sábado, outubro 29, 2016

Coerência: objetivo a ser alcançado

      Bem próximo aos sessenta anos, tenho conseguido chegar bem perto de um objetivo de vida que só vislumbrei como atitude aos trinta anos: coerência. O que é isso? É o contrário de hipocrisia, é viver o que se fala, é praticar as teorias que se acredita e prega. Bem, coerência plena é uma utopia, nos seres humanos vivemos de ilusões, acreditamos em coisas que nunca poderão existir. Uma solução para se ter coerência na vida é abrir mão de teorias malucas de perfeição, outra é fazer menos bobagens, adquirir caráter e parar de perder tempo com prazeres egoístas e mesquinhos.
      Me converti ao cristianismo aos dezesseis anos, em setembro de 1976, neste ano, 2016, fiz quarenta anos de caminho cristão. É claro que a visão cristã equivocada da grande maioria das igrejas, mais a minha interpretação pessoal, carregada de culpas e de cobranças, dificultou (e ainda dificulta) bastante a conquista de coerência. Mas, para o que se aproxima do Deus verdadeiro, sem "rabo preso" com religião ou tradições humanas, o tempo pode ser bom professor. Ele esgota as forças das intenções erradas, e fortalece a vontade sincera de conhecer a vontade do Senhor. Pela graça de Deus, os que têm fome e sede de justiça sempre encontram motivos para parar de machucar os outros e a si mesmos e serem homens de bem.
      Coerência, é o que tenho buscado, e não tem sido fácil, paguei preços, desisti de muitas alianças humanas que até hoje limitam minha prosperidade neste mundo, seja no meio ministerial, seja no meio profissional, seja no meio afetivo. Contudo, vejo frutos, frutos verdadeiros, que ficam mais fortes e belos com o tempo. Um casamento de vinte anos, duas filhas criadas com minha proximidade sadia, e minha missão como músico tendo nas mãos uma ferramenta coesa, íntegra e que realmente abençoa as pessoas que Deus chama para serem abençoadas por ela.
      A literatura também tem aberto as portas para mim, as letras de canções pop, viraram MPB, as peças de música brasileira de mais qualidade se transformaram em contos, e os contos geraram romances. Nos blogs e páginas da net tenho ganhado espaço para meus textos, mas ainda tenho muitos sonhos para se realizarem nessa área, sonhos que têm sido construídos com realidade. Tenho lido bons livros, me aperfeiçoado na língua portuguesa e sido instrumento de criação de reflexões, estórias e personagens que têm algo a dizer para o mundo.
      Este texto foi meu relatório do aniversário de cinquenta e sete anos, sim, é pessoal, como sempre sou aqui, que sirva como elemento construidor do bem para aqueles preparados para isso. Nunca tive a intenção de agradar a todos, mas os mais de 110 mil acessos que este blog alcançou neste mês, revelam que tem sido útil para alguns. Glórias a Deus por isso, obrigado a todos pela atenção.

José Osório de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário