25/01/26

O que há no fundo do coração?

      “E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.I Reis 19.11-12

      A agitação do mundo moderno, o fluxo de informações que chegam a nós o tempo todo, as expectativas e ansiedades que agitam sentimentos e pensamentos, tudo isso pode nos conduzir ao engano de achar que as coisas estão normais e fazem sentido. Contudo, um golpe mais forte da injustiça do homem, um ato nosso impensado, põe em cheque nosso orgulho e nossa vaidade, lança-nos ao chão, em profunda tristeza, levando-nos a achar que tudo está errado e nada faz sentido. Nesse momento, estamos no fundo do poço, a luz parece distante, então, olhamos para o nosso coração tentando achar algo. O que achamos, vazio, vento, terremoto, fogo, ou conseguimos, num silêncio ensurdecedor, ouvir a voz mansa e delicada de Deus? 
      Muitas vezes Deus precisa permitir coisas terríveis para nos jogar na lona, só assim paramos de nos enganar com atividades e ilusões e somos levados a ouvir o que realmente importa. O humilde, que assume seus erros com responsabilidade, que não se vitimiza e que ama mesmo o inimigo, achará a oração melhor, nela verá um caminho em direção à luz para sair do poço. Contudo, não voltará a ser o que era, sairá melhor da queda, mais maduro, mais cuidadoso, mais calado, mas mais atento à mansa e delicada voz de Deus. Quão doce é essa voz, simples, expressa-se em poucas palavras, mas que poder têm, mais que o vento, o terremoto e o fogo. Quem aprende a lição não precisará mais cair tão fundo para achar paz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário