sexta-feira, setembro 28, 2012

O indivíduo, mais que a multidão

        “Olhando para eles ao redor, indignado e muito triste por causa da dureza do coração deles, disse ao homem: Estende a tua mão. Ele a estendeu, e ela lhe foi restaurada.” Marcos 3.5

Preocupados que estamos, muitas vezes, com grandes milagres, grandes realizações, que possam exibir nossa espiritualidade para os homens, nos esquecemos do sofrimento pessoal. Queremos a salvação de milhões, oramos por isso, mas não nos damos ao trabalho de dar atenção a uma pessoa em especial. Não paramos para conversar com alguém, que muitas vezes, se senta todos os cultos ao nosso lado, alguém que pode estar precisando e muito de uma atenção.
Pois quero misericórdia e não sacrifícios” (Oseias 6.6a), Jesus vivia esse princípio. Ele se deu pela humanidade toda, mas se entristecia com um coração endurecido, com um aleijado estigmatizado. Jesus olhava para os olhos de uma pessoa, mesmo perdida em meio à multidão, ele a identificava, sentia seu sofrimento, respondia ao questionamento mais profundo e sincero de seu coração, ele percebeu a mulher que sofria com hemorragia e que o tocou em meio à turba (Mateus 8.44).
Isso importava mais que deixar sem argumentos os fariseus, que se fazer conhecido pelos importantes, que obter poder social e político, e em prol de um indivíduo ele podia ignorar todo um circo armado por seus inimigos, foi o que ele fez com a mulher pega em adultério (João 8.1-11).
Quando entenderemos isso? Quando deixaremos de nos apegar a vaidades, mesmo as disfarçadas de espiritualidade, de prioridades ministeriais? Isso para amarmos o próximo, que como o próprio Evangelho chama, está bem próximo, precisando do nosso amor.
Não se pode viver o cristianismo com um coração frio, que não chora com os que choram e nem se alegra com os que alegres estão. Mas para ter essa empatia, é necessário se desfazer não só das vaidades, mas da inveja, do ciúme e de todo o tipo de egoísmo que nos impede de se preocupar mais com os outros do que com a gente.
O Espírito Santo tem me levado a refletir bastante, nos últimos dias (e quem acompanha esse blog pode perceber isso), sobre falsa espiritualidade e a importância de se viver um cristianismo que alcança o indivíduo, e não a massa. A massa esconde, minimiza, rouba a identidade, é tudo o que o verdadeiro Evangelho não faz. Ele revela, dá relevância, e respeita a identidade de cada um.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário