10/01/26

O Senhor pelejará por ti (6/7)

      “Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.“ Êxodo14.13-18

      A passagem acima é um milagre que ocorreu com a nação de Israel, mas que pode ser metáfora para experiências que todos podemos ter hoje. Israel temia, fugia do Egito e o faraó e seu exército o perseguiam. Algo, que muitos interpretam como milagre, ocorreu, o mar se abriu, mas os egípcios, que Deus permitiu que seguissem no encalço dos israelitas, vendo o mar aberto, seguiram por ele. Então, o livramento de Deus ocorreu, após Israel passar seguro, estando os egípcios no leito seco, o mar se fechou, afogando o faraó e seu exército. Aquilo que parecia perigo sem solução, teve propósito, o que salvou o povo de Deus, matou seus inimigos. Israel teve que crer até o último instante, ainda que vendo os inimigos bem perto dele. 
      Um poder de Deus é saber tudo, assim aquilo que é bênção para uns, é maldição para outros, porque os que temem a Deus o buscam e sabem de algo que os outros ainda não sabem. No mar aberto podiam passar tanto israelitas como egípcios, mas o mar se abriu e se fechou mediante oração de Moisés. Foi a oração que teve poder de interferir nos elementos da natureza, no vento, no mar, na terra? Ou a oração feita do jeito certo e no tempo certo sincronizou livramento do povo de Deus e punição dos egípcios com o abrir e o fechar do mar? Cada um creia como queira, o que importa é que a vontade de Deus foi feita, eu creio em sincronismo com eventos que naturalmente ocorreriam, ainda que Israel e egípcios não soubessem disso. 
      Êxodo quatorze é rico em metáforas, eis outra: não tema o inimigo visível atrás, creia no Deus invisível à frente. Não é fácil ver dificuldades próximas e nenhuma solução à vista, mas o justo vive por fé, só assim cresce espiritualmente e prova o melhor de um Deus que usa mais sua onisciência que sua onipotência no plano físico. Deus é inteligente e econômico, se com uma ação pode resolver dois problemas, não desperdiça tempo nem milagre. Se o mar abriu de forma extraordinária teria que voltar a fechar e seguir em sua normalidade, bastava que Moisés e Israel estivessem no lugar certo, no tempo certo e fizessem a oração certa. Deus é perfeito, não precisa agir extraordinariamente, basta-lhe ser Deus, sabe tudo pois tudo já fez.

Série "Textos que amamos ler,
Palavras que gostamos de receber"

Nenhum comentário:

Postar um comentário