domingo, outubro 30, 2016

A igreja que funciona

         Jesus morreu perto do ano 33, João evangelista, o último apóstolo vivo, perto do ano 103. No século IV, a igreja já estava completamente desviada e virou a seita pagã Católica, não durou 300 anos a igreja primitiva original. 
   Até o século XVI, quando começou o protestantismo, a igreja Católica era o cristianismo oficial e não melhorou muito com Lutero. Também não melhorou com os movimentos carismáticos do final do século XIX e início do XX.
      Sabe por que nunca funcionou? Porque nunca foi pra funcionar, somos nós que precisamos rever a imprescindibilidade de estarmos ligado a isso tudo que se denomina igreja cristã. 
      Sim, é bom e importante comungarmos nossa fé com pares, se possível, não abra mão disso. Tem igreja pra tudo quanto é gosto e desgosto, escolha uma que mais se aproxima de seu entendimento espiritual, doutrinário, cultural e social, sim a parte social é muito importante, às vezes mais que as outras, escolha e partícipe. 
      Mas não se iluda, encontrará incoerências, hipocrisias, falsidades, desvios doutrinários, exageros e friezas, se tiver estômago, persevere, se não der, procure outra e continue. Contudo, saiba: igreja não salva, não é dona da verdade e muito menos de nossas vidas.
      Infelizmente, a maioria das chamadas igrejas cristãs, funciona há quase dois mil anos porque na verdade as pessoas não estão procurando por Deus, participando delas. As pessoas procuram, como já disse tantas vezes aqui, por apoio social, por aprovação humana, por um líderança carismática e patriarcal que lhes dê colo, que passe a mão em suas cabeças e lhes diga palavras que elas querem ouvir.
    Todavia, os que amadurecem, leem a Bíblia, buscam a Deus com sinceridade e não têm medo de ouvir a verdade, pois querem agradar a Deus, não a si mesmos ou aos homens, que não se escondem nas tradições e nem se embreagam com experiências emocionais coletivas, não se sentirão em paz na grande maioria das chamadas igrejas cristãs.
      A maioria de nós cristãos, que queremos ser como Davi, como José, como Moisés, como Elias, como Paulo, não queremos ser como Jesus. Não confiamos e aprendemos diretamente com o Espírito Santo, não seguimos a Deus, custe o que custar. E eu não estou aqui falando de chamadas proféticas insanas ou de missões romantizadas. Falo de uma vida comum pra gente comum, como era Jesus encarnado, um homem comum. Quem era a igreja de Jesus? Os pequenos, pobres e excluídos. Onde era? Nas ruas, campos e lares, não nas instituições.

      "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." Jeremias 33.34-34

      "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." Ezequiel 36.26-27       

      "E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."  Marcos 16.15-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário