sábado, julho 06, 2019

Religião ou Deus? (estudo na íntegra)

      Religião ou Deus? O que de fato buscamos quando fazemos parte de grupos religiosos? Este estudo é dividido em três partes postadas entre os dias 3 e 5 de julho, postado no dia 6 de julho o material na íntegra. Esteja à vontade para comentar, opinar e discordar, para um diálogo honesto e educado sempre estou disponível. 

1. Novo convertido e religioso
2. Imaturos e maduros
3. Liberdade em Deus 

1. Novo Convertido e Religioso

      Religião ou Deus, o que de fato queremos, o que de fato buscamos nas igrejas? Por favor, entenda certo esta reflexão, não estou generalizando nem julgando, apenas fazendo constatações sobre uma parte bem significativa da igreja cristã atual:

- dois tipos de pessoas conseguem permanecer em igrejas por algum tempo, o novo convertido e o religioso;
- dois tipos de pessoas não permanecem em igrejas por muito tempo, o imaturo e o que quer amadurecer.
      
      Pense comigo sobre essas duas constatações, veja se isso pode ajudá-lo de alguma maneira, mas só opine depois de ler todo o texto e entendê-lo. 

      “Dois tipos de pessoas conseguem permanecer em igrejas por muito tempo, o novo convertido e o religioso”, pensemos nos novos convertidos, e eis um motivo de porque muitos pastores hereges e gananciosos ainda têm igrejas para administrar, esses pequeninos de Deus, carentes de salvação, de libertação, de paz, e que, por um motivo ou outro, não têm outro jeito de conhecer o evangelho a não ser por igrejas, igrejas de homens. O amor de Deus é grande e voluntário, vai atrás da ovelha perdida, e acha um jeito de falar com a ovelha de forma que ela entenda, se renda e seja ajudada. Muitos que arrogam ser donos de ministérios, que se consideram intocáveis, poderosos e melhores, não sabem que Deus só permite que permaneçam em suas posições por causa dos pequeninos, novos convertidos que ainda carecem de que serem alimentados com leite espirituail. Infelizmente a maioria das igrejas cristãs atuais só podem fazer isso mesmo, dar o leite, são incapazaes de suprir cristãos crescidos com alimento mais forte.
      Assim podemos entender o segundo tipo de pessoa que pode permanecer por anos em igrejas, o religioso. Por favor, novamente peço, entenda bem, não estou generalizando, mas atualmente na maior parte das igrejas só permanecem nas igrejas, suportando o pecado no altar, a ganância de líderes e a heresia de falsos profetas, os religiosos. Religiosos são, usando mal um termo, os “anões” na fé, envelhecem mas não crescem, têm as almas idosas, mas espiritualmente ainda são crianças, e peço desculpas aos anões, usei o termo errado, anões são seres humanos, mesmo com suas características físicas peculiares, lindos e perfeitos, já os tais religiosos não são anões, mas monstros, pequenos e velhos, infantis mas arrogando sabedoria. 
      Entenda que usei o termo religioso vendo o pior dele, não como simples praticantes de religiões, mas como cristãos que ouvem a verdade do evangelho, já aprenderam sobre andar com novidade de vida, e ainda assim se acomodam com assistir cultos, respeitar autoridades eclesiásticas, praticar rituais, mas tudo de maneira mecânica e superficial, sem conhecer, experimentar e avaliar se todas essas religiosidades realmente mudam suas vidas para melhor. A triste verdade é que os maus religiosos, melhorando um pouco minha afirmação, fazem uma espécie de sociedade com mais líderes, como não querem crescer, continuam cativos a vários pecados, bem, maus líderes o são também porque querem permanecer presos a pecados para terem algum tipo de vantagem pessoal com a religião. Assim os maus religiosos sabem que seus líderes estão errados, mas eles pensam, “quem são eles para apontar o pecado dos outros se eles mesmos também andam em pecado?”, veja que é uma interpretação diabólica de um texto bíblico:

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mateus 7.3-5


      O texto não nos orienta a manter o nosso pecado já que os outros, mesmo líderes, mantém os seus, o texto ensina a nos limparmos, mesmo que os outros não se limpem. Limpos podemos sim buscar líderes, igrejas e religiões igualmente limpas, limitados, sim, mas não com pecado escondido o tempo todo, no altar, na liderança, como se isso fosse o normal para uma igreja cristã. Só maus religiosos se acomodam com pecado no altar, com líderes gananciosos e com falsos profetas, porque desse modo eles mesmos não são confrontados, e pior que isso, podem ter cargos e honras nesses falsos ministérios, por anos, permanecendo dessa forma por anos em igrejas como muitas atuais, “paradas na fé”, “desviadas”, ajuntamentos sociais religiosos, mas não igrejas cristãs de fato. 

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.Atos 5.29

      Mesmo o novo nascido, que se converte pelo poder da palavra de Deus que tem poder em si mesma, que inicia sua caminhada numa igreja errada, se seguir em comunhão com Deus perceberá que o lugar que está não é o melhor para continuar crescendo, natural e espiritualmente buscará um lugar melhor. Mas um conselho, busque sempre em primeiro lugar o caminho do diálogo, tente conversar com seus líderes se achar que algo está estranho, que não bate com a Bíblia. Contudo, não tema homens e confie em Deus, sem medo de sair de uma igreja e procurar outra em que sinta paz. Sei que isso pode ser complicado, principalmente para o novo na fé, mas é preciso ter coragem e ouvir a voz do Espírito Santo, antes que de homens. Nós sabemos que estamos obedecendo a Deus quando vemos em nossas vidas frutos de arrependimento, de libertação, de justiça, em paz. Lucas 3.8, exortação de Deus pela boca de um dos homens mais espirituais da Bíblia, João Batista, vai de encontro ao engano de muitos líderes religiosos: religião não salva, tradição pouco significa, o que nos diferencia são frutos dignos de arrependimento.

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão.” Lucas 3.8

2. Imaturos e Maduros

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” II Coríntios 2.11-16

      “Dois tipos de pessoas não permanecem em igrejas por muito tempo, o imaturo e o que quer amadurecer”, essa afirmação parece contraditória já que fala de um mesmo tipo de pessoa, o imaturo, contudo, o que faz a diferença não é a imaturidade, mas o motivo que leva o imaturo a querer sair de uma igreja, na verdade a diferença não está no indivíduo, mas na igreja e na percepção que o indivíduo tem da igreja. Imaturo todos somos, assumir isso é o primeiro passo para deixar de ser imaturo, contudo, com algum tempo de caminhada com Jesus precisamos ter o mínimo de percepção para saber se estamos ou não recebendo o alimento certo, limpo e adequado para o nosso crescimento. 
      Se queremos sair de uma igreja porque estamos magoados com alguém, porque temos um problema pessoal, que não conseguimos resolver, ou se por causa de uma avaliação equivocada que fazemos de nós mesmos achamos que não estamos recebendo a oportunidade que achamos merecer, então estamos sendo imaturos no sentido de nós acharmos mais do que somos e de colocar a culpa de um problema que é nosso nos outros. Contudo, se queremos sair porque temos ciência em Deus que Deus quer mais para nós do que a igreja, seja por seus limites ou por pecado, pode nos dar, estão estamos querendo crescer, na verdade isso já é uma amostra de maturidade.
      Infelizmente, raramente os líderes apoiam membros que desejam ir para outras igrejas, principalmente se são membros trabalhadores, úteis para o ministério (ou, infelizmente, bons “dizimistas”). Tristemente a saída é quase sempre dolorosa, primeiro porque as pessoas não ouvem a voz de Deus e insistem até o último momento que não precisam mudar de igreja, momento que quase sempre acaba em conflitos. Tentemos resolver, naquilo que está em nossas mãos, que nos é possível, as coisas em paz, se não for possível, se a coisa parece algo esquisito, sem pé nem cabeça, numa situação de confusão, entenda que pode ser só demônios atuando, tentando amarrar o filho de Deus. Em situações assim fica difícil uma solução sensata e racional, o melhor é cair fora e não olhar para trás.
      Não, não vamos achar no cânone bíblico um texto que objetivamente nos oriente sobre mudar de igreja, buscar um lugar melhor para aprender sobre a vontade de Deus, ou mesmo que nos autorize a confrontar pastores em pecado. O momento histórico de Paulo, Pedro, João evangelista, Tiago e outros, era outro, era um tempo de formar as primeiras igrejas locais, de construir a doutrina do cristianismo, de estabelecer o reino de Deus na Terra. Hoje, quase dois mil anos depois da festa do pentecostes em Jerusalém, após pregação de Pedro que inaugura a Igreja no mundo com a descida do Espírito Santo, muita coisa aconteceu, como sempre falamos no blog. Contudo, Jesus nos evangelhos e Paulo nas cartas sempre confrontam os lobos em pele de ovelha, os falsos pastores e os hereges.
      Falamos bastante sobre maturidade, ser imaturo ou não, mas o que é de fato maturidade espiritual conforme o cristianismo? O texto de II Coríntios 2.11-16 fala sobre o espírito humano e sobre o Espírito Santo de Deus, entendê-lo é entender a essência do novo nascimento, vivê-lo é amadurecer em Deus. Nosso mestre é Jesus, o nosso pastor maior, ele está no céu intercedendo por nós, permitindo que recebamos perdão e toda espécie de riqueza espiritual material de Deus pai. Na terra, quem nos habita é o Espírito Santo, é ele quem nos ensina, tudo o que precisamos saber, mas como os cristãos se beneficiam pouco dessa presença, mesmo os pentecostais, que se acham tão espirituais, só conhecem a superfície do que nos pode ser revelado pelo Espírito de Deus. Por isso dependem tanto de igreja, de púlpito, de pastor, de espiritualidade alheia, de rituais, de aparência religiosa. Ser maduro não é ser perfeito ou santo em todo o tempo, mas é ter noção de quem seguimos e segui-lo sempre, de um jeito ou de outro.

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.João 8.12

3. Liberdade em Deus!

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.31-32, 36

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” Gálatas 5.1

      A pergunta que podemos nos fazer diante de todas essas situações, que talvez devamos nos fazer se formos cristãos maduros ou almejando  amadurecimento é: o que queremos de fato, religião ou Deus? Liberdade é poder servir só a Deus, a mais ninguém, o grande paradoxo espiritual é, só é livre quem é cativo de Deus, e isso nada, mas nada mesmo, tem a ver com religião, com costumes religiosos, com homens. Esse princípio só os realmente espirituais entendem. O mundo, dos homens menos comprometidos com um pensar profundo sobre a vida, que só querem comer, beber e dormir, até os filósofos mais engajados e eruditos, até muitos cristãos, selados com Espírito Santo, não podem entender de nenhum modo esse princípio. Ao contrário, o senso comum diz que religião prende, que Deus encarcera, que igrejas proíbem e limitam, a ciência, a filosofia ou o simples desfrutar da existência encarnada e seus prazeres. 
      As pessoas têm dificuldades para entender a vontade de Deus porque as religiões, sem o Espírito Santo ou sem dar a ele a liberdade devida, convenceram o mundo que liberdade e Deus são conceitos inversamente proporcionais, onde há um, não há o outro. Na verdade o pensamento está certo quando relacionamos liberdade e religião, nesse caso, sim, onde há um não há o outro, pelo simples fato de que o melhor que o homem pode produzir em termos de religião é Lei, um conjunto de normas que diz o que se deve e o que não se deve fazer. Se há leis, não há liberdade, não liberdade completa. O evangelho, a nova aliança, veio justamente para encerrar a dispensação da lei mosaica (a 5ª dispensação, conforme o sistema teológico de Dispensações Bíblicas), a mais perfeita das leis pois foi a única revelada por Deus, assim substituir leis do antigo testamento por leis evangélicas não é o verdadeiro evangelho, é só a criação de uma nova religião, mesmo que baseada na moral cristã.
      Mas por que refletirmos sobre liberdade para respondermos a questão, religião ou Deus? Porque Deus é a única liberdade possível e viável para o homem, enquanto religião não é. Contudo, se liberdade tem seu preço, a inefável liberdade em Deus tem preços ainda mais altos. Preços para quem ou para o quê? Preços para abrir mão da vaidade e da insegurança humana, o grande custo para ser livre em Deus é não dar à religião, seja ela qual for, tanta importância. Não, você não precisa negar a religião, muito menos parar de frequentar igrejas cristãs, não é isso, Deus usa as igrejas cristãs, cada uma à sua maneira, existem muitos pastores bons, tementes a Deus, fiéis àquilo que entendem da Bíblia, coerentes, e amigos do Senhor. O ponto, contudo, é, Deus é maior, está acima, nele e só nele devemos confiar e só dele depender. 
      Isso parece fácil de dizer, muitos oram e cantam assim o tempo todo, mas é só serem confrontamos com uma situação onde sua reputação se coloca em jogo em relação àquilo que homens pensam deles, que a verdade vem à tona: religião é mais importante que Deus e o que o pastor pensa de mim, assim como a posição que tenho numa igreja, mais importantes que obedecer realmente ao Espírito Santo. Sacrificamos qualquer coisa para não perdermos a aprovação dos outros, se Jesus tivesse agido assim não teria sequer iniciado sua obra de redenção da humanidade. Ele não se importou com homens, com a religião oficial de sua nação, com os políticos e militares, e tenha certeza, teve que ir até contra a vontade de sua família, irmãos, pai e mãe, essa última, como ocorre em toda família, capaz de qualquer coisa para proteger por amor a seus rebentos. 
      Jesus encarnado foi manso, discreto, equilibrado e amoroso, mas também foi rebelde, revolucionário, pária, marginal, pelo menos na opinião de quem ditava as normas morais e religiosas de seu tempo. Mas foi tudo isso em Deus, e por isso foi livre, ninguém viveu com mais liberdade que Jesus, ninguém deu menos atenção à religião que ele, ainda que não desobedecesse leis e inspirasse os homens a fundarem a maior religião de todas, a Igreja Católica. Religião ou Deus? Uma pergunta parecida seria, liberdade ou escravidão? Ou mais, verdadeira espiritualidade ou só agradar a homens? A escolha é de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário