domingo, setembro 23, 2012

O plano de Deus para a sua vida

        “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar e seguiram Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão; e disse-lhe: Achamos o Messias (que significa Cristo). E o levou a Jesus. Este fixou nele o olhar e disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas (que significa Pedro).” João 1.40-42

André é pouco citado na Bíblia, na verdade na maior parte das vezes na lista dos discípulos mais próximos de Jesus. Dá-nos a impressão de que ele pouco fez, pelo menos pouco para ser citado. Contudo ele fez, com certeza, uma coisa, levou Simão Pedro, seu irmão, até Jesus. Seu irmão por sua vez se tornaria um dos apóstolos mais usados e mais conhecidos da Bíblia. André nada fez? Fez o que precisava ser feito, e isso bastou.
Muitos cristãos passam a vida querendo agradar a Deus, buscando entender qual o plano de Deus para suas existências, se esforçando para serem espirituais e constantes na obra de Deus. Mesmo assim eles nunca têm paz em seus corações, sentem-se cobrados para fazerem mais do que fazem e se acham sempre fazendo menos do que precisavam fazer.
Nessa empreitada equivocada, exercem cargos dentro na igreja, fazem caridade de tudo quanto é jeito, passam a maior parte do tempo possível com o povo de Deus, fazendo coisas pra Deus. Não, tudo isso tem que ser feito sim, mas não como um peso, uma obrigação, mas por amor e em paz. Contudo, pode ser que o real plano de Deus para a vida do cristão, aquilo que o cristão vai fazer de mais importante, sua razão de viver, seja bem menos do que aquilo que ele faz e que gostaria de fazer.
Qual é o plano de Deus para minha vida? Aquilo que somente eu posso fazer, aquilo que se eu não fizer, ninguém mais poderá fazer. Essa função tem a minha cara, cabe perfeitamente em mim, com todas as virtudes e todos os defeitos que eu possuo, mais ainda, até meus limites contribuirão para que o real plano de Deus para minha vida seja cumprido. Contudo, esse plano nem sempre é notório, é conhecido pelas pessoas, muitas vezes é executado em silêncio, em segredo, portanto para cumpri-lo é preciso se despir de vaidades.
Liberte-se das cobranças que são feitas por suas carências, por seus complexos, que o “superego”, usando um termo da psicanálise freudiana, exige de você, Deus não é seu pais terrestre, muito menos um “superego”, Deus te ama, te fez e quer te fazer feliz enquanto você faz o seu melhor fazendo os outros felizes também.
Alguém pode estar precisando conhecer a Jesus, alguém pode estar precisando urgentemente que alguém lhe fale de Cristo, e para esse alguém ninguém mais, além de você, pode levar o Evangelho. Você é a única pessoa que tem acesso a ele, de alguma maneira. Ou pela posição social e profissional que ele tem, pelo temperamento e personalidade que possui, pela cultura e pelo dinheiro que o cercam, ou simplesmente pela oportunidade de tempo e de lugar. Ninguém mais, a não ser você, pode falar e testemunhar de Deus para essa pessoa. Se essa pessoa for salva, toda a sua vida valerá a pena, porque uma vida vale muito pra Deus. Parece um exagero? Mas não é, quem disse que essa pessoa depois de convertida, não se tornará um grande pregador, que trará centenas de pessoas para o caminho de Jesus? Assim aconteceu com André.
Novamente eu preciso dizer o que já disse em outras reflexões: você não tem que ser espiritual para que os outros vejam, não precisa fazer e acontecer para suprir alguma necessidade afetiva sua, você precisa somente obedecer a Deus e ter toda a certeza do mundo que isso basta para que você seja feliz e cumpra o plano que o Senhor tem para sua vida.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário