quarta-feira, agosto 08, 2012

Você suportaria isso?

        “Uma mulher cananeia, vindo daquelas redondezas, pôs-se a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
Contudo, ele não lhe respondeu. Seus discípulos aproximaram-se dele e rogaram-lhe: Manda-a embora, porque vem gritando atrás de nós.
Ele lhes respondeu: Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então ela veio e, prostrando-se diante dele, disse: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondeu: Não é justo tomar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorrinhos.
Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa do dono.
Então Jesus respondeu: Mulher, grande é a tua fé! Seja feito a ti como queres. E desde aquela hora sua filha ficou boa.”
Mateus 15.22-28

A mulher veio quebrantada, cheia de fé: em primeiro lugar Jesus não respondeu ao seu clamor, depois os discípulos se escandalizaram do barulho que ela fazia, em seguida Jesus usou uma palavra profética para explicar porque ele não estava dando atenção a ela, por fim Jesus utilizou a metáfora dos filhos e dos cachorrinhos para negar a ela o que ela queria.
Jesus estava sendo cruel, insensível? Não, Jesus sabia muito bem com quem falava, conhecia o coração da mulher. Era um coração humilde e cheio de fé e de sabedoria, depois de ouvir tudo aquilo, a mulher usou a própria metáfora de Jesus para responder: “mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa do dono”.
Quantos de nós suportaríamos uma negação insistente do próprio Deus para um pedido nosso, um pedido importante demais, sobre um assunto que causava tanta dor a mulher? (O que pode doer mais o coração do homem que o sofrimento de um filho?) Quantos de nós suportaríamos isso?
Não desista, continue buscando em Deus um milagre, mas seja humilde, se parecer que seu pedido está sendo negado, confie que Deus sabe o que faz, não se revolte contra ele por isso, mas ainda assim persista.
Muitas vezes, o que Deus quer dar com um milagre, não é a resposta direta a um pedido nosso, mas o que ele deseja é mudar o nosso coração. Não era a cura da filha da mulher que Jesus queria dar, se fosse só isso ele teria respondido na primeira vez que ela clamou, como fez tantas outras vezes. Era mais do que isso, ele queria era dar a mulher um novo coração, um coração crente, sábio e humilde. Ser humilde é mais difícil do que ter fé.
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário