domingo, julho 31, 2016

Teoria e prática: verifique sempre o equilíbrio

      "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." Tiago 1:22-25

      Qual o segredo da sabedoria? É checar teoria com prática, sempre, o tempo todo, se faltar coerência é porque alguma coisa está errada. Ou é a teoria que é precária, incapaz, ou até exagerada, utópica, ou é a prática que é indolente ou não realmente interessada em exercer a teoria, sim, porque tem gente que é profissional em se apaixonar por teorias, e às vezes nem pela profundidade dela, só por seus ensinamentos introdutórios. O problema, é que frequentando muitos cultos, não perdendo eventos, aulas e encontros, podemos acumular teorias demais na cabeça e nos acostumarmos a mantê-las só no pensamento, sem realmente praticá-las no dia a dia.
      Vou dizer algo que pode parecer estanho: às vezes pode ser melhor não ir a tantos cultos, como diz o velho ditado, onde há mais conhecimento, haverá mais cobrança. Não, não digo isso como incentivo a não saber, para não fazer, mas respeitando o limite do homem. Sempre que aprender algo novo, dê a isso o devido valor, reflita profundamente a respeito, medite. Para meditar, o ideal, é estar sozinho, num ambiente mais tranquilo, por isso às vezes ficar em casa, numa noite, com televisor desligado, pode ser mais eficiente para por em prática o que se aprende. Senão nos tornaremos obesos intelectuais, que sabem um monte de coisa, mas que realizam espiritualmente muito pouco desse conhecimento.
      Cheque sempre, compare, teoria e prática, o que você sabe, ouve, diz, e o que realmente vive, isso sim, mais que ser religioso e frequentador de cultos, é agradável a Deus, no final das contas, as pessoas sabem o que você realmente é, que é aquilo que você pratica, não podemos enganar os outros, não o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário