“Não te espantes diante deles; porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível. E o Senhor teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti. E o Senhor teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas.” Deuteronômio 7.21-23
A promessa que Deus dá a Israel sobre a posse de Canaã revela uma estratégia divina justa e inteligente. Longe de mim fazer apologia à polaridade, onde nos vemos como amigos de Deus e os outros como amigos do diabo, portanto inimigos que Deus destrói, no momento certo todos podem ser amigos e inimigos de Deus, ninguém se engane sobre isso, Deus é justo. Mas quando sentimos que alguns se opõem a nós, ainda que pelo evangelho do Cristo mereçam nosso amor e nosso respeito, podemos experimentar um medo terrível, isso é humano. Os “inimigos” não devemos temer, não devemos dar às suas caras, palavras e posições, importância maior que a que Deus tem, Deus está conosco e isso nos protege de tudo sempre.
Mas Deus também age com inteligência, usando todos, por isso muitas vezes não nos livra de inimigos e nos dá a bênção de uma vez só. “Para que as feras do campo não se multipliquem contra ti”, mesmo os que se opõem a nós podem ser usados por Deus para nos beneficiar de algum jeito, principalmente quando ainda não estamos prontos para administrar toda a bênção. Outra coisa que chama a atenção é “lhes infligirá uma grande confusão até que sejam consumidas”, muitas vezes Deus nos dá a vitória não por nossa ação ofensiva, mas enfraquecendo o inimigo. Confusão sente quem está em trevas por estar longe de Deus, esse não sabe onde está nem para onde vai, assim tropeça nas próprias pernas e destrói-se, por si só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário