domingo, setembro 16, 2012

Judas Iscariotes

Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, dirigiu-se aos principais sacerdotes e disse: O que me dareis se eu o entregar a vós? E pesaram-lhe trinta moedas de prata. A partir de então, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.
Enquanto ele ainda falava, Judas, um dos Doze, chegou acompanhado de uma grande multidão com espadas e pedaços de pau, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos líderes religiosos.
Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisso, eles se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.
Jesus disse à multidão naquela hora: Saístes com espadas e pedaços de pau para me prender, como se eu fosse um bandido? Todos os dias eu estava sentado no templo, ensinando, e não me prendestes.”
Mateus 26.14-16,47,50 e 55

O homem mau sabe que está errado, por isso procura fazer o mal escondido, para não haver testemunhas. Foi por isso que foi necessário que Judas Iscariotes fosse comprado para dizer aos sacerdotes em qual momento eles poderiam prender Jesus. Judas, que andava com Cristo, sabia o momento certo em que Jesus estaria sozinho, apenas em companhia de seus discípulos mais próximos.
O homem mau anda sempre acompanhado de outros homens maus e de todo o sortilégio de armas, materiais e psicológicas, já que ele é um covarde que precisa se esconder no meio da multidão, assim como precisa se unir a outros para ter forças suficientes para destruir o homem bom, isso porque o mau, culpado como se sente, sempre se sentirá enfraquecido, enfraquecido pelo mal.
O homem bom sempre acredita num milagre, na redenção, no perdão, Jesus chamou Judas de amigo, não por qualquer tipo de falsidade, mas porque acreditava que mesmo naquele momento derradeiro Judas ainda poderia mudar de atitude. Jesus também não se esqueceu, de tantos momentos passados, quando Judas se comportava como seu amigo. O homem bom tem um coração bom e sempre espera o melhor.
O homem mau é incoerente, machuca quem o ama, trai quem o defende, despreza quem se preocupa com ele. O homem bom é bom até o fim, até o último momento, pois sabe que seu destino está nas mãos de Deus. Jesus foi bom, misericordioso, paciente e fiel ao plano que seu Pai tinha para ele, até o final.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário