08/02/20

Isaías 35 - Profecia para todos!

      “O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus.Isaías 35:1-2

      Uma das belezas singulares da Bíblia é que suas palavras proféticas não são só predições do futuro, mas são palavras poéticas, isso revela muito sobre a espiritualidade mais pura e alta, ela é plenamente harmoniosa esteticamente, responde à razão, à emoção e também ao espírito. A glória espiritual de Deus é metaforizada na glória terrena e humana, da natureza, da arte e do melhor que o homem pode construir. 
      A profecia do capítulo 35 de Isaías, sobre o futuro glorioso de Israel, livre do cativeiro e tendo seu melhor momento restaurado, é compartilhada com essa harmonia, que emoção o profeta deve ter experimentado quando recebeu do Espírito Santo tal revelação. O maior dos mistérios, porém, é entender que a mais sublime das glórias divinas é revelada em Jesus, o verbo do Deus altíssimo. 

      Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.Isaías 35.3-7

      Em seu amor único, Deus não dá em primeiro lugar a profecia aos rebeldes e maus que traíram sua aliança e levaram Israel a sofrer a disciplina do cativeiro, não, Deus a dá aos fracos, aos humildes, aos que sofrem injustamente por causa de erros de poderosos e líderes ruins, devassos e gananciosos. Mas a palavra profética de libertação iminente promete milagres, cegos verão, surdos ouvirão, coxos saltarão e mudos falarão. 
      Será que a profecia se refere a problemas físicos, a deficiências no corpo material? Não, os cegos, surdos, coxos e mudos o são espiritualmente, essas limitações não nasceram com eles ou lhes foram atribuídas por acidente, mas eles mesmos as adquiriram por terem se afastado de Deus e consequentemente serem levados cativos. A prisão tira direitos, de ir e vir, de se expressar, de escolher o próprio caminho.
      A disciplina do cativeiro, todavia, depois de executada, tem a função de despertar o homem espiritualmente e trazê-lo novamente para perto de Deus. É claro que quando isso acontece a benção se manifesta também no plano físico, a saúde é curada e a prosperidade material é restabelecida, tudo entra novamente em sincronia com o melhor do plano de Deus e o homem passa a ter novamente liberdade. 

      E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.Isaías 35.8-10

      As profecias do antigo testamento bíblico têm sempre mais de uma camada, a primeira refere-se a predição de fatos históricos futuros como resposta a situações históricas do presente e do passado do povo judeu. A segunda, no caso de profecia para a nação física de Israel, refere-se também à Igreja universal, abrangendo o conceito do povo de Deus judeu para o povo do reino de Deus estabelecido pelo evangelho de Cristo. 
      A terceira camada refere-se à minha e à tua vida, à aplicação que fazemos do ensino genérico para as nossas existências atuais. Essa terceira interpretação muitas vezes pode ser equivocada (alguns teólogos acham inapropriado seu uso), pois coloca o texto fora do contexto original, mas ainda assim, pela sua misericórdia, o Espírito Santo nos consola com textos que originalmente nada têm a ver com nossas realidades.
      A verdade é que é impossível entendermos de fato a atemporalidade de Deus, o fato dele existir sempre, não envelhecer, saber de tudo o tempo todo e de sua palavra ter diversas camadas para abençoar a pessoas diferentes e de tempos diferentes. A verdade é que a maioria de nós e na maior parte do tempo não conhece o Deus incognoscível, ele é sempre mistério, e assim deve ser. Muitas coisas preditas na Bíblia só serão entendidas por gerações futuras. 
      A profecia de Isaías 35 quando cita “resgatados” e “caminho santo” podemos dizer que se refere não só ao livramento final dos judeus de seu cativeiro, mas também aos salvos da Igreja universal (os filhos de Deus de todos os tempos e lugares) e a Jesus, ela não se refere só a Israel, mas a toda a humanidade. Muitas vezes nem o profeta tem noção do poder da palavra que está entregando, ainda que ele seja limitado o Espírito não é. 
      Mas ainda assim, Israel foi e sempre será um povo especial para Deus, eu creio que ainda que a salvação em Cristo seja uma aliança mais abrangente e completa que a Lei mosáica e o Templo de Jerusalém, Deus cumprirá todas as promessas que fez aos judeus, incluindo uma volta não como homem humilde mas como rei eterno. Deus é fiel ainda que nós não sejamos e nenhuma de suas palavras deixará de ser cumprida. 
      Eu penso que essa volta ainda não aconteceu, ela não foi a encarnação de Jesus há dois mil anos atrás, mas será aquela que ocorrerá no evento depois do arrebatamento, quando Jesus voltará em Jerusalém com os mortos em Cristo e arrebatados em meio a um conflito mundial envolvendo o mundo e a nação de Israel. No final não haverá judeu ou gentio, israelita ou cristão, mas todos seremos restaurados por Deus do cativeiro maior que é viver encarnados neste mundo. 

07/02/20

Se Deus chama, não cansa

      “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?Salmos 42.1-2

      “Eu tento orar, mas me dá um sono, fico sem assunto, não consigo orar por muito tempo”, muita gente alega isso sobre oração, principalmente jovens atuais, mas como já dissemos aqui, boa oração não é quantidade, mas qualidade. Precisamos entender que vida com Deus, desde o recebimento da salvação até todo o processo de crescimento e maturidade espiritual, é sempre vertical e de cima para baixo, é Deus chamando o homem, e não o contrário. Isso não significa que devemos ficar esperando “Deus chamar” para que oremos e o conheçamos, andando de qualquer jeito e sem vigilância, o homem deve querer, e com convicção, mas sempre obedecendo a voz suave do Espírito Santo. 
      O que vive com temor a Deus, que está sempre sensível à voz de Jesus, sentirá de maneira maravilhosa o Espírito Santo chamando-o a orar, para confessar, para adorar, para conhecer a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor. Penso que atingimos um grau de maturidade espiritual quando oração se torna como a respiração física, natural, na medida certa, sem que precisemos forçar nada, apenas provar da presença do Espírito Santo nos chamando e nos ensinando, fazemos simplesmente porque queremos viver bem. Se Deus chama, não cansa, mas vivifica nosso espírito, ainda que nossos corpos e almas estejam tão sobrecarregados de existir neste mundo. Se Deus chama, orar é como respirar e a presença de Deus, “como o ar que respiro”, simples mas vital. 

06/02/20

Fale em línguas espirituais estranhas

      “Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.” I Coríntios 14.39-40

      Uma prova de experiência profunda em oração com Deus é falar em línguas espirituais estranhas, aqui preciso deixar algo bem claro: não estou dizendo que os que não falam em línguas não estão tendo experiência profunda com Deus, nem que todos devem falar em línguas espirituais estranhas. Mas segue um conselho de um cristão com alguma experiência em vários ministérios, tanto protestantes tradicionais como pentecostais, se você não tiver esse dom, busque-o! Nem precisa ser para usá-lo em público, aliás em muitos casos é mais espiritual e sábio não usar dom espiritual em público que usar, vaidade espiritual também é vaidade, e pior que as outras (porque usa o nome de Deus). 
      Assim que use o dom de línguas espirituais estranhas só em teus momentos privados de oração, isso entrega uma experiência profunda com o Senhor, espiritual e emocional, que nos fortalece e nos ensina. Mas se já tiver o dom, suba mais um degrau, peça a Deus o dom de interpretação de línguas estranhas, e repito, que se também for usado em momentos pessoais de oração nos cura e consola sobremaneira. Ore, fortaleça-se no Senhor para enfrentar a vida, mas não enfrente as batalhas que Deus nos manda lutar com armas inadequadas, carnais e mesmo intelectuais, mas com as armas espirituais. Oremos, mas oremos mesmo, e se possível, revestidos dos dons espirituais.

05/02/20

Nos ocupemos com o bem

      “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coraçãoEfésios  5.18-19

      Não ocupe tua alma com coisas vãs e de pouca validade para o bem maior, que o vaidoso se iluda com com os falsos aplausos, que o mentiroso se vicie nas mentiras sobre si mesmo, que o ganancioso use e manipule para ganhar rápido o que não merece, o tempo dará sua resposta. Quanto ao verdadeiro filho de Deus siga fazendo o melhor e a tempo, trabalhando quando preciso, descansando quando necessário, mas nunca dependendo de si mesmo, mas de Deus. Não invejemos o mal intencionado que faz e acontece, e que ainda assim parece não ser apanhado e ser honrado pelos homens, a inveja congela a vida numa referência de homem, impede crescimento em Deus e amarga a alma. Fujamos de qualquer sombra de contenda, é melhor está com poucos na luz que com muitos nas trevas.
      Olhemos para frente e para o alto, nada passa desapercebido a Deus, nada fica sem medida e sem recompensa, nenhuma causa fica sem efeito, assim, não percamos tempo e energia com o que não resistirá aos anos, às provas, à luz do altíssimo. Purifiquemos nossos espíritos com o sangue do cordeiro que é Jesus, consolemo-nos com os dons do Espírito Santo, sejamos fiéis a Deus, aos nossos cônjuges, aos nossos filhos e aos nossos patrões, o resto administremos com equilíbrio nunca dando mais valor que realmente merece. Deus é com o justificado, com o misericordioso, com o verdadeiro homem de bem, com aqueles que sabem que nada são sem ele e que não fitam seus olhos na efêmera glória humana. 
      Enchei-vos do Espírito e não vos embriagueis com vinho, e vinho não é só bebida fermentada de uva, é qualquer alegria que não se baseia na justiça, na misericórdia e na paz, é qualquer obsessão que leva ao vício, que nos domina e sobre o qual não temos controle, e como vício é idolatria que tenta substituir o vivo Espírito de Deus. Religião de homens é vinho, legalismo doutrinário é vinho, fé na fé é vinho, assiduidade em cultos pode ser vinho à medida que o simples fato de não faltar a um culto se torna mais importante que praticar o que se aprende no culto. O Espírito de Deus é vida e liberdade, para obedecer a Deus sem se importar com reconhecimento humano. 
     Nos ocupemos com o bem e o maior bem é adorar a Deus, em espírito e em verdade, em palavra e na prática, diante dos homens e na intimidade. Saibamos, contudo, que a verdadeira adoração só presta um coração realmente puro, sincero do bem, quebrantado diante de Deus. O melhor louvor vem dos inocentes, crianças são inocentes, alguns tipos de limitados mentais são inocentes (e não qualquer espécie de maluco), mas os lavados com o sangue de Cristo se tornam inocentes à medida que caminham com Jesus e limpam intenções e ações. Louvor liberta, abre portas, mas o verdadeiro louvor é o que revela de fato quem somos, já que ele não vem de boca e corpo, mas do coração que se aproximou de Deus com todas as suas forças e de fato tocou o santo altar do altíssimo.

04/02/20

Orai sem cessar

      “Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias.I Tessalonicenses 5.17-20

       Eis uma tentação que na maior parte das vezes sofre, não o cristão novo e menos atuante na igreja, mas o mais velho de igreja, o mais maduro e mesmo aquele com mais atuação em cargos e lideranças ministeriais. Às vezes entramos numa integração tão intensa com a roda viva da vida que simplesmente paramos de orar como se deve, até oramos nos cultos, pensamos em Deus, pedimos sua orientação durante situações de decisões e de seriedade, mas orar mesmo, isso não fazemos. Esse mecanismo pode se instalar de tal forma em nossas mentes que acabamos acreditando que somos espirituais, mesmo orando pouco ou errado. 
      Bem, o que é “orar mesmo”, qual a maneira certa de orar? É ter uma interação direta, profunda e a sós com Deus, envolvendo razão, emoção, fé e espírito, isso nem precisa acontecer em períodos longos, oração não é quantidade mas qualidade. Numa experiência assim confessamos todos os pecados, assumimos um desejo firme de não comete-los mais e depois adoramos a Deus, com todo o coração, com todo o pensamento e no Espírito Santo. Santidade e adoração são as provas que estamos tendo de fato vidas de oração verdadeira, já se os pecados se acumulam e se a adoração mais emocional é difícil, podemos até estar trabalhando muito na obra, mas não estamos em comunhão com Deus em oração.

03/02/20

Tranquilo mas vigilante

       “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.Mateus 26.41

      Ande tranquilo e descansado, mas só depois de ter orado e entregado tua vida nas mãos de Deus. Essa entrega deve ser constante, assim que não se passe muito tempo entre um período de oração sério na presença do Senhor e outro, nem precisa ser longo, mas tem que ser profundo, almejando sempre a santidade e a adoração. Não enfrente o dia a dia, o mundo, o trabalho e o estudo secular, e mesmo as relações sociais dentro de igreja e família, de qualquer jeito, e é claro muito menos compromissos com o ministério, compartilhamento de palavra, ministração de louvor ou direção de oração. 
      O espírito está pronto, mas a carne não, e ela pode conter a unção espiritual de forma limitada, é um vaso pequeno, assim deve ser constantemente cheio com o Espírito Santo. É importante, contudo, que se entenda uma coisa, tranquilo não significa displicente ou passivo, aquele que descansa em Deus não se enfraquece, mas fortalece-se, pois está calmo não por confiar nas ilusões do mundo, da carne e do diabo, mas por firmar-se no altíssimo. Assim, o segredo da força esta em confiar plenamente, pela fé em Deus, e crer não é fazer força, mas descansar, Deus é a nossa força.

02/02/20

Simples ou bipolar?

      “Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” II Coríntios 11.1-3

      Às vezes refletimos tanto, pensamos tanto, raciocinamos tanto, que nos esquecemos da simplicidade de agradecer ao Senhor por tudo, sem filosofar demais, sem se preocupar em basear-se demais na teologia, e desculpe-me se este texto se refere somente a mim, se é pessoal demais, quem me acompanha aqui entenderá minha sinceridade. Não, ser profundo, ser sério, analizar a fé, o cristianismo, a prática do evangelho com coerência, pesando teoria com prática, não é costume da maioria, aliás, uma das ênfases do “Como o ar...” é justamente sobre a ociosidade intelectual de muitos cristãos atuais, ociosidade que leva tantos a serem presas de heresias e hipocrisias. É preciso crer mas com sabedoria, com crítica, sempre!
     Contudo, só às vezes, arrogantes como eu, que se acham melhores por serem mais informados (ou se acharem mais informados), descobrem na simplicidade do primeiro amor do evangelho uma satisfação maior. Mas o que de fato é ser profundo no evangelho? O cristianismo oferece um acesso a Deus diferenciado justamente por ser descomplicado, e por isso pode ser provado por todos, de todos os tempos e lugares, de níveis intelectuais e financeiros distintos, o cristianismo é simples. Glória a Deus por isso, e por mais que precisamos ser íntegros, conhecer a Deus não só com fé e emoção mas também com razão e trabalho, não podemos nos esquecer disso. 
      Se analisarmos a história da igreja cristã no mundo, a primitiva, a católica, a protestante, a pentecostal, a neo-pentecostal e a atual (misturada e sem identidade), veremos um jogo de queda de braço. Entre quem, entre o homem e Deus? Não, isso é desnecessário tanto quanto impossível, mas entre polos de visões do que seja o cristianismo. Por um lado está a liberdade emocional no Espírito Santo e por outro lado o legalismo racional dos textos bíblicos. Mas esse jogo na verdade é do homem contra o próprio homem, que se perde na liberdade emocional e se abriga nos grilhões do racional, depois desfalece nas cadeias do legalismo doutrinário e deseja de novo a liberalidade passional do que acha que é o Espírito. 
      Os extremos ficam interessantes quando o homem deixa a simplicidade do evangelho, da fé e obras, do crer e praticar, do sentir mas avaliar racionalmente, isso dá trabalho, exige tanto conhecimento bíblico quanto vida de oração, isso exige cérebro e intuição espiritual, inteligência e dons do Espírito. Quem não quer se dar a esse trabalho considera melhor simplesmente repousar num extremo e ou não pensar mais ou não sentir mais. Equilíbrio dá trabalho, mas cansa, por isso às vezes, basta sermos simples, talvez Deus conte com o nosso cansaço, não para que estacionemos num polo, mas para que descansemos realmente nele, para que achemos o ponto de equilíbrio.
      A verdade é que o equilíbrio é uma quimera, desejado mas poucas vezes provado, somos seres bipolares, passamos a vida num jogo de queda de braço que nos leva de um lado para outro. Todavia, às vezes ser simples basta, e é nesses momentos que provamos Deus de maneira mais pura e direta, que ouvimos sua voz com clareza, que entendemos a vontade de Deus para nossas vidas e que vemos que tudo faz sentido e que somos felizes. À medida que envelhecemos no corpo e amadurecemos no espírito esses momentos aumentam, mas só quando vencemos a desesperança, que também podem ser tentação forte à medida que o tempo passa. Desculpe-me novamente se essa reflexão só serviu a mim...