quinta-feira, fevereiro 16, 2017

Sem perdão, haverá vingança

      Se não perdoarmos quem nos magoou, fatalmente persistirá em nós um desejo de vingança. Isso é algo natural no homem, é causa e efeito, já que a mágoa não deixa de existir sozinha. Podemos esconder esse desejo por anos, assim como podemos manifestar vingança de várias maneiras. 
      Pode ser uma agressão direta, seja em palavras, seja em ação. Podemos nos vingar também de forma mais sútil, procurando e promovendo os erros daquele nos magoou. Em última instância, mentiremos, inventaremos um mal e usaremos a fofoca para tentar destruir sorrateiramente a pessoa que nos magoou. 
      Então, o remédio é o perdão, e o perdão mais difícil de dar é para alguém que simplesmente nos despreza. Aliás, esse o pior tipo de afronta, a que mais nos magoa, não uma guerra declarada, mas o simples desprezo. Temos que perdoar, aceitar que alguém não quer se relacionar conosco, mais ainda, dar a alguém o direito de não nos querer. 
      Contudo, o orgulho de não querermos admitir que alguém não nos quer em sua vida, a insegurança de acharmos que isso pode nos faltar de alguma maneira, a dependência de um amor não correspondido, pode nos impedir de perdoar. Sem perdão, o desejo de vingança continuará vivo. 
      Perdoe, libere a pessoa, mas acima de tudo, acredite no valor que Deus e seus amigos e relacionamentos verdadeiros dão a você. Você não precisa de quem não te quer. Não faça isso com orgulho, mas com humildade, assim você terá paz e todo sentimento de vingança desaparecerá, anulado pelo perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário