19/05/25

Glória de Deus

      “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.João 12.42-43

      Coragem para se satisfazer totalmente só com a glória de Deus. Entenda como glória o reconhecimento intelectual, a honra afetiva, a aprovação social, e muitos até consideram Deus na grande equação do universo e da existência humana, mas não têm coragem para admitir isso. Temem ser interpretados como muitos religiosos são, limitados intelectuais, carentes afetivos, marginais sociais, que acham na ilusão religiosa de pares satisfação maior, desconsiderando lucidez e ciência. Por isso Paulo diz que Deus chama mais fracos e loucos que sãos e normais (I Coríntios 1.26-27), não por serem escravos de vícios e doentes, mas por acharem prazer maior naquilo que Deus, não religiões e religiosos, pensa deles e deseja para eles. 

18/05/25

Fazer o bem com bom coração

      “O Espírito de Deus me fez, a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.Jó 33:4 

      Os fins não justificam os meios, para que evoluamos não basta fazermos boas obras, temos que fazê-las com a intenção certa. Muitos fazem boas coisas, mas com o coração amargo, rancoroso, frio, outros até possuem bons corações, mas ficam parados, nada fazendo. Fazer o bem até pode ser usado pela providência divina para ajudar os outros, mas se a intenção for errada não ajudará quem faz o bem. Um resumo de qual é a religião de Deus é isso, fazer o bem com um bom coração, e isso só se consegue sendo amigo íntimo de um Deus que sempre é bondoso. Quanto ao resto, tradições, rituais, doutrinas, sacramentos, dogmas etc, são só o resto, para nada servem se não fizermos o bem mais puro com corações profundamente bons. 

17/05/25

Feliz aquele que Deus repreende

      “Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.Jó 5.17-18

      Não é fácil sofrer do jeito certo o momento de disciplina de Deus, primeiro é preciso ter uma conexão real com Deus, depois aceitar que a repreensão é necessária. O que não anda com Deus já está em constante disciplina, mas nem sofre com isso, não quer obedecer o Senhor, andar com ele e para ele e satisfaz-se com as ilusões da matéria, do ego, do mundo. A disciplina de Deus é uma coisa só, desligamento espiritual da luz do Altíssimo, o resto é só consequência de andar em trevas, onde não se sabe onde está nem para onde se vai. Mas mesmo o que ama a luz do Senhor pode sofrer momentos de desligamento, e esse sofre mais que o que anda constantemente em trevas, pois sabe da iluminação que há na luz e da falta que ela faz.
      Deus só disciplina aquele que autoriza ser disciplinado. Autorizamos a disciplina quando dizemos a Deus que queremos fazer sua vontade acima de tudo, assim, se por algum motivo não fazemos, Deus nos dá “um toque” para que nos lembremos da aliança que fizemos com ele. Aceitemos, se nos sentimos longe de Deus, se nos falta luz para fazer as melhores escolhas, quando sabemos o que fazer e temos força para isso, é porque estamos sendo repreendidos. Se passarmos pela repreensão com humildade, vigiando em santidade e amor, sairemos da disciplina mais fortes e amadurecidos. Sei que é difícil, mas devemos nos sentir felizes na disciplina de Deus, prova que ele nos ama, nos respeita e tem algo muito bom para nós.

16/05/25

Em Deus sempre há paz

      “Escutarei o que Deus, o Senhor, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura. Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra.Salmos 85.8-9

      Deus tenha misericórdia de nós? Deus sempre tem, no exato momento que acreditamos no seu perdão temos paz, seja qual for nosso erro, na verdade somos nós que temos que ter misericórdia de nós. Isso não significa que não enfrentamos as consequências do erro, mas significa que teremos forças para trabalhar, anulando efeitos ruins através de novas e boas causas. A força para o trabalho é a paz que temos com Deus, sabermos que Deus não acusa-nos e não condena-nos basta para que sejamos fortes para trabalhar. 
      Fé não transporta-nos para o objetivo, só nos permite ver o objetivo melhor, a luz do Altíssimo. O que nos conduz ao objetivo são boas obras, só podemos praticar de fato boas obras fortalecidos pela paz com Deus. Em Deus nunca há inferno, inferno é o que levamos conosco quando queremos fazer qualquer coisa, mesmo boa, sem estarmos em paz com Deus. Paz com Deus acessamos na humildade que admite que não podemos fazer nada de bom sem confiarmos em Deus e tendo como objetivo sua luz mais elevada.

15/05/25

É bom ser bom

      “A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto.Salmos 85.11-12

      Como é bom agir e falar com bondade, compartilhar gratidão e misericórdia, ser instrumento de paz. Ser bom nos dá forças para sermos mais bom, ainda que o passo inicial para isso exija de nós coragem e fé. Coragem para vencer o medo, as imaginações fantasiosas de nossas cabeças que muitas vezes pensam que as pessoas não valem a pena nosso esforço, que mantém e empodera mágoas que para nada servem. Fé para acreditar no que não se vê e no poder que há na bondade, água limpa que caindo na terra seca faz crescer a flor. Flor que é a alegria nos olhos daqueles que recebem de nós um ato de bondade, flor que é a alegria em nosso coração por ter sido bom. Compensa ser bom, o humilde que teme a Deus experimenta isso. 

14/05/25

Maior é o que serve

      “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: — Vocês sabem que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Mas entre vocês não será assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vocês, que se coloque a serviço dos outros; e quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.Mateus 20.25-28

      No mundo material, o ser humano se esforça, estuda, trabalha e empreende para que um dia possa usufruir prazeres com mais tempo. Dessa forma, se trabalha muito para um dia ter que no mínimo trabalhar menos, para que sobre tempo para aproveitar lazer, divertimento e outros gozos em sua vida pessoal e, no máximo, com seus familiares mais próximos. No plano espiritual, na vocação maior que a eternidade nos revela, serve-se primeiro a si mesmo, crescendo moralmente, limpando-se espiritualmente, para depois servir o outro. O objetivo maior de Deus em nossas vidas é nos formar como servos dos outros, como conselheiros que refletem nas outras vidas a qualidade da iluminação que recebemos de sua luz. 

13/05/25

Só Jesus liberta

      “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.João 8:36 

      João 8.32, “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, tem sido usado atualmente por um político como lema, esse texto bíblico mais outras interpretações equivocadas sobre esse político têm levado muitos cristãos a pensar que estão fazendo a vontade de Deus manifestando-se politicamente no Brasil a favor de uma ideologia. A verdade liberta, mas o que é a verdade? Pode ser relativa, diferente de pessoa para pessoa, e em se tratando de verdade religiosa põe cristãos como donos exclusivos da verdade divina e os outros como enganados pela mentira do diabo. João 8.36 esclarece, a verdade que liberta é Jesus, não homens, religiões ou políticos. Só podemos ser livres se libertos por Cristo, por mais ninguém. 

12/05/25

Não andará em trevas

      “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.João 8.12

      Fé! Materialistas, céticos e rebeldes não entendem e se entendem não praticam, mas fé é a chave para a vida eterna, que é espiritual, não material, portanto necessitada de algo que vá além dos sentidos físicos. Experimentarmos momentos de medo e angústia, quando se tem um problema e não se vê solução, é viver, viver é administrar dificuldades e dores. Contudo, achar em Deus a virtude que aperfeiçoa nossos homens interiores que habitarão a eternidade, é escolha que começa na fé. Trevas não desaparecem com a fé inicial, mas nos manda seguir mesmo sem vermos algo, depois Deus ilumina as trevas e nos dá a solução melhor que desconhecíamos. Creia e espere, a luz, que vem de cima para baixo, te esclarecerá e você terá paz. 

11/05/25

Buscai-me e vivei

      “Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.Amós 5.4

      Ter vida de oração não é só prestar relatório do dia a dia a Deus, pedir por necessidades e agradecer por dádivas, isso é certo e bom, mas é mais que isso. Ter vida de oração e de adoração nos conecta a Deus e permiti-nos aprender coisas novas, esse conhecimento vivo e direto do Espírito Santo é a Palavra de Deus que a Bíblia cita. Tal Palavra é mais que versículos bíblicos, é alimento para nossas almas, buscar a Deus é adquirir e manter vida eterna em nossos homens interiores. Muitos estão com a realidade material de suas vidas sob controle, e até possuem vida religiosa e moral em ordem, mas ainda assim estão mortos, porque não se ligam ao Altíssimo pelo Santo Espírito e não recebem diretamente de Jesus palavras de vida eterna. 

10/05/25

Suave palavra

      “Porventura fazes pouco caso das consolações de Deus, e da suave palavra que te dirigimos?Jó 15.11

      Deus sempre nos dá consolo, entrega-nos paz, ainda que não resolva de pronto uma questão que está preocupando-nos. Se não experimentamos essa providência é porque estamos teimosos e endurecidos, se formos humildes e crentes ouviremos, lá no fundo de nossas almas, uma voz mansa nos dando palavras suaves de consolação. Tenhamos cuidado, não desprezemos essa voz, ela é mais importante que a solução explícita do problema, ela calibra nossa intimidade com o Altíssimo e molda nossas almas no caráter de Jesus, manso e humilde. Deus pode estar esperando que aprendamos a esperar em paz, confiando nele, abrindo mão de qualquer outra glória, para então nos dar a vitória sobre algo que está nos fazendo sofrer.

09/05/25

Grandeza cabe na pequenez

      “Levanta-te, Senhor. O Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.Salmos 10.12

      Parece paradoxo para a ótica materialista ou atéia da existência, grandeza só cabe na pequenez, quanto menor o espaço, maior a grandeza, mas refiro-me à grandeza espiritual e portanto moral, e a espaços físicos ou humanos. Quanto maior o ego, a personalidade que busca honra para si e independência de Deus, menor as virtudes morais, a alta espiritualidade, a intimidade com o Altíssimo. Quanto mais humilde o ser, quanto menos honrado por homens, pelo menos no momento presente, quanto menos fama no mundo, mais poderá conter o Espírito Santo e praticar a vontade do Senhor. Grandeza de Deus só cabe nos que se admitem doentes, mesmo loucos, nos pobres, que abrem mão de iluminar para refletir a luz mais alta de Deus. 

08/05/25

Bons argumentos não bastam

      “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6.5, 8

      Nossos argumentos, por melhores que achemos que são, não abrem as portas das cabeças das pessoas. Quem abrem são ações em amor e intenções puras, após abertas as pessoas podem receber em suas mentes nossos argumentos e talvez serem influenciadas por eles. Fins não justificam meios e meios não legitimam fins, não basta ter argumentos esclarecidos com atitudes arrogantes, nem basta agir com educação com objetivos maliciosos, não se queremos fazer e compartilhar a vontade do verdadeiro Deus. Paciência pelo Santo Espírito de Deus, plantando no silêncio e no tempo, é preciso se de fato queremos levar alguém não ao nosso ego, convencendo com o nosso ponto de vista, mais para convencer a nós mesmos, mas conduzir a Deus.

07/05/25

O Senhor me sustenta

      “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.Salmos 3.5

      Tantos fazendo tanto para serem independentes, dizem eles, independentes dos outros e do mundo, mas em seus corações para não dependerem do Deus, que se nunca confiaram nele, um dia confiaram e depois desistiram. Assim trabalham muito, poupam centavos, cuidam da saúde e do planeta, opõem-se às religiões, que consideram coisa de ignorantes e loucos, mas na verdade são gente amarga e solitária, que não achou humildade para aceitar que não tem controle sobre tudo, mesmo fazendo seu melhor. Serão surpreendidos, e de um jeito que não terão como escapar, então terão a oportunidade de buscarem a Deus, infelizmente com muita vergonha e dor. Quanto a mim, sei que durmo e acordo em paz porque o Senhor me sustenta. 

06/05/25

Eu preciso de Deus

      “Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre.Salmos 41.12

      Alguns sabem demais, fazem demais, falam demais, para ouvirem e receberem de Deus conhecimento e ajuda. Eles têm todas as respostas, fazem todos os esforços, não deixam espaço e tempo para serem vistos como fracos, ainda que isso em si nada tenha de errado, mas nessa obstinação são seus próprios deuses. Até podem usar o cristianismo, alegar confiança em Deus, mas estão longe dele, em suas almas brigaram com o Senhor e esse já não tem espaço e tempo para lhes orientar. Diante de pessoas assim, o Espírito Santo educadamente se cala, enquanto elas se perdem na vaidade e no orgulho. Quanto aos que as amam, só resta aguardar, com amor e temor a Deus, até que a vida mostre aos ególatras que estão sozinhos e que precisam de Deus. 

05/05/25

Apressa-te!

      “Apressa-te, ó Deus, em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me. Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah! Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.Salmos 70.1-4

      Urgência, sentimento que Deus tem despertado em seus amigos íntimos nos últimos dias, não para consertar o Brasil, o mundo, mas para purificat seus homens interiores. Nos apressemos para acertar pendências, dar e receber perdão, pelo menos naquilo que nos é possível, sejamos rápidos para amar, para calar e ouvir, não para convencer homens sobre pontos de vista de homens. Se somos fiéis a fidelidade de Deus nos alcança, estamos harmonizados com ela, ainda que tudo e todos ao nosso redor estejam confusos e enganados. Os fiéis sempre acham alegria e têm na boca uma palavra de louvor a Deus. “Apressa-te, divino pai, vem depressa, amigo Jesus, preciso urgentemente de tua luz, Santo Espírito”.

04/05/25

Deus: justo e inteligente

      “Não te espantes diante deles; porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível. E o Senhor teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti. E o Senhor teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas.Deuteronômio 7.21-23

      A promessa que Deus dá a Israel sobre a posse de Canaã revela uma estratégia divina justa e inteligente. Longe de mim fazer apologia à polaridade, onde nos vemos como amigos de Deus e os outros como amigos do diabo, portanto inimigos que Deus destrói, no momento certo todos podem ser amigos e inimigos de Deus, ninguém se engane sobre isso, Deus é justo. Mas quando sentimos que alguns se opõem a nós, ainda que pelo evangelho do Cristo mereçam nosso amor e nosso respeito, podemos experimentar um medo terrível, isso é humano. Os “inimigos” não devemos temer, não devemos dar às suas caras, palavras e posições, importância maior que a que Deus tem, Deus está conosco e isso nos protege de tudo sempre. 
      Mas Deus também age com inteligência, usando todos, por isso muitas vezes não nos livra de inimigos e nos dá a bênção de uma vez só. “Para que as feras do campo não se multipliquem contra ti”, mesmo os que se opõem a nós podem ser usados por Deus para nos beneficiar de algum jeito, principalmente quando ainda não estamos prontos para administrar toda a bênção. Outra coisa que chama a atenção é “lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas”, muitas vezes Deus nos dá a vitória não por nossa ação ofensiva, mas enfraquecendo o inimigo. Confusão sente quem está em trevas por estar longe de Deus, esse não sabe onde está nem para onde vai, assim tropeça nas próprias pernas e destrói-se, por si só. 

03/05/25

Somos felizes?

      “Folguem e alegrem-se em ti os que te buscam; digam constantemente os que amam a tua salvação: Magnificado seja o Senhor. Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.Salmos 40.16-17
 
      Onde o caminho que escolhemos trilhar nos levou? Somos felizes? Ou só buscamos mais e mais justificativas insanas para permanecermos rebeldes e vaidosos, diante de homens falsos que não temem ao verdadeiro Deus? Muitas pessoas aceitam doutrinas e ideologias e não contestam, creem sem pensar muito, mas outras precisam de explicações mais profundas, isso revela uma curiosidade sadia, com o uso da inteligência e da razão humanas. Contudo, a parte espiritual do ser humano tem prioridade, se ela é humilde e de fato quer praticar as virtudes morais mais altas, conduzirá o ser humano à verdade mais alta de Deus, senão, ainda que haja sede de saber mais fundo, o orgulho e a rebeldia levarão a enganos vergonhosos. 
      Hoje, facilmente na internet, achamos todo tipo de teoria da conspiração com explicações mirabolantes para tudo, principalmente para saciar os que só querem desculpas para seguirem errados. Por isso vemos pessoas munidas de fortes argumentos para defenderem seus pontos de vista, usando conhecimentos históricos e apoiados por gente que se apresenta como profissionais e competentes estudiosos de certos assuntos, mas essas pessoas são tristes, amargas, inseguras e arrogantes. O caminho que escolheram para entenderem a si, ao mundo, aos seres humanos e ao universo, não lhes entregou paz e alegria. Será que é de Deus certos raciocínios, certas interpretações? Pelos frutos que permanecem no tempo sabemos se são.

02/05/25

No amor e na paciência

      “No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; e para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos. Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.II Tessalonicenses 3.1-5

      Testemunhar a palavra de Deus não é trabalho feito só por missionários e pastores profissionais, ou quando leigos estão explicitamente compartilhando o evangelho com alguém. Vivermos no centro da vontade de Deus, seja na área que for, profissional, afetiva ou moral, já nos torna reflexos da emanação de luz do Altíssimo entre os seres humanos, ainda que estejamos calados e desempenhando atividade secular. Contudo, Paulo, o apóstolo-teólogo, nos dá uma orientação, oremos a Deus para que nos livre de dissolutos e maus, seres humanos que amam os prazeres da matéria e usam meios egoístas para obterem suas vaidades. Esses fizeram suas escolhas, bem algum trazem aos outros, deles convém nos afastarmos.  
      Todavia, nem todos que estão no mundo fora de uma religião cristã de forma oficial, são dissolutos e maus, não sejamos extremistas, Deus usa mesmo incrédulos e materialistas para abençoar a todos, e amigos de Jesus de forma especial. Os que estão em posição de liderança, empresários e autoridades, recebem autorização de Deus para isso e são importantes para fazerem funcionar a sociedade e seus sistemas. Mas se formos vigilantes, Deus nos livra do mal escondido e nos honra mesmo debaixo de homens “do mundo”. Nossa passagem por este planeta deve ser em amor e paciência, fazendo nossa parte com esforço, qualidade e constância, confiando em Deus, não temendo homens, amando todos com pura intenção.

01/05/25

Após a disciplina, a honra

      “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.Ageu 2.9

      Tenha humildade para aceitar a disciplina de Deus, mas tenha ainda mais humildade para receber sua honra. Não tenha nenhuma dúvida, se há disciplina é porque nos a merecemos, precisamos dela, para entendermos a verdade de Deus e a nossa verdade, então sermos o melhor que fomos vocacionadas para ser neste mundo. Contudo, após a disciplina, vivida com paciência e amor, com profunda humildade, há honra, e ela é surpreendente, quando chega nos sentimos como que sonhando, diante de tanta felicidade e paz. Assim não se importe com os homens e com o tempo, foque no Altíssimo e confie, no final o humilde acha mais humildade e glória, entende as relevâncias da existência, experimenta a eternidade ainda aqui. 

José Osório de Souza, 11/2022
14 anos de “Como o ar que respiro”