terça-feira, setembro 07, 2021

Por que cristãos apoiam a direita? (Íntegra)

      “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” João 18.36

      Que guerras importam neste mundo? Não me refiro a conflitos que utilizam de violência para conquistar e submeter, mas a lutas civilizadas por direitos, essas são lutas que importam, de forma laica, não aliadas a certas escolhas que são pessoais, como religião e sexualidade. Governo político numa sociedade civilizada não é para um grupo, nem para a maioria e nem para minorias, mas para todos. O desafio da democracia é esse, administrar um convívio respeitoso entre diferenças, por isso um grupo impor sobre os outros suas escolhas é inaceitável, mesmo que seja um grupo cristão. 
      Bem, esse é o mundo ideal, já o céu ideal fica por conta da crença de cada um. Parece simples e sensato, contudo, muitos evangélicos têm apoiado o atual presidente numa ligação simbiótica, fortalecendo-se mutuamente e tentando pela política prevalecer um cristianismo equivocado no mundo. O povo cristão sempre foi perseguido, nisso não há anormalidade, é só efeito natural de trevas se opondo à luz sob o ponto de vista espiritual. Contudo, muitos cristãos, não digerindo bem essa perseguição, represaram mágoas, que ficaram caladas, mas vivas, só esperando o momento de irem à forra. 
      Esses cristãos acharam alguns argumentos que lhes dão razões para apoiarem a direita extremista que se levantou nos últimos anos no Brasil, vamos refletir sobre alguns. O primeiro deles é que essa direita apoia valores morais e sociais da chamada tradição judaica-cristã, como ser contra o aborto, a favor de costumes tradicionais de família e sexualidade etc. O segundo argumento é que a tal direita se opõe ao comunismo, originalmente ateu, ainda que o comunismo acreditado por muitos cristãos nem exista mais, hoje a esquerda tem como bandeira principal luta por minorias, diversidade e ecologia. 
      O terceiro argumento é baseado numa interpretação equivocada que se faz sobre as revelações do fim dos tempos, e que só é parte de muitas heresias que já circulam pelas igrejas há algum tempo. Essa interpretação pode ver o anti-cristo bíblico na China e o número (ou sinal) da besta num chip na vacina para a Covid 19. Nisso não se sabe quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha, se evangélicos apoiam o presidente porque ele diz acreditar nessas teorias de conspiração, ou se o presidente diz crer nessas teorias porque evangélicos que o apoiam creem e ele tem interesse neles como eleitorado. 
      O quarto argumento é que no governo federal atual não há corrupção, por isso o apoio que muitos deram a ele quando se colocou como antítese da esquerda corrupta, que comandou o país por mais de uma década, apoio que a princípio muitos deram, não só cristãos, por não terem outra opção de voto, eu mesmo dei esse crédito inicial ao atual presidente. A c.p.i. da pandemia pode derrubar esse argumento, provando ter havido interesse de lucro na negociação de certas vacinas, mesmo que fabricantes de outras vacinas tenham oferecido vendas por preços melhores e com entregas mais rápidas. 
      Muitos evangélicos creem que as terras que a nação de Israel tinha no antigo testamento são dela por concessão divina, e que em algum momento lhe serão devolvidas. Assim, tudo que se coloca contra Israel e contra o cumprimento dessa promessa, incluindo a reconstrução do templo de Jerusalém e retorno integral desse aos judeus, está contra Deus. Essa interpretação faz legítima a luta de muitos evangélicos por essa causa. Essa é uma bandeira que a direita norte-americana já levanta tradicionalmente e que foi abraçada pelo atual presidente, eis o quinto argumento que une esse líder a muitos cristãos.
      O sexto argumento é o negacionismo científico, que no meio cristão já tem tradição, da perseguição a Galileu à demonização do darwinismo. Aos negacionistas basta crerem em alguns poucos “médicos” desconhecidos que dizem o que eles querem ouvir, para desacreditarem no que muitos médicos, infectologistas, cientistas e profissionais reconhecidos dizem, que deve haver isolamento social, uso de máscara e vacinação para ao menos diminuir os riscos da contaminação do coronavírus. Além disso acham que todos esses sérios profissionais fazem parte de uma teórica conspiração contra a direita.
      É preciso mais fé para crer na mentira que na verdade. No catolicismo idólatra o homem se deixa ser explorado por um falso cristianismo, ainda que resignadamente sofra com isso, e talvez nisso até haja certa piedade. Mas o protestantismo mercantilista consegue que o homem seja explorado por um falso cristianismo e aprecie isso. Muitos evangélicos não querem libertação da exploração, querem ser exploradores também, para então serem prósperos materialmente. Nessa política suja, cristãos se envolvem, quando entenderão que essa guerra não é deles e que o reino de Jesus não é deste mundo? 

—————#—————

      “Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.” II Pedro 3.13

      A posição desse que vos escreve sobre os argumentos que muitos cristãos usam para apoiar o atual presidente já é conhecida pelos que acompanham este blog. Não creio que a tradição judaica-cristã em muitos aspectos represente a vontade de Deus para o homem, pelo menos no mundo atual. É claro que sou contra o aborto pelo simples fato dele ser assassinato, mas não entendo homoafetividade em si como pecado, creio que mulher e homem, ou seja lá a sexualidade que se tenha, são iguais numa relação de respeito e fidelidade, e um não deve dominar sobre o outro. 
      Eu não creio que “comunistas”, sejam lá o que forem ou pensem que eles sejam, devem ser encarados como inimigos diabólicos, e mesmo na possibilidade de terem certos posicionamentos religiosos é direito dos homens terem suas ideologias, na democracia, direita e esquerda devem coexistir com civilidade. Eu não creio que da China está vindo o anti-cristo e muito menos que haja um chip ou algum sinal da besta em vacinas. Atualmente a realidade é que a China é parceira comercial importante do Brasil e deve ser respeitada, se há uma guerra é comercial, de mercado querendo consumidor.
      Eu não acho que não haja corrupção no governo federal atual, crer que não há é uma ilusão, e esse governo pode ter relações ainda piores que as que permitem certas corrupções, como com milícias que controlam favelas, e com chefões do agronegócio que matam indígenas e incendeiam florestas. Também não penso que judeus sejam mocinhos e que palestinos sejam bandidos que são tratados diferentemente por Deus, mas penso que ambos devam partilhar as terras do antigo Israel e que muitas promessas do antigo testamento já se cumpriram ou se cumprirão só no plano espiritual, não no mundo. 
      Negacionismo científico é algo tão descabido que nem deve merecer contra-argumentação, eu não sou negacionista, obviamente. Mas isso também é só outra face das heresias que existem desde o catolicismo, quando se demonizava a ciência e se perseguia cientistas. Jesus está sempre certo, ainda que cristãos não estejam, assim como a ciência está sempre correta, ainda que muitos cientistas como homens não estejam, o erro que cristãos e cientistas cometem é um não respeitar a área do outro. A Terra só alcançará uma evolução diferenciada quando os homens conciliarem fé e ciência com equilíbrio. 
      Algo que muitos evangélicos brasileiros não aceitam é que há um marketing que demonizou e demoniza comunistas e esquerda, ele foi e é construído pela direita norte-americana, isso desde os anos 1950. Nos anos 1970 veicularam um vídeo com o testemunho de um pastor, que dizia ter sido preso e torturado pelo comunismo, as imagens aterrorizavam crentes. Era parte do marketing que a direita norte-americana fazia contra a União Soviética, e que também interessava à ditadura no Brasil. Por favor, não estou de maneira alguma fazendo apologia ao marxismo, assim como não defendo o fascismo.
      Há extremistas nos dois lados, quem é pior, Stálin ou Hitler? Há manipulações em todos os lados, a esquerda mente tanto quanto a direita, e a mídia divulga o que lhe interessa, exagera em certas coisas e releva outras, só está do lado dela. Ingênuo é quem escolhe um lado como inocente e elege o outro como criminoso, querendo achar justiça no mundo. Existe um jeito de saber se estamos sendo enganados, ver se conseguimos achar defeitos em quem gostamos e acertos em quem não gostamos, se temos uma visão equilibrada das coisas. Para ser equilibrado basta ficar do lado de Deus, não de homens. 
      Aos que se deliciam com teorias de conspiração, sobre extraterrestres, illuminati, grupos secretos que controlam o mundo, e em se tratando de cristãos que gostam disso, sobre nova era, fim do mundo, satanismo e o anti-cristo, saibam que enquanto vocês acreditam nessas bobagens, a verdade está lá fora em plena liberdade, e ela não é boa. A verdade é que os homens querem só um tipo de poder no mundo, o econômico! Muitos papas, generais, reis e presidentes, querem só grana para usufruírem prazeres materiais, o diabo em grande parte é ilusão de mentes egoístas e sensualizadas. 
      Não existe um grupo de homens manipulando um poder espiritual e tentando vencer Deus e os que o representam, e mesmo se for isso, para se representar Deus tem que obedecê-lo, e o que muitos católicos e evangélicos são está longe de representar a vontade de Deus. Como podem se achar donos de um discernimento especial, que consegue ver o diabo, o anti-cristo e outros inimigos do bem, quando estão equivocados sobre tantas coisas? Enquanto fazem guerras erradas, muitos evangélicos desprezam os novos céus e a nova terra prometidos por Deus, e lutam por um mundo de homens. 

—————#—————

      “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6.19-21

      Algo me impactou profundamente recentemente, ver o líder de uma denominação pentecostal importante do Brasil convocando o povo evangélico para uma manifestação no dia sete de setembro a favor do presidente e contra o poder judiciário (confira neste link), e outros líderes evangélicos relevantes também estão com ele. Após ter sabido disso orei, senti uma tristeza enorme por ver a dimensão da mentira que está enganando muitos evangélicos brasileiros, um choro, que eu não podia chorar de tão imenso, apertava meu peito e meu coração doía, então, o Espírito Santo me falou.
      “Os homens dão muita importância a certas coisas, nesse engano aliam até o nome de Deus e causas cristãs a bandeiras, elas podem até ser relevantes no mundo físico, mas no mundo espiritual elas não significam muita coisa. Deus não está preocupado com nações, não sob a ótica do evangelho e não como prioridade, nem com religiões, mesmo com as cristãs, mas com o indivíduo. Fazer parte de “manadas”, seguindo líderes humanos, isso não amadurece espiritualmente os homens, a luta que os homens são chamados a fazer é moral, contra si mesmos e a favor dos outros em amor”.
      Acredito que Deus veja muitos evangélicos brasileiros, e não posso generalizar dizendo que são todos, quero crer que não são, e pensa, “que perda de tempo e de energia, lutam por causas inúteis, são manipulados por bandidos e loucos e se acham exercendo cidadania quando sua cidade é no céu, não no mundo”. Pergunto, essa luta que tantos cristãos fazem é para que a luz de Deus raie sobre o país? É para que todos conheçam a Jesus? É para que o amor do Senhor chegue aos que o odeiam e para que sua justiça alcance os que sofrem? Não, é só para que um grupo faça prevalecer sua visão de mundo. 
      Pode-se argumentar, “mas esse grupo é o povo de Deus e essa visão de mundo é bíblica”. Mas se o próprio Deus dá livre arbítrio a todos os homens, para terem a visão de mundo que prefiram ter, por que um grupo se acha no direito de impor a sua visão? Isso até podia ser a maneira de agir do povo chamado de Deus do antigo testamento, mas não é mais a maneira da nova aliança de Cristo. A verdade é uma só, os homens ainda continuam usando qualquer coisa, mesmo que seja a religião cristã, para terem poder no mundo, foi assim com o catolicismo e segue com o protestantismo.
      Algo que não consigo entender é como tantos evangélicos se colocam no mesmo barco que estão defensores de armamentos e outros extremistas de direita, neo-nazistas, racistas, que nada têm a ver com o evangelho de Cristo que evangélicos dizem crer. Como, sendo cristãos, podem se associar a um líder que ofende jornalistas, que é grosseiro com as mulheres, que desrespeita gays e indígenas? Talvez porque muitos desses pseudo-cristãos já estivessem acostumados a preconceitos, por exemplo, quando generalizavam homoafetivos como promíscuos ou condenavam espíritas ao inferno.
      Que surpresa tantos cristãos terão após seus corpos físicos deixarem de funcionar no mundo e seus espíritos acordarem na eternidade. Que humilhação líderes evangélicos terão que passar para assumirem que enganaram, não só cristãos, mas um líder federal, que pode estar falando e fazendo muita bobagem porque ouve com frequência conselhos errados de homens que ele julga falarem em nome de Deus (isso é fato, relatado por um dos filhos do presidente, confira neste link). Falsos profetas falando a um rei errado que só quer ouvir o que aprova seus estúpidos e egocêntricos desejos.
      Um povo que se autodenomina cristão, usa causas que acha serem bíblicas, para fazer uma guerra que pensa ser santa, encontrando liderança num homem que se imagina um mito, e que vê legitimidade na violência para prevalecer sua visão doentia de mundo, armando civis e usando forças armadas como posse sua. Isso é de Deus? Isso representa o evangelho de amor? Jesus homem agiria assim? Em que parte do ensino principal da Bíblia há apoio para essa quase “jihad”? Um falso cristianismo precisa ser humilhado para que Cristo seja exaltado, nas mais altas regiões espirituais onde é seu reino. 
      O objetivo desta reflexão não é desmerecer a direita, nem defender a esquerda, a intenção é elevar o nome de Jesus acima de todo nome. Exercemos cidadania sendo bons seres humanos em nossas relações interpessoais, assim como votando o melhor possível, mas lutar por política neste mundo não é orientação do Espírito Santo. Textos bíblicos fora de contexto não podem ser usados para legitimar cristão lutando por política como vontade de Deus, mas “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. O coração de tantos evangélicos brasileiros atuais, será que está de fato em Deus? 

José Osório de Souza, 18/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário