quarta-feira, setembro 03, 2014

Tempos da vida

Não vos enganeis: Deus não se deixa zombar. Portanto, tudo o que o homem semear, isso também colherá. Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois, se não desistirmos, colheremos no tempo certo.” (Gálatas 6.7-9).

A vida pode ser dividida em quatro tempos, tempos pelos quais a grande maioria de nós passamos:

1º tempo em que se planta sementes ruins, sementes de pecado, de erros, de distanciamento de Deus;

2º tempo de colher os frutos ruins dessas sementes ruins, desse ninguém pode se livrar, mesmo que o sangue de Cristo nos poupe das consequências espirituais de nossos pecados, muitas consequências materiais e emocionais, neste mundo, não podem ser anuladas;

3º tempo de plantar boas sementes, aquelas que Deus coloca em nossos corações, que são concebidas pelo Espírito Santo, mas que gerarão frutos bons de todas as espécies, tanto materiais, quanto afetivos e principalmente, espirituais;

4º por último, temos o tempo de colher os bons frutos, tempo que começa neste mundo, mas que continuará até a eternidade, visto que em Deus somos abençoados por toda sorte de bênção.

Contudo, é preciso entender algumas coisas sobre esses tempos, alguns deles se sobrepõem, podem acontecer ao mesmo tempo, principalmente o tempo em que já está se plantando boas sementes, mas que ainda se está colhendo frutos ruins de uma passado longe de Deus. Seja como for, o tempo de se plantar boas sementes, pode ser um tempo que parece nada acontecer, principalmente quando esse é o nosso primeiro plantio, após um tempo longe de Deus.
Algumas pessoas nunca colhem, porque simplesmente nunca plantam, até acham que plantam em Deus, mas estão plantando na religião, em tradição de homens e para homens, acham que estão servindo a Deus com seus ministérios, mas estão servindo a si mesmas, as suas vaidades, para serem aprovadas por outros homens e para aplacarem a culpa que sentem por viver uma vida, apesar de religiosa, sem provar transformação e perdão de Deus.
Mas se você estiver plantando, humildemente no Senhor Jesus, tenha paciência e a consciência de que o nada aparente que ocorre é apenas temporário, não é disciplina do Senhor, mas momento de se esforçar, trabalhar e aguardar. Sim, o melhor de todos os tempos logo chegará, o de se colher os frutos maravilhosos de um tempo que se passou plantando no Espírito, sob ordem de Deus. Se for o seu caso, saiba que o tempo de colher já está chegando, e ele valerá a pena, compensará todo o trabalho sincero que você fez no Senhor. 

Por isso não nos desanimamos. Ainda que o nosso exterior esteja se desgastando, o nosso interior está sendo renovado todos os dias. Pois nossa tribulação leve e passageira produz para nós uma glória incomparável, de valor eterno, pois não fixamos o olhar nas coisas visíveis, mas naquelas que não se veem; pois as visíveis são temporárias, ao passo que as que não se veem são eternas.” (II Coríntios 4.16-18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário