domingo, dezembro 11, 2011

O problema não é mais meu

        Veja se isso já aconteceu com você: uma pessoa te importuna, muito, você nunca fez nada de mal pra ela, na verdade você nem tem tanta amizade assim com ela, mas ela te incomoda. Você pode até começar a ficar psicótico, imaginando que ela fala mal de você pelas costas, e que na sua frente mantém uma educação política, de forma que parece que você é que está errado, não ela.
Gostaria de dizer que tudo o que eu compartilho aqui fala primeiro a mim, me ajuda, me ensina, depois então eu compartilho com os outros. Não tenho a intenção de pousar de moralista, jogando pedras nas pessoas e me achando perfeito. Tenha certeza, se a reflexão não falar com ninguém, já falou comigo.
Continuando, o que tenho aprendido quando algo como o compartilhado acima ocorre comigo, é que devo entregar o assunto nas mãos de Deus e perdoar a pessoa, mesmo que seja algo somente da minha cabeça, se existe na minha cabeça e está me prejudicando já é motivo pra eu perdoar. É importante perdoar, além de entregar para Deus, porque aí nós liberamos a pessoa totalmente, nos desprendemos dela.
A experiência que tenho, depois que entrego nas mãos de Deus e perdoo, é que eu simplesmente não me incomodo mais com o assunto, nem fico tentando achar defeitos na pessoa para justificar o meu desconforto com ela. Percebo que Deus coloca em meu coração um respeito, ao mesmo tempo que não me sinto mais enfraquecido por uma suposta predisposição crítica dela.
Entenda que eu não comecei a achar que a indisposição da pessoa desapareceu, que ela mudou o comportamento comigo, mas agora isso já não faz diferença pra mim. Sabe por que sentimos esse respeito? Porque agora o assunto não está mais em nosso coração, está nas mãos de Deus. Tornar a se incomodar com a pessoa ou criticá-la para equilibrar a crítica que ela possa estar nos fazendo, é tentar pegar de volta algo que já foi entregue pra Deus.
Depois que o problema é entregue nas mãos do Senhor, o problema passa a ser dele e ele tomará as atitudes cabíveis para resolver o problema, não mais nós. A sensação que sinto quando passo perto da pessoa em questão, quando a vejo conversando com outros, não é de desprezo ou de incômodo, não tento contra ataca-la mais para neutralizar um suposto ataque dela, mas eu sinto respeito e muita paz, porque agora esse assunto pertence a Deus e não mais a mim.
Gostaria de dizer que quando isso aconteceu comigo, eu fiquei espantado, parecia um milagre. Algo que tanto me incomodava simplesmente sumiu, parece-me que mesmo que os ataques da pessoa continuem, eles simplesmente não me atingem mais. Parecem flechas, eu até vejo-as vindo em minha direção, mas elas caem no chão antes de me tocarem, agora o problema não é mais meu.
Espero que você tenha entendido essa minha experiência e que o que eu aprendi possa ajudá-lo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário