domingo, fevereiro 15, 2015

Em nome da sonhada coerência

Não sei como você vai entender o que eu vou falar, se vai dar menos crédito a este blog por causa das palavras que seguirão, eu não sei, contudo, em nome da coerência, uma quimera, já que ninguém consegue vivê-la totalmente, eu preciso dizer algumas coisas. Em primeiro lugar você precisa saber que aceito e creio nas referências absolutas de Deus: sei que Deus pode fazer o impossível, sei que ele pode nos perdoar de todo o pecado e que de maneira equivalente, depois de perdoados, nos podemos perdoar as pessoas e amar a todos.
Contudo, mas, porém, todavia, entretanto, não obstante e todas as demais conjunções adversativas existentes em nossa língua, eu tenho dificuldades de amar muitas pessoas, de aceitá-las como elas são, mesmo de perdoar algumas. Por isso levo alguma amargura em meu coração? Sim, levo. Me considero incoerente por causa disso? Perco o direito de ensinar a palavra de Deus por causa disso? Não me acho cristão por causa disso? Não, não mesmo, ao contrário, sob o meu ponto de vista, me vejo ainda mais crente, visto que experimento o sobrenatural numa natureza fraca, limitada, humana.
Os que se colocam como críticos de tudo e de todos, que buscam álibis para não fazerem parte dessa igreja ou daquele grupo, que se postam arrogantemente como coerentes, desconstruirão a humanidade de um verdadeiro cristão para construir super homens, na presunção de serem mais honestos, se colocam como falsos mestres. Então, aonde está a coerência, a coerência tão sonhada? Está em admitir a incoerência, a impossibilidade de falar e viver a mesma coisa.
Todavia, o verdadeiro cristão fundamenta-se no sangue de Jesus, nele pode se achar coerência, já que nele há perdão, purificação, restabelecimento de referência, não a do homem, mas a de Deus. É o perdão no sangue do cordeiro que nos permite renascer a cada dia, a partir do zero, como bebês espirituais. A partir desse nascimento temos novas oportunidades, outras chances, para colocar em prática o que ouvimos nos púlpitos, das bocas dos pastores, professores e profetas, de nossas próprias bocas. A experiência diária de se analisar no Espírito Santo, de achar erros e pecados, e então de se apossar do perdão de Jesus, nos torna mais sábios, aprendemos a prometer menos, a gritar menos, a falar menos, mas a viver mais.
Não, estou longe do alvo, e fico mais, a cada dia que passa, não a cada dia de vida, mas a cada dia de vida com Deus. Fico cada dia mais incoerente, contudo, na honestidade, na humildade, e acima de tudo, na confiança de que há remissão no sangue de Cristo, renasço, me purifico, refaço as referências, e encontro coerência, na misericórdia, na graça e no amor de Deus. Adorando a Deus no Espírito, e não somente em minha mente e em meu coração, rendendo-me aos pés do Senhor, esforçando-me para entender as coisas espirituais, clamando e gemendo, vejo minha amargura ficar mais doce, aos poucos, pois experimento a presença de Deus caindo no mar de dúvidas e de dores de minha alma, e fazendo-me um ser humano melhor, mais coerente, para a glória do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário