sábado, março 28, 2015

Cuidado ao chamar algum grupo de seita

        É preciso cuidado ao denominarmos esse ou aquele grupo cristão de seita, lembro que para os católicos, os protestantes, de maneira geral, são seitas. Tecnicamente, o que define uma seita, é um desvio bem significativo da doutrina de um grupo, em relação à doutrina tida como consenso pela maioria das igrejas protestantes e evangélicas, não tem a ver necessariamente com o tamanho do grupo (número de frequentadores). Usos e costumes, assim como algumas interpretações morais ou sociais, são difíceis de serem usados como critério para nominar uma denominação como seita.
        Lembro também, que nos dias de hoje, Deus tem salvo pessoas de várias maneiras, muitas das denominações que arrogam a posse da melhor doutrina protestante, estão morrendo e pouco têm feito para cumprir a chamada do ide de Jesus, assim Deus tem permitido ênfases distintas, todas bíblicas, em grupos distintos, com a finalidade de salvar a muitos. Seja como for, julgar no púlpito que um grupo é ou não seita, é inconveniente, assim como deselegante, usemos de mais cautela, podemos estar aliando ao inimigo, algo que é de Deus, e vice-e-versa.

        "Mas Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo. Como o seu reino sobreviverá?
        E, se expulso os demônios por meio de Belzebu, por quem os vossos seguidores os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então o reino de Deus chegou a vós.
        Como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens, sem que primeiro o amarre? Só depois lhe saqueará a casa. Quem não está comigo, está contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." Mateus 12.25-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário