29/04/25

Limitados pelo espaço

      “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.I Coríntios 2.14-16

      Um corpo não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, nem dois corpos ocuparem um mesmo lugar ao mesmo tempo, essas são leis físicas. Contudo, a imaginação humana, responsável pela criação da arte, dá ao ser humano ainda preso à matéria, a faculdade mental de ir a lugares e a tempos diferentes do lugar e do tempo onde está seu corpo físico. Ouvindo uma música nos transportamos para um lugar e um momento passado, quando ouvimos a música pela primeira vez, lendo um romance nos sentimos habitantes de Paris do século dezenove, vendo um filme nos colocamos em naves espaciais do futuro imaginado pelos criadores do filme. A arte tem uma ligação com o mundo espiritual muito maior que achamos. 
      A mente nos conecta com mundos, no pensamento não estamos limitados à matéria, ao espaço e ao tempo, e ainda que muitos não aceitem, nossas visões mentais são mais que criações fantasiosas de nossas cabeças. Artistas têm mais facilidade para ter experiências espirituais simplesmente porque estão acostumados a liberar a mente, não se prendem ao que pode ser mensurado pelos sentidos físicos, eles usam o sexto sentido. Obviamente é preciso ter sensatez, não achar que qualquer imaginação é comunicação espiritual, mas sem imaginação não se exerce fé, quem não imagina algo bom para acontecer não pode acreditar que a vida pode melhorar. Um Deus espiritual se relaciona com o homem pela mente. 
      É claro o desejo do ser humano desprender-se dos limites de espaço, quantos super-heróis são criados em quadrinhos e nos últimos anos têm ganhado grandes produções do cinema, com o super poder de voar. Isso é mais que fantasia, é nosso espírito mostrando que é real e que livre do corpo físico um dia se moverá na velocidade do pensamento. Deus tem um propósito fundamental em nossas existências nos prendendo à matéria, ao espaço e ao tempo, algumas décadas vivendo num mundo material foca nossa atenção a virtudes morais que precisamos praticar e levar à eternidade. É na limitação de um corpo preso à Terra que aprendemos a crer num Deus ilimitado, é destinados à morte que aprendemos a valorizar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário