terça-feira, fevereiro 24, 2015

Legalismo, extremismo e violência

        Legalismo é um termo conhecido no meio cristão protestante (evangélico) e serve para definir aqueles que querem seguir a Deus obedecendo leis, regras, como "não faça isso", "não faça aquilo", "faça somente dessa maneira". Isso impede as pessoas de se aproximarem de Deus e saber diretamente dele aquilo que convém ou não convém fazer. Isso vai contra o evangelho da graça, da misericórdia, do amor. Isso era vivido pelo povo israelita no antigo testamento, é vivido por muitas outras religiões hoje, e infelizmente, é uma heresia que muitos que se dizem cristãos, praticam.
        É o legalismo que leva alguns a mostrar religião na aparência externa, naquilo que os homens veem, a classificar e julgar tudo por estereótipos, mas é ele que leva ao extremismo e à violência, pois ele coloca nas mãos do homem o se justificar e o fazer justiça: em última instância, o legalismo glorifica o homem, mesmo que usando princípios religiosos, morais ou mesmo bíblicos, não a Deus.             A sociedade, como um todo, tem tendência legalista, independentemente da religião ou de uma suposta ausência dela, é ferramenta interessante para quem não quer pensar, ler, entender, crescer e dialogar. É algo cultural, é tem acontecido atualmente de forma exagerada, em vários setores.
        Deus é um ser pessoal e deseja ser nosso amigo, ele não é um conjunto de leis, uma lista de regras, uma energia presente na natureza e no universo.
      Só extremistas combatem extremistas, na verdade eles são pares, mesmo que em extremos distintos, e como pares lutam com as mesmas armas, a violência, seja física ou verbal. O mais patético disso, é que ambos se consideram melhores que seus antagonistas, mais sábios, mais legítimos. Os equilibrados, os realmente justos, descansam, vivem sem querer provar nada a ninguém, falam mais alto suas ações, não suas palavras ou bandeiras.
        Jesus encarnado viveu assim, com equilíbrio, e pode viver assim em Espírito, nas vidas dos que se aproximam dele com humildade, mas antes de tudo, só Jesus viveu acima dos legalismos, e ao mesmo tempo cumprindo toda a lei, como ninguém jamais cumpriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário