03/02/26

Na honestidade humilde há paz (2/5)

      “Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmos 32.3-5

      Não adianta nos consumirmos em remorso, sofrimento é importante para que assumamos a seriedade de nossos erros, mas ele em si mesmo não nos limpa do pecado, nem nos fortalece para não pecarmos mais. Ainda que seja difícil, ainda que seja no silêncio de uma alma envergonhada e machucada, ainda que seja só com um sentimento não verbalizado, reconheçamos nosso pecado como nosso, de mais ninguém, e creiamos no perdão de Deus, assim como nos perdoemos também. Depois sigamos, mudados, melhorados, mais humildes, mas em paz, nunca acusados, a trajetória é longa e ruma para a luz do Altíssimo. Deus sempre nos perdoa, nos dá a paz que necessitamos para nos erguermos fortes e continuarmos trabalhando. 

02/02/26

Feliz o perdoado e sem engano (1/5)

      “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.Salmos 32.1-2

      Felicidade é possível sempre, ainda que nem todos os problemas estejam resolvidos, ainda que o homem seja injusto, ainda que sejamos fracos e limitados. O segredo da felicidade é o perdão de Deus, perdoados pelo Senhor temos acesso à luz e à paz, assim podemos ser fortalecidos pelo Espírito Santo e trabalharmos no mundo. Feliz é aquele em cujo espírito não há engano. Não estar enganado é ver tudo com clareza, saber que devemos amar o ser humano, mas não basearmos nossa segurança nele, sabermos que perdoados não podemos ser acusados por ninguém, ainda que possamos ter que pagar certos preços pelas consequências de nossos erros, sabermos que Deus está sempre nos atraindo em amor para a felicidade. 

01/02/26

Entradas e saídas guardadas

      “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.Salmos 121.8

      Entramos numa empresa para trabalhar, desempenhamos uma função, horas depois, saímos. Entramos em templos para cultuar a Deus, um tempo depois, saímos. Entramos na sala de aula para estudar, algumas horas depois, saímos. Entramos em casa, quando retornamos do trabalho, da faculdade, da igreja, nos alimentamos, tomamos um banho, descansamos, depois saímos. Mas também entramos em novas fases de vida, realizamos coisas, e depois saímos para outras fases. A vida é isso, entradas e saídas, no meio, além de tantas atividades produtivas, religiosas, lúdicas, convivemos com as pessoas. Deus nos guarda, não de trabalhos e descansos, mas das pessoas e de nós mesmos. Cada pessoa leva em si uma batalha particular.
      Quando seres humanos se movem levam consigo conflitos, seus demônios, seus anjos. O problema é quando param, as forças de uns opõem-se às forças de outros, que enchem as mentes de informações, boas e más, verdadeiras e mentirosas, sinceras e falsas. Sozinhos fazemos mal diretamente só a nós mesmos, convivendo socialmente o caos se instala, é assim por causa do livre arbítrio de cada ser, mas é aí que se cresce. Se buscarmos a Deus, pedirmos sua ajuda e vigiarmos na luz e na paz que dele recebemos, podemos entrar nos lugares protegidos dos outros e protegendo os outros de nós. Se nos mantivermos firmes no durante, sairemos como entramos, não levando conosco lixo alheio e deixando limpeza com os outros.
      Ter entradas e saídas guardadas é fruto de muito trabalho moral, consequentemente, espiritual, mas eis o trabalho principal para o qual Deus nos chama. Assim vemos a vida, não como desempenho de função profissional, como estudo, mas também não só como participar de cultos e mesmo constituir famílias, mas como levar a luz de Deus às trevas e não carregar as trevas do mundo conosco. O teste não é material, mas espiritual, não é só sobre sermos melhores profissionais numa área, estudantes com melhores notas, mesmo religiosos mais fiéis ou melhores filhos, irmãos, pais, cônjuges, amigos. O teste é para sermos aprovados e nos prepararmos para a melhor eternidade, para entrarmos na outra vida melhores que entramos nesta.