sábado, fevereiro 23, 2013

Relativo e absoluto

    Até que ponto é relativismo, até que ponto é orgulho covarde? Não, como homem ninguém em sã consciência se diz dono da verdade, contudo podemos escolher caminhos.
Muitos têm um medo terrível de dizer que acredita em alguma coisa, então eu pergunto: é o relativismo, que diz que não existe verdade, ou que a verdade de um pode ser mentira do outro?
Ou seria somente a covardia de não assumir uma posição, o orgulho de revelar a fragilidade humana que possui e que sempre terá uma ótica limitada de tudo?
Não, nós cristãos não somos donos da verdade e muito menos deuses, mas temos coragem de ter uma posição e assumi-la, até as últimas consequências.
Até onde vejo, o relativista é que se coloca como deus, já que tenta abraçar todas as verdades, e isso somente Deus pode fazer. Eu fico com um pedacinho dela, já estou satisfeito.
Jesus não é um pedaço da verdade, Ele é toda a verdade, a verdade absoluta e referência para tudo mais, mas eu com certeza nunca poderei compreender a verdade em sua totalidade, é preciso humildade para entender isso.

Jesus dizia aos judeus que haviam crido nele: Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31-32).
 .

Um comentário:

  1. Nossas vidas e atitudes são impermanentes, mas o que é absoluto é permanente, nossas vidas e atitudes, mudam e tomam novos caminhos por serem relativos, mas o que é absoluto continua, é perene. E então: viver do relativo ou do absoluto? -Entender o relativo e o absoluto e seguir...

    ResponderExcluir