segunda-feira, agosto 07, 2017

Estamos preparados para palavras duras?

      "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
      Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
      Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo."
Hebreus 10.26-31

      A grande maioria dos cristãos atuais não quer a verdade, por isso tanta heresia e falsos pastores. Quem foge da verdade, foge da disciplina, e não leva a sério santidade. E como isso, se santidade é a luta nossa de todo dia? Sem santidade, não temos comunhão com Deus, nossas orações não são ouvidas e a vitória não é experimentada. 
      A ação do Espírito Santo, não sua presença, se esfria com o pecado. Deus, para nos ensinar o melhor caminho, retarda a ação do Espírito Santo quando o desobedecemos, mesmo que na nova aliança de Cristo Ele não o retire de nós, assim eu acredito. Mas o nosso coração, se insistirmos no pecado, de tanto ir e sair da presença de Deus, acaba se machucando e tendo cada vez mais dificuldade em se perdoar, mesmo que Deus o perdoe. 
      Tenhamos muito cuidado, a palavra de Paulo no texto da carta aos Hebreus fala dessa terrível experiência, "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo". O que peca não sente a presença do Espírito Santo, e então sem senti-la, na disciplina de Deus, precisa voltar a um estado de santidade que perdeu quando sentia a maravilhosa presença do Senhor. Se é fácil pecar, é muito mais difícil voltar ao estado de consagração e santidade.
      Mas é assim que amadurecemos, infelizmente, essa é a luta de todos nós, que Deus tenha misericórdia de nós e nos livre de cair em sua disciplina, nas mãos do Deus vivo. Alguns, quando provaram isso, não conseguiram mais voltar atrás. Perderam a salvação? Eu acredito que não, mas não tiveram paz até o final de suas vidas, mesmo que a buscassem com todo o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário