vida. Que amigo sempre está conosco, sempre nos entende e respeita, e sempre nos ajuda? Só Deus mesmo. O resto? Administre, importantes relacionamentos começam com coisas simples e sinceras, como um sorriso, um bom dia. Mas não se cobre demais, aprenda com os erros, se respeite mais e busque sempre o melhor pra você.

sábado, março 18, 2017

O meio não justifica os fins

     "A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores." Provérbios 10.22

      "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Romanos 12.2

      Aquilo que da palavra viva do Espírito Santo de Deus foi registrado na Bíblia, é para todos. Homens e mulheres, novos nascidos ou não, de todos os tempos e lugares, podem ser abençoados por essa palavra. Contudo, só o convertido, com uma experiência clara e decisiva de novo nascimento, tem o direito, obtido na cruz por Cristo, de usufruir as bênçãos da palavra em todo o tempo e em toda as suas abrangências.
   É preciso ter uma vida de comunhão com Deus e de reais frutos espirituais, para realmente ser protegido pela palavra. Usar textos bíblicos como palavra mágica, de proteção contra o mal, deixar Bíblia aberta no Salmo 91 ou outro texto, assim como usar ícones físicos do cristianismo, como a cruz, não são utilizações ligítimas da palavra. Deus não abençoa pessoas que fazem essas utilizações equivocadas? Sim, abençoa, mas não tanto quanto pode. Quem põe o limite é o homem, não Deus.
      Como vemos versículos bíblicos em redes sociais virtuais, hoje em dia, junto de frases de filósofos, escritores, artistas e mesmo personagens de religiões esotéricas, espiritualistas, etc. Muitos, mesmo que se autodenominam cristãos, não sabem o verdadeiro valor da palavra, a colocam no mesmo nivel de letras de músicas sertanejas.
      A verdade é que só os que têm uma experiência de novo nascimento, que foram lavados pelo sangue de Jesus e selados com o Santo Espírito, podem entender, usar e serem abençoados pela palavra de Deus, que é mais que um conjunto de leis morais ou conjurações de proteção e libertação, é vida e vida em abundância.
      A igreja católica é uma grande responsável pelo uso indevido da palavra de Deus. Com o intuito de ter monopólio religioso, político e mesmo econômico no mundo, batiza crianças que não têm discernimento intelectual e espiritual para se decidirem pelo evangelho. Na verdade, as crianças, seres humanos que ainda não atingiram a idade do juízo (que acontece na adolescência), nem precisam de batismo ou de uma decisão pública, são salvas porque ainda não conheceram o pecado.
     Assim, batizados pelo romanismo, reforçam a crença de que todo ser humano é filho de Deus, logo não precisam nascer de novo. Aliás, o pensamento equivocado de que todo caminho leva a Deus, de que religiões são óticas de janelas diferentes de uma mesma casa, para a mesma verdade localizada dentro dessa casa, só serve para nivelar a palavra de Deus na mesma altura de outras palavras. Essas palavras, se não são invenções da mente complexa e fantasiosa dos homens, são revelações enganosas de demônios e anjos caídos.
      Os textos bíblicos que citei no início desta reflexão, que falam sobre a paz e a agradável vontade de Deus que nós, seres humanos, podemos provar, falam de privilégios só dos realmente nascidos de novo, não os use em vão. Caso contrário veremos a hipocrisia e as incoerências tão presentes nas redes sociais atualmente: numa postagem um texto bíblico e na outra, um texto espírita ou uma foto da pessoa na balada em situação e vestes pouco condizentes com um novo convertido de fato. Se o fim não justifica os meios, o meio também não justifica os fins.

sexta-feira, março 17, 2017

Agradeça, depois de Deus responder

      "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração." Colossenses 3.16

      Essa reflexão é a parte dois do tema que comecei ontem, dia 16/03/17, quando falei "ore, antes de decidir". 
      Com a mesma presteza e intesidade que oramos antes de decidir, pedindo para que Deus nos mostre sua vontade sobre o assunto, devemos usar de gratidão, depois de ver o assunto resolvido e Deus abençoado nossas vidas com sua graciosa provisão. 
      Ache um tempo para agradecer, alie sempre sua vitória e sua paz à atuação do amor de Deus, cuidando de nós sempre com o melhor para nossas vidas.

quinta-feira, março 16, 2017

Ore, antes de decidir

      "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." I Pedro 3.12

      Sei que a vida é corrida para todos, que o tempo é curto e que nosso coração muitas vezes se perde em desânimos e ansiedades. Contudo, nunca tome uma decisão, principalmente as mais importantes, como mudanças, de emprego, de residência, assim como alianças, afetivas, profissionais, ministeriais, sem fazer uma oração séria, profunda, sentida e convicta a Deus. 
      Pode ser um único momento, rápido, mas dê ao Senhor autorização para mostrar a sua vontade na decisão que você quer fazer. Sim, Deus é todo-poderoso e tem tudo nas mãos, nada acontece sem sua permissão, mas Ele é educado e respeita nossa vontade. Se você não deixar, não pedir, você estará sozinho no caminho que vai escolher e colherá as consequências de uma decisão sem Deus. 
      Pare tudo e ore, depois, com a paz do Senhor no coração, faça a escolha melhor.

quarta-feira, março 15, 2017

Aprovação de homem, uma armadilha

      Já falei sobre esse assunto aqui, várias vezes, a necessidade de ser aprovado por homens é uma fraqueza que quase todo ser humano tem, em maior ou menor instância, de maneira mais explícita ou disfarçada. Por quê? Porque a maioria de nós ou não fomos incentivados com elogios o suficiente, ou fomos mimados demais com eles. 
      Se tivemos falta, nós os buscamos, se tivemos excesso, nós os exigimos. De um jeito ou de outro, dependemos demais da aprovação das pessoas, de seus reconhecimentos de nossas atitudes e sentimentos. Isso se torna uma armadilha, mendigando por elogio e aprovação, nos vendemos por qualquer preço a qualquer um. 
      Moças se apaixonam por cafagestes, porque esses lhes fazem promessas mentirosas ou enaltecem qualidades físicas que elas não têm, só para terem algum proveito pessoal e egoísta. Mas não só relacionamentos afetivos são mal feitos, por causa de nossa necessidade de aprovação humana, relacionamentos profissionais injustos podem ser mantidos, por patrões que se aproveitam de empregados carentes e sem amor próprio. 
      Contudo, é nas igrejas que essa fraqueza humana é mais usada, por falsos pastores, líderes inescrupulosos, que precisam para manterem seus "ministérios-empresas", da mão de obra gratuíta de crentes sinceros, mas obsessivos pela aprovação de um lider friamente paternalista e carismático. Crentes fracos trabalham por anos na obra, para obterem um status na hierarquia, um cargo, um título, só para se sentirem aprovados e honrados por homens.
      Essa obsessão continuará nos afligindo e escravisando enquanto não entendermos que Deus é maior que homens. Mas para entendermos isso não basta uma experiência só mental. A maioria dos cristãos, se não todos, sabem e cantam a grandiosidade de Deus, contudo, na prática, creem num Deus pequeno. Precisamos ter uma experiência emocional e espiritual, com todo o nosso coração sendo inundado pelo Espírito Santo, e nos convencendo que importa pra nós, acima e antes de tudo, o que Deus pensa de nós. 
      Esse Deus, supremo, vê nossa sinceridade, sabe de nosso esforço, e mesmo assim só pede de nós o que está dentro de nossos limites, para agradarmos a Ele e seguirmos em paz, satisfeitos que não devemos mais nada a ninguém. Essa questão é muito séria, deveria ser prioridade no processo de cura espiritual, exercida nas igrejas. Infelizmente, como eu já disse, cristãos fracos, ignorantes e carentes interessam a líderes manipuladores. 
      Abramos os olhos, conheçamos o Deus que temos, busquemos cura. Não somos obrigados a permanecer numa igreja para sempre, pastores não são deuses, profetas devem ser avaliados com oração e com a Bíblia. Também não caiamos na palavra enganosa que diz que nenhuma igreja ou líder são perfeitos por isso devemos nos resignar com o lugar onde estamos e com o líder que temos. O principal motivo de muitos caírem nesse engodo é justamente a busca de aprovação humana.
      Eu sei que os primeiros anos de conversão são difíceis, o novo nascido sincero e genuíno pode ter uma dependência afetiva de seu pastor, como um bebê de sua mãe. Bons e genuínos pastores exercerão essa relação com sabedoria e amor, graças a Deus por eles. Contudo, dois pontos precisam ser ditos: em primeiro lugar não podemos ser crianças espirituais pra sempre, precisamos crescer. Em segundo lugar, nesses últimos e terríveis últimos tempos, a Igreja tem se desviado muito, e infelizmente, principalmente os líderes.
      Que Deus domine sobre nós, e depois dEle, pastores idôneos, que se procurarmos com cuidado e trabalho, acharemos. Esses bons homens não explorarão nossas fraquezas, nossa carência de aprovação humana, mas nos ajudarão a vence-las, com humildade e verdadeira unção do Senhor, para a glória de Deus.

terça-feira, março 14, 2017

Se a tristeza não sai, saia dela

      A tristeza pode ser doença crônica, que impede homens e mulheres de serem produtivos na sociedade. Esse tipo de tristeza precisa de atenção especial, sozinha, a pessoa pode não conseguir sair dela. Seja por culpa ou qualquer espécie de repressão, um pedido de perdão ou uma atitude pessoal de superação, podem não resolver. 
      A tristeza profunda leva à depressão, enfermidade que quando instalada só pode ser administrada com auxílio de profissional médico ou/e conselheiro espiritual devidamente preparados para isso. Para não chegarmos a esse ponto é preciso saber até que ponto a tristeza nossa de cada dia é a comum a todo humano ser, ou é doença mesmo.
      Sim, é preciso ter a humildade e a lucidez para aceitar que todos temos tristezas insolúveis, admitir isso é diminuir a proporção da tristeza, e não deixar que ela tenha mais importância que realmente tem. A tristeza "pouca" tem importância? Sim, nos faz parar e pensar, o suficiente para sairmos dela e tentarmos evitar, à medida do possível, situações e sentimentos que nos levem a ela.
      Se a tristeza não sai, saia dela. Como? Com leveza de alma, com simplicidade, respirando fundo e seguindo em frente, vivendo um dia de cada vez, e um dia do presente, não do passado ou do futuro. Às vezes basta um café quente, um passeio rápido a um parque, uma conversa com um amigo, fazer algo diferente.
      Alguém poderia me dizer, "mas amigo, como cristão, você não vai falar que basta exercitar perdão no nome de Jesus, entregar toda ansiedade em oração a Deus, assistir um culto na casa do Senhor"? "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor." (Salmo 122.1), bem, com relação a esse texto, é preciso compreender que no contexto do novo testamento, casa do Senhor não é o templo físico de Moisés ou de Salomão, que acompanhou o povo no deserto ou que foi fixado em Jerusalém. Casa do Senhor é o coração do convertido e novo nascido, que se torna morada para o Espírito Santo.
      Sim, creio que só há paz em Jesus, perdoar, orar, adorar e cultuar a Deus com irmãos de fé em uma igreja local, é experimentar uma alegria singular. Contudo, aos que ficam tristes com facilidade, que muitas vezes já fizeram de tudo e a tristeza ainda persiste, e acredito que falo a muita gente, visto que depressão, seja no nível que for, é um mal muito comum no mundo atual, a esses é que eu falo: não levem a tristeza e a si mesmos tão a sério. Isso não é desculpa para liberalidades, nem estou fazendo apologia a prazeres fáceis ou vícios, mas muita gente é viciada em tristeza, e faz dela um motivo de vida.
      Se a tristeza teimar, não fique só, e procure fazer algo diferente, mas acima de tudo, fique leve e olhe pra fora de si. Gente, mesmo cristã sincera, vira escrava da tristeza porque insiste em olhar, não para o Deus verdadeiro, mas para um "senhor" pequeno, aprisionado dentra dela mesma. Olhe para fora, Deus é muito maior que seu coração, muito maior que sua tristeza, muito maior mesmo que instituições religiosas, que muitos alegam ser "casa do Senhor". Maravilhe-se com esse grandioso e infinito Deus, e seu coração se alegrará, como fez o salmista no Salmo 8.

      "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
      Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
      Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, as aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!"

      No caso de uma tristeza muito prolongada ou numa suspeita de depressão, procure um profissional da medicina, psiquiatra e depois um psicólogo, não fique só.

segunda-feira, março 13, 2017

Para homens crescidos, a vida não é brincadeira

      "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." I Coríntios 13.11

      Precisamos levar a vida a sério enquanto há tempo, irresponsabilidade por ignorância, Deus até releva, mas depois que há conhecimento, somos tratados como homens, não mais como crianças.

      "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3.1

domingo, março 12, 2017

Jesus, único intercessor entre Deus e homens

      "Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." I Timóteo 2.3-6

      A palavra que darei a seguir é com total respeito às experiências e convicções de pessoas envolvidas com todos os tipos de espiritismos, e outras religiões que acreditam poderem manter comunhão com o mundo espiritual através de entidades, espíritos de mortos e seres angelicais. Contudo, como cristão e conhecedor da Bíblia, preciso dar uma ótica diferente, das dessas pessoas, com relação a esse assunto, que Deus e só Ele, julgue a todos nós.

      O diabo sabe seduzir, usa a curiosidade do homem sobre assuntos espirituais, mas usa também a vaidade. Assim, quando "vendendo" o espiritismo, apela para essa fraqueza tão humana. É comum espíritas dizerem para alguém, que o espírito de uma pessoa famosa quer se comunicar, depois do espirito de um morto próximo, família ou amigo, que apela à saudade, esse argumento funciona por apelar à vaidade.
      Outra arma para convencer alguém a se aproximar do espiritismo, é dizer para alguém que esse tem um tipo de mediunidade. Novamente se apela à vaidade, a pessoa se sente especial, com um dom diferente e consequentemente, com uma motivação maior de vida.
      A mediunidade é eficiente nas mãos do diabo porque se fortalece e se baseia em experiências que todos nós temos, como intuições, coincidências, ou coisas mais doentias, como alucinações, sejam visuais, auditivas ou sensitivas. Se é psicológico, espiritual ou ambos, isso não é tão simples de definir. Se é de Deus ou dos anjos caídos e demônios, bem, aí podemos descobrir.
      A doutrina cristã, que não é só baseada em letras e leis frias, mas na experiência com o vivo e verdadeiro Espírito Santo, é bem clara. Não é possível qualquer espécie de comunicação com espíritos de pessoas mortas. Por outro lado, demônios e anjos caídos, podem iludir, mentir e se comunicar com os homens vivos usando de vários artifícios.
      Mas alguém pode dizer, "como é coisa do mal, se o espiritismo ensina e faz tanta coisa boa?". Bem, o diabo tem vários "fronts", viários caminhos, vários discursos, várias caras, para poder enganar a muitos. Ser bom não é fazer o bem, mas é obedecer a Deus através de Jesus e pelo Espírito Santo, os fins não justificam os meios.
      Um conselho, afaste-se do espiritismo, seja do tipo que for, aproximar-se dele é dar autorização para entidades espirituais se envolverem em nossas vidas. Isso não traz nenhum bem, mesmo que a princípio pareça trazer. Isso trará confusão, enfermidades e até morte, nos lançará numa vida de trevas, nos afastará de Deus.
      Só Jesus é intercessor entre homens e Deus, mais ninguém, assim não precisamos de atravessadores, mas só de Cristo. Se começarmos uma vida assim, nascendo de novo, teremos libertação de obsessões e doenças, físicas e psicológicas, coisas que nenhuma entidade ou nenhum espírito de engano pode dar.

sábado, março 11, 2017

Chamada profética genuína

      "Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar, não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles.
     Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
      E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti, porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar." 
Jeremias 1.17-19

     Chamada profética genuína, quem realmente está preparado pra ela? Não, não é ser pago com altos cachês para dar profecias convenientes em templos luxuosos. Não é experimentar fama como pregador proeminente em púlpitos físicos e virtuais. Não é falar para quem quer ouvir e ser honrado por isso. 
          Contudo, é ser profeta como foi Jeremias, como foi Elias, como foi João Batista. Isso não é para os loucos nem para os gananciosos, isso não é nem para quem quer e busca, mesmo com sinceridade. Isso é para quem Deus escolhe, chama, prepara e envia.
          Se for o seu caso, de verdade, não tema, o Deus que manda, capacita. Se não for, muito cuidado, esteja humildemente orando a Deus para que Ele envie profetas legítimos, a Igreja, mais até que o mundo, precisa urgentemente deles.

sexta-feira, março 10, 2017

A porta estreita

      "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela." Mateus 7.13

      Que escolha temos preferido, a mais fácil ou a mais difícil? Não, não confunda dificuldade com sacrifícios desnecessários, que mais honram o homem que a Deus, nem com complicações litúrgicas, invenções de líderes manipuladores e frios, que nada têm a ver com o caminho do Espírito Santo e vivo de Deus. 
      Muitos pensam estar entrando pela porta estreita, enquanto se perden na porta larga da heresia e dos profetas de Baal, só para se sentirem parte de uma coletividade e terem dela aprovação. Sim, o caminho da santidade é estreito, mas será iluminado e nunca será solitário, se for por obediência à exclusiva vontade de Deus. 
      Agradar a Deus de fato, todavia, pode ser, aos olhos de viciados em falsos cultos, uma porta larga, enquanto para o verdadeiramente temente a Deus, é a porta estreita de quem obedece ao Senhor, não se importando com que os homens dizem ou pensam. Enfim, muita coisa não é bem o que parece, têm discernimento somente os que buscam a Deus com todo o coração.
      Seja como for, a porta estreita nunca é a mais fácil, e pode ser diferente de uma pessoa para outra. Cada um de nós, que tem verdadeiramente o selo do Santo Espírito, sabe muito bem qual é a porta estreita pela qual precisa passar, que ninguém a ninguém julgue.

quinta-feira, março 09, 2017

Palavra de consolo

      "Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. “Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados; todos os que lutam contra vocês serão destruídos e morrerão. Se vocês procurarem os seus inimigos, não os acharão, pois todos eles terão desaparecido. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.’ “O Senhor diz ao seu povo: “Você é pequeno e fraquinho, mas não tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei." Isaías 41:10-14 (linguagem atual)

       Algumas om demais quando uma palavra de Deus cai em nós como uma roupa boa, cabe perfeitamente, responde exatamente às nossas ansiedades, consola-nos completamente. 
        Mas que palavra de Deus não é assim? 
    Algumas, contudo, são adequadas para aqueles momentos em que estamos mais fragilizados, e precisamos de algo simples e direto que nos ajude a seguir em frente com esperança.

quarta-feira, março 08, 2017

Que valor tem nossa alma?

      "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" Mateus 16.26

      As pessoas têm dado pouco valor às suas almas. Quando vemos tanta corrupção, tanta desonestidade, tanto crime, tanta violência, mas também tanta liberalidade, tanta imoralidade, tanta facilidade, tantos sins e quase nenhum não, vemos um homem contemporâneo se vendendo.
  Mesmo cidadãos corretos, trabalhadores, bons empregados e patrões, bem intencionados, passam a vida atrás do dinheiro, e no íntimo, mesmo secretamente, invejam os ricos, pra isso sacrificam acompanhamento de filhos, amor ao cônjuge e principalmente, uma vida espiritual sadia e equilibrada.
      Mas muitos denominados cristãos também se vendem, desejando valores equivocados, acreditam em falsos profetas, sustentam mercadores da "palavra de Deus" (entre aspas porque a verdadeira palavra de Deus não pode ser comercializada). Eu e você, que valor temos dado à nossa alma?
      Quais são as nossas prioridades? Para que vivemos, pra comer e pagar contas, só pra isso? Só por isso oramos? O que Deus quer de nós não pode ser comprado, e o que Ele dá não pode ser vendido, é de graça. Não corramos atrás do vento, que nosso desejo maior seja conhecer e obedecer a Deus.

terça-feira, março 07, 2017

O pão espiritual nosso de cada dia

      "Ele, porém, respondendo disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." Mateus 4.4

      Estômagos cheios, carro bom na garagem, saldo positivo no banco, dívidas pagas, saúde boa e situação financeira estável, tudo isso não basta. O pão material garantido, que às vezes passamos uma vida anseando, trabalhando por ele, nos matando por ele, não é o suficiente para se ter paz verdadeira. 
      Invejamos o rico, mas devíamos é "invejar" o temente a Deus, às vezes simples e com poucas posses, mas feliz. Busquemos o pão espiritual, como buscamos o alimento físico diário, pelo menos com a mesma intensidade, sem esse alimento espiritual, perecemos, e tudo o mais, perde o sabor. 
      Reserve todo dia um momento para orar a Deus e ler a Bíblia, esse pão te dará mais que vida, vida eterna.

segunda-feira, março 06, 2017

Clama a Deus!

      "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes." Jeremias 33.3

      A carne é fraca? Sim, principalmente para segurar esperança. Nos entediamos com facilidade, a alegria experimentada numa noite já deixou o sentimento na manhã seguinte. 
      Para não ficarmos obsecados pelo prazer fácil que a própria carne oferece, nos vícios, na gula, nas bebedices, no sexo, é que precisamos nos aproximar de Deus. 
      Deus, só Deus, não entidades espirituais, pode satisfazer e fortalecer nossa alma e nosso espírito contra as fraquezas imediatistas da carne. 
      Se nosso ser carece de novidades, se ele é seduzido por mistérios, o Espírito Santo pode nos revelar as verdades eternas do universo, basta que busquemos a Deus, sempre, com todo o coração.

domingo, março 05, 2017

Eu te agradeço de todo o meu coração

        Só três tipos de pessoas conseguem dar a Deus um louvor sincero. As crianças, porque são inocentes e ainda não conhecem o pecado. Os loucos, porque não têm noção de suas realidades, nem da maldade dos outros. 
      Por fim, aqueles que sofreram o bastante para reconhecerem os homens indignos que são e o Deus digno que os ama. Esses esgotaram suas vaidades, suas conveniências e suas ilusões, com a dor infligida pelo tempo em todos que se dispõem a viver de verdade.
      Quanto aos espirituais ou sábios aos seu próprios olhos, aos que tentam barganhar com Deus religiosidade por bênçãos, os que teimosamente insistem em permanecer crianças usando emoções e outros artifícios para mostrar aos homens que adoram a Deus, serão surpreendidos por um juízo que nenhum falso profeta os adivertiu, sendo envergonhados publicamente.

      "Ó Senhor Deus, eu te agradeço de todo o coração; diante de todos os deuses eu canto hinos de louvor a ti. Por causa do teu amor e da tua fidelidade, eu me ajoelho virado para o teu santo Templo e dou graças a ti. Pois tens mostrado que o teu nome e as tuas promessas estão acima de tudo.
      Quando te chamei, tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças. Ó Senhor Deus, todos os reis da terra te louvarão quando ouvirem falar das tuas promessas. Eles cantarão a respeito das coisas que tu, ó Senhor , tens feito, pois grande é a tua glória.
      Tu estás lá nas alturas, mas assim mesmo te interessas pelos humildes, e os orgulhosos não podem se esconder de ti. Quando estou cercado de perigos, tu me dás segurança. A tua força me protege do ódio dos meus inimigos; tu me salvas pelo teu poder. Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus. Não abandones o trabalho que começaste."
Salmo 138 (em linguagem atual)

sábado, março 04, 2017

Reconhecendo a inefável sabedoria de Deus

      "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? 
      Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 
      Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza." Jó 42.2-6

      Quem anda com Deus através de Jesus, experimenta, pelo Espírito Santo, crescimento. Não só do conhecimento doutrinário, pois cristianismo não é um curso de entendimento intelectual dos mistérios metafísicos e sabedoria universal.
      Também não é, o verdadeiro cristianismo, aquisição de técnicas de superação de fraquezas carnais ou meditação para alcance de paz interior, não só isso.
      Andar com Deus através de Jesus, é experimentar a vida eterna ainda em vida terrena. É vivenciar a ação do Senhor em pequenas coisas, ensinando, curando, transformando de dentro pra fora e do alto para baixo.
      É conhecer o Deus que se revela para os simples, que consola os humildes, que faz o impossível pelo que com trabalho e sinceridade já fez sua parte, e agora descansa no sustentador do universo.
      Jó achava que já sabia tudo, mas depois de uma provacão extrema, reconheceu que era só uma criança. Saiu, contudo, de sua prova, aprovado, como homem espiritual.

sexta-feira, março 03, 2017

Tem que nascer de novo

      "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
      Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
      Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
      O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."
João 3.3-7

      Algumas pessoas são criadas em igrejas cristãs, outras, já em idade adulta, tornam-se simpatizantes do cristianismo. Ambos os tipos ganham apreço por Deus,  podem adquirir conhecimento profundo do cristianismo e da Bíblia. Muita gente, por um motivo ou outro, alia às suas práticas de vida sérios princípios cristãos. 
      Contudo, é preciso nascer de novo, só essa experiência sela o ser humano com o Santo Espírito. Essa marca espiritual confere ao homem alguns direitos:

- primeiro, ele consegue entender os conceitos espirituais de acordo com a ótica cristã, a ótica de Deus, a ótica da única e absoluta verdade;

- depois, ele passa a ter convicções que a carne não pode lhe dar, que a inteligência e o mero conhecimento intelectual de doutrinas, não lhe conferem, como a certeza de salvação em vida e durante a eternidade, a paz através do perdão por meio de Cristo e a convicção de que só Deus através de Jesus merece sua adoração exclusiva;

- o discernimento e as convicções espirituais conduzirão o novo nascido a uma vida diferente e que nunca mais será a mesma.

      Sim, lutas virão, muitas até mais duras que as de antes do seu novo nascimento, não em carne, mas no espírito. Conduto, agora as coisas terão motivo e farão sentido.
      Você já nasceu de novo? Para experimentar isso é preciso falar com Deus e autorizar, dar permissão ao Senhor para que venha e sele sua vida com o Espírito Santo.
      Depois é preciso querer mudar de vida e mudar. Deixar vícios e infidelidades e buscar uma vida correta de acordo com a vontade de Deus. Conhece-se a vontade de Deus orando a Ele, lendo a Bíblia e estando em comunhão com o povo de Deus espalhado em tantas igrejas cristãs.
      Mas o mais importante é que nessa nova caminhada não se está sozinho, Deus nos mostra o que fazer, como e quando. Comece fazendo uma oração, receba Jesus como único e suficiente salvador e então descanse em suas promessas.
      Orientação para quem quer começar a seguir Jesus: depois de orar, leia o Evangelho de João e procure uma igreja evangélica ou protestante. Se não se sentir bem em uma, visite outra, mas não pare até achar o lugar que Deus tem pra você.

quinta-feira, março 02, 2017

Ódio, educação e amor

      Alguns nos odeiam, muitos nos tratam com educação, mas pouquíssimos nos amam de verdade. Não fique amargo por causa dessa realidade, nem desista de amar, mas caminhe com lucidez. Jesus conhecia muito bem os corações, e ainda assim viveu e morreu em amor, sem revolta, por todos os homens. 
      Os diabos e os demônios odeiam a Deus e a Jesus, ainda que mintam descaradamente sobre isso. Assim odiarão todos aqueles que buscam o Senhor através de Cristo. Nesse ódio jogam os que andam sem cuidado espiritual contra os filhos de Deus e salvos por Jesus Cristo. 
      A maioria das pessoas não sabem amar, a si mesmas e consequentemente os outros, mesmo cristãs. Assim, tratam com educação, suas iniciativas de amor são no máximo reação, mas são incapazes de exercer uma ação de amor. Quantas vezes não constatamos que se não formos até os outros, eles não vêm até nós?
      Mas alguns nos amam, se preocupam com nós, não se cansam de nós. Esses são os amigos leais e reais, a esses trate com muito cuidado, mantenha-os, honre-os. Não se escandalize, a vida real é assim, para todos, mas principalmente para os que andam com sinceridade e desejam amar.
      Mantenha uma vida de oração séria contra os inimigos, respeite os que só te tratam com educação e não exija deles mais que isso. Ame a todos, mas goste, com todas as suas forças, dos que te amam de verdade, mesmo que com esses pouca força precisamos fazer para mantermos uma amizade leve, mas profunda de amor.

quarta-feira, março 01, 2017

Aos que buscam a Deus, nada falta!

      "Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
      Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
      Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará." 
Salmos 34.6-10

      Bom demais é provar a bênção desse texto, é experimentar a realidade de confiar realmente no Deus pai. Esse privilégio têm os que creem em Jesus como único salvador e adoram só a ele, como nome acima de todo nome, seja de homens ou entidades espirituais.